31/03/2012

Carl Barks: A Republicação de suas Histórias.... Gera Polêmica Entre os Leitores!!!

Carl Barks foi o grande mestre idealizador do universo dos PATOS na Disney, tendo criado a partir de meados dos anos 40: A cidade de Patópolis, o Tio Patinhas, os Irmãos Metralha, Escoteiros-Mirins, Silva (o vizinho-desafeto de Donald), o Prof. Pardal (e tantos outros)!!!

Em 2004.... a Editora Abril publicou uma coleção com "As Obras Completas de Carl Barks": em formato americano e em 41 edições (com média de 180 pág cada)!!!

Este mês (na seção de cartas da mensal do Donald), a editora afirma estar estudando a republicação da coleção em uma versão de luxo. O simples anúncio causou euforia (e tbm revolta) entre os leitores.... Saiba o pq logo abaixo:
É uma polêmica antiga.... mas q continua formentando uma rixa entre os leitores q se dividem entre o excesso de republicações de material clássico da Disney e a falta de mais material inédito no Brasil!!!

Alguns leitores acusam a Abril de investir mais em republicações.... em detrimento de trazer pra cá novas histórias q permanecem inéditas pela falta de espaço nas revistas mensais (q em suas poucas pág. mensais não conseguem trazer muita coisa do q é publicado em outros países: Itália, Dinamarca, Holanda, etc)!!!

Assim.... a Abril publica material inédito nas revistas mensais (de 50 pág cada) e tbm em alguns especiais esporádicos (atualmente a coleção "Disney Essencial" tem trazido material inédito da Itália, mas tá programada pra durar 20 ed.)!!! Enquanto republica o material clássico na revista bimestral de 300 pág: "Disney BIG" e  em diversos "Almanaques" de 84 pág. (q são 36 por ano se revezando entre vários personagens)!!! Esse é o quadro atual do mercado.... e q acabou gerando um campo de batalha entre os leitores saudosistas q preferem um bom clássico Vs. os leitores de vanguarda q anseiam por material inédito e atual!!!

Essa rixa entre leitores tomou forma e chegou ao ápice esta semana nas redes sociais relacionadas à Disney (comunidades do orkut, fóruns, e blogs especializados)..... devido à 2 fatores: o 1º foi o anúncio de uma possível republicação da coleção do Barks (q tá em estudos lá pra 2014, mas q já foi divulgada na seção de cartas do Pato Donald de Abril). O 2º fato foi a lista de histórias de "Disney BIG" 14, na qual serão publicadas 3 histórias de Barks (ocupando quase 1/4 da revista de 300 pág)!!!

O fato causou revolta naqueles leitores de vanguarda q não aguentam mais tantas republicações.... e q consideram excessiva a atenção q a Abril dá pra material clássico, enquanto tanto material permanece inédito no Brasil. E eu (mesmo sendo um dos saudosistas e preferindo apenas os clássicos) até entendo a indignação desses leitores, pois realmente deve ser frustrante pra quem espera novidade ter q ver todo mês a editora republicando material q eles já possuem em suas coleções!!!

Só q o mercado Disney se renova a cada 5 anos, já q os leitores jovens ao atingirem a adolescência costumam partir pra outros gêneros (ou mesmo outros interesses q nada tem a ver com gibis). E pra cada leitor q chega à idade adulta/adolescência, uma outra geração inteirinha de leitores jovens está aí recém descobrindo os gibis através da Disney - q é por onde a maioria começa a dar seus primeiros passos pela 9º arte!!! E é justamente isso q os leitores marmanjos de 20/30/40 anos precisam entender: q nem tudo é dirigido à eles ou conforme os gostos e preferências deles. As republicações são necessárias sim, pra q as novas gerações e novos colecionadores tenham acesso (da mesma forma q eles tbm tiveram) à obra dos grandes mestres Disney (até hj inigualados)!!!

Minha conclusão e posicionamento sobre a questão.... é de q no mercado tem q haver espaço pra TODOS os leitores e gibis q agradem aos mais variados gostos e estilos (do clássico até o último lançamento). Os leitores tbm deviam ser mais unidos, ao invés de ficarem se bicando em rixas tolas q só servem pra torná-los uma MASSA fraca e desorganizada: q luta por interesses individuais (perdendo a voz ativa q poderia ter diante do mercado)!!!

