30/09/2014

HQ Memória: "Guerra nas Estrelas" (da Bloch) - Em Cores Psicodélicas e Surreais....

A coluna "HQ Memória"... resgata algumas raridades do mercado nacional de HQs (ou relembra edições inesquecíveis). Desta vez, porém, teremos aqui um gibi raro e ao mesmo tempo esquisitíssimo (devido à sua colorização absurdamente bizarra)!!!

"Guerra nas Estrelas" (da Bloch).... Foi lançada nas bancas em 1978 (adaptando o 1º filme da franquia). Este é o mesmo material que estará no Vol. 1 da coleção de encadernados da Planeta DeAgostini. A diferença aqui, é que o "Darth Vader" está pintado de ROSA e AMARELO (!)

Confiram esta "viagem alucinógena" aos tempos da Editora Bloch, rs:

Em homenagem ao lançamento da nova revista mensal de "Star Wars" (Panini) e da coleção de encadernados de luxo (Planeta DeAgostini).... Esta coluna de "HQ Memória" relembra a 1º adaptação da cine-série cósmica pros quadrinhos: "Guerra nas Estrelas" (da Bloch). Em formato magazine, colorida, e com 100 pág, a revista trazia a versão em quadrinhos do filme clássico de 1977 (que era a sensação do momento nos cinemas)!!!

Só que a Bloch tem a (má) fama de ser uma editora com colorido psicodélico e surreal (cores berrantes e exageradas: onde personagens, figurino e cenários se misturam nas mesmas tonalidades). Este gibi é um dos maiores exemplos disso: Imaginem um "Darth Vader" vestido de rosa e amarelo? Naves da mesma cor (amarelas), céu e montanhas (rosas), e "Stormtroopers" (soldados) que aparecem alternando-se em: rosa, amarelo, e branco (conforme a vontade do colorista)... A impressão que se tem é de que andavam botando alguma coisa na bebida dos coloristas da Bloch, rs!

Mas tirando o carnaval das cores.... Esta é a fase clássica da Marvel (que depois migraria pra revista do "Hulk" - da Abril) e que estará na coleção da Planeta DeAgostini. Com roteiro de Roy Thomas (Conan) e arte de Howard Chaykin (American Flagg), vale a pena uma conferida neste material (nem que seja só pela curiosidade, rs) que pode ser encontrado pra download neste "LINK" ("Rock & Quadrinhos Scans")!!!

Até+

PS: E a seguir no "Submundo".... FOTOS das Miniaturas "Especiais" Marvel/DC ("Darkseid", "Destroyer", e "Sentinela"). Os 40 Anos de "OMAC" (de Jack Kirby). NOVOS "Reviews" na área ("O Velho Logan", "O Demônio na Garrafa", "Tropa Deadpool").... E a estreia de uma série de matérias com as "Editoras Nacionais" (começando pela EBAL)!!!  

86 comentários:

  1. Oi Leo!

    Parabéns pela matéria, mais um memória HQ fazendo ressurgir em nossas memórias lembranças de uma época esquecida ou sequer conhecida de muitos!
    Eu não tenho esta revista, embora, a tenha visto num sebo muitos anos atrás. Como eu já conhecia a Bloch, deixie passar esta assim como muitas do Homem Aranha publicadas pela mesma editora. O Motivo: As cores psicodélicas da Bloch e o aportuguesamento dos nomes dos personagens!

    Como as revistas do Star Wars estavam no plástico eu não as folheei, mas, as do Aranha eu dei uma olhada, e vi que era bisonha demais a fase dos quadrinhos da Bloch.

    O Aranha se chamava "Pedro Prado", a Gwen Stacy se chamava "Gina", J.J. Jameson se chamava "J.J.Jaime", e por aí afora.

    Pelo menos a do Star Wars eles conservaram os nomes originais até por causa do filme. Ficaria muito estranho chamar o Luke Skywalker de Lucas!

    Hoje, passados mais de 10 anos que vi estas revistas no Sebo de certa forma eu me arrependo de não tê-las comprado, pois seria o registro de uma época como já disse anteriormente na minha coleção. Naquele tempo eu colecionava HQs mas, era mais moderado, não imaginava que as coisas chegariam ao patamar de hoje, até porque eu achava que ia me casar com uma namorada de faculdade, já estava perto dos 30 anos, tinha muitas revistas, teria que parar de colecionar, etc.

    O fato é que a vida me separou dela, eu estou solteiro até hoje e nunca me esqueci dela, o grande amor da minha vida; e continuo colecionado HQs, agora de um modo muito mais abrangente que naquela época.

    Quem imaginaria estas coleções de hoje 12 anos atrás? Fora o tanto de republicações??

    Acredito que ninguém que viveu naquele tempo e colecionava HQs!

    O fato é que hoje eu tenho outra cabeça, e jamais desfarei da minha coleção nem por nada nem ninguém, e pretendo jamais parar de colecionar HQs enquanto eu viver.

    Eu realmente torço para que a Planeta DeAgostini publique esta coleção até o fim, e não faça como muitas outras que ela abandonou pelo caminho, não gosto de ser profeta do Apocalipse, mas, esta coleção junto com a do Asterix vai enfrentar as pesos pesados Marvel pela Salvat e a DC pela Eaglemoss, e o fato de Star Wars virar semanal assim como Asterix vai ser um tiro no pé das duas contra as duas pesos pesados. Vamos ver no que vai dar!
    Leo, você já assistiu X- Men Dias de um Futuro Esquecido? Já vazou por aí em DVD.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem, Leo
    Lembro que uma vez me disseram (acho que no Gibihouse), que a Bloch usava as revistas em quadrinhos para "limpar" as máquinas, usando as cores que estavam sobrando, coisa assim. Esse Darth Vader não pode ter saído da cabeça de ninguém. Mas tendo em vista o abuso de gírias "prafrentex" que não tem nada a ver com as cores, sempre fica a dúvida.
    Alex Leão

    ResponderExcluir
  3. Acho que não era somente essa editora. Me lembro que teve uma época que a editora Abril publicava umas HQ dos Thundercats em que as cores variavam muito em cada edição.

    ResponderExcluir
  4. Da Bloch, lembro dos quadrinhos dos Trapalhões que usavam esse colorido bizarro. Bom, talvez não tão bizarro...

    Mas mesmo assim, numa época desprovida até de VHS, gibis assim eram a única maneira de termos acesso aos filmes sem depender de reprises nos cinemas.

    Se bem que... Lembro que meu primo se trancou no quarto durante a primeira exibição de "Guerra nas Estrelas" na Manchete para gravar o som do filme em K-7. Durante muito tempo, essa fita foi nossa única reprise!

    ResponderExcluir
  5. Outros tempos...
    Lembro de ter visto ao filme com meu pai no cinema e não ter achado grande problema a salada de cores diferentes na revista... Hoje a perna de pau do Wolverine na capa da edição da Salvat me incomoda...

    Cesar Leal

    ResponderExcluir
  6. O triste é que essa edição da Bloch era baseada na "Marvel Special Edition" que a Marvel lançara em 1977 nos EUA, o mais próximo de uma edição de luxo do que havia naquela época... 100 páginas em "formatão" e dobra quadrada, com uma baita qualidade de colorização (lá fora, claro). Além das cores bizarras, as traduções da Bloch também eram terríveis, a turminha que traduz scans na internet hoje em dia dá de 100 a zero neles, só pra vocês verem...

    ResponderExcluir
  7. Que coloração horrorosa rs...Não entendo nada do assunto, mas será que não era algum tipo de limitação gráfica da editora? abs

    ResponderExcluir
  8. Olá boa tarde!!
    Meu nome é Jorge, acompanho o blog a um tempo, já virou minha referência para HQ..
    Tenho duas questões (não tem a ver com o atual post), mas é o seguinte:
    Sabe dizer se existe alguma possibilidade de ser relançado as HQs X-men - A Era do Apocalipse?? tenho as edições da 2 a 6, mas encontrar a primeira edição com preço acessível tá impossível...
    Outra pergunta é que eu quero começar a ler TEX, teria alguma edição que poderia me indicar para iniciar?

    Obrigado, o blog é sensacional!! Parabéns

    ResponderExcluir
  9. "Como as revistas do Star Wars estavam no plástico eu não as folheei, mas, as do Aranha eu dei uma olhada, e vi que era bisonha demais a fase dos quadrinhos da Bloch."


