07/12/2018

"Dossiê OLD!Gamer" (Vol. 4): O "Mega-Drive" 16-Bits da Sega...

Nesta 3º e última postagem do COMBO TRIPLO sobre a coleção de "Dossiês" de vídeo-games clássicos... Um dos maiores sucessos dos anos 90 (no Brasil e no mundo): 

O "Mega-Drive"... O console de 16-Bits da Sega, com um dos catálogos de jogos mais populares entre os gamemaníacos da época!

Confira abaixo (e não perca a seguir: As novidades da CCXP - no AR nesta terça, aqui no "Submundo"):

Terminei de ler agora a pouco esta edição do "Dossiê OLD!Gamer" dedicada ao "Mega-Drive"... O console de 16-Bits (o dobro do "Nintendinho") da Sega lançado em 1988 no Japão, 1989 nos EUA, e em 1990 no Brasil (com grande sucesso em todos os países). Também conhecido como: "Sega Genesis", o Mega teve uma farta variedade de jogos lançados pra sua plataforma: 957 títulos segundo a lista do site "Moby Games" e cerca de 550 comentados (com FOTOS) neste Vol. 4 da coleção dos dossiês. Famoso também pela variedade de acessórios, o console tinha a seu dispor: O "Sega CD" (uma expansão feita pra aceitar jogos gravados em CD), o "32 X" (com ele, o sistema ganhava 2 processadores auxiliares de 32 Bits e uma paleta mais ampla de cores), a "Menacer" (pistola pra jogos de tiro), o "Sega Mega Adaptor" (que permitia jogar cartuchos do "Master System"), e um controle "Arcade" (igual ao dos fliperamas), entre vários outros. A edição do Mega tem 300 pág e pode ser encontrada na faixa de 30 reais (em encalhes de banca e lojas virtuais)!

Entre os principais destaques em jogos: "Sonic" (o porco-espinho veloz e mascote da Sega, teve uns 5 jogos lançados), "After Burner II" (no fliperama, era jogado numa cabine de avião), "Cap. América & Os Vingadores" (ótimo jogo de briga, foi aqui que eu conheci o "Visão" todo branco da fase Byrne, rs), "Mickey - Castle of Illusion" (FOTO acima: o melhor jogo do rato feito até hoje), "Columns" (variação do "Tetris" com jóias e pedras preciosas), "Devil's Crush" (5º FOTO de cima pra baixo: EXCELENTE jogo de pinball com figuras demoníacas e várias fases), "Fantasia" (baseado no desenho clássico de Walt Disney: Mais um desafio pro "Mickey" enfrentando aquelas vassouras ambulantes), "Golden Axe" (6º FOTO acima: Jogaço estilo "Conan - O Bárbaro", teve 2 sequências), "Gynoug" (um dos meus favoritos: onde uma espécie de ser alado enfrenta monstros e naves em forma de locomotiva - ritmo alucinante), "Lethal Enforcers" 1-2 (jogos de tiro com pistola e "atores" reais na tela)...

"Mortal Kombat" 1-3 (a versão do Mega tinha vantagem sobre a do seu principal concorrente, o "SNES", por conter SANGUE e todos os "Fatalitys" SEM censura, ao contrário do console da puritana Nintendo), "NHL Hockey" (melhor game de Hockey no gelo, com pausa pros jogadores brigarem de soco entre si durante as faltas - rs), "OUT RUN" (FOTO acima: Meu jogo preferido de corrida de todos os tempos), "PIT Fighter" (FOTO acima: Briga de bar com "atores" digitalizados - um precursor de "Mortal Kombat"), "Robocop Vs. Terminator" (O policial do futuro destroçando punks e exterminadores com violência extrema), "Altered Beast" (2º FOTO acima - Vire lobisomem pra enfrentar criaturas bizarras), "Strider" (jogaço de plataforma), "Sunset Riders" (bang-bang que todo mundo jogava com o "Cormano" - kkk), "Thunder Force III" (meu jogo de nave favorito do Mega), e "Quack-Shot" (estrelado pelo "Pato Donald" - FOTO abaixo)! Bons tempos e boas lembranças de "Mega-Drive", rs! 

Até+

PS: A coleção (até o momento) traz: "Master System" (Vol. 1), "SNES" (Vol. 2), "Playstation 1" (Vol. 3), "Mega-Drive" (Vol. 4), "MSX" (Vol. 5), "ATARI" (Vol. 6), "Nintendo" (Vol. 7), "Sega Saturn" (Vol. 8), "Nintendo 64" (Vol. 9), "Neo Geo" (Vol. 10), "3DO" (Vol. 11), "Game Boy" (Vol. 12), e "ARCADE - Parte 1" (Vol. 13)!

