28/06/2019

"El Sorprendente Hombre Araña": E a "Gwen Stacy" Safadona...

Em tempos de "Aranhaverso" (e outras coisas do tipo envolvendo o Cabeça-de-Teia)... Vale a pena conhecer (ou relembrar - pra quem já tinha ouvido falar) o "Sorprendente Hombre Araña" mexicano:

Sim, a Terra do Chaves e do Chapolin já produziu um inusitado gibi do "Aranha" nos anos 70, com histórias nada a ver que se intercalavam com as oficiais da Marvel, e apresentavam uma "Gwen" hiper-sexualizada (a típica mocinha indefesa em poses sensuais pro herói salvar, rs)!

Confira abaixo:

Esta postagem é pra ser a 1º parte de uma série de "Quadrinhos pelo Mundo" (ou algo assim), mostrando diferentes versões de gibis famosos ao redor do planeta... E pra estreia, nada melhor do que o estranho e polêmico: "Homem-Aranha" mexicano. A Editora La Prensa, foi uma das primeiras (ao que me consta) a publicar material da Marvel fora dos EUA, iniciando o gibi aracnídeo ainda em 1963 (mesmo ano em que surgiu a revista americana: "The Amazing Spider-Man"). A versão mexicana, também revezava no mix histórias do "Homem-Formiga" e "Vingadores". O sucesso era tanto, que no começo dos anos 70 a editora resolveu publicar suas próprias histórias e aumentar a periodicidade da revista pra semanal. Foram uns 45 números que se passavam após a morte de "Gwen Stacy" nos EUA (em 1972), mas mantinham a mocinha VIVA (!) na versão mexicana! 

Raúl Martinez & José Luis Durán, eram os responsáveis pela produção mexicana, que, segundo contam as lendas urbanas (não fui a fundo pesquisar se eram verdade ou não) tinham o aval da Marvel na época, o que parece meio difícil de acreditar, mas enfim... "SE" fosse o caso de um material pirata (feito sem autorização da Marvel), também não seria algo estranho no mercado mundial, a exemplo da produção brasileira de "X-Men" (publicada na revista mutante da Editora GEP), que trazia aventuras produzidas no Brasil (e compiladas anos atrás em uma edição especial "PIRATEX", rs - já divulgada aqui no blog): Mas não vou entrar no mérito do material ser oficial, autorizado, pirata, ou não: Pois o que interessa mesmo (aqui pra esta matéria) é que foi produzido e impresso (com capas sensuais e provocantes, hehe)!

Entre os novos vilões criados pro aranha mexicano, tínhamos um "Hombre de Hierro" e um "Hombre Gigante" (sem relação nenhuma com os homônimos da Marvel), além de uma versão do casamento de Peter Parker com Gwen Stacy (ao invés da Mary Jane): Em que tudo era "apenas um sonho" (ou delírio), recurso bastante manjado pra faturar em cima de um evento importante e terminar dando um banho de água-fria no leitor, desconsiderando tudo logo em seguida. As tramas eram bem bobinhas, sem aprofundamento narrativo ou psicológico dos personagens, e mostravam basicamente a Gwen em poses excitantes (numa das capas acima, deixaram ela bem popozuda, kkk) e esperando ser salva pelo herói (no melhor estilo: "Penélope Charmosa"). Engraçado, é que em muitas capas ela se destacava até mesmo mais do que o próprio "Aranha" (que ficava em plano de fundo)!

Até+

PS: E a seguir aqui no "Submundo"... Uma matéria especial sobre a nova fase de ELITIZAÇÃO do mercado nacional, com publicações mais caras ($$$) que o normal, distribuição restrita, tiragens reduzidas, desleixo, e coleções canceladas. Afinal, que p* tá acontecendo? Não percam os próximos posts neste Bat-canal!

