09/10/2012

"Hulk" (50 Anos): Ebal, Bloch, RGE, Abril, Panini.... Retrospectiva de 5 Décadas!!!

O "Hulk" foi criado em 1962 por Stan Lee & Jack Kirby.... e de lá pra cá, teve uma trajetória q se estendeu ao longo de 5 editoras no Brasil: Ebal, Bloch, RGE, Abril, e Panini!!! Cada uma com suas próprias particularidades e abordando uma determinada fase da carreira do Gigante Verde. 

Nesta matéria, veremos uma breve retrospectiva da passagem do "Hulk" por cada uma dessas editoras... e o tratamento (nem sempre satisfatório) dado ao personagem por cada uma delas. Pontos altos e baixos, polêmicas, cancelamentos, principais inimigos, melhores e piores fases, e algumas capas clássicas inesquecíveis!!!

Confira tudo isso logo abaixo....

O "Hulk"é um personagem mais conhecido mundialmente no imaginário popular pelo seriado de TV dos anos 70/80 (com Bill Bixby e Lou Ferrigno) - q era mto boa por sinal. Só q apesar dos méritos do seriado (q tornou o personagem um ícone mundial) o "Hulk" já fazia bastante sucesso nos gibis, q eram bem diferentes do q se via no seriado. Enquanto na TV as tramas eram mais focadas no lado humano e emotivo tanto de Banner quanto das pessoas q ele encontrava em cada cidadezinha por onde passava... o gibi era mto mais explosivo e cheio de ação: com super-vilões coloridos e poderosos (ao invés dos executivos engravatados e capangas valentões do seriado)!!! É claro q o foco desta matéria são os gibis, mas achei q seria injusto falar dos 50 Anos do Hulk sem sequer mencionar o seriado de TV!!!

Pois bem.... o "Hulk" foi um dos primeiros heróis Marvel a ser publicado no Brasil, tendo surgido aqui como parte do evento: "Super-Heróis Shell" (a gênese da Marvel no Brasil, onde gibis eram distribuídos em postos de gasolina). A revista "Super X" (capa acima) trazia "2 Super-Heróis": "Hulk" e "Namor" - q dividiam a revista, tal qual originalmente tbm dividiam a "Tales to Astonish"!!! Assim, a Ebal publicou essa fase clássica do Hulk onde ele enfrentava os mais diversos vilões enquanto era perseguido e caçado pelo exército. Essa fase da Ebal é mto rara e poucas histórias desse período foram republicadas depois disso!!!

Só q a Ebal pulou justo a 1º sequência de 6 histórias do "Hulk".... q traziam: "A Origem do Hulk", "O Terror dos Homens-Sapo", e vilões tipo: "Mestre do Picadeiro" e "Mestre dos Metais" (uma espécie de protótipo do "Magneto"). Esse material q é o início das histórias do Hulk foi reunido na "Biblioteca Histórica" Vol. 1 (capa acima) lançada pela Panini em formato de luxo. Se a Panini retomasse essa coleção, no Vol. 2 teríamos o equivalente à fase por onde a Ebal começou a publicar o Hulk. Mas infelizmente parece q a Panini não está disposta a continuar essa série no Brasil!!!

Nos anos 70.... a Bloch lançou uma revista própria do Hulk (cuja capa do nº 1 abre esta matéria) mas q teve pouca duração, sendo em seguida substituída por uma nova série publicada desde o nº 1 pela RGE (a partir de onde havia parado a anterior). Foi pela RGE q eu conheci os gibis do Hulk na época, e era uma fase mto boa (ainda hj é a melhor pra mim) produzida por Len Wein e Herb Trimpe. Tá certo q o Hulk enfrentava vilões bizarros, restolhos ou carnavalescos, tipo: "Valete de Copas", "Homem-Quintrônico", "Glorian", "Bi-Fera", "Gremlin", "Constrictor", e outras tosquices.... mas ainda assim a RGE dava um tratamento exemplar pro Hulk: q tinha uma revista só dele (sendo q apenas a partir do nº 40 dividiria ela com sua prima: a "Mulher-Hulk") e vários "Almanaques" - a maioria com material raríssimo: como as tiras de jornal do Hulk (sendo q as últimas ed. do almanaque trouxeram só histórias dos "X-Men" q começavam a ganhar populariade no Brasil)!!!

