11/03/2023

"4F - No Fluxo do Tempo": A Estreia da Linha "EPIC Collection" no Brasil...

E FINALMENTE... Estreia no Brasil a tão pedida pelos leitores (durante anos) linha "EPIC" da Marvel: Um selo destinado à publicar material clássico em formato de TIJOLO (média de 500 pág por edição) só que ECONÔMICO (capa-cartão). Uma forma de equilibrar melhor o custo-benefício pro leitor (que irá ler MAIS e pagar equivalente menos se comparado com formatos mais luxuosos)! 

A 1º edição "EPIC" lançada pela Panini, traz um extenso arco de histórias estreladas pelo "4F" perdido no "Fluxo do Tempo"... Um material que encerra os Anos 80 e inicia os Anos 90 pra equipe fantástica: ED com participações especiais de "X-Men", "X-Factor", "Novos Mutantes" e "Thor" (de Walt Simonson)!

Confira abaixo:

Quando uma audiência do "Quarteto Fantástico" no Congresso é interrompida por dezenas de vilões com sede de vingança, o grupo de heróis precisa lidar com o caos no Capitólio (super atual este 1º ato, rs)... E quando uma anomalia temporal os envia direto para o futuro, será que o universo cairá diante de "Galactus" enquanto eles precisam lidar com "Kang" e "Nebula"? Fora isso, não bastasse Sharon Ventura e o Tocha Humana estarem enfrentando crises pessoais, o Quarteto ainda vai parar numa Terra paralela com ditadores ciborgues e dinossauros deslocados. E a loucura temporal só fica pior quando um Franklin Richards adulto foge para o presente direto da linha do tempo dos "Dias do Futuro Passado", com inimigos à sua espreita. Os convidados especiais vão desde os "Vingadores" e "X-Men" até o "Homem-Aranha"! Destaque também pras histórias interligadas com a saga dos "Atos de Vingança"; o confronto arrasa-quarteirão entre "THOR X GLADIADOR" (do Império Shiar); e o "Quarteto Jurássico" na pré-história (bela chamada de capa da "Superaventuras Marvel" - acima)!

Esta 1º edição da linha "EPIC" pela Panini, corresponde ao Vol. 20 da coleção original americana destinada ao "4F". Mas vale ressaltar, que lá fora a coleção saiu assim também: Com numerações aleatórias e fora de ordem (bem semelhante à forma como a Fantagraphics tem publicado a coleção "Carl Barks" do Pato Donald: Que já teve mais de 20 Vol. lançados pela Abril e Panini e até o presente momento nem sinal do que seria o Vol. 1 com as primeiras HQs de Barks, hehe). A linha "EPIC" chega ao Brasil com cerca de 10 ANOS de atraso (só esta edição do "4F" comentada aqui, saiu nos EUA em 2014) e vinha sendo pedida há tempos pelos leitores brasileiros devido à sua proposta de oferecer muitas HQs num único Vol. e em capa-cartão (barateando os custos em comparação com os formatos mais luxuosos em capa-dura). A linha se estende à vários personagens e equipes da Marvel e no Vol. 2 da coleção (que já entrou em pré-venda no site da Panini) teremos a saga dos "Vingadores - Tempestade Galática" (que deve ganhar uma matéria especial aqui no blog também)! 

"4F - No Fluxo do Tempo"... Tem capa-cartão, 504 pág, e custa: R$ 159,90 (que deve ser a média de preço do formato nas próximas edições também). O material reúne as HQs publicadas originalmente em: "Fantastic Four" 334-346, "Fantastic Four Annual" 23, "X-Factor Annual" 5, "New Mutants Annual" 23, e "X-Men Annual" 14 (todas entre 1989 e 1990)! No Brasil, essas histórias compõem a chamada "Fase Walt Simonson" do 4F, e foram publicadas no mix de "SAM" (por volta do nº 142 a 146 - postei algumas capas acima) e no ESPECIAL: "X-Men Anual 1" (da Abril), que trazia a saga: "Dias do Futuro do Presente" (não confundir com: "Dias de um Futuro Esquecido", hehe)! É um BOM material em linhas gerais e que eu só li nesses formatinhos da época mesmo e curti muito a pegada bem transitória entre o final da década de 80 e o início dos 90 (bastante ação, porradaria, e frases de efeito). Um lançamento muito bem-vindo e que a linha "EPIC" tenha vida longa por estas bandas (ou pelo menos no nosso fluxo temporal, kkk)!
 
