15/11/2022

"Almanaque do Submundo" (Parte 1): Os "X-Men" (Brasil), "Demolidor", "Tex", "Morte", e Mais...

O "Almanaque do Submundo - 2022" (sempre com um COMBO TRIPLO desta coluna por ANO) é uma homenagem aos antigos "Almanacões" de quadrinhos E variedades do passado. É uma "salada" de tudo nesta coluna: Lançamentos presentes E futuros, curiosidades gerais do mundo das HQs, saudosismo com edições raras do passado, e muito mais... E nesta edição 2022 do "almanacão", teremos:

Os "X-Men" (Made In Brasil); A "Saga do Demolidor 7" (Ultron); O "Demolidor" enfrenta: O "Pernalta" (tradução da EBAL pro "Metalóide", rs); A "Saga da Liga da Justiça 3"; "Kamandi 6" (FINAL); "Sandman Apresenta: MORTE"; "Superalmanaque Tex 5" (O Retorno à Pilares); "Tex" nº 636 (agora em formato italiano); "Ken Parker 10", e O "COISA" (estátua/busto)!  

Confira abaixo:

Os "X-Men" (Made In Brasil) + A "Saga do Demolidor 7" + O "Pernalta" (EBAL)... Em 1969, a editora GEP lançava no Brasil o 1º gibi dos "X-Men", com as clássicas HQs de Stan Lee & Jack Kirby. Na época, os personagens ainda não eram conhecidos do público brasileiro (e mesmo nos EUA, não faziam muito sucesso) e a revista foi cancelada no nº 10. Só que ela trazia em suas pág um tesouro escondido: HQs inéditas e exclusivas produzidas no Brasil. Os gibis da GEP tinham mais pág que as americanas e a editora produziu HQs curtas para completar as revistas. Para isso, foram escalados: Gedeone Malagola e Walter Gomes (de 18 anos). O resultado foram 10 histórias totalmente independentes da cronologia Marvel, mas muito criativas e divertidas. São estas 10 HQs que estão reunidas pela Editora Criativo (R$ 49,90) - E que ainda traz, de "BRINDE", 3 aventuras brasileiras de "Nick Fury - Agente da SHIELD" (da Editora Trieste, em 1969)! Já na "Saga do Demolidor 7", o herói cego se envolve nos "Atos de Vingança" e enfrenta o robô "Ultron" (além de "Mefisto" e "Coração Negro") na reta final da fase de Nocentti & Romitinha (que se encerra no Vol. 9 - Apesar da coleção seguir adiante com um Vol. 10 já confirmado)! Ainda falando no "demo", o nº 26 da EBAL (de 1971) apresentava a bizarra tradução de "Pernalta" pro "Metalóide", numa HQ que logo será republicada na "CCM" da Panini, rs! E abaixo: Uma figura fantástica do "COISA" - não sei o nome do artista que a produziu (peguei a imagem num grupo do face) mas adorei a peça!   
 
A "Saga da Liga da Justiça 3" + "Kamandi 6" (FINAL) + "Sandman Apresenta: MORTE": COMBO TRIPLO de DC... A fase de Grant Morrison à frente da LJA continua (só pra quem curte este material noventista da liga, é claro). Surge Zauriel, o anjo que chegou à Terra para impedir que seu semelhante caído Asmodel domine o Paraíso. Zauriel precisará da ajuda da Liga da Justiça para enfrentar o apocalipse iminente. Com ele estão os demônios: Neron e Etrigan, entre outros aliados nefastos. E ainda: A origem de uma misteriosa heroína: A "Mulher do Amanhã" (a edição reúne: "JLA: Tomorrow Woman 1", "JLA" (1997) 6-7, "JLA: Paradise Lost 1-3")! E o 6º e ÚLTIMO NÚMERO de "Kamandi" (de Jack KIRBY) encerra a fase do REI no título (que depois continuou com outros escritores e artistas até o nº 59 em histórias que NÃO serão publicadas pela Panini - A coleção de "Lendas" traria somente a fase Kirby mesmo). "Kamandi" vai a Acapulco onde ele combate homens-lobo pelo direito de humanos usarem um hotel para viver. E Kamandi fica chocado ao saber que, graças a um processo científico, ele se tornará pai (Reúne: "Kamandi" nº 35-40: Capa de Joe Kubert)! E a "MORTE" (de Neil Gaiman) é republicada mais uma vez no Brasil (imagino que no hype da controversa série de TV), só que agora em capa-cartão (256 pág, R$ 74,90) e compilando todas as histórias estreladas pela irmã de "Sandman" com as mini-séries: "O Alto Preço da Vida" e "O Grande Momento da Vida", além de algumas HQs individuais dela (bela capa do encadernado)! 
 