E por falar em mutantes.... foi num dos gibis do Hulk da RGE q o "Wolverine" apareceu pela 1º vez nos quadrinhos: surgindo como vilão coadjuvante (e sendo derrotado pelo Hulk com um único soco). Nessa fase tbm surgiu o herói "Warlock" (q posteriormente se tornaria mto popular na revista "Heróis da TV" ao enfrentar o vilão "Thanos") e tbm a vilã "Rocha Lunar" (hj personagem principal dos "Thunderbolts")!!!

A RGE perdeu os direitos pra Abril no começo dos anos 80..... e com isso, o Hulk ganhava mais uma vez uma nova revista desde o nº 1. Só q ao contrário da RGE, a Abril optou por fazer do Hulk uma revista mix (trazendo personagens variados tipo: "ROM", "4F", "Sonja - A Guerreira", "Estranho Mundo", e até mesmo a série "Guerra nas Estrelas" (capa acima) - q adaptava pros gibis os filmes da trilogia clássica de George Lucas. Eu lembro q era meio bizarro comprar o gibi do Hulk e encontrar "Guerra nas Estrelas" no mix (eu até q gostava, mas era algo q dividia opiniões entre os leitores)!!!

A Abril manteve a revista mensal do Hulk pelo máximo q pôde.... e o leitor acompanhou todas as mudanças pelas quais o personagem passou nesse período: O "Hulk-Cinza" ("Sr. Tira-Teima") e o "Hulk-Inteligente" (Banner no domínio da mente e com o corpo do Hulk) e líder do "Panteão" - foram os maiores destaques de uma fase q durou cerca de 15 anos com roteiros de Peter David. Porém, a Abril começou a perder fôlego nos anos 90, acabando por cancelar várias revistas já consagradas (incluindo a do Hulk - q se encerrou na ed. 165). Com isso, o golias esmeralda entrou no mix de "Marvel 97" (q reiniciava a numeração a cada ano) até a editora resolver acabar de vez com o formatinho e criar a famigerada linha Premium (criticada demais na época), onde o Hulk passaria a integrar o mix da nova: "Grandes Heróis Marvel"!!!

A linha Premium toda fracassou..... e a Panini entrava no mercado nacional tirando a Marvel da Abril e reiniciando tudo de novo da estaca zero. Lá ia o Hulk de novo pulando de revista em revista: "Paladinos Marvel", "Hulk & Demolidor" (revista oportunista feita pra pegar embalo nos filmes dos 2 personagens em 2003), "Hulk" (revista própria, mas com o 4F no mix), "Marvel Action", "Universo Marvel".... putz, haja saco mesmo pro leitor acompanhar tantas mudanças e trocas de revistas, hein? Eu fui um q desisti de vez das revistas mix da Panini devido à toda essa salada de mixes q fizeram (não só com o Hulk, mas com vários outros personagens q eu "tentava" acompanhar)!!! A Panini realmente mostrou um serviço bastante desorganizado (jogando o personagem por diversos títulos) e publicou apenas o 1º Vol. de 2 séries de encadernados dele: "Bioblioteca Histórica" (com as primeiras histórias dos anos 60) e "Maiores Clássicos" (q republicava a fase do Peter David). Nem mesmo o sucesso do Hulk no filme dos "Vingadores" fez com q a editora lançasse algo especial com ele e agora o cinquentenário tbm passou em branco!!!

Enfim.... pra encerrar, gostaria de citar 2 das melhores histórias contemporâneas q já li com o Hulk: "Futuro Imperfeito" (mini-série em 2 ed. da Abril) e "O Último Titã" (Panini). A 1º mostra o Hulk enfrentando sua versão mais velha ("Maestro") num futuro distópico com arte super-detalhista de George Pérez (uma obra-prima), e a 2º (capa abaixo) mostra o Hulk tbm no futuro, mas agora um futuro apocalíptico onde apenas ele sobreviveu (e as baratas, é claro) - outra excelente história com narrativa imprevisível!!! E é isso, pessoal.... novamente fiz o q pude pra sintetizar 5 décadas em apenas 1 mísera matéria (mta coisa importante ficou de fora, naturalmente - mas já dá pra ter uma idéia básica do q rolou nos gibis do Hulk e como as editoras trataram o personagem nesse meio-tempo, né)?

