Os "Scans" (Quadrinhos Digitais) sempre geraram debates polêmicos, acirrados, e envoltos em hipocrisia desde q surgiram e começaram a ganhar (cada vez mais) terreno na batalha entre o material impresso e o digitalizado. Mas o clássico bordão sci-fi: "Resistir é Inútil" se aplica perfeitamente aos scans.... q vieram pra ficar e não há mais nada q possa deter seu avanço em plena Era Digital!!!
Nesta matéria.... resolvi abordar o tema levantando os prós e contras, os benefícios e malefícios, e indicando as melhores maneiras (e formas) de se baixar HQs com as novas tecnologias e programas disponíveis pra essa finalidade!!!
Há uns 10 anos atrás.... os "scans" geravam discussões intermináveis entre editores, moderadores e leitores sempre q o tema era mencionado nos fóruns dos quais eu participava (principalmente no já extinto: "Fórum Panini"). De um lado, os defensores dos scans pregavam q os arquivos digitais eram a solução pro péssimo trabalho de seleção de histórias (revistas com mixes horríveis q direcionam o leitor a comprar um gibi pra ler e aproveitar apenas 25% disso), sem falar na imensidão de HQs interessantes q as editoras ignoram e de séries q talvez jamais vejamos publicadas no Brasil (especialmente o material clássico e alternativo). De outro lado, os editores viam no formato digital o fim dos gibis impressos e a ruína do mercado mundial de hqs (onde baixar gibis de graça levaria à dissolução do mercado - só q eu duvido q eles nunca tivessem baixado uma música em mp3, um filme em DIVX, ou tirado xerox de um livro, rs)!!!
O tempo passou... e 10 anos após esses debates iniciais sobre o tema, o q se vê hj em dia é uma readaptação das editoras ao formato digital (inclusive lançando material nesse novo formato), a popularização de tecnologias q facilitam a leitura de scans (Tablets, q são bem melhores do q ler na tela do PC), e até mesmo a maior variedade de encadernados nas livrarias (q atraem o colecionador q ainda prefere a HQ no papel - é o meu caso, diga-se de passagem). Mesmo o colecionador jurássico, tem vantagens ao se adaptar tbm às novas tecnologias... pois nem tudo q lhe atrai será publicado de forma impressa (tornando-se interessante tbm buscar material raríssimo, clássico, ou alternativo em scans). O gibi digital nos liberta da dependência das editoras, o leitor não precisa mais ser um refém de gibis com mixes ruins, preços abusivos, distribuição setorizada, e/ou impressão gráfica de baixa qualidade. Temos a opção de escolha: comprar o gibi impresso (se estiver dentro dos nossos padrões de qualidade/preço) ou baixar o scan e ler no tablet/PC!!!
Mas onde baixar scans? Bem... tem vários blogs poraí específicos pra isso (basta digitar no Google o nome do gibi q se quer + a palavra: "download" - q vai aparecer uma lista de blogs pra vc escolher).Tem tbm uma outra maneira q seria a instalação do programa DC++: uma eficiente ferramenta de busca (q funciona no esquema de compartilhamento - q nem o Emule). Pra quem tiver interesse, este LINK traz um tutorial completo de instalação e configuração do programa: http://mansaohub.webcindario.com/ !!! A vantagem maior é a busca (rápida e fácil) e a vasta quantidade de arquivos (dependendo dos "Hubs" q vc escolher)!!! Assim, o ideal nos dias de hj pra qq colecionador: é adotar as 2 formas de se ler gibis.... impressos e digitais!!! E viva as novas tecnologias, rs!!!
ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
ResponderExcluireu quero leeeeeer...rsrsrs
"só q eu duvido q essas mesmas pessoas q tanto atacavam os scans nunca tivessem baixado uma música em mp3, um filme em DIVX, ou tirado xerox de um livro, hehe)!!!"
ResponderExcluirsão um bando de hipócritas; a meu ver, não tem diferença entre esses pregadores anti-scans daqueles xiitas religiosos e aqueles censuradores de obras literatórias e de Hqs em nome dopoliticamente correto.
"o leitor não precisa mais ser um refém de gibis com mixes ruins, preços abusivos, distribuição setorizada, e impressão gráfica de baixa qualidade. Temos a opção de escolha:..."
ResponderExcluirVerdade! Mas ouvi boatos por aí de que estão querendo controlar o uso da internet de forma que as pesosas não sejam mais livres para postarem o que quiser. No caso, uma coisa que aconteceria com certeza seria o pessoal não ocnseguir mais disponibilizar scans na Internet.
Talvez, à medida que os anos passem e as editoras se adaptem à era digital, esse suposto controle não seja realmente necessário. Isso, só o tempo vai dizer.
"eu quero leeeeeer...rsrsrs"
ResponderExcluirPronto... terminei o texto, hehe!!
demorei mais foi pra procurar um tutorial em português pro DC++ (eu podia ter postado em inglês, mas saí procurando um traduzido pra facilitar pra galera, rs)!!!
claro q esse assunto tbm podia ter rendido mais.... só q preferi encurtar o texto pra não me estender mto (se eu continuasse escrevendo mais ia entrar madrugada adentro me repetindo nas mesmas idéias, haha)!!!
Abs!!
"são um bando de hipócritas; a meu ver"
ResponderExcluirPois é...
algumas pessoas (especialmente editores da Panini e Abril) se manifestavam enraivecidas contra os scans:
mas será q essas pessoas nunca baixaram nem uma musiquinha ou um filmezinho na internet? Pois do meu ponto de vista é a MESMA COISA.... se eles acham q os scans são prejudiciais pro mercado, o mesmo princípio deveria valer pra indústria do cinema e da música, né?