    Oi, Elcio.... tdo bem?

    Valeu por ter curtido esta postagem.... q só ficou mais bizarra q os próprios gibis da Bloch, rs. Foi uma época terrível pros colecionadores (já q era preferível o P&B da Ebal do q essas cores berrantes). Eu comecei a colecionar gibis aos 7 anos de idade (com o "Aranha" nº 7 da RGE - em 1979), mas os sebos ainda tinham gibis da Bloch e eu acabei colecionando os do Aranha tbm (q era meu herói favorito). Convivi pouco com a Bloch (graças a deus), pois a RGE já era a sensação do ramo qdo eu comecei e em seguida a Abril entrou na jogada tbm. Hj em dia devo ter apenas uma meia-dúzia de gibis da Bloch (com material do "Aranha" q ainda não foi republicado)!!!

    As traduções da Bloch eram ainda piores q o colorido, rs.... e renderiam uma bela postagem com curiosidades escrotas. Por exemplo, o vilão "SHOCKER" (inimigo do Aranha) foi traduzido pela Bloch como (pasme): O "VIBRADOR" (!) Sério, isso já era ridículo na época. E ainda tinham as gírias do momento: "jóia", "bicho", "mora", "supimpa".... Hj em dia é quase insuportável reler isso em cada balão de texto, rs!

    E sobre os rumos q a vida nos leva.... Há mais de 10 anos atrás eu tbm não imaginaria o atual cenário do mercado de gibis, pois eu achava q os scans iriam reduzir a quantidade de gibis impressos (e q eu teria de importar mais TPs gringos - razão pela qual me puxei no estudo do inglês). Eu era solteiro tbm e vivia nas baladas (e "inferninhos") curtindo a vida sem limites (e sem namoradas fixas). Já faz um tempo agora q estou noivo e parei com essas badalações, mas só me amarrei num relacionamento sério pq minha atual mulher respeita meus gostos e hábitos excêntricos (foram poucas as mulheres q conheci q respeitavam isso - a maioria queria era "tacar fogo" nos meus gibis, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. "Lembro que uma vez me disseram (acho que no Gibihouse), que a Bloch usava as revistas em quadrinhos para "limpar" as máquinas, usando as cores que estavam sobrando"


    Oi, Alex..... blz?

    Tbm já me disseram isso (inclusive um dos donos do: "Gibihouse" - q é aqui do sul tbm e q eu encontro de vez em qdo na loja - ele me falou isso qdo vendi pra ele algumas edições da Bloch q eu tinha).... Mas eu ainda acho q seria preferível a editora usar o P&B do q essas cores toscas!

    No mais, o excesso de gírias usadas nos gibis da Bloch.... deixam transparecer q ao menos os tradutores deviam ser jovens (ou ex-hippies) e sendo assim, sabe-se lá o q passava na cabeça deles, "móra, bicho"? rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. "Na imagem da capa (link abaixo), Darht Vader parece que tá usando um roupão rosa numa vibe bem rapper americano"


    Tá escrotíssimo isso mesmo, hein?

    Esse "Darth Vader" aí não tá nada ameaçador, hehe.... E a editora ainda usou essa imagem como POSTER interno (imagino se alguém na época ainda colou isso na parede do quarto, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. "a editora Abril publicava umas HQ dos Thundercats em que as cores variavam muito em cada edição."


    De fato, Marcelo....

    A Abril fazia um serviço bem ruim na colorização de alguns gibis.... Na "CRISE" da DC pintavam cenas onde apareciam dezenas de personagens todos da mesma cor. E já tivemos tbm um "GALACTUS" VERDE (no nº 1 de HTV). Mas a Bloch ainda leva o troféu de PIOR colorido de todos os tempos (pelo conjunto da obra, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "Da Bloch, lembro dos quadrinhos dos Trapalhões que usavam esse colorido bizarro. Bom, talvez não tão bizarro..."


    Oi, SEMI..... blz?

    Nessa fase dos "Trapalhões".... a Bloch já tinha melhorado (um pouco) as coisas, tirando é claro um "SPECTREMAN" AZUL (saca só no LINK abaixo):

    http://2.bp.blogspot.com/-7LYUjoW5mDM/Uk7FVG3N13I/AAAAAAAAOJQ/o5w1aqRslAw/s1600/0001.jpg

    Ah, e a exibição de "Guerra nas Estrelas" na TV Machete foi um marco na época.... deu um banho na Globo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Lembro de ter visto ao filme com meu pai no cinema e não ter achado grande problema a salada de cores diferentes na revista... Hoje a perna de pau do Wolverine na capa da edição da Salvat me incomoda"


    Verdade, Cesar....

    Apesar de eu me incomodar com algumas coisas da época.... acho q éramos mais tolerantes com essas falhas do q somos hj em dia, rs. A internet potencializou o poder de reclamação e indignação dos leitores (da mesma forma q tbm ampliou nosso poder de pesquisa e descobrimos as atrocidades cometidas pelas editoras no passado)!

    E essa "perna-de-pau" ainda me incomoda tbm.... mesmo eu tendo posto uma "SOBRECAPA" em cima dela (com a falha corrigida), ainda assim eu SEI q o problema tá lá (escondido embaixo da sobrecapa, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "O triste é que essa edição da Bloch era baseada na "Marvel Special Edition" que a Marvel lançara em 1977 nos EUA, o mais próximo de uma edição de luxo do que havia naquela época... "


    Pois é, Nano.... eu tbm tenho essa ed. importada (em scans) e imagino q devia ter sido mesmo uma bela adaptação impressa pra época!

    Aqui no Brasil, acho q a Bloch teria obtido um resultado melhor se tivesse deixado a HQ em P&B (qq coisa seria melhor q essa colorização usada). E pior q isso só mesmo as traduções: Comparei algumas da Bloch com versões atuais da Panini (q saíram nas "Bibliotecas" e "CHM") e pelamor: Tirando o excesso de gírias (irritante) as alterações no sentido das frases era de assustar (tinha histórias q perdiam toda a lógica por uma tradução ruim demais até pros padrões da época)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "Sabe dizer se existe alguma possibilidade de ser relançado as HQs X-men - A Era do Apocalipse??"


    Oi, Jorge..... tdo bem? Obrigado por acompanhar e curtir o blog.... e seja bem-vindo (valeu mesmo)!!!

    Sobre as suas dúvidas.... Sendo bem sincero, acho difícil relançarem a "Era do Apocalipse" (embora a coleção tenha vendido bem): Não é impossível q republiquem, só acho pouco provável devido ao fato de q a maioria das republicações q vemos por aí são de edições avulsas (e não de uma coleção inteira de 6 encadernados). A Panini tbm dificilmente republica material pras bancas (em capa-cartão) e costuma republicar mais é material pras livrarias (em capa-dura). Porém, acho q procurando bem ainda se encontra por aí as ed. q te faltam (até pouco tempo tinha quase todas as ed. na loja q eu frequento)!

    Qto ao "TEX".... o melhor é começar por alguma ed. fechada (q traga uma saga completa). Vou te indicar algumas ed. recentes (q podem ser facilmente encontradas) e q são excelentes (em diferentes formatos e preços):

    -Tex Gigante em Cores Vol. 1
    -Tex Ouro 70 (Rumo ao Forte Apache)
    -Tex Ouro 72 (Os 7 Assassinos)
    -Almanaque Tex 46
    -Sérgio Bonelli Especial (q traz a melhor HQ do Tex: "El Muerto")

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Leo, vou dar mais uma garimpada pra encontrar a do X-men... e Valeu pelas dicas sobre o Tex, vou dar uma olhada nas que você recomendou, a tempos queria começar, ai andei vendo algumas matérias ai a vontade aumentou...
      Obrigado pelas dicas e atenção!
      Abraço!

      Excluir
    2. Isso me faz pensar como a Panini não tem noção de hype. Essa coleção deveria ter sido lançada no próximo filme, mas veja bem, uma vez que a panini descobriu o grande negócio que é republicar, pois já está tudo traduzido e diagramado (e esse serviço é feito por freelancers, ou seja, pago a parte), a editora tem menos custo quando republica material que ele já publicou alguma vez, afinal é só mandar pra gráfica de novo! Razão porque estamos tendo tantas republicações nos ultimos tempos, e eles preferem histórias repetidas do que inéditas no grande caça-niquel que é a CHM.