48 comentários:

  1. caramba, muito legal isso! inclusive achei as artes, tanto das capas quanto da arte interna, muito bonitas, do estilo clássico que gosto muito mais do que essa coisa modernosa de hoje em dia em que todo mundo sai com cara de adolescente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, adilson... blz?

      Concordo contigo, nem se compara esse tipo de arte mais realista (e com capricho nas "curvas" da Gwen) com o tipo de porcaria q fazem atualmente (arte mais caricata e nas coxas: parecem mais rabiscos do q qq outra coisa)!

      Sou mil vezes esse aranha e a gwen mexicanos mesmo, kkk...

      Abs!

      Excluir
  2. Caraca!😯
    Se o conteúdo tiver a mesma qualidade da capa foi uma coisa boa.
    Os mexicanos adoram uma novela. Além de não considerarem a morte da Gwen ainda a transformaram em uma Maria do bairro. Ou seria usurpadora já que a original estaria morta? Kkkk Roberto 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto Xavier

      Excluir
    2. E aí, Roberto... blz?

      Hahaha, depois da "Gwen-Colne" e da "Gwen-Puta" (descaracterizada num retcon medonho)... essa é a "Gwen-Usurpadora" mesmo, kkk!

      Eu tenho poucas dessas edições baixadas... As histórias são bobinhas sim (previsíveis e com a profundidade de um pires, rs), mas valem pela arte sensualizada da gwen (e pela raridade do material em si)!

      Abs!

      Excluir
  3. Minha nossa!! Que fabuloso!!👏👏👏👏 Nunca tinha ouvido falar desse material! Até que a Gwen "puta" já ouvi falar, mas numa versão mexicana, primeira vez,rs! E olha, sendo sincero, eu preferiria essa Gwen "à mexicana" ,com uma arte ao estilo clássico, à vadia que transou com Osborn!! Aff... Seria melhor terem deixado ela morta,não?? Não dá pra entender por que a Marvel se atreve a estragar personagens, ainda bem que não tenho esse lixo na coleção,rs! Mas, enfim, uma bela matéria!! O Submundo,como sempre, vai a fundo nas pesquisas e nos traz fatos bem interessantes! Valeu Leo! Ah, uma pergunta, você tem alguma dessas raridades? Fiquei curioso agora!kkkk

    Abs!
    Leonardo Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Leo... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido a postagem (tbm curto essas coisas mais "inusitadas" dos gibis, kkk)!

      Eu até tenho vergonha de confessar, mas ainda mantenho na coleção a polêmica edição em q a Gwen CHIFRA o Peter e transa com o Norman... Na época eu comprei só essa edição pra ler a tosqueira e comentar num fórum q eu participava. Mas é ruim demais mesmo, e como se já não bastasse ser CORNEADO, o Peter ainda se revela um VIRGEM q perdoa a chifrada e ainda assume os filhos q o Norman fez na gwen. Ou seja: é mais um LIXO de história da Marvel moderna, onde tentaram empurrar essa ideia de q o Peter casou VIRGEM com a MJ (isso já tinha rolado tbm na mini-série da "Gata Negra" do Kevin Smith, na qual ela revela q sempre foi "amiga" do peter e nunca trepou com ele. Coisas da Marvel atual, q vive querendo LACRAR e "cabaçalizar" (acho q inventei essa expressão, kkk) seus personagens!

      Qto à sua pergunta... Eu tenho apenas uns 2 ou 3 scans dessas revistas, mas queria ter as 45 edições completas (mesmo q apenas em scan, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  4. Oi Leo!

    Já vi algumas coisas deste Aranha Mexicano, e olha tem umas cenas pra deixar qualquer fã da Gwen literalmente doido! Você usou imagens instigantes, porém mais contidas, porque os desenhistas "caprichavam' mesmo, principalmente nas cenas dela de lingerie!

    Hoje este material se tornou cult e raro, sorte de quem tem ele na coleção!