é aquela coisa... no dos outros é sempre refresco, rs!!!
"Mas ouvi boatos por aí de que estão querendo controlar o uso da internet"
ResponderExcluirOlha, eu duvido q consigam....
podem até tentar (como aliás, já tentaram inúmeras vezes) mas no fim das contas a liberdade da internet sempre leva a melhor (pois é a principal característica na internet: ser LIVRE)!!!
enfim, isso só o tempo mostrará o desenrolar... só q eu continuo achando q vão dar é murro em ponta de faca!!!
Abs!!
Pra finalizar... esse assunto ainda deve ser algo muito complexo. Embora alguns de nós não abrimos mão dos impressos, há uma grande massa de pessoas que, depois que sabe o conteúdo de determinada edição de HQ ou livro, simplesmente não se sente mais motivada a ir comprar na banca.
ResponderExcluirNão sei exatamente qual será o o ponto de equilíbrio dessa questão. Eu só não baixo scans frequentemente porque já peguei vírus uma vez e deu uma mão de obra danada para deixar meu computador bom de novo. Então, simplesmente não gosto de ficar arriscando. Mas, descobri um site bem bacana que dá para ler algumas coisas direto por ele, on line mesmo. Dessa formna, acho supostamente mais seguro já que acabo não baixando nada direto pro meu HD.
Você tem algum paplpite sobre qual será o futuro dos scans? Alguém vai pagar para ler Disney se pode encontrar um scan por aí, de graça?
Abraços. Tenha um ótimo dia!
Fabiano Caldeira.
"mas será q essas pessoas nunca baixaram nem uma musiquinha ou um filmezinho na internet?"
ResponderExcluirNão apenas baixaram como economizaram essa grana pra ir com os amigos naquele barzinho badalado no final do espediente... e lá eles encheram a cara de choppp e ficaram comentando o que ouviram ou assistiram (pirateados). Se bobear, até a camisinha que usam depois de mamados, de tanta bebedeira, deve ser aquela gratuita que é fornecida em qualquer unidade básica de saúde.
Nesse meio, esses profissionais tem muita garganta, muita pose, muito salto alto pro meu gosto.
"Você tem algum paplpite sobre qual será o futuro dos scans?"
ResponderExcluirAcho q ninguém pagaria pra ler algo q se consegue de graça poraí... ou, pra não generalizar, eu diria q poucas pessoas pagariam por isso!!!
Acredito q o "comércio" (venda) de scans seja algo fadado ao fracasso (da mesma forma q os e-books tbm não emplacam)... mas tbm acho q o gibi impresso ainda poderá durar mtos anos (da mesma forma q o jornal impresso tbm sobreviveu à internet)!!! Só q a tendência é o scan dominar cada vez mais o terreno... e os gibis impressos ficarem cada vez mais restritos às livrarias (algo q já está acontecendo)!!!
creio q sempre haverá espaço pros gibis impressos, mesmo q um dia os scans dominem d evez o mercado... pois se até mesmo o LP voltou a disputar espaço com o CD nas lojas, aí é sinal de qq coisa pode acontecer num mercado q apresenta vários segmentos de colecioandores!!!
Abs!!
"Nesse meio, esses profissionais tem muita garganta, muita pose, muito salto alto pro meu gosto."
ResponderExcluirDeve ser porisso q os editores em geral preferem não tocar mais no assunto "SCANS"....
pois sabem q ficarão sem argumentos qdo lhes jogarem essas verdades na cara. Foi o q aconteceu na época (durante o tal debate q eu mencionei na postagem). Eu perguntei pra um dos editores da Panini (o "Oggh") se ele nunca havia feito nenhum download de música ou filme... e se ele via alguma diferença entre isso e os scans.
A resposta dele foi a mais óbvia possível.... o SILÊNCIO, rs!!!
Agora eu estou entendendo o porquê do forum panini ter acabado, kkkk !
ResponderExcluir"Agora eu estou entendendo o porquê do forum panini ter acabado, kkkk !"
ResponderExcluirA verdade é q aquele fórum oficial (do qual eu participava diariamente) sempre foi um estorvo pros editores da panini....
eles detestavam a maioria dos usuários q participavam do fórum (e isso era evidente pelas respostinhas padrão e sem ânimo do tipo: "sem planos no momento"). Nos últimos 2 anos de vida do fórum, os editores já haviam sumido de lá e nem apareciam mais... alegavam falta de tempo, mas era mentira pois um deles (o Fernando Lopes) passava o dia todo postando bobagens e asneiras no Twitter (ou seja: tempo eles tinham de sobra)!!!
Aí o outro (Oggh) deve ter tido a brilhante idéia de deletar o fórum inteiro com uma historinha deslavada (de q um hacker teria tirado o fórum do ar... ou algo assim, rs)!!!
Tiraram foi um peso das costas, isso sim... haha!!!
Eu até hoje nunca baixei HQ dessa forma e talvez eu ainda seja contra, devido por gostar da velha forma de ler gibis. Mas o caso que HQ digital possui o mesmo problema com relação aos filmes. Tanto os estúdios de cinema como as editoras, usam novos artifícios para vender os seus produtos pela rede legalmente por um preço camarada, mas o publico em geral sempre vai optar em baixar de graça, ou seja: nos saímos ganhando mas o que faz o produto sai perdendo.
