Enquanto a CCXP tá rolando (e eu fico esperando o "X-9" me mandar um relatório completo do evento, rs)... Continuamos por aqui com as avaliações da coleção: "Dossiê Old!Gamer", minha atual (e prazerosa) leitura do momento (recém desovada nas bancas em encalhes desde o Vol. 1)!
Nesta 2º Parte (a anterior foi dedicada ao "ATARI 2600")... Vamos relembrar o "Nintendo" 8-Bits, mais popularmente conhecido no Brasil como: "Nintendinho", e que marcou época na 2º metade dos anos 80 e início dos 90!
O "Nintendinho" 8-Bits foi o console que salvou o mercado de vídeo-games, quando tudo parecia
condenado pelos erros da Atari (em sua fase "pós-auge do sucesso"). Lançado no Japão em 1983, o console era dono de uma enorme lista de jogos populares da época e reconquistou o público que estava se perdendo, provando que a
história dos vídeo-games estava apenas começando. O "Nintendinho" (ou: "NES") foi lançado com enorme sucesso também nos EUA (em 1985), fazendo parte da 3º geração de vídeo-games. No Brasil, ele passou a ser comercializado de forma "alternativa" (via camelôs e contrabandistas) a partir da 2º metade dos anos 80, sendo oficializado no mercado nacional somente em 1993 (pelos meios "legais", naturalmente). O console teve diversas versões "genéricas" também, tais quais: O "Top Game" (da CCE), "Dynavision II", e o "Phantom System" (da Gradiente), entre outros!
Entre os jogos de maior destaque do NES, muitas franquias bem-sucedidas e sucessos populares dos fliperamas da época: "1942" e "1943" (2º FOTO de cima pra baixo: Jogaços de guerra), "Castlevânia 3 - Drácula's Curse" (penúltima FOTO acima: Um dos meus favoritos do NES), "Double Dragon" (franquia precursora do "Final Fight", rs), "Elevator Action" (FOTO acima: Réplica perfeita dos fliperamas), "Final Fantasy" (série bastante querida por "RPGistas", que se criou aqui no NES), "Galaga" (FOTO acima: Ainda hoje, meu jogo preferido de NAVE de todos os tempos), "Mário Bros." e "Super Mário" 1-3 (o clássico que formaria a franquia "carro-chefe" da Nintendo), "Mega-Man" OU "Rockman" (outra franquia de peso da Nintendo que teve pelo menos 6 títulos - só no NES)!
"Robocop" 1-3 (embora não conseguisse emular com perfeição o "Robocop" dos fliperamas, o nintendinho emplacou 3 jogos do "Policial do Futuro" - 1º FOTO acima), "Ninja Gaiden" 1-3 (resquício da modinha "ninja" nos cinemas da época), "Silver Surfer" (o "Surfista Prateado" ganhou um jogo bem legal e que eu só vi no NES - FOTO abaixo), "Spy Vs. Spy" (os agentes branco e preto da revista MAD), "Super Contra" (FOTO acima, estilo: "Rambo"), "Tetris" (modinha viciante que bombou no NES), e "Xevious" (última FOTO ACIMA - jogo de nave popularmente conhecido no Brasil como: "Colúmbia", nos fliperamas)! Esta edição dedicada ao "Nintendo" tem 304 pág, cobrindo 650 jogos do console (o preço de capa é R$ 49, mas a edição já apareceu em encalhe nas bancas por menos de 30 reais)!
PS: A coleção (até o momento) traz: "Master
System" (Vol. 1), "SNES" (Vol. 2), "Playstation 1" (Vol. 3),
"Mega-Drive" (Vol. 4), "MSX" (Vol. 5), "ATARI" (Vol. 6), "Nintendo"
(Vol. 7), "Sega Saturn" (Vol. 8), "Nintendo 64" (Vol. 9), "Neo Geo"
(Vol. 10), "3DO" (Vol. 11), "Game Boy" (Vol. 12), e "ARCADE - Parte 1"
(Vol. 13)!
blz leo?