"Superalmanaque Tex 5" + "Tex" nº 636 + "Ken Parker 10": E a "gourmetização" (formatos luxuosos e preços elevados) chegou aos gibis do "Tex" (o que tem afastado cada vez mais o público tradicional das revistas do ranger)... O "Superalmanaque" em seu 5º Vol. (um TIJOLO com 628 pág em capa-cartão por R$ 109,90) desconfigura a coleção ao passar do formatinho para o formato italiano. A edição em si traz em um único Vol. uma das MAIORES sagas de "Tex" em todos os tempos (ao menos no nº de pág: Praticamente um OMNINUS com uma única aventura). O "Retorno à Pilares" nunca havia sido compilado numa só edição no Brasil (até mesmo quando saiu em "Tex Ouro", precisou ser dividida em 2 partes). O material é muito bom, mas a mudança de formato (e preço) desagradou à muitos leitores (eu incluso)! Ainda sobre o processo de "elitização" do ranger, a revista mensal do "TEX" chega ao nº 636 justamente com a mudança de formato pro italiano (este é o FIM dos formatinhos de Tex) e estampando um Nº 1 na capa (ao lado do nº 636 - pra "tentar" agradar à todos os leitores que discutiam sobre zerar ou continuar a numeração da revista. O preço, naturalmente, também mudou e agora a revista custa: R$ 29,90 (já não é mais aquele gibizinho pra ler no busão e guardar enrolado no bolso da calça, kkk)! E o "Ken Parker" emplaca seu Vol. 10 (R$ 89,90) com 2 HQs de EXCELÊNCIA (pra variar): "Um Homem Inútil / Armas e Trapaças" (a coleção tem previsão de 50 Vol)!

Até+

33 comentários:

  1. Oi Leo!
    Postagem eclética!
    Gostei da iniciativa dos criadores da HQ dos "X-Men Made in Brasil", apesar de não adquirir esta edição por contenção de gastos, materiais adiados que preciso adquirir, etc; mas a idéia é muito bacana e merece ser apreciado para quem se interessar!
    Fico feliz por "A Saga do Demolidor" continuar, apesar de que daqui pra frente só "A Queda do Rei do Crime" compensa, mas para um personagem tido como "não vendável" até que ele está se saindo muito bem!
    Esta história dele contra o Ultron estará em "Visões de 1993"! aliás, já entreguei muitos títulos da matéria, mas ainda tem muitas surpresas guardadas!
    "Atos de Vingança" foi uma trama infantil e muito mal executada, dando a impressão de que os escritores dos títulos na época poderiam escrever como bem quisesse suas partes sem um guia principal para a trama como acontece nas megassagas atuais!
    Muitos criticam esta batalha do Demolidor com o Ultron forçada (e é mesmo!), mas a do Aranha com poderes cósmicos contra o Magneto foi o pior momento desta saga!
    Morte de Neil Gaiman na minha opinião é uma obra prima! Gosto muito desta publicação!
    Em 1997 quando ele foi publicada pela primeira vez no Brasil pela Editora Abril em formato de mini-série, eu tive a contragosto de abrir mão dela em prol de outros materiais, principalmente por causa do Batman e homem Aranha que eu colecionava TUDO na época, e havia uma avalanche de lançamentos bosn na época!
    Que tal especularmos cinco anos no futuro, e recordarmos a batalha Vertigo no Brasil entre a Abril e a Metal Pesado, onde a Abril relegou o selo em 1996, e com a concorrência se dando bem retomou a publicação do selo Vertigo que ficou "rachado" em dois na época, tendo por exemplo a série do "Preacher" saindo pela Metal Pesado, e o spin- off da série com "O Santo dos Assassinos" saindo pela Abril!
    Absurdo! Mas aconteceu!!
    "O Visões de 1997" promete muito!!
    Tenho grandes planos para a matéria entre os anos de 1994-1997!
    Aguarde!!
    Voltando à Morte, eu gosto muito mesmo deste material, mais até do que o Sandman; já a série da Netflix passei longe!
    Esta HQ da guerra dos anjos em Liga da Justiça, onde o Batman participa causou contradição na fase do Tom King onde o herói diz "não acreditar em Deus"!
    Como que um herói que lutou ao lado de anjos, e foi até o "Paraíso" não acredita em Deus?
    Muito contraditório isso, ainda mais que o Batman já citou Deus em outras histórias como um homem que já viu o pior da humanidade, mas sempre acreditou na esperança que Deus estivesse de alguma forma guiando a humanidade para o melhor e ele estivesse fazendo seu trabalho para ajudar erradicar um pouco o mal dos homens!
    Não sou um homem muito religioso em si, respeito as religiões, e não gosto de misturar as coisas; mas no universo complexo das HQs onde temos seres superpoderosos, deuses,alienígenas, seres de outras dimensões, criaturas sobrenaturais, demônios, magia, galáxias distantes, anjos, ressurreições,universos paralelos, etc; como um escritor escreve algo deste tipo?
    Não é querer que haja religião em HQs, mas respeito a uma mitologia tão complexa que abrange basicamente todos os conceitos da humanidade! Se quer causar polêmica, então faça de forma eficiente, e com fundamento!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Élcio, seus comentários são sempre uma aula à parte. Curto muito as histórias de bastidores das editoras e suas publicações no Brasil, principalmente da editora Abril que acompanhei. Que venham as "Visões de 2023"! :)

