12/07/2014

"Submundo-HQ" (Aniversário): 3 ANOS no Ar.....

O "Submundo-HQ"..... Comemora hoje (12/07/2014): 3 Anos no Ar. O tempo passa rápido pra algumas coisas, mas nem parece que este blog é tão "novo" assim (a sensação que eu tenho é a de já estar há bem mais tempo no ar com o "Submundo" - talvez pela dedicação diária à este espaço e pela rápida aceitação do público também: que nas próximas semanas ultrapassará a marca de 2 Milhões de visitas - nada mal, rs)!!!

Sendo assim, fiz uma rápida postagem comemorativa aqui pra não deixar a data passar em branco (enquanto trabalho atualmente em novas matérias repletas de lançamentos e novidades).....

Confira abaixo algumas curiosidades e estatísticas destes últimos 3 anos de "Submundo":

Há 3 anos atrás.... Este blog foi criado pra que eu pudesse compartilhar parte do meu acervo de capas de gibis (e também pra trocar ideias com outros colecionadores - já que eu estava sem paciência e ânimo pra continuar participando de outras redes sociais: Face, Orkut, fóruns, etc... e buscava diálogos e debates mais inteligentes sobre HQs - que eu não encontrava nesses locais). O resultado foi (bem) acima do esperado e embora o "Submundo" tenha surgido numa época em que a febre dos "blogs pessoais" já estava "esfriando" (em relação à seu auge), rapidamente um público fiel e bastante participativo foi se formando e a audiência disparando (hoje o blog tem uma média de 3.500 a 5.000 visitas diárias: dependendo da importância da notícia... E está entre os mais comentados de todos - além de figurar no topo das pesquisas do Google)!!!

O "Submundo" tem esse nome porque é um blog "marginalizado".... Estando à margem da badalação em torno das grandes editoras (não faço média com editoras, lojas, ou profissionais do meio: O que me deixa livre e isento pra fazer quaisquer críticas ou comentários sobre HQs e o mercado em geral). Tento ser sempre imparcial, pois não acredito em "donos da verdade" e procuro expor aqui uma visão crítica e pessoal apresentando os prós e contras de cada tema (fazendo com que o leitor forme a sua própria opinião). Não faço este blog sozinho, e conto também com a participação de um colaborador "secreto" (ELE é a principal "Fonte/X-9" que me repassa informações com até meses de antecedência - antes de serem oficializadas): e merece todos os créditos pelas notícias postadas. A participação dos leitores também é vital pra existência deste blog: Pois em cada comentário a galera posta desde links com descontos até os lançamentos em cada região do país - contribuindo de forma produtiva pra um ótimo nível de debates e comentários!!!

Entre as curiosidades.... A postagem de maior sucesso aqui no blog é: "Sexo nas HQs - De Maria Erótica à Druuna" (vista por quase 350 mil pessoas - conforme o gráfico acima mostra). Chega a ser irônico, mas das 10 matérias mais vistas deste blog, 2 são relativas à sexo ("Maria Erótica" e "Paródias XXX" - Sobre filmes pornô de super-heróis) e 8 sobre coleções de "Miniaturas". Mas isso não diminui a repercussão das "Notícias" e "Reviews" (as atuais líderes de audiência do blog). Pro futuro, penso em modernizar a plataforma do blog (apesar de eu gostar do visual mais simplório) e quem sabe até partir pra produção de vídeos e podcasts (vamos ver - vai depender do tempo pra isso). Por fim.... Agradeço à todos os leitores que acompanham o "Submundo" diariamente: Espero poder contar com a presença de vocês também pelos próximos 3 Anos (e além, rs)!!!

Até+

PS: Algumas imagens acima são "print-screen" de pesquisas do Google (todas com imagens aqui do blog: incluindo aquele "1.000.000" ali - que foi quando o "Submundo" atingiu seu 1º milhão de visitas). E a seguir: Um "Drops de Notícias" e matérias exclusivas: "Kirby Genesis", "Tex Gigante", "Demolidor" (Frank Miller), "Mandrake 2", "Coleção Histórica XM" Vol. 3 e 4, e a estreia de uma série de postagens sobre "Editoras Nacionais" (Ebal, Bloch, RGE, Abirl, e Panini)!!!  

124 comentários:

  1. Oi Leo, Parabéns pelo blog que é um grande sucesso mesmo. Aqui a gente encontra um lugar seguro, isento de compromissos com editoras e desta forma, podemos ter a "distância" necessária para refletir sobre as publicações.
    As postagens do Submundo HQ são sempre as mais interessantes e abrangentes, e nós gostamos muito disso. Os comentários enriquecem a postagem, ajudam a ver o "outro lado do espelho", e imagino que os editores vem "secretamente" dar uma espiadinha do que estão comentando aqui.
    Eu gosto demais deste espaço, espero que continue sempre, e com a mesma qualidade. Imagino o trabalho que dá manter o blog assim, atualizado e com conteúdo diferenciado.
    As visitas na casa dos 2 milhões é muito significativo, não se trata de popularidade, mas, de visibilidade e credibilidade, pois os leitores retornam em busca de mais matérias confiáveis, e focadas nos quadrinhos, que é o que todo mundo quer saber.
    Parabéns mesmo, Leo, você é um bom amigo, e te desejo sempre muita saúde, paz e sucesso em todos os seus empreendimentos. Grande abraço, e viva o Submundo HQ...

    ResponderExcluir
  2. "Aqui a gente encontra um lugar seguro, isento de compromissos com editoras e desta forma, podemos ter a "distância" necessária para refletir sobre as publicações. "


    Oi, Paulo..... tdo bem?

    Obrigado mesmo pelo comentário, vindo de vc é importante: Pois vc foi um dos amigos q me inspiraram a criar este espaço.... Não sei se vc lembra, mas antes de criar este blog eu era frequentador do seu antigo blog e foi vendo a cordialidade existente entre vc e os leitores que também comentavam no blog, q eu procurei buscar a mesma coisa: Um espaço onde eu pudesse conversar e trocar ideias com leitores q tivessem os mesmos interesses q eu nos quadrinhos. Eu não estava satisfeito com as confusões, brigas, falta de educação, e a presença de trolls/babacas em geral nas redes sociais q eu participava (Orkut, fóruns, e grupos do face: q infelizmente são infestadas por essas presenças nada produtivas). Assim, percebi q o melhor caminho era manter um blog próprio..... um ambiente despretensioso q servisse como uma espécie de "butéco" (pra colecionadores)!!!

    O trabalho tem sido pesado por aqui mesmo.... pois tenho q dividir o tempo disponível pro blog (q inclui: pesquisas, busca por imagens, responder comentários, me manter diariamente informado e atualizado, etc) com a correria da vida real (trabalho, estudos, família, etc). Mas acredito q embora eu não consiga postar uma matéria nova por dia (como eu gostaria), acho q o ritmo do blog tem sido bastante aceitável (12 a 15 novas matérias por mês) considerando q sou apenas UM (diferente dos sites e blogs maiores q contam com equipes de até 10 pessoas, rs)!!!

    Valeu mesmo, Paulo..... Tbm acompanho e sempre recomendo o seu novo blog (Colecionando Quadrinhos): Pois eu gosto de blogs onde eu possa encontrar uma opinião sincera, honesta, verdadeira: sem "chapa-branca" e sem "patrocínio" de editoras. O público-leitor já percebeu essa diferença entre os veículos de comunicação (não só os blogs de gibis, mas até a máscara de algumas emissoras e programas de TV já começou a cair: sinal dos tempos, sinal de q o público busca cada vez mais: A verdade, a opinião sincera, a crítica isenta.... e o respeito pela sua própria opinião)!!!

    Abs!

    PS: E continue tbm com o excelente trabalho, Paulo.... Saúde, paz, e sucesso pra vc tbm, amigo!!!

    ResponderExcluir
  3. Leo, parabéns pelo blog! Digo sempre que vc foi o principal responsável pelo meu retorno total aos quadrinhos. Através de suas matéria, me informei muito e comecei a ir atrás de muita coisa boa que tinha perdido, inclusive Disney que não lia há uns 30 anos.

    Então, indiretamente, a culpa da minha conta no vermelho é sua !!!!hahahahaha

    Mas falando sério, um dos principais diferenciais de seus blog é a total atenção dada aos comentários, e isso é muito bacana. Vejo que vc esclarece muito e até aprende com as informações que aparecem nos comentários, coisa que espaços profissionais de algumas editoras não dão a mínima.

    Que seu blog continue por muitos anos e continue sendo um ponto de encontro onde possamos celebrando essa nossa paixão pelos gibis, bonecos e demais "bobagens " !

    Parabéns !

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Leo!!!!
    Também fiquei longe dos quadrinhos uns 8-10 anos e fique sabendo que foi seu blog que me trouxe de volta a esse mundo maravilhoso. Espero que esses 3 anos vire pelo menos mais 30.
    Que a força esteja com você!!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom dia Leo!!!!

    Primeiramente gostaria de te parabenizá-lo pelo EXCELENTE trabalho realizado através de seu blog!!!! Desde a primeira vez que vi fiquei impressionado com os detalhes das matérias que são muito bem construídas, se eu não me engano a primeira vez que vi seu blog foi em uma matéria que era sobre a trajetória do Homem Aranha desde a EBAL até a Panini, achei excelente!! gostei muito! na época eu ainda não comentava no blog mais acompanhava sempre.

    Concordo plenamente com o amigo Paulo,aqui no seu blog temos a liberdade de expor nossas idéias e opiniões sobre os quadrinhos.

