30/11/2017

"JACK KIRBY - 100 Anos" (Parte 3): A HQ de "2001 - Uma Odisséia no Espaço"...

As comemorações do Centenário de JACK KIRBY seguem em mais uma DOSE DUPLA aqui no "Submundo" (a "Parte 4" vai ao ar neste findi), sendo que serão 10 (DEZ) postagens ao todo: Reunindo 100 imagens selecionadas que representam a arte do REI!

Nesta 3º Parte... A INÉDITA (no Brasil) série baseada no FILME: "2001 - Uma Odisséia no Espaço", A estreia dos "Vingadores", O "Sr. Milagre", O PROTÓTIPO do "Fanático", e as experimentações com FOTOS reais nas HQs do "4F"!

Confira abaixo:

O FILME: "2001 - Uma Odisséia no Espaço" (de Stanley Kubrick)... Foi um marco da ficção científica no cinema (e pra cultura popular em geral). Produzido em 1968 e baseado no livro de Arthur Clarke (que por sua vez foi inspirado também pelo conto: "A Sentinela" - do mesmo autor), "2001" ganhou também uma adaptação pros quadrinhos escrita e desenhada por Jack Kirby em 1976/1977 e INÉDITA no Brasil até hoje! Vale a pena conferir uma das primeiras matérias que escrevi pro "Submundo" falando justamente de "2001" (neste "LINK")!

Nos EUA, a revista foi publicada pela Marvel e teve 10 números ao todo (além de uma Graphic Novel com adaptação oficial do FILME - também com arte de Kirby)... A série "2001" marcou a estreia nas HQs de "X-51: O Homem-Máquina" (criação de Kirby que igualmente teve série própria na década de 70). Infelizmente, a complicada negociação pelos direitos autorais (que envolvem a distribuidora do filme) inviabilizou a publicação dessa HQ no Brasil (e mesmo nos EUA a série não saiu nem em TP, sendo uma obra raríssima de Kirby)!

O "Sr. Milagre"... Faz parte da saga do "4º Mundo" pela DC (na 2º Parte deste matéria, vimos um pouco dos "Novos Deuses", mas o "milagre" também foi uma das séries mais importantes do universo de Apokolips). Criado em 1971, o "Sr. Milagre" teve 18 edições desenhadas por Kirby: Sendo que a maioria delas ainda permanece INÉDITA no Brasil (aqui, saíram apenas as 5 primeiras em P&B num encadernado da Ópera Graphica em 2003)!

Os "Vingadores"... Foram criados por Stan Lee & Jack Kirby em 1963, reunindo alguns dos maiores super-heróis naquele início de formação do Universo Marvel: "Homem de Ferro" (com sua armadura clássica estilo "Brastemp" - rs), "THOR", "HULK", "Homem-Formiga" e "Vespa" (todos unidos contra "LOKI"). Em seguida, logo na 4º edição da revista, a equipe ganharia um integrante que seria seu líder durante muito tempo: O "Cap. América" - descongelado nessa épica edição (capa acima - aliás, uma capa icônica e uma das mais impactantes de todos os tempos)! 

O "4F", nessas alturas, já era o "Melhor Gibi do Mundo" (como dizia em sua chamada de capa)... E trazia aventuras realmente fantásticas (fazendo jus ao nome da equipe) entre elas: A 1º aparição do "Quarteto Terrível" (Mago, Medusa, Ardiloso, e Homem-Areia), e a emocionante história: "E o Homem Cego os Guiará" (com participação do "Demolidor")! Nisso, Kirby já fazia umas experimentações visuais interessantes na revista do "4F", ao misturar FOTOS reais como cenário (imagem abaixo, no final da matéria): Esse recurso seria muito utilizado pelo REI em futuras HQs!

E por fim... Antes da criação do Universo Marvel (no início da década de 60), Lee e Kirby trabalhavam juntos nas revistas de monstros da editora, e foi ali que surgiram vários "PROTÓTIPOS" (que serviriam de inspiração pra diversos personagens em futuras revistas de super-heróis). Um desses exemplos é a ed. 4 da revista: "Amazing Adventures" (de 1961) que trazia um protótipo do "Fanático" (que surgiria apenas alguns anos depois nos nº 12-13 de "X-Men")!

Até+  

61 comentários:

  1. Oi Leo!

    Infelizmente, 2001 de Kirby se junta à lista de materias que provavelmente JAMAIS será publicado ou republicado por aqui, junto com os Crossovers da Marvel e DC dos anos 70\ 90 e 2003, bem como ROM - O Cavaleiro Espacial!

    É muito chato quando direitos autorais e justiça se unem travando determinadas coisas, principalmente direitos sobre HQs para nós que somos colecionadores, pior ainda quando isto se dá lá fora onde é mais complicado ainda de resolver, porque além da pendenga judicial ainda tem de se adquirir (vulgo comprar) os direitos de republicação, e arcar com os demais custos de se fazer uma publicação no país!

    Quanto aos crossovers Marvel e DC, do jeito que estão as coisas com uma competição acirrada entre as editoras que extrapolaram esta classificação e se tornaram uma indústria bilionária de entretenimento pop, creio que dificilmente irão se entender em décadas ao ponto de mostrarem que um dia tiveram uma rivalidade "saudável" e que seus personagens já se encontraram em tempos mais inocentes fazendo a alegria de uma geração inteira,e sendo algo que precisa ser mostrado para a nova e as que estão por vir!

    Quarteto Fantástico infelizmente é outra vítima dos "direitos autorais" pois ficaram relegados a escanteiro devido ao fato dos direitos cinematográficos deles pertencerem a outro estúdio e não à Marvel!

    Outro dia, peguei meu "Superalmanaque Marvel" de 1989 e vi como o Quarteto já teve histórias boas, melhor dizendo, como a Marvel já foi boa, e por causa de decisões polêmicas e equivocadas acabou renegando seu próprio alicerce como editora ou seja, o Quarteto Fantástico!

    O Quarto Mundo de Kirby deveria ter sido publicado neste ano pela Panini em comemoração aos 100 anos do artista, bem como o fato dele servir de base para a ameaça do filme da Liga da Justiça, mas infelizmente passou em branco, mas ainda tem a expansão da coleção da Eaglemoss que provavelmente trará este material em duas edições!

    Falando em material inédito do Kirby, a Edição de "Os Caçadores" trouxe além da excelente mini-série do Mike Grell uma história de uma fase totalmente desconhecida (pelo menos para mim!) do artista desenhando o herói. Uma raridade!