      Essa coleção da Era de Apocalipse também me dá raiva pelo seguinte: Seis volumes de até 200 paginas de padrão economico (capa cartão e papel lwc) é o tamanho da fase Claremont/Cockrum Byrne.

      Excluir
  17. "Eu era fã de carteirinha de Guerra nas Estrelas e curtia aquelas histórias que saiam na revista mensal do Hulk na Ed. Abril."


    E aí, Zé Carlos.... blz?

    Tosqueira braba mesmo essa edição, hein? A gente já passou por poucas e boas nas mãos de algumas editoras do passado, rs. E não se preocupe q ainda vamos relembrar mtas coisas assim aqui no blog (especialmente nas matérias das "Editoras Nacionais" q eu tô preparando)!

    E se vc curtia essas histórias q saíam no gibi do "Hulk".... Vai se rbom vc conferir as 12 primeiras ed. da DeAgostini (q vai republicar essa fase completa). Inclusive, essa HQ aí da Bloch já estará no Vol. 1 da DeAgostini (com uma colorização decente, é claro, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. fala, Léo!
    Amigo, como sofremos com este hobby (quadrinhos) no passado...
    Por isso, este" boom" do colecionismo doa veteranos (uma "volta por cima", após anos de maus tratos como formatinhos e afins).
    Este Vader da Bloch, manteve o padrão do "dr. Destino", com a raspa das cores (amarelo e rosa)!
    Abs.

    ResponderExcluir
  19. "Este Vader da Bloch, manteve o padrão do "dr. Destino", com a raspa das cores (amarelo e rosa)!"


    Bem lembrado, Victor....

    Realmente, o "Dr. Destino" da Bloch tbm misturava no uniforme as cores: rosa, amarelo e azul (deixaram justo o verde de fora, rs)!

    e q diferença é lermos hj em formato americano o mesmo material q líamos em formatinho.... é outra coisa (parece q estamos lendo algo totalmente diferente agora)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. RENAN BRANCO30/09/2014, 21:14

    Pois é...o gibi mais antigo de Super-Heróis que lembro de ter lido foi o Defensores 5 da Bloch (1976). Adorava o mesmo pois apresentava o confronto com o Esquadrão Supremo (Liga Justiça genérica) e também uma estória com os X-Men (ou melhor o Prof. Xavier), Magneto e a Irmandade de Mutantes (claro que todos os nomes não eram traduzidos desta forma rsrsrs) que ficou incompleta no Brasil e que nunca foi lançada. Baseado neste saudosismo, tentei comprar via Livraria Cultura os Omnibus 1 e 2 americanos dos Defensores porém estavam esgotados. Consegui encomendar pela RIKA as edições 2 a 5 da Bloch em estado de conservação bastante razoável. Não foi assim tão barato, mas reli de uma vez só e mesmo encontrando vários absurdos citados por ti na matéria, achei bacana retornar aqueles tempos que dava gosto ler as estórias de forma bem vagarosa para aproveitar cada quadrinho. Vou dar uma vasculhada melhor nestas edições e depois posto alguns outros "absurdos" pra galera curtir! Abs.

    ResponderExcluir
  21. Oi, LEO!

    Ótima coluna!
    Eu não tenho essa revista, mas sempre via a propaganda dela nas revistas do Capitão Mistério. Mesmo se eu tivesse, não me desfaria dela... Pelo fator trash, é até divertido ver até onde ia o mau gosto daquela época e até aquelas gírias ridículas ainda têm lá o seu charme, rs! E pelo que me lembro, a Bloch era invicta nesse ponto. Os coloristas lisérgicos da época, hoje em dia, seriam espinafrados e linchados pela nerdaiada, haha!
    E se devia estar cheio de hippies na editora, devia ter também, pelo menos, um macumbeiro no meio, pois essa Princesa Leia toda de vermelho parece mais uma Pomba Gira!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Olá Leo.
    Muito bacana a postagem. Apesar de todas as derrapadas da Bloch com relação a cores, gírias, nomes de personagens trocados etc, são as revistas mais cobiçadas por colecionadores. Acho que por isso faz dela a editora que podemos classificar assim: ame-a ou odeie-a. Procure por uma coleção inteira da Bloch em bom estado, tipo Incrível Hulk e Homem Aranha. Além de valer uma boa grana é muito difícil de encontrar. E foi a única editora de que se tem notícia a lançar títulos próprios a quase todos os personagens Marvel.
    Na minha humilde opinião, apesar de todas as suas falhas e do pouco tempo que ficou como editora de quadrinhos, a Bloch deixou saudades!

    ResponderExcluir
  23. "Pois é...o gibi mais antigo de Super-Heróis que lembro de ter lido foi o Defensores 5 da Bloch (1976)."


    Oi, Renan.... tdo bem?

    Eu li essas histórias dos "Defensores" em scans.... e esse arco q vc fala (com o "Esquadrão Supremo") faz parte da 2º "Biblioteca" deles (lá fora): Inclusive a capa do encadernado é com o "Hypérion" lutando com o "Hulk". Olha só no LINK abaixo:

    http://www.collectededitions.com/marvel/mm/defenders/images/mm_def02_4b.jpg

    Qto à essas ed. da Bloch dos "Defensores".... bem, sai mais barato vc comprar as ed. em fac-símile: Conheço um cara q faz cópias perfeitas dessas edições (e q será o tema de uma das minhas próximas postagens aqui no blog: Pois comprei algumas ed. dele e vou tirar FOTOS delas)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "Os coloristas lisérgicos da época, hoje em dia, seriam espinafrados e linchados pela nerdaiada, haha!"


    Oi, Alexandre..... blz?

    É verdade.... A sorte dos coloristas e tradutores da Bloch: é q na época não exista internet pra galera descer a lenha neles, hahaha. Se fosse hj em dia o papo seria outro.... o pessoal não deixa passar nada batido sem reclamar nas redes sociais, rs!

    Tenho plena convicção de q as editoras deitavam e rolavam na época.... pq sabiam q ninguém ia reclamar por falta de informação e por falta de veículos onde pudessem expor sua indignação. A inexistência da internet livrou o rabinho de muito editor no passado, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também tem que ver que o publico dos gibis eram outros... a bloch realmente pensava aquelas revistas para crianças, isso é evidente nas traduções, que muitas vezes nem dá pra chamar de tradução, os caras enfiavam qualquer coisa no balão mesmo.

      acho que foi o fiasco da bloch (a maioria das revistas venderam mal e levaram ao cancelamento da linha que durou cerca de tres anos) é que mostrou como o publico de hqs de super-heróis não era aquele que se pensava já naquela época. tanto é que o pessoal que mais reclamou do trabalho da bloch eram os fãs da ebal, que já estavam há uns oito anos lendo os gibis da marvel (1967-75). ou seja, já era um pessoal mais "velhinho", e portanto mais chatinho, exatamente como a gente é hoje em dia em relação a panini e outras editoras, rsrs.

      acho que os "fãs" da bloch são mais fãs da sua infancia perdida, de um "tempo bom que já passou" e não do trabalho da bloch em si. agora, sobre o ponto de vista de uma pessoa "mais nova" como eu, que só passou a ler gibi na segunda metade dos anos 80, já com a abril, e só conheceu essas revistas por sebo e scans... de todas as editoras que já pegaram a marvel no Brasil, a bloch é a pior na minha opinião. É cor mal aplicada, é tradução ruim, e as montagens bizarras das histórias pra caber num formatinho que conseguia ser menor que o da Abril.

      Excluir
  25. "Na minha humilde opinião, apesar de todas as suas falhas e do pouco tempo que ficou como editora de quadrinhos, a Bloch deixou saudades!"


    E aí, Maycon..... blz?

    Eu preparei uma postagem q vc vai curtir então: Uma mega-matéria dividida em 2 partes com várias capas de gibis raros da Bloch (ainda vai demorar um tempinho pra ir ao ar, pois antes vou postar a da EBAL - tbm dividida em 2 partes). Depois será a vez da RGE, Abril, e Panini.... e se essas postagens fizerem sucesso aqui no blog, partirei pra outras editoras tbm (Mythos, Devir, HQM, etc)!

