23/11/2024

"Surfista Prateado - A Experiência Cósmica": E Mais Graphic Marvels INÉDITAS no Brasil...

Materiazinha ESPECIAL aqui no "Submundo"... Falando de: "Graphic Novels" (da Marvel), rs! As chamadas: "Graphic Marvel" (batizadas assim pela Abril quando publicadas por aqui) foram parte de uma coleção fabulosa com HQs de nível (geralmente) até acima do que era visto nas mensais de linha. Porém, MUITA coisa ainda ficou INÉDITA no Brasil: E são essas edições que abordaremos nesta postagem:

"Surfista Prateado - A Experiência Cósmica" (de Stan Lee & Jack Kirby - reboot da origem do "Surfista", de 1978: e considerada a 1º Graphic Novel da Marvel), "Imperador Destino" (estrelada pelos "Vingadores"), "Justiceiro - O Intruso", "Manto & Adaga", "Esquadrão Supremo - A Morte de um Universo", "THOR", "Ka-Zar", "Os Futurianos" (de Dave Cockrum), "Killraven - Guerreiro dos Mundos", e "Cristal - O Filme"!  

Confira abaixo:

O selo: "Graphic Marvel"... teve seu AUGE nos anos 80, época em que se proliferou nas bancas trazendo ao leitor uma proposta mais diferenciada (seleta) e de alto nível gráfico e narrativo (para os paladares dos leitores mais exigentes). Ao contrário do tom mais comercial e feito à toque de caixa das revistas regulares de linha (que tinham PRESSA pra serem publicadas dentro do mês pra cobrirem os prazos das editoras e distribuidoras), as Graphic Novels são (por definição) um produto de padrão mais elevado: Feito com capricho, SEM pressa, e sem maiores amarras cronológicas (para que o leitor possa ler e apreciar a história com um início-meio-fim). O formato desse tipo de publicação costuma ser o magazine (maior que o americano) e a ideia se estendia, também, pra HQs da DC e materiais europeus e alternativos (que levavam simplesmente o nome: "Graphic Novel"). Mas pra esta postagem, o FOCO será apenas na Marvel. Assim, a Abril publicou muita coisa boa por esse selo pra Casa das Ideias: "HULK & COISA" (de Jim Starlin), "Justiceiro - Corporação de Assassinos", "A Vingança do Monolito-Vivo", "Mulher-Hulk" (de John BYRNE), "Dr. Estranho & Dr. Destino - Triunfo e Tormento", "Justiceiro - Retorno ao Grande Nada", "Surfista Prateado - O Juízo Final" (Lee/Buscema), "Homem-Aranha: Espíritos da Terra", "Wolverine - Escolhas Malditas", "Conan - O Indomável", "Surfista Prateado - Os Escravistas", "Homem-Aranha: A Essência do Medo" (a Última HQ de Ross Andru com o aracnídeo), e "Vingadores - A Gruta" (entre outras, somando 17 edições ao todo com esse selo Todas publicadas a partir de 1990)!
 
O que poucos leitores brasileiros sabem, contudo, é que a Abril (pra variar) PULOU dezenas de Graphic Marvels por estas bandas, e listei a seguir uma espécie de "TOP 10" de MELHORES novels que permanecem INÉDITAS no Brasil, são elas: "Surfista Prateado - A Experiência Cósmica" (de Stan Lee & Jack Kirby) é um reboot da origem do "Surfista", feito em 1978 e descartando a participação do "4F" durante a 1º vinda do Surfista à Terra e seu 1º confronto com "Galactus" (que agora ocorre SEM a ajuda do "4F" e do "Vigia"). Destaque pra participação da voluptuosa "Ardina", que aparece na CAPA da edição e que tem um envolvimento romântico com Norrin Radd. Esta é considerada a 1º Graphic Novel da Marvel (com mais de 120 pág) embora não use o SELO adotado posteriormente! Já "Imperador Destino" (de David Michelinie & Bob Hall), de 1987, é estrelada pelos "Vingadores" e mostra um "Dr. Destino" finalmente conquistando o MUNDO e tornando-se o Imperador da Terra! "Justiceiro - O Intruso" (de Mike Baron - 1989) traz um Frank Castle sedento de vingança contra uma sociedade secreta (essa promete)! "Manto & Adaga" (de Bill Mantlo - 1988) se deparam com a volta de "Jack - O Estripador" (ou alguém imitando o mais famoso serial-killer da humanidade)! "THOR" (de Jim Shooter & Paul Ryan): O Deus do Trovão também teve sua própria Graphic Novel em 1987!
 
