04/04/2023

O "Regresso de Ultraman": Jiro Dan (R.I.P.)...

O "Regresso de Ultraman"... Foi uma série de TV que marcou época ao estrear entre 1971-1972, tendo 51 episódios ao todo. Na verdade, essa era a 3º série protagonizada por um "ultra": Sendo que as anteriores foram: "Ultraman" (1966) e "Ultraseven" (1967). As 3 séries são as mais conhecidas no Brasil e fizeram grande sucesso na época (na TV Tupi, Manchete, e SBT - entre outras) e influenciaram os mais diversos segmentos da cultura pop (incluindo os quadrinhos e animações). Mas poucos sabem que a franquia "Ultraman" seguiu adiante no Japão com uma infinidade de séries (foram mais de 20 "ultras" diferentes ao longo doa anos)!

No dia 22 de março passado, o ator Jiro Dan (que deu vida à Hideki Goh - Identidade civil do "Ultraman Jack", como ficou conhecido pra diferenciar do 1º "Ultraman") morreu aos 74 anos (o ator lutava há algum tempo contra um câncer de pulmão). Esta matéria especial é um tributo ao ator e à série do "Regresso de Ultraman" (a favorita da maioria dos fãs)!  

Confira abaixo:

O "Regresso de Ultraman"... A série começa 5 anos após a partida do 1º "Ultraman" e de "Ultraseven" (que tiveram suas respectivas séries em 1966 e 1967), que tiveram uma curta jornada no nosso planeta (eles são alienígenas que vieram da nebulosa M-78) protegendo a humanidade contra a ameaça de gigantescos monstros (vindos do centro da Terra, do fundo do mar, ou do espaço sideral). Hideki Goh (Jiro Dan) era um jovem piloto de corrida que num ato de bravura sacrificou sua vida pra salvar uma criança de um prédio que desabou devido à luta entre 2 monstros. Dado como morto em uma cama de hospital, Goh recebe a inesperada visita de um alienígena em forma espiritual: É o "Ultraman", que compadecido pela coragem do jovem o escolhe como hospedeiro (já que o alien só consegue se manifestar fisicamente no nosso mundo através de um hospedeiro humano). Assim, Hideki Goh volta à vida, tendo o "Ultraman" como suporte pra mesma (ambos coexistem juntos agora). Recrutado pelo "MAT" (uma espécie de "esquadrão caça-monstros"), Goh ajuda a equipe escondendo sua identidade secreta de "Ultraman" (a entidade se manifesta sempre em situações extremas de perigo e pra enfrentar as mais diversas e gigantescas criaturas). Mas ele precisa ser rápido nas batalhas, pois a energia de "Ultraman" dura apenas 3 minutos (o tempo de 1 único round) e logo um timer começa a piscar alucinadamente em seu peito quando sua bateria está acabando ("Ultraman" morrerá se não retornar à forma humana - até se recarregar novamente através dos raios solares)!

"Ultraman" tem 40 metros de altura e inúmeros super-poderes... Que vão desde raios mortais disparados pelas mãos, até lâminas de energia (que mutilam seus inimigos - em cenas com bastante sangue e requintes de crueldade), raios paralisantes, telecinese ("Ultraman" faz levitar os monstros e os explode ou esquarteja no ar), visão de raios-x (capaz de enxergar inimigos invisíveis ou sob a água), super-velocidade, super-força, e como se não bastasse tudo isso: no episódio 18 ele ainda é ajudado por "Ultraseven" (FOTO acima), que dá à ele de presente o "Super-bracelete" (uma arma poderosíssima - que corta, fatia, e explode monstros ainda mais rápido - e o objeto se transforma em lanças, espadas, e escudos). Em demonstrações mais extremadas de força e poder, "Ultraman" chegou a parar um TSUNAMI (congelando a onda e a mandando de volta pro mar) e se auto-reconstituiu juntando seus próprios pedaços desmembrados por um monstro (pernas, braços e cabeça: Essa nem o fator de cura do "Wolverine" pra superar, rs). Enfim, mesmo com tantos poderes, "Ultraman/Goh" não conseguiu impedir que um alien perverso assassinasse sua namorada de forma brutal (arrastada por um carro) nos episódios 37-38: Que também contam com a participação especial do 1º "Ultraman" (Hayata) e "Ultraseven" (Dan), que retornam num emocionante CROSSOVER da franquia. No último episódio (nº 51), Hideki Goh se despede de seu amigo mirim (irmão caçula de sua falecida namorada) numa das cenas mais tristes das séries "ultra", e parte pro espaço rumo ao seu planeta natal!
 