    Desejo tudo de bom á você e sua família e que o blog "Submundo" continue sendo este blog EXCELENTE que é!!!!!!!

    PARABÉNS!!!!!!!

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Leo.

    Descobri seu blog a pouco tempo e hoje é difícil passar um único dia sem visitá-lo, ler material de postagens mais antigas, enfim, tenho usado-o como uma boa fonte de consulta, sempre com comentários sinceros e imparciais.

    Fiquei longe dos quadrinhos por um longo tempo, estou retornando aos poucos, apenas com edições especiais e encadernados, e nisso você tem auxiliado a tirar muitas dúvidas!

    Novamente, Parabéns e que você possa ter entusiasmo para continuar por muito tempo! Sucesso.

    Att. Éder

    ResponderExcluir
  7. "Mas falando sério, um dos principais diferenciais de seus blog é a total atenção dada aos comentários, e isso é muito bacana. "


    Valeu mesmo, BOND.....

    Eu não sabia q vc tinha voltado pro ramo do colecionismo a partir daqui, rs.... mas se te serve de consolo, eu tbm tenho andado com a "corda no pescoço" todos os meses (graças aos excessos de gastos com gibis e miniaturas: e olha q eu tenho sido cada vez mais seletivo)!!!

    E realmente, os comentários aqui do blog é a parte q eu mais valorizo.... pois são eles q definem os rumos do próprio blog: tipo, se o meu objetivo com o blog é gerar bons debates sobre quadrinhos: é justamente o andamento dos comentários me fará buscar os assuntos e notícias mais relevantes pra manutenção dos debates. Eu tenho certeza absoluta (e ponho minha mão no fogo por isso) q se as editora mantivessem um bom nível de debates em seus sites oficiais: elas saberiam melhor como atender o público (e teríamos as publicações q gostaríamos de ver). Mas não existe um diálogo entre leitores e editores: o q existe são respostinhas-padrão do tipo: "sem planos no momento".... o q gera a seguinte equação: leitores mal-educados e agressivos pq são tratados de forma indiferente pelos editores (os leitores respondem de acordo com forma como são tratados)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Leo!
    Eu não comento muito aqui, mas sempre acompanho o blog. Foi aqui que eu soube de muitas noticias, como as graphic novels da salvat, aquele volume do Aranha é uma das HQs mais importantes do meu acervo. Continue com esse sucesso, e que o Submundo continue crescendo cada vez mais!

    ResponderExcluir
  9. "Também fiquei longe dos quadrinhos uns 8-10 anos e fique sabendo que foi seu blog que me trouxe de volta a esse mundo maravilhoso. Espero que esses 3 anos vire pelo menos mais 30. "


    Valeu mesmo, Daniel.....

    Não sei se ainda vão existir internet e blogs daqui há 30 anos, rs.... de repente surge alguma outra coisa no lugar (eu já ando tendo q pensar agora em novas mídias pra manter este blog vivo: tipo podcasts e vídeos, hehe). Mas estarei por aqui o máximo q a tecnologia e evolução das coisas permitir!

    Eu fiquei 10 anos afastado dos gibis (entre 84 e 94).... mas foi bom ter passado um período assim afastado: botei as ideias em ordem (e aprimorei meu gosto pessoal pras leituras e lazer: Passando a ser mais exigente com livros, filmes, e gibis). Voltei ao colecionismo com tudo, hehe.... bem mais seletivo do q na infância/adolescência!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. "se eu não me engano a primeira vez que vi seu blog foi em uma matéria que era sobre a trajetória do Homem Aranha desde a EBAL até a Panini, achei excelente!!"


    E aí, dundee..... blz?

    Brigadão mesmo por estar acompanhando o blog há tento tempo e curtindo as postagens.... eu mesmo sou mto chato qto à isso: sou o meu pior crítico e geralmente detesto os meus próprios textos (sou um daqueles malucos q fica reescrevendo várias vezes cada parágrafo e nunca tá satisfeito, rs). Mas eu lembro dessa postagem do "Aranha da Ebal" (faz tempo mesmo, hein)? hehe!

    Em breve eu voltarei aqui aos tempos da Ebal.... agora de forma mais abrangente (trazendo várias publicações dessa editora): Espero q dessa nova série de postagens vc goste tbm (tô escrevendo todas ao mesmo tempo e vou da Ebal até a Panini - passando pela Bloch, RGE, e Abril - este blog vai virar uma espécie de "túnel do tempo" qdo essas postagens forem ao ar, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. "Descobri seu blog a pouco tempo e hoje é difícil passar um único dia sem visitá-lo, ler material de postagens mais antigas, enfim, tenho usado-o como uma boa fonte de consulta, sempre com comentários sinceros e imparciais."


    Oi, Éder.... tdo bem?

    Valeu mesmo por visitar o blog regularmente (muito obrigado por estar curtindo este espaço).... Infelizmente, eu não consigo atualizá-lo diariamente como eu gostaria: Mas todos os dias apareço pra responder os comentários (e sempre rolam várias notícias e curiosidades durante os debates) e bem ou mal, tenho conseguido manter ao menos a media de 12 a 15 postagens novas por mês (1 nova a cada 2 ou 3 dias)!!!

    Tem bastante coisa q já foi produzida aqui no blog tbm..... algumas das primeiras postagens (lá em 2011) já traziam matérias sobre revistas clássicas: "Heróis da TV", "Superaventuras Marvel", "Espada Selvagem de Conan", e uma coluna bastante popular nos primórdios do blog: "Momentos Ridículos" (q teve 20 matérias com cenas bizarras e curiosas sobre HQs clássicas). Vale a pena garimpar algumas dessas postagens mais antigas tbm (nos dias em q não tiver novos posts aqui, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. Guilherme Coelho12/07/2014, 10:45

    Conheci o blog em 2012 quando pesquisava por matérias relacionadas à personagem Tex. Gostei e acompanho desde então.

    Parabéns ao blog “Submundo HQ”!

    ResponderExcluir
  13. "Foi aqui que eu soube de muitas noticias, como as graphic novels da salvat, aquele volume do Aranha é uma das HQs mais importantes do meu acervo. "


    Oi, Andre..... tdo bem?

    Valeu mesmo por continuar acompanhando o blog..... e já q vc curte tbm a coleção da Salvat, saiba q eu pretendo comentar e avaliar cada uma das 60 edições da coleção em cada coluna de "Reviews" q eu faço (sempre deixo juntar umas 2 ou 3 da Salvat pra comentar em cada "Review")!!!

    Não vá perder a próxima fornada de "reviews" então.... onde vai ter com certeza: "A Fênix Negra" e "Zumbis Marvel" (da Salvat) - além de vários outros gibis da Marvel, DC, Disney, e Tex!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Conheci o blog em 2012 quando pesquisava por matérias relacionadas à personagem Tex. Gostei e acompanho desde então."


    Brigadão mesmo, Guilherme.....

    e não sei se vc notou, mas ultimamente o "Tex" tem sido presença cada vez mais constante aqui no blog (em "Notícias" e "Reviews")..... pois tenho estado mais viciado do q nunca nas leituras do universo do "Tex" (na minha opinião pessoal a melhor série de HQs pra se colecionar atualmente)!!!

    Este mês teremos 2 ed. imperdíveis: "Tex Gigante em Cores" e "Tex Ouro 73" (com mais de 370 pág). As 2 terão destaque aqui nas próximas postagens!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. Barbaridade... 3 anos já?? Parabéns, Leo!! Faz um tempinho que passo por aqui e adorei conhecer teu blog. Certamente é um espaço muito bom e bem desenvolvido e tu conseguiu criar um público fiel. Que o Submundo permaneça ativo por muito tempo! Sucesso sempre, um abraço!!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Leo!

    Não vejo a hora de ver estas postagens (túnel do tempo), saudosista como sou vou adorar com certeza rsrs pra mim foram as melhores épocas dos quadrinhos Marvel, por falar nisso, esqueci de te falar na postagem anterior, comprei "Coleção Histórica Marvel dos X-men 02" muito bom mesmo!!! tirando a falta das capas originais no meio da edição, mais tá bom, vale pelo material clássico que este não tem preço rsrs Ah! foi bom também esta seleção do número 02 que eu não tinha na coleção diferente do número 01 que eu já tinha algumas histórias publicadas na época da Abril, também comprei muitos mais muitos gibis do Tex por estas semanas, estou investindo somente em Tex agora rsrs é tão bom que não consigo parar mais hehe

    Ah! outra coisa estava pensando outro dia, você lembra dos gibis do Chaves e Chapolin editados pela Globo?? Então, eu sou fanzaço de Chaves e Chapolin e eu tenho somente um gibi desta coleção pois é muito difícil achar para comprar, estava pensando também, porque as editoras atuais não republicam estas histórias que eram muito legais e divertidas???, na minha opinião, em vez de publicarem estes materiais atuais ridículos á meu ver, claro, poderiam publicar esta série que pra mim marcou muito.

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  17. "Barbaridade... 3 anos já?? Parabéns, Leo!!"


    Oi, Nanda..... tdo bem?

    O tempo é uma coisa q passa rápido mesmo.... se esses 3 anos foram mais intensos pra mim (por trabalhar diariamente no blog), por outro lado parece q foi ontem q eu tava quebrando a cabeça pra bolar um nome pro blog (nem queira saber as opções terríveis de nome q este blog "quase" chegou a ter, rs)!!!

    Mas o q chega a assustar mesmo é a quantidade de lançamentos de gibis nesses 3 anos..... revendo as antigas postagens aqui, impressiona o ritmo excessivo de gibis sendo anunciados e divulgados a cada semana (nem tem como uma pessoa normal acompanhar tanta coisa, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "você lembra dos gibis do Chaves e Chapolin editados pela Globo??"


