11/10/2012

"Mickey" (60 Anos de Revista no Brasil): Uma Breve Retrospectiva do Maior Detetive da Disney!!!

A revista do "Mickey" comemora 60 Anos no Brasil...."Tá, E daí"? (alguns perguntarão, rs)... Ora, vamos: qtos gibis atualmente em bancas (além do "Pato Donald") podem se gabar de ter 6 décadas de publicação ininterrupta (sem reboot, numeração zerada, e sem trocar de editora nesse meio-tempo)???

Pensou, repensou e demorou pra responder??? bem, então agora fica fácil entender melhor a importância dessa data comemorativa de 60 Anos do gibi do Mickey.... e é por essa razão tbm q apresento esta breve retrospectiva dessas últimas 6 décadas. Falo "breve" pq 60 Anos é mta coisa, e obviamente não li nem 10% de todo esse material. Mas pra não deixar a data passar em branco (coisa q a Editora Abril pelo visto deixará), esta matéria trará algumas capas clássicas, melhores (e piores) momentos, e algumas curiosidades!!!

Confira então: mais este "resumão" comemorativo aqui no blog.....

Em 1952.... era lançado o gibi: "Mickey" nº 1 (q trazia a "Cinderela" na capa). É claro q o rato já era conhecido bem antes disso, tendo tido suas tiras publicadas aqui desde os anos 30 na revista "Tico-Tico". Mas uma publicação própria e contínua só começou a valer por essa revista da Editora Abril mesmo, q é publicada mensalmente até hoje!!!

São raríssimos os casos de revistas com qq personagem q seja... com tamanha longevidade sem (em momento algum) ter zerado e reiniciado sua numeração ou trocado repetidas vezes de editora (como normalmente acontece com as demais séries em quadrinhos)!!! E olha q o Mickey nem é um dos personagens favoritos dos leitores no vasto Universo Disney. É um personagem simpático, gente-fina, e tal.... mas tbm conheço mtos leitores (nas redes sociais e pessoalmente tbm) q nutrem verdadeira aversão ao Mickey: acham ele certinho e politicamente correto demais pro gosto deles!!!

Eu até compreendo as razões desses leitores.... já q é mto mais fácil nos identificarmos com personagens q possuam falhas e defeitos (sejam de caráter ou de personalidade): pois o ser humano em geral é cheio de falhas - o q nos aproxima mais de personagens igualmente "imperfeitos" (tipo: o Pato Donald por exemplo: q é um poço de tudo q não presta, rs - apesar de ter lá suas qualidades tbm, os defeitos do pato são mto mais evidentes: esquentado, mal-educado, brigão, preguiçoso, e mtas vezes até desonesto e trapaceiro - como em algumas histórias q já li) enquanto o Mickey faz uma linha totalmente oposta a esse perfil!!! Do meu ponto de vista (opinião pessoal) todo universo de quadrinho tem q ter personagens "certinhos" q façam um contraponto ético e moral aos "imperfeitos". O Mickey pra mim, é o equivalente Disney do "Cap. América" (Marvel) e do "Superman" (DC): podem não ser seus personagens preferidos tbm, mas são totalmente necessários pros universos q representam!!!

Bem, voltando aos gibis (e deixando um pouco de lado essas análises filosóficas).... a 1º fase da revista do Mickey trazia o (hj raríssimo) material do mestre Disney: Floyd Gottfredson. Eu só tive acesso a essas histórias graças aos arquivos digitais (pois faz tempo q carecem de uma boa rerererepublicação). Era uma fase excepcional q tinha como destaques: "A Origem de Esquálidus" (capa lá em cima com fundo vermelho), "Os 7 Fantasmas", "Robin Hood" (republicado num "Almanaque Disney" - capa acima), "O Máscara de Ferro", os primeiros confrontos com o "Mancha Negra", e mtos outros clássicos inesquecíveis!!!