31 comentários:

  1. leo fiquei sabendo de uma notícia triste em relação á HQ Brasileira esquadrão amazônia que pode prejudicar futuras publicações: O desenhista e criador (joe bennet) brigou com seu (ex)amigo e roteirista Alan .
    A Briga começou porque um apoiador (que não recebeu a hq até o evento) foi perguntar pro joe o que aconteceu com o projeto e o mesmo respondeu e ainda falou que ele sofreu um "golpe" no projeto (e o rapaz postou isso no face junto com uma foto da hq). O Alan viu e começou a fazer vários textões no face (o que chegou a irritar o joe que o ameaçou de processo se não tomasse cuidade, segundo posts do alan). E Pra piorar o Alan postou também que o Joe é "estrelinha" e por ser famoso acha que tem razão (além de criticar porque votou no Bolsonaro kk).
    Enfim o futuro da revista é incerto (mesmo o alan afirmando que abandonou o projeto), uma pena pois a revista tinha futuro .
    E pensar que tudo isso ocorreu porque o alan (que comandou todo o projeto do catarse) fez umas cagadas nos cálculos.

    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivan... blz?

      Essas brigas de bastidores entre artistas e roteiristas são bastante comuns no meio... Só q nem todas vem à tona e são expostas publicamente dessa forma (e qdo isso acontece é sempre péssimo pra imagem dos envolvidos E pra franquia ou título da HQ em questão). É exatamente o caso aqui: Acho q agora esse projeto vai pro saco de vez, pois até a confiabilidade do Catarse foi posta à prova (eu acompanhei o caso nas redes sociais e te confesso q tbm achei q ficou ruim pra essa forma de financiamento coletivo - se os apoiadores correm o risco de não receber a edição e ficar por isso mesmo, aí complica)!

      No mais... Tbm achei uma babaquice dos caras envolverem questões políticas na jogada: Se cada um cuidasse da sua vida e dos seus posicionamentos políticos, mta treta e mta merda seria evitada pra ambos os lados. Eu NÃO discuto política com ninguém: Mto menos com quem eu sei q pensa diferente de mim (é perda de tempo e ultimamente valorizo cada vez mais o meu tempo). Tenho minhas convicções bem definidas e não me importo com quem tenha uma opinião contrária (não brigo e nem desfaço amizades por causa disso). Mas enfim, só achei uma atitude descabida os caras exporem isso dessa forma pra denegrirem um ao outro!

      Enfim... Já adianto q aqui no blog não rola mais isso de manifestações políticas a favor ou contra qq candidato ou governante (não custa avisar pra caso alguém venha querer comentar sobre isso - comentários do tipo serão deletados pra evitar NOVAS brigas por aqui)!

      Abs!

      Excluir
    2. Pior é que fiquei sabendo que o Alan criou uma página no face chamado "esquadrão fiasco" kk. E ainda disse que ia mostrar financeiramente que ele não roubou o dinheiro de ninguém e que tudo foi erro de cálculo mesmo.

      Ivan

      Excluir
  2. Cormano era O Cara!

    Não sou muito de consoles, mas o Genesis/Mega Drive foi provavelmente o melhor e mais bem sucedido console da Sega. Ainda assim, não conseguiu bater o SNES, o que eu considero uma injustiça histórica, já que o console da Sega tinha os melhores jogos. Depois a Sega decaiu e foi liquidada de vez com a ascensão da Sony. Uma pena!

    ResponderExcluir
  3. Fala, Leo !

    O primeiro game que joguei na vida foi o incrível, surreal e fodástico Duke Nukem 3D.
    No princípio, eu não sabia muito o que fazer; mas, quando comecei a andar e a correr por aqueles cenários, pular, abrir portas, detonar os porcos alienígenas vagabundos que cruzavam o meu caminho, explodir extintores e latas de lixo, jogar bombas, atirar com várias armas, beber água, mijar, acender luzes, meter chutes...então, num momentâneo lapso de razão, e completamente extasiado por estar naquela realidade virtual, eu exclamei: "Putaquiupariu ! Tudo isso é maneiro pra caralho !!!"

    O segundo game que me viciou inteiramente foi o Rally Championship 2000. Simplesmente, fudido !!!

    E o terceiro, que me fez pirar de vez, foi o Need For Speed Underground 2.
    Do caralho, mermão !!!