    Eu cheguei a ter a coleção completa do "Aranha" da Bloch.... mas vendi parte dela à medida em q fui comprando as "Bibliotecas" q saíram pela Panini (hj mantenho da Bloch apenas as ed. com histórias q não foram republicadas depois)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. Ola Leo, vc sabe se a panini tem planos pra relançar encadernados do authority, alem do croosover entre eles e planetery?

    ResponderExcluir
  27. Oi Leo, os gibis coloridos da era Bloch tem mesmo esta característica errática. Eu acho divertido e desperta um certo saudosismo. Tenho poucas edições Bloch, algumas do Mestre do Kung Fu (adoro), e sempre fico de olho nos sebos pra ver se encontro algo deste período, a preço bom.

    E sobre a hq, eu estou lendo na Comics Star Wars vol. 1 que chegou aqui, domingo passado, curtindo O Império Contra Ataca, com saudades do filme que vi no cinema nos anos 70. Só os quadrinhos permitem este tipo de coisa. Abraço.

    ResponderExcluir
  28. A Bloch e o seu colorido 'chapadão" hehehehehehehehehe

    Cara eu tinha essa revista que ganhei de um coroa que estava se desfazendo da sua coleção.Um belo dia estava eu na loja que sempre frequento e essa cara estava vendendo um monte de revista e trocando outras por box de dvd´s com o dono da loja porque segundo ele estava de mudança para outra cidade e mudando o foco de sua coleção.Tinha umas revistas muito detonadas que o dono da loja não se interessou e justamente a do guerra nas estrelas era uma delas.
    Quando o coroa deixou a loja fui seguindo o cara hehehehehahaha e ele percebendo a minha atitude começou a conversar comigo quando chegamos no ponto de ônibus ... e conversa vem,conversa vai, ele acabou me dando a revista!!
    Infelizmente não tenho mais a revista hoje,pois com o tempo ela foi soltando ainda mais suas páginas e a ferrugem do grampo já tinha feito um enorme buraco.

    ResponderExcluir
  29. Quem comprou essas revistas de você deve ter se dado super bem então heim Leo. A última coleção em bom estado que vi do Homem Aranha completa da Bloch no ML foi pela bagatela de (não se assuste) R$2.000,00.
    Segundo um amigo meu, que, além de colecionador das antigas, também atua comprando e vendendo raridades, é a média de preço de uma coleção dessa em bom estado de conservação. Se vier com o pôster encartado junto da primeira edição então vale ainda mais. Pode parecer loucura, mas depois de saber que em agosto um maluco arrematou uma edição da Action Comics n° 1 por mais de 7 milhões de Reais, espero qualquer coisa. Se não ficou sabendo disso dá uma olhada aí
    http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/primeira-hq-do-super-homem-e-leiloada-por-r-73-milhoes
    Esperando então pelas novas postagens prometidas não só da Bloch, mas da Ebal, RGE...
    Abraço

    ResponderExcluir
  30. "Valeu pelas dicas sobre o Tex, vou dar uma olhada nas que você recomendou"


    E aí.... blz?

    Acho q vc não irá se arrepender..... De tudo q eu leio atualmente (e olha q leio bastante coisa de vários gêneros e épocas), "TEX" sem dúvida tem estado no TOPO das minhas leituras favoritas (essas q eu listei acima então, são as melhores HQs q li do Tex recentemente!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tex Gigante foi a minha verdadeira porta de entrada pras histórias do ranger... eu havia tentado ler Tex antes, mas nunca gostava, sei lá porque... até que a Globo lançou o primeiro tex gigante e confesso que comprei pelos desenhos... mas achei a história muito boa, os puristas vão me jogar pedra acho que não tinha gostado do tex porque talvez os roteiros do criador Luigi Bonelli fossem "datados", pelo menos pra mim... Mas Claudio Nizzi foi o roteirista que me fez gostar do Tex. E isso é uma coisa importante de dizer pra quem discrimina quadrinhos italianos: assim como os americanos, se voce não gostar de determinada série, não culpe o personagem... todos eles tem fases diferentes, escritos por autores diferentes. Assim como nos comics, europeus e mangás aprendi a ser fã de autores, não de personagens, o mesmo vale pros fumettis. Quando vejo hqs escritas pelo Giancarlo Berardi e o Francesco Manfredi, compro sem pensar duas vezes.

      Excluir
  31. "Essa coleção da Era de Apocalipse também me dá raiva pelo seguinte: Seis volumes de até 200 paginas de padrão economico (capa cartão e papel lwc) é o tamanho da fase Claremont/Cockrum Byrne. "


    Pior q é mesmo, hein, Nano?

    Bem q podiam ter lançado a fase boa do "Claremont/Cockrum Byrne".... numa coleção assim (econômica e na ordem cronológica correta). Seriam poucos encadernados e todos com mais apelo de vendas q a "Era do Apocalipse" ("noventista" demais pra agradar à todos os leitores - eu mesmo, deixei passar essa). A impressão q fica é de q a Panini prioriza material q ninguém pediu ("Atração Fatal"), enquanto segue ignorando solenemente os vários pedidos q vemos nas redes sociais pela fase clássica de Claremont/Cockrum Byrne (q NUNCA saiu na íntegra em formato americano e nem na ordem correta)!

    E por falar em desperdiçar "hype" em torno de filmes.... Achei fraquíssima a estratégia de marketing pros "Guardiões da Galáxia": Q tiveram apenas um encadernado mixuruca com capa metalizada (e no máximo uma capa ou 2 de "Universo Marvel"). Muito pouco diante do gigantesco sucesso de bilheteria q o filme rendeu (e q já era algo previsto antes da estreia - dando tempo de sobra pra prepararem algo mais interessante pra equipe). Podiam ter aproveitado o embalo e encadernado a saga "Aniquilação", ou republicado material clássico ligado ao filme (lá fora saiu um encadernado espetacular do "Sr. das Estrelas" - q eu vi importado e q trazia as histórias do Byrne - entre outras raridades)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o problema é do ego dos editores da panini, eles não gostam de sugestão, e se a galera pede demais uma coisa, daí é que eles não lançam, pra mostrar que "entendem melhor do mercado". Um exemplo é o monstro do pantano do alan moore, seis anos com o direito da vertigo, e mesmo assim estão se amarrando pra lançar, já faz seis meses desde o primeiro volume, não duvido nada que fique só nele. E isso que a edição visivelmente ESGOTOU e ainda bem que eu comprei assim que saiu. Amigos meus que deram uma vacilada estão atrás até hoje. Mas pode ter certeza que a panini vai tentar justificar até baixas vendas pra não lançar novos volumes do monstro do pantano de alan moore, enquanto tem editora que vai atrás até de rodapé do barbudão.

      Excluir
    2. Não é só o hype do filme. Como eu comentei em posts anteriores, estou vendo uma molecada que gostou do filme e dos personagens surgindo. Até minha filha pede para colocar a "música da arvorezinha" e dança ao som de "I want you back".

      Guardando as devidas proporções (hoje é tudo muito diluído e efêmero), me lembro de quando era moleque empolgado com "O Império Contra-Ataca".

      A Abril colocou no mercado um encadernado legal, muito mais interessante que o da Panini, que poderia contra atacar com quantidade, mas comeu mosca de novo!

      Excluir
  32. "vc sabe se a panini tem planos pra relançar encadernados do authority, alem do croosover entre eles e planetery?"


    E aí.... blz?

    Sim, pro ano q vem deve rolar algumas surpresas pro "Authority".... O relançamento da fase clássica já é tido como praticamente certo (embora ainda não tenha sido oficialmente confirmado). E torço pra q invistam mais em séries q ficaram inacabadas no Brasil (tipo o "KEV" de Garth Ennis - q rendeu 3 encadernados lá fora)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. "E sobre a hq, eu estou lendo na Comics Star Wars vol. 1 que chegou aqui, domingo passado"


    Oi, Paulo..... tdo bem?

    Puxa, valeu mesmo pelo aviso.... eu não sabia q essa ed. de "Star Wars" já tinha saído nas bancas (MELHOR notícia da semana pra mim, rs). Pelo visto vc curtiu essa edição, e torço pra q chegue logo aqui em POA tbm. Pretendo rever (mais uma vez) todos os filmes da série pra entrar no embalo desses gibis, hehe!

