06/01/2016

"Star Wars": O Filme, Livros, e Lançamentos de HQs nas Bancas...

"Star Wars - O Despertar da Força"... Estreou nos cinemas em dezembro de 2015, mas somente ontem consegui assistir o filme (com bastante atraso). E é claro que eu não podia deixar de comentar aqui no "Submundo" e ainda trazer junto vários outros lançamentos relacionados à série em livros e HQs:

"Star Wars Legends 15" (Último Número), "Boba Fett - Inimigo do Império" (Especial), "Darth Vader 3" (Revista Mensal), "Star Wars - Império Despedaçado" (Especial), "Troopers da Morte" e "Marcas da Guerra" (Livros), E na Coleção Deagostini: "Império Vermelho 1-2" e "Academia Jedi"!

Confira abaixo:

"Star Wars - O Despertar da Força": Fui com muita expectativa pra assistir ao filme, e confesso que esperava mais em termos de história/roteiro. Visualmente os efeitos especiais são muito bonitos, mas a trama não deixa de ser uma mistureba de vários elementos que funcionaram na trilogia clássica (tem horas que parece um "remake" diante de situações repetidas que já vimos antes: "Déjà Vu" total). Sem "spoilers" pra quem ainda não assistiu, mas um esboço básico da trama desse 7º filme nos remete (passo-a-passo) direto ao clássico de 1977. Nesse ponto, faltou (MUITA) originalidade em apresentarem algo de novo à franquia (foi como usar a mesma receita de um bolo - continua bom, mas a receita é a mesma de antes). Seja como for, pretendo ver mais uma vez (só que agora em IMAX)!

"Star Wars Legends 15" + "Darth Vader 3": As revistas mensais estão em polvorosa nas bancas... A série "Legends" será encerrada no nº 15 com o FINAL da fase de Brian Wood (capa abaixo), mas as outras 2 mensais continuam em suas edições iniciais sob o teto da Marvel (e não mais da Dark Horse): "Star Wars 3" e "Darth Vader 3" (Alianças Sombrias) - Ambas, por sinal, tem gerado bastante procura nas bancas (e esgotam rapidamente)! 

"Boba Fett - Inimigo do Império": AVISO ao leitores que acompanham também a coleção Deagostini: TODO o conteúdo deste encadernado da Panini TAMBÉM estará futuramente na Deagostini (nas 3 edições que serão dedicadas ao Caçador de Recompensas). Esta é mais uma ed. "fura-olho" da Panini e reúne em 148 pág: "Boba Fett: Enemy of the Empire 1-4" e "Boba Fett: Bounty on Bar-Kooda". São boas HQs (resta ao leitor escolher a versão que melhor lhe agradar entre as 2 editoras)! 

"Império Vermelho 1-2" + "Academia Jedi": DOSE TRIPLA da Coleção Deagostini... Com algumas das melhores edições da coleção até aqui. "Império Vermelho" tem arte de Paul Gulacy (o melhor desenhista do "Mestre do Kung Fu") e narra a saga de "Kir Kanos": Antigo membro da Guarda Real do "Imperador Palpatine" em uma trama de vingança e luta pelo poder após a queda do império! E a "Academia Jedi" é uma antologia de histórias que incluem: O "Casamento de Luke & Mara Jade" e a "Morte de Chewbacca"! Leituras altamente recomendadas pra fãs de "Star Wars"!

"Troopers da Morte" + "Marcas da Guerra": 2 LIVROS muito interessantes da Aleph... O 1º é uma história de terror, na qual a tripulação de uma nave-prisão avariada se vê às voltas com uma terrível doença letal que espalha morte e destruição à bordo! E "Marcas da Guerra" se passa logo após o "Episódio VI" (Retorno de Jedi) mostrando as repercussões após a destruição da 2º "Estrela da Morte" e o destino dos remanescentes do império. Este é o 1º livro oficial a mostrar o que acontece após as mortes de "Vader" e "Palpatine" (ambos os livros custam na faixa de R$ 40)!  

"Star Wars - Império Despedaçado": Por fim... Um Lançamento de última hora: Já entrou em pré-venda esta edição especial de 136 pág (R$ 24,90) sub-intitulada de: "Jornada Para o Despertar da Força". É uma mini-série em 4 edições que faz a "ponte" entre os Episódio VI e VII em uma trama escrita por Greg Rucka e estrelada pelos pais de "Poe Dameron" (piloto que aparece no novo filme). Pra quem quiser entender melhor alguns fatos mal-explicados no filme!

Até+

PS: E a partir de amanhã (à noite) aqui no "Submundo".... Terá início o COMBO TRIPLO de matérias com as "VISÕES de 2016": Uma enxurrada de lançamentos e novidades previstas ao longo do ano (algumas em 1º mão aqui no blog). Não percam: Pois 2016 tá só começando, rs!

70 comentários:

  1. Eu que já assisti confesso que há algumas repetições que me incomodaram, porém, não há como negar que o filme vai para um caminho que explora muito mais a mitologia da força, coisa que não se via desde o Império Contra Ataca. E cá pra nós, somente foi nesse filme que finalmente deu vontade de vibrar quando começaram os embates de sabre luz, coisa que parecia que já estava com a imagem cansada.

    ResponderExcluir
  2. Expectativa nunca é bom. Eu até consegui ir ver o filme desarmado e gostei mas não empolguei. Semana que vem vou ver de novo dessa vez com uma visão mais crítica. É aquela coisa de fazer algo três vezes, a primeira é para experimentar, a segunda para ver se gosta e a terceira em diante para desfrutar! rs

    Legends por aqui ainda tá na edição 13. Ainda vai sair mais alguma coisa da série em encadernados ou vai virar lenda?

    Esse Boba Fett eu já dispensei pelo fator DeAgostini.

    --
    Comentário em andamento (rs)

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho que retomar minha leitura da DeAgostini. Não saí dos clássicos ainda... Mas essa "Academia Jedi" não saiu na finada mensal da Ediouro? Tenho certeza que li o casamento do Luke. Chewbacca não morreu! Ele é o Elvis de Star Wars!