O ator Jiro Dan... Voltaria a aparecer ainda diversas vezes na franquia, continuando a interpretar Hideki Goh em participações especiais em outras séries, tipo: "Ultraman Ace" (1972), "Ultraman Taro" (1973), e "Ultraman Leo" (1974 - meu xará esse, rs). O ator ainda voltaria ao papel em produções diversas (incluindo FILMES): "The 6 Ultra Brothers" (1979), "Ultraman Story" (1984), "Ultraman Zearth 2" (1996), "Ultraman Mebius" e "Ultra Brothers" (lá por 2006), "Ultra 8 Kyodai" (Um grande encontro de gerações - 2008), "Mega Monster Battle - Ultra Galaxy Legends" (2009), "Ultraman Zero - O Filme" (2010), "Ultraman Saga" (2012), "Ultraman Ginga" (2013), "Ultra Fight Orb" (2017), "Ultraman Geed" (2018), "Ultra Galaxy Fight - New Generation Heroes" (2019), e "Ultraman Tiga" (2020). Ou seja: O ator incorporou o papel de "Ultraman" até o fim da vida. Pra encerrar, gostaria de mostrar à todos o quanto a vida de RENOVA: O "Ultraman Jack" foi o meu herói favorito na infância (pouco antes de eu começar a curtir os gibis de super-heróis). Eu tinha 5 anos de idade e assistia a série no extinto programa do "Cap. Aza". Hoje, meu filho tem 5 anos (a mesma idade que eu na época) e tem justamente o "Ultraman Jack" como seu herói favorito (ele assiste os episódios da série todos os dias e me fez comprar pra ele vários bonecos do "ultra" e seus inimigos, rs). Assim, tive a difícil tarefa de explicar à ele que o ator Jiro Dan agora virou uma "estrelinha" no céu, e que cuida da gente e nos protege lá de cima. Descanse em paz, "Ultraman"!   

Até+

20 comentários:

  1. Oi Leo!
    Infelizmente, a passagem da vida é inevitável, e a cada ano nos despedimos de pessoas que marcaram principalmente a nossa infância!
    Eu somente vim a conhecer o Ultraman em 1982, depois que o SBT colocou a série depois do final do Spectreman. Na minha cidade até 1981 só existia a Globo, então não conheci a Tupi, Record, etc., só veio a ter dois canais aqui na minha cidade a partir de 1981 quando o SBT estreou!
    Aqui chegou tudo atrasado, para se ter idéia quando a Rede Manchete bombava há anos, aqui ela só veio a aparecer em 1987; e eu sou um daqueles que nunca assistiu ao programa da Xuxa na emissora que era fenômeno de audiência na época, porque quando a emissora veio para cá a Xuxa já estava na Globo há dois anos!
    Voltando ao Ultraman, quando ele estreou eu achei bacana, a série tinha mais "refinamento" que a dos Spectreman, naves futurísticas, e uniformes maneiros, mas achava o herói em si pouco carismático, já que não havia aquele "drama" do Spectreman que fascinava a gente na época, embora eu achasse bacana a "Cápsula Beta", não havia impacto na transformação dele!
    Eu vejo que o Ultraman tem um número de fãs muito grande no Brasil, mais até que o Spectreman, porém entre meus amigos daquela época o Spectreman ainda é o maior de todos os Tokusatsus!
    Tirando um amigo que conheci antes de começar a frequentar o Submundo HQ, ele era o único que conhecia que adorava a série mais que o Spectreman.Quando entrei aqui, vi que você era fã de carterinha do herói japonês!!
    Nada contra o Ultraman, estou apenas relatando trechos e experiências de minha vida, inclusive me lembrei daquele saquinho de miniaturas plásticas monocromáticas do herói em várias poses que era um sonho de consumo na época, mas só tinha num supermercado da cidade, e um pacote apenas!
    Hoje elas valem uma fortuna!!
    No Japão o Ultraman e sua família são ícones nacionais,sendo talvez o maior Tokusatsu de todos, Jiro Dan pode ter partido, mas será eterno!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      É estranho o vínculo q estabelecemos com alguns atores e personagens q fizeram parte da nossa infância: É como se fizessem parte da nossa família e acabamos sentido a dor da perda de forma semelhante como se fosse de um parente. Por uma triste coincidência, Jiro Dan morreu na mesma semana (diferença de 3 dias) em q um tio meu do interior do estado (q teve um infarto fulminante aos 65 anos). Esse tio meu eu não via há mais de 20 anos, e não tinha mto contato (sou meio afastado da maioria dos parentes mesmo). Assim, confesso q a morte de Jiro Dan acabou sendo mais sentida por mim, ainda mais q teve impacto direto pro meu filho tbm (q ainda não entende direito o conceito de vida e morte - ele confunde ator e personagem ainda, rs)!

