29/01/2013

Marvel: Cronologia é Acelerada no Brasil (Revistas com + Pág e em Dose-Dupla)....

Conforme já havia sido divulgado aqui no "Submundo" no final do ano.... A Panini irá acelerar a cronologia Marvel no Brasil. E isso já começa agora em fevereiro: com revistas + encorpadas (mais pág) ou em dose-dupla no mesmo mês!!!

A próxima edição de "Homem de Ferro & Thor" (nº 34) trará 148 pág. (acelerando essas 2 séries).... enquanto "X-Men" terá 2 ed. publicadas em fevereiro (nº 134 e 134.1 - sendo q uma delas terá 154 pág). A mesma estratégia tbm será adotada em outros títulos mensais: pra adiantar logo a cronologia atual e reduzir a defasagem em relação à nova fase da Marvel nos EUA (q teve várias de suas séries reformuladas)!!!

Confira abaixo algumas capas espetaculares do q está por vir....

Há poucos dias atrás eu postei uma matéria aqui sobre os "Scans" (arquivos digitais).... e esse é apenas um dos fatores q devem ter pesado na hora da Panini decidir acelerar a cronologia Marvel no Brasil, pois uma defasagem muito ampla com relação ao material publicado nos EUA pode ser um incentivo a mais pra fazer o leitor migrar pros scans (principalmente o leitor mais ávido pra saber logo o q tá rolando lá fora e não tem paciência de esperar 1 ano ou mais pra ler esse material no papel)!!!

Outra questão q deve ter influenciado nessa aceleração.... é o fato de q nos EUA a Marvel aumentou demais o fluxo de lançamentos mensais, tornando alguns títulos temporariamente quinzenais, aumentando o nº de pág. de outros, e criando edições extras com a numeração .1 (ponto-um)!!!

E um 3º fator.... é q a Marvel anda meio estagnada de idéias e passando por uma fase repetitiva aqui no Brasil (com sagas extensas e cansativas q tem afastado cada vez mais leitores). Pilhas de revistas encalhadas nas bancas e lojas com certeza não são um sinal de q as coisas vão bem (mto pelo contrário). Acredito q tudo isso deva ter sido considerado pra editora acelerar e chegar logo na fase q interessa: o evento: "Vingadores Vs. X-Men".... seguido de "Marvel NOW" (onde várias séries foram reformuladas)!!!

Sejam quais forem os motivos (ou talvez todos juntos) pra essa aceleração.... ela será bem-vinda, pois a Marvel tava precisando mesmo de uma injeção de ânimo no mercado, já q o reboot da DC atraiu pra si os holofotes da mídia no ano passado, jogando a Marvel pra 2º plano (q pra piorar, tbm teve pouco investimento por parte da Panini: com minguados lançamentos num ano q teve até o mega-sucesso do filme dos "Vingadores" - e q rendeu menos encadernados do q se esperava)!!!

Mas a questão principal é.... será q vai ter coisa boa q preste no meio dessa enxurrada de gibis encorpados e duplicados? Eu (particularmente falando) acho q sim, pois pelo menos é o q parece pelas capas fodásticas q eu selecionei pra esta matéria: todas são de edições q veremos aqui nos próximos meses (antes da saga: "Vingadores Vs. X-Men")!!!

Algumas dessas capas prestam homenagem à clássicos do passado: como a dos "X-Men" acima emulando a cena de: "4 Fantástico" nº 1 (de 1961).... e a capa q abre esta matéria (com o Cap. América ao estilo clássico do artista Jim Steranko: lembrando um poster de filme do 007). Além de uma bizarra capa do Aranha com a Mary Jane vestida de "Venom" (na mesma pose de sua 1º aparição nos gibis do Aranha). Claro, q sempre vale aquele ditado de q "não se deve julgar um livro pela capa": mas q uma bela capa já é um bom começo, isso é!!!

