06/03/2012

A Nova DC: Os 52 Títulos do "Reboot" q Zerou Todas as Séries (e como ficará no Brasil)....

Bem, a estas alturas todo mundo já sabe q a DC cancelou todas as suas séries (ainda em andamento no Brasil)..... e recomeçou tudo da estaca ZERO, num "Reboot" total de todos os seus títulos - e desconsiderando a cronologia em vigor até o momento!!!

Demorei pra escrever esta matéria (o "Reboot" aconteceu há 6 meses lá fora) pq levei um tempo pra ler TODOS os 52 novos títulos.... Preferi esperar q pelo menos o 1º arco de cada nova série se fechasse (pra q eu pudesse formar uma opinião + precisa sobre o conteúdo e a qualidade do material)!!!

Confira abaixo as capas das melhores (e piores) séries.... e uma análise geral (pra vc saber o q esperar dessa reformulação q estréia aqui no Brasil na metade do ano). Veja tbm como poderá ficar o mix das novas revistas aqui (sim, a Panini já confirmou q vai ZERAR e reformular tudo): 
No geral, esse "Reboot" pode ser considerado um retrocesso (a nível criativo) pro mercado editorial de Hq's. Pois essa investida da DC nada mais é do q um atestado da falta de idéias e criatividade (q assola tbm a Marvel, diga-se de passagem). Depois de várias "Crises" e mega-sagas visando consertar furos cronológicos, a DC resolveu zerar tudo de uma só vez: recontando origens e mudando o visual de alguns personagens (mais do mesmo)... basicamente vcs verão as mesmas histórias contadas e recontadas pela enésima vez - só adotando um visual + "moderninho" (pra atrair os leitores da nova geração)!!!

Qdo eu falo em "retocesso pro mercado editorial".... eu me refiro ao fato de q isso já foi feito há 15 anos atrás no famigerado evento: "Heróis Renascem", no qual a Marvel resolveu recomeçar do zero e recontar as origens de alguns de seus principais heróis (Vingadores, 4F, Cap. América, e Homem de Ferro) - foi um fracasso total de público e crítica.  Curiosamente 2 dos artistas daquela época são os mesmos envolvidos agora nesse projeto da DC: Jim Lee e Rob Liefeld (considerado pela maioria dos leitores: o pior artista da atualidade)!!!

Ou seja: é como se estivéssemos de volta aos anos 90.... onde o VISUAL importava mais q o conteúdo. Mas a DC deve ter ficado feliz com a mudança, pois as vendas aumentaram consideravelmente (elevando a DC ao topo do ranking de vendas) - e pra editora é isso q vale!!!

Mas é claro q peneirando bem.... tem algumas séries bem interessantes e q merecem uma conferida : "Monstro do Pântano", "Homem-Animal", "Justice League Dark", "Lanternas Vermelhos" (com arte de Ed Benes), "All Star Western", "Resurrection Man",  e "Batwoman".... essas são minhas favoritas e q eu acho q mantiveram um bom nível de equilíbrio entre roteiro/visual!!!

Naturalmente, o "Monstro do Pântano" está num patamar mto inferior à série clássica de Alan Moore (anos 80), mas ainda assim poderá agradar aos fãs do elemental - q estava há anos sem ter uma revista própria. Já o "Homem-Animal" manteve o mesmo estilo de sua fase consagrada dos anos 80 (tanto em texto qto na arte q emula o traço clássico)... e de tudo q eu li, é disparada a q considero melhor!!!

"Batwoman".... se manteve praticamente igual (inclusive com o mesmo excelente artista: J.H. Williams III). Só q as cenas de lesbianismo da personagem agora estão bem mais ousadas do q antes - essa vai dar o q falar, rs!!! Do universo do Batman, é a q eu + gostei (achei até melhor q as principais  revistas do morcego)!!! Os "Lanternas Vermelhos" tbm achei mais interessantes q a série principal do Lanterna Verde (q foi descaracterizado e virou um bobo-alegre q nem no filme).... mas a série dos vermelhos é boa e com arte espetacular do brasileiro Ed Benes!!!

A "Liga da Justiça" (capa q abre esta matéria).... é uma das + fracas dessa safra. Com texto bem "bobinho" lembrando mto o seriado animado da TV e suas frases de efeito pomposas do tipo: "Renda-se, vilão" ou "Vc pagará caro pelos crimes q cometeu" (entre outras asneiras e clichês do tipo). 