A revista ainda iria melhorar mais na fase de Carl Fallberg & Paul Murry.... q definiram o gênero de histórias de detetive com o Mickey, q passava a investigar casos misteriosos e intrincados com a ajuda do Pateta (q servia de alívio cômico em tramas q traziam bastante suspense). Essa fase é tão extensa, q pesquisando no INDUCKS (banco de dados pra gibis Disney) parece nunca ter fim. Pra vcs terem uma idéia, eu costumo comprar todas as republicações dessa fase desenhada por Paul Murry, e mesmo tendo centenas de histórias dele em alamaques e especiais, ainda não cheguei sequer a 10% de tudo q ele produziu!!!

Assim, a revista do Mickey seguiu por algumas décadas..... misturando no mix essas histórias de detetive e tbm apresentando vários outros personagens (tipo: "Sir Lock Holmes" - sátira do Sherlock) já q durante mto tempo os gibis Disney trouxeram mixes variados com rodízios de personagens participando das revistas uns dos outros (uma salada, mas q agradava em cheio ao leitor q gostava de variedade - era o meu caso na época e ainda é até hj)!!!

60 Anos é mto tempo, pessoal.... ainda mais pra um gibi manter o mesmo padrão de qualidade por tantos anos sem deixar a peteca cair. Assim, era inevitável q uma queda brutal no nível da revista ocorresse a partir da 2º metade dos anos 80, qdo as histórias de detetive com roteiros mais inteligentes e bem elaborados pararam de ser produzidas (diminuindo seu ritmo gradativamente) pra dar lugar à tramas mais bobinhas e infantilóides (q infelizmente perduram até hj). O Mickey deixou de ser o "maior detetive da Disney" pra viver aventuras esdrúxulas entrentando ridículos alienígenas engraçadinhos, duendes de outras dimensões, robôs gigantes, e outras abobrinhas do tipo.... 

De 2008 pra cá.... a revista do Mickey voltou a ganhar uma certa notoriedade graças à diversidade de temas abordados e tbm ao hype em torno do artista Casty (q eu acho medíocre e supervalorizado, mas q pelo menos devolveu ao gibi do Mickey os holofotes da mídia e das redes sociais - o q bem ou mal merece seus méritos)!!!

Qto à data comemorativa da revista, a Abril parece ter ignorado solenemente mesmo (será q tá aprendendo com a Panini, q tbm ignora quase todas as datas comemorativas de seus personagens)? Podiam ter lançado pelo menos um especial com histórias selecionadas de cada época ou coisa do tipo. Mas enfim, já era e ficou por isso mesmo, paciência!!! Encerro esta matéria deixando umas dicas para aqueles q se interessaram pela fase BOA e clássica do Mickey.... fiquem de olho nos "Almanaques" bimestrais do rato (aqueles de 4 pila q trazem 84 pág de republicações): q andam trazendo regularmente material de qualidade, e q este mês por exemplo (na ed. 10) trará histórias raríssimas de Paul Murry q merecem uma conferida!!! 

Até+

PS: Esta postagem + light eu fiz no embalo do feriadão neste dia 12 (da criança).... mas semana q vem eu trago matérias novas aqui pro "Submundo" (chega de tantas datas comemorativas, fiz 4 matérias do tipo em sequência e lá se foi a semana toda só nisso, hehe)!!! Bom feriadão pra todos vcs, amigos!!! Abs!!!

15 comentários:

  1. Que pana que a editora não fez um especial! :(

    ResponderExcluir
  2. "Que pana que a editora não fez um especial! :(


    tremenda bola fora mesmo, hein??

    podiam ter feito um "almanacão" q nem esses do zé carioca 70 anos... pra comemorar os 60 do gibi do rato, né??

    juntassem umas tiras clássicas, melhores histórias, raridades de várias épocas, e pronto: tava celebrada a data, rs!!

    Valeu, Xandro!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, LÉO RADD!