    Assisti Liga da justiça, e embora não seja um filme ruim, deixa a sensação que poderia ter sido bem mais do que o apresentado!

    É um filme frio, sendo perceptível que ele teve muitos cortes, onde várias cenas foram eliminadas (coisa perceptível nos trailers, onde muitas cenas ali mostradas não se encontram no filme!) o que explica algumas coisas desconexas na trama!

    A ressureição do Superman foi tão rápida e sem emoção alguma, que nem parece que eles estavam trazendo "de volta à vida" um dos maiores ícones da cultura pop!

    O mal é que o filme não está indo bem lá nos EUA, mas torço para que se saia bem mundialmente, senão a possibilidade de vermos Darkseid e os personagens do Quarto Mundo como Grande Barda, Senhor Milagre, Vovó Bondade, dentre outros, será nula!

    A DC precisa de um cara pulso firme para comandar seu universo cinematográfico, porque enquanto ela deixar nas mãos dos produtores as decisões o trem só descarrilha!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único problema do 4 mundo pela Eaglemoss é que quando for lançado deverá estar custando uns 80 reais por edição rs rs...fora os erros padrão Eaglemoss...alias falando em erros...a Salvat já começou com suas salvatisses na coleção do Conan...a última história do volume dois está cheio de erros de revisão...para manter a tradição...será que eles não fazem isso por já ser uma marca registrada ? rs rs

      Excluir
    2. Oi Leo!

      Falando em Arqueiro Verde e Eaglemoss, na expansão terá as seis primeiras edições da fase Mike Grell na revista do herói, arco conhecido por aqui como "A Lua do Caçador"!

      Se até lá a Panini não se animar em republicar esta fase, o jeito vai ser se conformar e comprar esta edição!

      https://shop.eaglemoss.com/de/dc-graphic-novels-collection/green-arrow-jagermond

      Abraços!

      Excluir
  2. blz leo?

    em relação a 2001 é uma pena não termos acesso a este material, mais tem muitos outros que poderiam muito bem ser publicados no brasil, o novo mundo é um deles.
    se ano que vem algumas editoras publicarem material do kirby espero que venha muito pouco ou ate mesmo nada em capa dura, acho que o melhor formato é o já utilizado no "lendas do universo DC", ate por que cores chapadas combina muito bem com papel offset.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Fiquei sabendo dessa história do quarto mundo a poucas semanas, quando vi um vídeo a respeito. Não fazia a menor idéia de que era o criador de Darkseid! Tenho muita curiosidade em ver como o Kirby mandava nos roteiros, ainda mais que sou fã dos Novos Deuses. É uma pena que nunca tenha sido publicada aqui na íntegra. Aliás, republicações da DC no Brasil, em especial pré-crise, são uma lástima, não há quase nada.

    ResponderExcluir
  4. Fala, Léo!
    Sempre muito bom rever materiais e capas do Kirby!
    Pena que o centenário passou quase batido, com pouco caso pela Panini.
    Ainda tenho um fiapo de esperança, contando com os atrasos, que ainda possa sair algo mais do Kirby!

    Se vc também comprou a coleção dos Vingadores da salvat, pode ficar tranquilo, pois recebi o material muito bem embalado.
    A caixa vem inteira, já montada , com o volume 1 dentro. Tudo protegido por plástico bolha em caixa de papelão.

    Claro que a caixa não vale R$10,00, a editora colocou tudo no bolo e fez a promoção.

    Mas o que espero mesmo, é que esta iniciativa editorial, de coleção fechadinha, tenha bons resultados. Então outros materiais terão mais chance de sair também.

    Por último Léo, não deixe passar a edição Salvat Clássica dos XM!
    Tive a ótima sensação (deja-vú)de estar lendo novamente as edições do Almanaque Marvel da RGE!

    abs.

    ResponderExcluir
  5. "Homem de Ferro, THOR, HULK, Homem-Formiga e Vespa (todos unidos contra LOKI). Em seguida, logo na 4º edição da revista, a equipe ganharia um integrante que seria seu líder durante muito tempo: O Cap. América - descongelado nessa épica edição".

    Ou seja, o Loki é o personagem mais poderoso da Marvel !
    Hahahahaha !

    Sou um fã incondicional do filme "2001 - Uma Odisséia no Espaço". Tanto que não posso ficar mais de dois meses sem o assistir novamente. Há algo ali que parece alimentar o meu espírito. Mas eu particularmente prefiro assistí-lo com a dublagem feita pela Herbert Richars - em que a voz do Hall, feita pelo ilustre Márcio Seixas, ficou infinitamente melhor do que a voz original.
    O filme é extremamente rico, e a toda a sua rica complexidade, dificilmente pode ser compreendida por um único indivíduo. Sempre que leio algo inteligente sobre 2001, sempre descubro uma nova particularidade do filme que eu ignorava (como ocorreu com o seu resumo ao mencionar a simbologia do copo que se quebra - realmente, faz muito sentido o motivo daquela cena agora).

    Mas eu não fiquei muito impressionado com o trabalho do Kirby, pelo que pude ver aqui. Talvez eu adquira essa obra, simplesmente para depois deixá-la de lado como uma profanação ao trabalho de Kubrick. Não sei se o Jack Kirby, com o seu estilo espalhafatoso, apesar de endeusado por tantos, tivesse a devida envergadura pra representar na 9° Arte o Clássico que ficou marcado como a melhor ficção científica da 7° Arte.

    Acredito que a incursão do Kirby em 2001, parece ser algo tão essencialmente fora de propósito quanto qualquer outro ator ter a pretensão de fazer o papel que foi de David Bowie em "O Homem Que Caiu Na Terra".

    (Opa! Sem anonimato, agora)

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Leo ! Já faz um bom tempo que acompanho o seu blog e posso afirmar sem nenhum exagero que ele é a melhor referência que temos na internet sobre quadrinhos em geral. Geralmente eu dou uma lida nas matérias do seu blog antes de comprar alguma hq. Com relação ao Mestre Jack Kirby, é lamentável que disputas judiciais acabem nos privando do acesso as suas obras-primas, como 2001: Uma Odisséia no Espaço (inclusive baixei essa hq em pdf, imprimi e mandei encaderná-la em capa dura). O pior ainda é em pleno centenário do seu nascimento, a Panini se limitar a publicar apenas Superpowers na série lendas do Universo DC. Espero que saia mais material desse grande artista, especialmente as hqs dos Novos Deuses, e se for no formato das Lendas, melhor ainda.
    Abraço !