É isso q acontece atualmente..... grupos e panelinhas de leitores divididos em comunidades, blogs e fóruns isolados uns dos outros (sem se misturarem com seus supostos "rivais")!!! E cada grupo defendendo apenas seus próprios interesses sem se preocupar com os demais!!! Assim (lamentavelmente) se dividem os leitores Disney nas redes sociais: desunidos, desorganizados e individualistas!!!

Já q é cada um por si.... e a maioria não tem o menor interesse de se unir em torno de um objetivo em comum (um mercado + amplo q atenda à TODOS), então tbm vou apenas esperar q republiquem a "Obra Completa" de Carl Barks (já q perdi de comprar na época)!!! E tbm vou cofrar o próximo "Disney BIG" 14 com 3 clássicos do mestre Barks: "O Velo de Ouro" (1955), "A Coroa Perdida de Gengis Khan" (1956), e "O Símbolo da Posição Social" (1963)!!!

Até+

22 comentários:

  1. Oi Leo.

    Ano passado tentei completar essa coleção. Paguei dos mais variados preços pelos mais variados estados de conservação - mas consegui fugir dos mais mercenários. Só me falta a sumida edição 27 (e a 41 que não comprei ainda de preguiçoso). Acho bacana que republiquem. Talvez eu compre de novo, talvez compre as edições que faltam que com certeza deve baratear diante de um acabamento mais luxuoso.

    Há ainda muita procura por esse material. Ele deve ser republicado e fim. O fato da Abril não arriscar novos materiais (isso é tão Abril com seu eterno conservadorismo) é outro problema.

    Mania das pessoas em confundir oposição com antagonismo. Há espaço pra materiais novos e velhos.

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. "Há ainda muita procura por esse material. Ele deve ser republicado e fim. O fato da Abril não arriscar novos materiais (isso é tão Abril com seu eterno conservadorismo) é outro problema."


    é exatamente isso q eu acho, Linck!!!

    o mercado tem q ter espaço e atender à todos os leitores... se não atende, é por culpa da Abril q não equilibra a balança pra satisfazer seus leitores!!

    mas isso não justifica essa rixa q se formou (a chapa esquentou pra valer nas redes sociais Disney q eu participo)....

    os leitores são mto desunidos e adoram se dividir em grupos isolados pra atacarem uns aos outros (ao invés de se unirem em prol de um mercado q atenda à todas as necessidades)!!!

    Isso me lembra aquela cena do "Planeta dos Macacos - Origem"... onde o César contempla a ignorância de seus semelhantes brigando por uma bobagem qq, enquanto são prisioneiros cativos dos humanos!!! aí um outro mais inteligente comenta: "macacos são burros", rs!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Salve Léo!

    Acho que o mais triste nisso tudo é ver que não importa a panela, o tipo de quadrinho, nada, todo mundo é igual.
    Se eu te falar que com o povo dos animes e mangás rola a mesma merda, tu acreditaria?
    E sua observação citando essa passagem de Planeta dos Macacos é perfeita, é isso mesmo!
    Acerca da reedição eu não compro Disney em banca, só quando era mais novo, mas se estiver dentro do meu alcance, pretendo adquirir.
    Quando a gente fica mais velho, pode notar coisas que passaram batido numa primeira lida, né?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Leo, Carl Barks é o melhor, todos sabem disto. Republicar OMD em 2014 numa coleção de luxo não tem problema nenhum. Se der, compro de novo. O problema é a Abril só ficar usando hqs que estão no seu banco de dados digitalizados a partir do ano 2000 por imposição da Disney. São hqs mais baratas e que aumentam o lucro em cada edição. A Abril não produz hqs só revende. Então ela usa o material que for mais em conta pra ela, só isso... Vai ficar republicando tudo de novo nos próximos 20 anos...