      O problema das antigas emissoras de TV era esse... As de menor porte não tinham o mesmo alcance das maiores. Embora aqui em Porto Alegre tivesse a Tupi e Manchete, na praia q minha família frequentava nas férias (na época a gente passava os meses de janeiro e fevereiro inteiro na praia do Cassino: Há 500 km da capital) só pegava Globo e SBT, e eu ficava sem poder assistir meus programas favoritos da Tupi e Manchete!

      O "Spectreman" eu conheci pouco depois q os "ultras" (eu já era fã do 1º "Ultraman", de "Ultraseven", e do "Ultraman Jack") pelo SBT mesmo... E TBM virei fã do "Spectre", rs. Eu adorava a empolgante música de abertura, a transformação, e os vilões (a macacada: Dr. Gori e Karas). Uma curiosidade: Sabia q o dublê de "Ultraseven" era o mesmo q fazia o "Spectreman" tbm? Depois q eu soube disso, notei q alguns movimentos e poses dos 2 heróis em ação são bastante similares mesmo, hehe!

      O "Specrteman" foi a última série tokusatsu q eu acompanhei na época... Nos anos 80 eu já passei a ter menos tempo pra ver TV tendo as manhãs e tardes ocupadas por outras atividades e a adolescência foi me afastando gradualmente dessas séries: Nem cheguei a embarcar na FEBRE q se seguiria pouco tempo depois com outros heróis japoneses e similares: Parei nos "Ultras" e "Spectre", rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Oi Leo!
      Meus sentimentos em relação à sua perda em família! Uma vez eu li que chegar aos 40 anos é o começo de se despedir de muitos parentes e pessoas que marcaram sua vida!
      E de fato é, o ciclo da vida é implacável, e a cada ano nos despedimos de pessoas que marcaram nossas vidas de alguma forma, e se pararmos para pensar quantos anos de vida ainda temos pela frente? Já estou com quase 50 anos, e me lembro como se fosse ontem quando fiz 30 anos (quando comprei a edição de "Marvel Max nº 05", com a estréia de "Poder Supremo", uma sexta feira de carnaval) e nem sei se tenho ainda 20 anos de vida pela frente!
      É a vida, temos de aproveitar ao máxima daqui pra frente, pois não sabemos o dia de amanhã se estaremos vivos!
      Quanto aos Tokusatusus, fiquei surpreso em saber sobre o dublê de Ultraman trabalhar em "Spectreman"!
      O Brasil exportava estes profissionais para o Japão, já que alguns alunos do Mestre Li Wing Kay (Mestre do Kung Fu Garra de Águia no Brasil) trabalharam no seriado do Jaspion!
      Minha infância foi marcada pelo "Spectreman" (no topo), depois pelo Ultraman, aí ficou em hiato estes seriados por vários anos até quando a Manchete trouxe o Jaspion e Changeman, época em que eu tinha 14 anos, e eu assistia escondido dos colegas da escola, principalmente das garotas para não se "queimar"!
      Depois deles ainda assisti "Flashman", "Jiban", "Jiraiya", "Metalder", "Kamen Rider", até no máximo 16 anos (1990), depois tudo acabou e a vida tomou outro rumo!
      Quando a febre "Cavaleiros do Zodíaco" começou eu já tinha 20 anos e ficava intrigado em ver pessoas de todas as idades assistindo ao desenho, que eu nunca consegui assistir por não ser "minha praia"!
      Eu não assisto a animes, nunca me interessei, embora eles sejam febre e cult hoje em dia!
      Curioso você estar envelhecendo,e procurando coisas marcantes de sua infância para resgar, para você ter uma idéia estou reassistindo "Galaxy Rangers" que continua muito bom até hoje e 'Dama de Ouro", que era uma espécie de "John Wick" de saias da época, onde no episódio piloto ela "cancelou 26 CPFs" logo de cara!
      A violência da série impediu uma renovação dela depois de 14 episódios! Maldita "Patrulha Conservadora"!!
      Abraços!