"Esquadrão Supremo - A Morte de um Universo" (de Mark Gruenwald & Paul Ryan) foi produzida em 1989 e continua a história encerrada em "Esquadrão Supremo" nº 12 (publicada aqui num encadernado deluxe pela Panini - Uma pena a Marvel não ter incluído essa Graphic no encadernado americano no qual a Panini se baseou)! "Ka-Zar: As Armas da Terra Selvagem" (de Chuck Dixon & Timothy Truman) é de 1990, e conta com a sempre agradável e exuberante participação de "Shanna - A Mulher-Demônio"! "Os Futurianos" (de Dave Cockrum - 1983), apresenta uma NOVA equipe criada pelo artista que marcou época popularizando os "X-Men" na década de 70! "Killraven - Guerreiro dos Mundos" (de Don McGregor & P. Craig Russell), foi produzida em 1983 e é estrelada por um herói da Marvel pouco conhecido no Brasil! E "Cristal - O Filme" (de Jim Shooter & Frank Springer), lançada em 1984, brinca com a possibilidade de um FILME com a cantora mutante (CAPA abaixo, bem anos 80)! Em suma: Temos aí um vasto catálogo de excelentes HQs que permanecem no limbo editorial brasileiro! Pra encerrar, mais algumas "Graphic Marvels" publicadas pela Abril e Globo (e anos depois pela Salvat/Panini) que saíram fora do selo: "A Morte do Cap. Marvel", "ELRIC", "Dreadstar", "Novos Mutantes", "X-Men: Deus Ama, O Homem Mata", "Contos de Asgard - A Bandeira do Corvo", "Marada: A Mulher-Lobo", "Homem-Aranha" (de Berni Wrightson), "Dr. Estranho - Shamballa", "Demolidor - Amor e Guerra", "A Morte de Groo", "O Sombra - 1941", "Kull - O Vale das Sombras", e "Conan das Ilhas" (a Última Aventura do Cimério)!

Até+

12 comentários:

  1. Fala Léo, muito legal essa matéria quanto material bom, pena que dificilmente vamos ver por aqui, bem que você poderia virar dono de editora e trazer essas belezinhas, ainda tenho algumas da Abril, se fizessem uma coleção incluindo o material que já foi lançado pela Abril, seria sucesso avassalador, também com aqueles progressistas de cabelo pintado não podemos esperar nada, ou como fizeram numa edição do Wolverine, colocaram linguagem neutra, coisa de retardado, enfim, tenho muita curiosidade nesse Emperor Doom, Surfista Prateado com Stan Lee e Kirby, mais clássico que isso impossível, essa premissa do Justiceiro já me chamou a atenção até o lado B dessas Graphic são interessantes até essa da Cristal eu encarava, sinto falta desse tipo de publicação, com aquela pegada dos anos oitenta e noventa, quem sabe um dia. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Pois é, amigo... Qto material bom e interessante foi pulado no Brasil, hein? E o pior é saber q a Panini é administrada por um bando de imbecis q tem a faca e o queijo na mão pra publicarem coisa boa e ficam lançando essas merdas de "Garoto-Aranha", "Gata de Ferro", "Venomverso", e outras porcarias do tipo. Com o Raveggi à frente da Panini, a gente se sentia mais bem representado, pois ele era um ADULTO "normal" (não-lacrador) com experiência no ramo de HQs e foi o melhor editor q a Panini teve em seus 22 anos de atuação no Brasil. Agora dessa molecadinha de cabelo-colorido q botaram no lugar dele, só podemos esperar: LIXO, rs!

