28/03/2012

Biblioteca Histórica Marvel: "A Era de Ouro" (Anos 40).....


"Biblioteca Histórica Marvel"..... é o nome com o qual foi batizada aqui no Brasil a coleção americana ("Masterworks") de encadernados de luxo - q publicam em ordem cronológica as histórias clássicas da Marvel desde seus primórdios (início dos anos 40 até meados dos 70)!!!

"A Era de Ouro" é como os pesquisadores e estudiosos em quadrinhos determinaram o período entre o final dos anos 30 até a metade dos 40 (2º Guerra Mundial).... e os encadernados dessa fase possuem bordas douradas na capa. Aqui no Brasil, a coleção começou a partir da "Era de Prata" (anos 60), mas o q veremos nesta matéria são os encadernados da "Era de Ouro" q permanecem inéditos aqui:

Confira abaixo as capas, e um pouco mais sobre esse período de OURO dos quadrinhos Marvel.....
"A Era de Ouro"..... é um período histórico das HQs q teria tido início com a 1º aparição do "Superman" (em 1938). A partir dele, vários outros super-heróis surgiram num gênero até então dominado por quadrinhos de humor (daí o nome "Comics"). A Marvel, q na época era chamada de "Timely" não demorou a lançar vários super-heróis pra concorrer com a DC (q já tinha o "Superman" e "Batman")..... e assim, em 1939 surgia: o "Tocha Humana"!!!

A revista "Marvel Comics" (veja a última capa desta matéria) trazia a 1º aventura do "Tocha Humana" original - q nada tinha a ver com a versão do "Quarteto Fantástico" (q surgiria 22 anos depois). É claro q os poderes eram os mesmos (ele se auto-incendiava, voava, jogava bolas de fogo, etc)... mas o Tocha original era um andróide criado em laboratório!!!

Em seguida vieram outros heróis.... "Namor" (o Príncipe Submarino), "Capitão América", "Destroyer", "Ciclone", "Miss América", "Anjo", "Cidadão V", "Marvel Boy", "Patriota", "Visão", e tantos mais!!!

Logo se iniciaram os primeiros crossovers (luta entre heróis de revistas diferentes).... e os confrontos entre "Namor" e "Tocha Humana" viraram uma constante, já q o Príncipe Submarino sempre foi um anti-herói e vivia atacando a humanidade (mtas vezes pra se defender tbm), mas seja como for: o Tocha era o herói mais poderoso pra fazer frente à Namor, e os combates entre os 2 eram espetaculares pra época (deixando rastros intermináveis de destruição por onde passavam)!!!

Os super-heróis da Marvel/Timely mal tiveram tempo de enfrentar a si próprios ou à vilõezinhos pés-de-chinelo tipo: cientistas loucos, ladrões de banco, contrabandistas, piratas, etc.... qdo eclodiu a 2º Guerra Mundial:

Em tempos de guerra..... o momento era de união entre compatriotas, e os super-heróis acabaram se unindo tbm nos gibis contra a mesma ameaça em comum (o avanço das tropas nazistas e seus aliados). Os vilões mequetrefes saíram um pouco de cena.... pra dar lugar à espiões nazistas e soldados inimigos com alto poder bélico de destruição!!!

Durante a guerra, boa parte dos gibis de heróis passaram a ser panfletários - e repletos de heróis patrióticos. O "Cap. América" era o + famoso (e tbm o mais lembrado até hj), porém, os demais personagens tbm se engajaram pra valer no conflito.... (Numa das capas acima, o "Tocha Humana" derrete o braço de um soldado japonês - numa época onde "ainda" não haviam tantas preocupações com excesso de violência)!!!

Mas a 2º Guerra chegou ao fim na metade dos anos 40..... e com o fim dela, tbm veio a crise econômica do pós-guerra:

Naturalmente, os gibis foram mto afetados pela crise q se abateu num período de reconstrução e reestruturação econômica mundial. E a queda nas vendas se tornou inevitável, tanto qto a falta de criatividade das editoras pra continuarem mantendo o interesse dos leitores no gênero de super-heróis (q com o fim da guerra perdia tbm seus maiores vilões)!!!


A década de 50 começava mal dos quadrinhos.... um período de "ressaca" (tanto em vendas qto na parte criativa). E pra piorar, o livro: "A Sedução dos Inocentes" iniciou uma caça às bruxas aos gibis - ao alegar q seriam prejudiciais ao comportamento e à educação dos leitores (graças à violência, sexo e cenas de crimes e assassinatos).