ResponderExcluirtinha o phantom system e é disparado o vídeo game que mais joguei, tenho no computador o emulador rocknesx.
jogos que joguei pra caraleo: gauntlet, double dragon II, start force, super mário 3 (o melhor da franquia), super pitifall, yo! noid e muitos outros que não lembro o nome.
como o jogo não "salvava" o vídeo game chegava a ficar mais de 24 horas ligado algumas vezes, provavelmente o que mais joguei foi gauntlet, jogo difícil paca, inclusive foi o único que nunca terminamos, chegávamos na ultima fase mas a hidra era foda demais, foi só no ano passado que tive a brilhante ideia de procurar no youtube alguém que chegou no fim e terminou.
abraço
... "Enquanto a CCXP tá rolando... fico esperando o "X-9"...
ResponderExcluirOpa! Todos estamos!
Abs,
VAM!
Fala Leo!!
ResponderExcluirQuem não jogou NES,hein? Joguei muito Castlevannia 3,Double Dragon,Robocop,Ninja Gaiden,Contra,Mário Bros... Tenho até um emulador do SNES no smartphone.
Esse Mário Bros acho o mais difícil de todas as versões que já joguei do encanador, pois o jogo não salva na fase em que vc parar ou morrer e aí volta pra 1° fase de novo. Acho que a fase em que cheguei mais longe foi a 11,rs. Até hoje tento zerar esse Mário Bros,kkkkkk.
Há anos,tenho um Super Nintendo aqui em casa com algumas fitas: Super Mário World,Mário Kart,Street Fighter e Jurassic Park. Ganhei do meu irmão que é colecionador de games. Perdi as contas de quantas vezes joguei e zerei esses jogos. Infelizmente, não tive a sorte de conseguir mais fitas e fiquei apenas com essas que ganhei. Hoje em dia, não jogo mais por falta de tempo,mas nunca deu problema,funciona perfeitamente sempre que dou um jeito de ligar o aparelho pra jogar uns rounds de Street Fighter,rs!
Abração!
Leonardo Goulart
"jogos que joguei pra caraleo: gauntlet, double dragon II, start force, super mário 3 (o melhor da franquia), super pitifall, yo! noid e muitos outros que não lembro o nome."
ResponderExcluirE aí, gustavo... blz?
Nessa época do NES, eu tinha q comprar os cartuchos (os "vídeo-clubes" dos tempos de "Atari" não existiam mais por aqui)... Assim, acabei tendo poucos jogos do NES. Desses q vc citou, por exemplo, só tive o "Double Dragon II": q eu gostava mto, principalmente de um cenário onde o chão era espelhado!
E sem memory card... o jeito era deixar o aparelho ligado 24 horas mesmo, rs!
Abs!
"Opa! Todos estamos!"
ResponderExcluirE aí, VAM... blz?
Hj é o último dia de CCXP... Ainda vou postar mais uma matéria sobre games (Mega-Drive) enquanto o "X-9" prepara um RELATÓRIO pra mim, rs (deve ir ao ar na terça, já q ele ficou de me mandar na segunda)!
Abs!
"Quem não jogou NES,hein? Joguei muito Castlevannia 3,Double Dragon,Robocop,Ninja Gaiden,Contra,Mário Bros... Tenho até um emulador do SNES no smartphone."
ResponderExcluirE aí, Leo... blz?
Não sabia q tinha emulador de NES pro smart, rs... Mas eu tinha um no PS2 mesmo (com quase todos os jogos existentes)!
Esse "Mário" era difícil pra caramba mesmo... mas o "Robocop" era um dos piores: chegava um ponto em q parecia impossível seguir adiante. A melhor versão era a do fliperama, mas a do NES era sem dúvida a mais difícil!
Abs!
Pô, nunca joguei esse jogo do Surfista Prateado, mas o consenso é que é um shoot'em up estilo R-Type, só que bem mais fraco.
ResponderExcluirE aí, Hunter... blz?
