19/07/2011

Heróis da TV – Uma Revolução em Formatinho (Parte 3 - FINAL)


As equipes de heróis também marcaram presença na revista: os Vingadores (de Roy Thomas e John Buscema); os Campeões; os Invasores; X-Men; etc. Curiosamente, os Vingadores só vieram a fazer sucesso no Brasil quando passaram a ser publicados em HTV mesmo, depois de anos e anos de histórias e fases inteiras puladas (e que ainda permanecem inéditas no brasil) – a Bloch havia tentado antes, mas os Vingadores tiveram uma revista mensal de curta duração (só umas 5 ou 6 edições). Mas com o toque de Midas da revista HTV, os Vingadores se tornaram um sucesso instantâneo. As demais equipes que compunham o mix fizeram relativo sucesso (especialmente os Campeões: composta pela Viúva Negra, Hércules, Motoqueiro Fantasma e Homem de Gelo), mas foram dissolvidas pela própria Marvel que fez cada herói tomar seu próprio rumo.
Foi nas páginas de HTV também, que os leitores brasileiros conheceram CONAN – O Bárbaro e os demais heróis da Era Hiboriana criados por Robert Howard: SONJA – A Guerreira e KULL – O Conquistador (este, surgido posteriormente em Superaventuras Marvel). Originários dos pulps (livrinhos de bolso baratinhos) dos anos 30, esses 3 personagens viviam em uma era fictícia onde a espada era a lei e o sangue corria em abundância a cada nova aventura. Mutilações, decaptações, estupros, mortes e toda sorte de torturas e perversão regavam as aventuras de Conan, Sonja e Kull. O sucesso foi tanto, que logo esses personagens passaram a não caber mais em uma única revista e começaram a se revezar entre outros títulos da editora, até que Conan ganhou uma série de revistas próprias (Espada Selvagem, Conan – o Bárbaro, Conan Rei, etc). Conan e Sonja estrearam juntos em uma mesma aventura na edição 36 de HTV, mas a origem de ambos só seria revelada respectivamente em HTV 40 e 50. Em uma das histórias mais comentadas da época, Conan viaja no tempo e vem parar na nossa realidade em plenos anos 70 (em HTV 43) causando uma chacina no centro de NY.   
HTV foi uma revista que serviu ao seu propósito e apresentou ao público brasileiro um verdadeiro desfile carnavalesco de super-heróis pra todos os gostos e tribos de leitores (independentemente do grau de importância ou fama dos personagens): Homem de Ferro, Nick Fury, Deathlok, Motoqueiro Fantasma, Senhor das Estrelas, Quarteto Futuro, Micronautas, Dr. Estranho, Manto e Adaga, Cristal, e muitos mais.

Foi cancelada no nº 112 já em franca decadência, pois a partir da edição 70 começara a perder o brilho pelos mais diversos motivos: da falta de noção dos editores (que perderam a mão ao remanejar os principais heróis pra outras revistas), passando pela crise econômica de meados dos anos 80 que forçou uma redução significativa de páginas da revista (fazendo-a perder a característica lombada quadrada para os famijerados grampos que enferrujavam com o tempo), e culminando no desgaste natural da criatividade dos próprios escritores da Marvel q já não conseguiam emplacar histórias tão boas com a mesma frequência de antigamente. Um triste fim pra uma das melhores revistas em quadrinhos de heróis de todos os tempos no Brasil e que marcou toda uma geração de leitores, mas q acabou vencida pela crise econômica, decisões editoriais equivocadas, e um gênero (super-heróis) que começava a apresentar sérios sinais de desgaste. Fica assim, apenas a glória de tempos áureos em nossas lembranças. 
Até+

9 comentários:

  1. Muito bom. Como falei antes acompanhei a revista mais com os Vingadores. Na verdade quando HDTV era publicada eu ainda não lia quadrinhos de heróis. Quando tomei gosto por esse gênero comecei a sair em busca de revistas antigas e sempre dou preferência para as que têm histórias dos Vingadores.
    Eram histórias legais. não que depois não tenham tido mais histórias boas. Tanto que a minha preferida do Super Grupo saiu em uma Capitão América.
    Mas com certeza a HDTV marcou uma época e merece sempre ser lembrada.