Esse período tenebroso não costuma ter uma denominação pelos historiadores do meio.... pois a "Era de Ouro" tecnicamente já havia acabado junto com a 2º Guerra, e a "Era de Prata" (assunto pra uma próxima matéria) só começaria em 1956 e se estenderia até 1970!!! Porisso, a Marvel optou por batizar seus encadernados de material dos anos 50 de "Era Atlas" - pois "Atlas" era o nome q a Timely adotou antes de se tornar efetivamente a "Marvel" (reparem q as bordas desse material acima são avermelhadas pra diferenciar da Era de Ouro)!!!

O Cap. América teve algumas poucas histórias durante os anos 50 (até sair de cena e ter sua revista cancelada). O forte agora eram as revistas de "monstros" gigantes atacando a humanidade nas revistas: "Tales of Suspense" e "Tales to Astonish". Curiosidade: numa das capas acima vemos a 1º aparição do "Homem-Formiga" (o cientista Hank Pym) - q inicialmente surgiu num conto de terror chamado: "O Homem no Formigueiro" (anos depois tornaram esse personagem um super-herói)!!! Enfim, uma bela coleção.... q dificilmente veremos aqui no Brasil (já q a Panini mal consegue continuar a publicação das "Bibliotecas" da Era de Prata)!!!

Até+

PS: Em breve aqui no "Submundo".... uma matéria sobre esta coleção de "Masterworks", só q da "Era de Prata" (fase q a Panini  já começou a publicar aqui)!!!

7 comentários:

  1. Por que não se publica essa série ouro aqui???

    ResponderExcluir
  2. "Por que não se publica essa série ouro aqui??? "


    Talvez a panini ache o material datado d+

    eles resolveram começar com a "Era de Prata" (q tem bordas cinza-claro pra parecer prata) q é dos anos 60: época em q a Marvel ressurgiu com todos os personagens q conhecemos hj!!!

    mas mesmo assim, a coleção achoq não vingou aqui no Brasil.... lançaram 16 encadernados aqui, mas anda tão devagar, q não se sabe direito se ainda irão continuar!!!

    o alto-custo tbm pode ter afastado mtos leitores.... essas ed. são em capa-dura (custando entre 40 e 60 pila cada um)!!!

    é fóda, né??

    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. é f... mesmo.
    Muito interessante este material antigo.
    Com o passar das décadas as primeiras hqs, e tramas do personagem (seja ele qual for) vão ficando no tempo.
    Novos leitores querem novas histórias e tudo fica como numa fórmula de sabão em pó, que se exige uma novidade em cada campanha.
    Eu gosto das hqs antigas, mas pagar 40 pilas por um gibi que é parte de uma coleção é caro, quer dizer, é caro pra mim, pode até ser um preço justo, mas uma coleção completa ficará num preço proibitivo para muitas pessoas.

    Quem sabe se mais pra frente resolverem publicar de uma forma mais popular? Nunca se sabe...

    abs

    ResponderExcluir
  4. "Quem sabe se mais pra frente resolverem publicar de uma forma mais popular? Nunca se sabe... "


    essa nova coleção de encadernados clássicos dos Vingadores (q vai estrear com o Cap. América) q a panini anunciou mês passado (e q atrasou)....

    pode ser um indício de q talvez (quem sabe) um dia vejamos esses clássicos em encadernações + em conta:

    essa do Cap. América (sobre a qual fiz uma matéria mês passado aqui) vai custar apenas 19 pila, e trará as 2 primeiras histórias dele dos anos 40 (além de várias outras dos anos 60)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  5. Ótima postagem! Valeu, Leo! Esse apanhado histórico dos primórdios da Marvel é fundamental para quem cultiva esse hobby de ler/colecionar HQs!
    Aproveitando a ocasião, uma pergunta: Leo, você não ler ou coleciona HQs do Tarzan?
    Ronilson Teles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ronilson.... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido essa postagem....E é uma pena q esse material mais antigo da Marvel não seja republicado por aqui (a Panini até publicou a 1º aparição do "Cap. América" numa CHM - mas não passou disso)!

      Qto ao "Tarzan".... Eu até tinha interesse sim, mas qdo saiu pela Devir, faltou verba ($$$) na hora e acabei não conseguindo mais o Vol. 1 (aí, não quis comprar o 2 e 3 sem ter o 1º)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...