Até+

33 comentários:

  1. E aí Leo Radd!
    Agora que eu ia ler a sua última matéria publicada kkkk. Parece que teremos umas surpresas sobre as miniaturas conforme Eder Pegoraro relatou no facebook/figurinesmarvel
    o que será que o futuro nos espera?
    "Dias de futuro esquecido" kkkkk
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. "Dias de futuro esquecido" kkkkk"


    Opa... Valeu pelo aviso, mas fiquei intrigado com esses "Dias de futuro esquecido".... espero q as notícias sejam boas, hehe!!

    Não tenho tido mto tempo pro Face ultimamente... mas tô confiante na continuidade dessa coleção e tbm das da DC, rs!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. pensei que ia ler agora...
    já era, to com sono...

    ResponderExcluir
  4. "pensei que ia ler agora... já era, to com sono..."


    Desculpa, véio... foi mals!!!

    eu tive um problema técnico feio aqui e vou ter q redimensionar todas as imagens com as capas dos vídeo-games q eu ia postar (essa matéria vai ter q ser adiada pra próxima, pois as img tavam gigantes demais e a página do blog travava cada vez q eu tentava postar: foi rateada minha mesmo!!!

    mas há males q vem pra bem.... e vou aproveitar essa falha pra postar logo uma outra matéria q eu deixar pro findi: sobre a Marvel acelerando a cronologia atual nas mensais!!!

    desculpa aí (pra vc e pra todos q tavam esperando a matéria dos games: essa vai ter q ficar pra depois q eu ajustar as imagens mesmo: vou ter q reduzir uma a uma agora - me ferrei, rs)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. E pensar que no meu tempo quando colecionava o formatinho, a gente estava dois anos pra traz se comparado as historias que eram publicadas em territorio americano.
    Agora lhe digo: tanto a Marvel como a DC vivem uma fase de crise criativa, pois essas megas sagas são uma chatice sem tamanho, ter que acompanhar inumeras historias interligadas para que? Só para a gente gastar mais? Queremos ler boas historias, não colecionar pilhas de tramas dispensaveis.

    ResponderExcluir
  6. Concordo contigo Leo!
    Também acho que a Panini deveria repensar seu marketing. No ano dos Vingadores, eles não lançaram absolutamente nada muito relevante, perdendo a oportunidade. Tenho até alguma desconfiança se o fato deles serem os detentores dos direitos de distribuição da Marvel e da DC não atrapalhe e cause um conflito nesse sentido.
    Mas essa luz no fim do túnel, acelerando a cronologia para diminuir o abismo entre os lançamentos nos EU, mostra que há esperança. A fase pós Fear Itself foi fraca e VxX já até acabou nos EUA. Tomara que venha coisa boa por aí!

    ResponderExcluir
  7. tudo bem! acontece!

    abc

    ResponderExcluir
  8. " ter que acompanhar inumeras historias interligadas para que? Só para a gente gastar mais?"


    Pois é.... esse é o mecanismo de vendas das grandes editoras: fazem uma mega-saga q se estende por 6 meses ou mais, sendo q nesse meio-tempo ela terá repercussões em todos os principais títulos (pra q os interessados na trama comprem TUDO mesmo)!!! e o pior... é q ainda por cima voltou aquela modinha anos 90 de capas VARIANTES. Agora até as mensais normais estão tendo capas alternativas (a última foi o "Batman - Noite das Corujas": q teve umas 3 capas diferentes)!!!

    Isso é uma triste consequência da falta de idéias.... ficam repetindo essas mesmas fórmulas marketeiras manjadas (e q ainda funcionam pelo visto, já q essa última da Marvel "vingadores Vs. XM" quebrou recordes de vendas lá fora)!!! Isso só vai parar qdo os leitores realmente encherem o saco e pararem de comprar essas sagas intermináveis... enquanto vender bem, eles vão continuar usando a mesma fórmula q funciona. Afinal, não se mexe em time q tá ganhando, hehe!!!

    eu, particularmente falando... não entro mais nessa: minha última mega-saga foi a "Guerra Civil" (e ainda assim, comprei só a mini-série principal)!!!