      Mas pelo menos uma boa notícia... No caso dessas "Graphic Marvels", não precisamos necessariamente depender da Panini, pois tem uma galera q já tá produzindo fac-símiles de algumas dessas edições e eu mesmo possuo algumas delas (com qualidade excelente). "Imperador Destino" é uma das q eu tenho: E é uma HQ espetacular, pois mostra como seria o mundo com o "Destino" sendo nosso monarca supremo e como os "Vingadores" poderiam detê-lo considerando o contexto geopolítico? (é uma trama mto bacana e bem elaborada)!

      Abs!

      Excluir
  2. Oi Leo!
    Parabéns pela matéria!
    Sempre pensei que uma matéria sobre a linha graphic novel seria muito interessante, principalmente pelo fato de que ficaram muitas inéditas no Brasil por motivos até então desconhecidos, pois parece que a Abril não tinha compromisso em publicar a linha toda, e sim somente as que lhe interessasse, isso fora as que saíram pela Globo!
    O pior é que a Panini também seguiu este caminho e republicou as que lhe interessou!
    Algumas saíram em omnibus como as do Conan, Mulher Hulk,
    E outras devem sair na linha Epic Marvel como " Crash", e " Hulk e Coisa", e algumas saíram em formato deluxe como as do Aranha, Surfista Prateado, e X-Men, e outras aparentemente não serão republicadas bem como as inéditas por aqui!
    Eu como muitos sonho em ter a linha completa por aqui em formato e papel adequados, mas parece um sonho no momento um pouco impossível, pois parece que a Panini deixou a linha de lado!
    Tivemos um rico passado de publicação de HQs no Brasil, embora imperfeito, mas que precisa ser resgatado!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Elcio, bem lembrado isso que você falou dos gibis da linha Epic Marvel.

      Como o objetivo da editora é lançar nesse formato todos os gibis produzidos por ela em ordem cronológica, em tese, quase todas as "Graphic Marvel" devem ser publicadas nas "Epic" em algum momento sim. Pelo menos, as com os medalhões (Aranha, Xís-Men, Wolverine etc), só talvez não sejam nunca republicadas as de personagens obscuros, que não fazem parte da cronologia Marvel e/ou nunca tiveram mensais.

      Também tem a questão dos direitos autorais. Tem que ver o que está nas mãos da Marvel ainda e o que voltou para os autores ou estão em algum limbo. Sei que a Graphic do Elric saiu lá fora recentemente por outra editora (que está lançando todos os gibis do universo do Michael Moorcock) e teve a Marada saindo aqui pela P&N.

      Excluir
    2. Oi. Elcio... Tdo bem?

      Esta matéria eu escrevi faz uns 2 anos, hehe... E é uma das atrasadas q tenho pra publicar aqui no blog (postei ela agora pra ganhar tempo e trabalhar no próximo COMBO TRIPLO de notícias, q vai ao ar depois de amanhã, rs)!

      Mas, realmente... as "Graphic Marvels" rendem assunto diante da vasta quantidade de edições publicadas (foram 75 só com o selo específico e outras tantas sem o selo, tipo: "Elektra Vive" e "Surfista - Parábola", por exemplo) e pela significativa quantidade de edições puladas no Brasil (tanto pela Abril qto pela Globo)!

      Qto à Panini... Bem observado: Ela tem publicado algumas novels mesmo em formatos diversos: avulsas em capa-dura ("A Morte do Cap. Marvel" e "Dr. Estranho/Dr. Destino"); compiladas em edições deluxe (as 4 novels do "Aranha" numa edição só E 3 do "Wolverine/Nick Fury" juntos: "Conexão Scorpio"); no formato de "Tesouros Marvel" ("Surfista - Juízo Final" e "Shamballa"); e embutidas nas EPICS e OMNIBUS ("Novos Mutantes", "Mulher-Hulk", etc)!