      Excluir
    2. Oi Roberto Xavier!
      Agradeço seu comentário!
      Posso lhe dizer que minha experiência como leitor veterano era válida muitas vezes porque eu podia comentar passagens da minha vida associadas às HQs que sempre estiveram presentes nela.Depois que o Leo me deu a oportunidade de escrever a matéria do "Visões", eu passei não só a a colocar minha experiência de vida, como pesquisar bastante sobre as HQs publicadas na época, bastidores editoriais, etc.
      Inclusive, no próximo "Visões de 1993", terá uma curiosidade exclusiva que descobri na época em que a Abril publicou uma certa HQ por aqui!
      Vai ser bem interessante, nem os sites gringos que costumam listar as "liberdades editoriais" da Abril mencionaram\descobriram essa!
      Tive uns contratempos, mas a matéria está quase pronta, e mais algumas poucas semanas e eu a envio pro Leo!
      Aguarde, que você vai fazer mais uma grande viagem ao passado pegando carona nas HQs da época!
      Abraços!!

      Excluir
    3. Deveria pensar em publicar um livro. Sei que tem vários por aí, mas na abordagem que você faz seria uma acréscimo bem relevante.

      Excluir
    4. Grande Elcio,

      Eu também fazia a "burrada" de perder material de primeira para colecionar Aranha, X-Men etc nos anos 90, mas, por sorte, não deixei passar essa Mini da Morte na época (tenho ela até hoje). Um dos meus maiores arrependimentos foi não ter pego Marvels na capa de acetato...

      E sobre a contradição do Batman do Tom Lackring não acreditar em Deus, é só mais uma lacração, de várias, do autor querendo impor a ideologia dele, que já deixou claro que é de extrema esquerda.

      Excluir
    5. Grande Leo, blz?

      Essa luta do Demolidor com o Ultron foi mesmo uma palhaçada... hehe Mas essa capa é bonita de mais, uma das melhores da fase do Romita Jr.

      Conseguiu pegar pelo menos o primeiro arco do Morrison da Liga? Acho que é o volume 2 da Saga. Cara, vale muito a pena. Se não der, leia pelo menos scan. Garanto que não vai se arrepender. De qualquer forma, eu não recomendo o resto não. Esse arco dos anjos já é bem fraquinho e depois é só ladeira abaixo... Morrison forçou muito a mão. Eu tenho a fase toda em encadernados gringos e só não anuncio no grupo do Zap porque sei que a galera não vai querer... hehe

      Queria fazer essa coleção do Ken Parker, mas os preços estão proibitivos, capaz de ultrapassar os R$ 100 daqui a pouco... Tenho as 3 primeiras e pegar só mais algumas.

      E o Tex Gourmet é o início do fim do Ranger aqui no Brasil. Duvido que os tiozões que compram em bancas vão pegar e os jovenzinhos do YouTube não curtem.

      Excluir
    6. Oi Roberto Xavier!
      Confesso que já pensei no assunto do livro, aliás, foi você que me sugeriu a idéia, e te agradeço muito por isso!Por enquanto ainda é muito cedo já que o certo é juntar pelo menos uns dez anos de matéria (1990-2000), onde será possível traçar um panorama completo da então considerada época controversa de criação e publicação de HQs; bem como todas as transformações do mercado nacional e internacional!
      Aguarde que o melhor do "Visões" ainda está para vir!
      Abraços!