Até+

PS: Meus agradecimentos tbm ao excelente blog "Radiação Gama"..... q se disponiblizou a me ajudar com esta matéria e ceder imagens q eu pudesse utilizar. Acabei usando as capas do meu arquivo pessoal mesmo, mas recomendo o LINK do blog q tem matérias mto mais completas do q esta q fiz sobre o HULK.... vale uma conferida: http://radiacaogama.blogspot.com.br/ 

30 comentários:

  1. Considero o Hulk um dos melhores personagens da Marvel, mas somente as aventuras clássicas valem a pena, esse negócio de família Hulk arco-iris que atualmente temos visto só me fez deixar de colecionar a única mensal que colecionava na época, Marvel Action, foi difícil ficar sem ver o Demolidor (para mim, melhor personagem da Marvel), mas sobrevivi e continuo sem comprar mensais. Quanto a melhor fase do Hulk gosto muito da época da RGE e do Peter David, mas Bill Mantlo e Sal Bucema marcaram época, considero o Hulk do Sal Definitivo. E concordo com você sobre acompanhar a histórias de personagens solo, não só o Hulk, mas muitos outros que compõem mix mensais, eles estão sempre mudando para outra revista, fica totalmente inviável segui-los como as editoras impõe aos leitores.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não cheguei a ler historias mais antigas do Hulk, mas peguei boa parte da fase de Peter David que comecei a colecionar apartir da saga contagem regressiva. Li Hulk até a ultima edição 165, depois disso, percebi que as coisas não melhorariam na Abril.
    Realmente achei uma bola fora a Panini não publicar um especial do personagem no embalo do filme dos Vingadores, sendo que o personagem rouba o filme.

    ResponderExcluir
  3. snoopy maldito10/10/2012, 11:02

    Li muito pouca coisa do Hulk... geralmente com participação de algum outro personagem. A última que li foi com Wolverine em que o Kulk rasgava o cacaju ao meio... história muito foda.

    É um personagem principal da Marvel e conhecido por todos, mas parece que no Brasil não emplaca.

    Um termômetro disso é a falta de encadernados lançados pela Panini... eu não me lembro de nenhum pelo menos.

    E até a coleção histórica Marvel em que o quarto volume eu achava que iam publicar as primeiras histórias dele (como fez com Capitão, Thor e Homem de ferro), a Panini resolveu lançar dos vingadores.

    Ou seja... o personagem pode voltar a ter algum apelo com os leitores quando lançarem arcos fechados como a Panini cansa de fazer com os encadernados do Batman e do Super.

    ResponderExcluir
  4. "foi difícil ficar sem ver o Demolidor (para mim, melhor personagem da Marvel), mas sobrevivi e continuo sem comprar mensais. "


    E aí, Helder... blz??

    eu tbm comprava várias mensais logo q a panini começou, e acompanhei várias: "Marvel 2002", "Paladinos", "Hulk & Demolidor", "Justiceiro & Elektra"....

    mas eu decidi parar assim q cancelaram a do "Demolidor" (q terminou com o fim da fase Bendis). Até comprei os 6 primeiros da "Marvel Action", mas apesar de ter gostado do 1º arco do Brubaker e tbm do "Cavaleiro da Lua"... decidi cortar essa revista pq vi q estaria comprando um gibi de 100 pág só pra ler demolidor!!!

    assim, fiquei só com a "MAX"... mas aí essa foi outra cancelada (e agora não compro nenhuma revista mix)!!!

    eu tbm prefiro a fase clássica (aliás, de todos os heróis marvel)... mas sei q nem só de clássicos pode se sutentar o mercado, e é preciso q as histórias atuais tenham qualidade e bons mixes tbm!!!

    pra eu comprar alguma coisa hj em dia na linha de heróis... só se sair encadernada mesmo (e de preferência em formato econômico)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  5. "Realmente achei uma bola fora a Panini não publicar um especial do personagem no embalo do filme dos Vingadores, sendo que o personagem rouba o filme."


    Verdade....

    algumas das melhores cenas do filme são com o Hulk mesmo (especialmente o final com o Loki)!!!

    acho q foi negligência da panini memso não ter dedicado pelo menos 1 especial com o Hulk naquela coleção de clássicos dos vinagdores!!!

    aliás, podiam ter lançado até uma ed daquelas com a "Viúva Negra" (q recentemente teve um encadernado lá fora com sua fase anos 80 desenhada pelo George Pérez)!!!

    e a reta final da Abril foi bem em clima de "fim de festa" mesmo... gibis cancelados, descontinuados, zerados, jogados de um mix pra outro. Esse final dos anos 90 foi mto ruim pra todos!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. "Um termômetro disso é a falta de encadernados lançados pela Panini... eu não me lembro de nenhum pelo menos."