    Oi, dundee.... Desses eu não lembro não, pois devem ter saído na época em q eu estava afastado dos gibis (e nem cheguei a vê-los nas bancas). Mas é estranho mesmo as editoras perderem esse filão q é a franquia do "Chaves" (nunca me liguei mto no seriado, mas é inegável o sucesso até os dias de hj - e portanto, deve ter um bom mercado pra esses gibis tbm)!!!

    E "Tex" tá imbatível mesmo..... já separei uma graninha este mês pro "Tex Gigante em Cores" e "Tex Ouro 73" (q trará a saga completa: "Golden Pass" - polêmica, divertida, e épica: por quase ter sido a última obra de Galep - substituído às pressas por problemas de saúdo e tendo tido várias pág redesenhadas por outro artista)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! como te disse, eu estou investindo só em Tex, só quando se trata de republicações clássicas de outros heróis que não tenho (como os dos X-men citado á cima)daí eu compro na hora mais fora isso só estou comprando Tex.

      Quanto a coleção de gibis do Chaves, segue o link do Guia dos Quadrinhos pra você dar uma olhada:

      http://www.guiadosquadrinhos.com/capas/chapolim-e-chaves/ch005101

      http://www.guiadosquadrinhos.com/capas/chaves-e-chapolim/ch005100

      Abs!!

      Excluir
    2. Valeu, dundee.... Eu não consigo mais acompanhar um único gênero de HQs, rs. Mas vc tá certo: tem q ter foco mesmo e investir apenas no q vale a pena (dependendo das preferências de cada leitor, é claro)!

      Entre tudo q eu tenho lido, "Tex" é o meu gibi favorito mesmo (especialmente na sua fase clássica q eu acompanho nas republicações)....

      Abs!

      Excluir
    3. Só lembrando, nada contra os outros heróis rsrs gosto muito e tenho muito gibis(histórias antigas) de vários gêneros, mais é justamente o que você disse " investir apenas no que vale a pena"e neste caso pra mim é atualmente o Tex, mais gosto muito dos outros heróis também.

      Abs!

      Excluir
  19. Parabéns meu amigo, continue firme e forte com a sua pagina. Abração e que venham mais três anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Marcelo..... Vida longa tbm ao "Cinema 100 Anos de Luz" (meu blog favorito de cinema):

      http://cinemacemanosluz.blogspot.com.br/

      Abs!

      Excluir
    2. Valeu Leo, sua opinião vale muito

      Excluir
  20. Parabéns! O blog é parada obrigatória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo Daniel....

      Semana q vem tem mais um monte de novidades aqui no blog (não vá perder, rs)!

      Abs!

      Excluir
  21. Parabéns Leo.
    Eu também não passo sem a minha visita diária ao blog, mesmo quando não há um novo post as novidades explodem nos comentários.
    Tenho a certeza que os editores e o pessoal dos "grandes" (?) blogs sempre olham aqui, (soube que JJJameson tá de olho hehe).
    Parabéns novamente pelo excelente trabalho, por falar nisso, as editoras deviam agradecer também, porque o número de pessoas que voltaram a se interessar por HQs aqui é bem grande. (Ops, para chateação de muitas esposas e namoradas hehe)
    Tenho um bom acervo que está sempre à sua disposição para capas, scans, informações, o que precisar. Se quiser mando meu e-mail em off.
    PS Não consigo acessar pelo Google.

    Alex Leão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alex.... tdo bem?

      Brigadão mesmo pela disposição em ajudar com as imagens.... Vou aceitar essa ajuda sim, rs: Me mande um mail pra contato aqui pelos comentários mesmo q eu anoto e te retorno em seguida (sem postar o endereço no ar), blz? Fico no aguardo então (tbm posso te mandar umas raridades de capas q tenho em meus arquivos - consideráveis tbm em se tratando de capas, scans, e afins, hehe)!

      E vc tem razão.... este blog deve ser odiado por mtas esposas e namoradas de colecionadores, rs. A minha mesmo, quase arranca os cabelos qdo vê as estantes entupidas de gibis e com novas tranqueiras chegando a cada mês (entre encadernados e bonequinhos, rs)!

      Abs!

      Excluir
  22. Parabéns Leo. Conheci o blog quando pesquisava informações a respeito da coleção de Graphic Novels da Marvel que estão saindo pela Salvati. O site em que buscava informações do tipo, o Omelete, descambou de vez, por uma lado, para a baixaria e idiotices de baixo nível de grande parte dos usuários, por outro, para uma excessiva "comercialização", que claramente impede análises imparciais de revistas, séries e filmes. Além do mais, ficou claro para mim que a net é um espaço menos democrático do que pensava anteriormente, uma vez que os colunistas daquele site fazem críticas ora pseudo-intelectualizadas e vazias, ora superficiais, e que se sustenta mais pelo seu enorme peso e poder econômico do que pela qualidade de seus conteúdos.
    Aqui, por outro lado, me deixou feliz sua atenção, educação e a qualidade dos textos, mesmo que com menor poder econômico e de influência diante desses gigantes da internet.
    Parabéns. Apesar de nem sempre postar comentários, sempre passo para conferir os posts. Grande abraço e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Celso.....

      Eu já tive o "Omelete" entre meus sites favoritos pra notícias, mas acabei riscando ele da minha lista no ano passado, qdo postaram uma fofoca trivial sobre o Justin Bieber (sério, eles fizeram isso): Pra mim, isso foi a gota d'água.... eu já tenho cada vez menos tempo pra navegar pela internet afora, e busco por aí noticias sobre cinema, gibis, e miniaturas: A última coisa q eu espero nas minhas "navegações" é cair numa fofoquinha besta sobre esse sub-produtos descartáveis da música (e q o tempo há de esquecer um dia). Fora isso, o "Omelete" tbm virou um antro de trolls, haters, e gente idiotizada em geral (é impossível ler qq comentário por lá sem ficar com vontade de cometer um homicídio, rs)!

      Atualmente eu tenho preferência por blogs menores.... pessoais, individuais, mas com opiniões críticas isentas e honestas (sem as "contaminações" da fama e do poder econômico). Pois qdo eu tenho dúvidas sobre determinado gibi, eu quero saber a opinião de quem LEU e as razões de ter gostado ou detestado a leitura (sem rabo-preso, é claro)!

      Abs!

      Excluir
  23. Parabéns Leo!!!
    Dentre todos os atrativos do blog o q eu mais curto é justamente vc não fazer média com as editoras. Liberdade para criticar é essencial.
    Continue com o ótimo trabalho. Nós agradecemos! :D
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabio..... tdo bem?

      A melhor forma de se manter uma opinião isenta, livre, e sem rabo-preso.... é comprando os próprios gibis e mantendo o blog sem "patrocinadores". Eu até posso vir a ter "anunciantes" algum dia (q paguem pra ter um banner aqui), mas jamais terei "patrocinadores" (q influenciem na minha opinião): Pois aí eu prefiro fechar o blog de vez ao invés de me submeter à censura externa ou me vender pra falar bem de coisas q eu detesto!!!

      A "liberdade" de opinião (aquela realmente isenta) tem um preço.... ser "marginalizado", ser um "excluído" do meio: Eu jamais serei convidado pra eventos e palestras sobre quadrinhos, este blog não será reconhecido pelas grandes editoras nas redes sociais, e nenhum editor toparia ser entrevistado por mim (sabendo q as perguntas q eu faria não seriam aquelas q eles gostam de responder).... Mas eu prefiro as coisas assim: Eu sou um leitor comum e escrevo pra leitores q nem eu. No mais, eu é q agradeço por vc estar curtindo o blog (valeu mesmo)!!!

      Abs!

      Excluir
    2. Concordo com tudo Leo, é por isso que o cenário nacional de HQs estar desse jeito.

      Excluir
  24. Parabéns pelo blog.Depois que o descobri ele se tornou parada obrigatória.Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo, Francisco.....

      E espero q vc aprecie as próximas postagens q eu tô preparando pra semana (vem mais novidades pela frente, rs)!

      Abs!

      Excluir
  25. EDUARDO CESAR12/07/2014, 12:45

    Parabéns, Léo! Realmente o SubmundoHq é viciante...Lembro de realizar pesquisa no Google em 2012 para buscar informações sobre as Miniaturas Marvel e fui direcionado para seu Blog! Desde então sou frequentador assíduo e devido a algumas das informações postadas, comprei hqs que jamais compraria só de "ver pela capa". As matérias estão cada vez melhores, mas o que gosto mais ainda é ler os comentários do pessoal, que depois da moderação manteve-se num padrão bastante elevado! Só tenho que tomar cuidado para não perder meu casamento hehehe, pois minha esposa fica "fula da vida" qdo fico horas visualizando o Blog! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, EDUARDO.... blz?

      Realmente, este blog deve mto às "Miniaturas Marvel"..... pois o "Submundo" foi pioneiro na divulgação dessa coleção no Brasil (e o 1º blog a postar as fotos e tradução dos nomes de cada peça). As fotos q eu tiro da minha própria coleção de miniaturas tbm são compartilhadas em fóruns e comunidades do exterior (principalmente na Inglaterra e nos países onde a coleção ainda está em andamento). Hoje em dia qq busca no Google por "Miniaturas" ou "Figurines" vai aparecer as fotos q eu posto aqui, rs!!!

