10/10/2017

O "Colecionador Fantasma" Apresenta: "MARVELS" - O Confronto Original Entre "Tocha X Namor"...

O "Colecionador Fantasma" está de volta ao "Submundo"... Em mais uma colaboração super-especial e recheada de imagens clássicas da Era de Ouro que inspiraram a série: "Marvels"!

Sim, a Panini está relançando "Marvels" em formato luxuoso e com a imagem do "Gigante" na capa... E o "Colecionador" nos mostra aqui a HQ que deu origem ao confronto: "Tocha Humana X Namor" (de 1940)!

Confira abaixo (e prepare a naftalina, rs):

O "Colecionador Fantasma" é o colaborador do "Submundo" que possui um dos acervos mais raros e invejáveis do mercado, com edições em perfeitíssimo estado de conservação que datam desde o início da década de 40 (há mais de 75 ANOS atrás). As imagens acima foram escaneadas de sua própria coleção (e o papel tá branquinho, mesmo após gerações - o legítimo: efeito "OMO", rs). Em "Marvels" Kurt Busiek & Alex Ross se basearam de fato em histórias realmente publicadas na época, e que (acredite) saíram no Brasil.

A sequência quadro-a-quadro mostrada acima, complementa a informação narrativa do que acontece na 1º edição de "Marvels" durante o confronto entre: "Tocha X Namor", pois Alex Ross realmente redesenhou aquelas histórias. Essa HQ clássica saiu no Brasil com o título: “A Tocha Humana contra o Príncipe Submarino” pelo O Globo em: "Gibi Mensal" nº 252 (de 1940) e originalmente em: "Marvel Mystery Comics" 9 e 10 (também de 1940)! Roteiro de Bill Everett (criador de Namor) e Carl Burgos (criador do Tocha Humana). A trama é puro entretenimento da Era de Ouro. Não se aplica aqui a física, lógica, etc!

Esta matéria especial vem de encontro ao relançamento de "MARVELS" pela Panini... A edição de luxo (capa-dura) traz a imagem do "Gigante" estampada sob a lente do fotógrafo Phil Sheldon (protagonista da série). Vale ressaltar aqui que algumas lojas virtuais estão divulgado uma imagem errada da capa (com a junção das 4 capas originais da série) sendo que a capa verdadeira é esta do "Gigante" mesmo (que foi a vencedora em uma enquete da Panini nas redes sociais)! O "Submundo" agradece mais uma vez pela colaboração do "Colecionador" (valeu mesmo, fantasma)!

Até+

PS: E aguardem... Novas colaborações do "Colecionador Fantasma", "VAM", e "Camus" estrearão em breve por aqui, além da volta da coluna de "REVIEWS" (que é a próxima a ir pro ar) com avaliações de: "Cap. América - Império Secreto" (Salvat), "Future Quest", "Geração X", e Mais!

84 comentários:

  1. Isso que eu chamo de material raro mesmo. Colecionador Fantasma me surpreendeu depois dessa.

    ResponderExcluir
  2. Ta me dizendo então que antigamente as editoras lançam as histórias aqui no mesmo ano que saíram lá fora? hahaha

    ----------------------

    o que me chamou atenção foi -"Gibi Mensal" nº 252-
    mensal no número 252 no ano de 1940? é uma série que já tinha 20 anos então

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Jornal O Globo incluiu o "mensal" a partir do número 99, mas o suplemento continuou saindo três vezes por semana:

      https://c6.staticflickr.com/9/8412/28998151261_166d9d2fbc.jpg

      Abs,
      VAM!


      Excluir
    2. O Gibi Mensal 252 é de 1962:
      http://guiadosquadrinhos.com/edicao/gibi-mensal-n-252/gi002102/86949

      Agora, eu não sei dizer se essa história está mesmo na edição...

      Excluir
  3. Renato França03/10/2017, 10:42

    Eu acho que o Colecionador Fantasma consegueria comprar uma mansão em Angra dos Reis ou em Petrópolis, caso ele quisesse vender sua coleção.

    ResponderExcluir
  4. Olá Leo, tudo bem?
    A Mythos esta com uma promoção de 70% off em alguns quadrinhos. Tem American Flagg, Conan, Juiz Dredd e Groo. Vale a pena dar uma conferida.
    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Léo... ó oraculo. Me diga uma coisa, essa edição que esta para sair do Marvels, qual o tamanho da mesma? Será grande tipo Justiça, Reino do Amanhã e ate mesmo maior igual aos Maiores Super Heróis ou tera um tamanho normal de encadernado? Caso seja pequeno, ficarei com o meu da salvat mesmo.

    Off topic total... finalmente assisti neste fim de semana o Homem Aranha de Volta ao lar. Vc ja viu? Se sim, o que achou do filme? Abraços

    ResponderExcluir
  6. Uma matéria realmente inesperada, Leo.

    E me ocorre que ao contrário da DC que publicou um encadernado com as histórias que inspiraram o Morrison a escrever Batman R.I.P chamado "BT: Arquivo de Casos Inexplicáveis" o mesmo não fez a Marvel com uma coletânea dos acontecimentos/histórias citadas em MARVELS.