    ResponderExcluir
  9. "Tenho até alguma desconfiança se o fato deles serem os detentores dos direitos de distribuição da Marvel e da DC não atrapalhe e cause um conflito nesse sentido."


    Com certeza q a falta de uma concorrência de VERDADE entre Marvel/DC no Brasil... faz a balança pesar mais pra um lado e menos pro outro!!!

    olha o investimento (alto) q a Panini fez na linha Vertigo e na DC (publicando todos os 52 e trocentos encadernados todo mês)... enquanto a Marvel passou os últimos anos basicamente só nas mensais (e um q outro encadernado de vez em qdo: a maioria com sagas atuais em formato de luxo). As "Bibliotecas" e "Maiores Clássicos" foram deixados de canto, e mesmo com um flmaço dos "Vingadores" na tela, não saiu uma BHM deles ou alguma saga clássica q vem sendo pedida pelos leitores faz tempo (Coroa da Serpente, Mestres do Terror, Korvac - nada disso rolou)!!!

    Monopólio é isso aí, né? Lembro q na época da Abril era o contrário: a Abril investia mais na Marvel enquanto negligenciava a DC (pulando centenas de histórias importantes)!!!

    e vamos ver... tbm acho q a situação da Marvel vai melhorar (pelo menos em alguns títulos) a partir de "Marvel NOW"!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. Apesar de não ler mais,(estou pensando em acompanhar esse caça-níquel dos Vingadores Vs X-men) acho legal eles "se desdobrarem" pra acelerar a cronologia. Se fosse a Abril eles iriam fazer o seguinte: "Precisamos acelerar 8 meses de história. como faremos?
    -Simples: Pula tudo e já era"
    Apesar de que eu ainda acho que esse papel que vão usar pra acelerar as histórias do Aranha poderia ser melhor utilizado...

    ResponderExcluir
  11. Ah. e pro amigo aí de cima que comentou, teve períodos na Avril onde, dependendo do personagem,chegava-se a 5 anos de atraso entre o que saia por aqui e lá nos States.

    ResponderExcluir
  12. "Apesar de que eu ainda acho que esse papel que vão usar pra acelerar as histórias do Aranha poderia ser melhor utilizado..."


    Hahaha... coitado do Aranha, esse realmente eu acho q não tem mais salvação: cada vez a Marvel afunda mais o personagem (agora chegaram de vez ao fundo do poço com a tal "troca de corpos" - parece até aqueles roteiros ridículos de filmes da "Sessão da Tarde": homem troca de corpo com cachorro, irmã mais nova troca de corpo com irmã mais velha, e o Aranha troca de corpo com seu maior inimigo... olha, eu preferia nem ter sabido disso, rs)!!!

    e se fosse a Abril acelerando a cronologia.... não esqueça q eles iriam tbm brincar de recortar com alguns títulos: fazendo caber até 8 histórias em apenas 80 pág... é a "MÁGICA" da Abril!!!

    tenho uma ed. de GHM (nº 12) onde condensaram uma porrada de histórias do 4F num gibi de 84 pág (eles cortavam quadrinhos pra encurtar as históiras: as partes "chatas" - segundo eles - eram recortadas, rs)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  13. E aí, Léo. BLZ?

    Quanto a esta aceleração de cronologia, não vejo essa necessidade de se fazer isso. Atualmente, cerca de dois ou três meses antes da hq ser publicada nos EUA, a mídia especializada já solta spoilers e resenhas. Ou seja, conhecemos os material antes mesmo de ser lançado.
    Com essa iniciativa, muitos leitores irão se afastar por conta dos altos preços. Uma coisa é você pagar algo como dois reais a mais em uma edião especial. Outra é pagar mais que o dobro (como X-Men que deve saltar dos habituais 6,50 para algo em torno de 15 ou 16 reais). A ideia de publicar duas edições por mês também pode não ser bem sucedida, como a fase Platinum (dos títulos DC Premium da Abril) mostrou.
    A jogada da Panini é bastante ambiciosa: perder para ganhar. Perde alguns leitores atuais mas pode ganhar novos com o Marvel Now.