      E atualmente eu não abro mão da "moderação de comentários".... sei q alguns leitores não gostam... e eu até entendo, pois tbm acho chato qdo comento em blogs moderados e demora horas até o comentário ser aprovado e respondido. Mas por outro lado tbm é preciso levar em conta q num blog sem moderação, o leitor ficaria à mercê de ser ofendido gratuitamente por retardados de internet (até q os comentários ofensivos fossem apagados - o q poderia levar horas). Como eu não posso passar o dia inteiro de plantão aqui bancando a "babá de marmanjos", rs: Os comentários moderados são mais práticos, pq assim eu puder logar, já aprovo e respondo todos na hora). E cuidado com a patroa (elas costumam ficar com os nervos à flor da pele qdo passamos dos limites com gibis, rs)!!!

      Abs!

      Excluir
  26. Parabéns Leo, aqui no teu blog conheci o caminho para o meu colecionismo, não tem um dia que eu entre por aqui, e um dia sem atualização é um dia "triste" hahaha.

    Sò uma pergunta, você vai fazer alguma matéria sobre aqueles relançamentos que você botou nos cometários de 2-3 matérias atrás?!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Rafael..... blz?

      Valeu mesmo pela visitação diária, rs.... Mas não fique "triste", hehe: Mesmo nos dias em q não há atualizações, os comentários geralmente acabam até bombando mais (e sempre trazem novidades "extra-oficiais", rs)!!!

      E esses relançamentos q vc fala são de uma lista da Vertigo, né? Se for, sim.... Eu pretendo mesclar matérias individuais (pros gibis mais populares) e comentar os demais em futuros "Reviews". O único problema é q temos tanta coisa anunciada/prometida.... e tá tudo atrasado, rs!!!

      Abs!

      Excluir
  27. Oi, LEO, tudo bem?

    Manter o alto nível de um blog pessoal por 3 anos não é brincadeira e o Submundo se tornou o meu principal site de notícias e informações; então, parabéns a você e ao "Fontes", rs! Aqui é mesmo um espaço diferenciado e é isso que cativa o pessoal!
    O tempo anda escasso, mas estou sempre por aqui (pelo menos na leitura). E que venham muito mais anos de blog e já aguardo a série de posts sobra as editoras!

    Mas agora fiquei curioso... Diz aí quais eram as possíveis e "terríveis" opções de nomes do blog, rs!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alexandre..... blz?

      É complicado mesmo pra 1 alma só manter um blog q aborda quase todos os gêneros de gibis..... Pra vc ter uma ideia, nos dias em q eu não atualizo o blog, eu leio um monte de gibis e scans pra poder atualizar no dia seguinte, hehe (na verdade, este blog não para nunca: não existe a palavra "férias" aqui, rs)!!! E o "Fontes" (rs) gostou do apelido (ele tá on-line agora, e disse q gostou mais de ser chamado de "Fontes" do q "X-9", hehe)!!! E tem certeza q vc vai querer saber os nomes q eu cheguei a cogitar pra este blog? então lá vai (depois não reclame, rs):

      -Rebuceteio (título de um dos meus filmes nacionais favoritos - apesar da sonoridade, o significado da expressão é: "confusão", "balbúrdia")!!!

      -Plano 9 (título do PIOR filme da humanidade - e uma das minhas tosqueiras favoritas, rs)!!!

      -Sucatão do Lixão (era o subtítulo de um "Especial" da "MAD" - editado pelo finado BK/JRP)!!!

      -Papo-Reto (era o nome de um fórum q eu financiava e q foi tirado do ar pela justiça - após um usuário ser processado por outro por uso indevido de imagem - desisti de usar o mesmo nome pra evitar remexer nesse vespeiro de novo, rs)!

      -Fundo do Poço (eu devia estar meio depressivo qdo pensei nesse nome)....


      Enfim..... melhor termos ficado com: "Submundo" mesmo, né? (pelo q vc pode ver, não tive nenhuma ideia melhor pra nome do q essa, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  28. Parabéns pelo aniversário !!! Que mesmo em uma galáxia muito, muito distante este espaço nunca deixe de ser visitado sempre, pois já faz parte da minha vida e de muitos outros fãs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo, paul....

      Tbm espero continuar com o blog por mtos anos ainda.... ou pelo menos enquanto os blogs pessoais não forem extintos, rs! (nunca se sabe, né? Eu achava q o Orkut seria eterno..... e olha no q deu, hehe)!!!

      Abs!

      Excluir
  29. Parabéns grande amigo!
    No próximo mês é o Cronologia Lógica Marvel que apagará 3 velhinhas!!! Muito bom acompanhar e trocar idéia com outros alucinados!
    Muito sucesso e muitas novas idéias para você e para esse site incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Merh@j...... blz?

      Caramba, o "Submundo" é mais velho q o "Cronologia" então? Eu lembro de conhecer e acompanhar o teu blog desde os primórdios da minha vida de blogueiro, rs!!!

      Vida longa ao "Cronologia Lógica Marvel" tbm..... e q continue nos brindando com a fase Q VALE da Marvel, hehe!!

      Abs!

      Excluir
  30. Na minha opinião o que tá matando o mercado nacional de HQs é esse excesso de "camaradagem" de alguns blogs/sites com medo de opinar sobre algumas merdas, por isso que o mercado fica estagnado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem mtas formas de se "comprar" opiniões: E esses joguinhos de "camaradagem" é uma das principais. Algumas editoras gostam de ter o controle da situação (e não apreciam a liberdade descontrolada de blogs/sites: Por isso exercem sobre alguns deles as mais variadas formas de poder e dominação!

      Tem coisas q eu não posso detalhar aqui sem apresentar provas (sob risco de levar um processo).... mas já me fizeram propostas do tipo ("camaradagens") q eu recusei: pois isso implicaria em "vender" a minha opinião (e o público percebe qdo um blog tá "vendido" - é bobeira um blog entrar nessa e perder a credibilidade perante o seu público)!!!

      Até+

      Excluir
    2. Processo? Os caras te odeiam mesmo rs.

      Excluir
    3. Leo lendo scans da Image dos anos 90 não consigo entender como aquele lixo conseguiu superar a DC em números de vendas. É o tipo de gibi jornal, ler uma só vez e usa pra pintar a casa!

      Excluir
    4. Eu já fui processado 2 vezes por "falar demais" (sem provas) ou permitir q outras pessoas "falassem demais" (qdo financiei o fórum "Papo-reto"). Hj em dia sou bem mais cuidadoso com aquilo q escrevo pra evitar essas dores de cabeça novamente. Fui absolvido nesses 2 casos, mas me incomodei bastante (sendo q um dos problemas nem era comigo, e sim entre 2 usuários num fórum q tava no meu nome - e eu me ferrei junto)!

      Qto à "Image"..... eles eram piores, mas foram mais espertos q Marvel e DC (pelo menos durante os primeiros anos de glória). Superaram as 2 maiores editoras pq investiram pesado em marketing/propaganda (mas se o produto é ruim, chega uma hora q nem a maior das propagandas faz milagre, rs)!

      Até+

      Excluir
  31. 3 anos de Glórias!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo.... O 1º ano do blog passou quase em branco, mas do 2º em diante é q começou a ficar mais conhecido! Agora é tentar manter o ritmo pelos próximos anos (a concorrência dos blogs com outras redes é grande, rs)!

      Abs!

      Excluir
  32. Parabéns Leo!

    Sucesso sempre. Vc faz um ótimo trabalho!
    Honesto, imparcial e isento.
    É disso q precisamos.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo, FCB.....

      Vc tbm tem feito um excelente trabalho com os vídeos da "Central HQs".... E q (conforme já falei aqui) eu considero o futuro dos blogs: A mistura de texto e vídeos. Sei q cedo ou tarde terei q partir pra essa evolução audiovisual (pela própria sobrevivência do blog, rs)!

      Vida longa à "Central HQs" tbm..... (Valeu)!

      Abs!

      Excluir
  33. Diego Mendonça12/07/2014, 17:23

    Parabéns, Leo! Como já disse aqui várias vezes, seu blog já está em "Meus Favoritos" e é visita certa! Continue assim!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mesmo, Diego.....

      E espero q vc continue curtindo as próximas postagens q estou preparando pro blog (amanhã mesmo já tem mais novidades e lançamentos aqui - não perca, rs)!

      Abs!

      Excluir
  34. blz leo?

    este blog é minha visita favorita dos os dias, mesmo que não tenha uma nova postagem acaba tendo alguns novos comentários.
    o pessoal que frequenta o blog tb colabora mantendo um bom nível e ainda contribui com novas informações.
    gosto da simplicidade do site, menos é mais.
    vida longa pro submundo, seu trabalho é ótimo.

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, gustavo..... blz?

      Te confesso q (particularmente) gosto mais de interagir e participar dos comentários.... do q de escrever as postagens, rs. Mas sei q preciso trazer as notícias e curiosidades pra cá, justamente pra incentivar os debates!!!

      A simplicidade tbm me agrada.... eu podia ter finalizado um logotipo mais "incrementado" pro blog e usado uma plataforma mais "moderninha" (cheia de coisas andando na tela por todos os lados). Mas não gosto de mtas frescuras visuais q atrapalhem a navegação de quem visita o blog. Tbm acho q qto mais simples as coisas forem: melhor!

      Abs!

      Excluir
  35. Fala, Léo!
    Cara, considere-se um aniversariante muito querido e carismático entre seus "amigos" do blog! Parabéns pelo trabalho, e por manter sua característica de credibilidade e independência neste espaço. Este é o maior legado em qualquer função, onde percebe-se nos comentários posteriores às colunas, um clima muito amigável e respeitoso, com divertimento complementando as atividades do colecionismo de cada um que passa por aqui.
    Este "hobby nostálgico" do colecionismo (miniaturas e revistas, com música, cinema e arte), " a coisa mais importante das coisas menos importantes", encontra aqui, neste buteco, uma grande tribuna de debates!
    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor..... blz?

