01/12/2012

"Zé Carioca - 70 Anos" (Vol. 2): A Lista Completa de Histórias e a Volta da Produção Nacional....

Neste 2º Vol. da coleção "Zé carioca - 70 Anos".... a edição traz algumas das melhores e mais importantes histórias do papagaio malandro em 300 pág. com material das décadas de 70, 80, 90, 2000... e a tão aguardada volta da produção nacional com 2 histórias INÉDITAS!!!

Saiba o q esperar desta edição.... nesta matéria q apresenta uma análise completa do conteúdo e algumas imagens do material publicado neste especial:

Confira tudo isso logo abaixo....

O 1º Vol. desta série trouxe material clássico dos anos 40, 50 e 60 (incluindo raríssimas tiras de jornal).... agora o nº 2 continua a trajetória do Zé Carioca dos anos 70 em diante: começando com a estréia do mestre Renato Canini (na minha opinião o melhor artista do ZC de todos os tempos) em sua 1º história: "O Leão q Espirrava" (img acima), seguida de: "Os Heróis São Modestos", "O Grande Festivaia", "Fora do Sério", "Os Detetives da Moleza", "O Morcego Verde" e a 1º aparição da "ANACOZÉCA" (Associação NAcional dos CObradores do ZÉ CArioca)!!!

A edição segue com uma seleção de roteiristas e artistas q fizeram do personagem o q ele é hj: um ícone da cultura popular brasileira. Ivan Saidenberg, Carlos Edgard Herrero, Roberto Fukue, Euclides Miyaura, e vários outros igualmente importantes (só citei alguns pra não me estender mto) pra formação e desenvolvimento dos elementos do universo do Zé. Além é claro, do Fernando Ventura: q integra a nova equipe criativa de histórias inéditas q já estréiam nesta edição mesmo!!!

Como curiosidades.... uma longa aventura de Don Rosa ("A Saga do Tio Patinhas") estrelada pelos 3 Cavaleiros: Donald, Zé Carioca, e Panchito (e já publicada recentemente em "Disney BIG 4") q é BOA, apesar do zé estar relativamente descaracterizado (afinal, é uma história produzida por um artista estrangeiro com sua visão pessoal do Brasil e do ZC)!!! E falando em produção estrangeira, temos aqui tbm uma história produzida na Holanda: "O Amigo do Presidente" (img acima - com o "Joe Carioca")... q é no mínimo curiosa por mostrar a (estranha) versão dos holandeses pro ZC!!!

As 2 histórias inéditas (q encerram a ed) são boas.... apesar de várias críticas negativas q receberam nas redes sociais qdo fora divulgada uma prévia de poucas páginas em sites, blogs e jornais. Claro, q por ser um retorno de uma produção nacional q estava parada há mais de 1 década... muitos leitores talvez esperassem um retorno mais grandioso e épico.... mas são 2 histórias bem simples, q divertem, mas sem grandes pretensões. Ainda é cedo (a meu ver) pra criticarem as novas histórias, pois estas 2 q estão aqui são apenas o começo de algo q ainda poderá melhorar muito (ou piorar tbm - na pior das hipóteses, rs)!!!

Da minha parte.... o único problema desta edição, é o fato da seleção de histórias ter republicado material q já havia saído aqui há menos de 3 anos. Ou seja, pra quem começou a colecionar Disney de 2009 pra cá (q é o meu caso) existem vários REPETÉCOS nesta edição. E convenhamos, né? o sujeito começa a colecionar Disney há apenas 3 anos e já tem histórias repetidas na coleção? Aí é dose!!! Faltou bom-senso na seleção de histórias, pois deviam ter respeitado uma janela de espaço mínima de pelo menos uns 5 anos antes de republicarem material!!!

Enfim.... ilustrei esta matéria com algumas capas e páginas internas de gibis q trazem histórias contidas aqui: "Disney BIG" nº 4, 5, 6 e 10... "Almanaque do ZC 4" (O Agente da Moleza), "Mestres Disney 5" (Renato Canini), entre outras!!! Mas pra quem não possui nenhuma dessas q eu citei em suas coleções, este Vol. 2 do ZC é um prato cheio pra conhecer melhor o personagem!!! Ah, e a lista completa das histórias vc encontra neste LINK: http://coa.inducks.org/issue.php?c=br/ZC70A++++2 !!!

