Materiazinha ESPECIAL aqui no "Submundo"... Falando de: "Graphic Novels" (da Marvel), rs! As chamadas: "Graphic Marvel" (batizadas assim pela Abril quando publicadas por aqui) foram parte de uma coleção fabulosa com HQs de nível (geralmente) até acima do que era visto nas mensais de linha. Porém, MUITA coisa ainda ficou INÉDITA no Brasil: E são essas edições que abordaremos nesta postagem:
"Surfista Prateado - A Experiência Cósmica" (de Stan Lee & Jack Kirby - reboot da origem do "Surfista", de 1978: e considerada a 1º Graphic Novel da Marvel), "Imperador Destino" (estrelada pelos "Vingadores"), "Justiceiro - O Intruso", "Manto & Adaga", "Esquadrão Supremo - A Morte de um Universo", "THOR", "Ka-Zar", "Os Futurianos" (de Dave Cockrum), "Killraven - Guerreiro dos Mundos", e "Cristal - O Filme"!
Confira abaixo:
O selo: "Graphic Marvel"... teve seu AUGE nos anos 80, época em que se proliferou nas bancas trazendo ao leitor uma proposta mais diferenciada (seleta) e de alto nível gráfico e narrativo (para os paladares dos leitores mais exigentes). Ao contrário do tom mais comercial e feito à toque de caixa das revistas regulares de linha (que tinham PRESSA pra serem publicadas dentro do mês pra cobrirem os prazos das editoras e distribuidoras), as Graphic Novels são (por definição) um produto de padrão mais elevado: Feito com capricho, SEM pressa, e sem maiores amarras cronológicas (para que o leitor possa ler e apreciar a história com um início-meio-fim). O formato desse tipo de publicação costuma ser o magazine (maior que o americano) e a ideia se estendia, também, pra HQs da DC e materiais europeus e alternativos (que levavam simplesmente o nome: "Graphic Novel"). Mas pra esta postagem, o FOCO será apenas na Marvel. Assim, a Abril publicou muita coisa boa por esse selo pra Casa das Ideias: "HULK & COISA" (de Jim Starlin), "Justiceiro - Corporação de Assassinos", "A Vingança do Monolito-Vivo", "Mulher-Hulk" (de John BYRNE), "Dr. Estranho & Dr. Destino - Triunfo e Tormento", "Justiceiro - Retorno ao Grande Nada", "Surfista Prateado - O Juízo Final" (Lee/Buscema), "Homem-Aranha: Espíritos da Terra", "Wolverine - Escolhas Malditas", "Conan - O Indomável", "Surfista Prateado - Os Escravistas", "Homem-Aranha: A Essência do Medo" (a Última HQ de Ross Andru com o aracnídeo), e "Vingadores - A Gruta" (entre outras, somando 17 edições ao todo com esse selo Todas publicadas a partir de 1990)!
O que poucos leitores brasileiros sabem, contudo, é que a Abril (pra variar) PULOU dezenas de Graphic Marvels por estas bandas, e listei a seguir uma espécie de "TOP 10" de MELHORES novels que permanecem INÉDITAS no Brasil, são elas: "Surfista Prateado - A Experiência Cósmica" (de Stan Lee & Jack
Kirby) é um reboot da origem do "Surfista", feito em 1978 e descartando a participação do "4F" durante a 1º vinda do Surfista à Terra e seu 1º confronto com "Galactus" (que agora ocorre SEM a ajuda do "4F" e do "Vigia"). Destaque pra participação da voluptuosa "Ardina", que aparece na CAPA da edição e que tem um envolvimento romântico com Norrin Radd. Esta é considerada a 1º
Graphic Novel da Marvel (com mais de 120 pág) embora não use o SELO adotado posteriormente! Já "Imperador Destino" (de David Michelinie & Bob Hall), de 1987, é estrelada pelos
"Vingadores" e mostra um "Dr. Destino" finalmente conquistando o MUNDO e tornando-se o Imperador da Terra! "Justiceiro - O Intruso" (de Mike Baron - 1989) traz um Frank Castle sedento de vingança contra uma sociedade secreta (essa promete)! "Manto & Adaga" (de Bill Mantlo - 1988) se deparam com a volta de "Jack - O Estripador" (ou alguém imitando o mais famoso serial-killer da humanidade)! "THOR" (de Jim Shooter & Paul Ryan): O Deus do Trovão também teve sua própria Graphic Novel em 1987!
"Esquadrão
Supremo - A Morte de um Universo" (de Mark Gruenwald & Paul Ryan) foi produzida em 1989 e continua a história encerrada em "Esquadrão Supremo" nº 12 (publicada aqui num encadernado deluxe pela Panini - Uma pena a Marvel não ter incluído essa Graphic no encadernado americano no qual a Panini se baseou)! "Ka-Zar: As Armas da Terra Selvagem" (de Chuck Dixon & Timothy Truman) é de 1990, e conta com a sempre agradável e exuberante participação de "Shanna - A Mulher-Demônio"! "Os Futurianos"
(de Dave Cockrum - 1983), apresenta uma NOVA equipe criada pelo artista que marcou época popularizando os "X-Men" na década de 70! "Killraven - Guerreiro dos Mundos" (de Don McGregor & P. Craig Russell), foi produzida em 1983 e é estrelada por um herói da Marvel pouco conhecido no Brasil! E "Cristal - O
Filme" (de Jim Shooter & Frank Springer), lançada em 1984, brinca com a possibilidade de um FILME com a cantora mutante (CAPA abaixo, bem anos 80)! Em suma: Temos aí um vasto catálogo de excelentes HQs que permanecem no limbo editorial brasileiro! Pra encerrar, mais algumas "Graphic Marvels" publicadas pela Abril e Globo (e anos depois pela Salvat/Panini) que saíram fora do selo: "A Morte do Cap. Marvel", "ELRIC", "Dreadstar", "Novos Mutantes", "X-Men: Deus Ama, O Homem Mata", "Contos de Asgard - A Bandeira do Corvo", "Marada: A Mulher-Lobo", "Homem-Aranha" (de Berni Wrightson), "Dr. Estranho - Shamballa", "Demolidor - Amor e Guerra", "A Morte de Groo", "O Sombra - 1941", "Kull - O Vale das Sombras", e "Conan das Ilhas" (a Última Aventura do Cimério)!
Até+