    Ainda guardo comigo a esperança cristalina de que uma edição especial com o rato saia em breve com tirinhas de jornais e todo o material mais antigo e até, digamos, politicamente indevido aos dias de hoje.

    Artistas como Casty e outros mais contemporâneos servem, na minha opinião, para valorizar a revista do mês. Pois, se pensarmos só em especiais ou encadernados, o que será das pobres revistas da grade mensal de publicações da editora? Quem sabe, daqui há uns quinze ou vinte anos, algo seja feito para englobar esses atuais Mestres Disney também. No momento, neste caso, penso ser completamente inviável.

    Infelizmente, a linha Disney, apesar do avanço que teve há cerca de uns cinco ou seis anos pra cá, ainda sofre muito com o autoritarismo e a falta de visão da empresa responsável pelas suas publicações. E sonhar encontrá-las publicadas em outra editora que poderia melhorar a qualidade gráfica e também abrir um pouco o leque é algo muito inconcebível já que só temos como referencial páreo a PANINI que, por contrato, não PODE PUBLICAR QUADRINHOS DISNEY nem em pensamento. Essa foi a exigência do Mauricio de Sousa e que foi atendida sem pensar duas vezes, com contrato renovado anos antes de seu vencimento para mais 15 anos, no mínimo.

    Não estou otimista com a nova produção nacional dos quadrinhos Disney. Espero mesmo quebrar a cara e morder a língua, mas isso aí está mais parecendo um clube do Bolinha daqueles bem restritos, onde só uma massa organizada está a par da situação. E nós sabemos que um clube tão limitado e cheio de sujeira por debaixo dos tapetes acaba um dia sendo muito prejudicado por qualquer faxinão caprichado que houver. Mas, como disse, espero estar errado.

    Legal você ter se lembrando e ter feito essa postagem. Tenho carinho pelo Mickey, tenho gostado de "algumas" histórias atuais dele, apesar de sempre dizer que meu personagem preferido mesmo é o Pato Donald. Mas, e como você mesmo escreveu logo acima, no seu texto: "é preciso que exista um, para que exista o outro."

    Acredito também que seja bem por aí... rsrsrs....

    Até mais! Excelente postagem em homenagem!

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  4. P.S.: (é só pra zoar) Eu ainda acho o Mickey do Casty melhor do que aquele bundão do Murry... kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Cara, aquele Almanaque Disney sobre Robin Hood , foi um dos primeiros gibis que meus pais compraram para mim, mas eu só olhava as figuras, nem sabia ler ainda mas ficava sempre folhando e folhando.

    Uma matéria que se poderia fazer era sobre o gibi do Spectroman que foi um dos primeiros gibis que eu tive também.

    ResponderExcluir
  6. "Infelizmente, a linha Disney, apesar do avanço que teve há cerca de uns cinco ou seis anos pra cá, ainda sofre muito com o autoritarismo e a falta de visão da empresa responsável pelas suas publicações. "


    Tbm concordo, Fabiano....

    A falta de visão da Abril pra determinadas coisas é um problema sério. Já faz horas q deviam ter investido no filão das livrarias (mercado onde a Panini reina absoluta) e publicado material clássico do arco da velha (Gottfredson, etc) q em livrarias pelo menos atingiriam seu público-alvo!!!

    setorizar as revistas tbm foi um retrocesso impressionante... ainda mais sem oferecer uma opção satisfatória em troca (pro leitor comprar com facilidade e sem altos custos de frete - e as assinaturas não contam, pq ali o leitor não pode "escolher" o q quiser e não tem os especiais nos pacotes)!!!

    enfim... Eu, pelo menos, qdo tenho dificuldade pra comprar algo: simplesmente não compro!! E acredito q mtos leitores pelo país afora já devem ter pulado fora dessa canoa furada de gibis setorizados (basta vermos o qto as redes sociais ligadas à Disney esvaziaram depois q a setorização iniciou)!!!

    qto à nova produção nacional... tbm faço votos de q dê certo e siga adiante. Apesar de eu (particularmente falando) continuar priorizando sempre o material clássico (q da Disney é o q realmente me interessa, rs)!!!