    Não tenho muito interesse em ler os livros de Star Wars. A exceção seria justamente o "Marcas da Guerra", mas ainda não vi nenhuma resenha positiva.

    O Império Despedaçado é bem vindo, até por trazer uma trama inédita e complementar ao filme. Mas e a adaptação dos quadrinhos? Algum sinal dela?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo,

      Dois amigos (um fã o outro não) já tinham comentado
      comigo sobre o reboot disfarçado que é o episódio VII.

      Não chega a ser uma surpresa pra mim.
      Se é bom ou ruim, deixo pra outras pessoas opinarem,
      como não vou mais ao cinema, reservo minha grana pra comprar gibis.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  5. "Eu que já assisti confesso que há algumas repetições que me incomodaram,"


    Pois é, Marcelo... Isso foi o q mais me incomodou tbm: A falta de uma ideia original por trás da história. Eles basicamente pegaram o roteiro do "Episódio 4" e reescreveram várias passagens só mudando os personagens. Mas é praticamente a mesma coisa: A mensagem no robozinho, o massacre da aldeia no deserto, a fuga do cruzador espacial, o bar com alienígenas bizarros, o ponto fraco da "Estrela da Morte" (como é fácil explodir essas merdas, hein? é só atirar no ponto certo)... Enfim, a diversão em si é boa, mas é "mais do mesmo"!

    Mas concordo com vc sobre as lutas com sabre voltarem a ficar mais emocionantes... Deixaram as piruetas e malabarismos de lado e buscaram mais realismo nos embates com sabre (isso foi uma boa sacada)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. "Legends por aqui ainda tá na edição 13. Ainda vai sair mais alguma coisa da série em encadernados ou vai virar lenda?"


    Oi, SEMI... A Panini vai querer tirar leite de pedra com SW agora: Pois com o sucesso do filme, os gibis tão vendendo mais do q nunca (até as novas revistas mensais tão esgotando rápido) e é claro q a ideia é encadernar o q puderem daqui pra frente. Pelo q eu soube, a intenção é encadernar as principais séries das mensais sim!

    E eu sei q não se deve assistir um filme com a expectativa em alta... Mas não consegui evitar por ser mto fã de SW. Porém, assisti o filme de forma bastante imparcial: Separando o meu lado FÃ do lado crítico - E é inegável q faltou originalidade pros roteiristas (por mais q critiquem o Lucas, pelo menos ele apresentava elementos novos na própria franquia - mesmo q "inspirados" por outros filmes e livros)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, ainda vou rever o filme com um olhar mais crítico. Mas acho que dosaram bem o fator nostalgia com as novidades. A trinca de protagonistas (Poe, Rey e Finn) tem carisma suficientes para tocar o barco. E nem preciso falar do BB-8. Nem lembro mais quem é R2... rs

      Por outro lado, o Kylo Ren que já tinha uma missão complicada (suceder Vader), já deixou claro que não vai dar conta.

      Agora, alguém sabe me dizer por que não acho bonecos da Rey ou da Sabine de Star Wars Rebels? Eu tenho uma filha para criar!!! rs

      Excluir
    2. Semi, o único que eu sei que existe da Rey é o da Black Series, da Hasbro (aqueles na mesma escala de Marvel Legends), mas eu não vi por aqui, talvez ainda chegue (ou você tenha que importar). E, caso você seja rico, vai sair uma Rey pela Hot Toys.

      Excluir
  7. "Mas essa "Academia Jedi" não saiu na finada mensal da Ediouro?"


    Saiu sim, SEMI... Naqueles gibis em formato de cardápio de restaurante, rs!

    Mas como eu não comprei na época, essa ed. da "Academia" é COFRE certo qdo sair (li em scans e gostei: vale a pena ter esse material impresso)! Já os livros eu ainda não li, mas pretendo comprar esses 2 (qdo aparecer algum bom desconto em lojas físicas)!

    As adaptações em quadrinhos atrasaram bastante... A ideia da Panini era ter lançado os Ep. V e VI ANTES da estreia do filme (mas não fico surpreso com a Panini perdendo datas de filmes no cinema: Surpresa seria se eles tivessem conseguido, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. "Dois amigos (um fã o outro não) já tinham comentado comigo sobre o reboot disfarçado que é o episódio VII."


    Seus amigos estavam certos, VAM...

    É exatamente isso sim: Um "pastiche" de elementos já utilizados no "Ep. 4"... Pra mim, a sensação de "já vi isso antes" foi maior ainda pq assisti há poucos dias uma "maratona" com todos os 6 filmes anteriores de novo (como "preparação" pro 7º). Assim, todo o "Ep. 4" tava bem renovado nas minhas lembranças!

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. O único erro grave dos produtores foi esse. O filme é mais uma grande homenagem à trilogia clássica e principalmente ao primeiro filme. Por sorte, ou competência, os novos personagens e novos elementos do roteiro (mesmo que em quantidade pequena) são muito bons. As pontas soltas fazem com que a ansiedade pelos próximos aumente. No fim, com a direção inspirada, tudo isso resultou num filme bem bacana...que funciona como uma nova introdução a este universo. Lembrem que este filme não está sendo feito apenas pra nós...mas também para toda uma nova geração que até então cagava e andava para esta saga. Pelos resultados, tanto de público e crítica...o tiro parece ter sido bem certeiro. E um adendo...mesmo com os defeitos...na minha opinião só este filme engole totalmente a fraca trilogia prequel.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. "Agora, alguém sabe me dizer por que não acho bonecos da Rey ou da Sabine de Star Wars Rebels? Eu tenho uma filha para criar!!! rs"


    Tipo este?

    http://toywars.com/products/star-wars-episode-vii-rey-starkiller-base-3-3-4-action-figure

    Ou este, onde a "Rey" vem junto com o "BB-8":

    http://www.ebay.com/itm/Star-Wars-Disney-Elite-Series-Rey-and-BB-8-w-lightsaber-Die-Cast-Action-Figure-/221972715045

    Não sei se são fáceis de encontrar aqui no Brasil, mas pelo menos existem bonecas dela, hehe... Essa "Sabine" eu não sei direito quem é (não assisto os desenhos), mas já ouvi falar de nome e se for uma q usa um capacete de "Boba Fett" já vi a boneca tbm (vinha junto num pack com um "trooper")!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até achei uma figura da Rey estilo G.I. Joe, mas parece figurante de novela da Record (rs).

