23/03/2023

Drops de Notícias (Parte 3): "DC - Milênio", "Homem-Aranha 10" (Ed. Definitiva), "Justiceiro 3", e Mais...

Nesta 3º (e ÚLTIMA) parte... Uma seleção mais eclética pra atender à todas as esferas de exigências dos leitores, rs: Desde clássicos da Marvel/DC, passando por violentas HQs urbanas e no velho oeste, até materiais alternativos pra agradar à crítica e público de paladar mais refinado! 

"DC - Milênio" (Grandes Eventos), "Homem-Aranha: Ed. Definitiva 10" (A Saga do Clone), "Justiceiro 3" (de Garth Ennis), "As Grandes Aventuras de TEX - A História de Jack Tigre" (Vol. 1 da "Temporada 3"), "Ken Parker 12", "MORTE" (Mangá com a irmã do "Sandman"), "Mestres da Aventura e Ficção" (Juan Giménez - Metabarões), "Lovecraft", e "O Vôo do Corvo"! 

Confira abaixo:

Drops de Notícias (Parte 2): "Demolidor - A Queda do Rei", "Juíz Dredd 2", "Stargirl", e Mais...

"Drops 2" chegando com muita ação e pancadaria... A revanche do "Demolidor" na saga da "Queda do Rei", O 2º OMNIBUS com os Arquivos de Casos Completos do "Juíz Dredd", Um bang-bang casca-grossa, A vez da "Stargirl" (no gibi e na TV), e "Darth Vader" fatiando e tocando o terror nas estrelas!

A "Saga do Demolidor" 11-12 (A Queda do Rei), "Demolidor & Paladinos Marvel" (Especial de 20 ANOS), "Juíz Dredd - OMNIBUS 2", "Juíz Dredd Essencial 4 - Necrópole", "Gatilho Maldito - A Dolorosa Jornada de Ichabod Azrael", "Stargirl" (Encadernado e Série de TV), e "Darth Vader 4 - Reinado Escarlate"!

Confira abaixo:

Drops de Notícias (Parte 1): "XM - 60 Anos", "Spawn 10" (e "Cerebus" - INÉDITO do Brasil), e Mais...

"Drops" novo no ar, pessoal... Em mais um COMBO TRIPLO de notícias (algumas atrasadas: Pra variar, rs). Os "X-Men" comemoram seus 60 ANOS com uma edição especial e uma ótima fase clássica bombando nas bancas. Outra curiosidade é o lançamento inesperado de "Cerebus" no Brasil, que traz junto a raríssima HQ de "Spawn 10" (pulada pela Abril na época devido ao crossover entre os 2 personagens)!

"X-Men - 60 Anos" (Ed. Especial), A "Saga dos X-Men" 11-12 (O "Julgamento de Magneto"), "X-Men & Vingadores - Utopia" (As Maiores Sagas), A "Saga do Batman" 23-24, A "Saga da LJA" 8, "Cerebus 1 - As Espadas de Cerebus", "Spawn 10" (crossover com "Cerebus" - INÉDITO no Brasil), e "Conan - O Bárbaro" (Especial)!

Confira abaixo:

11/03/2023

"4F - No Fluxo do Tempo": A Estreia da Linha "EPIC Collection" no Brasil...

E FINALMENTE... Estreia no Brasil a tão pedida pelos leitores (durante anos) linha "EPIC" da Marvel: Um selo destinado à publicar material clássico em formato de TIJOLO (média de 500 pág por edição) só que ECONÔMICO (capa-cartão). Uma forma de equilibrar melhor o custo-benefício pro leitor (que irá ler MAIS e pagar equivalente menos se comparado com formatos mais luxuosos)! 

A 1º edição "EPIC" lançada pela Panini, traz um extenso arco de histórias estreladas pelo "4F" perdido no "Fluxo do Tempo"... Um material que encerra os Anos 80 e inicia os Anos 90 pra equipe fantástica: ED com participações especiais de "X-Men", "X-Factor", "Novos Mutantes" e "Thor" (de Walt Simonson)!

Confira abaixo:

02/03/2023

"Visões de 1993" (Parte 3): "Vingadores - A Gruta: Armadilha Mortal"...