    Acho difícil acreditar que os artistas tinham o aval da Marvel na época, porque eu estava lendo entrevistas com o Roy Thomas nas edições de Crônicas de Conan e ele conta as dificudades na época em publicar o título do Cimério, desde as baixas vendas até os desentendimentos com Stan Lee que era inflexível em suas idéias (inclusive mandou cancelar o título do Conan na época, mas Roy Thomas se recusou a obedecer).
    As coisas eram boas para nós leitores que líamos, materiais de alta qualidade num dos períodos mais criativos e memoráveis da editora, já nos bastidores as coisas não eram fáceis!

    Os mexicanos é que estavam certo criaram sua própria cronologia para o Aranha e não mataram a Gwen.Por isso e por tudo que fizeram, merecem meus parabéns porque como fã incondicional da Gwen preria que ela não tivesse morrido e se era pra ser safada que fosse com o Aranha e não com o Norman Osborn como fizeram décadas depois na cronologia oficial!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Élcio, fiquei curioso: por que o Stan Lee queria cancelar o Conan? hehe

      Abraço!

      Excluir
    2. Olá Leo! Sou fã dessas capas.

      As composições mesclando ilustrações originais de Byrne, Buscena, Romita e Andru com a Gwen "decalcada" de poses reais com modelos extraídas de revistas de moda e "mulher-pelada" da época são sensacionais.

      Abs,
      VAM!

      PS: E já estou aguardando desde já por essas revelações sobre oque tem acontecido com o Mercado Nacional de Quadrinhos.

      Serão essas informações vazadas de fontes protegidas, que vão nos mostrar a verdade dos fatos, que me parece estar sendo propositalmente ignorada por outros sites, blogs e YTbers?!

      Excluir
    3. Curiosamente o ComicVine só cataloga "El ASOMBROSO Hombre Araña" também publicada no México por outra editora "Novedades Editores" que assumiu o personagem em 1980 após a "La Selva" cancelar sua "SORPRENDENTE", durando 559 edições.

      Agora, nem só da Gwen viviam as capas da La Selva, olha a Vampirella, marcando presença também:

      https://i.imgur.com/xcU1qEo.jpg

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    4. Oi Vinícius Alves Hax!

      Stan Lee queria cancelar o Conan pelas baixas vendas do título na época! O Cimério não vendia bem mesmo depois de mais de um ano sendo publicado, e Stan Lee queria o Barry Windsor Smith em título de super herói (prioridade do Stan e da editora na época), já que ele era um artista muito detalhista e de certa forma estava insatisfeito de trabalhar no Conan, fora os atrasos dele em entregar os storyboards.

      Porém, o Roy Thomas desobedeceu o Stan Lee, que era o editor chefe da época e foi até Martin Goodman Diretor Editorial que era o único que podia cancelar títulos da editora.

      Goodman também concordava com Stan Lee, mas Roy Thomas então deu sua cartada e disse que se Stan quisesse levar Barry Windsor Smith para algum título de super herói, que ele levasse, que ele arrumava outro artista para o título do Conan mas que ele não aceitava o cancelamento.

      Stan Lee acabou cedendo e deixou pra lá o impasse, e o Conan continuou, e se tornou sucesso de vendas absoluto a partir das duas edições desenhada por Gil Kane adaptando o conto- Os Deuses de Bal-Sagoth, porque as capa eram de ninguém menos de John Romita.

      Gênios também erram! Ainda bem que Roy Thomas "peitou" Stan Lee, e não deixou ele encerrar precocemente uma das melhores publicações de HQs já criadas!

      Eu gosto muito de saber\ver histórias de bastidores, seja de filmes ou de HQs, porque as coisas não são fáceis como parecem,e às vezes temos a sensação de que só nós passamos por percalços, sendo que até no nicho que gostamos para nos distraírmos as as coisas passam por conflitos até chegarmos ao produto final!

      Fica difícil chegar numa banca e pagarmos uma edição e imaginarmos o conflito que existiu para ela ser feita!