    Nas minhas férias, já é tradição jogar o Duke Nukem Manhattan Project. Maneiraço !!!
    Todos esses são jogos bem antigos, mas que curto DEMAIS até hoje.
    Muitos deles, eu consegui pela extinta Full Games. Uma revista que era especializada em jogos para PC.

    Meus filhos jogam PS4 ou sei-lá-o-quê. Mas os carinhas curtem mesmo são os meus jogos pra PC.
    Hahaha !!!

    ResponderExcluir
  4. blz leo?

    o mega drive foi o ultimo vídeo game que joguei bastante, os dois mickey que vc citou, thunder force III, quack shot,strider, golden axe, kid chamaleon e outros que não lembro são jogos muito legais.
    atualmente tenho um xbox 360 que comprei pras minhas filhas.

    abraço

    ResponderExcluir
  5. E aí Leo. O Castelo de Ilusão joguei bastante no console antigo do meu sobrinho, é tão maneiro que comprei o remasterizado pro meu PS3. Muito show.

    ResponderExcluir
  6. O Mega Drive é o videogame que está guardado no meu peito. Os jogos de pancadaria eram os melhores (Golden Axe e Street of Rage, principalmente). Era fantástico jogar uma partida com dois jogadores simultâneos no Mega!

    Eu tinha o jogo do Homem-Aranha, foi por ele que conheci os vilões clássicos e realmente me interessei pelo aracnídeo.

    E, para quem curte quadrinhos, recomendo Comix Zone. Um quadrinista literalmente percorre as páginas de uma HQ, pulando de quadro em quadro e falando por balões. Bem criativo.

    Pit-Fighter também é muito bom. Gostava pelo realismo (se compararmos com o Street Fighter II, por exemplo). Não tinha magia nem nada (só uma pílula que dava invulnerabilidade temporária, é verdade), o público empurrava os lutadores, lançavam facas, era possível arremessar vários elementos do cenário... Muito louco esse jogo!

    Road Rash seguia o mesmo esquema de violência realista, só que em corridas de moto ilegais.

    Columns I e II, pra mim, são muito melhores que Tetris!

    Gosto de pinball, e Devil’s Crash é um dos melhores. Ótimo visual e uma das trilhas sonoras mais empolgantes do Mega.

    Ghostbusters, Kid Chameleon, Super Mônaco GP... São muitos os jogos que me marcaram, mas o mais diferente talvez seja Moonwalker, estrelando Michael Jackson! De um filme bizarro, fizeram um dos melhores games: cenários bem feitos, trilha sonora clássica, jogabilidade ótima, com vários movimentos, e o poder de matar os inimigos com a coreografia dos clipes! Kkk

    ResponderExcluir
  7. So mais o super nintendo xD

    ResponderExcluir
  8. A melhor época dos games foi nos anos 90. Mega Drive e Super Nes mandavam demais,e considero o Snes o melhor console de todos os tempos, inclusive tenho o meu até hoje e sempre estou jogando.

    ResponderExcluir
  9. Em relação aos extras do Genesis, também houve o SVP (sega virtual processor), um processador extra que incrementava as capacidades do console. Foi feito para rivalizar com os diversos processadores extras que foram empregados em diversos jogos do Snes. No caso do Genesis, foi usado apenas no Virtua Racing. Também foi planejado para ser usado com o Daytona USA e com o Virtua Fighter, mas esses acabarem por ser lançamentos exclusivos do Saturn

    ResponderExcluir
  10. Meu console favorito de todos os tempos! Os jogos do Mega possuem um carisma todo especial!

    ResponderExcluir
  11. Blz xará??


    Que matéria interessante!! Só aguçou a minha vontade de jogar esse Mega-Drive da Sega. Um dos melhores jogos que já joguei na minha modesta infância foi o Sonic:as fases, os "chefões",rs,um clássico da Sega! Hoje, é fácil encontrarmos jogos dele no Google Play. Não me canso de jogar!!
    Esse Robocop já acho mais perfeito do que o da versão do SNES. Os gráficos do jogo são bem melhores!
    Tem uns jogos que nunca joguei... Um deles foi o Golden Axe(parece ser bom) e Mickey Castle Illusion! Tomara que tenha um emulador com todos esses jogos aí!! Muito massa mesmo!!

    Abs!
    Leonardo Goulart

    ResponderExcluir
  12. "Não sou muito de consoles, mas o Genesis/Mega Drive foi provavelmente o melhor e mais bem sucedido console da Sega."