Até+

32 comentários:

  1. Oi Leo!
    Finalmente chega a linha Epic no Brasil, e foi justa a escolha do Quarteto Fantástico como a edição que dá início à coleção por aqui, até porque estas histórias dão sequência aos omnibus do Byrne, e resgata a cronologia do grupo!
    É uma boa fase, não tão emblemática, quanto a anterior mas é boa!
    Eu quase peguei de cara esta edição, mas abri mão por enquanto por causa dos lançamentos do Pipoca & Nanquim, que são prioridade absoluta!
    Torço para que esta coleção tenha vida longa e resgate do passado muito material perdido no tempo e inédito por aqui!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Elcio, blz? Entre a fase Byrne e a Simonson tem bastante coisa, elase não são sequências diretas não. Só ver que na fase Simonson, o Ben Grim já estava sem poderes, isso aconteceu algumas edições antes do escritor/desenhista assumir, e faz parte do grupo a "Mulher Coisa", que tinha entrado ainda humana tempos atrás.

      Excluir
    2. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Antes tarde do q nunca, hein? Demorou demais pra panini atender aos pedidos dos leitores por formatos mais encorpados e ao mesmo tempo mais em conta do q as edições luxuosas em capa-dura na faixa de 500 pág. Sem falar q a linha EPIC tem toda uma gama de ótimas fases tiradas de épocas variadas (anos 60 a 80/90) e há tempos a editora poderia ter começado essa linha no Brasil e já ter estabelecido ela por aqui!

      Acredito q o selo EPIC traga material esporádico q esteja cronologicamente ALÉM das "CCM" e da linha "SAGA" (pra não "canibalizar" as demais coleções de clássicos)... Exatamente tipo este "4F" do Simonson, q é mto depois das "CCM" e pós fase BYRNE (q já saiu em OMNIBUS)!

      Os lançamentos da P&N tbm estão no meu radar... e este ano devo ir com mais cautela na minha FOME vermística por gibis, hehe. Pois pretendo COFRAR: "Blueberry", "Metabarões", "Bórgia", "Drácula", e "Kull" (LIVRO)!

      Abs!

      Excluir
    3. "Entre a fase Byrne e a Simonson tem bastante coisa"


      E aí, Guilherme... blz?

      A fase BYRNE termina no nº 295 de "Fantastic Four"... e a do Simonson começa no nº 334!

      Tem umas 40 edições aí... a maioria escrita por Roger Stern e Steve Englehart e desenhada pelos irmãos Buscema (John e Sal) e Keith Pollard. E verdade seja dita: Uma fasezinha nada memorável (apesar dos grandes nomes envolvidos). Depois da fase BYRNE, eu passaria a considerar a do Simonson logo em seguida (pulando esses quase 4 anos de hiato entre uma e outra, rs)!

      Abs!

      Excluir
    4. Oi Guilherme!
      Obrigado pela informação! Eu estava totalmente confiante que esta fase que está saindo na Epic Marvel era sequência direta da fase Byrne e de fato não é!
      Pesquisando, vi que teve algumas edições puladas do título do grupo após a saída do Byrne, e depois retornou no nº 300 com Roger Stern; do nº 301-303 foram puladas, e a partir do nº 304 quem assume é Steve Englehart, e vai até o nº 312, e do nº 313 até nº 318, foram puladas na época, o nº 320 sai no Brasil, os nº 322-325 são pulados também, o nº 326 sai publicado até o nº 329, do nº 330 -332 a Abril pula, aí termina esta fase no nº 333 do Steve Englehart, e tem início esta fase da Epic em SAM nº 133.
      A Abril fez uma lambança muito grande com a cronologia do grupo na época, e eu que acompanhava o título na revista do Aranha na época fiquei perdido e confuso na cronologia do grupo até porque eu não comprava SAM regularmente na época, porque a grana era curta!
      Quando eu faço o "Visões de...", eu só me concentro na história que selecionei, e não no mix integral da revista, e muitas vezes eu leio a história diretamente de sites gringos, já que é difícil achar as edições antigas de forma integral no Brasil para ler!
      Abraços!