    PS: Gostei muito desta capa da Mary Jane Venom, mas tendo os dedos de Dan "Slot quer Chocolate!" e do Ruimberto Ramos fico completamente pé atrás....

    ResponderExcluir
  14. Nessas horas eu agradeço por ter parado de ler a marvel na metade dos anos 90 hahahahahahahah

    ResponderExcluir
  15. "Com essa iniciativa, muitos leitores irão se afastar por conta dos altos preços."


    E aí, Luiz... tdo tranquilo??

    tbm acho q essa jogada irá afastar aqueles leitores q mal conseguem acompanhar todos os títulos q saem regularmente... q dirá agora com ed. duplicadas nas bancas e custando o dobro do preço tbm. Vai ser ótimo praqueles q puderem encarar os custos, mas vai ficar complicado pros demais q estiverem com a grana contada todo mês!!!

    eu acho q esta época de férias (pré-carnaval).... tbm foi um aescolha errada pra fazerem isso, pois estamos numa época onde os gibis vendem MENOS do q nos outros meses do ano. O público mesmo tá mais interessado em praia e carnaval no momento (e vai ser assim até meados de março)!!! mas conforme vc bem lembrou.... essa jogada pode ser furada agora, mas renderá bons frutos qdo chegar a fase (Marvel Now) q realmente tá com estimativas pra vender os tubos depois!!!

    qto à capa da Mary Jane... ficou ótima mesmo (eu diria até q essa foi a capa q mais gostei do gibi do Aranha entre as mais recentes). Só q o conteúdo vai ser sofrível pelo visto, rs (eu acho a arte do Ruimberto Ramos uma das PIORES de todos os tempos: acho q ele fica com o 2º lugar depois do "mestre" Rob Liefeld)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  16. "Nessas horas eu agradeço por ter parado de ler a marvel na metade dos anos 90 hahahaha"


    eu tbm.... vou economizar uma bela grana agora, rs!!!

    de tudo isso q foi postado aqui... só comprarei aquilo q for realmente mto bom, q seja um arco completo, e q tenha uma capa bacana q nem essas q eu selecionei. Mas como dificilemnte a Panini fará uma combinação assim, creio q vou economizar mesmo, rs!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  17. Tudo o que é publicado visa a atingir lucros gigantescos, aí está uma armadilha que não respeita seu público. Se o material é bom ou não, se ele atinge lucros astronômicos, o material é considerado bom para ser continuado. Caso ocntrário, já querem dar um jeito de terminar logo com ele para colcoar uma novidade. Mas a novidade vem com essa mesma meta: transformar-se em um marco significativo para muitos lucros.

    Acabou-se o tempo que bastava publicar para estar à venda. Agora, as empresas querem publicar para vender horrores, senão acaba não interessando mais a elas e o público que se ferre com isso.

    É muito chato ter essa sensação e espero estar viajando um pouco na maionese quanto a isso.

    ResponderExcluir
  18. Fala Leo. Me diga uma coisa.
    Tem um amigo que fará uma viagem aos EUA e eu estou pensando em pedir os figurines especiais da Marvel.

    Você sabe me dizer onde eles são comercializados por lá? Não deve ser em banca de jornal né!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Oi Leo.

    Apenas para complementar, não é a primeira vez que a Panini possui a "missão" de adiantar a cronologia; quando ela herdou a Marvel da Abril, séries como Demolidor, a linha X-Men, Homem-Aranha e Justiceiro estavam mais á frente do que Vingadores, Hulk, Quarteto e etc. Se mantiveram assim por uns 2 anos, até chegar a hora do "pula e
    picota" ou dos encadernados. Veremos se desta vez faz melhor. Abração!