    Valeu, Fabiano!!!

    PS: e o Mickey do Murry é o + fodão e inteligente de todos os tempos, hehe!!! Enquanto o Casty copia idéias de seriados (Lost), filmes ruins (Dia do Amanhã) e vilões Marvel (Galactus - o Devorador de Mundos)... a fase Murry trazia aventuras detetivescas mtas vezes com finais imprevisíveis, rs!!

    PS 2: se bem q eu te confesso q boa parte da bronca q eu tenho com o Casty é devido à radicalismos, extremismos e demências mentais sistemáticas em torno do artista nas redes sociais. Como tem gente doente poraí, né?? O mundinho Disney tá cheio de pessoas assim (algumas sumiram do mapa, outras permanecem na ativa trollando repetidamente em torno dos mesmos assuntos)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  7. "Uma matéria que se poderia fazer era sobre o gibi do Spectroman que foi um dos primeiros gibis que eu tive também. "


    E aí, Marcelo... tdo bem??

    eu lembro desse gibi: tbm tive alguns na época.

    assistia sempre o seriado do Spectreman (e tbm: Ultraman, Ultra Seven, e Robô Gigante)... mas lembro da decepção q era ver o personagem todo pintado de AZUL nesse gibi, haha.

    seja como for, é uma ótima sugestão mesmo fazer uma matéria a respeito... só vai ser difícil achar esse material pra baixar, rs!!! (se bem q eu já consegui "Planeta dos Macacos" da Bloch completinha). Vou procurar essas do spectre, blz??

    Brigadão mesmo!!!

    PS: Ah, ontem eu fui nas bancas e vi a "Vertigo 34" q vc tava atrás. Espero q já tenha conseguido!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Leo, vc tem um jeito próprio de falar sobre personagens ou publicações e consegue expor suas ideias com um discernimento que raramente se vê na rede.

    60 anos de revista não é mesmo para qualquer um, e é claro que o rato teve altos e baixos neste tempo todo.

    Uma coisa que atrapalha muito o personagem é o fato de ele ser o símbolo da Disney. Todo o Mundo conhece o Mickey e quer ver ele brincando com os filhos pequenos, não bancando o detetive.

    Para nós, o Mickey será sempre o de Paul Murry e Gottfredson. Gosto do trabalho de Casty porque sai um pouco do Mickey bobinho e isso é legal.

    Bela postagem Leo, vc fez mais pela data comemorativa do que a própria editora... ABs.

    ResponderExcluir
  9. "60 anos de revista não é mesmo para qualquer um, e é claro que o rato teve altos e baixos neste tempo todo."


    Brigadão mesmo, Paulo!!!

    de todas as 4 matérias comemorativas q escrevi esta semana, esta do Mickey foi a + complicada: pois ele tem mto mais chão percorrido do q os outros!!! E é tanta coisa q eu não li do rato, q tentei focar esse resumão todo apenas no material q eu conheço (seja em gibis impressos ou scans)!!!

    mas é interessante notar como cada um de nós (q escrevemos sobre HQs) temos jeitos próprios e bastante particulares de expormos nossas idéias e opiniões... eu tenho uma mania (mto chata até) de ficar voltando no tempo (passado, presente e futuro) nos textos q eu escrevo - deve ser pq sou saudosista demais e não consigo escrever nada sem comparar material novo com antigo e relembrar os bons tempos, rs!!!

    no mais.... tbm achei estranho a Abril ter deixado esta data passar em branco... sendo q qdo a revista do PATO comemorou 60 anos, lançaram 40 vol. da coleção "Clássicos da Literatura". E pro Mickey: nadinha!!

    fica meio bizarro isso, pq até mesmo o "Prof Ludovico" (bem menos conhecido q o Mickey) teve comemoração em "BIG 12", rs!!

