21/05/2022

Papo de Gibi: "A Saga do Superman" (O Fim da Fase BYRNE), "Juíz Dredd", "Titãs - Jogos", e Mais...

Um "Papo de Gibi" ÉPICO nesta postagem... Vamos desde o FIM da Fase BYRNE no "Superman", até uma Graphic Novel INÉDITA de George Pérez, passando por um OMNIBUS com as primeiras HQs do "Juíz Dredd", uma DOSE DUPLA de OMNIBUS do "Conan" (da Dark Horse), A "MORTE do Surfista Prateado", e um TIJOLO compilando várias histórias da DC assinadas por Alan Moore: 

A "Saga do Superman" 13-14 (BYRNE), "Surfista Prateado - Réquiem", "Juíz Dredd - OMNIBUS: Os Casos Completos" (Vol. 1), "Sláine - O Senhor da Desordem" (INÉDITO no Brasil), "Conan - OMNIBUS" 3-4 (Dark Horse), O "Universo DC de Alan Moore" (DC Vintage), e "TITÃS - Jogos" (Graphic Novel INÉDITA de Marv Wolfman & George Pérez)!

Confira abaixo:

Review: "Batman - Vilões", "Kamandi", "Conan - O Cimério" (Glénat), "Zorro" (de Alex Toth), e Mais...

Os "REVIEWS" estão de volta ao "Submundo", sempre com avaliações de HQs (clássicas E modernas) que são LANÇAMENTOS recentes (mais ou menos, hehe) nas bancas e lojas especializadas. As avaliações aqui seguem a escala de NOTAS: "RUIM" [☆], "REGULAR" [☆☆], "BOM" [☆☆☆], "MUITO BOM" [☆☆☆☆], e "EXCELENTE" [☆☆☆☆☆]!

E neste "Review" tem: "Batman - Vilões" (Antologia), "Kamandi" - Vol. 1 (de Jack Kirby), "Liga da Justiça 18" (A "liguinha"), "ZORRO" (de Alex Toth), "Asterix - O Gaulês" (Republicação do Vol. 1), "Ken Parker 6", "Cav. da Lua - O Fundo do Poço" (Marvel Vintage), "1602" (Marvel Grimório - NOVA Coleção em formato de "Bíblia"), e "Conan - O Cimério" (da Glénat)!  

Confira abaixo (lembrando que as avaliações e opiniões nesta coluna são meramente pessoais, rs):

Giro na Rede: "Vingadores", "4F", "Star Wars - UK" (de Alan Moore), "Esquadrão Suicida", e Mais...

A coluna: "Giro na Rede", é dedicada à lançamentos, notícias, e curiosidades rápidas e rasteiras (em geral) que se proliferam pela internet e com as quais me deparo em navegações por aí. Assim, separei aqui algumas coisas legais que estão saindo do forno ou que já chegaram em algumas bancas e lojas:

COMBO TRIPLO de "Coleção Clássica Marvel" Vol. 26-28 ("Vingadores", "4F", e "Homem de Ferro"), "Esquadrão Suicida" Vol. 1 (NOVA FASE), "A Espada Selvagem de Conan 61 - A Caveira dos Mares", "Sandman 13 - Os Caçadores de Sonhos" (Versão HQ), "Star Wars - Made in UK" (de Alan Moore), "Falcon: Ação Camuflada - 1977" (De Volta à Ação após 45 ANOS), e "Pato Donald & Pluto - Silly Symphonies" (As Tiras de 1934-1940)!    

Confira abaixo:

10/05/2022

"Neal Adams & George Pérez" (R.I.P.): O Bravo E o Audaz...

O "Submundo-HQ" está de LUTO esta semana... Pois num curto espaço de tempo (apenas alguns dias de diferença), perdemos 2 grandes MESTRES dos quadrinhos: Neal Adams & George Pérez (duplamente lamentável)!

Esta matéria especial é um TRIBUTO (e uma singela homenagem) à esses 2 já saudosos artistas... que se foram, mas deixaram um farto legado de magníficas e icônicas HQs que marcaram época (e gerações de leitores)! 