    Nos últimos anos não teve nenhum mesmo....

    a "Biblioteca do Hulk" e os "Maiores Clássicos do Hulk" sairam em 2008, e de lá pra cá a panini não lançou mais nenhum encadernado (a não ser especiais anuais)!!!

    essa história q vc falou é da linha "Ultimate"... li ela só em scans, mas essa eu achei boa tbm, e merecia um encadernado (acho q saiu aqui como mini-série se não me engano). A versão da "Mulher-Hulk" ultimate q aparece nessa saga eu tbm gostei!!!

    o Hulk tem apelo comercial, só acho q falta boa-vontade da panini em lançar algum encadernado com ele... aposto q "Planeta Hulk" venderia bem se lançado hj!!!

    tbm não entendo o lance das bibliotecas... a 1º do Hulk parece ter vendido bem (ao menos é difícil de achar nas livrarias) e um 2º Vol seria bem-vindo tbm!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  7. oi leo eu disse que não ia comprar a fênix....e não comprei meu irmão insistiu pra que eu comprasse por causa da coleção e tal mas me neguei....ele foi la e comprou....fico feliz por não ter gasto quase 40 conto nela,mas ela esta aqui.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a matéria, não sabia que o Hulk já tinha tido tanto destaque no Brasil, hoje em dia o personagem é tão apagado pela Panini, uma pena essa salada que fizeram a sua publicação por aqui.

    Flws

    ResponderExcluir
  9. Leo, otima materia, o Hulk é um dos personagens mais adorado mesmo, principalmente desta epoca, cabeçudo um pouco burro, mas super poderoso rsrs, cara aqueles primeiros eposodios por volta de 1966 a radiação gama, Hulk em outro Mundo, o confronto com o Sr. dos Metais, aquele velho Hulk com a cara mais parecida com Frankenstein do proprio Hulk visto hoje, muito bom! Tenho todos estes desenhos, quadrinhos faz muitos anos que não curto mais, meu passatempo hoje são os desenhos da marvel e filmes como os vingadores, aquela cena do Hulk com o Look é sensacional, palavras de Look (eu sou um Deus), cara, na hora que o Hulk pega ele pelos pés e bate no chão feito um boneco de pano, nossa muito bom, depois o Hulk fala (Deus fraco), rsrsr. O desenho do Hulk contra Wolverine é otimo também, pau do começo ao fim.

    ResponderExcluir
  10. "fico feliz por não ter gasto quase 40 conto nela,mas ela esta aqui."


    E aí, Platinun... blz??

    de graça sempre é melhor mesmo. Eu tbm, por mim eu teria TODAS as miniaturas, mas isso se eu ganhasse metade delas de presente tbm, rs!!

    sei q é coleção e tal, mas tbm sei q não tem como encarar a coleção toda (q seriam 230 miniaturas)!!! assim sendo, CORTES são mais q necessários e só vou comprar as q forem mesmo indispensáveis!!!

    e a Fênix teve uma versão "Variante" lá fora: a "Fênix Negra" (com o uniforme vermelho e dourado). aqui acho q ficaremos só com a versão verde-amarelo!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  11. "hoje em dia o personagem é tão apagado pela Panini,"


    Ae, Nightwolf... tranquilo??

    pior q não é só o Hulk q a panini jogou pra escanteio... tem vários outros personagens q andam na mesma situação atualmente:

    justiceiro e demolidor por exemplo... o 1º tá sem revista (lá de vez em qdo lançam um encadernado, mas já acumulou uma porrada de material inédito q duvido q publiquem tudo)... e o 2º tbm tá jogado no mix da "Universo Marvel" (sendo q raramente botam ele na capa)!!!

    vamos ver se agora com a nova fase "Marvel NOW" a coisa muda de figura...

    eu tô achando q essa nova fase da Marvel vai significar revistas ZERADAS aqui no brasil tbm (já q mudou a estrutura de várias séries lá fora tbm)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  12. "cara aqueles primeiros eposodios por volta de 1966 a radiação gama, Hulk em outro Mundo, o confronto com o Sr. dos Metais, aquele velho Hulk com a cara mais parecida com Frankenstein do proprio Hulk visto hoje, muito bom!"