    E qto à Bloch.... Acho q vc vai gostar de uma das próximas novidades q estarei preparando aqui no blog: Uma matéria sobre "FAC-SÍMILES" de vários gibis clássicos da Bloch, Ebal, Abril, etc. Comprei algumas dessas edições e vou tirar fotos delas aqui pro blog: Gostei do resultado e te garanto q a sensação é como comprar um relançamento idêntico à esses gibis do passado (e sai mais barato do q alguns desses gibis estão sendo vendidos em sebos, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. "A Bloch e o seu colorido 'chapadão" hehehehehehehe"


    E aí, andre..... blz?

    Pois é, de vez em qdo a gente tem sorte de encontrar essas barbadas por aí qdo algum colecionador resolve se desfazer delas, hehe!

    No meu caso, Foi no começo dos anos 2000.... q um colecionador das antigas (q inclusive já havia sido roteirista de gibis Disney da Abril nos anos 70) resolveu se livrar de quase toda a sua coleção da Ebal, Bloch, e RGE (pra liberar espaço nas estantes). Ele deixou tudo consignado numa loja q eu frequentava e como o dono era meu brother, ele me avisou 1º e deixou as revistas separadas pra mim. Fui correndo lá e acabei comprando boa parte do lote todo (tudo bem novinho - em estado de banca mesmo - por isso minha coleção é impecável, pois o cara era um colecionador mto cuidadoso)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  35. "A última coleção em bom estado que vi do Homem Aranha completa da Bloch no ML foi pela bagatela de (não se assuste) R$2.000,00. "


    Oi, Maycon..... blz?

    Putz, q facada esse valor, hein? E dizer q vendi as minhas bem baratinhas, hehe:

    Foi há uns 7 anos atrás (logo q comprei a 1º "Biblioteca do Aranha"): Vendi o nº 1 da Bloch por 50 reais (em perfeito estado de conservação). E as ed. seguintes por 5 (cinco) reais cada. Achei um preço justo, pois nunca valorizei mto os formatinhos. Mas, porra, se eu soubesse q estariam cobrando esses valores exorbitantes hj, eu teria guardado essas ed. e faturado uma nota em cima delas, rs! Mas em negócios é assim: a gente não pode prever tudo, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. "olha só o que a Eaglemoss está aprontando no Reino Unido...."


    Oi, LeoSP.... blz?

    Esse xadrez Marvel já tá bem adiantado lá fora e assim q saírem mais algumas peças lá, eu farei uma postagem sobre essa coleção aqui no blog. A da DC tbm tá avançando (mas essa eu não gostei pq usaram o visual dos "Novos 52"). Um amigo meu (Swamy Alex) já tá até produzindo cópias em resina dessas peças (usando a base das miniaturas tradicionais)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  37. Beleza Léo ?
    Acho que a Bloch foi uma editora sui-generis, para o bem e para o mal em tudo.
    Além das cores e traduções que são muito citadas, ela fazia uma coisa que quase não se comenta.
    Ela modificava a escala, ou seja o tamanho de um quadrinho. Por exemplo, em uma história os quadrinhos tinham tinham uma relação x para 1 com o desenho original, sendo que em todas editoras no mundo esta relação permanece inalterada do começo ao fim da revista, a Bloch (e depois a RGE) modificava esta relação só em um quadrinho específico, por exemplo 3x para 1, voltando depois à relação original
    Quem cresceu lendo estas editoras sabe o efeito emocionante que isto dava pois era como se vc parasse a ação e ampliasse a arte dando a sensação de zoom ou como se entrasse no desenho.
    Comparada a esta sensação, a de ler encadernados atuais por mais bem feitos que sejam, parece uma coisa plana, estática, sem ritmo.
    Mas temos a qualidade infinitamente superior das edições de hoje para compensar esta falta.
    Se eu estiver errado me corrijam, mas creio ter sido a Bloch a primeira e única (com exceção da sua sucessora, a RGE) no mundo a fazer tal coisa, gerando um efeito deslumbrante, desconcertante e único a partir de uma improvisação para aumentar o número de páginas.
    Léo, aquela imagem do valete de copas voando na revista do hulk da RGE é um exemplo deste efeito e como isto impressionou e ficou gravado em nossas mentes até hoje.
    Creio ser por isto que estas col tem valor financeiro e afetivo tão alto.
    Pena que eram em formatinho.
    E o pior da Bloch eram os quadros em que ela "completava" os originais com uma arte de criança de 5 anos . Isto ocorreu mais em alguns títulos (ex:Homem-aranha, Thor, Quarteto Fantástico, creio que por erradamente acharem a arte de Kirby e Ditko tão ruins que não seria percebido o acréscimo ),menos em outros (ex:Capitão América), e nunca em outros (ex: Hulk). Além disto a impressão era horrível, principalmente nos primeiros números.
    Já a RGE não apresentou tais defeitos e imitou o efeito "zoom" da Bloch.
    Um abração Léo

    ResponderExcluir
  38. sandro marzo01/10/2014, 22:05

    Ansioso pela matéria das edições fac simile. Se a pessoa de quem vc compra tiver a coleção do Terror de Dracula, da abril, me interessa muito. A unica coleção completa dessa porra que vi custava mil reais. é a unica coleção da abril em formatinho que não tenho completa.

    ResponderExcluir
  39. "Ela modificava a escala, ou seja o tamanho de um quadrinho."


    Oi, Flávio..... tdo bem?

    É verdade.... Sabe q esse (Zoom) é um efeito q eu sempre achei mto bacana tbm: Principalmente nos gibis da RGE (q potencializavam as cenas de ação). Mas valeu por ter relembrado aqui q a Bloch tbm fazia isso antes da RGE (na minha memória eu só lembrava da RGE fazendo isso, talvez até por eu ter pouca coisa da Bloch na coleção)!

    Mas de fato, ficava um efeito mto legal mesmo.... e esse é o tipo da adulteração q eu não reclamaria (mto pelo contrário, eu tbm curtia isso). E eu tenho esse gibi do "Hulk X Valete de Copas" (é um dos meus favoritos dessa fase).... na ed. anterior (ou seguinte à essa - não lembro direito) o "Hulk" enfrentava outro vilão q eu tbm gostava mto: O "Homem-Quintrônico" (e q usava bastante tbm esse efeito de zoom)!

    Brigadão mesmo por relembrar aqui.... essa técnica da qual pouco se fala e se comenta por aí, e q marcou época pra nossa geração!

    Abs!

    ResponderExcluir
  40. "Ansioso pela matéria das edições fac simile. Se a pessoa de quem vc compra tiver a coleção do Terror de Dracula, da abril, me interessa muito."


    E aí, sandro..... blz?

    Essa matéria dos "Fac-Símiles" promete bombar mesmo aqui no blog.... pois é uma alternativa mto interessante pra quem busca material antigo: Sai mais em conta q os preços abusivos q cobram por aí e os gibis vem bem novinhos (nada de amarelados, rasgados, ou mofados, rs)!

    Não lembro se ele tem essas do "Drácula".... mas aos poucos ele vai ampliando as opções de gibis pra oferecer. Não se preocupe, q qdo eu for postar essa matéria (mais pro final do mês) eu vou listar tbm boa parte do material q ele tiver disponível, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir
  41. "também tem que ver que o publico dos gibis eram outros... a bloch realmente pensava aquelas revistas para crianças, isso é evidente nas traduções, que muitas vezes nem dá pra chamar de tradução, os caras enfiavam qualquer coisa no balão mesmo."


    Bem nessas, Nano....

    A Bloch tbm deixava clara essa mentalidade de "gibi pra crianças".... com o"Clube do Bloquinho" q incentivavam e tbm com o "Cap. AZA" (apresentador de um programa infantil da TV Tupi q tbm funcionava como uma uma espécie de "Daniel Azulay" pros gibis da Bloch - com várias matérias e encartes dele nas revistas)!

    Engraçado é q a RGE (q sucedeu a Bloch) apresentava um serviço visivelmente melhor (tanta na parte gráfica qto editorial).... e ainda assim tbm parecia se dirigir à um público exclusivamente infantil: Um exemplo disso é q as seções de cartas da RGE eram respondidas pelos próprios "super-heróis", rs!