      Infelizmente, a linha mais infantil não tem nenhum personagem feminino. Lançaram vários bonecos de 30cm, incluindo a linha Rebels, mas nada de Rey, Sabine ou até mesmo a Leia. Mesma coisa para a linha Playskool.

      As meninas também querem entrar na brincadeira! O novo filme deu um (grande) passo adiante, mas o pessoal do licenciamento tá comendo mosca.

      Excluir
  11. "Lembrem que este filme não está sendo feito apenas pra nós...mas também para toda uma nova geração que até então cagava e andava para esta saga."


    Oi, Fábio... blz?

    Com toda certeza: Não tiro os méritos do filme qto aos objetivos de atingir (em grande escala) toda uma nova geração de fãs... Duvido mto q a Disney esteja se importando com críticas ao novo filme (sendo q do jeito q fizeram está rumando pra ser a maior bilheteria da história do cinema)!

    Mas a minha opinião (pessoal) é a de um fã q assistiu o 1º filme ainda no cinema no final dos anos 70 e esperava uma trama mais elaborada q realmente desse continuidade à saga com elementos NOVOS! Vamos ver agora o q virá pela frente nos próximos filmes... Ainda tenho esperança de q o rumo da história seja mais bem trabalhado nos Ep. 8 e 9!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim foi o mesmo defeito. O filme é muito empolgante...mas ficou um gosto de que se tivesse sido mais original, poderia ter sido antológico... estou esperançoso nesta nova trilogia...achei que começou bem (embora tenha derrapado na originalidade).
      No fim...acho que a Disney não quis de arriscar muito devido ao "desfavor" que o Lucas fez nos filmes prequels...e acabou dando certo...tanto do ponto de vista mercadológico...como critico...pois embora tenha seus defeitos...no geral o filme está sendo bem recebido...colecionando elogios e boas criticas. A única coisa que me preocupa para os próximos filmes é a mudança de diretor.

      Excluir
  12. Uma coisa que eu sempre achei sem sentido em SW é essa dicotomia entre Jedi e Sith. Digo, ou você é totalmente controlado e racional, ou cede às emoções e vai para o lado negro! What??? Sem caminho do meio? Ninguém pode ser exclusivamente racional ou passional. E por que cargas d'água Anakin não poderia ficar com Padme?

    ResponderExcluir
  13. Olá Leo,

    Pelo que pude entender numa entrevista do Levi ao Pipoca e Nanquim, várias das edições que estão encadernadas na Coleção da DeAgostini, serão publicadas pela Panini, ao longo de 2016.

    Penso que isso deve causar bastante confusão, nos leitores que acompanham os lançamentos das duas editoras, não é mesmo?

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  14. Fala Léo!

    Cara, até que tem muita coisa legal saindo, to acompanhando as edições mensais da Marvel e peguei alguns dos livros, já as da Agostini eu pego raramente, só quando tem alguma coisa muito interessante, pois além do preço alto, estou naquele velho problema dos colecionadores: pilhas "para ler" que nunca diminuem e espaço que já não existe mais, então vamos mais devagar, rs. Mas realmente o mercado de hqs e livros no Brasil está num momento interessante, melhor de que nunca, o que de certa forma torna nossos sonhos um pesadelo, pois aqui esses artigos não tem preços justos (como quase tudo em nosso país), assumindo valores de itens prioritários quando deveriam custar como itens supérfulos.

    Quanto ao filme eu gostei bastante, fiz vários vídeos no canal e tudo. Mencionei o fato de ele parecer com o ep IV principalmente, mas acho isso um ponto positivo, eu me senti vendo "Guerra nas estrelas", coisa que eu não sinto quando assisto a trilogia nova, portanto acho um grande mérito o filme voltar a ter aquele ar, sendo na minha opinião uma homenagem feita por um fã. Acredito que no próximo, essa "cópia" não acontecerá, mas espero que o ar permaneça o mesmo.

    Que o mercado continue nesse pesadelo positivo e que eu tenha que continuar escolhendo o que compro ou não. E pensar que alguns anos atrás não havia praticamente nada do universo expandido...

    Abração

    ResponderExcluir
  15. Achei o filme bacana pelo que tem de novo, especialmente os novos personagens e ambientes, e é muito bem dirigido, nota-se o cuidado com que foi feito, as participações dos personagens antigos está ótima, mas a história peca mesmo pelo excesso de paralelismo com o episódio IV. Império Despedaçado vale a leitura, mas não esclarece praticamente nada, quem for ler com essa intenção vai se decepcionar. Alguma notícia da quadrinização do filme?
    Abraços,
    Márcio X.

    ResponderExcluir
  16. Star Wars é algo maravilhoso, mas tem bastante material de leitura e os meus bolsos têm sempre pouco dinheiro.

    Pelo menos consegui os 12 primeiros volumes da coleção da Planeta DeAgostini que tanto queria. Agora, eu pretendo comprar Império Despedaçado, pois quero muito tirar certas dúvidas sobre o que acontece entre os episódios VI e VII.

    E por falar em episódio VII: gostei pra caramba das quatro sessões em que estive até hoje, especialmente da primeira, no dia de estreia e em uma sala XD repleta de fãs da saga espacial, e da segunda, em IMAX. A direção é bonita; os novos heróis são carismáticos e os principais personagens do lado sombrio possuem nuances interessantes (Quero ver os próximos passos destes no restante da trilogia!); as cenas de ação com naves são espetaculares; o mix de computação, efeitos práticos e locações é sensacional; a Força aparece no início e vai até o fim do filme, principalmente de maneira sutil; os momentos nostálgicos funcionam e até mesmo o repeteco, digamos assim, dos desafios e enredos dos filmes originais me divertiu mais do que incomodou, causando um sentimento bom de celebração. Pipoca gostosa, com uma dose de milhos que não estouraram e alguma falta de sal, mas ainda gostosa.