Mas pra compensar.... a "Liga Sombria" (Dark) ficou ótima: um texto e diálogos + adultos e bem mais carregada na violência (com uma impactante cena de atropelamento múltiplo em suas primeiras edições - um dia eu ainda posto essa imagem numa prévia aqui)!!!

De todas as revistas... a PIOR de todas é sem dúvida: "Rapina e Columba" (de Rob Liefeld). Com péssimos desenhos e repleta de erros de continuidade na mesma história. O "artista" esquece vários elementos importantes de um quadrinho pro outro (e erra  feio na anatomia e no figurino dos personagens).  É uma bosta (com o perdão da expresão) q só colabora pro aumento da fama de Liefeld no topo do ranking dos piores artistas da atualidade!!! 

No Brasil.... a Panini já confirmou q irá zerar as revistas atuais, criar novos títulos, e reformular os mixes!!! Um dos editores comentou via Twitter q nem todos os 52 títulos serão publicados aqui (atualmente temos cerca de 36 séries saindo regularmente e dificilmente essa quantidade será ampliada - até pq, o nosso mercado não comporta tudo q sai lá fora)!!!

Segundo o editor (q não confirmou nada ainda, mas apenas deu uma idéia de como ficariam as revistas:

O Batman continuaria tendo 2 revistas pra comportar todas as suas séries: "Batman", "Detective Comics", "Dark Knight", "Asa Noturna", "Batman & Robin", "Batwoman", "Mulher-Gato", "Batgirl", e "Renegados"!!! O Super e Lanterna continuariam com 1 revista cada, pras séries: ("Superman", "Action Comics", "Superboy", "Supergirl).... e ("Lanterna Verde", "Tropa dos Lanternas", "Novos Guardiões", e "Lanternas vermelhos")!!!

A Liga teria 1 ou 2 revistas pras séries: "Liga da Justiça", "LJ Internacional", "Mulher-Maravilha", "Flash", "Aquaman", "Arqueiro Verde", "Gavião Negro", "DC Apresenta", entre outras.... Foi mencionada tbm uma possível revista jovem/teen com: "Titãs", "Rapina e Columba", "Besouro Azul", e "Legião dos Super-heróis"!!!

Mas a q eu + achei interessante é uma revista adulta pras séries: "Liga Sombria", "Monstro do Pântano", "Homem-Animal", "Resurrection Man", e "Demon Knight" (estrelada pelo demônio "Etrigan"). Se fizerem mesmo uma revista assim: será ótimo!!!

Agora vamos esperar pelas confirmações oficiais.... e qq novidade a respeito estarei atento pra postar aqui no "Submundo", blz??

Até+

PS: Só lembrando.... q as opiniões postadas aqui são apenas de âmbito pessoal (sem intenção de desagradar ninguém - já q leio de tudo sem discriminar nenhum gênero ou editora)!!!

17 comentários:

  1. Estou morrendo de vontade de parar e ler, mas justo esses dias estou cheio de coisas..... prometo que amanhã darei um jeito.

    Abração. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  2. Oi Leo, onde tu viu q as revistas DC serão zeradas? Abração

    ResponderExcluir
  3. "Oi Leo, onde tu viu q as revistas DC serão zeradas? Abração"


    Ae... blz??

    Isso foi falado pelos próprios editores da Panini nas redes sociais das quais eles participam (Twitter e Blogs oficiais da Panini)!!!

    Inclusive essa "possível" elaboração de como ficarão os mixes das revistas... foi divulgada por um dos editores (Bernado Santana, se não me engano)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  4. Estava disposto a abandonar de vez a DC (se bem que já fiz isso, mas foi pela falta de grana rsrs).

    Fiquei bem pé atrás com este reboot, já que alguns nomes envolvidos me dão pesadelos, como Liefeld, Lobdell, Nicieza e, mais recentemente Howard Mackie. Parece que fuçaram a lixeira da Marvel para contratar estes figuras...

    Só li a primeira edição de Liga da Justiça e achei uma das PIORES coisas que já li!! Não entendo como podem haver tantas republicações desta série (talvez os editores estejam planejando a mesma especulação que foi feita com as 8 milhões de cópias de X-Men #1).

    A trama é fraca, os personagens estão boçais, com personalidades tão simplistas quanto mal definidas. Batman disposto a ser o cara durão (lembrei da versão All-Star do Frank Miller e do Lee) e o Lanterna semi-retardado (parece o Tonho da Lua, rsrs). Muito ruim!!!

