11/03/2012

Moebius: R.I.P. (Descanse em Paz): Os Mundos Fantásticos de um Grande Artista....

Moebius.... tbm conhecido por Jean Giraud (1938-2012), foi mais uma grande perda irreparável pro mundo dos quadrinhos!!! 

Nesta matéria vc verá um tributo à sua arte.... em belíssimas imagens (mtas delas raríssimas) e capas  inesquecíveis: "Surfista Prateado" (Parábola), "Homem-Aranha", "Superman", "Justiceiro", "Homem de Ferro", "Coisa" (desenhados por ele), "A Garagem Hermética", "Arzach", e mto mais!!!

Confira abaixo as imagens..... e um pouco da vida e obra de um dos maiores artistas de todos os tempos:
Moebius iniciou sua carreira ainda nos anos 50.... mas começou a ganhar maior destaque mesmo a partir de 1974 qdo fez sua incursão definitiva pelo gênero da ficção científica: criando universos fantásticos (mesclando FC e fantasia) em histórias experimentais pra revista francesa "Metal Hurlant" (na qual a americana "Heavy Metal" é baseada)!!!

Entre suas obras + famosas desse período e consagradas mundialmente por público e crítica estão: o "Incal" (já publicado aqui pela Devir e q será republicado este mês em ed. de luxo), "Arzach" (q saiu aqui pela editora Nemo), "O Homem é Bom?" (lançamento da Nemo - capa acima), e "A Garagem Hermética" (talvez sua obra + aclamada e visualmente impactante)!!!

"Arzach" serviu de inspiração pra um dos episódios ("Taarna") do desenho animado clássico: "Heavy Metal - o Filme" (de 1981): pois a obra de Moebius era publicada tbm na revista "Heavy Metal" americana. E sobre "A Garagem Hermética".... eu falarei mais a respeito numa matéria/prévia especial aqui no "Submundo" assim q a editora Nemo confirmar a data do lançamento oficial!!!

 
Pra Marvel.... Moebius ilustrou uma das melhores histórias do "Surfista Prateado": "Parábola" (de Stan Lee). Publicada aqui na série "Graphic Novel" (da Editora Abril), a história discute fé e religião qdo "Galactus: o Devorador de Mundos" chega à Terra como uma entidade divina, o Surfista precisa fazer as pessoas desacreditarem nesse falso deus pra q possam ser salvas. Mas não é uma tarefa fácil convencer alguém à abdicar de sua fé.... mesmo q "sacrifícios" sejam feitos em nome de um deus mal-intencionado.

Uma obra-prima dos quadrinhos em todos os sentidos (e q nunca foi republicada)!!!

Acima, vc confere a arte de Moebius para alguns personagens Marvel: Homem de Ferro, Homem-Aranha, e Coisa!!! E abaixo: o Justiceiro, Superman, e uma capa clássica da "Heavy Metal"!!!

O artista tbm teve um importante papel no gênero Western..... graças ao seu trabalho na série "Tenente Blueberry" (publicado aqui em algumas ed. no formato de Graphic Novels)!!! Eram histórias de bang-bang de primeiríssima qualidade e com cenários bem caprichados retratando o velho oeste....

Atualmente a editora Nemo tem publicado seus trabalhos na "Coleção Moebius": uma pena q o acabamento luxuoso demais (são álbuns em formato grande e capa-dura) torne o valor final inacessível pra mtos leitores.... pois seria interessante q todos pudessem conhecer a obra de um dos maiores e mais influentes artistas dos quadrinhos!!!

Q descanse em paz....

Até+

PS: essa última imagem (acima).... é a versão do Moebius pra: "Star Wars" (ficou show, hein)???

10 comentários:

  1. Bacana a homenagem, Leo. Lá nos EUA farão uma republicação de Parabola em maio, só que entuchando junto a graphic dos Escravistas, ilustrada por Keith Pollard.

    Continue assim que estamos sempre lendo. A propósito, o Hulk fez 50 anos esse mês e nem a Marvel nem a Panini vão dar bola a isso, fica a dica pra outra pauta. Abs

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Lierson!!!

    tomara q a panini se empolgue em relançar a parábola junto com os escravistas (são justo as minhas 2 histórias favoritas do surfista)!!!

    e não se preocupe q eu não vou deixar passar nenhuma data comemorativa de níver desses personagens....

    pode até atrasar um pouquinho, mas certamente vão rolar matérias especiais aqui pros 50 anos do Aranha, do Hulk, e do Thor!!!

    se eu comemorei aqui até os 50 anos do Prof. Ludovico... q dirá desses peso-pesados da Marvel, rs!!!

    Abração, véio!!

    e Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. É, a choradeira é generalizada. haha.

    Moebius fará falta.

    Abração, Leo.

    ResponderExcluir
  4. Pois é! Mais um artista se vai.
    Enfim, é sempre bacana você ter feito uma homenagem com suas palavras, do seu jeito, sem simplesmente "copiar" e "colar" por aí um conteúdo integral. Eu acho que você usou suas próprias palavras... então, é isso aí! Bacana! Parabéns!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  5. "É, a choradeira é generalizada. haha."