Até+

19 comentários:

  1. Olá, Leo, blz???

    Eu tenho todas essas BIGs e é mesmo chato ver de novo as HQs, mas, sendo um especial a parte, dá para compreender.

    Quanto ao zé da Holanda, a empresa escolheu justo essa HQ??? Soa até algo meio proposital.

    Pretendo comprar esse volume porque essas obras já são mais do tempo e, pelo que você mostrou agora, as cores e toda a arte já estão como normalmente eu costumo assimilar mesmo. Sem o Zé Carioca com os olhos vermelhos e penas amareladas e nem atmosfera cor de rosa choque e demais cores estilo new age She-Ra.

    Achei o fim não darem um trato mais cuidadoso no primeiro volume. Havia HQ nele que sequer tinham os riscos do quadrinhos - os personagens eram só mostrados em um imenso vácuo branco. Está certo que a história pedia isso, mas não custava caprichar um pouco mais na adaptação para a revista, já que na TV as coisas são bem diferentes em termos de compreensão.

    Irônicamente, esse segundo volume certamente estará comigo em breve. Fui ontem comprar, mas as bancas daqui não receberam ainda. Então acabei levando outros títulos.

    Abraços e obrigado por compartilhar o conteúdo. Facilitou muito, pois acho que vai me poupar de perder tempo folheando demais ela.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  2. LEO,

    como não sou colecionador Disney, comprando poucas HQs da linha, esta seria um edição interessante para mim, como o vol. I. Pena que, provavelmente, será uma daquelas edições que talvez nunca apareçam por aqui.

    Boa postagem. Ótimas imagens.

    Abç!

    ResponderExcluir
  3. "Eu tenho todas essas BIGs e é mesmo chato ver de novo as HQs, mas, sendo um especial a parte, dá para compreender. "


    Fabiano,

    se vc tem todas essas BIGs, pense melhor então se vale mesmo a pena ter boa parte do material repetido na coleção. Pra mim, pelo menos: não vale!!!

    essa ed. eu estou com ela emprestada aqui em casa.... um camarada me emprestou só pra eu escrever a matéria. Mas te confesso q não irei comprá-la por já ter 50% do conteúdo em outras revistas!!!

    qto às cores... cuidado:

    essas imagens q eu postei na matéria, conforme eu falei: são apenas ilustrativas e retirei elas do INDUCKS (q são de revistas da época em q saíram). As cores da edição mesmo são diferentes: mto boas eu diria, porém com certos retoques em cima dessas originais!!!

    sugiro q vc dê uma boa olhada na edição antes de decidir....

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. "Pena que, provavelmente, será uma daquelas edições que talvez nunca apareçam por aqui."


    Oi, Kleiton... blz?

    essa setorização é mesmo uma coisa mto discriminatória e retrógrada, hein? ainda mais vinda de uma editora q se orgulha de estar há 60 anos no mercado (e não consegue nem distribuir suas revistas pro país inteiro)!!!

    mas enfim... no caso dessas edições, eu recomendaria q vc tentasse conseguí-las pela internet mesmo: pois se vc não tem as histórias na coleção, então o custo-benefício valerá a pena!!

    sei q é chato ter q gastar com frete e tal... mas mesmo morando numa região sem setorização, nem tudo q sai em SP chega aqui no sul tbm: e de vez em qdo eu tbm tenho q comprar livros (de editoras menores) e DVDs (principalmente) pela internet!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  5. Fala Leo blz ?
    Dei uma sumida mesmo mas agora FINALMENTE estou em "ferias" (entre aspas rs). Mas vai dar pra eu ler muita hq e por em dia minhas leituras que estao atrasadas pra caramba.
    Valeu por responder as minhas perguntas.

    A proposito comprei de um maluco o album do garra cinzenta por 19.90 cara, foi o preco mais barato que achei.
    Agora to caçando preacher vol 2 por um preco bacana e hip-flesk mas ta dificil.
    ZDM infelizmente , por enquanto, nao vai da pra iniciar a colecao. Magnetar vo deixa passar tb, to ansioso pra comprar Holy Terror e Asilo Arkham = )
    Vc chegou a comentar aqui no seu blog sobre o lancamento da nemo chamado Animal Z do Enki Bilal?
    Leo o que vc acha das hqs da conrad: Gourmet, Yuri: Quarta-feira de Cinzas e Guerra - 1939 - 1945- Julius Ckvalheiyro ???