    ResponderExcluir
  2. valew, Macgaren....

    tbm sou fanzasso dos vingadores, e é uma pena q entre a Bloch (q publicou apenas as 10 primeiras histórias da equipe) e o recomeço na Abril.... foram puladas cerca de 50 ed.

    esse é um material q ainda tá inédito no brasil... e q só teremos chance de vê-lo aqui se a panini continuar publicando a "Biblioteca" dos vingadores (q teve apenas 2 vol. lançados até agora)!!!

    e acho q posso adivinhar de qual história vc se refere q saiu no Cap. América:

    não seria por acaso aquela saga em q os "Mestres do terror" invadem a mansão dos vingadores???

    acredito q até hj essa seja uma das melhores sagas da equipe... e saiu aqui em 2 ed. do Cap. América!!!

    ResponderExcluir
  3. É exatamente essa Leo (Como sou previsível não? XD)Bem que a Panini podia publicar um "Maiores Clássicos com essa história"

    ResponderExcluir
  4. hehe... nesse caso é compreensível,

    pois qdo tu falou em "história favorita" dos vingadores: essa foi a 1º q me veio à mente, pois tbm é uma das minhas favoritas de todos os tempos!!!

    e tbm acho q a panini tá comendo mosca em não publicar essa saga encadernada....

    ainda mais agora q além de um filme dos vingadores pra estrear em breve (até o teaser já vazou na net): os "Mestres do Terror" tbm estão em alta nas histórias atuais....

    mesmo q tenham mudado o nome pra "Thunderbolts", essa equipe de vilões (agora meio q "heróis") tem uma das melhores séries mensais da Marvel atualmente!!!

    o nome do encadernado importado com essa saga clássica é "Under Siege"....

    ResponderExcluir
  5. Leo, Fabiano Alves do Clock-up aqui!
    Faz um post sobre o Dicionário Marvel, eu tinha algumas páginas dele, pena que nunca relançaram! D:
    Se bem que agora na net tem as databases da Marvel online, aleluia!
    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Ae, Fabiano... blz??

    esse Dicionário eu nunca tive completo... se espalhou por revistas d+ e por tempo d+ (nunca consegui completar)!!!

    foi uma idéia interessante.... mas continha várias falhas nas informações e tbm ficou bastante defasado com o tempo!!!

    mas vou ver se consigo com um amigo meu o link pra postar aqui, blz:??

    é q um camarada meu tem boa parte do tal dicionário... e ele chegou a postar no blog dele a uns anos atrás!!!

    se ele ainda tiver, eu tento conseguir, blz??

    valew!!!

    ResponderExcluir
  7. Valeu Leo, tente sim!
    Se não der, faz um post só pra comentar mesmo das coisas que sairam.
    E eu gostava da Heróis da TV, conheci o Rom e os Micronautas por ela e pirei! xD
    Até o Quarteto Futuro eu curtia!
    Ah, bons tempos! Ç_Ç
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Matéria linda essa cara parabéns! Vale citar tmb a homenagem que a dublagem brasileira do filme do Homem - Formiga fez para a revista, pirei quando ouvi o vilão falando "Heróis da tv"(no lugar do original em ingles Tales to Astonish ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa.... Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem!

      Ela foi copiada direto de um artigo q escrevi sobre a revista pra faculdade e acabou sendo uma das primeiras matérias aqui do blog!

      Essa revista foi marcante pra todos os colecionadores entre o final dos anos 70 e início dos 80.... E embora eu ainda não tenha assistido o filme do "Formiga". fiquei mto feliz em saber dessa homenagem à revista (foi merecida sim, rs)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...