    E que o episódio VIII ande mais com as próprias pernas. É parte dos meus votos para o próximo filme - que gostaria de conferir agora, se pudesse.

    Abraços e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  17. Nunca fui muito fã de Star Wars rs, Mas fico no aguardo das visões para 2016 hehe.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. "Até achei uma figura da Rey estilo G.I. Joe, mas parece figurante de novela da Record (rs)"


    Putz, aí é fóda mesmo, rs...

    Mas q bobeada esse lance da falta de figuras femininas nas lojas de brinquedo, hein? O filme é estrelado por uma mulher e se as meninas curtirem o filme, não terão nenhum brinquedo por perto q represente a protagonista (comeram mosca mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "A única coisa que me preocupa para os próximos filmes é a mudança de diretor."


    Oi, Fábio... Puxa, eu não sabia q já ia mudar o diretor:

    Nas últimas semanas andei evitando ao máximo ler notícias e comentários sobre o filme (pra fugir dos spoilers), mas com isso fiquei bem defasado de informações a respeito da série (tenho mta coisa pra botar em dia sobre SW agora, hehe)!

    Eu tbm não sabia q a média das críticas estava sendo positiva... fiquei alheio à tudo isso e como fazem pouco mais de 24 horas q assisti o filme, ainda não tive tempo de ler críticas em outros sites (eu só sabia q o filme estava sendo sucesso e quebrando recordes de bilheteria)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "Uma coisa que eu sempre achei sem sentido em SW é essa dicotomia entre Jedi e Sith."


    Oi, Diego... Acho q isso tem um pouco a ver com o tipo de energias e forças (místicas e psíquicas) com as quais os Jedis e os Sith lidam!

    Os Jedis são uma ordem (tipo os monges) q busca o equilíbrio e o controle dessa "força" poderosa com a qual eles lidam... E da mesma forma q mtas ordens similares aqui do nosso mundo, o celibato é uma forma de se alcançar a harmonia da mente e do espírito: As mulheres costumam desviar a atenção e despertar o lado passional (q as meditações tentam evitar). Bem, isso é o q eu consigo "SUPOR" a respeito do assunto, depois de milhares de filmes de Kung-Fu e q tbm tratam de assunto parecido (não q eu tenha a menor vocação pra isso, é claro: Acho q eu teria sucumbido de 1º ao lado negro da força, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "várias das edições que estão encadernadas na Coleção da DeAgostini, serão publicadas pela Panini, ao longo de 2016."


    Oi, VAM... O "X-9" me falou a mesma coisa: q a Panini achou em SW a sua nova "galinha dos ovos de ouro": e deve republicar mta coisa q tá saindo pela Deagostini!

    Porém, não acho q ela venha a publicar TUDO: E se tiver uma série q me interesse muito, não vou arriscar em esperar pela Panini (vou comprar a 1º versão q aparecer pela frente). É o caso do "Império Vermelho", por exemplo: q eu não sei se tá nas intenções da Panini (por ser uma HQ estrelada por um Guarda Real - e não pelo "elenco" principal). A Panini quer material q tenha os "medalhões" (Vader, Luke, e até o Fett)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mantenho que a coleção da Planeta é a mais completa que se vai achar (fora da França, ao menos) e fundamental para quem curte a franquia.

      Excluir
  22. "Quanto ao filme eu gostei bastante, fiz vários vídeos no canal e tudo. Mencionei o fato de ele parecer com o ep IV principalmente, mas acho isso um ponto positivo"


    E aí, Rodrigo... blz?

    Valeu pelo aviso (sobre seus vídeos): Pois eu andei fugindo de spoilers e enquanto eu não assistisse o filme, me blindei numa redoma evitando toda e qq notícia a respeito de "SW"... Mas agora q o perigo dos spoilers já passou, vou sair à cata de matérias e vídeos falando do filme (pra ler e assistir outras opiniões)!

    Legal saber q vc tbm teve essa percepção da semelhança entre o "Ep. 4" e o novo filme... Embora eu não tenha gostado do excesso de similaridades dos 2 filmes, estou confiante q nos próximos a trama evolua pra algo mais original q agregue uma identidade própria à nova trilogia q está em andamento!

    Qto ao problema das pilhas "para ler" que nunca diminuem e o espaço que já não existe mais... Bem, eu e vários outros leitores tbm compartilhamos desses mesmos dilemas, hehe (Tamo junto nessa, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "Alguma notícia da quadrinização do filme?"


    E aí, Márcio X... blz?

    "Império Despedaçado" é legal mesmo (li em scans e devo comprar o encadernado tbm)... Mas realmente: Nem teria como explicar mta coisa, já q manter o suspense e os ganchos pros próximos filmes é parte da tônica de SW (a série diverte e explica algumas coisas mais sobre o panorama/contexto do q rolou após os eventos do "Ep. VI")!

    Sobre a quadrinização do filme... Ela deve seguir a ordem dos demais, e o próximo a sair será o "Ep. V" (porém, já foi confirmado oficialmente q sairá o "VII" tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "Pelo menos consegui os 12 primeiros volumes da coleção da Planeta DeAgostini que tanto queria."


    E aí, silas... blz?

    Já foi um marco no Brasil termos toda a fase clássica da Marvel publicada na íntegra (algo até pouco tempo impensável)... Mas tem mta coisa boa saindo por fora da coleção Deagostini tbm, e "Império Despedaçado" merece uma conferida (até pelo fato de NÃO fazer parte da coleção e ser um lançamento exclusivo da panini)!

    Sobre o filme... Eu ainda pretendo assistir em IMAX tbm (até pelo fato de nunca ter visto um filme nesse formato - ficarei feliz de meu 1º filme em IMAX ser justamente um "SW", rs)!