    ResponderExcluir
  5. "Se eu te falar que com o povo dos animes e mangás rola a mesma merda, tu acreditaria? "


    Acredito sim, amigo...

    pois tbm vejo mto isso acontecer entre leitores da Marvel X DC nos fóruns q frequento (e q tbm não se bicam e se dividem em "torcidas organizadas", hehe)!!!

    acho q é da natureza dos leitores de gibis mesmo (e da raça humana em geral)... se dividir em grupos fechados, facções, e escolher rivalizar com quem tem um gosto diferente do seu!!!

    é uma pena q aconteça isso com tanta frequência e em todos os gêneros de hqs pelo visto... mas acho q sempre vai ser assim mesmo!!!

    e de fato... qdo ficamos mais velhos, percebemos a qualidade de gibis q deixamos passar batido em outras fases da vida.

    eu "redescobri" a Disney faz pouco tempo... e me impressionei HOJE com a qualidade das histórias q eu lia na infância. E agora pretendo recuperar tudo d ebom q deixei passar da Disney ao longo dos anos!!

    Abração!!

    ResponderExcluir
  6. "Vai ficar republicando tudo de novo nos próximos 20 anos..."


    Pois é, Paulo...

    eu já tô preparado pra começar a ter material repetido na minha coleção de Disney!!!

    até o momento não tenho nenhuma repetida pq comecei a colecionar Disney em 2009 (com BIG 1)... ma sjá notei q em menos de 5 anos mta coisa se repete e q cedo ou tarde tbm irei me deparar com repetécos, heheh!!!

    mas uma coleção do Barks eu não perderia de comprar agora... aliás, confesso q é meu sonho de consumo (no gênero Disney) uma coleção assim só pro Barks!!!

    Porém, tenho notado tbm q aAbril anda saindo desse limite de arquivo de 2000 pra cá... pois tu viste q no BIG 14 terá material q só foi publicado aqui nos anos 70??

    são raridades nunca antes republicadas... da memsa forma q esse último almanaque dos heróis (com a saga do Morcego vermelho - q só tinha saído no início dos anos 70)!!!

    Pra mim (ao menos por enquanto) ainda tá sendo mto legal colecionar material Disney... mas tbm sei q a hora dos repetécos tá cada vez + próxima, hahaha!!

    Abração!!

    ResponderExcluir
  7. "Porém, tenho notado tbm q aAbril anda saindo desse limite de arquivo de 2000 pra cá... pois tu viste q no BIG 14 terá material q só foi publicado aqui nos anos 70??"

    É verdade, Leo. Acabei generalizando... mas, a própria Abril sabe que não pode ficar preso à uma janela temporal. Tem que diversificar. Uma hq totalmente inédita código B, feito agora em 2012 pra publicar em um gibi mensal poderia, em tese, custar mais do que o conteúdo de 7 edições de TP com hqs republicadas. Isto é um diferencial que acaba predominando na hora de decidir o que vai para o prelo.

    ResponderExcluir
  8. Sensei pervertido.01/04/2012, 13:30

    Concordo com vc,Léo. Infelizmente não completei essa coleção e achei o máximo a abril republicá-la. Na boa, esse povo reclama de mais,se não gostam de republicações,não comprem.

    ResponderExcluir
  9. "Só q o mercado Disney se renova a cada 5 anos, já q os leitores jovens ao atingirem a adolescência costumam partir pra outros gêneros"

    Oi, LEO, BLZ???

    Eu não sei de onde a Abril tirou essa informação. Eu queria que você me explicasse, porque realmente essa frase tem se tornado comum em qualquer questionamento que façamos. Fizeram alguma pesquisa? Se sim, qual? Como foi? Quantas pessoas eles ouviram? Aonde ela está documentada, para que todos tenham acesso?

    Nenhum leitor mais humilde como eu, você e mais outros por aí fica falando sempre essa frase. Em contrapartida, os fãs mais fervorosos e que tem maior acesso a eventos do ramo e até viajam a respeito, sempre estão com essa frase.

    Já que a Abril parece que firmou essa declaração, acho que seria de bom tom que tivéssemos conhecimento de sua fonte de pesquisa, não é mesmo? Porque falar, cada um fala o que quer e aí uma massa dá força a isso.