Confira abaixo:

03/05/2022

"Visões de 1992" (Parte 3): Uma TEIA de Emoções na Reta FINAL de Um Ano Inesquecível...

Frank Miller dava início a um dos seus trabalhos mais aclamados: "Sin City", e Alan Moore escrevia sua obra erótica "Lost Girls"! A Revista Wizard, criada em julho de 1991, passaria por uma reformulação a partir da sua sétima edição, passando a ser publicada em cores e em papel couché, e acrescentando matérias sobre os títulos da Valiant e Image Comics, da qual a revista foi uma garota propaganda muito forte!

Em tempos pré-internet, a revista Wizard era a maior fonte de informação sobre quadrinhos da época. Quem conseguia um exemplar importado tinha em mãos "o futuro", e saberia antes de todos o que iria ser publicado no Brasil nos próximos anos e o que aconteceria com seus personagens favoritos!

Convido a todos, uma vez mais, para fazermos uma viagem 30 anos no passado, revisitando uma época mais "simples", por assim dizer, mas cheia de grandes lançamentos...

"Visões de 1992" (Parte 2): O Sentinela da Liberdade e O Amanhecer Esmeralda...

A publicação de HQs no Brasil como um todo sofreu um encolhimento significativo, onde vários títulos publicados foram descontinuados, sendo que somente um foi, de fato, concluído tal como lá fora! Devido à hiperinflação, os quadrinhos passaram a vir com um código na capa, onde o leitor, na hora da compra, consultava o valor da publicação em uma tabela de preços cedida pela própria editora. A tabela era trocada semanalmente, e isto significava que por conta disso a publicação sofria reajuste semanal.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, tinha início a 3º revolução dos quadrinhos com o surgimento da Image, criada por sete ilustradores e roteiristas dissidentes da Marvel: Todd McFarlane, Erick Larsen, Rob Liefield, Jim Lee, Marc Silvestri, Jim Valentino, e Whilce Portacio, que fundaram uma editora que passou a ser um local onde os criadores pudessem publicar os seus materiais sem ter que ceder os direitos autorais dos seus personagens, sendo que estes ficavam como propriedades de quem os criou.

Com heróis mais agressivos e visual mais radical do que os heróis tradicionais das outras editoras, a Image passou a vender milhões de cópias de uma única edição, rendendo uma fortuna para seus criadores, mas alguns conflitos entre os sócios, perda de prazos, e a falta de experiência dos envolvidos, contribuíram para a derrocada da editora e o fim da sociedade:

"Visões de 1992" (Parte 1): O Mercado de HQs no Brasil Há 30 ANOS Atrás...

(Texto do Elcio - em mais uma espetacular colaboração pro "Submundo", rs): O ano de 1992 foi um ano intenso e caótico no Brasil! Hiperinflação descontrolada e denúncias de corrupção fazem ser instaurado um processo de impeachment contra o Presidente Fernando Collor - o 1º eleito democraticamente depois de 25 anos. Milhares de jovens chamados de "Caras- Pintadas" saem às ruas do país com faixas e cartazes pedindo a saída do presidente do cargo. Em 29 de dezembro de 1992, Fernando Collor renuncia à presidência da República, horas antes de ser condenado pelo Senado por crime de responsabilidade, tendo seus direitos políticos suspensos por 8 anos.

1992 também foi o ano do lançamento da tão aguardada sequência do filme "Batman" de 1989: "Batman - O Retorno"! E nos EUA estreava a série animada: "Batman - The Animated Series", de Bruce Timm e considerada uma obra-prima da animação, sendo muito cultuada pelos fãs até hoje! No Brasil, infelizmente, as coisas não estavam tão bem para o Cavaleiro das Trevas, e mesmo com tantas publicações dele chegando às bancas, o personagem sofre uma pesada baixa com o cancelamento abrupto de sua revista mensal em formato americano!

Confira abaixo o mês-a-mês deste turbulento ano nas bancas (By Elcio):

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...