      Ademais, eu vivi para ver Gil Kane desenhar o Conan já que nunca tinha lido estas duas histórias que saíram duas vezes no Brasil, mas em preto e branco nas edições de A Espada Selvagem de Conan nº 58 e 59, e 204 e 205 (1989 e 2001) e pela primeira vez agora coloridas!

      Não sou fã do Gil Kane, pois acho sua arte muito "básica" melhor dizendo, e talvez em preto e branco elas tenham ficado até melhores!

      Abraços!

      Excluir
    5. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Olha, se por acaso vc tiver mais imagens desse material mexicano (como as cenas q vc relatou) e puder me repassar, eu te agradeço: Pois só tenho uns 2 ou 3 scans e não encontrei mto mais do q isso pela internet, rs!

      Será q nem no México encadernaram essa fase? Taí um material q eu gostaria de buscar nem q fosse só pela raridade e curiosidade em si...

      E realmente, hj (com a internet) veio à tona toda a merda q rolava nos bastidores da Marvel na época q pra nós sempre foi gloriosa, rs... Mas independente dessas tretas q rolavam entre o Stan Lee, Ditko, Kirby, Thomas, etc, parece q a coisa ainda funcionava MELHOR do q hj, né? hehe!

      No mais... Tbm sempre fui fã da Gwen, a namoradinha dos sonhos de todo moleque q lia o aranha (no meu caso, nos tempos da RGE): e não gostei qdo mataram ela (acompanhei a tragédia e suas repercussões pela RGE mesmo)!

      Abs!

      Excluir
    6. "Serão essas informações vazadas de fontes protegidas, que vão nos mostrar a verdade dos fatos, que me parece estar sendo propositalmente ignorada por outros sites, blogs e YTbers?!"


      E aí, VAM... blz?

      Sim, pelo visto: Sim... Tem um certo tipo de informação q NUNCA veremos nos canais oficiais das editoras e NEM (mto menos) nos canais q puxam o saco de editores e lojas virtuais de grande porte (de onde tiram uma graninha comissionada de vez em qdo, rs)!

      Tem mta coisa rolando nos bastidores do mercado (não só 1 ou outra editora)... e pouco se fala no assunto por aí (e reclamo disso na condição de LEITOR tbm, não apenas blogueiro)!

      Abs!

      Excluir
    7. "https://i.imgur.com/xcU1qEo.jpg"


      E putz... é a "Vampirella" mesmo, kkk!

      Abs!

      Excluir
  5. Leo, fizeram histórias novas porque lá a numeração encostou na deles e usaram essa manobra pra continuar a revista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eles tbm aumentaram a periodicidade da revista de mensal pra semanal... justamente devido ao sucesso de vendas na época E pela falta de material original americano!

      Abs!

      Excluir
  6. Saudações, LEO. Meu amigo, essa GWEN É muito linda, gostosa e realmente destoa daquela GWEN "sonsa" que nos acostumamos a encontrar nas aventuras oficiais do cabeça-de-teia. Não conhecia nada disso. Mas vejo que os mexicanos entendem de mulheres. Muito obrigado pela postagem. Força sempre. Ronilson Teles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ronilson... blz?

      Valeu mesmo por ter curtido a matéria... Vou ver se retomo esta coluna futuramente com outras curiosidades mundo afora, pensei em trazer pra uma próxima postagem dessas: "LA MASA" (O "HULK", kkk)!

      E realmente, os mexicanos entendem do babado, hehe... Poucas vezes vi a gwen tão lasciva e voluptuosa assim, kkk!

      Abs!

      Excluir
  7. Olá Léo!!! Muito INTERESSANTE essa Gwen mexicana. Bem que esse material poderia aparecer por aqui. Tenho certeza que haveria um incremento nas vendas de quadrinhos. E aproveitando, vc saberia informar se há previsão do segundo volume da Edição Definitiva do "Fabuloso Homem-Aranha" de Lee e Ditko?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      Pois é, alguém (editora ou pirateiro) devia digitalizar E publicar esse material mexicano sim (eu estaria na fila pra comprar, kkk)!