      Excluir
    7. Oi Guilherme!
      Tem razão, Tom King é um escritor que gosta de causar polêmica, e sempre de forma desnecessária!
      Ele desconstruiu o Batman de um jeito totalmente equivocado, parecendo um homem com crise de meia-idade, em busca de rememorar seus traumas e superá-los tornando se feliz e apaixonado ao lado de sua grande paixão -A Mulher Gato.
      Porém, parece que a coisa era platônica, e o herói ficou com dor de corno depois de ser abandonado no altar no dia de seu casamento; Thomas Wayne vem pra nossa realidade (vira o Batman do Deserto igual nos filmes do Zack Snyder), etc.
      O cara fez tantos absurdos e equívocos com o herói que consegue superar a hoje esquecida fase de Grant Morrisson, que também teve vários absurdos!
      Sobre a mini-série da Morte, parabéns por ainda tê-la na coleção, lá se vão 25 anos desde a sua publicação pela primeira vez no Brasil pela Abril!
      Quando jovem eu era um leitor muito ortodoxo, eu escolhia um personagem e ia até as últimas consequências comprando tudo que saía dele por mais porcaria que fosse, e não abria a cabeça para experimentar outros materiais!
      Bom, tinha o fator da falta de grana também, mas naquela época as HQs não eram caras como hoje, e dava para comprar várias coisas, mas a quantidade de material do Batman e Homem Aranha que saíam e meu pensamento ortodoxo não me permitiam ver além do que eu colecionava!
      Hoje eu me arrependo de não ter comprados mini-séries e Graphic Novels da Globo na época, e materiais da Vertigo, dentre outros!
      A Mini-série da Morte pelo que me lembro tinha um valor elevado perante outras publicações do mesmo tipo na época, e mesmo tendo "pulado" ela, eu comecei a ler Vertigo com a mini-série "Bruxaria", tema que sempre me foi muito caro e saiu no mesmo ano-1997 após a mini-série dela!
      Pena você não ter conseguido comprar "Marvels" na época!
      Vou contar um "causo" de colecionador:
      Quando a mini-série saiu em janeiro de 1995 ("Visões de 1995'), com aquele formato luxuoso e capa de acetato, eu acabei não comprando porque "não tinha o Homem Aranha"!
      Quando saiu a edição de nº 04, em abril daquele ano, eu tinha uns trocos sobrando e peguei a edição, e vendo aquela arte incrível e revolucionária de Alex Ross pensei: "Devia ter pegado as outras"!
      Nos últimos meses daquele ano a Abril as relançou em de forma descrescente e eu então consegui comprar as demais!
      Eu as tenho até hoje quase 28 anos depois de terem sido lançadas, mesmo tendo a mini-série encadernada!
      Quando o "Visões de 1993" for ao ar em 2023, eu vou contar um "causo" bem irônico da minha vida de colecionador!
      Abraços!!

      Excluir
    8. "Gostei da iniciativa dos criadores da HQ dos "X-Men Made in Brasil"


      Oi, Elcio... Tdo bem?

      De fato, amigo... Foi uma iniciativa admirável mesmo o resgate desse material novamente: Lembrando q há alguns anos atrás uma mesma compilação havia sido feita num fanzine (chamado: "Arquivos X-Men" e com lombada grampeada)! Ainda não comprei essa edição, mas vou fazer um pacote juntando esse "XM" e o "Homem-Lua" (do Gedeone) q saiu pela mesma editora!

      A "Saga do Demolidor" foi um sucesso além do esperado (segundo alguns lojistas amigos meus)... Prova disso, é q tive de esperar 3 reposições de estoque na loja daqui pra conseguir pegar uma das edições da coleção (o Vol. 3): q estava esgotado nas bancas tbm. Vou seguir adiante, pelo menos até a "Queda do Rei" (q tenho numa GHM da Abril e achei uma BOA saga)!

      "Esta história dele contra o Ultron estará em "Visões de 1993"! aliás, já entreguei muitos títulos da matéria, mas ainda tem muitas surpresas guardadas!"

      A sua coluna de "Visões de 93" promete ser a melhor de todas até o presente momento... Tenho certeza de q irá bombar aqui no blog qdo for ao ar: É nostalgia e saudosismo em estado BRUTO e vai ser uma OVERDOSE (na veia) de ótimas HQs pro leitor matar a saudade, rs!

      "Atos de Vingança" foi uma trama infantil e muito mal executada,"

      Concordo... Nunca gostei dessa saga no geral e tenho ela apenas picotada pela Abril. Não é à toa q nunca foi relançada de forma compilada: Essa do "Demo X Ultron" eu achei bem ruinzinha, mas tá valendo apenas pela arte do romitinha (em seu AUGE nos gibis)!