    Valeu pelo resgate, Colecionador!

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  7. Por gentileza, alguém poderia comentar sobre qual a diferença desse relançamento em relação ao antigo encadernado da Panini? Desde já, agradeço a informação.

    ResponderExcluir
  8. Sensacional a ideia de intercalar os quadros da história clássica com as referências na série Marvels!

    Só por essa sequência, já podemos imaginar o tamanho da pesquisa que Kurt Busiek fez para escrever esse roteiro.

    Mais legal ainda é poder ler a aventura original numa edição em português da década de 1940! A impressão e as letras do Gibi dão um charme especial para a história.

    ResponderExcluir
  9. “é uma série que já tinha 20 anos então”
    Caro anônimo.
    Bom, a revista Gibi começou saindo 2 vezes por semana a partir de abril de 1939, depois passou para 3 vezes por semana. Em janeiro de 1940 no número 100 resolveram lançar uma edição mensal, mas as semanais continuavam e levavam a numeração adiante, por exemplo, a segunda edição de Gibi Mensal em fevereiro de 1940 era o número 116. Em dezembro de 1940 saiu a 12ª edição de Gibi Mensal, mas como era intercalada pelas semanais, ficou com o número 252. Como vê,a lógica estava por todo lado nos quadrinhos da época.

    ResponderExcluir
  10. “Ta me dizendo então que antigamente as editoras lançam as histórias aqui no mesmo ano que saíram lá fora?”
    Prezado anônimo
    As edições americanas 9 e 10 saíram em julho e agosto de 1940. Em dezembro do mesmo ano estavam sendo publicadas aqui. Como? Simples! Não havia a Panini com suas paninices ou o famoso plano de cinco anos (brincadeira, não pude deixar passar).
    A coisa era bem menos burocrática, para ter uma ideia tenho uma revista com histórias do Mickey e Batman, outra com histórias do Superman e Tocha Humana, vá o Levi fazer isso hoje pra ver o que acontece.

    ResponderExcluir
  11. “Eu acho que o Colecionador Fantasma consegueria comprar uma mansão em Angra dos Reis”
    Caro Renato
    Tô pensando em pegar a do Cabral!

    ResponderExcluir
  12. Oi Leo!

    Parabéns pela matéria!

    Realmente uma surpresa inesperada as páginas originais do confronto do Namor com o Tocha, já que jamais pensei que fosse ver o "original" do confronto entre os dois!

    A coleção do "Colecionador Fantasma" é realmente uma biblioteca de raridades, um acervo histórico da Nona Arte, não só a nível nacional, mas também mundial, pois acredito que muito material contido em sua coleção não deva sequer existir mais cópias ou acervo lá fora! Realmente parabéns!!

    Marvels eu estou satisfeito com as minhas duas versões, a de capa de acetato, e a da Salvat que tem aquelas páginas extras do Tocha Humana, portanto não me sinto nem um pouco tentado a adquirir a da Panini, mesmo com extras bacanas!

    Foi em Marvels que eu vi pela primeira vez o Demolidor (Destroyer), que causou uma curiosidade imensa nos colecionadores e leitores de quadrinhos quando a miniatura dele foi lançada, por ser um personagem obscuro e desconhecido do grande público. Será que o Colecionador Fantasma tem alguma edição antiga em que ele aparece?

    Leo, não rola uma resenha sobre "DC- A Nova Fronteira" que eu considero o equivalente a "Marvels" na DC?

    Claro que não em relação à arte, e sim pelo fato de revisitar as origens do Universo DC em seus primórdios e essência, assim como Marvels faz no Universo Marvel.

    Leo, assisti a série dos Inumanos, e embora eu esperasse uma tragédia já anunciada pelos trailers, eu até achei "assistível", mas não deixa você com vontade de continuar a assistir a cada semana.

    Visual muito pobre, "defeitos especiais", atores sem carisma e no "piloto automático", cenas de luta péssimas (por que fizeram isso com o Karnak?), e visual idêntico a dos "Cospobres"!

    Triton é ridículo (vou te mandar a imagem dele!), Gorgon usa uma bota de cascos bem perceptível (nem efeito usaram para amenizar), Karnak luta feito..., melhor dizendo não luta, ensaiaram uma coreografia bem porca(até Power Rangers é melhor!), Crystalis é lindinha, mas a roupa é cospobre.

    A única coisa que se salva na série é o Dentinho!

    O grupo lendário criado por Jack Kirby e Stan Lee mereciam algo melhor para serem apresentados ao grande público, pois, desta forma ficarão "queimados". Na minha opinião eles deveriam ter tido suas chance como os Guardiões da Galáxia, na tela grande, podendo serem apresentados de início num grande filme da Marvel, para depois ganharem o seu, mas desta forma não irá jamais ter o reconhecimento que merecem!

    Veja o Triton na série:

    http://digitalspyuk.cdnds.net/17/29/768x450/gallery-1500636696-marvel-inhumans-triton.jpg

    Abraços!