      Qto ao Vol. 2 do "Aranha"... Por enquanto, nada de previsão: Mas é um bom sinal o recente RECALL feito na ed. 1 (isso é sinal de q a ideia de se publicar o resto segue adiante)!

      Abs!

      Excluir
  8. E aí, leo, beleza?

    Esse material veio à baila por conta de uma postagem de um editor que queria ver a Marvel reimprimir isso. A arte do Durán era muito similar ao Romita e foi isso que fez Stan Lee aprovar o processo.

    Grande postagem! Abraço;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Lierson... blz?

      Pô, a ideia desse editor seria sensacional... Bem q podia encadernar esse material mesmo, hein?

      Abs!

      Excluir
  9. descobri a solução para o fundo preto do blog: leio o post pelo feedly.com
    ótima materia
    Leo, quando vc vai fazer um post sobre sua coleção?
    Pensa em criar uma seção sobre as estantes do leitores, com direito a fotos enviadas?

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Scant... blz?

      Brigadão mesmo pela sugestão do "feedly" (já anotei aqui pra recomendar pra galera)... Valeu mesmo!

      Qto à minha coleção... Por coincidência, postei várias FOTOS semana passada no grupo do "Submundo" no face (se quiser participar, é só me avisar: pois o grupo é "SECRETO", hehe - basta me add no face e mandar msg pedindo pra liberar no grupo, blz)?

      Mas devo postar umas fotos melhores por aqui no blog TBM... Minha coleção tá uma bagunça no momento, com mais de 500 gibis empilhados na cama (esperando pra irem pra estante), mas postei as fotos no grupo assim mesmo, kkk!

      Qto à coleções de leitores... Gostei da ideia, vou pensar numa forma de viabilizar aqui no blog: Obrigado mesmo pela sugestão (qdo eu postar as minhas, vou deixar um endereço pra me mandarem fotos tbm)!

      Abs!

      Excluir
    2. Fala meu caro Leo... Interessei nesse grupo secreto... Mas a pergunta é: como eu te adiciono no face??? Rs

      Excluir
    3. E aí... blz?

      É só me procurar no face (só deve ter 1 "Leo Radd", rs)!

      Abs!

      Excluir
  10. Homem Aranha,Gwen Cadillac e um viking na capa? Sucessooooo
    Silvio Gularte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Silvio... blz?

      A "Gwen Cadilac" era uma moça mto abundante, kkk:

      https://i.imgur.com/zlcwqsw.jpg

      Abs!

      Excluir
    2. "Roda, roda, roda e avisa..."

      E pensar que o máximo que os americanos conseguiram vislumbrar das curvas generosas da "Chacrete Stacy", foi nessa edição do Aranha onde ela posa de biquíni na Terra Selvagem.

      https://files1.comics.org//img/gcd/covers_by_id/1090/w400/1090243.jpg?3020261815384859218

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. Oi, VAM... blz?

      A imagem não tá aparecendo, mas eu acho q sei qual é essa história... Saiu na "CHM do Aranha" Vol. 9 (com o "Kraven" na capa, né?

      Abs!

      Excluir
    4. Essa mesma.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  11. Oi Leo!

    Infelizmente, não tenho mais esta imagem, que deve ter se perdido quando troquei meu antigo HD. Esta imagem eu peguei faz muitos anos, antes até de começar a frequentar o blog.Mas vou procurar, com sorte eu acho novamente.
    Aqui tem uns links com mais imagens, e com a explicação da suposta permissão da Marvel para o Aranha mexicano ter seu "passe livre" criacional na terra do Chaves.

    https://protocolosmarvel.files.wordpress.com/2014/05/image231.jpg
    https://protocolosmarvel.files.wordpress.com/2014/05/image26.jpg
    https://comicbookspeculation.com/2019/02/20/spotlight-on-la-prensa-spider-man/
    https://codigoespagueti.com/noticias/comics-hombre-arana-hechos-mexico/

    A Gwen foi uma personagem que me impactou muito na infância, acho que por causa dela que desenvolvi minha minha paixão por loiras.Sempre tive loucura por elas desde a infância, e puxando pela memória creio que seja ela que tenha sido o pivô de tudo, afinal, li a morte dela bem pequeno e isto me impactou muito na época!