      Excluir
  2. Olá Léo!

    Espero que a Panini privilegie alguns personagens não contemplados na Coleção Clássica Marvel, como Namor e Doutor Estranho; esses dois desde a origem (anos 60). Até porque a Era de Ouro (anos 40) parece que não vende bem e, portanto, é deixada de lado.
    Vamos acompanhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      Boa pedida, amigo... Já q "Namor" foi ignorado na "CCM" e o "Dr. Estranho" vai demorar uma eternidade pra sair (já q na Itália ele estreia na "CCM" somente a partir do Vol. 201 - nem sei se chegaremos tão longe aqui, hehe): Acho q seria o formato ideal se ambos saíssem na linha EPIC mesmo!

      Infelizmente, a "Era de Ouro" não vende tão bem por aqui não... E mesmo títulos fora da Marvel (ou "Timely") desse período TBM tem dificuldades por aqui, tipo o "Flash Gordon" e o "Little Nemo" (q eu esperava q fosse ter uma repercussão maior ao ser lançado recentemente pela Editora Figura). Talvez só o "Fantasma" tenha se dado relativamente bem ao emplacar material anos 30/40 em encadernados da Mythos!

      Abs!

      Excluir
  3. Notícia bem vinda.
    Particularmente essa edição eu pulo. Li o final em SAM mas não gostei tanto (na época achava meio chatinha inclusive) mas pretendo pegar a da Tempestade Galática, até pra incentivar esse formato. Espero que seja mais uma opção disponível. Nem tudo precisa sair em capa dura.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Vinícius... blz?

      Eu te confesso q lembro vagamente dessa fase em "SAM"... Talvez por eu ter lido toda fora de ordem (à medida em q eu ia comprando edições com numerações variadas em sebos nos anos 90) e por sequer ter lido todas as histórias (nunca li esse arco q saiu em "X-Men" Anual da Abril, por exemplo)!

      Mas vou arriscar essa EPIC... no embalo do saudosismo q tenho (cada vez mais forte) por esse período dos quadrinhos da Marvel (final dos anos 80 e início dos 90). Dia desses eu tava conversando com um amigo meu justamente sobre isso: Os gibis atuais ficaram tão RUINS e desinteressantes (tanto Marvel qto DC) q agora tenho a sensação de q até mesmo o material q eu achava RUIM nos anos 80 e 90: de repente me parecem MELHORES, hehe. Ou seja: O RUIM de antes, passou a ficar BOM diante do RUIM de hj, kkk!

      Abs!

      Excluir
  4. Espero que essa linha vingue. Vai ser um respiro pro bolso da galera. Pelo que vi das edições americanas, tem muita coisa excelente. É a possibilidade tb de fases completas. E por falar em Quarteto Fantástico, a Panini abaixou bastante o preço do primeiro Omnibus do Quarteto do Byrne. Com desconto foi cofre!!! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Diego... blz?

      Tomara q essa linha vingue sim, amigo... Vou fazer a minha parte e COFRAR essa edição do "4F" (mesmo não achando q vá ser uma das minhas fases preferidas da equipe - li esse material apenas parcialmente em edições fora de ordem na "SAM", e mtas das histórias agora serão novidade pra mim, rs)!

      E parabéns pela aquisição do BUSÃO do "4F"... Eu vi q tava numa boa promoção, mas não consegui pegar nem assim: Pois aproveitem essa última promoção no site panini (com descontos de até 30%) pra pegar 2 edições q tavam atrasadas pra mim: "Frank Miller OMNIBUS" e "Surfista Prateado - Juízo Final" (só essa dupla já estourou o pouco limite q eu tinha no crédito, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  5. Fala aí comandante Leo!