Curiosamente... Foi neste ano de 1993 que a HQ mais vendida até hoje no Brasil foi publicada, ainda que de forma acidental, já que, devido à janela de publicação entre EUA e Brasil, ela deveria sair somente dois anos depois, em 1995; mas pressões externas obrigaram a Editora Abril a publicá-la de imediato. Ainda em 93, todos os títulos da Marvel e DC entram, de fato, na década de 90 na cronologia brasileira, e a janela entre os 2 países começa a diminuir; sendo chegado o momento de começarmos a analisar o que, realmente, foi o controverso período dos anos 90 nas HQs e se a referida década teria sido tão ruim como muitos leitores dizem ou fazem parecer!

Neste 3º e última parte das "Visões de 1993"... Viajaremos mais uma vez ao passado de 30 ANOS atrás: Não tão distante assim na percepção de quem viveu esse período, mas, ao mesmo tempo, refletindo uma realidade tão diferente do nosso atual mercado de quadrinhos, que parece estarmos vislumbrando uma realidade alternativa; SEM internet, sem encadernados luxuosos custando meio salário mínimo, e em plena crise econômica: Ainda um mercado forte e com INTENSA variedade e fluxo de lançamentos e títulos pra todos os gostos!    

Confira abaixo o mês-a-mês deste turbulento ano nas bancas:

"Visões de 1993" (Parte 2): Os "Atos de Vingança" Começam Aqui...

Em 1º de agosto, a unidade monetária do país passou a se chamar Cruzeiro Real, que equivalia a "hum mil cruzeiros"; e em 7 de dezembro, o então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso anunciou um programa de estabilização econômica que viria a mudar os rumos da economia do país. Ainda em agosto, o presidente Itamar Franco, trouxe o Fusca de volta e reinaugurou a linha de montagem do lendário veículo na fábrica da VW, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Os filmes baseados em HQs ainda engatinhavam nesta época e tivemos: "Dennis, o Pimentinha", personagem criado por Hank Ketcham para as tiras de jornais em 1951.

Convido a todos para voltarmos 30 anos no tempo novamente, onde reviveremos o crossover entre editoras que realizou o sonho de muitos fãs na época; bem como os maiores vilões da Marvel criarem um ousado plano para derrotar os heróis; e viajarmos para o futuro da DC em 10 anos, e o da Marvel em 106 anos; além de testemunharmos o maior herói de todos tombar para salvar o mundo de uma grande ameaça...

Confira abaixo o mês-a-mês deste turbulento ano nas bancas:

"Visões de 1993" (Parte 1): O Mercado de HQs no Brasil Há 30 ANOS Atrás...


(Texto do Elcio - Em mais uma espetacular colaboração pro "Submundo"): O ano de 1993 foi mais introspectivo no Brasil se comparados aos anos anteriores. O então Presidente Itamar Franco era um governante mais calmo, sem rompantes de raiva, e dedicado a combater o maior inimigo do Brasil na época: A hiperinflação! Não que não houvessem escândalos em seu governo, mas eles eram mais pela sua vida pessoal do que pelo seu mandato. Em abril de 1993, cumprindo com o previsto na Constituição de 1988, foi realizado um plebiscito para escolher a forma e o sistema de governo no Brasil, onde a população deveria escolher entre presidencialismo, parlamentarismo, ou monarquia. Quase 30% dos eleitores não compareceram ao plebiscito ou anularam o voto, e dos que comparecem às urnas, 66% votaram a favor da República, contra 10% favoráveis à Monarquia. O presidencialismo recebeu 55% dos votos, e o parlamentarismo obteve 25% dos votos. Em razão dos resultados, manteve-se o regime republicano e presidencialista.

O mercado de HQs no Brasil estava em recessão devido aos vários títulos cancelados nos últimos dois anos tanto pela Editora Abril, como pela Editora Globo. Não havia muito interesse das editoras em "arriscar" naquele momento, então o mercado ficou estagnado com as publicações mensais que sobreviveram aos cancelamentos, e poucas publicações saíram em formato diferenciado como nos anos anteriores. Somente um título novo surgiu no mercado, enquanto outro era cancelado (como uma espécie de "compensação") ou determinado título era reformulado de forma totalmente equivocada e pouco atrativa!

Confira abaixo o mês-a-mês deste turbulento ano nas bancas:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...