      Lá fora, eu sei q saiu um TP compilando diversos combates de "Hulk X Coisa"... e entre eles, botaram essa Graphic Novel dos 2 juntos (q é EXCELENTE)!

      Sobre direitos autorais... A P&N tbm publicou uma edição deluxe do "ELRIC" (acho q ela detém os direitos sobre o personagem, já q vai lançar tbm os LIVROS dele). A "Marada" eles já encadernaram tbm (tava incompleta no Brasil)! E temos tbm o "Dreadstar" (q saiu pela Mythos)!

      Abs!

      Excluir
    3. "Pelo menos, as com os medalhões (Aranha, Xís-Men, Wolverine etc)"


      E aí, Guilherme... blz?

      Lembrei agora... q a GN dos "X-Men: Deus Ama, o Homem Mata", vai sair na "Ed. Definitiva" dos mutantes Vol. 10!

      E a dos "Novos Mutantes" saiu na EPIC deles (sendo q essa GN já tinha saído pela 1º vez no Brasil na Salvat Vermelha)!

      Abs!

      Excluir
  3. Fala, Leo, Blz?

    Que matéria sensacional, ainda mais para mim, que sou um grande fã das "Marvel Graphic Novels".

    A primeira que comprei em banca foi Wolverine: Escolhas Malditas (essa capa focando na mão e garras do carcaju é uma das melhores de todos os tempos), que foi da época que resolvi colecionar gibis para valer mesmo.

    Daí depois fui atrás das anteriores em sebos, tendo conseguido até umas edições gringas inéditas por aqui, e sempre tentando comprar as que saiam nas bancas, só pulando algumas que não me agradaram, tipo a do desenho animado dos X-Men.

    Lembro que a Marvel chegou a ressuscitar essa proposta nos anos 2000 e poucos, já na fase de início da decadência da editora, com resultados pífios. Não li nada dali que prestasse...

    Sobre o top inéditas, eu citaria a Greenberg, the Vampire. Um gibi muito divertido, repleto de piadas inteligentes, de um judeu, que vive em Nova York e é um vampiro. Parece até que foi escrito pelo Woody Allen... hehe. Acho bacana também pela ousadia de fugir do mundinho de heróis ou personagens consagrados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido esta matéria, amigo... Tbm sou fanzasso das "novels" e é um formato q sempre me agradou!

      A minha 1º foi "Hulk X Coisa" mesmo... comprei num sebo logo q recomecei a colecionar gibis a partir de 1995. Mas essa do "Wolverine" q vc citou eu só fui adquirir no ano passado, qdo a Panini republicou naquele encadernado deluxe: "Wolverine & Fury - Conexão Scorpio" (q tinha 3 novels interligadas - 1 delas inédita por aqui)!

      Qdo comecei a comprar as novels... eu tbm pulei algumas q não me interessaram mto na época: "Viúva Negra", "Void Indigo", essa do desenho animado dos "XM" (q é bem fraquinho mesmo e a novel só traz um quadro-a-quadro da animação), entre outras. MAS, tiveram algumas q eu queria ter tido e nunca encontrei em bom estado (ou por um preço justo) e acabei ficando sem (uma delas é: "Vingadores - A Gruta", q mesmo sabendo ser meia-boca, me interessava no geral)!

      Sobre ressuscitar essa proposta... Lembro q nos primórdios da Panini (2000 e pouco) a editora chegou a lançar por aqui: "Demolidor & Cap. América" (uma novel italiana desenhada por um artista do "TEX": Cláudio Villa), mas foi a última q me recordo de ter adotado essa proposta (formato magazine, capa-couché, papel LWC)!

      "Greenberg, the Vampire"... Ah, e obrigado pela dica: Essa eu nunca li, mas vou procurar pra baixar, parece bem legal mesmo (eu adorava o estilo dos filmes do Woody Allen em sua época áurea, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  4. E aí comandante Leo!