ResponderExcluirNão nego que já baixei pela rede,mas por um lado é ruim os estúdios e editoras não lucrarem e acabam saindo no prejuízo. Fico me perguntando qual será a solução para ambos os lados, para aqueles que buscam o produto de uma maneira fácil e daqueles que criam o produto verdadeiro.
"mas o publico em geral sempre vai optar em baixar de graça, ou seja: nos saímos ganhando mas o que faz o produto sai perdendo."
ResponderExcluirSim, essa é a faca de 2 gumes q gera toda a questão principal: a falta de um meio-termo pra q nenhum dos 2 lados (editora/leitor) saia perdendo!!!
sempre existe um ponto de equilíbrio pra tudo... o problema é q às vezes a solução mais simples é ofuscada pela ganância ou pela falta de visão em resolver o problema da forma eficaz!!!
Um exemplo: a pirataria de DVDs seria simples de ser combatida se um DVD original custasse um preço justo. Mas 50 reais por um filme (mtas vezes simples/sem extras) é muito mais do q o custo de produção vale. Os estúdios e distribuidoras poderiam chegar num meio-termo se quisessem e ainda sairiam no lucro se vendessem um DVD por 15 reais ao invés de 50... e de quebra acabavam com a pirataria de vez (o q só aumentaria ainda mais o lucro deles)!!!
O mesmo princípio vale pros gibis... se a editora não publica o q o leitor quer ler ou se publica com formato luxuoso q apenas poucos podem comprar: o leitor cedo ou tarde vai acabar buscando o material em scans... pois aí faltou o meio-termo das editoras (q poderiam ter oferecido uma alternativa + em conta)!!!
Eu tbm prefiro mil vezes o gibi impresso... mas nem tudo q eu quero é publicado aqui (Ex: "Bibliotecas Marvel"). Porém, qdo sai uma HQ do meu agrado e por um preço justo (tipo: "Orquídea Negra" por 20 reais): eu sempre opto por comprar o material impresso!!!
Abs!!
Oi Leo, acho bem provável que os dois sistemas (digital e impresso) coexistam. Por exemplo, no caso da animação "Detona Ralph" da Disney, a empresa "vendeu o download" do filme ao mesmo tempo em que estreava nos cinemas americanos. Isso antes de chegar ao DVD e Blu Ray.
ResponderExcluirAqui no Brasil mesmo, a "Veja" já é oferecida na versão digital, os grandes jornais também.
Outro exemplo: eu assino o jornal de esportes "Lance". Assino somente a forma digital por R$ 0,63 cada edição diária. Na banca, em papel, a mesma edição custa R$ 1,75. A empresa me fornece uma senha e todos os dias faço o download da edição, que comprei e paguei por ela. Viu?
Acredito que os gibis da Abril, da Panini, da Pixel, todos eles, estarão disponíveis nos dois formatos, em breve, talvez num período de 5 anos ou um pouco mais.
O gibi de papel vai continuar é claro, mas o gibi digital vai chegar e ficar. Quanto aos scans de obras antigas e fora das bancas, a própria editora deveria vender os arquivos históricos digitais (mas será que eles tem?).
Abraço.
"a própria editora deveria vender os arquivos históricos digitais (mas será que eles tem?)"
ResponderExcluirOi, Paulo... tdo bem?
Sim, as editoras (Marvel/DC) já tem arquivo digital de boa parte do material clássico... pra vc ter uma idéia, já saíram + de 200 (duzentas) "Bibliotecas Marvel" lá fora (enquanto q aqui no Brasil parou antes de chgar à 20 (vinte). Da mesma forma, a DC tem a coleção "Archives" e "Crônicas" (nos mesmos moldes das bibliotecas): coloridas e em formato luxuoso... com material q vem desde os anos 30/40!!!
Mas realmente... creio q a tendência seja a coexistência de ambos os formatos juntos. Pois tbm assino jornal impresso ("Correio do Povo") enquanto leio sites de notícias todos os dias tbm!!!
e legal o "Detona Raplh" ter sido disponibilizado pra baixar... eu não sabia dessa, mas um dos meus professores na PUC q é diretor de cinema (Carlos Gerbase) tbm lançou alguns de seus filmes pro pessoal baixar antes de estrearem nos cinemas ("Sal de Prata" e "3 Efes" pro exemplo)!!!
Abs!!!
Salve, LEO! tema digno para um debate saudável.
ResponderExcluirJá li vários scans (alguns até para aguardar o impresso chegar por aqui). Mas, sei lá. O formato não me agrada(talvez pq eu ainda não tenha um Tablet). Não tem nada mais bacana que retirar sua HQ do plástico e sentir o cheiro das páginas novinhas. A ansiedade em virar a página, depois organizar as HQs em sua estante (ou caixas)...
Não é aversão, e acho que dificilmente a mídia impressa sobreviva como a conhecemos.Seja como for, minha coleção continuará esparramada em minha estante e criado mudo,rsrs.
Abraço!
"O formato não me agrada(talvez pq eu ainda não tenha um Tablet)."