    Oi, Hunter... Tdo bem?

    Verdade, o Mega-Drive tinha um catálogo melhor de jogos, mas perdeu terreno pro SNES (q tinha uma capacidade gráfica ligeiramente melhor - a ponto de replicar um "Street Fighter II" igual ao do fliperama - e um marketing mais agressivo). A Sega ainda tentou de novo com o "SATURN" (q eu cheguei a ter tbm)... Mas perdeu de novo, só q agora pro "Playstation 1"!

    Pelo menos nos fliperamas, a Sega reinava com seus jogos de corrida (um melhor q o outro) em cabines especiais (algumas delas tinham até um cinzeiro acoplado à máquina pros jogadores fumarem durante os jogos, rs - uma situação impensável nos dias de hoje): "Super Mônaco GP", "Rad Mobile", "Daytona USA", "Sega Rally", "Out Run", "Sega Super GT", e tantos mais!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado dizer se o Genesis tinha melhores jogos. Tinha muita coisa para o Snes que não tinha equivalente no Genesis. Chrono Trigger, Link to the past, Super Metroid, todos os Super Star Wars, tudo relacionado ao Mario, Os Donkey Kong, etc...

      Excluir
    2. E vice-versa tbm...

      Meu jogo favorito de corrida era o "Out Run", q só tinha no Mega (por ser da Sega)... Os catálogos de Mega e SNES raramente se misturavam, por isso, na época: Eu mantive os 2 consoles ao mesmo tempo (o q me proporcionava uma gama mto maior de jogos: O melhor de 2 mundos, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  13. "Meus filhos jogam PS4 ou sei-lá-o-quê. Mas os carinhas curtem mesmo são os meus jogos pra PC."


    E aí, Antonio Jorge... blz?

    Pô, "Duke Nukem" era fodástico mesmo... Eu tive ele pra algum console, mas não me lembro qual? (acho q foi o Saturn ou Play 1)!

    E vai dizer, né? Essas incorreções políticas nos games eram o máximo, hehe... Mtos jogos dessa época eram até mais ousados e transgressores do q o cinema e outras mídias. Te confesso q ainda sinto falta do ambiente dos fliperamas: com a galera se divertindo e em clima de amizade/cumplicidade enquanto descarregava seus ímpetos agressivos e violentos em jogos de luta, tiro, guerra, etc!

    O "Need For Speed" eu tive vários da franquia (principalmente pro Play 1 e 2)... E teve até um FILME baseado no jogo faz pouco tempo (até q bem legalzinho: recomendo uma olhada se vc ainda não viu)!

    No mais... Qdo meu filho tiver idade pra isso, vou comprar um desses consoles de emuladores SÓ com os clássicos (de consoles antigos e fliperamas). Nada de coisas mto mirabolantes e complexas q eu não saiba jogar tbm, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "o mega drive foi o ultimo vídeo game que joguei bastante, os dois mickey que vc citou, thunder force III, quack shot,strider, golden axe, kid chamaleon e outros que não lembro são jogos muito legais."


    E aí, gustavo... blz?

    Depois do "Mega" e "SNES" (q mantive juntos pra ter uma gama maior de jogos à disposição)... Ainda estendi meu vício por games pelos consoles: "Saturn", "Play 1", e "Play 2" (q foi meu último vídeo-game)!

    O "Xbox" eu não cheguei a conhecer...

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "E aí Leo. O Castelo de Ilusão joguei bastante no console antigo do meu sobrinho, é tão maneiro que comprei o remasterizado pro meu PS3. Muito show."


    E aí, Wesley... blz?

    Pô, eu não sabia q tinham feito uma versão remasterizada do "castelo" (q bacana, vou procurar uns vídeos pra ver como ficou)... Passei batido pelo "PS3", rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léo!!


      Após ler a sua matéria, procurei no Google Play Mickey "Castle of Illusion" e achei uma versão em 3D só que custa 15,99 kkkkk. E pelas fotos do jogo parece ser muito bom viu? Acho que vale uma conferida. Se ao menos tivesse uma versão gratuita do jogo...

      Abs
      Leonardo Goulart

      Excluir
    2. E aí, Léo... blz?

      Puxa, não sabia dessa nova versão do "castelo"... Mas graças à sua dica, fui ver no google e tbm gostei mto do jogo!

      Aliás, o original mesmo eu tinha no Mega e adorava a jogabilidade e os belos cenários (pena q era mto fácil e depois de virar o jogo, o interesse diminuía)!

      Abs!