      A "MORTE" do gaiman eu não li ainda (tô na metade da coleção do "Sandman" 30 anos, rs)... Mas acredito q seja uma bela HQ sim: Só lamento o fato do gaiman ter se tornado um lacrador dos mais militantes e xaropes do momento. O cara confrontou a opinião negativa dos fãs em relação à série Netflix (q cagou descaracterizando vários personagens) e hj se arrepende: admitindo q foi um "ERRO" (palavras dele) terem modificado alguns personagens na TV. Precisou até comprar briga com os fãs brasileiros em defesa dessa agenda militante q ele defende e q fez flopar a série do "Sandman" (q teria tido um puta potencial se não fosse a repercussão negativa)!

      "Não é querer que haja religião em HQs, mas respeito a uma mitologia tão complexa que abrange basicamente todos os conceitos da humanidade! Se quer causar polêmica, então faça de forma eficiente, e com fundamento!"

      Verdade... Esse exemplo q vc citou do "Batman" é outra descaracterização tacanha feita na "Era Moderna" das HQs (ou: A "Era da Lacrate" - como eu tenho chamado, rs). O "Batman" do gibi já lutou ao lado dos "Novos Deuses" e dentro desse contexto fantástico de super-seres e semi-deuses, seria mto incoerente mesmo alguém se mostrar incrédulo qto à divindades e afins. Bola fora (mais uma) do Tom King, rs!

      Abs!

      Excluir
    9. "Depois que o Leo me deu a oportunidade de escrever a matéria do "Visões", eu passei não só a a colocar minha experiência de vida, como pesquisar bastante sobre as HQs publicadas na época, bastidores editoriais, etc."

      E vale ressaltar q sua coluna de "Visões" aqui no "Submundo" foi mais q bem-vinda e sempre foi mto esperada pelos leitores do blog (eu incluso, é claro, rs)!

      Q venham as "Visões de 1993"... e todos os anos seguintes tbm (enquanto o "Submundo" existir: A coluna de "Visões" terá espaço mais q garantido por aqui)!

      Abs!

      Excluir
    10. "Essa luta do Demolidor com o Ultron foi mesmo uma palhaçada... hehe Mas essa capa é bonita de mais, uma das melhores da fase do Romita Jr."


      E aí, Guilherme... blz?

      Pois é, amigo... Tbm achei uma "marmelada" essa luta com o "Ultron", hehe! Mas ainda acho q tá valendo pela arte do romitinha (q eu apreciava mto os desenhos dele nos anos 90)!

      Qto à "Liga" do Morrison... Eu li na época mesmo (em scans - nos primórdios da internet, hahaha) e gostei do material (digo, desse 1º arco), mas essa coleção da panini eu decidi pular mesmo (o superman elétrico não entra na minha coleção de jeito nenhum, kkk)!

      O "Ken Parker" eu tô acompanhando via "gibis artesanais" (acho melhor assim)... Mas (pra quem puder encarar os preços da Mythos) eu recomendo pelo material em si: Pois são HQs magníficas e dignas das melhores notas e avaliações (pena q tbm não deu pro meu bolso essa coleção)!

      Abs!

      Excluir
  2. "..."Kamandi" vai a Acapulco..."

    Como não lembrar do seriado Chaves? rs

    "...já não é mais aquele gibizinho pra ler no busão e guardar enrolado no bolso da calça, kkk..."

    Excelente definição do que era uma HQ do Tex e o que se tornou.

    A Saga do Demolidor ser A bimestral a partir desse volume 10, e pra ser sincero, não sei se continuarei....talvez compre a partir desse volume se surgir um excelente desconto já que pra 2023 tudo terá reajuste. Um gibizinho capa cartão e formato econômico como as "Sagas" deve ir pra uns 50 reais.

    "Ken Parker" parei no volume 7. Devo parar no 10. Não tenho grana e nem espaço pra 50 volumes. Valeu, Leo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      Acapulco era parada obrigatória em qq seriado clássico mesmo, rs!

      Triste rumo q as coisas tomaram na linha "TEX", hein? A Mythos praticamente cagou na cabeça do leitor tradicional do ranger e perdeu de vez o espaço q tinha em bancas (principal razão pra tentar focar em outro tipo de público). O tiozão q lia Tex no busão, não vai migrar pra internet e não vai gastar 100 pila num encadernado luxuoso (mas não vai MESMO)!

      A "Saga do Demo" eu pretendo seguir até a "Queda do Rei" (só não sei em q vol. isso seria)?

      Abs!

      Excluir
    2. "A "Saga do Demo" eu pretendo seguir até a "Queda do Rei" (só não sei em q vol. isso seria)?"

      Então irá cobrir a fase da armadura "high-tech" onde todos achavam que era outra pessoa no traje? rs

      Excluir
    3. Oi, Roberto... blz?

