18/03/2012

Vingadores: As Maiores Sagas de Todos os Tempos .....

O filme dos "Vingadores" tá perto de estrear nos cinemas..... e nesta matéria vc conhecerá um pouco mais sobre essa super-equipe e suas maiores sagas:

"A Saga de Korvac", "Sob Ataque", "A Coroa da Serpente", "A Madona Celestial", "Torneio de Campeões", "Operação Tempestade Galática", "A Busca pelo Visão", "Vingadores Eternamente", "A Guerra Kree-Skrull"..... e mto mais!!!

Confira abaixo as capas e maiores detalhes sobre todas essas grandes sagas dos Vingadores.....
Os Vingadores surgiram no início dos anos 60, com a proposta de apenas reunir os maiores heróis da Marvel numa mesma revista (pra rivalizar com a "Liga da Justiça" da DC). Mas essa proposta foi tomando outros rumos à medida q a revista ampliava seu nº de fãs e leitores: e acabou ganhando uma identidade própria com o passar dos anos, deixando de ser um mero caça-níquel da editora, pra se tornar uma revista realmente boa e com ótimas sagas!!! 

Assim.... a equipe começou a fazer um rodízio regular de personagens a cada ano ou a cada vez q trocassem os escritores/artistas. Era uma oportunidade pros leitores conhecerem melhor alguns personagens "restolhos" da Marvel q dificilmente teriam chance de estrelarem um título próprio, mas q poderiam cair nas graças dos leitores fazendo parte dos Vingadores. Na maioria de suas revistas, a equipe contou com a "tríade": Cap. América, Homem de Ferro, e Thor: já os demais integrantes variavam bastante.... e os Vingadores já tiveram pelo menos uns 50 super-heróis (pra mais)!!!

Na saga "O Retorno dos Vingadores" (de George Pérez) - na capa q abre esta matéria.... a equipe precisou reunir todos os seus ex-integrantes pra enfrentarem uma ameaça q precisaria da ajuda de todos ao mesmo tempo: e ainda assim quase levaram a pior contra a feiticeira Morgana (sim, aquela dos tempos do Rei Arthur). Nessa história, ao contabilizarem o nº total de heróis q enfrentou a bruxa.... o resultado foi: 41 super-heróis. E de lá pra cá (essa saga é de 1998) novos integrantes surgiram (e outros morreram)!!!

"A Guerra Kree-Skrull"..... é uma das + famosas sagas dos Vingadores de todos os tempos. Produzida no início dos anos 70, essa pode ser considerada a 1º grande saga da equipe por ter estabelecido as fórmulas básicas pras próximas q viriam. Na trama, os Vingadores tentam impedir q 2 raças alienígenas guerreiras (Krees e Skrulls) usem o planeta Terra como campo de batalha para seus planos de conquista. Uma batalha cósmica transcorre (numa época bem anterior à "Star Wars") numa saga q se estendeu por quase 1 ano e teve repercussões q perduram até os dias de hj nas revistas dos Vingadores. Um épico, publicado na íntegra aqui num encadernado da Panini: "Os Maiores Clássicos dos Vingadores" Vol. 1!!!

"A Coroa da Serpente", "Sob Ataque" (Under Siege), e "A Madona Celestial"..... são 3 grandes sagas q saíram encadernadas lá nos EUA (mas q aqui no Brasil só foram publicadas em formatinho em antigas ed. de "Cap. América" da Editora Abril). Na 1º, os Vingadores se vêem às voltas com a "Coroa da Serpente" (pertencente à SET: um deus-serpente) e de quebra enfrentam ainda a equipe do "Esquadrão Supremo" (uma versão "genérica" da Liga da Justiça). Na 2º, a mansão dos Vingadores é invadida pelos "Mestres do Terror" - uma equipe de vilões liderada pelo nazista "Barão Zemo" (e q hj se tornou o grupo de anti-heróis: "Thunderbolts"). E na 3º, uma integrante da equipe acaba se tornando a "Madona Celestial" (uma entidade cósmica)!!! 

"A Saga de Korvac", "Torneio de Campeões", e "Visão & Feiticeira Escarlate".... outras 3 sagas q mereciam encadernados aqui no Brasil. Na 1º, os Vingadores enfrentam um semi-deus (Korvac) numa espetacular saga publicada aqui com vários cortes (pág. puladas pra caberem várias histórias no mesmo gibi): ficou famosa tbm por uma inusitada cena onde os Vingadores precisam pegar um ônibus (um BUSÃO mesmo) pra enfrentarem um vilão poderosíssimo (q situação, rs)!!!  A 2º do "Torneio" saiu aqui em 2 ed. de "Heróis da TV", e não é propriamente uma saga dos Vingadores, mas sim, um torneio q envolve diversos heróis de várias equipes (saiu um encadernado lá fora estampando o nome "Vingadores" de forma oportunista)!!! e o 3º reúne histórias importantes do "Visão & Feiticeira Escarlate": membros da equipe q tiveram um casamento polêmico (já q ele é um andróide - fato q não foi bem aceito pela Igreja nem pela sociedade)!!!