    E tbm concordo q de todas as editoras q trabalharam com a Marvel.... a Bloch leva o troféu de PIOR (e olha q ela ficou pouquíssimo tempo conforme vc bem lembrou: e ainda assim tornou-se inesquecível pelas bizarrices q fez nesse meio-tempo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  42. "Tex Gigante foi a minha verdadeira porta de entrada pras histórias do ranger... "


    Comigo já foi o contrário....

    A coleção "Gigante" está sendo a última q comecei a colecionar do "Tex".... até então meu foco estava sendo apenas as séries em formatinho. Mas a partir do Vol. 1 do "Gigante em Cores", acabei não resistindo e parti logo pra demais ed. gigantes q já saíram em P&B mesmo. Dessas, minhas favoritas são: "Patagônia" e "Pueblo Perdido" (verdadeiras obras-primas e 2 das melhores HQs de Tex de todos os tempos)!

    A fase clássica do Bonelli parece mais "ingênua" mesmo diante das mais contemporâneas.... Mas no meu caso, tem o lance do saudosismo: Pois voltei a colecionar Tex de uns anos pra cá visando inicialmente recuperar as histórias q eu lia na infância (qdo herdei do meu tio as 100 primeiras ed. da Vecchi - todas do Bonelli)!

    Hj em dia (principalmente nos fóruns de gibis).... tenho notado mto preconceito bobo com relação ao Tex (com "moleques" de 30 anos pra cima falando q Tex é "gibi de pedreiro" - e outras tolices do tipo). Se deixassem essas besteiras de lado, eles veriam q Tex é uma das melhores HQs q se encontram em bancas atualmente!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre achei engraçado essa pecha de "gibi de pedreiro" com a quantidade de texto que tem num gibi de Tex... Pelo visto os pedreiros gostam mais de ler e são mais alfabetizados do que muito "pretenso intelectual" leitor de comics e mangás que há por aí...

      Excluir
    2. Fica difícil ser levado a sério como leitor de gibis quando partilhamos o hobby com uma horda de idiotas.

      Excluir
  43. "Acho que o problema é do ego dos editores da panini, eles não gostam de sugestão, e se a galera pede demais uma coisa, daí é que eles não lançam, pra mostrar que "entendem melhor do mercado"


    Falou tudo....

    Ainda lembro daquela vez q os editores da Panini fizeram uma enquete no finado Fórum Panini pro pessoal votar nas séries q gostariam de ver publicadas na "Biblioteca Marvel".... Mais de 500 leitores votaram, e os eleitos foram: "4F" (Lee/Kirby), "X-Men" (fase Cockrum/Claremont/Byrne), e 'Dr. Estranho" (Lee/Ditko). O pessoal evitou votar mto no "Aranha" e "Vingadores" pq era meio óbvio q esses seriam continuados de qq jeito. Mas apesar do resultado na enquete popular.... a linha toda acabou mesmo foi cancelada de vez, rs!

    Aceitar críticas e sugestões nunca foi o forte dos editores da Panini.... tem mto ego inflado por lá mesmo (diferente de outras editoras "menores" q sabem ouvir melhor os leitores - claro q "filtrando" as opiniões e sugestões mais relevantes)! No caso do "Monstro do Pântano", acho q pode estar rolando uma certa "birrinha" devido às reclamações do papel na época do lançamento do Vol. 1... como se os editores quisessem deixar os leitores "de castigo" agora por terem reclamado tanto, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou seja, as enquetes eram para saber "se o povo gosta do que vamos publicar" ou "vamos cancelar tudo".

      Pior eram aquelas seçoes de cartas com seus prêmios cata-piolhos. As vezes achava que era um editor escrevendo para outro!

      Excluir
  44. "Acho bizarro ver que as histórias de Star Wars já saíram na revista do Hulk, por exemplo. É tão nada a ver."


    Pois é.... era bastante estranho e inusitado pra época tbm:

    Eu lembro qdo a Abril anunciou q "Star Wars" iria estrear no gibi do "Hulk".... e ainda: q "Indiana Jones" iria pra revista do "Cap. América", rs! Essas ed. foram um tremendo sucesso e não duvido q tenham alavancado as vendas dos gibis (já q esses filmes estavam no auge da popularidade)!!!

    E valeu pelo aviso da chegada dessa coleção da DeAgostini aí no Rio.... Vou ficar de olho pra ver se chega aqui no sul tbm em seguida. Qto ao conteúdo, aos poucos eu estou formando um MAPA das histórias de SW q estarão nessa coleção e as q já foram ou serão publicadas por outras editoras (é uma trabalheira danada, mas minha ideia é ir comentando e avaliando cada uma dessas ed. ligadas à SW daqui pra frente!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caso foi mercadológico mesmo, a Abril tinha cinco revistas mensais da Marvel. Como Homem Aranha e Superaventuras Marvel vendiam bem e Herois da Tv também era razoável (e já era o celeiro de novidades como Micronautas e Quarteto Futuro). Colocar STW e Indiana no mix das duas que vendiam menos foi um passo lógico... Por esse ponto de vista ao menos...

      Cesar Leal

      Excluir
    2. Já eu acho que essas séries poderiam ter sido melhor publicadas no Brasil se não ficassem escondidas nas revistas do Hulk e Capitão América... Das 107 edições de Star Wars acho que a Abril não publicou nem umas 25! Então não acho que devam ter feito alguma influencia nas vendas do Hulk, porque senão teriam insistido mais na série que deixaram de publicar lá por 87 (quando o gibi foi reduzido pra 68 paginas, acho que foi ali que star wars dançou mesmo).

      Pra aproveitar o hype da franquia (cujos primeiros filmes já passavam na tv e os ultimos bombavam no cinema), a abril deveria ter sido mais ousada e feito uma revistinha só com star wars e indiana jones, acho que teria atraido um publico alem do habitual do universo marvel. tenho certeza que muito fã de ambos nem sabiam que eles tinham hqs dentro dos gibis de capitão américa e hulk... Naquela época havia bem menos informaçao disponivel sobre tudo.

      Excluir
    3. Na época, eu deixei passar Indiana e Star Wars justamente por não ler gibis de heróis. Nos primórdios do videocassete, o gibi era o meio ideal para esses personagens.

      Aproveitando, eu acho em algum lugar scans dessas histórias do Indiana Jones? Essa eu acho que jamais voltará para as bancas por causa da infame "caveira de cristal".

      Excluir
  45. "Que coloração horrorosa rs...Não entendo nada do assunto, mas será que não era algum tipo de limitação gráfica da editora?"


    Oi, Denis.... tdo bem?

    Acho q não era problema de limitações gráficas não, rs.... Faltou foi noção mesmo, pois nada justifica pintarem um "Darth Vader" de rosa e amarelo (melhor teria sido publicar o gibi em P&B então)!

    E desculpe a demora em responder..... mas por algum motivo estranho (BUG) seu comentário (do dia 30) só apareceu agora à noite aqui no blog - mas imediatamente liberei o post e respondi (nunca aconteceu um atraso assim no recebimento de um comentário - mas sempre tem uma 1] vez pra tudo, até pra uma falha do Google, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  46. Oi Leo!

    Já viu as capas da nova CHV? Aí está:http://www.miolos.com.br/forum/viewtopic.php?f=13&t=53&start=8040

    Só a capa com o Capitão Marvel original já torna obrigatória a compra!

    Ah, o Rhino já está disponível para compra no site da Eaglemoss!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  47. "Só a capa com o Capitão Marvel original já torna obrigatória a compra!"


    Oi, Elcio..... tdo bem?

    Eu já recebi essas 2 capas da CHM hj mesmo (através do "X-9", hehe).... e já vou começar a escrever as postagens sobre elas (neste findi vou à cata das capas originais gringas pra ilustrar as matérias - q devem ir ao ar na semana q vem aqui). Eu preferia q tivessem lançado a fase completa do Starlin (tanto do "Cap. Marvel" qto do "Warlock".... mas tá valendo assim mesmo: vou cofrar certo essas 2)!!!