ResponderExcluirOi, Marcio... tdo bem?
eu tbm ainda não tenho um Tablet (e dificilmente terei tão cedo, já q este ano será apertado pra eu - tentar - sair do vermelho e ainda priorizar as coleções de minaituras, rs)!!!
mas minha coleção atual é dividida entre os 2 formatos mesmo... tenho cerca de 2.500 gibis impressos (a maioria encadernados e formatinhos clássicos: não sou muito de revistas mix mensais). E os scans são em torno de 1.000, todos com material raro: clássicos da Marvel/DC q nunca foram publicados no Brasil, e material alternativo obscuro (q dificilmente sairia por aqui)!!!
e concordo com vc... q nada substitui a sensação de se ler um gibi no papel. Eu sou um colecionador das antigas mesmo, e sempre irei priorizar o gibi impresso. Scan pra mim é mto bom, mas só pro material q tem pouca chance de ser publicado aqui!!!
só pra vc ter uma idéia... eu nem compro gibis pela internet, pois aprecio até o prazer de sair de casa pra ir comprar o gibi na banca (ou na loja q eu costumo frequentar)!!! Sempre tiro uma tarde inteira na semana só pra isso: passear nas bancas e livrarias (hábito q eu cultivo desde sempre, rs)!!!
Abs!!!
Os quadrinhos digitais tem lá suas vantagens, armazenamento (não ocupa espaço físico) tenho algumas coisas nesse formato, mas confesso que perde muito a magia do gibi em papel, lembro que quando menino via uma cena muito bacana de um personagem, e o que eu fazia? Tentava desenhar aquela cena em meus cadernos e mostrar para galera, isso é quase impossível com os scans. Pode até ser o futuro, afinal quantas coisas boas se fazia antigamente e foram trocadas pela informática, até futebol(entre outros) as pessoas se dividem entre videogame e o esporte. Tomara que quando não houver mais HQ's de papel eu já tenha perdido o gosto pela coisa.
ResponderExcluirOlá Leo,
ResponderExcluirAcredito que seja uma tendência irreversível, mas os dois formatos vão conviver...
Um bom exemplo é meu filho de 4 anos e meio "lendo" gibis da turma do monica no Tablet... Ele também tem uma estante com revistinhas e adora mexer nelas...
Quanto aos grandes clássicos perdidos, não vejo outra forma... Atualmente até Seleções Coloridas da década de 40 está na rede... E como comprar isto?
Um grande abraço,
Daniel
"os arquivos digitais eram a solução pro péssimo trabalho de seleção de histórias, sem falar na imensidão de HQs interessantes q as editoras ignoram e de séries q talvez jamais vejamos publicadas no Brasil."
ResponderExcluirperfeito... acho que esse parágrafo resume bem a situação.
cara... acho demais os scans justamente por acabar conhecendo coisas incríveis como The Boys, Sandman, Preacher...
e tudo isso que li em scan eu tô comprando assim que tá saindo... claro que depente tbm da qualidade do acabamento que a Panini lança as coisas.
com papel couché, compro tudo.
já com papel pisa (desgraçada maldita) brite, tô fora.
Snoopy Maldito (nick bacana esse) disse:
ResponderExcluir"cara... acho demais os scans justamente por acabar conhecendo coisas incríveis como The Boys, Sandman, Preacher..."
E eu estou nessa mesma onda. Não ocm esses títulos que ele citou, mas conheci The Walking Dead HQ por scans e assim também está sendo com Freddy vs. Jason. E acho que, com otempo, ainda vou encontrar mais coisas interessantes que não vi aqui no Brasil ainda.
Quanto ao Fórum Panini, nunca o conheci, mas se for igual aquela porcaria do MBB, o cara fez bem em acabar com tudo.
Abraços. Fabiano Caldeira.
E aí, Leo ?
ResponderExcluirSempre li MArvel e Dc, e agora estou bem mais eclético, comprando este material mais alternativo, como as Criptas e coisas diferenciadas, apesar de comprar estes encadernados de super-herois com material mais clássico, Conan,Tex, Hellblazer, Monster, 20th century Boys etc.
Li Disney esporadicamente na casa dos meus tios há séculos atras, e me interessei pelo Zé Carioca 70 anos. Duas perguntas :
Será que vou gostar do material ?
E vc conhece alguma loja virtual onde eu encontre, pois na Comix e na LIga hq não encontrei ( será que é coisa da Panini???)
Não gosto de revistas digitais. Acho chat ler em PC e notebook. Mas a ideia de ler em tablet é até sedutora...
ResponderExcluirSobre isso: "O gibi digital nos liberta da dependência das editoras, o leitor não precisa mais ser um refém de gibis com mixes ruins, preços abusivos, distribuição setorizada, e/ou impressão gráfica de baixa qualidade."
Concordo plenamente, embora tema pela falência do mercado de quadrinhos. No caso no cinema, as salas de exibições ainda dão muito lucro. Na música, os artistas ainda podem pegar a estrada e ganhar seu dinheiro. Mas, no caso do mercado de quadrinhos, penso que isso pode levar à sua ruína...
Abç!
"só pra vc ter uma idéia... eu nem compro gibis pela internet, pois aprecio até o prazer de sair de casa pra ir comprar o gibi na banca..."
ResponderExcluirCara, show de bola sair vasculhando as bancas por ai. O inconveniente de algumas livrarias, porém, são os preços de capa dos encadernados, né? Fico sempre de olho nos descontos para estudantes e dias disso e daquilo, rsrs.
Eu tenho um tablet (no meu caso um Ipad 2), comprei com esse intuito e tenho que dizer que é demais. Tem excelentes programas para ler scans (comiczeal principalmente) e ainda é fácil de transferir do pc (via dropbox). Sem contar que é leve (podia ser mais ainda, mas ta bom) e cabe mais hqs do que numa mochila na viagem. Hehe.