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe se o Kirby foi o primeiro a fazer experimentações com FOTOS reais nos HQs?

    ResponderExcluir
  8. Fala Leo blz,
    Show de bola a matéria , ainda estou esperando aquela do Mike Grell cobrindo caçadores , Arqueiro verde e Guerreiro.Mas o motivo que escrevo é outro recentemente entrei em um site para conferir algumas hqs da coleção preta Marvel da Salvat e por curiosidade fui dar uma olhada nas edições de Vingadores vs X-Men (inicialmente nem estão na minha lista ) e notei que essa saga citada não estão mais na lista que consultei.
    Não sei se foi apenas nesse site que foi divulgado essa daga ou se houve uma pre lista mesmo.
    Vc teria alguma informação sobre isso ?
    A julgar pela boa recepção da Mini coleção dos Vingadores arrisco dizer que seria bem possivel o mesmo com essa saga.
    Se não houve uma divulgação oficial por parte da editora não configuraria nenhuma perda por parte do consumidor presumo mas como falei não sei se houve ou não tal inclusão oficial.
    Grande abraço e parabéns pelo belo trabalho.
    Deadly hands of kung fu

    ResponderExcluir
  9. Lá na gringa, o Kirby foi muito melhor homenageado pela DC do que pela Marvel.

    A DC está relançando o material clássico em novos encadernados mais acessíveis (acho que só estavam disponíveis nos Omnibus) e séries originais (a critica elogia bastante Sr. Milagre do Tom King).

    Sera que a Panini vai lançar por aqui isso tudo ou vai ficar só naquele Super Powers? Vou esperar ano que vem para ver, se não vou cair nos importados mesmo!

    Enquanto a Marvel só relançou uma edições avulsas... Fracamente, foi ridícula essa atitude.

    Li a pouco tempo o livro "História Secreta da Marvel" e conclui que a relação da editora com seus artistas é cíclica: uma hora tratam como se fossem meros operários, na outra, os valorizaram como merecem. O Kirby passou por isso tudo, só que passou mais tempo sendo mal tratado do que valorizado. E hoje estamos vivendo uma nova fase de desprestígio, por isso quase todos os melhores ja pularam fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TODO o material do Kirby da Marvel está disponível em múltiplas edições (fora 2001, que tem a questão de direitos). Iam relançar o quê?

      Como não havia literalmente mais nada para publicar, relançaram todas as histórias de monstros do Kirby em dois Omnibus:
      https://www.amazon.com/Monsters-Vol-Marvel-Monsterbus-Lieber/dp/1302908618/
      https://www.amazon.com/Monsters-Vol-Marvel-Monsterbus-Lieber/dp/1302908626/

      E é isso. Todo o resto já está disponível. O erro da Marvel foi não ter esperado 30 anos para relançar o material do Kirby, que nem a DC?

      Excluir
    2. Cara, seus exemplos só mostram que eu estou certo... hehe

      Meu ponto é que a Marvel não fez a homenagem que o Jack Kirby merecia em 2017. Isso é fato. E acho que deve ser por causa da sua política atual de não valorizar os artistas, focando só nos personagens mesmo (que já adotou algumas vezes no passado).

      Esses dois Omnibus dos Monstros são bacanas e tudo mais, mas não foram lançados homenageando explicitamente o Kirby. Dá uma olhada no editorial: o nome dele aparece com o mesmo destaque do irmão do Stan Lee!

      Concordo com vc. quando diz que tudo dele já foi publicado, mas isso foi tanto pela Marvel quanto pela DC (Kirby = dinheiro)

      E ambas tem muito material já esgotado também que poderiam ter relançado para a galerinha nova conhecer ou para os velhos saudosistas, mas só a DC republicou parte disso pensando na comemoração.

      Enfim, minha opinião é que hoje a Marvel prefere ser comandada por editores "lacradores" e ignorar seus artistas (do passado e do presente). Por isso, deliberadamente, não homenagearam o Jack "The King" Kirby como ele merecia.

      A DC durante a fase "Novos 52" estava assim também, mas hoje "melhorou" (ou seja, viu que lucra mais publicando coisas boas da forma que os fãs querem).

      Excluir
    3. Mas tá difícil, hein?

      A Marvel fez este livro aqui em 2015:
      https://www.amazon.com/Marvel-Legacy-Jack-Kirby/dp/0785197931/

      Mais este gigantão (MEIO METRO de altura!) com histórias selecionadas no mesmo ano:
      https://www.amazon.com/King-Size-Kirby-Slipcase-Jack/dp/0785197958/

      DC não tem NADA parecido com esses livros!

      Excluir
  10. Quanto material bacana era produzido por esse artista, não é Léo?

    O estranho e esquisito é que a Panini não lança nada dele, quando muito é esse fragmento irrisório que foi "Super Powers".

    A partir do meu ponto de vista, os trabalhos de Kirby deveriam
    sair no formato "Coleção Histórica Marvel"; tudo certinho, em ordem e com as capas originais, é claro. Ficaria uma coleção bonita.

    Até a próxima, Léo.

    Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. neste blog é impressionante a quantidade de leitores que gosta (eu inclusive) do formato CHM.
      a panini bem que poderia tomar uma atitude respeitosa com os leitores em relação a esta coleção.
      respeitoso seria sempre incluir as capas no miolo, flexibilidade no número de páginas por edição mesmo que isso signifique acabar com a caixa, procurar ser o mais fiel possível a ordem cronológica, publicar outros personagens alem dos já publicados.
      se alguém lembrar/quiser incluir mais alguma coisa é só ficar a vontade.

      abraços

      Excluir
  11. Eu sempre gostei de Jack Kirby e sempre o achei o máximo, mas...rei? Francamente, há artistas melhores, tanto na Marvel quanto na DC. O que posso dizer acerca do Kirby é que as histórias dele têm, como nenhuma outra, aquele tom “clássico” difícil de comparar. Era uma época mais inocente das HQs (tudo se resolvia rapidamente, vilões eram 100% maus e heróis 100% bons, etc), daí o saudosismo. Mas exatamente por isso grande parte das histórias não resiste bem à comparação com artistas mais recentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ele é Rei pelo número de personagens criados não só pela arte.