    Qto ao "RINO".... valeu pelo aviso, mas já comprei hj mesmo essa peça tbm, hehe (acabei tendo um dia agitado com todas essas novidades, rs): E de quebra, finalmente recebi pelo correio o "SHAZAM" (q eu comprei pelo site da Eaglemoss).... e ficou sensacional essa figura (com visual e pintura clássicos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o maior "problema" é que tanto Cap. Marvel quanto Warlock estarão completos (cada um com 2 edições) se a Salvat fizer a extensão da coleção... Inclusive com a GN Morte do Capitão Marvel.
      Cesar Leal

      Excluir
    2. Estou meio puteado com essa coleção principalmente porque o terceiro não é só repeteco da já publicada GUERRA KREE SKRULL, como será um repeteco com cortes! Ou seja, ainda vale mais pro colecionador procurar a primeira edição de "os maiores classicos dos vingadores" por aí do que comprar uma edição com a história INCOMPLETA que a panini vai lançar dentro da coleção histórica...

      os demais tres volumes me interessam, embora por ainda ter a saga de thanos (republicação da abril) em formatinho, e conhecer de cor e salteado as histórias que fazem parte, é visivel que bastante conteúdo foi "limado" pra caber nesses encadernados de apenas 164 pagina cada.

      Excluir
  48. Whaaaaaaaaaaaaat???
    Esse Vader... PQP MANO!!
    Deu pra dar umas boas risadas com esse post. Será que se eu voltar aqui depois de usar algo meio... 'estranho', vou achar a vibe dele massa?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  49. "Sempre achei engraçado essa pecha de "gibi de pedreiro" com a quantidade de texto que tem num gibi de Tex... Pelo visto os pedreiros gostam mais de ler e são mais alfabetizados do que muito "pretenso intelectual" leitor de comics e mangás que há por aí... "


    Pois é.... essas "gracinhas" espalhadas em fóruns nem ao menos conseguem seguir uma lógica, rs:

    Esses molecões de meia-idade leem cada porcaria e acham o máximo.... e menosprezam leituras e gêneros q os fariam evoluir mais como pessoas (e até como os "pseudo-intelectuais" q gostariam de ser)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  50. "Colocar STW e Indiana no mix das duas que vendiam menos foi um passo lógico"


    Bem lembrado, Cesar....

    A Abril tinha essa "limitação" de títulos nessa fase inicial dos anos 80 mesmo.... eram 5 gibis da Marvel e pronto (tudo q fosse da Marvel teria q caber ali naqueles 5 gibis - ou ser "excluído"). Lembro da repercussão explosiva q foi qdo criaram uma 6º revista pra Marvel ("A Espada Selvagem de Conan"): O fato foi tratado como se fosse a "chegada de galactus" no mercado nacional, rs! Pouco tempo depois a Abril pegou o ritmo e a quantidade de títulos passou a aumentar gradativamente!

    Abs!

    ResponderExcluir
  51. "Já eu acho que essas séries poderiam ter sido melhor publicadas no Brasil se não ficassem escondidas nas revistas do Hulk e Capitão América... Das 107 edições de Star Wars acho que a Abril não publicou nem umas 25! "


    É verdade.... Essas séries (SW e Indiana) no final das contas ficavam "escondidas" demais no mix dessas revistas do "hulk" e "cap. américa":

    Até pq, essas séries tiveram no máximo umas 3 ou 4 capas de cada um desses gibis (e olhe lá).... Assim, essa fase inicial de SW vai ter mesmo muito material inédito entre os 12 primeiros encadernados da DeAgostini. Pena q o "indiana " nem se cogita mais relançar de novo (essa é uma série q eu queria ver melhor tbm em formato americano)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  52. "Inclusive com a GN Morte do Capitão Marvel."


    É mesmo, Cesar....

    Eu tinha até esquecido q a "Morte do Cap. Marvel" estará na extensão da Salvat.... Mesmo assim, o ideal teria sido q a Panini publicasse na íntegra o Vol. 3 da "Biblioteca" (masterworks) do capitão (q trazia a fase Starlin completa) e o Vol. 2 do "Warlock" (q tbm fechava a fase Starlin com ele)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Marvel também publicou além da bhm o "Life and Death of Captain Marvel" que reunia todas as histórias do capitão marvel feitas pelo jim starlin incluindo a graphic novel a morte do capitão marvel.

      e bem estranho isso da chm pular as strange tales onde começaram as historias do warlock do starlin e começar da edição 9 da revista do warlock, pois a 9 é continuação da narrativa que acontecia em strange tales, ou seja, o conflito com o magus!

      Excluir
  53. "Estou meio puteado com essa coleção principalmente porque o terceiro não é só repeteco da já publicada GUERRA KREE SKRULL, como será um repeteco com cortes! "


    Pior, né?

    Ficou "nas coxas" essa ed. da "Guerra Kree-Skrull", pois pularam 2 histórias apenas pra fazer caber na estrutura de 164 pág. Aliás, esse é um defeito q eu considero bem grave nessas "CHM": A limitação de pág.... É ridículo uma coleção de encadernados ter um limite de tão poucas pág (se passar disso, eles cortam histórias e CAPAS). Tivessem deixado uma flexibilidade então pra até 200 pág q fosse (já ajudava)!

    Vou pular essa ed. pq já tenho o "Maiores Clássicos 1" dos Vingadores.... mas comprarei as outras 3 tbm (as 2 primeiras pq eu quero ter ao menos PARTE da "Saga de Thanos" em formato americano - embora eu mantenha meus formatinhos por estarem mais completos).... e a do "Ultron" pq nessa quase tudo é inédito pra mim (aí vai valer a pena)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  54. "Esse Vader... PQP MANO!!"


    Ficou complicado mesmo.... hein, Thiago?

    A Bloch acabou zuando demais com o maior vilão das galáxias.... Isso ficou péssimo pra reputação dele, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  55. Boas informações sobre essas coleções históricas ! Os cortes realmente incomodam um pouco nesses casos...e levando em conta o orçamento limitado e já comprometido (coleção SALVAT+DC+STAR WARS+VAGABOND+COISAS ESPARSAS QUE EU GOSTO E VÃO SURGINDO) vou deixar passar estas belezinhas...o anuncio dos retalhos feitos por vocês fortalecem ainda mais minha decisão...obrigado e um abraço !!!!
    Só um comentário: Se achar intelectual e melhor porque se lê um determinado tipo de HQ é o cumulo da ignorância rs rs ...tive que rir dos comentários...acho isso errado até se a pessoa é letrada em literatura considerada de alto nível rs

    ResponderExcluir
  56. "A Marvel também publicou além da bhm o "Life and Death of Captain Marvel" que reunia todas as histórias do capitão marvel feitas pelo jim starlin incluindo a graphic novel a morte do capitão marvel."


    É uma pena mesmo, Nano....

    Mas a Panini adora pegar esses TPzões completos q saem lá fora e dividir aqui em compilações toscas (faltando histórias e capas originais). Essas "Coleções Históricas" são bem assim: Retalhos e migalhas de encadernados bem organizados lá fora. A Salvat fará isso tbm com essa "Morte do Cap. Marvel".... ainda não vi a seleção de histórias, mas pela estrutura dos encadernados da coleção, o mais provável é q excluam várias histórias pra fazer caber numa ed. "condensada"!

    E sobre o "Warlock".... Eu não me surpreendo com a tosquice q farão nessa "CHM", pois no Vol. 8 do "Aranha", a Panini fez o impensável: Pegou um arco em 3 partes de "Marvel Team-Up" (estrelado pelo Aranha, Fury, e Viúva Negra).... pulou a 1º história e publicou as 2 últimas, rs! Resultado: Eu tenho essa saga no "Aranha 4" (da Abril) em formatinho, e terei q manter essa ed. por estar mais completa q a da Panini. Por aí vc vê a porquice com q tratam as ed. nacionais... a ed. do "Warlock" é apenas "mais um" dos vários exemplos do tipo!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo, na estensão da coleção da Salvat tanto o Warlock quanto o Cap Marvel tem toda a fase de Starlin publicada em duas edições cada um... Torcendo para que a extensão saia por aqui...

      Cear Leal

      Excluir
  57. "Se achar intelectual e melhor porque se lê um determinado tipo de HQ é o cumulo da ignorância rs rs ...tive que rir dos comentários...acho isso errado até se a pessoa é letrada em literatura considerada de alto nível rs"


    E aí, Fábio..... blz?

    Pior q esse tipo de arrogância é mto comum mesmo entre leitores de gibis, hehe.... Taí os fóruns e comunidades do face q não me deixam mentir: Tem leitor de gibi q discrimina outros leitores de gibis (por lerem determinado gênero q os "intelectuais" consideram de "baixo nível" - só rindo mesmo, rs)!