ResponderExcluirO único contra dos tablets é a luz. Cansa os olhos. Nada substitui o papel. Então para ler num tablet é interessante ficar num ambiente já iluminado.
Mas sabe Leo, acabei comprando muito mais hqs físicas depois de ter adquirido o tablet. Inclusive quadrinhos importados.
Na minha opinião, um leitor ocasional vai ler o scan e esquecer totalmente o material físico, mas colecionadores como nós devem buscar o material pra ter na estante. É quase uma obrigação moral quando se lê um bom quadrinho.
Espero ter contribuído com o debate! Abraço!
"Tentava desenhar aquela cena em meus cadernos e mostrar para galera, isso é quase impossível com os scans."
ResponderExcluirEu tbm fazia isso, Helder...
inclusive, estraguei várias capas de gibis fazendo contornos por volta dos desenhos na capa. Claro, q os gibis dessa época eu não possuo mais na coleção (qdo eu fazia isso eu tinha menos de 10 anos de idade). Mas recuperei várias dessas edições anos depois comprando de colecionadores (com as capas em perfeito estado e sem riscos, hehe)!!!
A questão do armazenamento q vc falou tbm pesa bastante pra alguns leitores... tenho amigos q pararam com as revistas mensais por falta de espaço em suas casas (conheço gente q chega a ter mais de 10.000 gibis), mas continuam acompanhando algumas séries pelos scans (q pra eles, foram a solução pra esse problema de espaço)!!!
Abs!!!
"Quanto aos grandes clássicos perdidos, não vejo outra forma... Atualmente até Seleções Coloridas da década de 40 está na rede... E como comprar isto?"
ResponderExcluirÉ bem poraí mesmo, Daniel...
tem gibis raríssimos q além de serem impossíveis de se achar à venda, qdo se encontram são vendidos por preços irreais em sites de leilão (alguns custando o preço de um apartamento, como é o caso daquela coleção completa do Pato Donald q um cara tá vendendo por 200.000 reais, hehe)!!!
Esse "Seleções Coloridas" q vc fala deve ser uma série onde saía material raro com o Mickey desenhado pelo Gottfredson, né? se for, eu tbm tenho esses arquivos, rs... e realmente, seria impossível achar esse material à venda!!!
e eu imagino q as crianças hj em dia tbm devam conviver bem com as 2 formas de ler gibis... pois mesmo com o maior dinamismo das imagens virtuais, ter contato com um gibi impresso em papel ainda deve ser atrativo pra qq criança!!! Minha afilhada tbm não abre mão do gibi em papel, rs!!
Abs!!!
"e tudo isso que li em scan eu tô comprando assim que tá saindo... claro que depente tbm da qualidade do acabamento que a Panini lança as coisas."
ResponderExcluirPois é, Snoopy... vou te falar: esse papel pisa-brite é uma bosta mesmo pra certas HQs!!!
é escuro demais e ofusca tanto o colorido qto as sombras em gibis mais sombrios... só pra vc ter uma idéia: essas séries da DC (Novos 52) possuem um visual mto melhor em scans do q nos gibis impressos pela panini. As cores originais são bem mais vivas do q vemos no papel pisa-brite (ou papel "limpa-rabo" como a galera costuma chamar, rs)!!!
Eu até nem me incomodo mais com esse papel, pq simplesmente aboli as mensais... e hj só compro encadernados. Mas te confesso q tem várias séries boas q eu compraria de novo se saíssem num papel melhor: "Justiceiro MAX" e "Demolidor" (do Bendis) por exemplo!!!
Abs!!!
"Quanto ao Fórum Panini, nunca o conheci, mas se for igual aquela porcaria do MBB, o cara fez bem em acabar com tudo."
ResponderExcluirO Fórum Panini era melhor... pois ali ainda se falava de gibis: era basicamente (pelo menos uns 75%) a mesma galera q hj posta no Miolos (eu, superpato, jacob, geninho, hulkboy, marvete, jpguera, kaio, fcb, flávio, maxx, chuck, e tantos mais)!!!
qdo deletaram a panini essa galera toda voltou a participar mais do Miolos... q era um ambiente mais próximo e similar!!!
já o mbb hj deve tá uma merda mesmo... deixou de ser um fórum de gibis (como já foi na época q eu frequentava - fui moderador do mbb por 3 anos) pra se tornar um concurso de pseudo-humoristas (q vivem hj das mesmas piadinhas e frases-feitas q já não tinham a mínima graça há 10 anos atrás)!!! Já fazem anos q eu não apareço nem pra visitar aquela imundice, mas devem estar estagnados no passado ainda!!!
Abs!!!
"Duas perguntas : Será que vou gostar do material ? E vc conhece alguma loja virtual onde eu encontre, pois na Comix e na LIga hq não encontrei ( será que é coisa da Panini???"
ResponderExcluirOi, Bond... tdo bem??