      Excluir
  12. Querido Leo, mais uma grande postagem do Submundo. Até o momento, tem sido a melhor (e maior) homenagem que o Rei tem recebido na mídia digital especializada brazuca.

    Se me permite, quero somar um pouco com as grandes colocações que vc já fez.

    2001 foi realmente um evento incrível. Eu diria um fenômeno multimídia de sucesso, pois foi memorável em todos os formatos que saiu. Tive a oportunidade de usufruir de todos. O livro é incrível e é um raro caso de livro que saiu depois do filme (6 meses depois). Na verdade, Kubrick quis poupar Arthur Clarke das agruras de escrever um roteiro (que é muito mais árido e pesado de escrever), por isso sugeriu que o autor escrevesse o roteiro em forma de livro (que depois o próprio diretor co-roteirizou para a tela grande). O filme dispensa comentários, é uma obra prima Sci-Fi muito a frente do seu tempo. E pra fechar com chave de platina, a adaptação de Kirby, magnífica em último grau. Tão boa ou melhor que suas outras versões. As edições subsequentes trouxeram grandes histórias, sem falar no nosso querido Homem-Máquina (chamado de Mr. Machine antes de ganhar revista própria, rsrs). Tive a oportunidade de ler online, mas sonho com o dia em que seremos brindados com esse encadernado. Sei lá, com tanto material raro que tem saído, tudo é possível hj.

    O Sr. Milagre, além de ser um excelente personagem, parte do mosaico maior e brilhante que era o 4o Mundo, foi inspirado em Jim Steranko, que entre outras coisas, foi "artista de fuga" estilo Houdini no passado.

    O recurso de misturar desenho com fotos que o Rei desenvolveu no 4F e expandiu p/ outras HQs (inclusive 2001), foi apenas mais um dos muitos recursos visuais com os quais o Mestre nos brindava. Era chamado de "Photomontage", ou "Collage in context", ou simplesmente de "Kirby Collage", que era minha denominação preferida por razões óbvias, eheh.

    Na era dos quadrinhos de monstros da Marvel, aconteceu muito do que vc falou mesmo. Tivemos o Colossus, O Hulk, entre outros. Os caras produziam tanto, com prazos tão apertados que muitas vezes recorriam à reciclagem de ideias passadas (vide Desafiadores do Desconhecido = 4F...). Mas sem nenhum demérito para os criadores é claro. Kirby era gênio até quando "plagiava" ele mesmo, rsrs.

    Um grande abraço amigo, já estou ansioso pelas próximas postagens do Rei dos Quadrinhos,

    Teo
    O Colecionador de Indaiatuba.

    ResponderExcluir
  13. "Infelizmente, 2001 de Kirby se junta à lista de materias que provavelmente JAMAIS será publicado ou republicado por aqui, junto com os Crossovers da Marvel e DC dos anos 70\ 90 e 2003, bem como ROM - O Cavaleiro Espacial!"


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Nem me fale, pois há um tempo atrás cheguei a fazer um levantamento de várias séries q estariam impedidas de ser republicadas no Brasil e no resto do mundo devido à pendengas judiciais... Listei mais de 10 HQs nessa situação (e sei lá pq motivo não concluí essa postagem? teria rendido um belo debate aqui no blog). Vou ver se acho esse arquivo e "ressuscito" essa matéria, hehe (lembro q tinha o "ROM" e o "Mestre do Kung Fu" - se bem q esse último a treta já foi resolvida e tá pronto pra sair aqui no ano q vem)!

    Ah, e por falar nisso... o "X-9" tá confiante q um dia a Marvel recupere os direitos sobre o "ROM" (ele traduziu pra mim um artigo de um site americano explicando as razões q implicariam nas negociações pra q isso aconteça). O fato do "ROM" ter voltado em HQs inéditas pela IDW já acena pra um interesse comercial no personagem (tô na torcida)!

    Os crossovers "Marvel X DC"... Acho q tão cedo não voltam mais às gráficas. A competição entre as 2 editoras nunca foi tão "fria" e impessoal qto está sendo agora. Viraram 2 empresas mega-milionárias com foco nos FILMES e numa competição mtas vezes suja na mídia. Não acho q hj exista "clima" pra uma nova parceria entre Marvel & DC (nem mesmo pra republicação dos crossovers clássicos)!

    O destino do "4F" no cinema e nos gibis foi uma das coisas mais deprimentes q eu já presenciei... A revista do 4F sempre foi uma das mais criativas e cheias de ideias (não foi à toa q mtos personagens importantes q são alicerces da Marvel surgiram na revista do 4F: "Surfista", "Pantera Negra", "Inumanos", "Skrulls", "Galactus", "Vigia", e o ressurgimento de "Namor" na Era de Prata! Depois de Kirby e Byrne só fizeram merda atrás de merda com a equipe (e hj ela deixou de existir)!

    No cinema então nem se fala... 4 FILMES FRACASSADOS (!) é mole? O 1º era tão ruim q nem foi aprovado (aquele do Roger Corman) e hj só é conhecido por cópias piratas q vazaram. O pior de tudo é q esse filme tosco dos anos 90 ainda era MELHOR q os 3 q a FOX fez de uns 10 anos pra cá, rs (esse último é tão repugnante em ideias e conceitos q eu nem tive coragem de assistir)!

    A Panini rateou feio em não ter começado as comemorações do centenário Kirby com o "4º Mundo"... Algum editor toupeira teve a infeliz ideia de começar pela bomba dos "Superpowers". Na extensão da Eaglemoss deve sair 2 ed. dos "Novos Deuses", mas é pouco ainda, pois faltaria todo o resto: "Sr. Milagre", "Superman", e "Povo da Eternidade" (quase 50 edições a mais, rs)!

    O filme da "Liga" eu decidi assistir em casa mesmo... De tudo q li a respeito (além da opinião de amigos meus nos quais eu confio) eu acho q não será um filme q irá me empolgar a ponto de fazer valer o ingresso. Eu verei sim, pois assisto "QUASE" tudo q eu puder q seja baseado em HQs: Só q verei em casa (sem pressa, e qdo estiver disponível pra baixar)! Farei o mesmo com "Star Wars 8" tbm (já q o 7 não me agradou em nada): vou assistir ambos (Liga e SW) em casa numa tarde chuvosa de domingo, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca diria "jamais" aí. O ROM está com novas histórias saindo pela IDW, que já republicou materiais antigos da Marvel (nas artist editions, por exemplo). Se ela vir viabilidade nisso, pode republicar esse material, a questão é que tem de pagar uma grana de licenciamento pelos (muitos) personagens Marvel que aparecem na HQ.