      Excluir
    3. Verdade, Elcio...

      Eu tô bem nessa fase de "contagem regressiva" depois q passei dos 50... Pois vejo o qto é difícil uma pessoa chegar aos 75, q dirá passar dos 80. Dentro dessa lógica, se eu chegar aos 75, meu filho terá 30 anos qdo for a minha hora: Por isso q eu me mato trabalhando: pra deixar ele tranquilo financeiramente qdo eu morrer!

      Sobre o tempo q nos resta... Além de já ser difícil chegar à 75 anos, ainda tem uma série de adversidades q podem ocorrer antes. Vale lembrar q no ano passado, perdi 2 grandes amigos na faixa dos 50 e poucos anos cada: Um deles vc deve se lembrar aqui do blog e do grupo do face, o saudoso Lucas Jones (participante ativo por aqui e no "submundo" do face). E o outro era o "Toninho HQ" (um dos maiores colecionadores do país). Os caras não chegaram aos 60 anos e isso é preocupante pra nós, q almejamos ir mais longe!

      Sobre resgatar elementos do passado... Vou te confessar uma coisa, amigo: Talvez vc até já tenha percebido pelo teor sempre negativo Ou de zoeira da minha parte em comentários no face sobre filmes e séries de TV de super-heróis Marvel e DC, né? Mas o meu interesse tem sido Z-E-R-O em todas essas produções atuais com suas lacrações desmedidas, personagens descaracterizados, e roteiros imbecis q não chegam aos pés dos gibis clássicos q amamos. Assim, não quero mais saber desses filmes Marvel/DC por um bom tempo e este ano ao menos não quero ver NENHUM deles: Só verei filmes antigos dos anos 80 e séries de "Ultraman" junto com o meu filho. ISSO SIM, é um programa digno pra se fazer em família. E pau no cú dessa indústria lacradora nojenta q tá destruindo o gênero de super-heróis!

      Se dependesse de mim... Meu SONHO seria entrar num Delorean levando minha mulher e meu filho de volta aos anos 80 e recomeçar a vida por lá (longe de toda essa merda atual q me traz apenas desgosto e desprezo)!

      Abs!

      Excluir
    4. "Eu tô bem nessa fase de "contagem regressiva" depois q passei dos 50... Pois vejo o qto é difícil uma pessoa chegar aos 75, q dirá passar dos 80. Dentro dessa lógica, se eu chegar aos 75, meu filho terá 30 anos qdo for a minha hora: Por isso q eu me mato trabalhando: pra deixar ele tranquilo financeiramente qdo eu morrer!"

      Espero que dê tudo certo. Mas cuidado pra não mimar demais o pequeno Victor. Bom semana

      Excluir
  2. Grande Leo, blz? Cara, como sou menos "coroa" que você (hehe), nunca assisti Ultraman na minha vida, já sou da época de Jaspion, Jiraya etc. Muito bacana esse seu relato, vou dar uma conferida nesse Ultraman Jack então.