Se vc já tem uma certa familiaridade com o padrão narrativo das HQs clássicas (pelo q notei na sua lista de compras regulares)... creio q esses especiais do Zé Carioca possam te agradar tbm!!! Foi uma boa seleção de histórias feitas sob medida pra quem quiser conhecer melhor o personagem... e só não comprei o Vol. 2 por já ter na coleção a maioria do material em outras revistas!!! Só lembrando q o Vol. 1 traz material dos anos 40 a 60.... e o Vol. 2 traz material de 70 até HJ (só as históiras mais importantes pro leitor acompanhar a evolução do zé)!!! Recomendo tbm q vc dê uma lida nesta prévia (link abaixo) q eu fiz sobre o Vol. 2 (com algumas imagens das histórias q essa ed. contém):
http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/12/ze-carioca-70-anos-vol-2-lista-completa.html
E sobre locais on-line pra comprar gibis da Disney... o único lugar q eu conheço é o "Planeta Gibi" (aliás, especializado em Disney)!!! A dificuldade em se encontrar gibis Disney à venda, é culpa da própria Abril... Pra vc ter uma idéia, a loja q eu frequento aqui em POA (Tutatis) vende todo tipo de gibis (de Tex até mangás e encadernados de luxo da panini e editoras menores): só não vende DISNEY... pois a loja (especializada apenas em hqs) diz q a Abril tenta lhe empurrar outras revistas junto (playboy, 4 rodas, etc): e isso não tem nada a ver com a proposta da loja (q é vender só gibis). Assim, a loja não consegue negociar com a Abril apenas os gibis disney!!! Imagino q o mesmo deva ocorrer com as demais lojas virtuais...
Abs!!
"Não gosto de revistas digitais. Acho chat ler em PC e notebook. Mas a ideia de ler em tablet é até sedutora..."
ResponderExcluirNo tablet fica outra coisa mesmo, Kleiton... bem melhor do q ler na tela do PC!!!
não tenho tablet, mas já vi q fica bacana ler gibis nele... só não pode ser mto pequena a tela, senão fica parecendo um formatinho (e fica chato ter q dar zoom a cada quadrinho, rs)!!!
qto ao futuro... depende em parte das editoras oferecem opções mais atrativas aos leitores (tipo encadernados + acessíveis) pra ao menos terem melhores chances de competirem com os gibis digitais!!!
Abs!!!
"Cara, show de bola sair vasculhando as bancas por ai. O inconveniente de algumas livrarias, porém, são os preços de capa dos encadernados, né?"
ResponderExcluirBem nessas, Marcio...
o bom de sair procurando gibis é pesquisar os preços tbm... às vezes tá pelo preço de capa num lugar, mas com desconto de até 20% em outro (o q já faz valer o passeio, rs)!!!
eu tbm gosto de ler e folhear antes aquilo q eu pretendo comprar... já levei mto gibi q eu nem pretendia comprar só pq vi na hora e me aradou!!! Aproveito até as livrarias q oferecem poltronas confortáveis pra gente ler no loical livros e gibis... geralmente eu pego um cafézinho e fico lendo alguma coisa enquanto decido o q comprar!!!
coleciono mtos livros tbm (mas só em formato pocket)... porisso qdo saio pra isso (geralmente nas sextas) já vou preparado pra passar a tarde toda nas livrarias, rs!!!
Abs!!!
Olá Léo,
ResponderExcluirÉ esta mesma, da editora Ebal... Raridades do Mickey com as palavras de 70 anos atrás...
A número 1 de 1946 (também disponível na web) trazia "O Crack Pato Donald" e "Donald e o Pica Pau", simplesmente a primeira história de Carl Barks editada no Brasil...
Grande abraço,
Daniel
"Na minha opinião, um leitor ocasional vai ler o scan e esquecer totalmente o material físico, mas colecionadores como nós devem buscar o material pra ter na estante. É quase uma obrigação moral quando se lê um bom quadrinho."
ResponderExcluirConcordo plenamente com vc, Lord Lupus...
o cara q é colecionador (q nem nós) sempre vai priorizar o gibi impresso... usando o Tablet como um "quebra-galho" pros gibis mais raros ou inacessíveis!!!
a minha coleção de gibis pra mim tem mais valor na estante tbm... não me imagino deixando de comprar material impresso (a menos q um dia esse material deixe de existir - o q espero q nunca aconteça, rs)!!!
tbm compro material importado de vez em qdo... geralmente encadernados de séries q eu gosto e q saíram no mix de revistas q eu não achei q valiam a pena comprar pra ler só 1 história. Um exemplo é "Birds of Prey" (de Ed Benes): sou fã da arte dele, mas não valia a pena comprar o gibi dos Titãs só pra ler 1 história, assim optei pelos TPs importados, rs!!!
Abs (e continue contribuindo sempre q puder pros demais debates q rolarem aqui)!!!
Até+
"A número 1 de 1946 (também disponível na web) trazia "O Crack Pato Donald" e "Donald e o Pica Pau", simplesmente a primeira história de Carl Barks editada no Brasil..."
ResponderExcluirBrigadão mesmo pela dica, Daniel...
essa ed. eu não tenho (só peguei umas do Mickey acima do nº 3)!!!
vou procurar essa raridade então, q (pra mim) é um ítem indispensável, rs!!!
Abs!!!
Nunca gostei muito de scans. não por qualquer razão moralista hipócrita mas sim porque detesto ler qualquer coisa no pc. não me acostumo. tem muita coisa que as editoras não lançaram que eu queria ler mas não aguento. ultimamente tenho até baixado algumas coisas mas ainda é muito esporádico.
ResponderExcluir"Nunca gostei muito de scans. não por qualquer razão moralista hipócrita mas sim porque detesto ler qualquer coisa no pc."
ResponderExcluirMesma coisa comigo...
não gosto de ler no PC, e nem de assistir filmes no monitor... porisso até os filmes eu só pego se for no formato avi (q meu player reproduz e posso ver na TV)!!!