      É basicamente o problema que a Marvel tinha com o Mestre do Kung-Fu - e ele acabou sendo resolvido. Só que o ROM tem ainda menos apelo comercial do que o Shang-Chi...

      Os crossovers devem voltar a ser republicados quando a DC e a Marvel fizerem as pazes de novo. Já aconteceu antes, deve acontecer de novo, ainda mais que, ao contrário do resto, esse material tem MUITO apelo comercial!

      2001 é mais complicado porque envolve o licenciamento de um filme e são muito poucas HQs. O apelo comercial é mesmo muito pequeno aí! Mas impossível não é.

      Excluir
    2. E aí, Hunter... blz?

      Eu lembro q o "ROM" seguidamente aparecia junto com outros heróis Marvel e imagino q essas "participações especiais" acabem dificultando uma republicação pela IDW (por exemplo)!

      Se bem q a "arte da negociação" mtas vezes torna possível o q parecia improvável...

      Se bem q essa situação se assemelha aos 4 ou 5 "What If" produzidos pela Marvel em q o "Conan" aparecia (2 deles crossovers de Conan com Thor e Wolverine)... Nas compilações de WHIF, sempre acabam omitindo essas histórias!

      Abs!

      Excluir
  14. "a Salvat já começou com suas salvatisses na coleção do Conan...a última história do volume dois está cheio de erros de revisão"


    E aí, Fábio... blz?

    Putz, mas q PÉSSIMA notícia essa, hein?

    A Salvat é FÓDA mesmo: Qdo a gente pensa q ela vai se acertar diante da grande quantidade de títulos q tem publicado, ela tem q vir com uma CAGADA dessas justo com o "CONAN" (revisores de merda)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ainda tá em testes, né?

      Excluir
    2. Bem lembrado... Tá em testes mesmo:

      Só espero q esses erros sejam corrigidos qdo sair a versão OFICIAL (nem sempre isso acontece, diga-se de passagem: Haja visto os erros q passaram no Voil. da Salvat preta da Marvel desde a fase-teste)!

      Abs!

      Excluir
  15. "Falando em Arqueiro Verde e Eaglemoss, na expansão terá as seis primeiras edições da fase Mike Grell na revista do herói, arco conhecido por aqui como "A Lua do Caçador"


    Opa... Essa notícia aí já tá mais animadora, Elcio (pra compensar os erros de revisão no "Conan", rs)!

    APanini (lamentavelmente) não parece ter mto interesse em fases clássicas do "Arqueiro" (deixou na reta até os "caçadores" pra Eaglemoss publicar)... Assim, acho q essa ed. do Mike Grell será: "o q tem pra hj" mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "em relação a 2001 é uma pena não termos acesso a este material, mais tem muitos outros que poderiam muito bem ser publicados no brasil,"


    E aí, gustavo... blz?

    O "2001" eu tenho, mas só em SCANS mesmo... É o único jeito q eu conheço pra ter a série completa sem gastar os tubos com preços superfaturados de ed. originais da época (q nunca foram republicadas)!

    E sim: Tbm quero q publiquem TUDO q puderem do Kirby em formatos econômicos: "CHM" e "Lendas"... pra caber no bolso, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você tem todas as edições de 2001?

      Excluir
    2. Oi, Gabi... Tdo bem?

      Sim, tenho todas e mandei traduzir pra um projeto q ando pensando pra imprimir a série numa gráfica!

      Abs!

      Excluir
  17. "Fiquei sabendo dessa história do quarto mundo a poucas semanas, quando vi um vídeo a respeito. Não fazia a menor idéia de que era o criador de Darkseid!"


    E aí, Kromak... blz?

    Pois é, o Kirby é mais conhecido e lembrado por ter criado o Universo Marvel ao lado de Stan Lee... Mas ele tbm é o responsável pela criação dos "Novos Deuses" e de um dos vilões mais poderosos da DC: O "Darkseid"!

    Aliás, a 1º aparição do "Darkseid" a Panini republicou numa ed. comemorativa de 70 ANOS da DC (só com histórias da "Era de Prata")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Se vc também comprou a coleção dos Vingadores da salvat, pode ficar tranquilo, pois recebi o material muito bem embalado."


    E aí, Victor... blz?

    Pode ficar tranquilo qto à MAIS material do Kirby... Pois as comemorações de seu centenário continuam - com atraso - no ano q vem, rs (espero q em breve eu já tenha a confirmação "CONCRETA" pra divulgar a(s) notícia(s) aqui no blog)!

    Qto aos "Vingadores" da Salvat... Eu comprei sim o PACK com as 3 ed. + a caixa (q não vale nem 10 pila, rs): E semana q vem farei uma matéria especial a respeito (vou segurar a postagens uns dias até receber o pacote)!

    Infelizmente, tenho visto alguns leitores reclamarem q a caixa veio amassada (mesmo dentro da embalagem e do plástico-bolha). Tenho FOTOS q um amigo aqui do blog me mandou com a caixa amassada (e já vi outros relatos desanimadores tbm). Mas vou ver se a SORTE olha por mim nesse caso, hehe!

    E pode deixar q não perderei os "XM - 2º Gênese" da Salvat (qdo chegar aqui daqui uns 5 meses, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Sou um fã incondicional do filme "2001 - Uma Odisséia no Espaço". Tanto que não posso ficar mais de dois meses sem o assistir novamente. Há algo ali que parece alimentar o meu espírito."


    E aí, Antonio... blz?

    Fico feliz de encontrar aqui no blog mais um fã incondicional de "2001" (q nem eu), hehe... Já perdi as contas de qtas vezes assisti esse filme (mas sei q tranquilamente passam de umas 50 vezes): O LIVRO, contudo, eu só comprei agora na última Black Friday (por apenas 27 reais)!

    Tem tanta simbologia nessa obra (o FILME)... q pra escrever aquela matéria q linkei acima, eu precisei destrinchar um trabalho acadêmico sobre o filme (aprendi mto e tive uma outra visão sobre a obra depois de ler essa monografia de um amigo meu q se formou em cinema)!