      Pelo visto, vai sim... E eu já imaginava isso qdo soube q a "Saga do demo" tinha sido um sucesso de vendas acima do esperado (e ter esgotado rapidamente em alguns pontos de venda). A Panini só vai botar a saga bimestral agora por causa dos atrasos de fim de ano E pra esticar a coleção durante todo o ano de 2023!

      Abs!

      Excluir
  3. ": E a "gourmetização" (formatos luxuosos e preços elevados) chegou aos gibis do "Tex"
    É o cerco está se fechando,ainda bem que tem muita coisa antiga para eu ler ainda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Thiago...

      Pra mim, ao menos, será quase q um "FIM da LINHA" nas minhas coleções de "TEX"... Já cancelaram minhas 2 revistas favoritas dele: "Tex OURO" e "Ed. Histórica". E não pretendo migrar pra formatos mega-luxuosos (até pq, prefiro Tex em P&B e não curto HQ dele recolorida)!

      Abs!

      Excluir
  4. E aí comandante Leo!


    Esse post tá matador três dos meus personagens favoritos em destaque. Demolidor, Tex e Ken Parker é ouro puro. Já havia comentado antes sobre não achar que valeria a pena uma extensão da Saga do "Demo" com a fase do roteirista D. G. Chichester, que considero muito irregular com mais altos do que baixos. Diante disso estaria propenso a não adquirir, mas no fim das contas a "vermice" vai falar mais alto e vou acabar pegando.

    Da parte da DC, a "Saga da Liga" é cofre certo vou fazer completa. Pra mim trata-se de um dos grandes trabalhos do Morrison, diferente do Batman do mesmo autor que achei uma grande porcaria. Kamandi já cofrei esse número 06 que chegou aqui em Goiânia antes do 05, que sigo no aguardo. E quanto ao Sandman essas edições de luxo passam batido, fiz a coleção "30 anos" em capa cartão e fechei a lacuna que faltava pois como alguém pode se considerar colecionador de HQs sem ter "Sandman" no acervo.

    E finalmente Tex e Ken Parker. Desse Superalamanaque do Tex tenho os três primeiros números, todos com histórias com arte e roteiro padrão Tex. Não me lamento pela alteração do formato já que pra mim se trata de uma publicação pra ser adquirida de forma esporádica sem compromisso de fechar coleção. E claro Ken Parker nesse número segue o padrão em alta, mas não é o top da coleção.

    Valeu comandante obrigado pelas informações e até a próxima!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido este começo do "Almanacão", hehe... Amanhã (feriado) devo postar a "Parte 2" no ar (garanto q tem mto coisa boa e interessante pra se comentar nessas próximas postagens tbm - modéstia à parte e com o perdão do "jabá", kkk)!

      A "Saga do Demo"... eu não sei se vou chegar na fase do Chichester (nomezinho xarope de escrever), mas pretendo ir pelo menos até a "Queda do Rei" (q tenho numa "GHM 47" da Abril e lembro q era uma BOA saga). Minha ideia é encerrar a coleção antes de chegar naquela armadura hi-tech (q eu detestava). Tem umas histórias bem legais antes disso, tipo esta com a "Calypso" (nada a ver com a JOELMA, hahaha):

      https://rika.vteximg.com.br/arquivos/ids/238672-1000-1000/-herois_abril_etc-superaventuras-marvel-163.jpg?v=635316685150200000

      A "Saga da LJA" eu vou passar, mas é mais por questões financeiras mesmo (cortes de gastos)... "Kamandi" eu completei (menos uma, rs)! e "Sandmana "eu penso da mesma forma q vc: Embora não seja mto a minha praia (sou mais da AÇÃO e menos da poesia, kkk), TBM me sinto mais a vontade tendo um "Sandman" completo na estante: Peguei as 14 edições dos 30 anos e falta essa da "MORTE" (q é no mesmo formato: capa-cartão)!

      Abs!

      Excluir
  5. E aí Léo! ?
    Achei curioso o XMen Made in Brasil, mas não achei o item no site da editora.🤔
    Quanto ao Tex estou interessado no SUPER, mas aguardo aquele desconto de 50% fora dos pré lançamentos, porque demora uns três meses pra entregar, 🤪😁.
    Confirma pra mim, as vendas dos quadrinhos estão se sustentando somente com as promoções ou o pessoal tá conseguindo comprar com os preços cheios?
    Valeu.👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Wesley... blz?

      O "XM Brasil" tem na comix tbm... embora eu tenha visto no site da "Criativo" mesmo (tava num banner promocional no topo do site)!

