04/03/2012

"Clássicos da Literatura": Um Lançamento Épico da L&PM....

A L&PM lançou a coleção: "Clássicos da Literatura em Quadrinhos" (em capa-dura e acabamento luxuoso - R$ 25).... Eu já havia comentado aqui no blog sobre as ed. anteriores: "Robinson Crusoé", "A Ilha do Tesouro", e "A Volta ao Mundo em 80 Dias". Agora novas ed. foram lançadas nas livrarias: "Dom Quixote" e "Odisséia"!!!

Essa belíssima coleção (produzida na Bélgica) traz ilustrações caprichadas e um texto perfeitamente  adaptado das obras literárias nas quais se baseia. Originalmente são 30 ed. ao todo, q incluem  ainda as obras: "Guerra e Paz", "Os Miseráveis", "Viagem ao Centro da Terra", "Germinal", "O Mundo Perdido", "As 1001 Noites", "Miguel Strogoff", "O Capitão Fracasso", "Oliver Twist", "Da Terra à Lua".... e mto mais!!!

Confira abaixo as capas das ed. originais... e maiores detalhes dessa coleção (q vale a pena ter na estante):

Até o momento já comprei 5 dessa coleção: "Robinson Crusoé", "A Ilha do Tesouro", "A Volta ao Mundo em 80 Dias" (de Júlio Verne), "Odisséia" (de Homero), e "Dom Quixote" (de Cervantes)!!! E o único q eu nunca li em livro é Dom Quixote (nunca me animei mto em ler os 2 "tijolões" q são os livros, rs).... os outros 4 eu li (no formato de bolso, q é como eu prefiro colecionar livros) podendo comparar com essas excelentes adaptações: e comprovo a qualidade dessas ed. em quadrinhos!!!

A arte é caprichada, tanto em cenários qto em figurinos.... e sem poupar detalhes sangrentos nas cenas de batalha e violência (sendo q geralmente essas coisas costumam ser bem "amenizadas" nas outras adaptações pra quadrinhos). Aqui tudo é perfeito: o respeito à obra original é total e o mais fiel possível!!!

Pelas capas originais da coleção belga postadas nesta matéria (q são as mesmas usadas pela L&PM).... é possível ter uma idéia da arte interna - pois é da mesma qualidade e feita pelos mesmos artistas. Aqui no Brasil já foram lançadas 6 ed.... mas ainda não ficou claro se a L&PM tbm irá dividir aqui em 2 ed. as obras + extensas (nos originais, algumas tiveram de ser divididas - mas é possível q saiam aqui em vol. único com + pág.)!!!

"A Odisséia" (de Homero).... era um dos livros + difíceis de ser adaptado pros quadrinhos (devido à complexidade do texto), mas ficou perfeito: resultando numa excelente HQ épica de aventura. A luta com o Ciclope é brutal e sangrenta (o monstro devora humanos com requintes de selvageria) e a arte não poupa detalhes. É uma adaptação bem fiel ao livro (q eu li na versão de bolso da Martin Claret) e obrigatória pra quem curte um bom épico!!!

Júlio Verne.... é o campeão de adaptações nessa coleção: 5 de seus livros possuem versão pra quadrinhos aqui: "A Volta ao Mundo em 80 Dias", "Viagem ao Centro da Terra", "Miguel Strogoff", e os 2 livros q se completam: "Da Terra à Lua" e "Ao Redor da Lua". Desses, eu só tenho o 1º em livro (o 2º saiu em pocket, mas ainda não comprei) e os demais estão indisponíveis nas livrarias (estou no aguardo de serem relançados em formato de bolso)!!!

"O Mundo Perdido".... é do mesmo criador de "Sherlock Holmes" (Sir Arthur Conan Doyle). Nessa coleção saiu lá fora em 2 ed. (pois é uma obra mto extensa). Fiquei curioso pra ler esse, pois acho q mtos filmes famosos com dinossauros devem ter siso inspirados nesse livro, rs!!! "Guerra e Paz", "Os Miseráveis", e "Germinal".... são as demais obras q tbm tiveram de ser divididas em 2 Vol. originalmente!!!