"Vingadores Eternamente"..... é uma mega-saga em 12 ed. escrita de forma magistral por Kurt Busiek (especialista em cronologia). Publicada aqui na revista "Grandes Heróis Marvel Premium" (da Abril), essa saga mostra o maior confronto crono-temporal q os Vingadores já enfrentaram.....

"Kang - o Conquistador" é um vilão vindo do futuro (com uma tecnologia anos-luz superior à nossa) e pode viajar no tempo alterando fatos e mudando a realidade conforme seu bel-prazer. Um inimigo praticamente invencível, e q só encontra adversário à altura em "Immortus" (uma versão futura dele mesmo só q mais velho). 

Esses 2 vilões (q são a mesma pessoa de épocas diferentes) brigando entre si... vão bagunçar de vez a linha do tempo (alterando passado, presente e futuro): numa confusão cronológica q irá necessitar a união de Vingadores de diversas realidades paralelas pra consertarem a baderna!!! Essa é outra saga q merecia um encadernado caprichado aqui!!!

"Vingadores da Costa Oeste: A Busca pelo Visão" e "Operação Tempestade Galática"..... A 1º é uma fase escrita e desenhada por J. Byrne nos anos 80 e cujo 1º arco de histórias foi republicado pela Panini em "Os Maiores Clássicos dos Vingadores" Vol. 2!!! Nessa trama, a "Feiticeira Escarlate" já demosntra sinais de instabilidade emocional (em histórias recentes, ela acabou surtando de vez e exterminando boa parte de seus companheiros de equipe - durante a saga "A Queda")!!! Já a "Tempestade Galática" eu nunca li.... mas saiu em várias ed. do "Cap. América" (da Abril) e é tão extensa q teve de ser divida em 2 encadernados lá fora (ver as 2 capas acima)!!!

"Vingadores X Invasores" e "Os Poderosos Vingadores".... são 2 sagas recentes. Na 1º, a equipe enfrenta os "Invasores" (grupo de heróis da 2º Guerra Mundial") numa mega-saga em 12 ed. (publicada aqui em forma de mini-série). E os "Poderosos Vingadores" (capa acima) encaderna o 1º arco de uma nova revista encabeçada por uma formação pós "Guerra Civil", onde o robô "Ultron" assume a forma da "Vespa" (ex-mulher do "Homem-Formiga") e vira uma espécie de "T-1000" sexy e com curvas femininas sensuais (arte de Frank Cho - de "Shanna")!!!

É isso, pessoal.... esta matéria era mais pra relembrar as melhores sagas dos Vingadores, e ter uma idéia do q esperar dos próximos encadernados da Panini após o (provável) sucesso estrondoso do filme!!!

Até+

PS: Em breve aqui no "Submundo".... uma super-matéria sobre os filmes da Marvel (incluindo os "Vingadores", é claro)!!!

10 comentários:

  1. Grande matéria, Leo.

    Os Vingadores são minha segunda equipe preferida (a primeira é o Quarteto) e acompanhei algumas destas sagas.

    Korvac foi um clássico. A melhor saga da equipe. Realmente merecia uma encadernado. Aliás, não só ela, mas a maioria das sagas que você citou (especialmente Vingadores Eternamente e a Coroa da Serpente). De todas estas só a Tempestade Galactica que eu achei meio fraca.

    Outra saga bacana foi "Ultron Unlimited" (que saiu por aqui com o infame nome de "A Vingança de Ultron") publicada em Homem-Aranha Premiun 13. Cortesia da dupla infernal Busiek e Perez, que explorou todo o potencial do Ultron. Diga-se de passagem, essa fase dos Vingadores foi a única coisa que se salvou na pavorosa Homem-Aranha Premium. Recomendo.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Ae, Luiz... blz??

    a "Tempestade Galática" foi a única q não li dessas aí, pois na época q saiu eu tinha parado um pouco com gibis (enchi o saco de alguns pois estavam numa fase meio tenebrosa mesmo, rs)!!!