    ResponderExcluir
  20. Marvel figurines se vier os da DC acredito não ser uma boa, (só se não for continuar as da marvel)......duas coleções simultaneas e caras (haja grana), eu prefiro que siga em frente a coleção Marvel ou que venha os especiais.

    E espero que a panini também espere acabar a coleção miniaturas ferrari (eu faço essa) e traga a do batman automobilia, essa vale a pena....

    Hq Marvel não compro a muito tempo.

    ResponderExcluir
  21. "É muito chato ter essa sensação e espero estar viajando um pouco na maionese quanto a isso."


    Vc não está viajando não, Fabiano... a coisa tá bem assim mesmo: e vários artistas consagrados das grandes editoras já andaram se manifestando contra essa prática puramente comercial de se vender gibis (deixando a qualidade das histórias em 2º plano)!!!

    Já tivemos vários ótimos autores q abandonaram a Marvel/DC recentemente... por não conseguirem mais trabalhar como gostariam nessas editoras. Eles tinham boas ideias pra desenvolver, mas aí a alta cúpula mandava eles mudarem tudo pra q o personagem ficasse de acordo com o q estava rolando em alguma mega-saga (pra manter a cronologia vinculada ao q vende mais)!!!

    enfim... contar boas históiras de forma despretenciosa, já virou "coisa do passado" mesmo!!!

    ResponderExcluir
  22. "Você sabe me dizer onde eles são comercializados por lá? Não deve ser em banca de jornal né!"


    Oi, Daniel... tdo bem??

    nos EUA o mercado é diferente, e lá o material colecionável (gibis e miniaturas) foi segmentado pras lojas especializadas. Só se encontrariam essas miniaturas por lá em comic-shops mesmo!!!

    eu recomendo a vc, q dê uma olhada neste LINK abaixo (q é da loja onde costumo comprar gibis importados):

    http://www.mycomicshop.com/search?TID=21905227

    eles trabalham com as miniaturas tbm... e esse link já te mostrará as figuras q eles tem à venda!!! essa loja é confiável... (já fiz várias compras por ela e sempre veio tudo direitinho pra cá)!!!

    espero ter te ajudado... qq dúvida, é só falar aí, blz??

    Abs!!

    ResponderExcluir
  23. "Se mantiveram assim por uns 2 anos, até chegar a hora do "pula e
    picota" ou dos encadernados."


    Bem lembrado, Lierson....

    foi numa dessas, inclusive, q a Panini pulou sem dó umas 20 ed. do "Cap. América" (deixando o arco do "Protocida" pela metade e avançando logo pra fase pós-ataques de 2001: com o cap. combatendo terroristas)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  24. "Marvel figurines se vier os da DC acredito não ser uma boa, (só se não for continuar as da marvel)"


    E aí, Roni... tdo bem??

    realmente sairia uma tremenda paulada tentar acompanhar as 2 coleções (Marvel/DC) ao mesmo tempo e ainda por cimna com os vários "Especiais" de cada uma delas!!! mas a minha idéia é pegar pelo menos algumas da DC (umas 20 no máximo: entre as cerca de 130 do total).... a minha prioridade será a Marvel!!!

    e no fundo, a coleção da DC vai vender mesmo pra quem já for mais enturmado com esse universo, pois tem personagens obscuros demais (vários q eu nem conhecia e nunca tinha ouvido falar, por exemplo)...

    em breve estarei postando aqui no blog uma série de matérias com a coleção completa da DC (só tô esperando divulgarem uma previsão de estréia aqui no Brasil - pra eu começar a postar as listas das miniaturas DC - tem algumas bem legais, principalmente entre os "Especiais" da DC)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  25. Pô! Demais essas capas do Capitão e do Aranha, hein, LEO? Acho muito bacana essa releitura de clássicos do Cinema e outras mídias nas capas das HQs. Eu, há um bom tempo deixei de acompanhar piamente os quadrinhos da Marvel. Como colecionador Brasileiro, além da questão cronológica, haja grana para manter a coleção em dia, rsrs. Hoje me "contento" lendo arcos menores, outras vertentes de quadrinhos e alguns encadernados.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  26. "Hoje me "contento" lendo arcos menores, outras vertentes de quadrinhos e alguns encadernados."