    ResponderExcluir
  13. “o mesmo não fez a Marvel com uma coletânea dos acontecimentos/histórias citadas em MARVELS.”
    Foi uma pena VAM,
    mas acho que a Panini podia sair na frente, como a Abril fez com a Saga de Thanos.

    “Valeu pelo resgate”
    Foi um prazer VAM, mostrou mais uma vez como Busiek conhece a fundo a cronologia das HQs.

    ResponderExcluir
  14. "Isso que eu chamo de material raro mesmo. Colecionador Fantasma me surpreendeu depois dessa."


    E aí, Marcelo... blz?

    Eu não sei o q mais me surpreende nisso... Se o fato do cara conseguir manter um gibi de 1940 na coleção OU as pág ainda estarem branquinhas com o passar do tempo, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. Fala, Léo!
    Aparentemente uma postagem simples, porém com muitos significados!
    Grande sacada o mix de imagens!
    Demonstra uma grande homenagem da série Marvels à era da ouro, e também um conteúdo muito emblemático e histórico apresentado pelo Colecionador!
    Ficamos então com uma homenagem também ao CF pelo acervo espetacular!

    Uma declaração de amor do Busiek/Ross à era de ouro, com transformação de "arte rupestre" em arte nos quadrinhos!

    E você Léo, atuando como catalisador de tudo isso...

    Sobre a edição em questão, fico tentado a pegar mesmo tendo a da Salvat.

    Sobre o Namor (personagem que muitos "amam odiar", ou "odeiam amar"), recomendaria aquele volume do Ribic na arte (Nas Profundezas). Sensacional!

    abs.

    ResponderExcluir
  16. "Ta me dizendo então que antigamente as editoras lançam as histórias aqui no mesmo ano que saíram lá fora? hahaha"


    Eram outros tempos mesmo, rs...

    E na Marvel, já chegaríamos a ter (posteriormente) um atraso de quase 20 anos na publicação de algumas histórias: A Editora Abril é q "tentou" alinhar isso na cronologia qdo assumiu os heróis marvel (e pra isso, o jeito foi passar a "tesoura" em centenas de histórias, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Gibi Mensal" nº 252- mensal no número 252 no ano de 1940?"


    Hunter, VAM, e leitor "anônimo":

    Essa informação sobre a numeração da revista somente o "colecionador" poderá nos esclarecer melhor... Mas sei q ela data de 1940 mesmo, pois ele já havia postado aqui no blog várias capas do "Gibi Mensal" dessa época (há uns 2 ou 3 anos atrás)!

    Por via das dúvidas... Editei o texto da matéria apagando o nº da edição até q o mesmo seja confirmado, blz? (depois eu arrumo de novo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Eu acho que o Colecionador Fantasma consegueria comprar uma mansão em Angra dos Reis ou em Petrópolis, caso ele quisesse vender sua coleção."


    Ou se algum dia ele quiser simplesmente DOAR sua coleção... Recomendo o meu endereço, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "A Mythos esta com uma promoção de 70% off em alguns quadrinhos. Tem American Flagg, Conan, Juiz Dredd e Groo."


    E aí, Carlos... blz?

    Opa, valeu mesmo pela dica... EXCELENTE desconto: Vou ver se faço uma "repescagem" então (principalmente de "Hellboy")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "finalmente assisti neste fim de semana o Homem Aranha de Volta ao lar. Vc ja viu? Se sim, o que achou do filme?"


    E aí, Clayton... blz?

    "Marvels" é formato americano mesmo (igual às ed. anteriores, rs)...

    Qto ao FILME do "Aranha", eu achei "BOM": Não é o meu filme favorito do aranha (até agora, o 2º do Raimi continua sendo o melhor) mas o ator com toda certeza É o melhor Peter Parker dos 3 apresentados!

    Tbm gostei do Michael Keaton como "Abutre" (ótima sacada terem posto o "Bátema" nesse papel), mas achei q o filme no geral não apresentou nada de mto "novo" ou emocionante q já não tenha sido mostrado num filme de aranha. Contudo, foi uma BOA sessão de cinema (minha mulher tbm curtiu o filme)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum... valeu pela informação do tamanho da Marvels. To pensando em cofrar, embora eu tenha a da Salvat.

      Quanto ao filme do homem aranha, eu me decepcionei. Achei brilhante a participação no Guerra civil e esperava muito desse filme. Gostei do vilão e como foi caracterizado e tambem acho o melhor Peter Parker do cinema. Teria tudo para ser o melhor filme do HA... a não ser quando o Peter se transforma no Aranha. Não reconheço o aranha das revistas. Faltou as brincadeiras, as gagues, a jovialidade. Ele tinha tudo isso no guerra civil e se perdeu neste filme (neste aspecto gosto muito dos dois filmes com o Garfield). Com este traje que faz tudo por ele (584 tipos de teias!!!) e que ainda conversa com ele com a inteligencia artificial. Se afastou muito do aranha original. Não gostei do par romantico (LIZ). Destoaram o flash, MJ so aparece no final (ela é irreconhecível durante todo o filme). O amigo o ajudando pelo computador (quase um alfred com o bat computador)... ou seja, um grande ator, um otimo Peter, mas com todo o cânone do HA jogado no lixo e sendo revisado para tempos modernos...