    "E que o episódio VIII ande mais com as próprias pernas."... Assino embaixo, hehe: Tbm faço meus os seus votos pros próximos filmes da série!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Experimente em IMAX" tá longe de ser só propaganda, na minha opinião. É demais, cara, pra valer, o quanto a gente ganha em imagem e som e, consequentemente, imersão. Mesmo que a conclusão sobre o filme não mude nada, eu acredito que uma sessão IMAX vai te causar impressão semelhante à minha, de que "É assim que um filme deve ser assistido!". Haha

      Abraço!

      Excluir
  25. "Nunca fui muito fã de Star Wars rs, Mas fico no aguardo das visões para 2016 hehe."


    E aí, John Bueno... blz?

    Amanhã (à noite) sem falta aqui no blog, hehe... Eu já concluí o texto das 3 postagens de "Visões de 2016", mas eu ainda precisava de mais um tempinho (hj e amanhã) pra botar em ordem as imagens q eu tô selecionando pra ilustrar as postagens... Tá demorando, mas vai valer a espera (tem mta novidade bacana mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trolls de Troy já está traduzido e sai em 2016!

      Excluir
  26. Hum... estava esperando algo sobre esse quadrinho do Boba Fett. Acho isso uma falta do que fazer com a Panini, já que o conteúdo está sendo publicado pela DeAgostini. Sorte que ainda não comprei, mas fico imaginando que faz a coleção e comprou.
    O Despertar da Força, por mais que venha com a velha receita, é algo que vale a pena assistir. Já vi duas vezes, e não tive nenhum arrependimento.
    Sobre os livros, estou lendo Marcas da Guerra e curtindo muito. Diferente dos outros livros de Star Wars, Chuck Wending conseguiu fazer um livro mais descritivo até o momento. Aproveitando cada páginas. Troopers da morte eu preciso comprar ainda. Soube que serve muito bem como um livro de terror antes de ser um livro de Star Wars.

    Até

    ResponderExcluir
  27. Oi Leo!

    "Os Jedis são uma ordem (tipo os monges) q busca o equilíbrio e o controle dessa "força" poderosa com a qual eles lidam... E da mesma forma q mtas ordens similares aqui do nosso mundo, o celibato é uma forma de se alcançar a harmonia da mente e do espírito"


    Embora George lucas tenha bebido na fonte da cultura oriental mesclando o budismo com artes marciais, mais precisamente o Kendo (O Caminho da Espada) ele nunca definiu bem o tal Caminho da Força e do Lado Negro dela.

    Bem da verdade o que você disse sobre o celibato dos Jedi, porém, os Sith também são celibatários pelo que dá para entender nos filmes; a diferença é que os Jedi usam o poder para o altruísmo, defendendo principalmente o governo (seriam eles os samurais do antigo Japão), enquanto que os Sith usam seu poder para conseguirem o que desejam ou seja, mais poder e derrotarem seus inimigos.

    Os Siths seriam os Ninjas usam sua arte em proveito próprio para conspirações e assassinatos, tanto que eles vivem infiltrados e anônimos assim como as histórias de ninjas.

    Quanto à Padmé, nada foi dito que Anakin não poderia ficar com ela (na certa não pelo código Jedi), mas seria uma ação reprovável um samurai ficar com uma "rainha" no Código deles já que eles viviam para proteger seus senhores (as) e não se envolver amorosamente com elas.Na certa na prática caso isso ocorresse deveria um membro ser expulso ou fazer Seppuku (suicídio com a própria espada)

    É um erro que ninguém do Conselho Jedi soubesse que Anakin e ela estavam juntos, já que Yoda podia ver e sentir as coisas do presente e futuro (fora os outros do conselho!)

    Acho que nunca será bem explicado o "Lado Negro" e a "Força", acho que não existe meio termo entre os dois. Se pararmos para pensar na mitologia dos Lanternas Verdes temos a mesma coisa, não existe meio termo, se sentir medo (assim como os Jedi) sucumbem para o Lado Negro (no caso Amarelo, sendo neste caso o Lorde Negro de Sith- o Parallax).

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  28. Olá, Leo, beleza?

    Feliz ano novo!

    Como um grande fã de Star Wars também fui ver o filme com grande expectativa, e achei um filme meia boca. Acho que o medo de decepcionar os fãs antigos causou isso.

    Cara ouvi falar que vai ter uma coleção do Batman do Denny ONeil também. Você sabe se é verdade? To meio com pé atrás de pegar as do Neal Adams e depois ficar com material repetido. As do Marshall Rogers foram uma ótima surpresa, eu tinha lido pouco coisa da fase do Batman desenhada por ele, e muita coisa é inédita por aqui.

    Sabe também se os mega encadernados de Juíz Dredd (compilando as revistas) vão continuar? To vendendo aos poucos minhas edições e substituindo pelos encadernados que saem kk Sou doido.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  29. Olá

    Acredito que o filme foi feito de forma de não deixar aos "jovenzinhos" que não assitiram os episódios anteriores perdidos e começar a arrancar a grana mesmo de quem começar a assistir por esse episodio.
    Queria assistir, mas acho que vou acabar deixando sair em BD/DVD já que a grana tá curta pra ir no cinema.

    Abç

    ResponderExcluir
  30. Fala, Léo!
    Grande postagem, com muito material diversificado, demonstrando a "força" da franquia! Ainda bem que não consumo as HQs relacionadas a SW, pois já não dou conta da minha crescente pilha de leitura atrasada.
    Rapidamente, comentando sobre o filme...achei um bom programa (levei meu filho), com entretenimento de primeira linha. Considero este episódio, como uma "ponte suave" entre a trilogia original e os episódios futuros! A trilogia prequel...prefiro não comentar...
    Nos aspectos técnicos, o filme é grandioso! Acho que a intenção foi dar aos antigos fãs, aquela aventura de 1977, com os absurdos recursos atuais! E nisso, achei muito bem sucedido.
    Mas, depois do Vader,temos agora um problema crônico e insolúvel! Como construir um grande vilão, que desenvolva-se sem o impacto da sombra e da ausência do maior vilão da sétima arte?
    Fazer um Ewok gigante e malvado? Aí é dose..

    abs.

    ResponderExcluir
  31. Leo, você que tudo sabe, tem algo nas HQs que converge com a história do filme? Até onde entendi, nada do universo expandido foi tomado como canônico, certo?