    Mesma coisa aqui, Marcio...

    tbm abandonei minha coleção de mensais faz alguns anos, e hj vivo só de encadernados, especiais e outros gêneros de hqs!!! Alguma coisa (da cronologia atual) eu acompanho por scans tbm... mas comprar mesmo, só se sair encadernado!!!

    Tbm gosto mto dessas capas homenageando filmes e tbm capas clássicas... essa do "Cap. América" (q eu escolhi pra abrir esta matéria) pra mim já é uma das melhores do ano (espero q a panini tenha o bom-senso de utilizar essa capa qdo chegar a hora)!!!

    Essa capa do capitão me lembra uns catrazes antigos de filmes do 007... e essa dos "Thunderbolts" se não me engano tbm parece inspirada num cartaz de 007 (já vi uma cena assim com o James Bond cercado de 2 gatas nessa mesma posição, rs)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Show! Esses dias vi uma capa(não sei dizer se oficial) da Catwoman, que era inspirada em uma Pinup do Gil Elvgren.

    Olha ai uma sugestão, LEO: um post tipo, "Top 10 - Melhores capas" ou "Capas inspiradas em outras mídias". O que acha? rsrs...abraço!

    ResponderExcluir
  29. "Olha ai uma sugestão, LEO: um post tipo, "Top 10 - Melhores capas" ou "Capas inspiradas em outras mídias". O que acha?"


    Achei uma excelente idéia mesmo, Marcio... brigadão mesmo pela sugestão (tá anotada, e já começarei a pesquisar nos meus arquivos as melhores capas baseadas em filmes)!!!

    Lembrei de uma agora q tinha a "Mulher-Hulk" numa capa homenageando o filme "Pulp Fiction", rs. E as capas do "Deadpool" tbm renderam vários filmes (de "Alien" até "Tubarão")!!!

    Valeu mesmo pela dica... (aguarde q essa matéria virá com certeza: assim q eu reunir algumas boas capas e cartazes de filmes)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  30. Léo, é nestas horas que é vantagem ser assinante. Vc paga o mesmo preço e recebe revistas mais encorpadas, além do que, pelo que falaram no blog da Panini, eles irão mandar as revistas .1 para todos os assinantes sem custo adicional.
    Et. Não estou fazendo propaganda pra ninguém assinar nada, tá? Até pq tem uns perrengues que, quem não tem muita paciência, vai espumar de raiva rápido, rápido...

    ResponderExcluir
  31. "eles irão mandar as revistas .1 para todos os assinantes sem custo adicional."


    Taí uma bela vantagem mesmo, Andre... os próximos meses prometem fazer a alegria dos assinantes pelo visto!!!

    Afinal, além do dobro no nº de pág. de algumas revistas... ainda tem as edições .1 (q devem se estender por outros títulos tbm)!!! Assinaturas sempre tem seus prós e contras, hehe... mas essas vantagens q vc citou são realmente mto bem-vindas mesmo!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  32. Eu colecionei X-men na antiga Editora Abril. Queria voltar a colecionar, mas estou meio perdido, eu fiquei muito tempo sem comprar revistas Marvel/DC e não sei a cronologia correta atual. Se puderem me dar umas dicas, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Tdo bem?

      Eu tbm colecionava as ed. da Abril e segui acompanhando as mudanças q vieram depois com a Panini. A Marvel já reiniciou algumas vezes as suas revistas, mas do ano passado pra cá resolveu zerar todo o seu universo e recomeçar de novo após a mega-saga: "Guerras Secretas" (mesmo nome da clássica mini-série dos anos 80)!

      Atualmente, o universo mutante recomeçou com a NOVA revista dos "X-Men" (cujos nº 1 e 2 ainda se encontram à venda e o 3º sai este mês)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...