    Finalmente mais um desejo atendido. Há tempos que tinha a vontade de ver publicado no Brasil a linha "EPIC Collection", não tem como ter um formato mais apropriado para lançar uma fase de um escritor ou artista de forma compilada e completa. Tivemos uma amostra do formato naquela coleção do Batman "A Queda do Morcego" que inclusive ainda me falta o número 03. È um encadernado muito gostoso de manusear facilita a leitura, transporte e armazenamento, e não deixa de ser uma edição de luxo.

    Dessa edição em si, vai ser muito prazeroso reler as edições que saíram na SAM e acho que em algum número de "Grandes Heróis Marvel". Estou com uma dúvida a respeito dessa EPIC, me parece que nos EUA saíram três edições dedicadas ao Quarteto do Walt Simonson. Esse que a Panini está lançando deve ser o primeiro, espero que ela dê sequência e publique os demais. Baixei os scans originais das três edições e posso dizer que em termos de arte, não fica nada a dever para a fase do Thor do mesmo autor. Essa é uma que é cofre certo, estou com o Justiceiro do Ennis # 2 e Hitman # 3 na fila mas assim que esses forem adquiridos essa EPIC já vai pro carrinho.

    Muito bom também o anúncio de Vingadores "Tempestade Galáctica", ainda tenho os formatinhos do Capitão América da Abril onde foi publicado ainda lá nos anos 80, e vinha nutrindo a vontade de ver uma versão encadernada no formato original dessa saga. Não é das mais comentadas do grupo mas pra mim é uma das melhores, é aquele gibi de herói com cara de gibi de herói. Nem é preciso dizer que é cofre também.

    Valeu comandante mais um post que alegra os corações de nós nerdões da velha guarda. Um abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Verdade, amigo... A linha EPIC era um antigo desejo dos leitores brasileiros (q esperaram quase 1 década pra vê-la lançada por aqui, hehe)!

      E Vc bem lembrou da "Queda do Morcego"... Na época do lançamento, foi quase uma unanimidade nos comentários aqui do blog (e em outras redes) sobre o formato satisfatório e com melhor custo-benefício pro leitor. Tanto, q a "Queda" pode ser considerada um sucesso nesses 3 TIJOLOS q saíram (a ponto de se esgotar rapidamente e ser difícil de se achar à venda no mercado paralelo hj em dia - Tomara q vc consiga o Vol. 3)!

      Eu vou COFRAR esse "4F" pelo saudosismo da "SAM" mesmo... Sei q não deve ser das fases mais memoráveis do grupo (pelo q me lembro vagamente das poucas histórias q li), mas sei q vou curtir pra caramba o clima nostálgico de ler um material q fez a transição dos anos 80 pros 90 e q estava em voga qdo eu retornei ao colecionismo de GIBIS em 1995 - Ah, essa EPIC vai mexer comigo sim, kkk)!

      Vc falou em "Justiceiro 2" e "Hitman 3"... E os Vol. 3 e 4 de ambas as coleções já foram anunciados (Eita, a panini tá correndo demais com essas 2 séries, hein? rs)!

      E obrigado pela dica e recomendação da "Tempestade Galática"... Nunca li essa saga, mas conheço por nome apenas. Me interessei pq aprecio mto essas sagas cósmicas da Marvel dessa época: Acho q vou certo nessa tbm, amigo!

      Abs!

      Excluir
  6. Até que enfim uma boa notícia. Não gosto do formato omnibus pesado e nada prático para leitura ( tem omnibus com mil páginas) além do preço. Só espero que saia algo mais clássico nesse formato. A Mythis já tem feito isso com Hellboy e Conan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Calvin... blz?

      Eu TBM não gosto do formato OMNIBUS e nem do manuseio deles... Já temos edições com mais de MIL pág (a da "Morte do Superman" teve umas 1.200 pág, e bateu os R$ 600 - Surreal, rs)!

      Acredito q essas edições da Mythos q vc citou... Aliadas à "Queda do Morcego" da Panini, tenham servido de "termômetro" pra linha EPIC nestas bandas!

      Abs!

      Excluir
  7. Grande Leo, blz? Gosto bastante desse formato. Cheguei a comprar várias quando o dólar ainda estava em níveis aceitáveis. Eu tenho essa do Quarteto gringa, mas a sequência eu não peguei por causa da alta do dólar, então, se a coleção vingar, capaz de comprar a edição brasileira mesmo, ficando minha coleção meio americana, meio brasileira, para horror dos lombadeiros.