      Excluir
    2. E aí, Clayton... blz?

      Sua avaliação do filme do aranha confere com as impressões q eu tive tbm... Achei "BOM" apenas pelo fator diversão (tipo: valeu as 2 horas no cinema com desconto no ingresso) e pelos 2 maiores pontos positivos (na minha opinião): Os atores q fazem o "aranha" (o moleque é o melhor Peter Parker q eu já vi) e o "abutre" (Keaton, perfeito - em seu 3º papel do tipo): Mas do resto, eu aponto as mesmas falhas q vc citou acima!

      Não gostei do elenco de apoio, das descaracterizações de todos os coadjuvantes (principalmente o "Flash" - péssimo como "valentão" de escola)... E detestei tbm o uniforme tecnológico. A participação do Stark no filme tbm foi desnecessária (ele tava ali só pra "fazer ponte" entre o aranha e o resto do Universo Marvel: e não parecer outro filme da SONY, rs)!

      Abs!

      Excluir
  21. "BT: Arquivo de Casos Inexplicáveis" o mesmo não fez a Marvel com uma coletânea dos acontecimentos/histórias citadas em MARVELS"


    E aí, VAM... blz?

    Verdade: Bem q a Marvel poderia ter elaborado um TP com as HQs clássicas q inspiraram "Marvels", né?

    Essa do "Tocha X Namor" tinha q ser a 1º, mas não poderia faltar tbm algumas clássicas q trouxessem a essência dos "X-Men", a "Chegada de Galactus", e a "Morte de Gwen Stacy" (sim, numa compilação dessas não poderia faltar a morte da Gwen, mesmo q a história já tenha sido republicada trocentas vezes, rs)!

    Ah, pelo menos a Marvel lançou lá fora um TP interessante: Reunindo todas as séries spin-off baseadas em "Marvels" ou seguindo o mesmo estilo: "RUÍNAS", "Código de Honra", "Inner Demons" e "Strange Tales" (inéditas no Brasil), e "Teoria da Conspiração" (todas com arte pintada)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me senti (bem) enganado quando li Ruínas.

      Mas faz tanto tempo que nem lembro se a história é boa.

      Excluir
    2. É q em "Ruínas" faltou botarem no título:

      "O Q aconteceria Se... Em "Marvels" Tudo desse MERDA e todos se Fodessem do Início ao Fim"?

      Hahaha, pior q é bem isso mesmo... Não tem nada q funcione com nenhum personagem em "Ruínas" (deve ser por isso q eu achei legal, rs)!

      Abs!

      Excluir
    3. Renato França05/10/2017, 22:23

      Ben Grimm não virou o Coisa,mas também não si deu mal O Professor X era o Presidente dos EUA,e o Anjo seu guarda costas.O resto si deu mal.

      Excluir
  22. "alguém poderia comentar sobre qual a diferença desse relançamento em relação ao antigo encadernado da Panini?"


    E aí... blz?

    Ainda não tenho essa nova versão de "Marvels"... Mas pelo q me disseram, não há nenhuma diferença pras versões anteriores da Panini (é a republicação da ed. comemorativa de 10 anos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reino do Amanhã saiu aqui em formato maior, porque a DC republicou ele como edição Absolute, assim como fez com Nova Fronteira.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Oi, VAM... Sabia q a Marvel já publicou uma versão gigantesca de "Marvels" q é maior até (em altura) do q o "Príncipe Valente"?

      Já vi esse tijolão exposto na Livraria Cultura... Mas nem perguntei o preço, rs!

      Abs!

      Excluir
    3. Nunca vi essa edição ó oraculo, tem fotos dela? seria um máximo heim

      Excluir
    4. Tá bom assim, Clayton?

      http://www.joshkern.com/marvels/boxfront.jpg

      Hahahaha... É maior q uma criança, rs!

      Abs!

      Excluir
  23. "Só por essa sequência, já podemos imaginar o tamanho da pesquisa que Kurt Busiek fez para escrever esse roteiro."


    E aí, Martin... blz?

    Foi uma bela sacada do "colecionador" mesmo ter elaborado essa sequência narrativa da história (eu nem sabia q havia tanta precisão entre a HQ clássica e a versão de Busiek/Ross)!

    O Busiek é um dos maiores especialistas em cronologia Marvel q eu conheço entre os escritores da editora... O trabalho q ele fez em "Marvel" eu considero primoroso (principalmente pelas inúmeras referências e captação do espírito de cada época)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "Em dezembro de 1940 saiu a 12ª edição de Gibi Mensal, mas como era intercalada pelas semanais, ficou com o número 252"


    Opa, valeu mesmo, Colecionador...

    Tava certo no texto então, hehe... Vou arrumar de volta essa informação (q eu tinha editado até confirmar direitinho contigo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "A coisa era bem menos burocrática, para ter uma ideia tenho uma revista com histórias do Mickey e Batman, outra com histórias do Superman e Tocha Humana,"


    Hahaha... Q mixes bem loucos esses, rs!