    "A Vingança de Ultron" foi espetacular mesmo (tbm tenho esse HA Premium 13)... eu só deixei ela de fora dessa matéria, pq considero ela como parte de um todo: de toda a fase do George Pérez pós-Heróis Renascem (e isso merecerá uma matéria exclusiva pra uma próxima vez)!!!

    pra mim toda essa fase do Busiek/Pérez foi excelente... ela vai desde o nº 1 de 1998 (capa q abre esta matéria) até o nº 34 - com o final da igualmente ótima saga: "Os Protocolos Nefária"!!!

    repare tbm q eu botei uma capa alternativa (e pintada) do nº 2 dessa fase... com os vingadores de visual medieval (essa capa nunca saiu aqui no Brasil)!!!

    vou fazer uma cobertura total pros vingadores aqui no blog... além de uma amtéria do filme, vou fazer uma só pra fase do Pérez e outra pras edições clássicas dos anos 60 q ficaram inéditas no Brasil> pularam mais de 40 ed. clássicas dos Vingadores aqui:

    A Bloch lançou só as 12 primeiras ed... e a Abril pulou direto pro nº 56 ou 57 qdo começou a publicar a série (em HTV 34)!!!

    se a panini continuar com as bibliotecas... os Vol. 3, 4, 5 e 6 trarão material inédito no Brasil!!!

    Valeu!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. Puxa Leo, que matéria completa. Pra mim quase tudo é novidade pois fiquei muito tempo afastado dos heróis. Vou usando esta postagem (e outras aqui do blog) como referência na hora de decidir e procurar gibis nos sebos. São tantas sagas, eu não sabia... obrigado por esta matéria.

    abs

    ResponderExcluir
  4. Ae, Paulo... blz??

    se por acaso tu achares poraí, anota estas 3 ed. q são simplesmente espetaculares e q trazem sagas completas dos vingadores:

    -Os Maiores Clássicos dos Vingadores Vol. 1 (A Guerra Kree-Skrull)

    -Os Maiores Clássicos dos Vingadores Vol. 2 (A Busca Pelo Visão)

    -Os Maiores Clássicos dos Vingadores Vol. 3 (Guerra Além do tempo)

    esses 3 encadenrados valem mto a pena.... e tenho certeza q vc vai gostar (são sagas completas e da melhor fase dos Vingadores)!!!

    eles são bem acessíveis (capa cartonada), e devem ser fáceis de achar nas lojas virtuais por terem saído não faz tanto tempo pela Panini!!1

    brigadão mesmo, Paulo!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  5. Ótima matéria Leo. coincidentemente essa semana chegou meu encadernado de Under Siege: Capa dura lindão \o/(Pena que a Panini não pensa em lançar por aqui)
    estou relendo e logo vai ter post no Clarim.

    Mas todas as outras sagas que você citou são antológicas e realmente mereceriam sair aqui em formato de luxo

    ResponderExcluir
  6. "estou relendo e logo vai ter post no Clarim."


    opa... essa eu vou querer ler com certeza!!!

    é uma das minhas sagas favoritas dos vingadores (mas só tenho ela em formatinho)!!!

    valeu!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  7. Agora vemos que THOR matou um cara enquanto corria com seu carro. kkkkkk

    Fala sério, hein? Parece que o cidadão não faz jus ao nome que tem.
    Que rolo está sendo isso!!!

    Daqui a pouco vão inventar a pizza THOR...

    ResponderExcluir
  8. "eu só deixei ela de fora dessa matéria, pq considero ela como parte de um todo: de toda a fase do George Pérez pós-Heróis Renascem (e isso merecerá uma matéria exclusiva pra uma próxima vez)!!!"

    Leo, já estou ansioso por esta exclusiva.

    A era Busiek e Perez foi a melhor fase dos Vingadores em todos os tempos. Não me lembro de nenhuma história ruim, até o arco feito pelo competente Jerry Ordway manteve o excelente nível da série.

    Fica a dica pra Panini republicar esta série.

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. "Fala sério, hein? Parece que o cidadão não faz jus ao nome que tem.
    Que rolo está sendo isso!!!"


    e pior q o nome deve ter sido dado em homenagem ao deus do trovão mesmo....

    esse é outro q vai sair impune (ainda mais estando no topo + alto da esfera social)!!!

    ResponderExcluir
  10. "Fica a dica pra Panini republicar esta série."


    Luiz,

    infelizmente essa vai demorar bastante pra ser republicada: pois nem nos EUA encadernaram essa fase ainda (sabe-se lá pq??)

    a capa do encadernado "Visionários" (G. Pérez) q eu postei acima só ficou nesse 1º Vol. mesmo!!!

    pra panini encadernar essa fase agora, só depois q os americanos reunirem tudo numa nova compilação com todas as histórias!!!

    ainda mais q teriam q incluir tbm as q não são do Pérez (q vc bem lembrou)... mas q são essenciais pra continuidade da trama!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...