    Mas ouvi alguns comentários bacanas sobre outras edições, como Homem-Animal e Liga Dark. Tô afim de comprar estas edições mais sombrias, o material parece bem legal.

    Tomara que a Panini invista neste material mais alternativo e não só no feijão-com-arroz de sempre.

    Abs.

    ResponderExcluir
  5. "Só li a primeira edição de Liga da Justiça e achei uma das PIORES coisas que já li!!"


    Concordo...

    eu levei algumas pedradas em fóruns e comunidades por causa desta matéria (alguns leitores não gostaram de eu ter malhado algumas séries + famosas). Mas a verdade é q não sou o único a ter achado a LIGA meio" bobinha" em roteiro e diálogos!!!

    o Lanterna Verde foi o + prejudicado pela mudança... pois a DC meio q "imbecilizou" mto o personagem pra deixar ele + parecido com a versão do cinema!!!

    Já a "LIGA Sombria"... essa sim, ficou bacana. E merece uma chance se for publicada em separado junto com outras boas séries desse reboot (Monstro do Pântano e Homem-Animal, principalmente)!!!

    A idéia da Panini é reunir mesmo as séries + "sombrias" numa revista em separado... vamos torcer pra q essa idéia dê certo!!!

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Léo ... Faz tempo que acompanho seu blog mas nunca tinha postado nada. Curto muito esse espaço e suas postagens. Parabéns...

    Essa matéria em questão, do Reboot da DC, eu achei muito boa! Isso sempre me cheirou a "caça-níqueis"... Acho um super desrespeito com o leitor que faz coleções uma a iniciativa como essa. Vc se esforça para acreditar numa cronologia que no final simplesmente se evapora. É como se eles dissessem assim pra gente:
    "Olha... Aquelas histórias que vcs tanto acompanharam não valeram nada, viu?? Era brincadeira... Agora é que vai ser pra valer."

    Por isso que eu me sinto muito mais respeitado quando é feito Retcons, e não Reboots.

    De qualquer forma parabéns pelo seu ótimo trabalho no blog.

    Abcs.

    ResponderExcluir
  7. "Olha... Aquelas histórias que vcs tanto acompanharam não valeram nada, viu?? Era brincadeira... Agora é que vai ser pra valer."


    Brigadão mesmo, Marcelo!!!

    e é bem isso aí q vc falou: aliás, foi exatamente isso q eles fizeram, rs!!

    reapre tbm q esse "reboot" foi feito pouco tempo depois de mega-sagas feitas justamente pra ajustar a cronologia: "Crise Infinita", "Contagem Regressiva", "Dia Mais Claro", etc e etc... foram várias sagas assim (e cada uma extensa pra caramba). Pra no fim das contas, não ter valido absolutamente nada!!!

    e dê-lhe grana $$$...

    Pode apostar q agora a DC vai ter novos bonequinhos pra vender nas lojas: os bonecos com os uniformes clássicos, os bonecos do reboot, e os bonecos com os uniformes "intermediários" q farão pros filmes, hehe!!!

    E aposto q não leva 5 anos pra começarem a fazer "ajustes" nesse reboot tbm... ou quem sabe até zerar tudo de novo!!! Ainda mais agora q a DC viu q reboot é algo lucrativo (atualmente ela tá no topo das + vendidas após todas essas mudanças)!!!

    enfim, são as "engrenagens do sistema" como dizem, rs!!!

    Abração, e seja bem-vindo a participar aqui do blog sempre q quiser!!!

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  8. Foi mesmo uma sacanagem com os fãs esse Reboot que fizeram nas revistas da DC, mas talvez isso seja bom para consertarem as cagadas que tinham ocorrido e não complicar ainda mais a cronologia, como por exemplo a do Homem Aranha na Marvel.

    Eu não me ânimo a colecionar as revistas de linha da Panini, papel bem vagabundo e costuma ter um mix de histórias podres, porém me interessei por essa revista mais adulta da DC ao estilo Vertigo, reunindo Animal Man, Monstro do Pântano, etc. Agora é esperar a confirmação.