    Mas já pensou q puta apelo comercial teria uma revista assim hj em dia? Imagine um almanacão com: "Batman, Vingadores, Aranha, Pato Donald, Tex, Walking Dead, Superman, Deadpool, e Arlequina"... Um mix imbatível, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naquela época, as editoras brasileiras usavam copyright pra... segurar a porta. Isso pra ser educado na metáfora.

      Teve aquele caso da EBAL com seu gibi “Justiceiros das Sombras” (http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/justiceiros-das-sombras-(edicao-extra-de-o-demolidor)/ed001101/57600), com aventuras d’O Sombra e... do Demolidor, com quem ele dividia a capa? Não, quem aparecia lá dentro era o Desafiador... Acho que pensaram, “ah, é tudo vermelho mesmo, né. Ninguém vai perceber”... rs.

      Mas é legal pensar nesses mixes impossíveis. Tex, Jonah Hex, Ken Parker, Chet e Blueberry... Sargento Rock, Sgt. Fury & Comando Selvagem, Comando Viking, Recruta Zero e Ás Inimigo... Etrigan, Motoqueiro Fantasma e Brasinha...

      Excluir
    2. Hahaha... "Etrigan, Motóca, e Brasinha" seria um mix infernal mesmo, rs!

      E putz, nem imaginava essa revista com "Sombra e Demolidor" (BIZARRO isso): Ainda mais q nessa época o "demo" já tava saindo no mix da "SAM", né?

      Caramba, vivendo e aprendendo mesmo... Parece q sempre tenho mto a descobrir sobre a EBAL e outras editoras clássicas!

      Abs!

      Excluir
  26. "Leo, não rola uma resenha sobre "DC- A Nova Fronteira" que eu considero o equivalente a "Marvels" na DC?"


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Realmente, tbm devo essa ao "colecionador"... Pois nunca tinha visto a sequência original da luta "Tocha X Namor" (deve ter sido um crossover épico naqueles tempos, hein)? E isso só aumentou ainda mais a minha admiração pelo trabalho realizado em "Marvels"!

    Essa história até deve ter saído em alguma "Biblioteca" da Era de Ouro lá fora... Mas vc tem razão qto às raridades q a coleção do "colecionador" detém: Tenho certeza q inúmeras outras HQs espalhadas no mix das revistas q ele possui nunca viram a luz da republicação (e - lamentavelmente - vão acabar esquecidas pelo tempo se não forem restauradas)!

    O "Destroyer" (da miniatura Eaglemoss) é outro q eu nunca cheguei a ler nada... Mas a revista q acompanha a miniatura é um espetáculo de informações sobre a "Era de Ouro": São poucas pág dedicadas ao personagem (q teve vida curta nos anos 40) e o resto é só Marvel em geral durante esse período (é a minha revista preferida das q vieram com miniaturas - sem falar q vem com um belíssimo poster face-dupla)!

    Qto à "DC - Nova Fronteira"... Eu ainda espero (futuramente) poder escrever algo sobre essa série, mas infelizmente eu não tenho a ed. impressa (só assisti a animação)! Eu perdi qdo saiu pela Panini, e ia comprar as ed. da Eaglemoss (só q aí foi bem na época q a distribuição falhou aqui pro sul e veio apenas 1 das partes pra cá). Vou ter q esperar uma republicação da Panini agora (q ainda há de sair)!

    Qto aos "Inumanos"... Q coisa DEPRIMENTE isso, PQP: Tá tudo MTO RUIM (pelo trailer q eu vi e pela imagem q vc mostrou acima do "Tríton"). Nem vi as cenas de luta, mas imagino q tudo seja mto podre e feito nas coxas (os "defeitos" já dá pra sentir o drama no trailer, rs)!

    Não sei como a Marvel permitiu isso... Ainda mais com uma franquia q a própria Marvel vinha apostando pra substituir os "X-Men" no cinema (fazendo frente à FOX). Acho q com essa, jogaram a ideia toda pelo ralo! Passarei bem longe dessa film-fic cospobre, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto isso, vejo elogios para ''the giftes'' (parceria fox-marvel).

      Se bem que ainda é cedo... Vide a queda no hype Netflix.

      Excluir
    2. Essa eu vou passar... pelos trailers, não me despertou o menor interesse nem essa e nem a do tal "Legião" (ambas me fizerem lembrar do tempo q perdi assistindo "Heroes", rs)!

      Abs!

      Excluir
    3. Que pena,vaestar perdendo uma serie bem legal..Nem que veja apenas a primeira temporada q acaba quase bem redondinha..Mesmo com um final um pouco em aberto,mas como nao tem muito tempo de ver series rsrs..a serie falo do legiao....ficou bem doido...
      Fernando alves

      Excluir
    4. E rem nada a ver com heroes que eh uma bosta,desde o comeco..so o final dos episodios que eram legais.
      Fernando

      Excluir
    5. E aí, Fernando... blz?

      Valeu mesmo, vc me convenceu a assistir pelo menos a 1º temporada do "Legião", q já incluí na minha lista de séries pendentes pra baixar, rs!