    E que maneiro que seu filho curte também, para você rever junto. Aqui em casa, infelizmente, nunca consegui, a criança sempre reclama, dizendo que não quer ver "desenho velho"... hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Eu já vou pra 51 no mês q vem, rs... curti o auge da minha infância na 2º metade dos anos 70: Era uma boa época pra cultura pop na TV, e os heróis japoneses tavam em alta entre a molecada, rs!

      E o meu filho tá fissurado nas séries "ultras" agora... me fazendo gastar os tubos com bonecos importados de heróis e monstros tbm, hehe. Os favoritos deles são (na ordem): "Ultraman Jack", "Ultraseven", e "Ultraman Ace" (justo os 3 mais carniceiros e sádicos na hora de trucidar monstros, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  3. Meu amigo, texto sensacional e emocionante, ainda mais para nós que vivemos os vários Ultras na época do Capitão Aza.
    Sinto pela partida do Sr Jiro Dan.
    Sons que ficaram em minha memória, a música do Ultraseven (seven...seven...seven...), os vários yhaaaaa... e som da luz vermelha piscando,😁😁😂😂.
    Legal sua iniciativa de apresentar esta série pro seu filhote, como ele é criança só perceberá a magia sem ver os defeitos das fantasias de borracha e zíper.
    O tempo passa.
    Valeu meu amigo. 👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Wesley... blz?

      Brigadão por ter curtido a postagem, amigo... Sei q ela só vai ter efeito mesmo pra quem viveu a FEBRE dos "ultras" na época, mas achei q devia esse tributo ao ator q deu vida ao personagem q foi o 1º herói q quem eu fui fã (antes mesmo do "Homem-Aranha")!

      As músicas dessas séries eram um show à parte, né? A do "Seven" q vc citou é a preferida do meu filho pra escutar no carro, seguida da abertura do "Regresso de Ultraman" e as trilhas de "Ace", "Leo", e "Taro"! São musiquinhas viciantes mesmo e confesso q tenho adorado ouví-las o dia todo na TV e no carro, rs!

      Aos 5 anos a criança não liga mesmo pras roupas de borracha e os efeitos toscos... o q mais importa nessa idade são as cenas de luta, q ele tenta reproduzir me espancando no tapete da sala depois, kkk!

      Abs!

      Excluir
  4. O Herói da minha infância, bons tempos do Capitão Asa. Leo, gostei de saber que seu filho gostou do Ultraman, achava que as gerações mais recentes não se sentiriam atraídas pelo guerreiro de M-78. Adeus Jiro Dan, obrigado por tudo, vá em paz e com Deus. Que a Estrela de Ultra brilhe para sempre !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Rogério... blz?

      O "Cap. Aza" foi o melhor apresentador de programa infantil, na minha opinião: Pois entendia melhor do produto q tava oferecendo ao público (diferente da grande maioria das "Xôxas", "Maras", e "Elianas" da vida). Era um programa "mágico" pra um moleque de 5 anos na época, rs!

      E o meu filho tá completamente "fisgado" pela franquia "ultra"... Eu comecei mostrando pra ele um clipe no youtube com uma compilação de "Fatalitys" do "Ultraman Jack" em diversos monstros (ao som da maravilhosa trilha de abertura da série): Foi instantâneo, ele não quis parar mais de assistir os episódios, clipes, e até documentários sobre os "ultras". E os bonecos, é claro: Eu coleciono "Falcon" e o meu filho "Ultras" e "Monstros", rs!

      Abs!

      Excluir
    2. faça musculação e tome suplementos alimentares
      esse é mais velho q vc e tá inteiro (6.0):
      https://www.instagram.com/p/CqDsO6sptZQ/

      Excluir
  5. Fala Léo, sou de 78, lembro de assistir no SBT, que na época se chamava TVS, Ultraman fez parte da infância de muitos, embora eu preferisse o Spectreman, mas em popularidade Ultraman era imbatível, infelizmente mais um herói que nos deixa. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Eu já sou de 72... Meus 5 anos de idade foram em 1977: Os heróis japas q tavam arrebentando na TV eram: "Ultraman", "Ultraseven", "O Regresso de Ultraman", "Robô Gigante", e "Spectreman" (q era a "novidade" entre a turma - sendo q a popularidade do "Spectre" se deu mais na virada dos anos 70 pros 80 no SBT/TVS)!