Outros títulos dessa coleção q saíram lá fora (e q eu ainda não tinha citado aqui na matéria) são: "O Corcunda de Notre Dame", "O Livro da Selva", "O Último dos Moicanos", "Madame Bovary", "A Sombra do Lobo", "Quo Vadis", e "O Vermelho e o Negro" (este último em 2 ed)!!!

São todos obras literárias eternizadas pelo tempo.... adaptadas inúmeras vezes pra: cinema, teatro, TV, e quadrinhos. Algumas eu irei conhecer somente agora nessa coleção (pois nem todas eu tinha lido em livro).... mas isso q é bacana qdo uma obra tem qualidade: a gente acaba tendo acesso à ela de uma forma ou de outra: ou na mídia em q acharmos melhor!!!

Fica então aí a sugestão/recomendação.... pra quem quiser conhecer essas verdadeiras obras-primas lieterárias em suas versões pra quadrinhos (de excelente qualidade)!!!

Até+ 

4 comentários:

  1. Esses quadrinhos belgas são sensacionais.
    A qualidade dos artistas é grande (alguns colocam os superstars da Marvel e DC no chinelo).

    E o melhor de tudo, é que o mercado europeu se preocupa mais em agradar o público do que com as vendas.

    A iniciativa da LPM em publicar esta série é louvável. Tomara que a editora invista mais neste tipo de quadinhos.

    ABS.

    ResponderExcluir
  2. "Esses quadrinhos belgas são sensacionais. A qualidade dos artistas é grande (alguns colocam os superstars da Marvel e DC no chinelo)."


    verdade....

    essa coleção de clássicos aí comprova isso. Os artistas q produzem essas ed. são vários, mas todos mantendo o mesmo padrão de qualidade de uma ed. pra outra!!!

    o cuidado e o capricho nos detalhes (cenários, figurinos, etc) impressiona. Tudo é desenhado sem pressa e sem preguiça de detalhar até as folhagens nas árvores ou costuras nas roupas de época q os personagens usam!!!

    e esqueci de mencionar na matéria... mas as ed. ainda vem repletas de extras sobre os autores: sua vida, obra, e capas dos livros antigos!!!

    uma coleção memorável mesmo...

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Se não me engano ja fizeram isso com algumas literaturas classicas brasileiras.

    ResponderExcluir
  4. "Se não me engano ja fizeram isso com algumas literaturas classicas brasileiras. "


    Oi, Ricardo... tdo bem??

    sim, tivemos alguns clássicos adaptados pra quadrinhos tbm. Porém com qualidade bastante irregular: alguns são ótimos, outros são mto ruins!!!

    o melhor de todos q eu vi (mas q irei esperar a prpoxima feira do livro pra comprar) é "O Quinze" de Rachel de Quiroz.... essa tá com desenhos mto bons e assim q eu comprar e ler inteira eu comentarei numa das seções de Review do blog!!

    A do "Negrinho do Pastoreio" foi bem elogiada pela crítica (levou nota máxima no site "Universo HQ")... mas particularmente achei fraca, pois os desenhos não são do meu agrado (são cartunescos) e a personalidade do personagem principal foi alterada pra torná-lo mais heróico: o q vai contra a proposta do conto original (q é um conto curto da literatura aqui do sul)!!!

    e saiu tbm uma coleção até bastante extensa de adaptações (só q esqueci qual a editora q publica)... e q traz algumas ótimas versões de: "O Cortiço" e "O Alienista" (entre vários outros)!!!

    mas essa da L&PM continua imbatível.... hj saiu a dos "Miseráveis" e vou te dizer: q obra-prima. Os desenhos são impressionantes e bem detalhados. e vem com quase 15 pág. de materia extra. Essa é nota 10!!!

    Valeu!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...