    E aí, Roberto... tdo bem??

    esses desenhos dos anos 60 ainda me faltam vários: tenho só o do "Homem de Ferro" completo, e episódios soltos do Thor e Cap. América (do Hulk e Namor não tenho nenhum)!!!

    os do Aranha (anos 60) eu devo ter uns 15... falta mta coisa tbm!!!

    eu tbm gostava daqueles da Marvel dos anos 90 (q passavam na Fox): "X-Men", "4F", "Aranha", e "Surfista".... esses eu já tenho quase todos gravados e compeltos!!!

    tem uns desenhos novos da Marvel tbm q estão pra sair: "Inumanos" (fique ligado nesse q é adaptação de uma ótima mini-série q saiu aqui)!!!

    a onda agora é adptarem esses desenhos direto do gibi (com a mesma arte mas só incluindo alguns poucos movimentos)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  13. Rodrigo 117610/10/2012, 20:20

    Oi Leo; você nestas matérias se esqueceu de falar sobre a editora GEA, que em 1972 também publicou hqs da Marvel; dentre eles: gibis do Hulk e do Thor.Um abraço! Valeu!

    ResponderExcluir
  14. "Oi Leo; você nestas matérias se esqueceu de falar sobre a editora GEA"


    bem lembrado, Rodrigo....

    essa eu tinha esquecido mesmo (até pq não tenho nenhum gibi dessa editora q teve curta duração)!!!

    mas lembro de ter lido em algum q a GEA parece q foi a 1º editora a estampar o nome "Hulk" como título de uma revista!!!

    Valeu mesmo!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  15. Materia muito boa Leo, como vc mesmo disse simples, mas que nos mostra como o Hulk já foi melhor tratado em nosso País. Tenho a fase da Abril até o número 91, que foi onde parei, e li muita coisa na época da RGE. Infelismente parece que a Panini não quer continuar com a Linha Biblioteca Histórica Marvel, onde mostra o início da carreira em ordem cronológica dos principais personagens da Marvel. Vc saberia me dizer quantas Bibliotecas tem o Hulk, Homem Aranha, Capitão, Vingadores, Thor, X-men, lá nos Estados Unidos. Abraços.

    ResponderExcluir
  16. "Vc saberia me dizer quantas Bibliotecas tem o Hulk, Homem Aranha, Capitão, Vingadores, Thor, X-men, lá nos Estados Unidos. "


    E aí, Marcilio... tdo bem??

    cara, vc vai se surpreender com a quantidade de Bibliotecas q saíram lá fora com esses personagens... saca só:

    -Aranha: 15
    -Hulk: 6
    -Cap. América: 6
    -Vingadores: 12
    -Thor: 12
    -X-Men: 8 (série clássica)
    -Novos X-Men: 8 (série anos 70 - com o Wolverine na equipe)!!!

    e tem várias outras séries tbm: 4F (14), Cap Marvel (4), Surfista (2), Inumanos (2), Defensores (3), Nick Fury (3), Warlock (2)... e mto mais!!!

    ao todo já foram quase 200 (duzentas) BHM lá fora - contando com as séries dos anos 40 tbm!!!

    dá uma olhada neste site aqui q tem a relação de todas (e o conteúdo de cada uma):

    http://www.marvelmasterworks.com/library.html

    Abração!!

    ResponderExcluir
  17. Leo, tudo bom e você?

    http://hannabarberashowparte2.blogspot.com.br/2012/04/o-incrivel-hulk-1966-desenho-dublado.html
    Você deve conhecer este link, tem alguns episodios do Hulk ai, Namor, Thor e outros daquela época.

    Abs,

    ResponderExcluir
  18. "Você deve conhecer este link, tem alguns episodios do Hulk ai, Namor, Thor e outros daquela época."


    E aí, Roberto... blz??

    valeu mesmo pelo link: eu não conhecia esse site não. Mas já vou dar uma boa olhada e pesquisar esses clássicos q eu tô bem na pilha de rever!!!

    esses do capitão américa são os 1º q eu vou querer assistir (tenho só 3 deles gravados em DVD)!!!

    brigadão mesmo!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  19. Logo que comecei a acompanhar Marvel não ia muito com a Cara do Hulk. mas comecei a ler revistas emprestadas e aos poucos fui criando empatia com o Verdão(Não o time por favor) e hoje gosto bastante do personagem apesar de não ler nada dele a zilhões de anos(desde que a Revista foi cancelada pela Panini. Mas se bem que, vendo notícias, não perdi nada: Hulk vermelho e coisas afins eu dispenso.

