25/07/2011

Raridades dos Anos 70 e 80 - PARTE 3....

Faltando pouco pra estréia do filme do Cap. América....

resolvi postar umas fotos de algumas das primeiras edições da revista dele (da Abril).... entre outras + antigas ainda do Aranha e 4F:


Capa do nº 1 (q foi o 1º gibi de super-herói da Abril - junto com Heróis da TV em 1979).... Seguido da 1º aparição do "Falcão" (ainda com uniforme verde) e confrontos espetaculares com o Escorpião e Caveira Vermelha!!!


A clássica origem do Capitão.... com arte do Rei Kirby!!!

E outras histórias sensacionais desenhadas por outro mestre marvel: Gene Colan!!!

Uma delas, inclusive, serviu de base pro filme.... em "O Retorno do Caveira", o Capitão enfrenta o super-soldado nazista agora com o poder do Cubo Cósmico (artefato de poder ilimitado q já apareceu no filme do Thor)!!! 



A prova cabal da falta de criatividade dos atuais roteiristas da marvel.... em "A Ressurreição de Bucky", podemos ver q essa idéia de reviverem o ajudante-mirim do capitão (nas histórias atuais chamado de "Soldado Invernal") já tinha sido usada nessas histórias clássicas. Só "reaproveitaram" a idéia.... e ainda vendem essa reciclagem q fazem agora como se fosse uma grande novidade. Por essas e outras, é q eu prefiro os clássicos (eram + criativos)!!!

E numa das ed.... o Mestre do Kung Fu enfrenta sua irmã maligna: "A Filha de Fu Manchu"!!!

A melhor fase do 4F.... pelas mãos de seus criadores: Stan Lee & Jack Kirby!!!

É nostalgia pura: essa revista da RGE trazia ação alucinante no mesmo ritmo do clássico desenho-animado da Hanna-Barbera (q tbm adaptava histórias dessa fase)!!!

E pra finalizar.... as primeiras ed. do Aranha da Bloch (de 1975):


Vejam as cores psicodélicas e berrantes (tanto criticadas).... olha a merda q fizeram com a armadura do Dr. Destino (ficou amarela, laranja, azul e uma capinha rosa-choque, rs)!!! 

E num dos melhores confrontos com o Dr. Octopus.... o Aranha leva uma surra e ainda por cima é desmascarado publicamente!!! Como se safar de um vexame desses?? O jeito foi alegar pra todos q ele era apenas um babaca mesmo q se fantasiou de aranha e tentou a sorte pra salvar sua namorada q tava de refém... desculpinha furada q colou, já q a surra q levou foi tão feia q ninguém acreditou q ele fosse mesmo o verdadeiro aranha.... (é porisso q essas histórias são sensacionais, rs)!!!  

Até+

14 comentários:

  1. Caramba..só raridade.
    Tenho algumas dessas edições da Capitão América (mais expecíficamente da fase "almanaque do Capitão America)
    Nunca fui lá muito fã de Quarteto Fantástico mas como eu colecionava as revistas do Aranha e por muito tempo o grupo morava de aluguel na revista do Teioso acabei acompanhando muita coisa deles.
    E queria saber por que deixavam daltônicos colorirem as revistas da Bloch. tinha cada coisa bizarra (como a citada armadura carnavalesca do Dr. Destino.

    ResponderExcluir
  2. Ae, Macgaren... blz???

    essas do capitão q eu tenho.... são antes de virar "almanaque":

    elas tinham só 50 pág. com grampo: era sempre 1 história do capitão e outra variando entre Homem de Ferro, Miss Marvel, e Mestre do Kung Fu!!!

    qdo aumentaram o nº de pág do capitão... eu parei de comprar a revista (pq a grana não dava pra seguir acompanhando essa e mais as outras q eu colecionava):

    tive q sacrificar a do capitão... qdo lançaram "Superaventuras Marvel" (q passou a ser minha favorita junto com HTV)!!!

    e já me livrei de quase tudo q eu tinha da bloch (qdo comprei algumas Bibliotecas Marvel da panini).... só sobraram algumas do aranha!!!

    valew!!

    ResponderExcluir
  3. Pô..se livrar? Por mais que seja bizarro vale pela antiguidade...
    Se algum dia quiser se livrar das do Aranha estou aceitando doações XDD

    ResponderExcluir
  4. Eu geralmente boto à venda todos os formatinhos... à medida q vou comprando encadenrados q contenham as mesmas histórias!!!

    eu até tenho um certo apego emocional a esses gibis por eu ter lido eles na época e tal....

    mas atualmente eu uso um critério de jamais ter histórias repetidas na coleção... por falta de espaço mesmo (o espaço físico pra guardar gibis aqui em casa é bastante limitado)!!!

    assim... qdo eu comprei a Biblioteca dos Vingadores, por exemplo... vendi as 6 ed. da Bloch!!!

    e vendi caro... teve um maluco q pagou 100 reais só pelo nº 1, rs!!!

    sinal de q tem quem goste meeeeeeeeesmo dessas bizarrices daltônicas da Bloch, hahaha...

    abs!!