    Aqui em Ribeirão Preto eu já andei conversando com alguns caras de bancas e eles me falam que crianças dificilmente compram as revistas da Disney. Então eu não entendo como as pessoas firmam tanto essa frase de que o público se renova a cada 5 anos.

    Minha posição a respeito das HQs eu já dei. Triste é, porém, que as pessoas simplesmente leem e interpretam como bem querer por causa de vaidades, picuínhas e orgulho. Para elas, vale muito mais um autógrafo e um elogio do editor do que se unindo em nome de um ideal.

    Eu não entendo isso. Fãs da Disney pisoteiam uns aos outros em nome de simples vaidade porque ninguém ganha nada com isso, nenhum exemplar gratuito sequer. A Abril colocou a setorização de volta sem se importar com mais uma boa bagatela de fãs. E aí, eu pergunto? E esses fãs? Acordaram ou ainda sonham que está no país das maravilhas?

    Recentemente, entrei para o Fórum Calisota. Não pretendo criar polêmicas e nem interagir tanto porque estou muito receoso, pelos motivos que nós já sabemos quais são. Mas entrei pela enésima tentativa de unir forças em prol de um objetivo de fazer melhorar as publicações Disney, fortificar vozes. A massa sempre causa mais impacto, não importa se é numa comunidade, fórum.

    Espero que desta vez haja uma união lá e que os egos de todos sejam colocados um pouco de lado.

    É isso o que penso.

    Abração. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  10. "Uma hq totalmente inédita código B, feito agora em 2012 pra publicar em um gibi mensal poderia, em tese, custar mais do que o conteúdo de 7 edições de TP com hqs republicadas."


    Ae, Paulo... blz??

    Até onde eu sei (pelas postagens de alguns artistas envolvidos com a volta do código B - tipo o Ventura)... teremos em breve a tão sonhada volta da produção nacional sim!!!

    tudo q eles dizem a respeito leva a crer q material novo anda sendo produzido mesmo....

    e acho q valerá a pena esperarmos pra ver (estou confiante na qualidade desse material)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. "Concordo com vc,Léo. Infelizmente não completei essa coleção e achei o máximo a abril republicá-la. "


    eu tbm, Sensei...

    tô na mesma situação, e tbm pretendo colecionar pra ter a obra completa do barks (q perdi na época por vários fatores - entre os quais falta de melhores condições financeiras)!!

    mas agora uma coleção assim não me escapa, rs...

    só espero q bolem um jeito de não encarecer demais (já q encadernados de luxo costumam ser salgados).... uma saída seria mandar imprimir na indonésia q é o q a panini tem feito pra baixar os custos em até 30% (ou mais)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  12. "Eu não sei de onde a Abril tirou essa informação. Eu queria que você me explicasse, porque realmente essa frase tem se tornado comum em qualquer questionamento que façamos. Fizeram alguma pesquisa? Se sim, qual? Como foi? Quantas pessoas eles ouviram? Aonde ela está documentada, para que todos tenham acesso?"


    Fabiano,

    esses dados foram divulgados tanto em entrevistas do Maffia (praquele programa da "All TV") qto reforçado várias vezes pelo mesmo nas redes sociais...

    e isso foi dito faz tempo (1 ano ou 2 atrás) numa entrevista q assisti desse programa.

    tbm existe uma lógica nisso... pois pra mim faz todo o sentido o público Disney se renovar a cada 5 anos (período em q o jovem leitor de HJ amadurece e o bebê de 5 anos atrás atinge a idade pra ler Disney)!!!

    maiores detalhes sobre a pesquisa (nº de entrevistados), tem q perguntar pra quem a fez... eu só me baseio em dados forecidos OFICIALMENTE por pessoas q tem acesso à esses números (incluindo nº de tiragens e vendas)!!!

    falar com donos de bancas não é o suficiente... pois gibis tbm são vendidos em grandes shoppings (mais frequentados por crianças do q as bancas do centro das cidades). Sem falar no óbvio: q mtos adultos q compram, tbm podem estar comprando pros seus FILHOS (e não pra lees mesmos)!!!

    mas da minha parte... tbm já orientei uma monografia de um aluno q fez pesquisa sobre o mercado de quadrinhos (isso foi à 6 anos atrás, mas ainda deve valer pros dias de hj). No trabalho dele, foi constatado um aumento crescente em revistas de atividades (tipo "Recreio") contra uma estagnação nos de super-heróis. Isso comprova (em parte) q o público infantil se renova, enquanto o adulto se mantém o mesmo por vários anos (sem renovação significativa)!!!