      O "Super Tex" eu até encaro se rolar esses 50% de desconto, pois nunca li essa saga de "Pilares"... Qto aos "preços cheios": Atualmente eu tenho me revezado entre comprar algumas coisas na loja daqui (pra ajudar a sustentar meu POINT - é um local q me ajuda a relaxar e desestressar da loucura do dia-a-dia e o q eu puder eu compro ali com preço cheio mesmo) e OUTRAS coisas eu acabo comprando na internet (mas somente qdo consigo de 30 a 50% de desconto e se for no caso algum gibi mto caro custando 3 dígitos, rs)!

      Abs!

      Excluir
  6. Olá Léo!
    Como eu faço parte da "Era Jurássica", "Pernalta" soa-me mais familiar do que "Metalóide". Acostumei-me às adaptações da Ebal que tenho dificuldade em aceitar outras traduções e/ou adaptações. É a idade que chegou; ufa!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      Cheguei recentemente aos 50 ANOS de idade... E o saudosismo bate pesado mesmo, rs!

      Vc deve lembrar tbm do "Pé-na-Cova" então, né? Tradução da EBAL pro "Homem-Púrpura" (Killgrave), kkk!

      Abs!

      Excluir
  7. A mudança no Tex é o fim de uma era (que vem desde o 38 da 1a edição), mas as coisas são assim, ainda que não gostemos. Eu acho que a gourmetização do Tex é uma consequência inevitável das atuais tendências do mercado e do tipo de leitor de "gibi" que sobrou. Possivelmente, o leitor a que te referes (o do buzão) quase não exista mais. Restaram nós, os tiozões com algum dinheiro e que o mercado treinou para consumir edições mais sofisticadas e caras. Então, ou o Tex se gourmetizava e sobrevive mais um tempo ou ficava como estava e perdia mais mercado, pois não se compara aos que está nas gibiterias e sites (as bancas, base desse gibi simples, já foi também ou está indo para a extinção). Se correr, o bicho pega. Se ficar, o bicho come.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alvaro... blz?

      Verdade, amigo... Vc tem toda razão: Acho q no fundo a Mythos não tinha mta opção a não ser "readaptar" o TEX pra NOVA realidade do colecionismo. Afinal, o principal trunfo da Mythos eram os pontos de venda das bancas convencionais, cuja maioria quebrou durante a pandemia (elas já vinham de um quadro desastroso antes disso) e a treta com as distribuidoras tbm foi o prego no caixão do mercado de bancas. Dito isso: meio q só sobrou a internet, MAS o problema é q o tiozão do busão não migrou junto pros meios virtuais e o TEX teve q peneirar um NOVO público (de mesma faixa etária, só q mais informatizado)!

      Seja como for... não acho q o Tex sobreviva à uma próxima geração de leitores (talvez nem os gibis da Marvel/DC consigam)!

      Abs!

      Excluir
  8. Caro Leo,
    Tudo bem? E Tex, que diria vai fechar um ciclo: O ciclo dos formatinhos (não estou contando Turma da Monica e Disney). Assim acaba com Tex, o tipo de formato que abrigou herois, ficção cientifica e terror a custo barato e facil de guardar. E agora abre as cortinas para formatos luxuosos e afins. Apesar que se compararmos com as historias atuais (esta sim que mereciam sair em formatinho e com tesouradas da Abril para historias se tornarem pouquinho melhor) as muitas historias publicadas em formatinho mereciam um formato de luxo, mas vida que se segue. Alias, falando de saudossimo, as historias classicas panfletárias eram melhores do que a de hoje, vejamos: Arqueiro E Lanterna Verde de Oneil e Adams. Surfista Prateado de Lee e Buscema, Aranha Classico (publicado atualmente em CCM e Edição Definitiva), X-men de CC e Byrne e por ai vai. Todas estas publicadas em formatinho que dava seu recado. O cafajeste do Namor era até um vilão repugnante desde dos anos 40, até com suas histórias classicas se perdeu em sua atualização que ficou mais parecido com Aquaman dos 60-70.
    Continuarei comprando, aos poucos e com promoção, os classicos Ken Parker, Aranha Clássico, Saga do Demolidor e CCM Quarteto que ainda continuam passando o recado, infelizmente não mais formatinho. Parafraseando Cazuza: "Meu vicio é risco de falência".
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Celso... blz?

      Infelizmente, é a triste realidade q estamos vendo no mercado de HQs... O FIM do formatinho: Odiado por mtos leitores, mas ainda assim: Era o formato de gibi mais barato q podia se oferecer ao público!