      Brigadão mesmo por reconhecer os objetivos deste espaço.... e pela participação constante nos debates (q pra mim, são a melhor parte do trabalho todo). E vc falou bem, gostei da frase sobre o hobby q escolhemos: "a coisa mais importante das coisas menos importantes", rs (perfeito)!

      O colecionismo está em sua fase mais gloriosa atualmente.... pois além de gibis pros mais variados gostos (e bolsos), estamos vivenciando tbm uma FEBRE em torno das miniaturas de chumbo (algo nunca visto no Brasil antes). Os números não mentem: A quantidade de acessos aqui no blog em matérias sobre as miniaturas supera de longe as buscas sobre notícias de gibis. O legal desse hobby colecionista é a diversidade q temos ao nosso alcance.... (Valeu mesmo)!

      Abs!

      Excluir
  36. Assim como todos os amigos aí em cima, visito seu blog diariamente a procura de novas matérias e informação sobre o gênero "herois" em um modo geral, Léo parabéns pelo excelente trabalho que vem fazendo sem cair em nada a qualidade das suas matérias, considero seu blog diferenciado devido a total atenção que vc dedica aos visitantes do "Submundo" respondendo todos os comentários, tirando dúvidas e adicionando informações bastante proveitosas(eu mesmo fico na expectativa d aguardando sua resposta quando posto alguma dúvida...rs), espero que consiga manter o blog por um bom tempo, pois esse "boteco" não pode fechar(rs), sucesso e tudo de bom campeão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, V@ndix.... blz?

      Valeu mesmo, brother.... Responder todos os comentários é algo q eu considero essencial pra manutenção de qq blog (q vise manter um bom nível de debates, é claro). Por outro lado, tbm é preciso excluir aqueles q não virem com boas intenções de participar (e é aí q a "moderação" de posts se torna um "mal necessário")!!!

      Sei q é chato ter q esperar a aprovação e resposta dos comentários, rs.... mas por outro lado, o leitor terá a certeza de q será bem atendido e terá sua dúvida respondida (parte da demora se deve tbm ao fato de mtas vezes eu preciso pesquisar e buscar a resposta - ou perguntar pra minha "fonte" se for algo relativo à futuros lançamentos). Mas só pra vc saber, eu costumo fazer login aqui no blog sempre à noite.... Assim, um comentário postado de manhã, ficará pendente até eu voltar à noite pra responder (porém, tem dias q eu tiro folga e aí posso aparecer mais cedo por aqui, rs)!

      Abs!

      Excluir
  37. Parabéns Leo!!!

    O Submundo é referencia pra todo mundo em HQs,Cultura POP e colecinismo
    em geral!! Espero que vc continue nos proporcionando matérias e curiosidades
    que nos ajudam muito em nossas aquisições!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adailton..... blz?

      Obrigado mesmo por estar curtindo o blog..... e pode deixar q as próximas postagens aqui trarão maiores detalhes sobre os lançamentos q virão a seguir: "Kirby Genesis", "Tex Gigante", "Demolidor" (Miller), "Mandrake 2", "Coleção Histórica dos XM 3 e 4", e mto mais!

      Tem mta coisa boa aí.... e espero q essas matérias q eu tô preparando auxiliem os leitores na escolha do q comprar (ou o q deixar pra trás)!

      Abs!

      Excluir
  38. Parabéns e obrigado pelo excelente (muita informação resenhas e independência) trabalho no blog....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Roni.....

      e eu é q agradeço à sua participação (e a de todos os leitores)!!! Durante a semana tem novas matérias aqui com mais uma porrada de lançamentos!

      Abs!

      Excluir
  39. Caro Leo que eu tive o prazer de conhecer na Livraria Cultura. E eu confesso que foi um encontro muito bacana conhecer o dono do blog que eu curtia tanto, eu lhe desejo que continues fazendo a nossa alegria de compartilhar os seus conhecimentos...os furos de notícias do seu colaborador secreto, muito sucesso e parabéns meu velho. Como eu disse uma vez hehehehe "Vida longa e próspera"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Carlos..... blz?

      Pra mim tbm é mto gratificante encontrar os leitores do blog nos lugares q eu vou.... Vc é gente-fina pra caramba tbm, e uma hora dessas a gente se esbarra de novo por aí, pois eu geralmente frequento os mesmos lugares nas minhas horas de folga: Tutatis, Cultura, Saraiva, Fnac, e bancas do centro, rs!!

      Sou figurinha fácil de se encontrar nesses locais.... Aliás, temos q marcar uma hora dessas de encontrar aquela galera toda na Tutatis de novo, hein? É difícil eu acordar sábado de manhã pra ir à loja, mas numa próxima reunião da galera me avise q eu dou um jeito de aparecer, blz?

      Abs!

      Excluir
  40. E ai brother!
    Nunca fui com a tua cara mas devo reconhecer que tu nunca desistiu do Blog.
    Tá sempre por dentro dos quadrinhos no geral, só acho que tu deveria também se manter a par do que anda rolando lá fora (boa parte é porcariadas mas mesmo assim é bom se atualizar).

    Tu pensa em manter um Canal no Youtube?

    Feliz aniversário ao Blog,
    Rodrigo.

    PS: TU FOI UM DOS DO QUE ME INCENTIVARAM A MANTER UM BLOG DO HULK, O TÍTULO "CAVERNA DO HULK" NA VERDADE FOI UMA SUGESTÃO DE UMA GALERA DE UM FÓRUM QUE EU E TU FREQUENTÁVAMOS)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Rodrigo.....

      Sei q temos nossas desavenças, e não teria como ser diferente.... pois tanto eu qto vc temos temperamentos explosivos (embora eu tenha preferido me manter afastado de brigas). Somos odiados e excluídos por fóruns inteiros e pra nós é melhor criarmos e cuidarmos dos nossos próprios espaços mesmo. Mas os blogs (em geral) vão precisar evoluir pra produção de vídeos no Youtube (isso será inevitável pra sobrevivência de qq blog daqui pra frente). Eu penso em criar um canal no Youtube sim (talvez pro ano q vem) mas seria um complemento pro blog (eu iria linkar os vídeos aqui como se fossem uma "coluna" regular do blog: tipo 1 ou 2 por mês)!!!

      Sobre lançamentos do exterior.... bem q eu gostaria de me atualizar mais, mas falta tempo mesmo (eu tenho disponível apenas 3 ou 4 horas por dia pra internet: e mal consigo me manter informado sobre o q sai aqui, q dirá lá fora - onde o mercado é muito maior). E o fórum q vc fala q frequentávamos era o "Papo-Reto": Um lugar promissor (galera bacana) mas uma liminar da justiça tirou ele do ar (qdo processaram o finado "BK" - por uso indevido de imagem). Legal saber q mesmo tendo vida curta, o "Papo-Reto" serviu pelo menos pra q nós 2 criássemos nossos blogs.... Depois q tiraram o fórum do ar, tbm resolvi partir pra um blog próprio!!!

      Parabéns tbm pela "Caverna do Hulk".... Em tempos onde mtos blogueiros andam abandonando o barco (e deixando seus blogs desatualizados - sem darem a mínima satisfação pros leitores), eu respeito aqueles q se mantém persistentes no trabalho de levarem a informação pro público!

      Até+

      Excluir
  41. Oi Leo!
    Parabéns pelos três anos de criação e sucesso do Submundo HQ.
    Conheci seu Blog de fato no ano passado quando a coleção da Salvat "apareceu do nada" em algumas bancas do interior de SP e PB, e fiquei desesperado em saber mais sobre esta "misteriosa" coleção que despontava.
    De lá pra cá muita água rolou, avalanches de lançamentos de qualidade e outros nem tanto, Encadernados da Mythos, Miniaturas DC, Miniaturas Especiais, Batmóveis, Coleção Star Wars de encadernados, novos títulos, cancelamentos, etc.
    Tenho certeza que daqui a um ano quando o Blog completar seu quarto aniversário de nascimento e sucesso teremos muito a celebrar e comentar.
    Sei que já disse isso antes, mas, irei repetir novamente seu blog é a melhor fonte de informações sobre quadrinhos e miniaturas do Brasil.
    Diferentemente de outros sites, seu Blog está livre das amarras que são obrigados a se submeter os outros sites para veicularem informações sobre quadrinhos e coleções afins.
    Os outros sites somente veiculam informações de lançamentos do eixo Rio/São Paulo, caso não sejam lançados materiais nestes lugares, eles ficam de fora de notícias ou informações.
    Um exemplo é a Coleção de Batmóveis e encadernados de Star Wars, que foram distribuídos em pouquíssimos Estados, e tirando seu Blog e alguns forums tais coleções sequer foram noticiadas nos principais sites do país.
    De certa forma isto é muito errado, mesmo que estas coleções tenham sido distribuídas para teste em lugares escolhidos a dedo, não há razão para não noticiar o surgimento de tais coleções, e não adiante dizer que as editoras não querem que sejam divulgadas tais notícias para evitar especulação e tal, até porque estamos basicamente na metade da segunda década do Século XXI e com a facilidade de tirar fotos e fazer vídeos além, claro da maior rede de comunicação global que é a internet inevitavelmente tal coleção cedo ou tarde irá ser de conhecimento público seja ou não esta ainda oficializada.
    Além de ter uma informação mais abrangente, o Blog ainda conta com pessoas polidas como usuários, aqui não temos haters como em outros sites; aqui o pessoal entra para discutir sobre os assuntos de forma civilizada.
    Para finalizar, vou fazer uma consideração final do comentário que fiz ontem sobre a revista do Arqueiro Verde e as especulações em torno do cancelamento do título no Brasil: A revista dele não consta no checklist deste mês (julho) da Panini, e mesmo que tal título não tenha ligação com a Megassaga Vilania Eterna, é estranho a editora "suspender" a publicação de um de seus títulos mensais somente por isso.
    Para terminar: Leo você assistiu aos episódios piloto de Flash e Constantine que "vazaram" na Net?
    Eu gostei do Flash, já Constantine eu achei um pouco fraco, mas torço para melhorar após as críticas que o episódio recebeu.