Eu prefiro ler gibi no papel. Por outro lado, também leio scan, pois onde vou arrumar as velhas revistas da marvel publicadas pela RGE para ler. Não vou pagar milhares de reais para ter uma coleção destas na mão. É por isso que também sou a favor dos scans. Eu disse que preferia ler no papel, mas se não tiver a revista neste formato, leio o scan no tablet sem problemas.
ResponderExcluir"Não vou pagar milhares de reais para ter uma coleção destas na mão. É por isso que também sou a favor dos scans."
ResponderExcluirBem nessas, Andre...
já vi gibis da RGE, bloch, e ebal custarem verdadeiras fortunas (somando-se umas poucas dezenas de gibis desses, já sairia o preço de um carro, rs)!!!
sem falar q além dos preços impraticáveis cobrados por gibis raros.... já é seria bem difícil achar eles à venda (mesmo com o dinheiro na mão)... e mais difícil ainda achar eles em perfeito estado de conservação!!!
ou seja: tem certas coisas q só em scan mesmo pra se conseguir ler...
Abs!!!
Leo, vc já ganhou o debate no primeiro parágrafo com o "resistir é inútil!" os scans vieram pra ficar e adicionarem ao mercado de quadrinhos
ResponderExcluirO maior problema nisso é a ganância dos produtores, a indústria de filmes, livros, música, não faliu por causa das mídias digitais e oq tiveram que fazer foi se adaptarem a isso.
As pessoas não são bestas de pagarem por coisa que não valem a pena, desde pagar 50 pilas num dvd ou 10 reais num mix de quadrinhos de que menos de metade da revista os agrada.
Um exemplo que a Panini publicou todos os Novos 52, até tentei comprar a revista Dark, mas não aguentei pq só gostava de Monstro do Pântano e Animal Man, o resto não me dava prazer na leitura e desisti de comprar uma revista que só gostava de 2/5.
Igualmente queria ler Aquaman, Mulher Maravilha, Batwoman, Batman e Robin, só que não vou comprar Universo DC e A Sombra do Batman por causa de menos da metade dos títulos da revista, por isso os scans pra mim são sempre úteis.
Fora material que vai ser publicado sempre dou uma olhada nos scans, pra ver se me agrada antes de comprar.
É claro que sempre vai ter o espírito de porco que vai ler o scan e não comprar, acho isso errado, tanto que os tradutores incentivam a compra do material impresso se vc gostou da leitura.
Ou seja os scans incentivam as pessoas a lerem o original, só esses editores da Panini pra ficarem achando que vamos engolir as ideais deles sem contestar!
Flws Leo, ótimo post e tema polêmico, muito bom!
Esqueci de mencionar que os scans ou mídias digitais levam entretenimento e cultura para quem não tem condição de comprar ou mesmo para aquele leitor que gostaria de apreciar algo, mas suas condições financeiras não permitem no momento.
ResponderExcluirUm dia quando essas pessoas tiverem grana, elas tbm irão comprar e se tornarem novos consumidores.
"Fora material que vai ser publicado sempre dou uma olhada nos scans, pra ver se me agrada antes de comprar."
ResponderExcluirEu tbm tenho feito isso com séries q eu não conheço... leio o scan pra ver se vale a pena investir nelas qdo saírem impressas. Até pq, mtos encadernados tem vindo LACRADOS, e só com os scans eu posso dar uma olhada no material antes pra ver se presta!!!
Existem séries tbm... q começam bem, mas depois de algumas ed. despencam em qualidade: e aí, qdo vê a gente já começou a comprar uma série q não valia tanto a pena qto prometida de início. Mas com o scan eu sempre leio várias ed. além pra ver se compensa comprar depois!!!
Sobre os "52"... eu tbm tô na mesma situação: do universo do batman, só me interessa mesmo a série da "Batwoman" e "Batgirl", mas pra mim não compensa colecionar um gibi de 7 históiras pra curtir apenas 2. Mas gosto tanto da arte dessas séries, q pretendo comprar as 2 importadas (qdo minha situação $$$ melhorar um pouco, rs)!!!
e realmente... não adianta mais a indústria (e o leitor) tentar resistir: os scans vieram pra ficar e o jeito é todo o mercado se adaptar à eles!!!
Valeu mesmo por ter curtido e comentado a postagem, brother!!
Abs!!!
Fala aí Leo tudo beleza? Aqui no rio, tem uma feira que funciona todos os sábados perto da estação das barcas que faz o trajeto rio niterói.Lá você encontra todo tipo de antiguidade,por volta do ano de 2008 apareceu um cara vendendo fac-símile de gibis marvel que nunca saíram no Brasil. Tinha Namor, Homem de Ferro,invasores Pantera Negra Campeões,Tales to astonish, strange tales. e ele ainda aceitava encomendas. Ele vendia 3 edições por 10,oo reais.Há uns 3 anos que ele sumiu da feira.
ResponderExcluir"Tinha Namor, Homem de Ferro,invasores Pantera Negra Campeões,Tales to astonish, strange tales."
ResponderExcluirOpa... só coisa boa mesmo, hein? Eu curtia mto todas essas séries qdo saíam nos mixes dos formatinhos da Abril (HTV, SAM, e Cap. América). Essa é bem a fase da marvel q eu gosto!!!
putz, o pior é q em 2008 eu fiz um tour pelo rio... mas não tava sabendo dessa banca. Uma pena, senão eu teria cofrado várias dessas ed!!!
Valeu!!