      Só q não tem jeito... vai ter q ficar pro fim da fila, pois tenho mais de 20 temporadas de outras séries pra botar em dia nas férias de fim de ano: "Tronos", "Arqueiro Verde", "Spartacus", "Walking Dead", "Demolidor", "Bates Motel", "Californication", e tenho q terminar "Mad Men" tbm (é coisa pra caramba, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  27. "ótima sacada terem posto o "Bátema" nesse papel"

    Acho que a sacada mesmo é terem colocado o Keaton reprisando o papel de Birdman

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roubou meu comentário. rs

      Excluir
    2. "Birdman" eu achei chato pra caralho (dormi na metade)... Mas reconheço q o Keaton tava perfeito no papel tbm: "Batman", "Birdman", e "Abutre" (o cara é fóda)!

      Abs!

      Excluir
  28. "Aparentemente uma postagem simples, porém com muitos significados! Grande sacada o mix de imagens!"


    E aí, Victor... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem, q na minha opinião tbm foi excelente sacada do "Colecionador"... Aliás, esse tipo de postagem só seria possível com a ajuda dele (com toda certeza uma das poucas pessoas a possuir esse exemplar "em perfeito estado de conservação", rs)!

    E a dupla Busiek/Ross sempre demonstrou total respeito e consideração às fases clássicas da Marvel (Ouro e Prata, principalmente)... E em "Marvels" essa declaração de amor foi declarada aos 4 ventos, rs!

    "Namor - As Profundezas"... É uma excelente dica da sua parte tbm: Pois é uma HQ q segue a mesma cartilha de "Marvels" (ao focar num personagem humano e comum como protagonista e ao mesmo tempo enaltecer o herói em tom épico/icônico). Uma obra-prima mesmo (vale mto a pena sim)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. Namor - As Profundezas é uma mini-série de excelência!

    A melhor edição publicada na mini-coleção MK Marvel da Panini, seguida de Magneto Testamento.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem nessas, VAM...

      A do "Namor" foi a única ed. q eu comprei das 5 lançadas pela Panini... A do "Magneto" eu ia comprar, mas tive q cortar gastos na ocasião e deixei passar (embora tivesse interesse em ter). As outras 3 eu passei longe!

      Abs!

      Excluir
  30. Tudo bem, Léo. É interessante observar que os desenhos antigos passavam uma fluidez na retratação de movimentação incrível.

    A meu ver, os desenhos eram mais orgânicos e ou naturais; embora, às vezes, menos ricos em detalhes nos cenários - não coloquemos aqui nessa minha opinião: Príncipe Valente, Flash Gordon etc. Esses quadrinhos fazem parte do "Salão da Fama" do mundo da nona arte e são obras fora da curva e meta a ser atingida pelos virtuosos das artes em quadrinhos.

    Atualmente, apesar dos incríveis recurso à disposição, para mim só de vez em quando aparecem ilustrações tão espontâneas como essas cenas com o Namor.

    É isso, Léo. Até a próxima,

    Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Michel... blz?

      Sim, embora a "Era de Ouro" da Marvel não seja lá mto popular em comparação com as q vieram depois (Prata, Bronze, etc)... Eu tbm gosto desse estilo mais simplório q caracterizava a narrativa de ação das histórias. E até queria ter mais familiaridade com esses outros personagens dos anos 40 ("Namor" e "Tocha") além do "Cap. América" (do qual eu já tenho várias HQs em scans)!

      Tbm comecei a colecionar recentemente o "Príncipe Valente" e "Flash Gordon" pela Pixel... E q aliás, o Vol. 2 eu acabei de ler e estará no próximo "Review" do blog (provavelmente amanhã no ar)!

      Abs!

      Excluir
    2. Entendo, Léo. Mas sinceramente a fase da qual mais gosto no que diz respeito às ilustrações e roteiros é a que abrange justamente o auge da Marvel. ´

      É o período de 1965-1985. Para mim esses 20 anos são inesquecíveis e insuperáveis para as hqs. de heróis.

      Até a próxima,

      Michel

      Excluir
    3. Concordo e assino embaixo, Michel...

      Pra mim, a fase boa mesmo da Marvel é de 1961-1985 (por aí)!

      Abs!

      Excluir
  31. “O Gibi Mensal 252 é de 1962”
    Caro Hunter
    Esta edição é da Gibi Mensal 2ª série onde o foco era mais nas histórias de faroeste,já pela RGE com início nos anos 50.

    ResponderExcluir
  32. “Será que o Colecionador Fantasma tem alguma edição antiga em que ele aparece?”
    Elcio até onde sei o Destroyer (O Demolidor no Brasil) saiu na revista Guri, também pelos anos 40, 50 pela editora O Cruzeiro que acabei não ficando pois as poucas que tive focavam muito em Nyoka e faroeste. Teria ficado se tivessem histórias do Capitão Meia-Noite, que eu gostava mais do que do Demolidor. Para quem gosta desses personagens injustamente obscurecidos pelo tempo, recomendo procurar o encadernado Golden Age A Era de Ouro elaborado por Marcelo Pirani Ghilardi trabalho brilhante e visitar o excelente blog com mesmo nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Colecionador... blz?