    Obs: depois de muito tempo, quando a coleção finalmente veio pra São Paulo, eu desisti dela lá pelo volume 20. Deu a louca da DeAgostini, começou a sair um volume por semana e eu não teria nem espaço mais pra guardar, além do custo muito alto mensal. Por sorte, consegui revender e sair com pouco prejuízo.

    ResponderExcluir
  32. "Eu mantenho que a coleção da Planeta é a mais completa que se vai achar (fora da França, ao menos) e fundamental para quem curte a franquia."


    Sem dúvida, Hunter...

    Tem mta coisa saindo pela Deagostini q eu duvido mto q saia posteriormente pela Panini (especialmente as sagas estreladas por "ilustres desconhecidos" mas q renderam ótimas histórias - melhores até do q mtas estreladas pelos "medalhões")!

    O ideal (a meu ver) é ter a coleção Deagostini completa... e depois comprar apenas o excedente pela Panini (o material q ficará de fora das 70 edições)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. "Experimente em IMAX" tá longe de ser só propaganda"


    Acredito em vc, silas... Eu nunca vi um filme em IMAX, mas vejo nesse novo SW a oportunidade ideal pra experimentar!

    O difícil aqui é conseguir lugar antecipado (eu tentei antes e as sessões tavam lotadas até o começo do mês). Mas vou continuar tentando, pois não quero morrer sem ver a "Millennium" voando em 3-D/IMAX, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. "Trolls de Troy já está traduzido e sai em 2016!"


    Opa... Excelente notícia, Hunter!

    Valeu mesmo... Depois de "Lanfeust", fiquei na fissura pra continuar lendo material desse universo ("Trolls" será COFRE certo pra mim)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem provável que mais Lanfeust (e, talvez, mais Trolls) seja publicado este ano, mas vamos ver os resultados.

      Mais Barbarella, por outro lado, é uma certeza!

      Excluir
    2. Curiosidade, com está a lombada da enorme coleção francesa de álbuns do universo de Troy que está sendo publicada neste momento:
      http://img15.hostingpics.net/pics/437339IMG20151209212326540.jpg

      Dá uma certa inveja...

      Excluir
  35. "Hum... estava esperando algo sobre esse quadrinho do Boba Fett. Acho isso uma falta do que fazer com a Panini, já que o conteúdo está sendo publicado pela DeAgostini."


    Oi, Natália... Tdo bem?

    Daqui pra frente vai ser assim mesmo: Quem estiver fazendo a coleção Deagostini, terá q tomar cuidado com os repetécos q sairão pela Panini tbm (e já tivemos recentemente o caso do "Esquadrão Perdido" q a Panini lançou quase ao mesmo tempo q a versão Deagostini de "Tempos Sombrios" - onde esse arco estava inserido)!

    No caso do "Boba Fett"... As 2 primeiras ed. q a Panini lançou dele traziam mini-séries inéditas q não estarão na Dagostini (com exceção de umas 3 ou 4 histórias "tapa-buraco" q usaram pra fechar as edições - e q serão repetidas depois). Mas esse 3 encadernado (Inimigo do Império) estará totalmente contido nas ed. da Deagostini mesmo (Vol. 60-62)!

    No mais... Tbm verei de novo "O Despertar da Força" (só q agora em IMAX). E sobre os livros, tô bem atrasado nas leituras, hehe: Recém terminei o 1º deles (Herdeiro do Império) e achei excelente! Tbm comprei o do "Obi-Wan" e "Sombras do Império" (q são os próximos na fila de leitura). Devo comprar tbm esses 2 novos: "Marcas" e "Troopers" (q me interessaram mto pelas ideias e propostas)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. "Acho que nunca será bem explicado o "Lado Negro" e a "Força", acho que não existe meio termo entre os dois."


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Tbm acredito q nunca vão explicar totalmente esses conceitos, já q o lance da "força" sempre foi algo meio subjetivo nos filmes (imagino q a ideia seja deixar o conceito em aberto para o entendimento próprio do espectador). "Star Wars" é visto por muitos como uma série esotérica e tentar explicar a "força" poderia ser mais complicado do q parece (sem polemizar demais com questões até religiosas). Assim, não acredito q seja do interesse dos produtores se aprofundarem demais nesse assunto!

    Mas vc tem razão qto aos princípios da cultura oriental, budismo, e artes marciais.... Já é sabido q ao criar "Star Wars", Lucas se inspirou bastante em filmes japoneses tipo os "7 Samurais" (entre várias outras referências - inclusive os ninjas)! Na verdade, "SW" é uma salada q mistura samurais, ninjas, budismo, e literatura clássica (Macbeth) e sci-fi ("DUNA", "Princesa de Marte", etc)!

    Sobre "Padmé"... No "Episódio II" é dito em algum momento q Anakin não poderia ficar com ela (tanto, q o casamento dos 2 foi às escondidas). Mas não lembro agora as razões citadas pro impedimento da relação (já vi o filme umas 10 vezes, mas minha memória é uma desgraça, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  37. "Cara ouvi falar que vai ter uma coleção do Batman do Denny ONeil também. Você sabe se é verdade?"


    E aí, Camus... blz? (Feliz 2016 pra vc tbm)!

    Não ouvi falar nada sobre uma coleção do Denny O'Niel, e eu não esperaria por algo assim correndo o risco de perder o q já está garantido (q é a fase Adams). As próximas q devem sair das "lendas" são: "Jim Aparo" (2º formada) e "Gene Colan" (falarei mais dessas ed. nas próximas matérias do blog)!

    E sobre os "Almanaques do Dredd"... Eles devem continuar sim, mas a periodicidade tem sido anual dessas ed. de encalhe! Fora isso, tbm vão republicar alguns arcos da mensal em separado ("Guerra Total", por exemplo, virá numa ed. especial este mês)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo e Camus,
      até o momento uma Legends ou Tales do Batman pelo O´Neil não foi anunciada, o próximo lançamento da série da DC será o Jim Aparo Volume 3, dando conta do final de The Brave and The Bold.