    ResponderExcluir
  5. amigo eu tenho a coleçao do capitao completa,herois da tv,me interessou estas revistas do aranha eu tenho almanaques da capitao alguns herois da tv se te interessar uma troca podemos fazer

    ResponderExcluir
  6. ae, blogg... blz??

    essas revistas do aranha eu não penso em me livrar por enquanto:

    digo... pra eu me livrar dessas ed. da Bloch... só se a panini realmente desse continuidade às Bibliotecas (coisa q parece pouco provável, infelizmente)!!!

    valew!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Leo, blz?

    Dei uma olhada nos blogs da sua coleção e você tem uma coleção invejável: HTV 01, CA 01, material da Bloch, Ebal, etc.
    Meu primeiro contato com os gibis foi com o Aranha da Bloch. tinha ido em uma festinha de um colega da rua, e ele tinha as primeiras edições. Fiquei lendo os gibis na festa. Depois o meu irmão mais velho começou a comprar o Mestre do Kung-Fu da Bloch, que também era muito legal com a arte de Paul Gulacy, que eu achava um show. Cheguei a colecionar os gibis de terror da Marvel pela Bloch. Era a série Capitão Mistério. Não sei que fim dei a estes gibis. Comecei a colecionar mesmo no final do colegial quando vi um gibi dos X-men da RGE, mas acabei me livrando de tudo quando me mudei em 1990. Recomecei do zero em 1999 mas raridades como as suas sei que nunca mais vou conseguir. O meu gibi mais antigo ERA um preto e branco dos X-Men encontrando o Kazar na terra selvagem pela GEP.
    Sobre a fase dos X-Men na Abril, eles republicarama a primeira história da nova formação (história da ilha Krakoa) e continuaram na revista Superaventuras Marvel exatamente de onde parou na RGE, uma aventura em que eles foram capturados pelo Arcade. Depois foram publicadas duas mini-séries dos X-Men Clássicos republicando parte das histórias publicadas pela RGE.
    Sobre a conservação dos gibis tive uma experiência bem desagradável recentemente. Tenho um sobrinho nerd e resolvi emprestar alguns gibis legais para ele e comecei a fuçar as minhas caixas de gibis. Tenho a coleção do Sandman da Conrad que eu nunca cheguei a ler. Ao folheá-las constatei que haviam várias páginas grudadas. Não cheguei a perder o "gibis" mas várias páginas ficaram "sujas" com a tinta da página oposta. Acho que a solução é aquilo que você disse, deixar os gibis respirarem de vez em quando e também dar uma lida de vez em quando.
    Também cheguei a colecionar as "miniaturas" da Elma Chips. Ainda tenho guardadas em uma caixa vazia de Ferrero Rocher.
    Achei que você tinha caixas (ou estantes) de "action figures" tipo da Toy Bizz / Gulliver. Ou será que você tem e ainda não postou?

    Abs.,
    Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. "Dei uma olhada nos blogs da sua coleção e você tem uma coleção invejável: HTV 01, CA 01, material da Bloch, Ebal, etc."


    E aí, Carlos... tdo bem??

    eu tenho mtas raridades mesmo dos anos 70 e 80 e em perfeitíssimas condições (sem 1 amassadinho sequer nas capas). Porém, não são coleções completas, hehe: todas essas (HTV, CA, SAM, etc) estão esburacadas: faltando vários números... Cap. América da Abril, por exemplo: eu tenho o nº 1, 4 a 20, 27, 35, 42 a 52, e poraí vai (quase todas as coleções são com números salteados)!!!

    O motivo, é q eu colecionava tudo isso desde 1979 (tive todas essas q vc citou, inclusive as de terror da Bloch e RGE)... mas perdi minha coleção inteira nos anos 80 (devido à crise do Plano Cruzado)... e só a partir de 1995 q voltei a colecionar gibis de novo: eu recuperei boa parte do q eu perdi comprando de um colecionador das antigas q havia anunciado sua coleção no jornal. Alguns colecioandores já haviam comprado várias ed. dele (porisso fiquei sem essas), mas ainda assim consegui mta coisa (especialmente as ed. nº 1 de várias séries): Ebal, Bloch, Rge, Abril... recuperei boa parte de tudo q eu tinha (mas não tudo)!!!

    essas da GEP eu não tenho mais... mas já tive tbm: XM, Surfista e Cap. Marvel!!! Realmente, hj em dia é mto difícil achar esse material (ainda mais em perfeito estado, e mais difícil ainda achar por um preço q não seja estratosférico, hehe)!!!

    qto aos "Action Figures"... eu não tenho não (eu só postei aqui certa vez uma matéria com fotos de bonecos da Gulliver, mas eram de outro site: postei o link de onde tirei elas na matéria: lembro q era um site só de Toys antigões: muito bom)!!!