      Se for o mesmo blog q estou pensando (não sei o nome do ADM), ele é parceiro aqui do "Submundo" e tá na lista ao lado de blogs recomendados (LINK abaixo):

      http://naeradeouro.blogspot.com.br/

      Uma pena q tá desatualizado desde 2015... Mas é um trabalho primoroso q esse blog vinha fazendo (espero q volte logo)!

      Abs!

      Excluir
  33. “Marvels eu estou satisfeito com as minhas duas versões, a de capa de acetato, e a da Salvat que tem aquelas páginas extras do Tocha Humana”
    Caro Elcio, escolhi ficar com essas também. Quando vi a de acetato pendurada na banca pela primeira vez, pensei que fosse um pequeno poster do Tocha Humana vendendo.

    ResponderExcluir
  34. “pág ainda estarem branquinhas com o passar do tempo”
    Na verdade Leo, não são brancas mas um cinza claro, parecem mais brancas porque reforço o brilho pra captar melhor o desenho. Tive mais trabalho, acredite, com a coleção Melhor da Disney que tive de trocar algumas porque apesar de tomar o mesmo cuidado, surgiam pequenos pontos amarelados a partir das bordas. Desconfio se algumas dessas magníficas encadernações que andei comprando (Frankenstein, Maiores heróis do Mundo, Terra X, Deluxes,etc) vão se manter por tanto tempo, mas tudo bem, acho que não sou eu que vai descobrir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo pelas explicações... Mas me desiludi um pouco agora vendo q ao contrário dos diamantes: os gibis não são eternos, rs!

      De qq forma... Tbm não serei eu a descobrir os efeitos do tempo sobre a minha coleção (e acabei de produzir um herdeiro pra constatar isso futuramente, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  35. “Editei o texto da matéria apagando o nº da edição até q o mesmo seja confirmado, blz?”
    Pode ficar tranquilo, Leo, dei uma explicada acima, essa era Gibi 1ª série da Globo, focada mais em super-heróis. Apesar que paralelamente também saia a Gibi Mensal com Namor, Tocha Humana, etc mas da RGE (que também era Globo) mas não atingiu numeração tão alta porque essa sim era mensal (uma por mês) ao contrário da outra mensal que não era uma por mês. Simples, não? (Acho que por isso os quadrinhos foram considerados prejudiciais)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, a minha cabeça (q já não anda tão boa ultimamente) deu um nó com todas essas explicações, rs...

      Mas não parece ser mais confuso do q será pras próximas gerações q forem analisar (daqui há 50 anos ou mais) a numeração dos gibis Marvel/DC pela Panini nos dias de hj (após tantos reboots e zerações, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  36. Renato França04/10/2017, 18:38

    Essa só o Vam!pode dizer. Certa vez,a Abril publicou uma estoria onde o Batman investigava um assassinato,onde o principal suspeito era um empresário que ajudava um bairro pobre. O pessoal da comunidade não deixou o Batman resolver o caso. Por acaso,o desenhista seria Don Newton? Grato.

    ResponderExcluir
  37. blz leo?

    no próximo "REVIEWS" vai ter art ops e/ou batman do futuro?
    no primeiro fiquei curioso e no segundo eu gostava da animação e gostaria de saber se a HQ tem muito ou nada a ver com o desenho.
    as duas HQs já chegaram por aqui (santa rita do sapucaí MG)

    abraço e obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, gustavo... blz?

      Nenhum dos 2 estará no próximo "Review" (q ainda vou precisar deste findi pra finalizar - me atrasei pra terminar as leituras, rs)!

      O motivo: É q "Art Ops" ainda não apareceu por aqui e "Batman do Futuro" eu nunca curti (não vou pegar essa edição)... Porém, do q eu vi até agora em scans, esse "Art Ops" me pareceu uma "Fábulas" com personagens de obras de arte (eu acho q compraria SÓ pela arte do Mike Allred mesmo)!

      Abs!

      Excluir
  38. “Mas me desiludi um pouco agora”
    Ué Leo, esqueceu que é papel jornal? Não é branco, essas dos anos 40,50 são tipo um branco escurecido. Branco mesmo é o lwc ou o off-set da EBAL mas lá pelos anos 70.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tranquilo... é q eu não lembrava direito mesmo!

      O gibi mais antigo da minha coleção continua sendo o "4F" nº 1 da EBAL (de 1971)... E vc tem acesso à material com 3 décadas antes de mim, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Eu tenho material de mais de um século antes, não fique triste!

      Excluir
    3. Eita... Antes dos anos 20, Hunter?

      O máximo q eu tenho dessa época é um fac-símile do nº 1 do "Tico-Tico" (do século retrasado, rs)... Mas fac-símile eu conto como sendo gibi "atual", hehe!

      Abs!

      Excluir
    4. Tenho um álbum do Töpffer de 1837, Histoire de Monsieur Crépin. AUTOGRAFADO (toda a tiragem inicial foi!).