    Torço que mantenham esse preço de capa, mas rolem promoções de 40% de desconto para ficar realmente atrativo comprar essa coleção, pois eu acho que 100 contos seria o preço ideal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Eu já vi algumas "EPICS" ao vivo nas livrarias aqui de POA (Saraiva, Cultura, e FNAC - antes de quebrarem todas)... mas nunca comprei nenhuma importada. Contudo, o formato me agrada bastante tbm, e devo encarar essas 2 primeiras q vão sair por aqui: "4F" e "Tempestade Galática"!

      O dólar em alta ferrou meus esquemas de importação tbm, hehe... No meu caso, eu já vinha colecionando "FALCON" lá de fora (GI Joe) e comprando bastante coisa no Ebay, mas fiquei com minha coleção zoada e incompleta qdo tive q interromper a FARRA das importações, kkk!

      Tenho certeza q pelo menos uns 30% deve rolar de desconto sim... mas temos q peneirar os cupons q rolam por aí pra chegar nesse número, rs!

      Abs!

      Excluir
  8. pra mim essa é uma das piores fases do quarteto : mulher coisa, coisa cheio de caroço no corpo, só perde pra fase da sue com roupa de piriguete, o coisa de máscara e a alicia skrull. na sequência tem operação tempestáde galática, outra ruindade na minha opinião... pô panini é dificil defender essa coleção, pagando 100 e poucos reais em histórias meia bocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, beagle... blz?

      Eu lembro q tinha todas essas bizarrices q vc citou mesmo, hehe... Mas a maioria delas no "4F" eram da fase q vinha logo em seguida, com arte do Paul Ryan: Era essa da Sue tiazona com roupa de piriguéte, kkk (pô, a molecada se rendia num 5x1 na época, hahaha)!

      A "Tempestade Galática" eu nunca li... sei q saiu no mix do "Cap. América" da Abril, mas bem numa fase em q eu não comprava mais a revista!

      Abs!

      Excluir
  9. Cara, será que vão cancelar o Barks? Vendi minha coleção de "O Melhor da Disney" completa quando a Panini retomou a publicação e seria um desastre uma nova interrupção (ou censura no conteúdo). Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Pateta... blz?

      Olha, lamentavelmente... Eu acho q SIM, amigo: Acho q vão meter a TESOURADA no Barks pelo visto (pelo mesmo motivo q vão fazer isso com o Don Rosa tbm: Retratação q hj é considerada "politicamente incorreta" de nativos africanos)! Já adianto q sou CONTRA qq tipo de CENSURA, e meu posicionamento em relação à isso é de indignação (a meu ver, bastava uma nota na própria edição em forma de EXTRAS contextualizando a história de acordo com a época em q foi produzida)!

      Claro, isso é apenas uma suposição da minha parte... Ainda não foi dito nada sobre censura em relação à coleção do Barks, só imagino q seja a MESMA situação q se abateu sobre o Don Rosa (já q a HQ do Rosa era referência direta à essa do Barks)!

      Abs!

      Excluir
    2. O que me dá alguma esperança é que essa história do Corongo (ou Zumba) já saiu nos primeiros números da coleção. Tempos sombrios meu amigo... Abraços!

      Excluir
    3. "O que me dá alguma esperança é que essa história do Corongo (ou Zumba) já saiu nos primeiros números da coleção."


      Ah, já saiu? Bom saber, amigo... Comprei todas as edições da Abril e Panini até agora, mas não li todas ainda e não sabia q já tinha saído a tal história da África!

      Bem, sendo assim... imagino q não tenha nada mais polêmico pra ser cortado na coleção do Barks (assim espero ao menos, rs)!

      Abs!

      Excluir
  10. Lamento Panini, mas 160 pilas tá longe de ser econômico. Pelo menos é parrudo e não tem o formato desconfortável dos busões. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Fábio... blz?