AH, se eu conhecesse scans da adaptação oficial de CONAN O BARBARO de johm milius...talvez tivesse com mais 40 paus agora
ResponderExcluireu só curto scan pra RARIDADE ou SACANAGEM , fora isso não vejo necessidade de ler em computador...na cama o cara pega um verdadeiro torcicolo !
mas Leo, li algo da vintage erotica, de um tarado aí da michelle pfeifer, me diz mais um...mas não esses que logo se cha na web, esse vintage aí eu nem conhecia quero mais.
BERNARDO
"mas Leo, li algo da vintage erotica, de um tarado aí da michelle pfeifer, me diz mais um..."
ResponderExcluirE aí, Bernardo... blz??
Vou facilitar a tua vida então, hehe... este link abaixo é uma verdadeira central de vídeos e filmes ("pra maiores" - só os "XXX"): Tudo de graça e com um acervo praticamente infinito...
http://www.xvideos.com/
Agora se vc quiser atrizes famosas (do naipe de uma Michelle Pfeiffer pra cima)... a central de fotos e videos com elas é aqui: http://www.freeones.com.br/
espero q a minha mulher não veja este comentário, senão ela pode pensar q eu ainda assisto essas coisas, rs... (mas eu só indico pros camaradas, hehe)!!!
Abs!!
Caracoles, Leo, muito obrigado...... sabe eu não tenho ninguém, pois a minha vida sentimental tá assim, díficil
ResponderExcluirmas vem cá, as mulheres quando estamos assim fixos, não gostam que se acessem material pornô ?
É que hoje se exalta tanto a modernidade, emancipação da mulher... talvez elas se sintam traídas espiritualmente ? cara, nunca pensei nisso, mas tinha uma namoradinha uma vez que não deu rolo, mas será que as outras são capazes de te achar um tarado ?
cara, adoro conversar aqui, como tem muito nerd por aqui, talvez sirva pra eles também
BERNARDO
ah, e só mais uma encheção de saco, aqui em POA quais são os locais de se adquirir gibis antigos, eu sempre soube da riachuelo ali, mas anda tudo tão véio-perdão do trocadilho-
ResponderExcluirhqs destruidas vendidas a ouro puro, tinha um PLANETA PROIBIDO ali na salgado fechou...... ou se mudou ? adorava ali
obrigado de novo, amigo
BERNARDO DE NOVO
"mas vem cá, as mulheres quando estamos assim fixos, não gostam que se acessem material pornô ?"
ResponderExcluirBem, eu não posso falar pelas mulheres dos outros leitores, hehe... mas a minha atual pelo menos não gosta nem um pouco desse tipo de conteúdo, e te confesso q nunca conheci nenhuma q realmente gostasse disso, rs!!!
Mas é difícil pro cara abandonar hábitos q cultiva há mais de 20 anos... mesmo sem internet, a gente já gravava filmes em VHS (da TV ou ligando 2 aparelhos e copiando d efita pra fita)... a internet só facilitou as coisas nesse sentido, mas os hábitos ficam, rs!!
Abs!!
"tinha um PLANETA PROIBIDO ali na salgado fechou...... ou se mudou ? adorava ali"
ResponderExcluirPô, eu tbm sempre comprava gibis lá no planeta... mas infelizmente fechou pra valer mesmo (em 2002)!!!
o melhor sebo q já tivemos aqui em POA era a loja "Rarities" (q ficava no 21º andar da Gal. do Rosário" ao lado daquelas famosas cassas de massagem q existiam na época, rs). Mas o dono dessa tranferiu a loja pra praia de Torres (porém não sei se ainda tá lá). O bom era q a loja fazia jus ao nome q tinha, e ralmente se achava mta raridade à venda (foi lá q comprei mta coisa da Ebal, bloch, RGE e Abril)!!!
atualmente a situação tá feia aqui em POA... o "Beco" tá largado às traças mesmo (literalmente) e não renovam estoque. Mas ainda se encontra alguma coisa antiga na "Livraria Londres" (Oswaldo Aranha - na altura do HPS)!!!
Recomendo tbm a loja "Tutatis" (Assis Brasil 650)... mas tem q falar com o dono e deixar uma lista do q vc quer, pois eles tem mta coisa rara e antiga em estoque (q não fica exposta na loja)!!!
Espero ter ajudado... vale a pena tentar na Tutatis, e passar na londres qdo puder!!!
Abs!!
Viva amigos,
ResponderExcluirSe gostam de quadrinhos europeus, gostava de vos convidar a visitar o blog:
http://tralhasvarias.blogspot.com
Tem milhares de scans de quadrinhos europeus e Disney...com actualizações diárias!
Boas leituras,
Gizmo
"Se gostam de quadrinhos europeus, gostava de vos convidar a visitar o blog: http://tralhasvarias.blogspot.com "
ResponderExcluirÓtimo blog mesmo...
mtas raridades da europa (q nunca saíram aqui no brasil)!!!
Valeu!!
De nada, espero que gostem! :)
ExcluirAbcos,
Gizmo
Eu sou católico e um dia eu perguntei a um padre se baixar música era pecado,ele disse q não se o meu intuito fosse apenas ouvir e não comercializar o trabalho dos outros.A lógica vale pra tudo então,estávamos em tem tempo de internet,a pessoa sendo honesto e não vendendo trabalho alheio não tem.nada demais
ResponderExcluirPenso da mesma forma, daniel...
ExcluirTenho vários scans, mp3, filmes baixados, etc... Não me sinto prejudicando ninguém ao usufruir de tudo isso, já q não estou LUCRANDO nada com o trabalho alheio. Enfim, tbm concordo com o q disse esse padre q vc citou!
Abs!