    Valeu, Paulo!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  10. "PS: e o Mickey do Murry é o + fodão e inteligente de todos os tempos, hehe!!! Enquanto o Casty copia idéias de seriados (Lost), filmes ruins (Dia do Amanhã) e vilões Marvel (Galactus - o Devorador de Mundos)... a fase Murry trazia aventuras detetivescas mtas vezes com finais imprevisíveis, rs!!"



    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

    LÉO, seu safado....rsrsrs... revelando os segredos dos Casty.... não vale nada mesmo...rsrsrs... tu é muito phoda mesmo..rsrsrs....

    Mas ainda acho o "Mickey Murry" bundão. kkkkk.... Mas eu gosto dele, tenho as HQs aqui e são ótimas, só acho bundão mesmo... rsrsrs....

    Brincadeiras a parte (é sempre bom avisar na Internet), deixo um abraço! Você hoje me fez rir em um momento o qual me sinto estranho após ver meu companheiro perder um dente do nada, simplesmente caiu... e ele já quase não tem por causa da doença.Eu fico meio que apreensivo porque eu não sofro com nada disso, muito pelo contrário...

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  11. Salve Leo.
    Li com atenção tua postagem e achei muito completa e correta em termos de informações, percebo que fizeste uma pesquisa acurada sobre o assunto. Assim como você eu tenho uma tendência saudosista de ir e voltar no tempo e fazer comparações. Muitas dessas edições que aparecem no teu post eu tenho na minha pequena coleção e esse post deu uma vontade de ir até elas e reler essas jóias.

    O Mickey do Paul Murry pra mim tem um valor sem precedentes, gosto do Casty mas não da devoção louca que alguns leitores colocam em cima do cara, ele é bom, faz a lição de casa direitinho mas jamais vai entrar pra história como o Gottfredson e o Murry fizeram, porque eles reinventaramm criaram e o Casty fez o dever de casa e segue os passos dos mestres, só atualizando "a parada", e trazendo
    Hqs de tendências, se é que posso usar esse termo, ou seja, a tendência ou moda agora é focar em ETs lá vai o Casty pesquisar e fazer uma HQ colocando o Mickey a lutar com esses seres de longe do Planeta Azul. Não vou estranhar se qualquer dia desses aparecer algo da FOX, por exemplo Walking Dead, que por sinal eu acho genial (a forma como conduzem a serie), e o Mickey em meio a zumbis, bom não sei se a Disney deixaria chegar tão longe, até porque eles preferem o TOLINHO DA CASA DO MICKEY,por sinal eles detonaram com o fama do João Bafo de Onça nessas animações para crianças, o bandidão virou um bunda mole sem precedentes é um horror assistir a tanta degradação de um personagem, que já foi um bandidão ao lado do cúmplice Escovinha, lembra dele??? Bom o que acho pra completar é que a prestimosa Editora Abril deu uma pisada de bola fenomenal ao deixar passar em branco os 60 anos da revista do Mickey no Brasil, mas ainda bem que tu grande Leo nos redimiu com esse super post sobre o Mickey. Eu pensei em fazer um mas meu tempo nos últimos dias está danado, sabe como é estamos vivendo a Oktoberfest aqui em Santa Cruz e o nosso estúdio de rádio está montado lá bem no centrão da festa e nossos horários acabam sendo alterados, viver nessa cidade em tempos de Oktober é uma loucura, muita gente, muitos carros, restaurantes cheios a economia da cidade da um UP, mas a vida dos nativos virá um inferno hahahahahah. Abração Leo vê se aparece na festa e me liga, meu celular é (51) 99 55 53 18. Até mais amigão!!!