    É uma pena q a interpretação inicial q eu tinha desde q assisti o filme pela 1º vez (qdo passou na Globo dividido em 2 partes nos anos 80): se quebrou qdo eu descobri a explicação pra algumas coisas nos contos originais de Clarke q inspiraram Kubrick (em especial o fato da "criança estelar" no final acabar detonando bombas atômicas na Terra - ou algo assim: preciso reler esses contos q estão no LIVRO q comprei agora)!

    Qto ao GIBI do Kirby... Bem, eu tenho em scan e é uma boa HQ de AÇÃO/Ficção (é entretenimento rasteiro mesmo, só q com elementos do filme/livro). Não é ruim, mas tá longe do CLIMA mais reflexivo da obra (por assim dizer, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leo !

      Fico feliz também em saber que essa quase necessidade de sempre assistir ao filme 2001 não se trata de uma exclusividade minha.
      Particularmente, acabo ficando com os meus sentidos absolutamente imersos neste filme toda vez que o assisto; sempre entro em um outro estado, completamente absorvido pelas músicas, sons, pelas imagens e pelos poucos (mas fundamentais) diálogos daquela obra-prima. Tudo isso me faz crer que há algo ali que alimenta o mais íntimo do meu ser.
      Trata-se SEMPRE de uma experiência única e, por isso mesmo, é algo que se tornou indispensável para mim.
      Neste mês de novembro, por exemplo, estive de férias e assisti o 2001 duas vezes. E quando isso acontece, é uma ocasião sempre prazerosa e muito especial. Acredito que verei esse filme enquanto eu estiver vivo.

      Abs !!!

      Excluir
    2. P.S. : quanto ao livro, ainda não adquiri. Tenho somente o livro "O Homem que Caiu na Terra", que comprei recentemente pra tentar compreender melhor o filme com o mesmo título, o qual também é bem "difícil" de entender.

      Excluir
    3. E aí, Antonio... blz?

      Eu cheguei a anunciar aqui no blog o lançamento do LIVRO "2001" há uns 3 anos atrás... Mas acabei não conseguindo comprar na época devido ao preço. O tempo passou, e o livro até superfaturou de preço (chegando a beirar 60 reais nas lojas)!

      Porém, tive sorte nesta última Black Friday... pois acredito q o livro tenha sido republicado (nova tiragem) e apareceu com desconto saindo por apenas 27 pila (foi COFRE na hora, rs)!

      Abs!

      Excluir
  20. "2001: Uma Odisséia no Espaço (inclusive baixei essa hq em pdf, imprimi e mandei encaderná-la em capa dura)"


    Oi, rodrigo... Tdo bem?

    Muito obrigado mesmo por estar acompanhando e curtindo o blog: Com certeza, a consideração q vc e outros leitores tem por este espaço fazem aumentar ainda mais a minha responsabilidade com as informações e o conteúdo q forem publicados aqui. Vou sempre procurar fazer o melhor trabalho q eu puder pra ser o mais honesto e sincero com todos os leitores q frequentam o "Submundo". Mais uma vez: Brigadão mesmo pelo apoio e pela confiança!

    Sobre o "2001"... Eu tenho baixado em scan, mas ainda não pensei em imprimir e encadernar: Sabe q vc me deu uma EXCELENTE ideia? Acho q esse será o ÚNICO jeito de termos essa obra impressa na coleção, rs!

    E falando nas comemorações do centenário Kirby... Acredito q venha mais coisa pela frente sim (e não só em "Lendas" como tbm nas "CHM" da Marvel). Só pra ficar entre as ed. já confirmadas: Os "Novos Deuses" devem sair em 2 ed. pela Eaglemoss, enquanto o "Cap. América - A Bomba da Loucura" sairá pela Salvat capa-preta!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Alguém sabe se o Kirby foi o primeiro a fazer experimentações com FOTOS reais nos HQs?"


    E aí... blz?

    Não sei dizer se o Kirby foi o 1º a fazer esse tipo de experimentação, mas certamente foi a 1º vez q eu vi algo assim numa HQ (a revista "MAD" tbm fazia umas coisas desse tipo, mas "acho" q tenha sido depois)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A MAD faz isso desde sempre, misturando fotos com desenhos. Era comum nas revistas de humor.

      Excluir
    2. Pois é, Hunter... Eu lembrei imediatamente da "MAD":

      Só não sei precisar a data em q começou isso (e hj não tenho mais mta coisa da "MAD" na coleção: infelizmente)!

      Abs!

      Excluir
    3. Já vi parecido nas republicações de material dos primórdios da MAD, quando ainda era HQ (e não revista).

      Excluir
  22. "recentemente entrei em um site para conferir algumas hqs da coleção preta Marvel da Salvat e por curiosidade fui dar uma olhada nas edições de Vingadores vs X-Men (inicialmente nem estão na minha lista ) e notei que essa saga citada não estão mais na lista que consultei."


    E aí, Deadly hands of kung fu... Tdo bem?

    Desculpe a demora em responder (precisei de um tempo a mais pra pesquisar as respostas pra sua dúvida e as de outros leitores nos comentários acima, rs)... Mas essa saga dos "Vingadores Vs. X-Men" faz parte da coleção inglesa (onde foi dividida em 2 partes):

    105 Avengers vs. X-Men (Part 1): Avengers vs. X-Men #0-4 + AVX versus #1-2

    111 Avengers vs. X-Men (Part 2): Avengers Vs. X-Men #5-8 and AVX Versus #3-4

    Esse nº inicial (105 e 111) foi a ordem em q saiu lá fora, mas a Salvat não segue aqui a mesma ordem de outros países (e ainda nem lançou aqui coisas anteriores à isso). Não sei em q site vc viu q essas ed. não estariam listadas (nem precisa citar onde foi) mas posso te garantir q NENHUMA lista no Brasil sobre as futuras publicações da Salvat é 100% definitiva, já q nem a própria Salvat definiu ainda o final e o conteúdo da coleção preta e vermelha (apenas a do "aranha" teve sua lista OFICIALMENTE confirmada pela editora)!

    O motivo disso, é q a Salvat ainda tá conduzindo a coleção preta conforme as "necessidades" do mercado (podendo vir a fazer alterações ou não - em relação à outras versões do exterior). Posso afirmar isso, pq foi um representante comercial da própria Salvat q me falou como a coisa funciona e q nada está definido até q saia algum anúncio ou lista oficial da editora (até lá, o q eles mesmos tem é apenas uma "estimativa" de como deve ser)!