    Ainda sou louco pela personagem, tanto que só assisti ao Aranhaverso mais por causa dela, e acabei comprando as duas edições dela que a Panini lançou, é legal, não é ruim não!

    Até já cogitei comprar a miniatura dela que a Eaglemoss lançou na coleção Fact Files, que infelimente não aparece o rosto dela, mas é ela!

    Sei que tem a Gwen tradicional na coleção 3D, mas acho que esta não vem pra cá! Mas meu sonho maior da Gwen em estatueta é esta:

    https://www.worthpoint.com/worthopedia/art-asylum-marvel-milestones-gwen-1817561994

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, valeu mesmo, Elcio...

      Essas imagens eu não tinha visto ainda (já salvei no meu arquivo-gwen, rs)!

      Sigo procurando tbm mais scans das edições mexicanas... ainda tenho a ideia de um dia imprimir isso na gráfica q trabalha pra mim (mas quero ter todos os scans em alta qualidade, se possível)!

      Tbm gostei dessa bonequinha em 3D q vc postou no link... ficou perfeitinha mesmo, hein?

      Abs!

      Excluir
  12. Um comentário que eu li em um grupo de colecionadores de gibis internacionais e acredito ter bastante chance de ser verdadeiro é que o pessoal da La Prensa pode ter entrado em contato com o pessoal do departamento de licenciamento da Marvel, que deram o aval (afinal, mais edições, mais royalties), sem abrir a boca para o pessoal da área editorial, que certamente não teria dado permissão, preocupados com o bendita cronologia.

    Sobre imprimir fac-símiles, teve uns alemães que já fizeram isso. Um americano que conheço comprou uma edição e ia começar a retraduzir a edição para o inglês!

    E não sabia sobre isso sobre histórias dos X-Men produzidas aqui, só o do primeiro crossover Marvel DC do Almanaque do Globo Juvenil. Sabia que tinha capas nativas desenhadas pelo Gedeone, algo comum, mas histórias nativas? Nunca!

    E sobre a Gwen, ela era mais interessante no run do Ditko, quando ainda tinha personalidade forte. Pelo que eu li, nem o Romita, nem o Conway e nem o Gil Kane gostaram da mudança de personalidade que o Stan Lee mandou implementar após a saída do Ditko, tanto que acabaram por arquitetar a sua morte!

    Obs 1: Parece haver histórias originais do Doutor Estranho também!

    Obs 2: Descobri a uns dois dias que o Stan Lee pediu ao Adolfo Aizen para que ele publicasse as revistas da Marvel após o Aizen ter-lhe enviado uma edição do Capitão América em cores! O Lee gostou tanto da qualidade que pediu para o Aizen fizesse a impressão na sede da Ebal, mas o custo do papel em dólares foi um impeditivo.

    Obs 3: Um dia compro essa do Doutor Destino!

    ResponderExcluir
  13. Além das histórias do Aranha e do Dr Estranho, no último link tem a menção de histórias da La prensa do Nick Fury e de histórias posteriores já na fase da Macc do Punho de Ferro, "Garota do Kung Fu", ambas piratas e uma história moderna de 2017 do Aranha em uma cidade mexicana

    ResponderExcluir
  14. Eu gostava da Felícia Hardy do desenho de 1994. Aliás era apaixonado por ela e pela Mary Jane desse desenho. Ambas gatíssimas.