    ResponderExcluir
  20. "Hulk vermelho e coisas afins eu dispenso."


    eu não sei pq a marvel insiste tanto nesse personagem vermelho, já q ele é um dos mais criticados pelo público. Na coleção de miniaturas por exemplo, o Hulk vermelho foi o MENOS votado pelos leitores numa enquete com várias opções pra escolherem o último especial da coleção (ganhou o "Executor" - aquele inimigo do Thor e capacho da Encantor)!!!

    mas o pior é q incluíram ele numa equipe (da nova fase "Marvel NOW") q tem o justiceiro e elektra juntos (e por ser fã do justiceiro vou ter q ler isso tbm)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  21. Fala Leo.

    Primeiro quero agradecer por ter mencionado o Radiação Gama em seu texto, valeu pela força.

    Segundo: Em linhas gerais seu texto ficou bom, pois dá uma boa síntese das publicações do Hulk e ajuda o leitor a começar a se situar sobre a mitologia do Gigante Verde.

    O Hulk é um personagem e tanto, depois de Greg Pak Jason Aaron assimiu o título e deixa a revista na edição 15, em linhas gerais o trabalho dele está bacana, salvo umas tres edições que foram ruins.

    Mark Waid e Leinil Yu formarão a nova equipe criativa do Hulk, a revista passará a se chama Indestrutível Hulk e pelas prévias mostradas até agora a coisa vai ser boa.

    Quanto a encadernados pela Panini, acho muito dificil qualquer publicação de períodos classico.

    Infelizmente a referida editora não se esforça muito para divulgar o personagem.

    Bom é isso.

    Até mais meu amigo.

    ResponderExcluir
  22. "Primeiro quero agradecer por ter mencionado o Radiação Gama em seu texto, valeu pela força."


    Ae, João... tdo bem??

    eu é q agradeço a sua boa-vontade em ajudar e autorizar o uso de informações e imagens do "Radiação Gama". No fim, eu acabei seguindo uma linha de crônica pessoal mesmo (relatando minhas leituras desde os anos 70, qdo comecei a ler Hulk) mas é bom saber q posso contar com sua colaboração qdo precisar novamente: brigadão mesmo!!!

    e eu vi as prévias dessa nova fase do hulk.... e gostei tbm. Assim q eu puder, pretendo baixar e ler todas essas novas revistas do evento "Marvel NOW"!!!

    vamos ver se aqui no Brasil os mixes e as revistas sofrerão alterações depois disso.... acho q no mínimo vão acabar "zerando" de novo a "Universo Marvel"!!!

    Abs... e valeu mesmo pela ajuda!!!

    Até+

    ResponderExcluir
  23. Leo andei dando uma olhada no site que vc me indicou e realmente tem muita coisa das Bibliotecas Históricas Marvel. Realmente só tivemos o gostinho inicial e mais nada. Cara, 15 do Homem Aranha, se multiplicarmos por 10 histórias que é a média, são 150 histórias ou seja mais de dez anos de publicação do personagem. Que maravilha e nós só tivemos quatro, que falta de compromisso da Panini. Abração.

    ResponderExcluir
  24. "Leo andei dando uma olhada no site que vc me indicou e realmente tem muita coisa das Bibliotecas Históricas Marvel. Realmente só tivemos o gostinho inicial e mais nada. "


    O q tivemos aqui foi só um aperitivo mesmo, hehe....

    meu, lá os caras já vão pra 200 BHM... e nós aqui nem chegamos a 20, rs!!

    eu confesso q me interesso além das séries com personagens famosões (Aranha, XM, 4F, Thor)... tbm a restolhada: (inumanos, Punho de Ferro, Deathlok, e as séries dos anos 40 na 2º Guerra Mundial)!!!

    acho q nunca chegaremos nesse patamar de 200 BHM aqui no Brasil... e já considero a possibilidade de importar esse material com o tempo (pois lá sairam algumas em versão econômica com capa cartonada tbm)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  25. O que poderia ter sido feito aqui também, terem escolhido uma versão mais econômica e uma com capa dura, mas agora se retomarem a coleção que permaneça com capa dura e não modifique a coleção no meio. Outra coisa também tenho interesse nesses que você falou e se fossem lançados compraria com certeza. Quanto a comprar fora não faço porque não sei nada de Inglês. Leo você gosta de Zagor também ou não, ou só curte Tex. Abraços.