    ResponderExcluir
  9. "porém me interessei por essa revista mais adulta da DC ao estilo Vertigo"


    foi a única q me interessou tbm....

    digo, até tem outras séries boas, mas eu não compraria por exemplo uma revista do LV só pra ler a dos Lanternas Vermelhos (q é melhor q a as principais do LV)!!!

    o chato das revistas mix é isso: geralmente é 1 série boa por mix!!! porisso essa "Sombria" me pareceu boa, pois teria quase a totalidade de aproveitamento!!!

    se essa revista fizer sucesso, espero q incentive a panini a relançar os encadernados do Monstro do Pântano (do Alan Moore) e Homem-Animal (do Morrison)!!!

    ResponderExcluir
  10. "Mas a q eu + achei interessante é uma revista adulta pras séries: "Liga Sombria", "Monstro do Pântano", "Homem-Animal", "Resurrection Man", e "Demon Knight" (estrelada pelo demônio "Etrigan")."

    Cara, se lançarem mesmo um revista assim eu compro com certeza, até se for estas de 14 pilas hehe
    Mas como seria o nome dela? Dark DC, DC Sombria? hehe
    Abraço meu

    ResponderExcluir
  11. "No Brasil.... a Panini já confirmou q irá zerar as revistas atuais, criar novos títulos, e reformular os mixes!!!"

    Esta é uma notícia exclusiva para o meio DC??? Porque eu estou começando a me interessar pelo Homem-Aranha e pelas revistas de 1,99 tanto MARVEL quanto DC. E essa notícia soa um tanto quanto amarga porque zerar todo esse universo soa um pouco estranho. Mas, enfim, quem sabe há pontos positivos nessa história, nao é mesmo???

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  12. "Mas como seria o nome dela? Dark DC, DC Sombria? "


    uma vez a Brainstore lançou uma revista chamada "Dark Heroes", só com personagens sombrios da DC... lembra??

    Foi um fracaso tão grande q só durou 4 ed...

    mas com a critividade da panini pra nomes de revistas... chuto q deva ser algo do tipo: "A Sombra da DC" ou "Grandes Astros das Sombras".... já pensou?? rs!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  13. "Esta é uma notícia exclusiva para o meio DC??? "


    Não se preocupe, Fabiano...

    essa "zerada" geral vai ser só pros gibis de linha da DC (e só as mensais com material inédito)!!!

    creio eu q isso não vai afetar a numeração de "DC + Aventura" (já q essa revista é de material clássico/republicação)!!!

    eu tbm tô gostando dessas de 1,99...

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  14. Leo, o reboot do Monstro do Pântano aproveita alguma coisa da idéia original de Bernie Wrightson e Len Wein? Pelo jeito, do Alan Moore não pegaram nada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. "Leo, o reboot do Monstro do Pântano aproveita alguma coisa da idéia original de Bernie Wrightson e Len Wein? Pelo jeito, do Alan Moore não pegaram nada."


    Ae, Edilson... tdo bem??

    eu diria q eles tentaram fazer algo tipo um "Ultimate" Monstro do Pântano, sabe??

    usaram alguns poucos elementos clássicos mas deram uma "modernizada" geral na coisa toda (se baseando mais na fase do Len Wein mesmo)

    do Moore, evitaram qq similaridade - talvez pra evitarem "comparações", rs!!!

    eu li o 1º arco e até achei interessante... mas as últimas notícias são desanimadoras: mudaram o visual q mal tinham estreado: e deixaram o monstro com uma pinta mais de SUPER-HERÓI!!!

    dá pra acreditar??

    até começaram bem... mas tentarem transformar o Monstro num super-herói foi pra matar (certamente vai gerar mta polêmica - negativa, é claro - essa mudança de visual)!!!

    não sei se o Alan Moore deve estar rindo ou chorando com tudo isso, rs...

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  16. a do flash e bem fraquinha,o arqueiro verde deixa desejar,a do flash e mais ou menos e a do slade e a unica realmente interessante

    ResponderExcluir
  17. "a do flash e bem fraquinha,o arqueiro verde deixa desejar,a do flash e mais ou menos e a do slade e a unica realmente interessante "


    Pois é,

    eu até comentei faz poucos dias (nos comentários de outra postagem sobre os 52):

    q essa do "Flash" é meio arrastada.... demora mto pra pegar no tranco, e em 6 ed. (q foram as q eu li) pouca coisa de interessante acontece!!!

    eu gostava mais do Flash antes do reboot....

    já o arqueiro eu achei ruim mesmo (detestei esse visual), e não chega nem perto do arqueiro clássico!!!

    o Exterminador eu gostei... e desse mix foi a q eu achei melhor!!

    Abs!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...