      Ironicamente... O ator q fazia o Kenji (Spectreman) foi o 1º desses heróis a morrer: Ele se foi em 2010, por um câncer de pulmão (exatamente o mesmo motivo q levou Jiro Dan agora)!

      Abs!

      Excluir
  6. Recentemente venho assistindo alguns seriados das três grandes franquias tokusatsu (Kamen Rider / Super Sentai / Ultraman), e curtindo bastante, infelizmente ainda não cheguei a pegar "Regresso", nem tinha ideia que existiam tantos fãs, já entrou na minha lista.

    Queria inclusive recomendar o seguinte texto, que apresenta parte dos bastidores da série e da relação de amizade entre os atores:
    https://usys222.blogspot.com/2023/03/jiro-dan-e-ken-nishida-inimigos-de.html

    O blog em si tambem é altamente recomendado por mim, pois alem de falar sobre bastidores, trás entrevistas, resumos de textos, matérias e outros conteúdos sobre tokusatsu existentes só em japonês (sério, tem MUITA COISA boa). Gosto principalmente de quando ele faz análises das figuras de ação dos personagens e dá uma aula sobre quem é, quem o interpreta, com foi a série, a recepção do público na época e várias outras coisas. Fica a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, André... blz?

      Obrigado pelo LINK acima, salvei pra ler a matéria com calma na madruga, mas numa rápida olhada já me agradou bastante (e é bem extenso tbm: Eu gosto de matérias assim)!

      E experimente sim alguns episódios do "Regresso"... Se encontram fácil no Youtube. Meus favoritos são os de nº 1, 3, 18, 37-38, 41, e 51 (o final)!

      Atualmente, terminei de ver as 3 primeiras séries "Ultra": "Ultraman", "Seven", e "Regresso"... Vou partir agora pro "Spectreman" e depois sigo com mais "ultras": "Ace", "Taro", "Leo", e "80"!

      Abs!

      Excluir
    2. Que bom que lhe interessou, falando dos seriados em si, dei uma bizolhada em 3 episódios de Spectreman e achei bem legal tambem.

      Infelizmente o meu trabalho "atrapalha" a assistida dessas obras, queria tê-las conhecido quando mais novo (pois tinha tempo de sobra rs), mas me faltava uma pessoa que me recomendasse da forma certa, tokusatsu se tornou uma das minhas paixões atuais, tanto no quesito diversão quanto na parte da produção em si, o que muito me interessa.

      De Ultraman só quero terminar o original, o Ultra Q, pegar o Regresso, e pretendo acompanhar os lançamentos oficiais do Taro que estão saindo semanalmente no canal oficial da Tsuburaya no Youtube, que tá vindo com legendas em português brasileiro, pois assim dá pra me manter sempre na expectativa rs.

      O filme de shin Ultraman foi o que me motivou, "caiu do caminhão" inclusive, recomendo pra caramba.

      Caso esteja procurando alguma série com uma qualidade legal, ou pra ver online que não tenha disponibilidade oficial no Brasil, recomendo os sites:
      godzillakaijusdinossauros.blogspot.com
      tokuflix.com
      newzect.com.

      Fica a dica.

      Excluir
    3. Opa, valeu mesmo pelas dicas, André...

      Atualmente eu fiz assim: Baixei uma LISTA de episódios no Youtube mesmo, com as séries COMPLETAS e legendadas do "Ultraman" (1966), "Seven", e "Regresso"... E vou assistindo aos poucos: geralmente de manhã cedo antes do café e de ir pro trabalho, costumo assistir uns 2 episódios de cada série!

      Assim q acabar essas 3... Vou fazer o mesmo com o "Spectreman" (q eu adorava na infância tbm - Era o meu 2º favorito depois do "Ultraman Jack"). E só depois vou partir pras séries "ultra" seguintes: "Ace", "Taro", e "Leo"!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...