      E vale ressaltar q o processo de "gourmetização" q tá atingindo o "TEX" (formatos econômicos perdendo cada vez mais espaço pros capa-dura deluxe custando mais de 100 reais): É algo q TBM se estende pros mangás e gibis Disney (cada vez mais luxuosa e encarecida)!

      Eu vou seguir mais adiante (na medida do possível) com o meu vício (segundo o Cazuza, rs)... Mas vai chegar um ponto em q terei q jogar a toalha (seja pelas questões financeiras, seja pela falta de espaço em casa, seja pelo desinteresse em materiais atuais)!

      Abs!

      Excluir
  9. Tecnicamente o formatinho clássico também acabou na Disney/culturama. Papel sulfite em formatinho, gourmetizou o formato. (Alexandro -canal do colecionador).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alexandro... blz?

      Pois é, amigo... Mesmo o formatinho já vem sendo "gourmetizado": Lembrei tbm do "Zé Carioca - 80 Anos" da Culturama (formatinho em capa-dura custando 50 contos)!

      E Disney pela Panini SÓ existe em formato extra-deluxe custando mais de 100 patacas, rs!

      Abs!

      Excluir
  10. Fala Léo, estive na Comix e vi esse livro dos X-men, só dei uma passada de olho, e nem fazia ideia de que se tratava de histórias produzidas no Brasil, achei que só alguns " hermanos " tinham essa coragem ou cara de pau, seja como for é um assunto interessante e eu gosto desse ' folclore " da história no mercado editorial de quadrinhos brasileiro, assim como tantos, espero que tragam mais desses " causos ", no mais, não tenho comprado material novo, mas no grupo do Submundo, consegui muito material bom, com preços excelentes, Léo depois da uma olhada no zap. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Esses "XM" brazucas valem uma conferida... nem q seja pela curiosidade (ou bizarrice de algumas histórias, rs)!

      Eu tenho esse material numa versão "artesanal" (fanzine) e espero q a edição atual (q eu ainda não comprei) venha com alguns extras comentando as curiosidades dessa produção na época (creio q a Marvel nem tenha ficado sabendo disso OU não se importou, rs)!

      E fique tranquilo, q vou tentar botar minhas msg de zap em dia ainda hj (aproveitando o feriadão)... Até parei de anunciar gibis no grupo pra botar em dia as negociações atrasadas e pendentes (q acumularam devido à minha mudança de apê)!

      Abs!

      Excluir
  11. opa....bela postagem....morte, assim como toda a saga do senhor dos sonhos, é excelente...gaiman foi pra mim um dos melhores escritores que surgiu em muitos anos...stardust...belas maldiçoes...a antologia fumaça e espelhos (quem nunca leu, leiam neve, vidros e maça...a melhor versao da branca de neve que ja li..)...deuses americanos...ate aquela historia curtinha da hera venenosa que saiu no formatinho dos titas era muito boa...mas infelizmente faz tempo que ta decaindo...arrisquei uns livros novos e desisti de vez...demolidor e ultron é demais mesmo...mas o romitinha compensava...ninguem desenhava os parrudoes da marvel igual ele...lembro do encontro batman/justiceiro...o cara era fera...ken parker o orçamento nao suporta, mas o pouco que li é espetacular...kamandi devidamente encerrada aqui...mais uma obra do mestre na estante...e esse x men ta na minha mira...ultima chance de curtir os xis men do brasil ..sensacional...abraços..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, ajota... blz?

      Brigadão por ter curtido a postagem, amigo... A "Morte" eu ainda não consegui comprar (acabou rápido na loja daqui e tô esperando reposição de estoque). Não sou mto fã do gaiman (o estilo dele nunca me agradou mto e peguei birra pela pessoa q ele é na vida real, kkk): Mas reconheço a qualidade de "Sandman" e a importância dessa HQ em qq coleção. Tbm sou mto grato pela versão 30 anos (capa-cartão) q me possibilitou adquirir a série dentro da faixa de preço q eu queria!

      O "Demolidor" (SAGA) eu confesso q só tô comprando por 2 motivos: A arte do romitinha (eu gostava do traço dele na época) E o saudosismo de relembrar essa fase de "SAM"... a minha revista Marvel favorita nos anos 90, rs. Sem falar q não tenho a "SAM" completa e mtas histórias do demo desse período ainda são novidade pra mim!

      "Ken Parker" foi uma grata descoberta (tardia) pra mim: Q gibi magnífico (altamente recomendável)... "Kamandi" é um KIRBY a mais completo na estante agora, rs. E "XM" BRASIL vai pro boleto assim q virar o mês, hehe!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...