ExcluirPior q eu tbm não sabia desse jogo do "surfista" até ler a edição da "Old Gamer", rs... Deve ser pq na época não tinha internet pra pesquisar e as revistas impressas de games q eu comprava não falaram desse jogo. Pra piorar, as bancas de camelôs onde eu comprava cartuchos do nintendinho, não receberam esse jogo!
Mesmo q na época eu estivesse afastado dos gibis... um jogo do "surfista" certamente teria chamado minha atenção, rs!
Abs!
Um amigo tinha o Phantom System. Tinha um jogo que eu até hoje lembro que fiquei com muita vontade de jogar e nunca encontrei...acho que o nome é Green Bolt (Boina verde). Comprei aqueles jogos para PS2 com emuladores e nenhum trazia esse bendito jogo. Rs. Joguei muito SNES só vendi porque na época precisava de dinheiro pra fazer um tratamento odontologico. Não fosse isso acho que teria até hoje. Quando se é criança ou adolescente jogar videogame é muito bom. Depois de adulto fiquei com sensação de perder tempo se for jogar algo mais complexo ou demorado que uma partida de FIFA ou jogo de luta. Rs. Roberto Xavier.
ResponderExcluirE aí, Roberto... blz?
ExcluirEu tive esse jogo q vc fala... Mas o nome dele era: "Green Beret" (vê se é esse mesmo do LINK abaixo):
https://www.youtube.com/watch?v=gq93SKoNauw
às vezes é mto comum tbm os emuladores trazerem jogos com nomes adulterados... Talvez pelo fato de q alguns jogos tenham nomes diferentes do mercado japonês pro americano (e vice-versa)!
Abs!
Esse é o Green Beret que eu conhecia também. Difícil pra cacete!
ExcluirMto difícil mesmo, Hunter...
ExcluirEu tive esse jogo em cartucho, mas nunca consegui avançar mto adiante (embora o jogo fosse mto bom, e injustamente: pouco lembrado)!
Abs!
Blz Leo...show joguei muito mega man, ninja gaiden, galaga, Popeye...aqui lembro que tinha os adaptadores de 72 pinos, 60 pinos nps nes.
ResponderExcluirEssa época foi mto boa, Ronny...
ExcluirEmbora os games não tivessem os gráficos e a capacidade dos consoles mais modernos (pós-playstation), ainda eram mto divertidos e fizeram a cabeça da molecada da minha geração, rs!
Curiosidade: No "Galaga" eu ganhei uma das medalhas mais altas... Acima de 50 fases do jogo (tbm, eu dormia sonhando com aquelas "mosquinhas", kkk)!
Abs!
Jogo do surfista prateado? Por essa eu não esperava....
ResponderExcluirNem eu, Kromak...
ExcluirNunca tinha ouvido falar nesse jogo até agora (depois de ler a edição do "Nintendinho")... Se o meu PS2 não tivesse estragado, eu tentaria achar esse jogo no emulador q tenho dele!
Abs!
E aí, Fabiano... blz?
ResponderExcluirO "Dynavision 1" era um console "CLONE" do "ATARI", e ficou mais famoso pelo seu controle em forma de manche de avião (a durabilidade daqueles controles era uma merda: não duravam mto, mas tinham presença, hehe):
https://3.bp.blogspot.com/-XEOzT6y03H4/VyyotygfW1I/AAAAAAAADCg/-sib5D4HrOoi8a_B5lwHKmn8oxNsBieTgCLcB/s1600/dynastick.jpg
Já o tal "Dynavision 2"... Era um CLONE do "Nintendinho" (q teve vários genéricos tbm, igual ao Atari)!
E valeu por ter curtido esta postagem... Tbm gostei de relembrar todos esses jogos antigos, rs!
Abs!
Não pode ser no pc?
ResponderExcluirPoderia... Se o meu PC não tivesse todo fudido e lento pra caramba (e tô com preguiça de mandar arrumar e desinstalar esse trambolho todo, kkk)!
ExcluirAbs!