    A monografia desse aluno... não envolvia gibis Disney, mas comprova essa teoria de renovação de leitores jovens (ainda q os gibis não sejam mais a preferência desses diante dos games e da TV a cabo)!!!

    portanto... não tenho pq duvidar do q foi afirmado em entrevista!!! E tbm não vejo pq o Maffia iria mentir sobre isso. Até acho q sobre outros motivos ele pode não falar a verdade (tipo a desculpa esfarrapada sobre a falta de datas no sumário do BIG). Mas sobre a renovação a cada 5 anos, acho q ele foi bastante honesto sim!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  13. Blza???

    EU NÃO DISSE QUE O MAFFIA MENTIU, apenas quis saber de onde veio a tal frase.

    Eu me lembro desses programas e agora me lembro que ele pode ter dito mesmo essa frase. Eu admiro muito o trabalho do Paulo Maffia, mas todos nós precisamos nos lembrar que ele é apenas um funcionário e que até nesse departamento há um peixe maior que ele.

    É claro que uma simples pergunta em banca não define coisa alguma, por isso pedi dados. Não que você tivesse dados, mas queria saber se você tinha informação de alguém (ou algum site) que os tivesse.

    Quanto a ser verdadeira ou não as informações.... Deixando o Paulo Maffia de lado e focando só nos dizeres de uma empresa que busca vender seu produto, há muita coisa sendo dita ultimamente em empresas que é bem longe de ser real. As empresas de rádio, por exemplo, aqui a maioria das grandes estão afirmando que é a número 1 na preferência da população. Ora! Se temos mais de uma rádio afirmando isso, sinal de que alguma delas está agindo de forma não convincente, seja por má informação ou qualquer outro motivo.

    Nos hipermercados daqui é a mesma coisa. Todos dizem que tem o melhor preço e um cobre a oferta do outro, mas na hora do vamos ver, a coisa acaba sendo bem diferente e daí eles apelam para uma série de fatores como as letrinhas minúsculas que ninguém lê na propaganda da TV, a marca, o dia e hora, enfim, arrumam desculpas mirabolantes e bastante criativas.

    Jornal impresso, aqui, também. A maioria dos grandes publicam um número enorme de tiragem e todos se dizem satisfeitos e preferidos na população brasileira. Bom... se é assim, então Ribeirão Preto é a cidade do interior de SP mais bem informada que já vi.

    Enfim... espero ter desfeito esse mal entendido.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  14. As únicas entrevistas q assisti do Maffia foram nesse programa da All TV....

    porém, foram várias q ele gravou (com média de 1 hora cada)!!!

    não sei em qual deles foi... mas lembro claramente dele explicando isso da renovação a cada 5 anos (se não me engano isso foi na época q tava saindo o CLD nas bancas)!!!

    ele tbm participava mais da comunidade do orkut e das outras redes sociais (fóruns e blogs)... e num deles tbm escreveu sobre isso!!!

    hj em dia não se vê mais a participação dele em lugar nenhum.... sabe-se lá pq??

    Abs!!

    ResponderExcluir
  15. Se for em capa cartonada como a antiga versão eu colecion0, mas se sair em capa dura eu passo...

    ResponderExcluir
  16. "Se for em capa cartonada como a antiga versão eu colecion0, mas se sair em capa dura eu passo... "


    bem... eles falaram q o formato seria mais "luxuoso":

    mas o Maffia tbm deu a entender numa entrevista q os preços da Abril (pra livrarias) seriam + competitivos q os da Panini (ou seja: mais em conta)!!!

    formato "luxuoso" não quer dizer q seja obrigatoriamente em "capa-dura".... pode ser capa-cartão mas com orelhas (q nem "Hellblazer - Origens" da Panini, ou "Liga Extraordinária" da Devir)!!!

    creio q ainda esta ano a Abril deva anunciar como serão seus encadernados pras livrarias... provavelmente "O Mistério dos Signos" seja um dos primeiros (pelo q o Maffia falou na última entrevista pra AllTV)!!!

    a partir desse.... poderemos ter uma idéia de como serão so do Barks depois....