    Parabéns pelo Blog!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio..... tdo bem?

      Antes de mais nada, eu é q te agradeço por vc ter colaborado tantas vezes com o "Submundo": Ao trazer pra cá informações em 1º Mão: Tipo, as coleções de "Batmóveis" (Eaglemoss) e "Star Wars" (encadernados da Planeta DeAgostini). Graças à vc, os leitores do blog ficaram sabendo da existência dessas coleções, sendo q pra mim seria mto difícil conseguir qq informação a respeito delas (já q foram lançadas em fase de testes - e não foram divulgadas oficialmente pelas 2 empresas). E vc tem razão: Imagine quantas coisas irão ter rolado no mercado nacional qdo o "Submundo" completar 4 anos? (espero q as coleções de "Batmóveis" e "SW" já estejam bombando até lá, rs). Valeu mesmo por ter me ajudado a divulgar essas 2 notícias (q eu considero entre as mais importantes do colecionismo neste último ano)!!!

      E essas tais "amarras" q prendem algumas notícias importantes (como essas citadas).... São puramente burocráticas: Os grandes sites/blogs de uns tempos pra cá parecem ter ficado mto dependentes da notícia "oficial" (recebida por eles pelas próprias editoras). Poucos tem corrido atrás da informação e vão esperar essas 2 coleções serem divulgadas oficialmente pra considerarem a notícia "verdadeira". Como se a fase de testes não tivesse sequer existido. Tbm acho errado isso: Notícia é notícia e tem q ser levada ao leitor (seja ela oficial ou não - desde q seja "verdadeira", é claro)!!!

      No mais.... Durante a semana vou ver se descubro algo sobre o destino da revista do "Arqueiro", blz? (mais uma vez, obrigado por ter avisado da possibilidade de "cancelamento à vista" desse gibi). E ainda não assisti esses episódios do "Flash" e "Constantine" (valeu pela dica, vou ver se acho eles pra baixar), mas pena q vc achou fraco justo o Constantine - q eu esperava mais entre essas as 2 séries, rs!!!

      Abs!

      Excluir
  42. Bom Dia!
    Primeiramente PARABÉNS pelos 3 ANOS,que esses 3 anos se tornem 30 e que dure muito mais.
    Sobre a hq Dias de um Futuro Esquecido, tem alguma noticia????
    Mais uma ves meus PARABÉNS!!!!!!
    vIDA LONGA AO SUBMUNDO!!!!!!

    ABÇOS!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, marcello....

      Daqui há 30 anos (se eu estiver vivo) estarei com 72 anos.... será q ainda existirão gibis impressos até lá? rs!

      E por enquanto nada sobre o encadernado de "Dias de Futuro".... mas ainda vai sair, não se preocupe (a última informação q me passaram qto à isso é q a culpa foi da "onda de atrasos" recentes q se abateu sobre o mercado nacional). Mas pode deixar q qq novidade, a cobertura aqui será completa!!!

      Abs!

      Excluir
    2. Walew, kkkkkkkk daki a 30, tbm vo tá com 72, e acho que vai ser hqs online e nós imprimindo em casa,kkkkkkkk
      Brincadeira na minha opinião creio que o impresso não acaba tão cedo assim não,cara eu adoro folhear as hqs,ir em tal pagina,esses lances,tenho umas hqs da e´poca da RGE,formatinho da Abril, vc já deve ter percebido que o meu lance é X-MEN né??? mas só as melhores fases,porque as de agora MEU DEUS!!!!ME AJUDA AI!!!!
      Tenho a do Super nº 01,Homem Aranha nº 01, tenho até umas edições da Espada Selvagem do Conan,tive muitas hqs,pilhas e pilhas,mas hj está reduzido a um montinho,kkkkkk mas tá valendo, te deixo um grande Abço,e em breve volto com + perguntas....
      Até +

      Excluir
    3. Oi, marcello..... Olha, tbm não acho q o gibi impresso acabe tão cedo, mas convenhamos: 30 anos é mto tempo, hehe: E até lá, não sei não!!

      E os XM pra mim só valem até o final da fase Claremont mesmo.... a partir daí, só tenho um q outro arco completo (tipo: "E de Extinção"). Até reconheço algumas qualidades dos gibis atuais, mas pra minha coleção (pessoal) só priorizo o material mais clássico mesmo!!!

      E apareça mais vezes por aí sim.... pode mandar qq dúvida q tiver, q se eu souber eu te ajudo no q puder, blz?

      Abs!

      Excluir
  43. Impressionante como tudo que o Bk se metia virava merda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha....pior, né?

      Graças ao finado BK (esteja ele onde estiver agora).... Um fórum inteiro foi tirado do ar (após ele ter postado fotos indevidas de uma pessoa: q foi à justiça e conseguiu uma liminar pra q o fórum fosse excluído). E eu fui processado junto com ele pq o tal fórum estava no meu nome. Saí livre dessa treta toda, mas foi uma tremenda dor de cabeça (a gente sempre se incomoda com as burocracias jurídicas)!!!

      Apesar das minhas desavenças com o BK, eu achava ele uma figura engraçada... morreu cedo, mas viveu intensamente (sempre metido em todas as tretas imagináveis). Nunca conheci ninguém q fosse mais odiado do q ele em todos os cantos da internet (e do mercado nacional). Pirataria, brigas, baixarias, processos judiciais, inimigos mortais, expulsões, e ainda assim foi editor (da MAD) e teve alguns livros publicados: Vida breve, mas agitada, rs!

      Abs!

      Excluir
  44. Giulianno Liberalli13/07/2014, 11:22

    Léo, parabéns pela longevidade do blog, e dado o histórico de blogs que surgem e desaparecem como estrelas cadentes, o seu está aí, atualizado e trazendo sempre matérias interessantes, atuais e de relevância para os que curtem o universo cultural das HQs, encontrei seu blog quando pesquisava sobre notícias de HQs, pois somos carentes de bons sites informativos, desde então não deixo de visitá-lo ao menos uma vez por dia a procura de novidades e futuros lançamentos graças ao seu X-9 secreto. E também a sua boa vontade em responder a todos que comentam suas matérias, sempre com clareza e educação. Felicidades e, como somos mais ou menos da mesma faixa etária, espero estar mandando mensagens de parabéns pelo blog quando ele quebrar recordes de permanência no ar daqui a algumas décadas. Se um dia tiver a sorte de lhe encontrar pessoalmente, vai ser um prazer trocar idéias. Felicidades e muito sucesso. Excelsior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giulianno.... tdo bem?

      Obrigado mesmo por estar acompanhando o blog (amanhã mesmo já tem mais novidades por aqui, rs)! E não se preocupe, pois enquanto os blogs ainda existirem (e enquanto eu for vivo), o "Submundo" estará por aí.... pois me adaptei melhor com os blogs do q com as demais redes sociais. Atualmente eu frequento mais os blogs mesmo, Tenho os meus favoritos tbm (a maioria listados na barra ao lado) mas costumo navegar geral por vários blogs de quadrinhos e sempre descubro alguns novos bastante interessantes: "Baile dos Enxutos", "Caixa de Gibis", "Gentalha", "Bueiro Fétido", "Santuário", e vários outros (alguns desses já são mais antigos, mas merecem uma conferida tbm)!!!

      E se vc for aqui de POA/RS.... é fácil me encontrar nas lojas e livrarias daqui: Toda semana eu apareço na Tutatis, Cultura, Saraiva, e Fnac: e fico horas por ali papeando com o pessoal ou fuçando nas novidades, rs!

      Abs!

      Excluir
  45. O Bk era dose mesmo : lembro que até uma antiga comunidade de downloads de filmes no Orkut ele tumultuou. Conseguiu arrumar confusão até ser expulso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não era mto sociável mesmo, rs....

      Fui amigo dele por pouco tempo, em seguida ele se invocou comigo pq precisava de "inimigos declarados" nas redes sociais, e adotou aquele papel (ridículo) de: "Eu contra todos" e o "Mundo está contra mim". Do nada, amigos passaram a ser inimigos pra ele (e foi assim até o derradeiro FIM)!

      Abs!

      Excluir
  46. Fala Leo,meus mais sinceros parabéns para você e o SUBMUNDO HQ!!
    Quando conheci o blog mais ou menos há um ano e meio atrás não parei mais,apesar de nesses dias não comentar nada por que meu pc estava com alguns problemas e o celular que eu esteva usando era um pouco limitado para internet(coisas de nerd liseira mesmo hehehehehehe).

    Mais não passo um só dia sem visitar o submundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, andre.... blz?

      Valeu mesmo, brother.... e espero q vc resolva logo esses problemas com o PC. E vc nem pode reclamar mto, pois o teu celular é bem melhor q o meu: eu uso aqueles mais antigos q nem internet tinham, rs (o meu no máximo toca rádio FM, hehe)!!!

      Ainda não evoluí pras novas tecnologias.... meu PC é de mesa (não tenho note), minha conexão é de 1 mega, não tenho filmadora, nem tablet, e um celular q não vale nem 15 pila, rs!