    E a maioria desses caras q se consideram superiores aos outros nunca deve ter lido um livro na vida.... só leem gibis de super-heróis e destilam preconceito com "Tex", "Disney", etc (sem falar nas guerrinhas e torcidas organizadas de Marvel X DC). Acho tudo isso pura bobagem (razão pela qual preferi me afastar de fóruns e comunidades q alimentem esses comportamentos). Eu nunca me achei superior à ninguém por conta de gibis q eu leio (mto pelo contrário, ainda acho q tenho MUITO a aprender e todo mês acabo descobrindo novas HQs interessantes q eu nunca tinha lido). Enfim, esses caras q "se acham" mto, não sabem a quantidade de ótimas HQs q estão perdendo de ler!

    Abs!

    ResponderExcluir
  58. Essa é uma coleção capaz de me falir. Fico sem saber se torço para não vir para cá ou chegar logo!

    Agora... Caveira Vermelha como Rei Negro???? Não, não, nãaaaaao!!! Nem com cubo cósmico!!!

    ResponderExcluir
  59. Comprei minha edição de Star Wars essa semana, e de quebra levei também a mensal da Panini. Não li ainda, mas gostaria de dizer 3 coisas:

    - Sobre a mensal, com exceção da arte não vi nenhuma vantagem da capa metalizada sobre a comum para justificar a diferença de preço. Até o efeito metalizado de X-Men 2099 era melhor do que esse.

    - O poster que vem na edição 1 da coleção de Star Wars é um verdadeiro deleite, com um mapa contendo toda a cronologia da saga. Cuidado com jornaleiros que tiram o papelão para abrir espaço.

    - E mais uma vez a lombada... Achei muito "pobre" essa primeira edição, apenas com "Clássicos 1" escrito e fonte normal, já que por ser um extremo da imagem, acabou sem nenhuma arte. Mas que negócio é esse da numeração seguir da direita para a esquerda???? Meu TOC não vai aguentar isso!!!

    ResponderExcluir
  60. Fui ver as condições de assinatura e me deparo com a seguinte pérola:

    "Assinantes ganham desconto especial de 45% no primeiro envio. PREÇO ESPECIAL PARA ASSINATURAS 1º envio com edições 1, 2 e 3 de R$ 104,97 por R$ 57,98"

    Ou seja, o preço de banca! Parece promoção da Black Friday tupiniquim, tudo pela metade do dobro!

    ResponderExcluir
  61. "Agora... Caveira Vermelha como Rei Negro???? Não, não, nãaaaaao!!! Nem com cubo cósmico!!!"


    Oi, SEMI..... Pior q isso só o "Darth Vader" q virou "rainha" na coleção de xadrez:

    Mas como eu não faço essas coleções de xadrez inteiras (e só compro algumas peças avulsas), esses detalhes acabam não me incomodando mto, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o Darth Vader de rainha é justo. Ele sempre fui putinha do Imperador mesmo! E levando em conta o jogo, a rainha é a peça mais forte.

      Mas em um universo com Loki e Dr Destino entre outros, o Caveira como mais importante é dose. Bem que a base poderia ser removível, assim cada um poderia personalizar seu xadrez com seus heróis favoritos e os personagens não seriam limitados as 32 peças do jogo...

      Ops!!! Olha só eu querendo dar asa a cobra!

      Excluir
  62. "A Abril colocou no mercado um encadernado legal, muito mais interessante que o da Panini, que poderia contra atacar com quantidade, mas comeu mosca de novo!"


    Bem lembrado, SEMI.....

    A Abril tbm lançou (além de um encadernado) o ÁLBUM de figurinhas dos "Guardiões da Galáxia": Ou seja, a Abril botou nas bancas 2 produtos dos guardiões (e deve ter lucrado mais q a Panini em cima do filme)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  63. "Fica difícil ser levado a sério como leitor de gibis quando partilhamos o hobby com uma horda de idiotas."


    É por essas e outras q eu nem passo perto de FÓRUNS de gibis hj em dia.... e nem de comunidades do face q sejam frequentados por trolls e imbecis em geral (q fazem piadinhas o tempo todo, não se informam direito sobre nada, espalham boatos infundados, e fazem guerrinhas q fomentem rixas e torcidas organizadas tipo "Marvel X DC")!

    O mais triste de tudo isso, é q esses caras (em grande maioria) são leitores acima de 30/40 anos de idade.... q se comportam na internet como se fossem moleques (idiotizados) de 12 anos. Isso é o q me deixa mais constrangido e com "vergonha alheia" por eles, rs! (e de quebra ainda "colaboram" pra sujar a imagem - q já nunca foi bem vista - de quem lê gibis)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  64. "Pior eram aquelas seçoes de cartas com seus prêmios cata-piolhos. As vezes achava que era um editor escrevendo para outro!"


    Esses "cata-piolhos" eram ridículos mesmo.... e ainda tinha leitor q reivindicava os tais "prêmios", rs!

    Por falar nisso.... esses troféus ainda existem? Pergunto isso pq parei de ler mensais da Panini há anos e não lembro mais de ter visto seções de cartas nos gibis (qdo folheio eles nas bancas)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  65. "Aproveitando, eu acho em algum lugar scans dessas histórias do Indiana Jones? "


    Boa pergunta, SEMI.... eu achei alguns gibis do indiana neste LINK:

    http://kickass.to/usearch/indiana%20jones%20category:books/

    Mas não sei te dizer quais deles são da fase clássica q saía no "Cap. América" (só baixando eles pra ver - assim q eu liberar espaço no meu HD eu v ou tentar pegar alguns pra testar)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  66. "na estensão da coleção da Salvat tanto o Warlock quanto o Cap Marvel tem toda a fase de Starlin publicada em duas edições cada um..."


    Ótima notícia essa.... hein, Cesar?

    Ainda não fucei direito na lista da extensão da Salvat (mas pretendo fazer isso assim q me sobrar um tempo).... Mas já gostei de saber q essas fases estarão lá!

    Porém, vou comprar as ed. da Panini agora (CHM) só pra garantir.... (já q a extensão é bastante provável q ocorra aqui, mas prefiro contar com aquilo q já está mais ao alcance da vista, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  67. "O poster que vem na edição 1 da coleção de Star Wars é um verdadeiro deleite, com um mapa contendo toda a cronologia da saga. Cuidado com jornaleiros que tiram o papelão para abrir espaço."


    Opa.... Brigadão mesmo pelo aviso, SEMI:

    Nem tinha me ligado nisso, mas vou tomar cuidado na hora de comprar essa edição.... tem bancas aqui q tiram o papelão mesmo (pra fazer caber na prateleira) e não quero me arriscar a perder poster nem nada mais dessa coleção, rs!

    Tbm não acho tão espetacular o efeito metalizado q a Panini tem usado (os efeitos da Abril eram mesmo superiores nesse sentido).... e sobre a numeração q vc fala (da direita pra esquerda): Não sei se entendi direito, mas se for o q eu estou pensando (pela foto q tenho da lombada dessa coleção) vai ser algo mto esquisito pra mim tbm, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  68. "Assinantes ganham desconto especial de 45% no primeiro envio. PREÇO ESPECIAL PARA ASSINATURAS 1º envio com edições 1, 2 e 3 de R$ 104,97 por R$ 57,98"


    Essa "promoção" tá uma bosta mesmo, hein?

    Me lembro a "Fest Comix", onde alguns descontos eram em cima de preços já superfaturados (q acabavam saindo pelo preço de capa, rs). Podiam ter sido mais "generosos" com os assinantes nesse caso!

    Abs!

    ResponderExcluir
  69. "Mas em um universo com Loki e Dr Destino entre outros, o Caveira como mais importante é dose."


    Sabe pq isso, SEMI?

    Isso é efeito do FILME do "Cap. América".... qdo o xadrez entrou em fase de teste lá fora, o capitão tava no auge do sucesso na mídia. Essas coleções costumam funcionar tbm com base no hype dos filmes, rs (ou fases "modinhas" nos gibis)!

    e "se" esse xadrez marvel sair aqui.... pretendo comprar as peças de personagens q não apareceram na coleção "normal"!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...