    Abs!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Leo,
    Sonhei com essa colecao do barks durante toda minha adolecencia, quando a Abril finalmente lancou, eu ja estava em outra fase, e fiquei em duvida se deveria comprar, mas imaginando que meu gosto por Disney pudesse voltar, resolvi ir comprando ao longo de quatro anos, comecei a comprar quando morava em sp, depois fuiI morar em bh e terminei a colecao em floripa, ficou faltando um que consegui pelo mercado livre, nao me arrependi, o material e sensacional, a abril mandou muito bem, se lancarem de novo vale a pena, nao perca a oportunidade. Abs. Jorge

    ResponderExcluir
  18. "se lancarem de novo vale a pena, nao perca a oportunidade. Abs."


    E aí, Jorge... blz?

    Essa coleção foi confirmada mesmo pra ser republicada em 2014 só q em capa-dura e dirigida pras livrarias!!!

    Perdi de comprar ela qdo saiu há 10 anos atrás... pois na época minha situação financeira tava mais complicada (despesas com faculdade e tal) e eu tbm tava mais ligado na linha de heróis marvel (só voltei a colecionar Disney de 2009 pra cá)!!!

    Desta vez (ano q vem), essa coleção não me escapará, hehe... pois atualmente o material Disney q mais me interessa são os clássicos (Barks, canini, Gottfredson, Paul Murry, etc)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  19. Tadeu Olivetti25/06/2015, 15:36

    Leo; leio esse post alguns anos após a sua publicação. Parece-me que a Editora Abril, detentora das publicações Disney no Brasil, não mudou muito.
    Quem anseia por publicações de luxo, com material antigo (Barks, Gottfredson, Murry, Canini) são adultos que cultuam esses autores. Tenho a coleção completa de Barks e, se sair em capa dura eu compro de novo. Sonho com"As Obras Completas de Gottfredson", porém, acho melhor aprender inglês e comprar o material importado. Em português, por aqui, acho que não sairá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu.... blz?

      É uma pena q mesmo passados 3 anos desta postagem.... Esse material do Barks ainda não tenha sido republicado (apesar da Abril ter prometido oficialmente o relançamento das obras completas - em todas as seções de cartas das revistas de linha nessa época)!

      Pior q eu tbm acho q pra ler uma coleção tipo a do Gottfredson.... Só partindo pras importações mesmo. A Abril parece enxergar apenas o público infantil q compra gibis Disney (esquecendo completamente o leitor mais velho e saudosista q tbm compraria esses materiais se saíssem em ed. mais caprichadas e só com material clássico)!

      Vamos ver se o sucesso desses últimos encadernados de luxo dos PATOS ("Donald 80 Anos" e "Saga do Tio") não faça a editora mudar sua visão de mercado nesse sentido (é difícil, mas nunca se sabe, rs)!

      Abs!

      Excluir
  20. Sinceramente, sou a favor de uma republicação das "Obras completas de Carl Barks".
    Essa primeira publicação não foi digna em qualidade, e nem de perto se compara com essa coleção editada em outros países.

    Temos que praticamente abrir o gibi no meio para poder ver e ler os quadrinhos do meio. Sim, foi mal projetado. Espero um material de maior qualidade da próxima vez.


    Vejam por exemplo o material dos livros: "A Saga do tio Patinhas - Capa dura de 2015" e "Contos de Natal de Carl Barks de 2015 também" vai me dizer que você não queria "Obras completas de Barks naquele material??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se eu não me engano: já foi confirmado q "Carl Barks" será republicado em formato de luxo (a partir do ano q vem).... No mesmo formato dos "Contos de Natal"!

      A dúvida será apenas se essas histórias de natal q saíram agora tbm estariam (ou não) na nova coleção? Acho q seria desproposital repetir todas elas numa nova coleção, pois acabaram de sair num encadernado de 60 reais (mas tbm não duvido q a Abril republique essas de novo tbm)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...