    Mas esses da Elma Chips... eu tbm tenho, rs: eles aparecem nas fotos das minhas estantes (naquela matéria: "Dicas de Conservação"). Foram as precurssoras das "Miniaturas Marvel", rs!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Leo, tudo bem?

    Sempre acompanho suas postagens, porém, só fui ver essa agora (sim, eu sei, imperdoável), e talvez o meu comentário esteja até fora de contexto (afinal, você escreveu em 2011!!!). Sinto-me como alguém que observa estrelas que talvez nem existam mais.

    Porém, não posso deixar de expressar minha admiração pela qualidade de suas revistas e nem dizer o quanto elas me enchem de boas lembranças.

    A minha preferida era SAM.

    Amigo, imagina um garoto de 10 anos abrindo uma revista que trazia nada menos que o Demolidor de Frank Miller, X-Men de Byrne, Claremont e Austin, e o Conan de Barry Smith? (as primeiras eram assinadas por ele, lembra? Minha galera gostava muito do John Buscema, e, ahahaha, não posso mandar ninguém à forca por isso. Buscema é simplesmente I N C R Í V E L!!! Mas o Barry pra mim tinha algo especial. Até porque eu já havia sido apresentado ao trabalho dele na Bloch, e quando lembrava que li as primeiras histórias dele deitado na minha rede, recebendo pequenas borrifadas de chuva que resvalavam entre as aberturas das telhas... ah, indescritível). E SAM ainda trazia as histórias do Pantera Negra. A saga de Erick, o Terror Negro foi de matar, não foi não? Hoje, eu tenho todas essas coleções completas, mas ficaria muito satisfeito se pudesse fazer algumas renovações. Então, mesmo três anos depois, não posso ir dormir sem deixar de perguntar. Você ainda teria alguma dessas raridades da era MARVEL-ABRIL para venda? Se a sua resposta for sim, ah!, que dia feliz.

    ps: Heróis da TV também era fantástica (a minha segunda favorita). As histórias do Punho eram de tirar o fôlego. Novamente eu era o diferente da turma, todos preferiam o Mestre do Kung Fu do Paul Gulacy, e, volto a dizer, ninguém jamais desenhou Shang Chi melhor que ele. Mas eu sempre tive uma queda por personagens meio que de segundo escalão, sabe? Para ter uma ideia, as primeiras do Capitão eu gostava por causa do Motoqueiro Fantasma. E Heróis da TV, nem precisa dizer, né? .

    ResponderExcluir
  10. "Você ainda teria alguma dessas raridades da era MARVEL-ABRIL para venda?"


    Oi, Daniel.... tdo bem?

    Não se preocupe, q aqui no blog nada relacionado à gibis fica fora de contexto, hehe.... Pois recebo no meu e-mail qq comentário mesmo feito em postagens de 3 anos atrás (isso torna as postagens aqui do blog "atemporais", hein? hahaha)!

    E sua pergunta veio em boa hora.... pois assim q começarem as férias pra mim (lá pra janeiro) pretendo separar algumas HQs pra venda sim, incluindo material antigo. Assim, se vc quiser, te deixo meu e-mail particular: (leoradd@gmail.com) e te peço q me envie algum recado qq só pra eu salvar seu mail e te avisar assim q eu separar alguns gibis, blz? Fico no aguardo então!

    Ah, e eu nem preciso "imaginar" a sensação de um moleque de 10 anos abrindo um gibi tipo a "SAM" Nº 1.... Pois era essa a idade q eu tinha na época em q saiu o nº 1, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. Caro Leo,
    O grande problema, no meu caso, é desfazer dos primeiros numeros da Cap America, HTV e SAM pela relação apelo afetivo pelas revistas coisa que nãoacontece pelas revistas atuais...Como vc mesmo disse no exemplo a respetio do Capitao e volta de Buck Barnes, muito bem feito em apenas de 2 historias por Lee e Colan. Infelizmente, a industria de comics americana é igual a industria de automoveis, como essa ultima fabrica praticamente mesmo motor de 50 anos atrás, isto é, queima de combustivel fossel e beberrão, só muda o visual...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí.... blz?

      Hahaha, pior q é bem nessas mesmo: Praticamente tudo q se faz atualmente é reciclagem do q já foi feito há décadas atrás.... Parece a Volkswagen tentando emplacar o "Fusca" (Beatle) décadas depois, rs!

      Mas pior q eu tbm tenho dificuldade em me livrar de gibis antigos q fizeram parte da minha vida.... Só q a minha situação em matéria de espaço aqui em casa tá crítica e me vejo obrigado a passar adiante material repetido (se eu compro um encadernado hj, acabo vendendo o equivalente q eu tinha nos formatinhos). Adotei o critério de não manter nada repetido na estante!

      Abs!

      Excluir
  12. Tenho um peso na consciência até hoje, ter vendidos todos
    os meus quadrinhos de super-heróis dos anos 80.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale...

      Tbm me arrependi de ter vendido alguns desses q eu fotografei acima (mesmo q eu só tenha vendido ed. com histórias q saíram repetidas em encadernados recentes)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...