      Abs!

      Excluir
  47. Parabéns ao Submundo, Leo.

    Eu passei a ser seguidor/leitor do blog, justamente pela primeira postagem sobre a coleção de miniaturas Marvel. Mas fui lendo o histórico do blog, e viciei.
    Li muita matéria bacana, matei a saudade de histórias e personagens, conhecei vários fatos curiosos, enfim...
    A efluência foi tamanha, que retomei com força total a minha coleção de HQs (e inclusive, deixei as miniaturas de lado). Minha coleção hoje é o que é, em parte por suas ótimas indicações. Comprei muita HQ de primeira, e escapei de várias furadas, graças aos seus reviews, rsrs.


    Vida longa ao Submundo-HQ!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcio..... blz?

      As postagens sobre miniaturas aqui no blog é q foram as responsáveis por torná-lo mais conhecido na rede.... e sem dúvida foram as q atraíram mais leitores pra cá. Nesse ponto, o "Submundo" foi o 1º blog a acreditar no sucesso dessa coleção no Brasil, pois continuei postando fotos e matérias mesmo qdo a fase de testes da Eaglemoss havia acabado e ninguém mais acreditava q essas miniaturas seriam um dia comercializadas aqui. Mas foram, e viraram um sucesso estrondoso (alavancando junto este blog nas pesquisas do Google)!

      Tive um pouco de sorte nessa tbm.... pois as miniaturas (Marvel e DC) ajudaram a tornar o blog uma referência pros colecionadores q buscavam as listas completas das peças, fotos das figuras e notícias sobre a coleção! Fora isso, os "Reviews" tbm se tornaram mais populares aqui de uns tempos pra cá (desde q comecei a incluir notas/cotações pros gibis avaliados)!!!

      Abs!

      Excluir
  48. Parabéns, quem venha mais 3 vezes 3 anos e mais 3 tmb. hahuauh Continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Renan....

      Continuaremos firme e forte por aqui até onde for possível sim, rs....

      Abs!

      Excluir
  49. von Hohenstaufen13/07/2014, 20:32

    Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  50. Parabéns, Leo! O trabalho que tu desenvolve aqui no blog é o melhor possível. O sucesso não é atoa! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo, Vinicius....

      Vc tbm tem realizado um ótimo (e bastante profissional) trabalho com o canal "2 quadrinhos" do Youtube (q eu já recomendei aqui no blog). Mto sucesso pra vc tbm, brother!!!

      Abs!

      Excluir
  51. Parabens Léo,

    Nós os leitores é que somos agraciados com um espaço como este para discussões, opiniões e muitas informações.
    Desejo mais 30 anos .....e por ai vai de paciência e boa vontade para condução deste blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo, Wellington.....

      E já seguimos em frente aqui (espero q vc tenha curtido a nova enxurrada de lançamentos e novidades q eu acabei de postar, rs)!!!

      Abs!

      Excluir
  52. Grande Leo,
    Sou um leitor frequente do seu blog e gostaria de parabeniza-lo pelo excelente trabalho que presta à comunidade de fãs de HQ e colecionadores em geral. Desejo pra ti mais 30 anos de sucesso contínuo e acho que o sucesso do blog se deve ao fato de nós leitores identificarmos em você "gente como a gente" . Lembro que teve um post que você comentava sobre ter comprado 02 batmóveis de controle remoto no impulso e que as pessoas próximas a ti viam como algo excêntrico seu hobbie de colecionismo. Qual o colecionador nunca passou por isto ? Afinal de contas apenas colecionadores são capazes de entender a energia e grana que gastamos com nossas preciosidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Lamia..... Obrigado pelas palavras e por estar curtindo este espaço!

      Eu me considero um leitor comum mesmo.... igual à vc e todos os demais leitores e colecionadores q frequentam este blog. Até nas avaliações q eu faço, eu sempre deixo claro q a minha opinião não vale mais q a de ninguém e deixo os comentários livres pra quem quiser discordar das minhas avaliações e até fazer as suas próprias avaliações dos gibis q leem (pois tbm gosto de saber o q a galera anda curtindo ou detestando nas bancas, rs)!!!

      E esses "Batmóveis" (de controle remoto) renderam pano pra manga aqui em casa, hehe.... quase me internaram numa clínica psiquiátrica por conta disso, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Grande Leo, nem me fale sobre os "Batimóveis", a primeira coisa que fiz quando li a sua matéria, foi comprar o modelo clássico e o do Batman do Tim Burton, o problema é que eu sou aquele tipo de colecionador de box que não tira seus itens colecionáveis da caixa, então no meu caso, pareceu mais excêntrico ainda para a minha família pois eu comprei para ficar guardado no armário (como tudo o que eu coleciono).

      Excluir
    3. Mas vc tá certo nesse caso.... pois os "Batmóveis" vem naquela embalagem de acrílico justamente pra proteger melhor a peça:

      Sem falar q tem o cenário junto.... alguns até bem elaborados, como os computadores da bat-caverna q vem com o 2º modelo! Tô louco pra ter essa coleção na estante o qto antes, rs!

      Abs!

      Excluir
  53. Eu tenho muito a lamentar por esse blog! Como foi que eu não o conheci antes?

    Faz alguns anos que navego por alguns sites no tema, mas esse é o único que deixa bem claro que é feito de "gente como a gente" e ainda possui atualizações constantes. Sem contar que a boa participação nos comentários ajuda a preencher a lacunas entre as postagens com um nível bem elevado.

    Bom, se perdi os 3 primeiros anos, estarei por aqui nos próximos prestigiando o bom trabalho (e participando nos comentários).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, SEMI..... Obrigado por ter encontrado o blog e estar curtindo as postagens!

      Espero contar com a sua participação daqui pra frente tbm..... e ainda tá em tempo de reler as postagens dos 3 primeiros anos do "Submundo", hehe: Nos dias em q não tiver atualização aqui, vc pode aproveitar e garimpar as primeiras postagens lá de julho de 2011 pra cá! Tem umas coisas bizarras q eu já postei aqui, e eu escrevia horrivelmente mal (internetês brabo) mas vale ao menos como curiosidade, rs!

      Abs!

      Excluir
  54. E aí Leo!
    Conheci teu blog de um ano pra cá e hj não passo um dia sem visita-lo.
    Essa interação com os leitores é o q realmente diferencia.
    A partir daqui (como mts amigos acima) comecei a colecionar novamente.
    Na verdade nunca tive uma coleção de grande porte..
    E com este blog consigo selecionar o que realmente é de qualidade p/ se comprar (Atração Fatal q o diga hehehe).
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Adriano..... blz?

      Fico feliz em saber q este blog tem ajudado vc e outros leitores a peneirarem melhor os lançamentos q mais merecem investimento. Tem mta coisa sendo lançada no mercado nacional, e o risco de se comprar (sem querer) alguma porcaria é alto.... da mesma forma q o risco de se perder alguma ótima HQ menos badalada (e q pode passar desapercebida nas bancas)!

      Minha coleção tbm não é considerada de grande porte.... no máximo de "médio porte" (tenho cerca de 2.500 gibis, mas tenho amigos q ultrapassam a marca dos 10.000 pra vc ter uma ideia, rs). Mas é tudo bem selecionado: só compro aquilo q eu realmente acho q vale a pena!

      Abs!

      Excluir
  55. Parabéns, Léo. Como tantos disseram acima, também conheci o Submundo por acaso, em uma das inúmeras buscas por informações isentas. Esse clima de "boteco" dá o tom especial do seu blog. Continue sempre assim, "invendável" (existe esse termo??? Rsrsrsrs), e nos trazendo informações quentes, para filtrarmos nossos investimentos nas HQs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, MCARTSON.....

      Eu costumo levar ao pé da letra a ideia deste blog ser um butéco.... e na maioria das vezes eu respondo os comentários aqui bebendo algumas latinhas de cerveja (Polar, Brahma, Skol, e até umas uruguaias de vez em qdo, rs). Cerveja e petiscos fazem parte das longas horas em q eu fico aqui pesquisando sobre HQs, escrevendo as matérias, e respondendo os comentários. É uma das melhores partes do dia pra mim, rs!

      E não se preocupe.... pois continuarei "invendável", hehe. Até mesmo nos tempos em q eu fui dono e trabalhei em locadora de vídeo, eu era honesto com os clientes da loja e só indicava os melhores filmes.... embora eu botasse pra alugar filmes ruins tbm (pq locadora boa tem q ter tudo pro cliente escolher). A mesma coisa é aqui no blog, rs!!!

      Abs!

      Excluir
  56. Valeu mesmo, Zé Carlos.....

    Muito obrigado por ter curtido o blog a ponto de aceitar "newsletter", rs.... E se não fosse este blog eu acho q já teria me afastado de vez das redes sociais ligadas à quadrinhos, pois acho q faltam bons debates e tem zoeira demais nos fóruns e grupos do face (aqui eu costumo barrar comentários agressivos, preconceituosos, ou q visem apenas causar tumulto.... Trolls, haters, e bagunceiros de internet não são bem-vindos aqui, pois já deixei claro (no texto de apresentação do blog no topo da página) q este é um espaço pra colecionadores q queiram trocar ideias sobre quadrinhos!

    Considero este blog um butéco sim, mas mesmo numa mesa de bar, não vou permitir q alguém chegue xingando e ofendendo meus amigos e a mim mesmo. Nunca conheci um "valentão de internet" q ao vivo falasse tão grosso qto fala atrás do teclado. Sou a favor da liberdade de expressão sim, mas antes dela a educação e a camaradagem vem em 1º lugar (pelo menos aqui no blog, rs)!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  57. LEO, feliz aniversário para o Submundo. Excelente blog que eu acompanho sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Miltão!!!