    Curti pra cacete a materia sobre o COnrad Veidt parabens!!
    Vamos nos falando por facebook tb, alias to em varias comunidades de trocas, vendas, descontos de hqs =)
    Abracos
    Yegor

    ResponderExcluir
  6. LEO,

    ainda pensei em comprar pela internet. Mas desisti. Afinal, se a Abril não quer que eu leia seus simples formatinhos de banca de jornal, não vou correr atrás.

    Abç!

    ResponderExcluir
  7. "Vamos nos falando por facebook tb, alias to em varias comunidades de trocas, vendas, descontos de hqs =)"


    Valeu mesmo por ter curtido as matérias aqui do blog, Yegor....

    mas sobre o Face, eu meio q só apareço por lá pra divulgar as atualizações da pág do "Submundo" mesmo. Vc já me add no Face? se ainda não, é só procurar por: "Leo Radd"!!

    qto ao "Animal Z"... eu ainda não comentei aqui no blog pq não achei em parte nenhuma uma ed. aberta q eu pudesse ver (a única livraria q recebeu essa ed. aqui tava lacrada). mas assim q eu achar uma q eu possa dar uma olhada, eu posto aqui, blz? Só não me arriscar e comprar sem saber se presta ou não, hehe!!!

    e essas HQs da Conrad... é o mesmo caso: não vi nenhuma dessas por aqui (e nem pra baixar)!!!

    já o "Holy Terror", eu não recomendo (é disparado um dos PIORES gibis q li este ano - sendo q essa eu li em scan). Aguarde a prévia q eu postarei aqui em breve pra ver se concorda comigo ou não, hehe!!!

    Preacher 2 e Asilo... essas sim, tbm tô ansioso pra comprar!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. "se a Abril não quer que eu leia seus simples formatinhos de banca de jornal, não vou correr atrás."


    é bom pra eles aprenderem mesmo....

    não acho q apenas as regiões sul e sudeste sustentariam as vendas da editora.... e se a Abril quisesse mesmo, poderia acabar com a setorização qdo bem entendesse (mas a ganância deve falar mais alto, creio eu)!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  9. LEO, Boa tarde!

    Estive vendo o INDUCKS e, apesar de já ter mesmo esses BIGs, há muita história nesse especial que não possuo. Acredito que vai valer à pena pra mim esse especial, pois o conteúdo repetido é bem menor. É claro que eles poderiam ter feito um trabalho bem melhor agregando um pouco mais de Kato e Canini, ainda que fosse no primeiro volume. Mas, o fato é que não tenho mutas dessas histórias. Se contei certo, são cerca de 30 HQs reunidas e só aprox. um terço é o que tenho. Além disso, há as duas inéditas que quero comigo.

    Se eu pudesse descartar alguma desse especial, tiraria aquelas dos sete cavaleiros, onde tem aquele personagem Panchito. Ela não me atrai. E esse personagem, pra mim, está tão inserido no meio Disney quanto o coelho Oswaldo está para o Mickey.

    Abraços. Tenha um bom domingo e uma próspera semana!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  10. Fala Leo blz?
    JA te add sim no facebook, sou o Bogatyr = )
    Eu so entro no facebook pra ver as comunidades q eu curto e nada mais, a comunidade com descontos de hqs sempre tem coisas interessantes.
    A proposito consegui comprar Yuri Quarta-feira de Cinzas pelo site estante virtual por 20 reais.
    Cara a estoria parece ser muito bacana, bem engraçada eu vi um review completinho em alguns blogs e me deixou muito curioso, com vontade de ler.
    Holy Terror eu sei que nao e dos melhores trabalhos do Miller, mas tenho vontade de ler so pra saber como desanda a estoria, etc, etc. É mais uma hq que tenho bastante curiosidade pra ver.
    Vc ja chegou a ler Akira ou a Lenda de Kamui, ambos publicados pela editora abril aqui no Brasil?
    Cara recomendo muito vc ler estas hqs viu.
    ABracos
    Yegor

    ResponderExcluir
  11. "Se contei certo, são cerca de 30 HQs reunidas e só aprox. um terço é o que tenho. Além disso, há as duas inéditas que quero comigo."