    Pois é, Linck...

    de todos os artistas q se foram este ano: o Moebius era o maior peso-pesado da lista (sem querer desmerecer os demais, é claro)!!!

    mas esse era mais q um artista: era uma referência dos quadrinhos... e uma influência artística até pro cinema!!!

    sou fanzasso dele desde os tempos áureos da "Heavy Metal"....

    Abs!!

    ResponderExcluir
  6. "Eu acho que você usou suas próprias palavras..."


    sim... eu sempre uso minhas próprias palavras em todos os textos!!!

    no máximo eu pesquiso informações poraí (até em sites gringos): mas reescrevo tudo com minhas palavras e usando apenas as informações básicas encontradas (nunca o texto alheio)!!!

    Sempre acho melhor assim, pois acredito q cada site/blog deve sempre ter uma identidade própria.

    Aliás, é por essa razão tbm q eu jamais posto releases de gibis aqui. Prefiro reescrever tudo incluindo sempre uma opinião pessoal minha (positiva ou negativa)!!!

    sou contra releases, e contra o uso de ctrl C + ctrl V!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Leo parabens pelo site/blog...tenho visitado diariamente em busca de informações sobre os quadrinhos e tenho gostado muito! continue assim!

    ResponderExcluir
  8. "Leo parabens pelo site/blog...tenho visitado diariamente em busca de informações sobre os quadrinhos e tenho gostado muito! continue assim!"


    Brigadão mesmo, bróder!!!

    pode apostar q eu vou trazer sempre pra cá todas as informações sobre os mais recentes lançamentos...

    além de várias curiosidades, notícias, matérias, bizarrices, e prévias sobre os mais variados quadrinhos!!!

    Fica ligado q diariamente (ou no máximo em 2 dias) tem postagem nova aqui no Submundo!!!

    Valeu mesmo!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  9. Aí Léo, descobri o Blog agora pesquisando do meu querido e artista favorito Moebius. Quero saber quais sãos os trabalhos dele publicados, comparo com as impressões gringas, vejo tudo que posso.
    Parabéns pelos texto que fez sobre ele, gostei muito de como vc fala dos trabalhos, falando do Endena, Incal, do Major, dos pesonagens Marvel. Muito bom, mesmo!!!

    Indo ao assunto, hoje eu tenho tudo que foi publicado pelo Moebius no Brasil, tenho um limite com a língua e gosto de aproveitar ao máximo o que leio e vejo nas hq's. Só pra ver, conheci ele na primeira publicação da neno com o Arzach e de lá pra cá já cacei tudo o que pude e comprei o que deu (parábola relançando, tenente Blueberry, edições antigas, tenho até o Olhos de Gato da cia das letras).

    Gosto muito do estilo dele, em que a cena inteira é muito "desenhada" e os personagens continuam do mesmo modo, com poucas linhas, sombras em hachura, acho um trabalho LINDO! Conversar sobre o estilo dele pra mim é aprender cada vez mais.

    Mas agora eu como um filho afastado do pai muito cedo, procuro outros artistas que tenham um estilo parecido.
    Tenho certeza que ninguém é igual a ele, mas uso como exemplo dois artistas, Hergè e Quitely. Hergè com seu estilo também muito simples e com toda a qualidade de cena mas que as cores ainda são essenciais ao trabalho e o Quitely que eu tenho considerado (conheço ele a pouco tempo e estou começando a comprar os quadrinhos dele agora) um filho que aprendeu muito bem com o Moebius.

    Você como muito mais entendido que eu, me ajude a encontrar artistas que me lembrem o Moebius, acredito que os assuntos Sci-Fi e o mesmo estilo deve ser quase impossível mas o que vc me recomendar eu vou agradecer muito.

    Grande abraço,
    Gabriel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel.... Tdo bem?

      Eu tbm sou um grande fã da obra do Moebius (q eu conheci nos anos 80 através da revista "Circo" - q publicava histórias curtas dele em seu mix variado). Do material dele q saiu aqui no Brasil (nos últimos 10 anos) eu tenho e recomendo os seguintes:

      -Coleção Moebius (Nemo) 1-8 (Foram 8 ed: "Arzach", "Absoluten Calfeutrail", "O Homem É Bom"?, "A Garagem Hermética", "As Férias do Major", "O Homem de Ciguri", "Caos", e "Crônicas Metálicas")!

      -O Mundo de Edena 1-6 (Nemo)

      -Garras de Anjo (Nemo)

      -Os Olhos do Gato (Nemo)

      -Incal (Devir)

      -Surfista Prateado - Parábola (Panini)

      Tbm te recomendo q salve as imagens de uma HQ raríssima do Moebius q eu postei completa aqui no blog neste LINK:

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/04/eu-nao-sou-o-batman-de-moebius-historia.html

      E sobre artistas q seguem o mesmo estilo.... Eu gosto mto do Jose Ladrönn: É dele o encadernado "HIP FLASK" (tbm lançado pela Nemo) e q vc pode conferir uma prévia no LINK abaixo (repare como ele busca inspiração no Moebius):

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/11/hip-flask-uma-previa-da-obra-prima.html

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...