      Mas caso seja, em princípio não é coisa pra preocupar, pois a contribuição do roteirista na reformulação do Batman foi muita mais extensa do que a parceria celebrada com Adams.

      Tem muitas histórias dele com o Irv Novick e Ernie Chan desenhando, por exemplo.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  38. "Queria assistir, mas acho que vou acabar deixando sair em BD/DVD já que a grana tá curta pra ir no cinema."


    E aí, Carlos... blz?

    Eu tbm não sou mto de ir ao cinema... E passei 6 anos sem botar os pés numa sala (meu último filme em cinema havia sido o "Watchmen" em 2009). Somente no ano passado voltei a entrar num cinema pra ver o "007 - Spectre" e agora o novo "SW"!

    Mas não é um hábito q eu pretenda cultivar... Talvez eu veja mais uns 2 ou 3 filmes este ano (Deadpool e Guerra Civil) e o resto continuarei no meu bom e velho esquema de esperar sair em DVD e assistir em casa (na minha já surrada poltrona e me empanturrando de Doritos com cerveja, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  39. "Fazer um Ewok gigante e malvado? Aí é dose.."


    E aí, Victor... blz?

    Podiam usar como vilão tbm um "Jar-Jar" psicótico e vingativo atacando as pessoas na floresta com um facão, rs... Seja como for, qq vilão q aparecesse agora ficaria na sombra de Vader mesmo (vai ser difícil - pra não dizer impossível - surgir um substituto à altura de um Vader: falando em termos de carisma e ícone da cultura pop)!

    E eu sou um VERME mesmo... Não consigo parar de consumir livros e gibis baseados em "SW", rs (ainda bem q pelo menos as miniaturas do xadrez já acabaram - menos um gasto em SW pra mim)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  40. "Até onde entendi, nada do universo expandido foi tomado como canônico, certo?"


    E aí, Edson... blz?

    Eu não sei tanta coisa assim, rs (quem manja mesmo é o "X-9", ele é o Mestre Yoda e eu sou um mero padawan, hehe). Mas dos gibis baseados em SW, o q mais se aproxima do novo filme é o "Império Despedaçado" (embora se passe anos antes, a trama nos remete ao 7º filme)!

    Sobre o universo expandido... Quase tudo foi desconsiderado com a renovação da franquia. Mas é mto relativo isso, pois o q importa mesmo (pelo menos pra mim) é a qualidade das histórias e não o qto elas valem pra cronologia. É a mesma coisa q Marvel e DC: as histórias clássicas já foram desconsideradas pra fins de cronologia (mas ainda possuem um valor maior q as atuais)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficaram só os desenhos em CGI de Clone Wars e Rebels, mais, claro, as novas HQs da Marvel e os livros produzidos desde que a Disney assumiu a franquia.

      Até entendo descartar o material pós-Retorno de Jedi, que iria contradizer o filme. Mas qual a razão de excluir Cavaleiros da Antiga República ou o material não-animado das Guerras Clônicas? Não parece que a Disney tenha interesse em explorar esse período...

      Além de uns retcons bizarros. Na animação Rebels tanto o A quanto o B-Wing aparecem usados pelos Rebeldes ANTES do X-Wing! Por que isso?!?

      Excluir
    2. sandro marzo08/01/2016, 17:38

      As animações continuam valendo. Tanto clone wars, quanto a atual rebel. O resto virou legends. As atuais series da marvel tbm valem.

      Excluir
    3. Na verdade verdadeira eles só "desconsiderararam tudo" pra não ficar catando e dizendo: olha isso aqui vale, já isso aqui não... esse aqui talvez seja usado, ou talvez não.

      Mas nem tudo foi realmente desconsiderado, em alguns dos podcasts sobre o filme que eu ouvi alguém comentou que aquela ideia da arma que se recarrega com o sol já tinha sido usado em uma história e que aquela ideia do Luke ter criado uma "escola jedi" e tudo ter dado errado também é de uma HQ.

      Eles só "desconsideraram" só pra dizer que não foi exatamente assim que tal coisa aconteceu, mas muita coisa talvez seja usada nos próximos filmes. Não precisa ficar bravo se uma história do universo expandindo que vc AMA nem é mais considerada, é só uma bobagem da Disney.

      Excluir
  41. "É bem provável que mais Lanfeust (e, talvez, mais Trolls) seja publicado este ano, mas vamos ver os resultados."


    Oi, Hunter... Incluí o lançamento de "Trolls" entre as novidades pra 2016, porém, ainda voltarei à essa edição assim q conseguir a capa oficial da Jupati (pretendo postar uma prévia aqui - nos mesmos moldes da que fiz pra "Lanfeust")!

    Tenho "Trolls" em scans, mas a qualidade digital não faz jus à arte desses materiais (que ficam bem mais ricos em detalhes na versão impressa)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  42. "Curiosidade, com está a lombada da enorme coleção francesa de álbuns do universo de Troy que está sendo publicada neste momento:"


    Sensacional mesmo... Já salvei essa foto tbm e vou aproveitar numa série de matérias q tô produzindo só sobre "Lombadas" de coleções daqui e do mundo!

    Eu pretendo fazer toda a coleção do universo de "Lanfeust", "Trolls", e afins... E nesse caso, ver uma lombada dessas dá uma certa inveja mesmo, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os franceses têm dezenas dessas coleções. Só a Hachette tem ONZE rolando simultaneamente neste momento na França!

      Excluir
  43. "Tem muitas histórias dele com o Irv Novick e Ernie Chan desenhando, por exemplo."


    Oi, VAM... Dessa fase do morcego eu não tenho nada na coleção!

    Mas gostaria de ter, pois sou fã da arte do Ernie Chan desde os tempos de "Conan"! No mais, a fase do Aparo é uma das extensas do "Batman" mesmo (essa vai longe por aqui ainda)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  44. "Ficaram só os desenhos em CGI de Clone Wars e Rebels, mais, claro, as novas HQs da Marvel e os livros produzidos desde que a Disney assumiu a franquia."