    Oi, Fabiano... tdo tranquilo??

    sem dúvida q nesse caso, o custo-benefício valerá mto mais a pena pra vc do q pra mim (q já tenho 50% das histórias)!!!

    é como eu falei na matéria... a edição em si é ótima: a seleção traz boas histórias e tal. O único problema é q por terem sido republicadas recentemente em outras revistas, mtos leitores já devem ter boa parte delas!!!

    MAS pra quem não tem a maioria das histórias... com certeza valerá mto a pena a aquisição!!!

    vou deixar passar essa mesmo... mas em compensação, comprarei a MENSAL do Zé de natal: q trará 1 do canini q eu não tenho - e todo o resto do mix tá ótimo (sem falar q a mensal custa apenas 3 pila, hehe)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  12. "JA te add sim no facebook, sou o Bogatyr = )"


    Ah, sim... eu lembro do Bogatyr no face (eu só não sabia q era vc, hehe)!!!

    e pelo visto vc tem conseguido umas boas barbadas de descontos, hein?? Essa do "Garra Cinzenta" me interessa, mas vou esperar achar ela por um bom preço uma hora dessas!!!

    "Holy Terror" eu vou esperar sair nas lojas pra postar a prévia aqui no blog... senão a panini atrasa o lançamento, e a prévia fica boiando por meses aqui no blog sem q o material esteja disponível no mercado, rs!!

    qto ao "Akira"... eu gostaria mto de ler sim, mas tô até agora esperando o relançamento no Brasil, q chegaram a anunciar ano passado e nunca mais falaram no assunto!! Vamos ver se sai mesmo de novo, né?? Se republicarem, eu pretendo comprar sim!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  13. No meu blog, procure lá o Gadget chamado "Amigos do peito" - ele é a minha lista de links agora. Te coloquei lá junto com o Kleiton, Marcelo e outros mais que tenho um ótimo contato via net.

    Abração. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  14. Olá Leo,

    Parabens pelo seu blog, te encontrei por alguns amigos como o Paulo, Marcelo e Fabiano...

    Parabéns pelo seu blog... Toda tentativa de manter vivo a nona arte impressa ou online é válida...

    Grande abraço,

    Daniel

    ResponderExcluir
  15. "Parabéns pelo seu blog... Toda tentativa de manter vivo a nona arte impressa ou online é válida..."


    Brigadão mesmo, Daniel...

    seja sempre bem-vindo aqui no blog e participe à vontade, blz??

    tbm acho cada vez mais importantes os blogs e os leitores q ainda falam sobre quadrinhos nas redes sociais... pois espaços assim estão cada vez mais sumindo com o tempo (uma pena, pois tbm gosto de ler bastante matérias e avaliações sobre hqs)!!

    Abração!!

    ResponderExcluir
  16. Leo, tudo bom? cara esses volumes do zé carioca nunca chegaram aqui onde moro.. tu sabe de algum site onde eu consiga os dois volumes? já procurei em alguns sites, mas nunca achei pra vender e queria bastante ter na coleção

    vlw

    ResponderExcluir
  17. "tu sabe de algum site onde eu consiga os dois volumes?"


    E aí, Mauricio... tdo bem??

    eu pesquisei e achei pra vc neste link da "Casa do Gibi":

    http://www.casadogibi.com.br/loja/advanced_search_result.php?search_in_description=1&keywords=z%E9+carioca&categories_id=&osCsid=09421e5263155006519774c3a15f5f4a&Submit=OK

    fora essa, só sei do "Planeta Gibi" e da "Rika" q tbm vendem material Disney (além do recém-inaurado site de vendas do "Paulo Gibi")!!!

    Espero ter ajudado...

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  18. Opa ajudou sim! esse item merece estar na coleção de qualquer um. obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Falou, Mauricio...

    depois avisa aí se conseguir essa edição e se correr tudo bem na negociação, blz?

    Abs!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...