      Está em péssimo estado, mas é de 1837...

      Excluir
    5. Eita... Essa vai ser difícil de superarem, hein Hunter?

      Isso é tão antigo, q os EUA ainda estavam em pleno bang-bang qdo foi publicado, rs!

      Em tempo, eu tenho acesso à uns livros de 1890 a 1900 q a minha mãe herdou da família através dos tempos (tem até Júlio Verne no bolo)... e até q não estão tão detonados qto poderiam após mais de 1 século!

      Abs!

      Excluir
    6. Heh, não. O período do Oeste Selvagem começou DEPOIS disso. O Texas estava ficando independente do México nessa altura, a Califórnia ainda era mexicana...

      Tecnicamente, a minha edição é a segunda HQ publicada pelo Töppfer (não a segunda que ele criou!) e, portanto, a segunda HQ publicada no mundo!

      Excluir
    7. Oi, Hunter... Encontrei uma foto dessa edição (parece ser em capa-dura):

      http://www.aletriumcollection.it/it/sites/default/files/archivio/crepin.jpg

      E outra da parte interna (bem conservada)! Muito legal ter um exemplar assim q atravessou tantas gerações:

      https://www.edition-originale.com/media/h-3000-topffer_histoire-de-mr-crepin_1837_edition-originale_5_42279.jpg

      Abs!

      Excluir
    8. Sim, é isso. Mas o meu exemplar está um lixo. A lombada já era e as capas (e algumas páginas) estão soltas. O dourado da capa já era faz tempo também.

      Só que, tipo, dane-se. É uma HQ de 1837! Só o fato de ainda EXISTIR já é uma vitória!

      Minha mãe restaurou outros exemplares menos raros (e que estavam piores) e eu doei uma republicação do M. Vieux Bois (a PRIMEIRA HQ do Töpffer, mas não a primeira que ele publicou) de 1870 e alguma coisa para o (futuro) Museu de BD de Beja.

      Todas essas eram relíquias de família.

      Excluir
    9. Esse efeito dourado da capa... Já não dura mto nas encadernações atuais (tenho algumas compradas há menos de 10 anos q já estão descascando): Q dirá atravessar os séculos então, rs!

      E de fato: A simples existência de uma ed. de 1837 já é um feito e tanto... quase como a sensação de se voltar pro passado numa máquina do tempo (sem exagero, qdo eu pego na mão um gibi mto antigo: não consigo deixar de imaginar o contexto histórico de sua publicação)!

      Abs!

      Excluir
  39. Olá Leo, tudo bem?
    Apesar de achar que a Eaglemoss pisa na bola com o aumento abusivo de preços, eles estão fazendo um bom trabalho com a coleção de AVP. Lançaram de uma vez a quarta miniatura (ed.18), um kit com duas miniaturas (Alien e Predador) com pintura alternativa de videogame retrô, e ainda a nave do primeiro filme. O kit é uma boa alternativa para quem não vai fazer a coleção inteira pois vem com desconto em relação a peças avulsas. Só não pego pois o Alien é o mesmo da ed.7, que já peguei. Eles não informam a dimensão da nave e não a encontrei no site da Eaglemoss (UK) mas encontrei em pré-venda nos EUA por U$60-70 uma nave de 20cm.
    Outra dica: estas peças estão com 10% off e frete grátis, porém está rolando outra promoção de semana das crianças com 15% off e frete grátis à partir de R$ 250,00, que inclui estes lançamentos.
    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Carlos... blz?

      Ótimas dicas essas... Vou pegar sim pelo menos 1 miniatura de "Alien" e outra do "Predador": E esses descontos vieram bem a calhar!

      Só espero q o "Alien" venha inteiro, pois com a cauda dele a peça parece mais frágil (e com mais riscos de desastres pelo correio, hehe)!

      Ah, e vi q saiu o "Balder" (q me interessa pela revista tbm)... Além do "Negan" (de "Walking Dead"). Ficaram bonitas tbm as peças da "Guerra dos Tronos", hein?

      Abs!

      Excluir
  40. leo ficou sabendo que próximo ano será lançado um filme animado do batman feito pelo mesmo pessoal que afro samurai? e se chamará batman ninja kk
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ivan... blz?

      Sim, fiquei sabendo através de um camarada meu no face... Mas é claro q passarei bem longe disso, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. pior que eu gosto do afro samurai kkkk (queria que a panini tivesse terminado de publicar o mangá), e estou curioso pra ver a história e o traçado, espero que seja na pegada do ninja scrolls
      Ivan

      Excluir
    3. Afro Samurai era muito legal! Tô dentro pra conferir esse.

      Excluir
  41. Cara, que sensasional!!

    Seria super interessante se saisse esse material da era de ouro por aqui, num formato Coleção Histórica, por exemplo, eu compraria tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idem aqui...

      Bem q podia rolar uma "CHM da Era de Ouro" mesmo, hein? Seria interessante e um material diferenciado no mercado atual (q tem ignorado essa fase dos primórdios da Marvel)! Sou outro q compraria tudo, rs!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...