      Excluir
  16. "Pit-Fighter também é muito bom. Gostava pelo realismo (se compararmos com o Street Fighter II, por exemplo). Não tinha magia nem nada (só uma pílula que dava invulnerabilidade temporária, é verdade), o público empurrava os lutadores, lançavam facas, era possível arremessar vários elementos do cenário... Muito louco esse jogo!"


    E aí, Martin... blz?

    Bem lembrado, o "Pit Fighter" eu acho um dos maiores injustiçados da História dos games... Ele caiu no esquecimento e foi mesmo um dos precursores do "Mortal Kombat" por usar atores reais e por alguns requintes de crueldade, hehe: A plateia participava bastante tbm, empurrando os lutadores com "facadas" nas costas (kkk) e jogando armas no ringue. Detalhe: A gente podia pisotear o rosto e as costelas dos perdedores, mesmo após derrotados e caídos no chão (um primor de crueldade, rs)!

    E valeu pela dica do "Comix Zone"... Vou procurar esse jogo em emulador (tá anotado)!

    "Road Rash" era mto bom mesmo... E meu jogo preferido de MOTO depois do "Hang-On". As cenas de acidente (com o motoqueiro se quebrando todo) eram bem realistas sim e a jogabilidade era perfeita (acho q tive 3 jogos dessa série)!

    "Columns" eu fiquei viciado durante um tempo... e as musiquinhas me davam sono (eram ótimas, mas tão tranquilas e calminhas q me embalavam pra dormir, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "A melhor época dos games foi nos anos 90. Mega Drive e Super Nes mandavam demais,e considero o Snes o melhor console de todos os tempos"


    E aí, Bond... blz?

    Foi uma época mágica mesmo, hein? Se pros gibis e pro cinema os anos 90 foram uma bosta (sei q alguns até gostam, hehe)... Pros games foi mesmo uma das melhores fases (os consoles caseiros tavam ótimos: cheios de jogos bons e populares, e os fliperamas bombando ainda com o AUGE dos jogos de luta e corrida)!

    O "SNES" (q eu tive ao mesmo tempo q o "Mega") será o próximo livro da "Old Gamer" q lerei (depois do ano-novo: pra dar um tempo de games e retomar as HQs, hehe)... Mas sei q guardo boas lembranças dele: Nas madrugadas de "Mário KART" e "Street Fighter" q eu jogava com os amigos só na base do álcool, palavrões e xingamentos, e multas de condomínio pelo barulho, kkk!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Em relação aos extras do Genesis, também houve o SVP (sega virtual processor), um processador extra que incrementava as capacidades do console."


    E aí, Kromak... blz?

    Eu me lembro vagamente desse acessório tbm... Mas acho q ele rolou numa fase em q eu já tava migrando pro "Saturn" mesmo, q tinha o "Virtua Racing" e o "Daytona" perfeitos (sem precisarem de "turbinadas", rs)!

    De qq forma, esses acessórios do "Mega" eram mto legais, e foram uma característica a mais do console...

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Um dos melhores jogos que já joguei na minha modesta infância foi o Sonic:as fases, os "chefões",rs,um clássico da Sega!"


    E aí, xará... blz?

    Eu tbm adorava o "Sonic"... Só ficava mto puto qdo perdia todos aqueles anéis ao ser atingido ou esbarrar em alguma coisa do cenário, rs (era impossível não esbravejar com algum palavrão na hora: A minha mãe tava sempre me mandando calar a boca, hehe)!

    Te recomendo mto tbm o "Golden Axe"... Era mto bacana ir avançando nas fases e descobrir q estávamos lutando em cima de animais gigantes (na FOTO q postei do jogo acima, aparece a cabeça de uma águia e tem um cenário q é uma tartaruga gigante tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. Leo dica de amigo: não veja a imagem promocional do novo filme do sonic, vai te traumatizar hahaha.

    ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, ivan... blz?

      Mel Dels, não acredito q fizeram ISSO, hahaha (era só o q faltava, rs):

      https://assets.papelpop.com/wp-content/uploads/2018/12/sonic.jpg

      Abs!

      Excluir
  21. A minha favorita passava horas a jogar Justice League Task Forçe,Sonic e Mortal Kombat,Super Street Fighter 2 etc entre essa e a Master System 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Optimus... blz?

      Bem, se tem um jogo q eu NUNCA enjoo, é o "Street 2"... Mas eu só jogo com Ryu e Ken, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Eu também mais o invencível Honda,

      Excluir
  22. Coloca também o Dossie Game Gear

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...