    ResponderExcluir
  26. "Leo você gosta de Zagor também ou não, ou só curte Tex. Abraços."


    Em matéria de Fumettis, só coleciono e leio TEX mesmo... do Zagor eu nunca fui mto fã, e já tentei ler outros tbm (Júlia, Mágico vento, etc)... mas só me identifiquei mesmo com o estilo narrativo do Tex!!!

    Comecei a colecionar Tex faz poucos anos tbm (apesar de já ter tido nos anos 80 uma coleção completa da Vecchi q herdei do meu tio - mas acabei vendendo ela com o tempo). Foi a coleção "Grandes Clássicos" q me chamou atenção por trazer sagas compeltas e histórias importantes. A partir dessa, passei pra outras coleções de TEX: Ed, Histórica, Ouro, Férias, Anual, e Almanaque (só essas q trazem sagas fechadas - a mensal eu não compro)!!!

    qto às BHMs....

    bem, infelizmente eu acho q já eram mesmo!!! Apesar de torcer pela continuidade delas, acho pouco provável q séries tipo 4F (cujo Vol. 1 saiu em 2007) tenham continuidade aqui (passou mto tempo, difilmente lançariam um Vol. 2 agora)!!!

    mas até não me importo q lancem novas "Coleções Históricas" (q nem essa q saiu dos Vingadores)... mesmo sendo num formato diferente e com histórias fora de ordem, ainda assim, qq material clássico é do meu interesse (e pelo menos essa coleção saiu num preço econômico)!!!

    Parece q a próxima será só do "Aranha" (aparentemente com 4 encadernados econômicos com histórias selecionadas dele)... se a iniciativa der certo emsmo, de repente pode até ser q lancem coleções assim pra cada personagem futuramente (no lugar das BHMs)!!!

    Abs!!



    ResponderExcluir
  27. Eu acho que o problema foi esse Leo, pois lançaram as BHM em formato luxuoso e o dinheiro anda curto para maioria de nós pobres mortais. Eu ainda consigo comprar muita coisa, pois tenho um emprego razoável e dá para manter meu vício saudável.Os encadernados poderiam ter sido lançados no formato da saga do apocalipse. teria sido excelente também e acho que teria dado mais certo. Abraços.

    ResponderExcluir
  28. "Eu acho que o problema foi esse Leo, pois lançaram as BHM em formato luxuoso"


    Existe uma explicação pra Panini lançar gibis em capa-dura e acabamento de luxo. Mas é uma explicação q nunca me convenceu:

    segundo eles, os gibis de livraria ficam mais tempo expostos (meses) nas prateleiras, ao contrário das bancas de onde são recolhidos após 30 dias. Assim, a capa-dura manteria os gibis em melhores condições por mais tempo na prateleira das livrarias!!!

    acredite... apesar de fazer um certo sentido, a desculpa oficial é essa mesmo. Mas sendo bem sincero, acho uma desculpa furada, pois os LIVROS normais usam capa cartonada e ficam os mesmos MESES expostos nas prateleiras sem serem recolhidos!!!

    a Panini e suas desculpas deslavadas, hein?? rs!!

    ResponderExcluir
  29. e ai leo o hulk na minha opniao e o melhor personagem da marvel infelismente a pannini nao pensa assim lamentavel

    ResponderExcluir
  30. "e ai leo o hulk na minha opniao e o melhor personagem da marvel infelismente a pannini nao pensa assim lamentavel "


    pois é, Andrey....

    é visível q parece havar uma birrinha pessoal dos editores da panini com o Hulk.

    Excluíram ele da coleção dos vingadores, e já vamos pra 5 ANOS sem NENHUM encadernado do Hulk nas bancas!!

    se isso não é perseguição pessoal... não sei o q seria. Pior q fazem o mesmo tbm com o 4F (minha equipe favorita): q tá desde 2007 sem encadernados tbm!!!

    chega a dar até uma raiva qdo a gente chega numa banca e vê MERDAS do tipo: "Superchoque" e "Besouro Azul" encadernados... rs!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...