    ResponderExcluir
  15. pois é, ótima postagem... mas me fez mal!!! olha só onde eu fui parar...
    http://www.adventuresinpoortaste.com/2019/01/14/spider-gwen-cosplay-by-enji-night/

    calma meninos, não tem nada demais!!!

    ResponderExcluir
  16. Prefiro a Gwen Piranha do que a Gwen Aranha

    ResponderExcluir
  17. "E não sabia sobre isso sobre histórias dos X-Men produzidas aqui, só o do primeiro crossover Marvel DC do Almanaque do Globo Juvenil."


    E aí, Kromak... blz?

    Saca só a CAPA da edição "piratex" contendo TODAS as histórias brasileiras dos "X-Men":

    http://3.bp.blogspot.com/-0QUe3LFkjN0/VMhdFcz5kSI/AAAAAAAAV50/Des24Vr7h70/s1600/Arquivos%2BXM.jpg

    Eu divulguei em 2015 aqui no blog, neste LINK:

    http://submundo-hq.blogspot.com/2015/01/papo-de-gibi-arquivos-x-men-hqs.html

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. Salve, Léo, tb ok?

    Cara, que comentários deu a Gwen, não? Eu tb sempre achei ela o máximo qdo garoto e não acreditei na morte dela qdo saiu pela EBAL. Acabei trocando esta edição e umas outras pelo Caps #1 da Abril, e nunca mais consegui achar outra.

    Vc ou outro dos parceiros do blog poderiam recontar como ser deu a troca dela (a decisão da morte) pela Mary Jane (que nunca engoli muito)? É a estatueta dela é fantástica mesmo, não? Qto à Gwen que transou com o Osborn, para o leitor que conheceu as melhor fase do aracnídeo, isso simplesmente nunca eczistiu, como diria Padre Quevedo.

    Bem, não tenho Face, mas gostaria de ver coleções de todos. Legal essa idéia.

    Abraxx ae!

    CAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Cal... blz?

      A morte da Gwen eu acompanhei pela RGE nos anos 70... Eu não conhecia as revistas da EBAL na época, pois comecei com a RGE mesmo e nos sebos busquei alguma coisa da BLOCH (por ser colorida - eu não curtia P&B qdo moleque)!

      Não sei exatamente pq os editores da Marvel escolheram a MJ... Talvez (quem sabe) pelo fato da gwen ser mto "namoradinha" ingênua, enquanto a MJ tinha personalidade mais forte. Já fazia um tempo mesmo q a MJ era a 2º na lista de peguétes do Peter (qdo a gwen morreu, ele ainda levou um tempo pra assumir a MJ como oficial)!

      E sim, a própria Marvel acho q desconsiderou o lance da gwen-puta, hehe... o plot todo era horroroso: até os filhos q ela teve com o Norman voltaram adultos pra se vingar do aranha (um LIXO)!

      Abs!

      Excluir
    2. Ôpa!
      Errei. Eu tive a edição pela RGE, não pela EBAL! Acabei trocando essa edição e umas outras pelo Capitão América # 1, da Abril, pois só me faltava ela. NUNCA mais consegui essa edição, #18 ou 20, não me lembro agora... Se não me engano, havia uma chamada de capa "Uma dessas pessoas vai morrer, quem?".

      Abraço.

      Cal.

      Excluir
    3. E aí, Cal... blz?

      Sim, eu lembro dessa chamada de capa da RGE... Mas era uma chamada mentirosa, pois na verdade: 2 (DUAS) daquelas pessoas iriam morrer, hehe (A Gwen e o Norman)!

      Abs!

      Excluir
  19. A capa eu conhecia, mas não tinha idéia que tinha histórias piratas :P

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem? É que estou bastante interessado nessas HQs mexicanas do Homem Aranha e queria saber se você tem algumas scans. Se tiver, poderia repassar para todo mundo ler? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jota... blz?

      Não tenho scans, apenas algumas imagens avulsas de capas e pág internas!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...