    ResponderExcluir
  12. "Mas ainda acho o "Mickey Murry" bundão. kkkkk.... "


    Valeu, Fabiano!!!

    e o Casty não me engana mesmo, hehe... só vou passar a respeitar o cara qdo eu ver alguma história ou personagem dele q seja 100% ORIGINAL, rs!!!

    mas eu tbm falo mta coisa na zoeira tbm... acho mto doentio levar os gibis tão a sério a ponto de brigar pra valer por eles na internet (e sabemos q essas coisas acontecem de verdade nas comunidades e fóruns Disney poraí, né)? Coisa de maluco, hehe!!

    brincadeiras à parte... continuo discordando do fato do Mickey-Murry ser "bundão", pois na fase do Murry, já vi o Mickey empunhar armas de fogo e meter porrada na bandidagem (coisas q nunca mais vi ele fazer depois disso)!!!

    enfim... taí registrada sua opinião de qq forma, blz??

    Ah, e não esqueça de dar uma nova chance pro Mickey do Murry no Alamanaque 10 deste mês, hehe!!

    Abração!!

    ResponderExcluir
  13. "Mickey em meio a zumbis, bom não sei se a Disney deixaria chegar tão longe, até porque eles preferem o TOLINHO DA CASA DO MICKEY"


    E aí, Ludy.... tdo bem???

    Brigadão mesmo por ter curtido a postagem e pelo comentário!!!

    Tbm sou fanzasso de "Walking Dead" (minha série preferida do momento). Mas acho improvável q mesmo sendo a tendência do momento, q a Disney permita zumbis no universo Disney. Se bem q eles podem "adaptar" pra algo similar.. sei lá, pessoas "hipnotizadas" no lugar de zumbis por exemplo, rs!! Lembro de um gibi onde o Zé Carioca enfrentava os "Zumbis da Vila Xurupita" (q eram seus amigos numa espécie de transe hipnótico)!!!

    e pô, o "Escovinha" é clássico... nunca mais vi ele nos gibis Disney. Será q tá sumido desde o fim da fase Murry??

    eu tbm nem sabia em q pé estavam os desenhos atuais da Disney (não tenho esse canal): mas é triste ver q pelo q vc falou, parece estar cada vez mais infantilizado e bobinho, né?? Triste isso... ainda mais qdo revi faz pouco tempo a bela coleção "Tesouros Disney" q saiu em DVD (todos os desenhos do Mickey "Em cores Vivas" eram ótimos)!!!

    e bons tempos de Oktober... já estive várias vezes aí em Santa Cruz pra Oktober (de onde sempre voltei destruído e passava a semana inteira seguinte de ressaca, rs). Hj eu tô mais acomodado pra essas baladas (nem sei se eu sobreviveria à mais uma, hehe) mas aproveite bem esse hype em torno da festa... pois o evento merece: até hj a oktober é pra mim uma das melhores festas q existem (tanto, q mantenho várias fotos da minha última okober no meu álbum do orkut)!!!

    Valeu mesmo, Ludy... uma hora dessas a gente se fala então, blz??

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  14. Rodrigo 117613/10/2012, 14:15

    Oi Leo; pena que nos anos 80, a editora Abril não tenha lançado a coleção Anos de Ouro do Mickey . Um abraço! Valeu!

    ResponderExcluir
  15. "Oi Leo; pena que nos anos 80, a editora Abril não tenha lançado a coleção Anos de Ouro do Mickey . Um abraço! Valeu! "


    Bem lembrado, Rodrigo...

    Donald, Tio Patinhas e Zé Carioca tiveram belas coleções q nem essas (republicando as revistas clássicas em ordem cronológica)!!!

    só faltou o Mickey mesmo, rs!!!

    mas já ficarei satisfeito se lançarem aqui algum dia os encadernados do Gottfredson q andam saindo lá fora (e q se não me encando já tiveram 4 Vol. com tiras clássicas e histórias do artista pioneiro nas HQs do rato)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...