      "Econômico" em termos, é claro... 160 pila é quase um tanque cheio, hehe! Mas pra fins comparativos entre gibis, separei uma "Ed. Definitiva do Aranha" (cujo Vol. 10 tá custando R$ 205 e tem 480 pág em capa-dura)! Mesmo assim, todos são valores de 3 dígitos de qq forma (o q continua sendo alto pra se gastar com quadrinhos)!

      Abs!

      Excluir
  11. Fala, Léo!
    Submundo continua sendo uma "pérola escondida" no meio, com excelentes matérias e discussões.

    As características do selo Epic são muito boas, vide o que foi e é lançado nos EUA.
    Porém, em relação às 02 edições anunciadas pela Panini até agora, vou manter uma boa distância, com chance zero de pegar!
    Mas o que importa é que pode ser uma oportunidade de sair bons materiais, pois acho que pode ter bom resultado comercial e certamente haverá interesse de muitos leitores, afinal cada um tem sua lista de preferências e afinidades.

    Sinceramente, preferia que todos os Omnibus lançados até agora,peguei os do Kirby(Eternos e Capitão), Miller e Byrne (4F e Tropa Alfa), tivessem saído neste formato!

    Bem que poderia sair o Punho de Ferro(Byrne), Marvel Two-in One, Capitão América(Romita Sr e Sal Buscema ou até a fase Mike Zeck), Defensores (Sal Buscema) , Campeões(Tuska até o Byrne), dentre outros!
    abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Brigadão mesmo por estar curtindo e acompanhando o blog... Um dos últimos remanescentes dos "blogs escritos", hehe (Ah, q saudades de qdo os blogs eram uma febre e eu tinha uns 80 de quadrinhos na minha barra de favoritos - de forma gradual, fui vendo boa parte dos meus blogs favoritos serem abandonados e descontinuados OU migrando pra outros meios, tipo: youtube e podcasts). Tô resistindo o q posso, mas vai chegar uma hora em q vou ter q me "modernizar" tbm, kkk)!

      O selo EPIC eu concordo com vc... Pesquisei as edições americanas e tem mta coisa boa pra sair nessa linha: Talvez a Panini tenha escolhido 2 edições de apelo menor mesmo (diante do potencial de outras q poderiam ter selecionado de forma mais atrativa pra estreia no Brasil)!

      Tenho um palpite de q o selo EPIC vai se sair bem (comercialmente falando)... Pois o "4F", mesmo não sendo uma das fases mais queridas do público, pode se apoiar no NOME do Walt Simonson, enquanto a edição dos "Vingadores" pode se apoiar no próprio hype da equipe (agora famosa pelo cinema e envolvida numa saga cósmica q poucos leitores conhecem). A continuidade do selo será benéfica pra todos os leitores, a meu ver (e torço pra q tenha vida longa)!

      E, putz... vc falou TUDO agora: Eu tbm preferia MIL vezes q todos os OMNIBUS lançados até aqui, tivessem saído em formato EPIC (talvez eu não tivesse pulado TANTOS, hehe). De BUSÕES mesmo eu tenho pouca coisa: Os 2 primeiros "Conan", "Cap. América - Bomba da Loucura", "Eternos", e "Frank Miller". Os do BYRNE eu tive q pular todos, infelizmente!

      E adorei as suas sugestões no último parágrafo... seria COFRE em todos esses q vc citou, rs!

      Abs!

      Excluir
  12. Eu detestei essa fase sequela do trabalho do autor em Avengers aonde Nebula a neta de Thanos usa o Dr Druida para destruir os Avengers saiu em Capitao America na epoca,

    https://www.marvel.com/comics/issue/7169/avengers_1963_295

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Essa fase dos "Vingadores" eu nunca li, mas se é ruim, nem pretendo ler um dia, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. E mesmo fraca depois dela o Capitao tem uma ajuda fantástica para reconstruir a equipa,,,,,

      Excluir
  13. Me interessei, com futuras promoções eu pego a minha, gosto do Quarteto e curto essa arte noventista (pré-Liefield e suas atrocidades) rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm, hehe...

      Vou pegar essa edição por ser fanzasso do "4F" (minha equipe favorita entre todas)... E por ser um material q faz a transição entre os anos 80 e os 90 (antes da desgraceira q viria pela frente, kkk)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...