    Pois é, sobrou pouco mesmo (quase nada) de tudo q foi produzido do universo expandido... E eu não esperava um reboot dessas HQs enquanto os filmes ainda mantivessem a mesma cronologia. Mas pelo visto a ideia era zerar tudo nos gibis pra poder recomeçar com maior liberdade criativa (reutilizando personagens e conceitos q morreram no universo expandido)!

    Só q podiam ter feito um "reboot parcial" ao menos... limando o q veio depois do "retorno de jedi", mas mantendo a "antiga república", por exemplo. Não seria a 1º vez q veríamos um reboot parcial nos gibis (a Marvel vem fazendo esses "ajustes" e "emendas" há anos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  45. "O resto virou legends. As atuais series da marvel tbm valem."


    Oi, sandro... Essas séries atuais da Marvel ainda não me mostraram a q vieram (pelo menos eu - particularmente - acho meio cedo pra formar uma opinião sobre elas)!

    Mas até q estão mantendo o interesse...

    Abs!

    ResponderExcluir
  46. "Os franceses têm dezenas dessas coleções. Só a Hachette tem ONZE rolando simultaneamente neste momento na França!"


    É mta coisa mesmo... Mas valeu pela dica, Hunter (vou procurar mais dessas lombadas pesquisando pela Hachette)!

    Aqui no Brasil essa modinha de lombadas tá tomando forma (embora manter uma lombada perfeitamente alinhada tenha parecido uma tarefa bastante complexa pra Salvat, por exemplo): Nesse ponto, a Abril foi mais eficaz (e a coleção de "Clássicos da Literatura Disney" transcorreu sem defeitos nas lombadas)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em Portugal são relativamente poucas essas coleções com lombadas especiais.

      Excluir
    2. Pelo menos as fotos de lombadas q vi da coleção "Star Wars" aí em Portugal (em ótimos blogs como: "Leituras de BD") estão sem os problemas de alinhamento constatados por leitores daqui em grupos do face)!

      Abs!

      Excluir
  47. Oi, Leo!

    Só deixar minha opinião também já que gosto muito de Star Wars!
    Vou ser bem curto para evitar spoilers e que alguma frustração sai de controle... rs

    O filme é bom, vale ser visto mais de uma vez. Como também fiz minha maratona dos 6 filmes anteriores antes de ver este, é notório a semelhança entre este filme novo e o de 77, mas tratei como uma homenagem, além de ser algo de baixo risco e que ainda funciona na série. JJ Abrams tinha feito o mesmo em Star Trek e deu certo e, como a segunda trilogia (prequel) focada na política não agradou muito, usar o filme de 77 como base foi muito acertado. O novo trio de personagens segura a trama e tem muito carisma na história, além de um BB-8 bastante inspirado (mas ainda não supera o R2D2 pra mim). O meu único medo (além do lado negro da força, que para ser politicamente correto, passou a ser lado sombrio, que também não me desagrada, é coerente com o termo em inglês) é vir mais uma trilogia de redenção, mas vamos aguardar e ver o que virá.

    Com relação ao conteúdo expandido, foquei nos livros (já comprei 12 deles) e, das HQs, vou apenas pegar uns 5 ou 6 da coleção Deagostini (Sombras do Império, Herdeiros do Império e Império Vermelho). Espero que estas HQs cheguem na Livraria Cultura, senão lascou!

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, ASGM... blz?

      Foi mais ou menos isso o q eu achei do novo filme tbm... Tá longe de ser dos meus favoritos da série (eu diria até q gostei mais da trilogia prequel) mas valeu a diversão e ainda tenho q assistir mais uma vez em IMAX (se me sobrar tempo na semana q vem)!

      Sobre a coleção Deagostini... Vc fez boas escolhas nessas sagas, eu só incluiria aí tbm a "Academia Jedi" (q traz uma antologia de histórias mto boas). A Livraria Cultura aqui do sul parou de receber a coleção na numeração mais avançada (tá vindo só o material setorizado de banca - os mais novos só com reserva antecipada mesmo)!

      Abs!

      Excluir
    2. Academia Jedi, incluído!
      Vou depois na Cultura ver como posso conseguir estas numerações mais altas.

      Obrigado pela dica!

      Excluir
    3. Pra conseguir essas numerações adiantadas... Tem q falar com um vendedor e deixar uma lista antecipada com ele das ed. q vais querer: Aí a loja manda vir da matriz em SP e te avisa por mail qdo chegar!

      Na pior das hipóteses (em casos de ed. fora de estoque - mesmo entre as mais recentes) o jeito é esperar a setorização (eu, por exemplo, perdi as 2 ed. de "Herdeiro do Império")!

      Abs!

      Excluir
  48. "Não precisa ficar bravo se uma história do universo expandindo que vc AMA nem é mais considerada, é só uma bobagem da Disney."


    Sim, pra mim é a mesma coisa q a relação entre os gibis e os filmes da Marvel/DC... São coisas q não se misturam mto e Vale aquilo q o leitor ou espectador queira q valha (no caso: nossas histórias ou filmes favoritos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  49. Dando um update para a reclamação que fiz algumas semanas atrás.

    Parece que a Hasbro acordou e estão saindo diversos itens da Rey:

    www.bustle.com/articles/135145-where-can-you-find-rey-toys-star-wars-new-hero-is-finally-available-across-the-galaxy

    Tem de tudo, inclusive boneca spoiler, pistola nerf, sabre de luz(com a cara da Rey, embora seja o mesmo de Luke e Anakin) e as linhas que eu reclamei (Playskool e 30cm).

    Aliás, a linha Playskool merece palmas. A Rey vem num pack com a Capitã Phasma (ou seja, duplo girl power) e o outro pack é do Finn com o Stormtrooper Traitor.

    Ou seja, nem o meme deixaram passar (rs).

    Agora é torcer pra chegar por aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeu mesmo, SEMI...

      Bom saber q voltaram atrás e resolveram atender à demanda de brinquedos da Rey... Pois tava ficando feio pras empresas essa recusa em lançar brinquedos com ela no mercado!

      Acho q deve vir pra cá sim... qq coisa eu te aviso, pois tenho ido seguido em lojas de brinquedo, rs!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...