    Qto à matéria do Mike Grell (feita por colaboração pelo Camus)... Ela deverá ir ao ar nas férias (entre janeiro ou fevereiro): Pois já fechei o cronograma de postagens pra este mês (pra botar as postagens mais atrasadas em dia, hehe - e aquelas q TEM de serem postas no ar este mês de qq jeito: últimos lançamentos do ano, melhores e piores capas, retrospectiva, etc)! Mas valerá a espera, a matéria do Camus ficou ótima!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo, tudo bem?
      Sobre as edições Avengers vs. X-Men da Salvat, são três edições. A terceira engloba Avengers Vs. X-Men #9-12 and AVX Versus #5-6 (fonte Wikipédia). Seriam as edições 78/79/80 e encerrariam a expansão. Porém a Salvat anunciou que a ed. 78 será dos Aniquiladores e ainda não divulgou quais serão as edições 79 e 80. Se rolar uma nova expansão pode ser que ainda tenhamos Vingadores vs. X-Men como edições 79/80/81.
      Abs., Carlos - São Paulo.

      Excluir
    2. Oi, Carlos... Tdo bem?

      Mto obrigado pelas informações... pensei q fossem apenas 2 ed. mas pelo visto são 3 desse crossover então (faz sentido deixarem mais pra reta final da expansão e publicarem os 3 na sequência)!

      E por falar em crossovers... Vou peneirar aqui no sul a ed: "Vingadores X Defensores" (Salvat preta) q recém chegou aqui pela setorização (não tenho essa saga, mas parece ser boa)!

      Abs!

      Excluir
  23. "Sera que a Panini vai lançar por aqui isso tudo ou vai ficar só naquele Super Powers? Vou esperar ano que vem para ver, se não vou cair nos importados mesmo!"


    E aí, Guilherme... blz?

    Bem, eu não costumo aconselhar q outros leitores corram os mesmos riscos q eu ao esperar q certas publicações saiam aqui (ou q partam de uma vez pras importações pra garantirem logo o q lhes interessa)... PORÉM, "nesse caso", eu te aconselharia a esperar mais um pouco: Pois as chances de termos MAIS ed. do Kirby no Brasil aumentaram pro ano q vem (eu mesmo: irei esperar mais um pouco pra ver se sai a confirmação OFICIAL q estou esperando pras próximas "CHM" e "Lendas", rs)!

    Sobre o livro "História Secreta da Marvel"... Eu lembro q ele descrevia um tratamento bastante ambíguo pros artistas por parte da editora. Mas pelo q tenho notado ultimamente, a coisa parece ter piorado nos dias de hj (e não só por parte da Marvel)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "O erro da Marvel foi não ter esperado 30 anos para relançar o material do Kirby, que nem a DC?"


    Oi, Hunter... tdo bem?

    A DC levou 30 anos pra republicar materiais tipo o "4º Mundo"? Isso seria bastante tempo mesmo!

    Lembro de uns TPs dos "Novos Deuses" de uns 15 ou 20 anos atrás... Mas depois descobri q eram em P&B (e foi o q a Ópera Graphica desmembrou por aqui)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quarto Mundo até teve várias republicações. Mas OMAC, Etrigan e cia. levaram uma eternidade para a DC republicar.

      Enquanto isso, a Marvel republicou TUDO do Kirby que podia. E agora é ela que está errada?

      Excluir
    2. Oi, Hunter... blz?

      "OMAC" e "Etrigan" estão na minha lista pra futuros TPs importados (já q esses são pouco prováveis de saírem por aqui um dia: por mais otimista q eu ainda seja com o mercado nacional)!

      Outra passagem do Kirby pela DC q me interessa mto é o "Kamandi" (q parece estar sendo republicado tbm, depois de tanto tempo)!

      Já a Marvel eu não reclamo mesmo... só nas "Bibliotecas" acho q ela cobriu boa parte do q o Kirby fez pra ela (me arrependo até hj de não ter colecionado as "masterworks" importadas qdo ainda não estavam superfaturadas)!

      Abs!

      Excluir
  25. Bom dia Leo, excelente post do rei Jack Kirby, uma pena a Panini ter sido tão acanhada na homenagem dos 100 anos do rei. Quanto a Salvat, a mesma tem repetidos erros tanto na revisão, como na impressão, e o mais grave para mim foi a edição 90, da coleção Graphic Novels capa preta, " A Guerra Kree / Skrul. Comprei a mesma logo após o recall que a Salvat estava promovendo da referida edição e a minha chegou com os mesmos problemas de páginas faltando ou fora de ordem. Fiz a reclamação e recebi outra e acreditem, veio com os mesmos defeitos. Reclamei de novo e quase dois meses depois recebi outra e ao retirar o plástico, parece uma piada, mas a edição veio de novo defeituosa. Devolvi duas vezes a edição através do PAC REVERSO e custou para Salvat 84,00 para devolver e outro tanto para reenviar a nova edição para mim, e nas duas vezes vieram com defeito. Vou entrar em contato para ver se vem uma certa, mas me diga uma coisa Leo, a empresa realmente fez outra tiragem ou está simplesmente sacaneando o leitor. Abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  26. "O estranho e esquisito é que a Panini não lança nada dele, quando muito é esse fragmento irrisório que foi "Super Powers"


    E aí, Michel... blz?

    O Kirby produziu tanta coisa, q acho bastante difícil q mesmo o mais ferrenho colecionador consiga ter TUDO q ele já fez (até pq, teve mta coisa da Era de Ouro q nem sei se republicaram nos EUA)!

    Aqui no Brasil, se publica pouco material do Kirby mesmo... Mas a Panini até q andou publicando alguma coisa nas (já saudosas) "Bibliotecas" e agora nas "CHM" (principalmente a do "4F", q se tudo der certo terá uma 2º fornada pela frente - a ser confirmada COM SORTE)!

    E de vez em qdo aparece alguma HQ perdida do Kirby por aí (onde menos se espera)... Na ed. da Eaglemoss: "Arqueiro Verde - Caçadores" (a HQ bônus é do Kirby) e no último encadernado de clássicos obscuros da Editora Mino: "O Que Havia na Caixa de Sam Dora"?

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "neste blog é impressionante a quantidade de leitores que gosta (eu inclusive) do formato CHM."


    E aí, gustavo... blz?

    Pois é, o formato mais econômico das "CHM" é mto popular entre os leitores q preferem gastar menos e abrir mão do luxo excessivo e desnecessário (é o meu caso)!