      O "Submundo" agradece....

      Abs!

      Excluir
  58. Grande LEO!

    Parabéns por esses 3 anos de blog! Que venham muitos anos!

    Conheci o blog esse ano meio que por acas, sempre estou por aqui lendo, graças ao blog retornei a esse universo fantástico das hqs!

    Aqui eu me sinto em casa! O blog é muito cativante!

    Abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alex..... tdo bem?

      Muito obrigado mesmo, e seja sempre bem-vindo a participar mais vezes.... Sinta-se em casa mesmo, e rodeado de amigos!

      Abs!

      Excluir
  59. Grande Leo,
    parabéns pelos três anos do site cara! O Submundo vem me servindo de norte desde que eu voltei a colecionar quadrinhos. Eu sou da geração dos formatinhos da Abril (38 anos), e colecionei bastante nos anos 80 até meados dos anos 90. Acontece que por motivos que eu nem sei dizer acabei me afastando dos quadrinhos e me desfiz de toda coleção, sei lá, acho que isso aconteceu com bastante gente também. E de uns anos pra cá acabei me interessando de novo pelos gibis só que como eu estava afastado há bastante tempo nem sabia direito o que vinha sendo publicado e também não estava entendendo esses reboots DC e Marvel. É aí que entra o Submundo, depois que eu descobri o site comecei a direcionar as minhas compras e experimentar novos universos nas Hqs, caso do Tex por exemplo que hoje é o meu favorito. Hoje eu mantenho uma coleção bem mais enxuta que nos anos 80 mas não menos importante. É legal olhar na estante e ver que só tem material bacana, e graças aos vários relançamentos de hqs clássicas e a alguns lançamentos atuais que estão valendo a pena também.
    Então Leo, valeu mesmo por esse trabalho aqui no Submundo e pela atenção que tu sempre nos dá cara, sempre tratando da mesma maneira desde colecionadores iniciantes até os mais entendidos. Acho que todo mundo se sente bem à vontade pra comentar e participar aqui.
    Sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo pelas felicitações, fabiano.....

      Eu sou da mesma geração q vc.... até um pouquinho anterior (42 anos), pois comecei pela RGE: e vivenciei o momento em q a Abril englobou toda a linha Marvel (antes dividida entre as 2 editoras). E eu tbm tive esse período de afastamento (da metade dos anos 80 até a metade dos 90) dos quadrinhos.... no meu caso, devido à crise econômica da época (q me fez vender toda a minha coleção e desistir de tudo). Demorei 10 anos pra me recuperar (financeiramente) e retomar minhas coleções: Graças à um ótimo sebo consegui gibis antigos até mais bem conservados do q os q eu tinha!

      E fico feliz em saber mesmo q este blog tem servido pra auxiliar novos e veteranos colecionadores.... na hora de peneirar os melhores gibis do mercado (entre tanta coisa q tem sido lançada: e num momento onde nunca tivemos no Brasil uma oferta tão grande de títulos). Valeu mesmo, fabiano: e seja sempre bem-vindo à comentar e participar do blog!

      Abs!

      Excluir
  60. Eai, blz?
    Parabéns (desculpe pelas congratulações atrasadas, estava viajando) à esse blog que comecei a acompanhar recentemente (começo das Graphic Novels da Salvat) e já está na lista de favoritos e acesso sempre todos os dias, mesmo quando não tem postagem nova, gosto de ler os comentários (acho incrível vc responder TODAS postagens). Longa vida ao melhor blog de HQs do Brasil!!

    Agora, quanto àquelas ideias, acho q um podcast cairia muito bem, isso se houver tempo, lógico. E tb, o q achou desse Thor "feminino"? Eu particularmente gosto de histórias boas, e estava curtindo o Thor do Aaron, mas acho essa apelação ao mercado feminino muito mal feita, pq simplesmente não reforçam outras personagens do sexo oposto? Talvez precisem de um nome consagrado para fazer vender, mas mesmo assim...

    João Vitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, João Vitor..... blz?

      Obrigado mesmo pelas felicitações ao blog..... a repercussão tem sido mto boa mesmo (um tremendo incentivo a continuar fazendo sempre o melhor q eu posso pra manter este espaço e atender à todas as dúvidas e sugestões dos leitores)!Leva um tempão pra eu responder TODOS os comentários mesmo, mas qdo faço eu não costumo economizar texto (falo e escrevo pra caramba mesmo, rs)!

      Qto ao "Thor feminino"..... essa ideia é pra lá de manjada, hehe. A Marvel já usou isso pelo menos umas 3 vezes antes. Em "Terra X" o Thor é transformado definitivamente numa mulher (como punição pelo seu machismo). Numa das mais clássicas HQs da série "O Q Aconteceria Se"... o martelo de Thor é encontrado pela Jane Foster (q vira um "Thor de saias"). E há 10 anos atrás surgiu a tal "Tarene" (ou algo assim): outra versão mulher do thor!

      Abs!

      Excluir
    2. Uma das coisas mais legais aqui no Blog é que o Leo responde TUDO. Acho show de bola isso ! Melhor blog de HQs que ja vi rs

      Excluir
    3. É isso aí, brother..... Aqui, todos os comentários dos leitores são valorizados e respondidos.... e mesmo as perguntas q eu não souber responder na hora, eu pesquiso e posso até não achar resposta pra tudo, mas não sou de desistir tão fácil na procura!

      Valeu mesmo por estar curtindo o blog!

      Abs!

      Excluir
  61. É verdade, Zé Carlos.....

    Eu tbm já tentei participar desse site q vc fala.... mas desisti: a grande maioria dos posts são choradeiras e reclamações, briguinhas de 5º série.... (sem falar em: racismo, preconceito, e intolerância)! Pra quem gosta de conviver e interagir com usuários assim, é um prato cheio, rs!

    Ironicamente.... dizem q não se faz uma boa omelete sem quebrar uns ovos, e tem mto ovo podre aí que deveria ser quebrado pra q essa omelete ficasse realmente boa. O site em si já foi o meu favorito, mas hj acho esse um dos maiores exemplos do quanto os maus usuários conseguem realmente estragar os melhores espaços virtuais!

    Abs!

    ResponderExcluir
  62. Meu guia definitivo em relação a HQ no Brasil. Descobri o blog por acaso quando de férias na praia e a partir daquele dia nunca mais deixei de buscar informações neste vasto e excelente material disponibilizado pelo LEO. Esse cara tem estilo e manja das coisas!! forte abraço e continue assim sempre!!
    Marco - Pelotas, RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marco..... tdo bem?

      Muito obrigado mesmo pela consideração com este espaço.... e legal vc ter encontrado o blog durante as férias, rs. Eu até não manjo tanto assim de gibis, pois todo mês tem um monte de coisas bacanas q eu nunca tinha lido e sempre estou me deparando com HQs surpreendentes (sinal de q ainda tenho mto a aprender, rs)! Mas valeu mesmo por continuar ligado aqui no blog e apareça mais vezes, blz?

      Abs!

      Excluir
  63. Leo acompanho o blog a 1 ano e sou leitor ativo das suas postagens.
    Cara, eu comprei os 2 volumes de X-men Gênese Mutante e confesso que não aguentei terminar de tão chato que achei. Parei de ler na metade da 1°.
    Estou querendo vender as 2 edições. Estão impecáveis.
    (gostei muito mais dos encadernados lançados pela Salvat e das historias do universo Ultimate dos X-men.)
    Tem algum local especifico que você me indica pra vende-las ?
    Você tem algum detalhe sobre novos encarnados do Homem de Ferro ou sobre o Próximo encadernado na linhagem de vilões da Marvel ?

    Um abração de um fanático pelo Morcego e pelo Sonic (do videogame) rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí.... blz?

      Q pena q vc não curtiu essa fase da "Gênese Mutante"..... eu achei boa (nada de tão espetacular) mas até falei na matéria q fiz sobre ela q era uma fase mto específica pros leitores q já tivessem familiaridade com o desenho animado dos anos 90, ou q tivessem curiosidade em conhecer essa fase q (bem ou mal) foi um fenômeno de público na época!!!

      Se vc quiser mesmo vender essas edições.... tenho 3 sugestões pra vc: Existem grupos no face só pra venda de gibis (e alguns deles são bem movimentados - tem q procurar por: Compra/venda + gibis). Tem tbm o Mercado Livre (lá os preços são abusivos na maioria das vezes, mas como vai vender e não comprar, eu recomendo). E por fim: em breve eu vou restaurar a coluna de "Classificados" aqui no blog (onde vc poderá anunciar essas revistas tbm - caso não tenha vendido até lá)! No mais, nada de novidades (por enquanto) sobre o ferroso e os vilões Marvel!

      Abs!

      Excluir
  64. LEO, meus parabéns atrasados aqui. Recordo bem quando vc fundou o blogue e divulgava as postagens na comunidade universo HQ do finado Orkut. Sobre as postagens mais populares, é que o povo gosta mesmo é de putaria. Hehe
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Kleiton.....

      Bons tempos aqueles do finado Orkut, hein? Tinha brigas todos os dias nessas comunidades, mas eram bem mais divertidas e havia mais interação do q nessa bosta de facebook, né?

      No mais.... a 1º lição q aprendi na faculdade de publicidade é q putaria VENDE, putaria é sucesso SEMPRE, rs. Seja na TV, no cinema, na literatura (tons de cinza), e até em simples blogs de gibis: falou em putaria: a audiência dispara, hehe!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...