    Mas infelizmente, nem tudo é perfeito, e a forma como a Panini limita a coleção "CHM" (com todos os problemas q vc listou) é broxante... pois desperdiça um tremendo potencial q a "CHM" poderia ter entre os leitores (falta pouco pra ser um formato perfeito pro Brasil: A bagunça cronológica, o limite de pág, e o descaso com as CAPAS no miolo são o pior)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "Eu sempre gostei de Jack Kirby e sempre o achei o máximo, mas...rei? Francamente, há artistas melhores, tanto na Marvel quanto na DC."


    E aí, Fabiano... blz?

    A designação (ou apelido) de "REI" vem desde mto tempo sendo atribuída ao Kirby... e não é só pela arte em si, mas pela grande quantidade de HQs q ele produziu ao longo de mais de 50 ANOS atuando no ramo e na criação da maioria dos personagens Marvel (especialmente os uniformes marcantes)!

    Artistas tem aos montes por aí q podem ser considerados melhores q o Kirby (mesmo na época, tinha o Steranko tbm: q tava entre os meus favoritos)... Mas q tenham CRIADO tantos personagens relevantes q atravessaram gerações como ele criou? Isso já é BEM mais difícil de se achar!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Rei" foi o apelido criado pelo... Stan Lee. ;-)

      Excluir
    2. Tem razão, Hunter...

      Acho q o Stan Lee começou com esses apelidos (até pra outros artistas e colaboradores) logo nos créditos iniciais dos primeiros gibis marvel, rs!

      Abs!

      Excluir
    3. Sim, ele apelidava todo mundo (até ele próprio, que era "the Man").

      Excluir
  29. "Acho que ele é Rei pelo número de personagens criados não só pela arte."


    É isso aí, Alexandro...

    A arte acaba sendo o de menos diante de outros méritos do REI Kirby, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já penso que a arte do Kirby andava de mãos dadas com o ritmo de suas criações. Basta ver o que havia antes nos gibis de aventura e super-heróis. Foram inúmeras as inovações estéticas e narrativas que o Kirby implementou nos quadrinhos e que se tornaram o padrão dali em diante - até hoje. Revolução em nível pop art.

      Esse tipo de questão me lembra quando alguém (normalmente jovem) questiona por quê "Star Wars" tem toda essa importância se hoje parece tão básico. Respondo pra procurar pelo que havia antes na área: Buck Rogers, Flash Gordon, Zardoz, Star Trek 1ª geração, Barbarella, etc.

      Contextualização é imprescindível, o que, nos dias atuais, é cada vez mais rara.

      Excluir
    2. Falou tdo, doggma...

      É inegável q pelo menos na década de 60 as HQs de super-heróis se dividiam em antes e depois de Kirby... Duvido mto tbm q sem ele a Marvel tivesse se tornado o q se tornou a partir daí!

      Um simples "SOCO na cara" retratado num gibi... antes do Kirby era de um jeito e depois dele ficou BEM mais dinâmico!

      Abs!

      Excluir
  30. "O recurso de misturar desenho com fotos que o Rei desenvolveu no 4F e expandiu p/ outras HQs (inclusive 2001), foi apenas mais um dos muitos recursos visuais com os quais o Mestre nos brindava. Era chamado de "Photomontage", ou "Collage in context", ou simplesmente de "Kirby Collage", que era minha denominação preferida por razões óbvias, eheh."


    E aí, Teo... Tdo bem?

    Muitíssimo obrigado pela sua colaboração com todas essas informações acima: Tem mta coisa q vc falou aí q eu nem sabia, tipo o lance do Steranko/Sr. Milagre e essas curiosidades sobre a técnica de "Kirby Collage", rs!

    Te agradeço tbm por ter curtido esta série de postagens q tenho feito (a 4º Parte deve ir ao ar ainda hj)... e não tô nem na METADE das matérias comemorativas dos 100 ANOS do Kirby, hehe (pretendo publicar a parte 5 ainda este mês e as outras 5 q faltariam só no ano q vem)!

    O "2001" é uma das minhas obras preferidas do cinema (e um dos filmes q mais assisti na vida: tá entre os 5 q mais vi até hj)... Somente agora, contudo, consegui comprar o LIVRO na Black Friday (até então eu só tinha lido os contos originais no PC mesmo): e já tenho minha leitura favorita pras férias, hehe!

    E os gibis de monstros dos anos 50 renderam mesmo mtos PROTÓTIPOS pra Marvel na linha de super-heróis q viria na década seguinte... Já cheguei a escrever 2 postagens sobre isso há tempos atrás (vale uma conferida pra relembrar, rs):

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/07/prototipos-parte-1-veja-as-primeiras.html

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/08/prototipos-parte-2-veja-as-primeiras.html

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. "A Guerra Kree / Skrul. Comprei a mesma logo após o recall que a Salvat estava promovendo da referida edição e a minha chegou com os mesmos problemas de páginas faltando ou fora de ordem."


    Bom dia, Marcilio... Tdo bem?

    Puxa, a Salvat tá mais atrapalhada e incompetente em sua logística do q eu pensava... não é possível q até agora (depois de tantas tentativas como vc relatou) q ainda não tenham acertado a mão nesse pedido q vc fez!

    Sim, houve realmente uma NOVA tiragem sem erros após o recall e lembro q mtos leitores comentaram ter recebido a ed. perfeita. O q eu "ACHO" q pode ter acontecido no seu caso: O lote defeituoso voltou pra Salvat (ao invés de ser destruído) e continuam repassando isso nas compras on-line. Não acho q seja má-fé, mas acho q se trate sim de uma incompetência absurda e de negligência dos responsáveis pela verificação dos lotes à venda!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. Oi leo essa é off topic,a panini prometeu na ccxp : 8 vols de chm hulk,8 vols de chm mestre do kung fú e 7 vols de batman jim aparo
    Haja $$$$$$$
    Abç
    Rodrigo 1176



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Rodrigo... blz?

      Opa, valeu mesmo pela aviso, brother... não sabia dessas confirmações oficiais, mas achei melhor do q eu esperava (pensei q ia ser umas 4 de cada e prometeram o DOBRO, rs)!

      COFRE certo nas 2 "CHM"... (o "Batman" do Aparo eu pulei, mas vou começar a partir de um ponto mais avançado, q pode ser uma dessas próximas 7 ed. q virão)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...