    Sem dúvida essa matéria é a melhor do ano com certeza. O assunto em si já é mais do que interessante e rico de possibilidades para discorrer sobre os quadrinhos de super-heróis e de outros gêneros de um modo geral. E que seleção de publicações memoráveis vc elencou no início do texto. Tenho ou já tive a maioria deles, os poucos títulos que não tive a chance de pegar na época são os do Surfista, "Surfista Prateado - O Juízo Final" (Lee/Buscema) e "Surfista Prateado - Os Escravistas", que parecem que estão incluídos na Epic Collection do personagem publicada agora pela Panini. Se for verdade sanei esse entrevero pois estou no aguardo de receber essa edição.

    E seguindo com a informação (pra variar) dos cortes da Abril, essa lista de obras não publicadas deixa qualquer leitor salivando com água na boca. Taí uma sugestão pra dona Panini suprir essa lacuna e criar uma linha de publicações que podia até se chamar ""Graphic Vintage" com essas que vc listou e as outras que também ficaram de fora. Seria simplesmente extasiante cofrar essa do "Surfista Prateado - A Experiência Cósmica" (de Stan Lee & Jack Kirby) ou a do "Justiceiro - O Intruso" (de Mike Baron), e mesmo a do "THOR" (de Jim Shooter & Paul Ryan). Rapaz o bolso ia sangrar bonito mas seria por uma boa causa.

    Por fim também gostaria muito de ver publicada "Esquadrão Supremo - A Morte de um Universo", sou muito fã do Esquadrão Supremo. Tenho as edições em formatinho de "Marvel Force" da Editora Globo e cofrei o encadernado de luxo que a Panini publicou, pra mim essa é a obra prima de Mark Gruenwald, que no geral era um roteirista competente apenas mas que nessa serie se superou realizando um trabalho genial. E também seria maravilhoso ter acesso ao restante de títulos que vc comentou, Ka-Zar é sempre um personagem instigante principalmente pelo seu habitat a "Terra Selvagem". E um adendo especial pra "Cristal - O Filme", imagino que seja no clima do filme "Xanadu" estrelado pela recém falecida Olivia Newton John, que foi a inspiração pro visual de Alisson Blaire a Cristal. E a título de curiosidade, produzi um encadernado artesanal dessa personagem com seu arco inicial de histórias onde se vê um jovem e promissor artista filho de um dos principais desenhistas da Marvel o nosso John Romitta Jr. o popular "Romitinha" pros íntimos. Pretendo mostrar essa edição em um vídeo muito em breve.

    Valeu demais pela matéria comandante. Por isso que sempre reforço o quanto é um privilégio termos um veículo informativo de tamanha qualidade a nossa disposição e principalmente de forma gratuita.

    Um abraço e boa semana a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem, amigo... E admito q, pra mim, foi um prazer fazer toda a pesquisa de material pra esta matéria (selecionar as capas E - principalmente - LER as HQs comentadas aqui, hehe). Arrisco dizer, q esta foi (no mínimo), uma das 5 matérias q tenho como minhas favoritas entre as q redigi este ano, pois a temática em si já ajuda a tornar a postagem aprazível pra qq leitor (considerando TBM q é impossível algum marvete torcer o nariz pra esses títulos em questão, rs)!

      A má notícia, é q (infelizmente) essas 2 novels do "Surfista" NÃO estão na EPIC dele... MAS, em compensação, a EPIC do "Viajor Cósmico" traz outras HQs de qualidade equiparável à uma Graphic Novel: Principalmente o especial do BYRNE (q abre a edição); além da raríssima "Origem de Galactus" (de Lee/Kirby); e de uma HQ curta do Surfista escrita por Stan Lee e com arte pintada! Seja como for, é uma EPIC q vale mto a pena de qq forma! A novel do "Juízo Final" saiu naquele formatão GIGANTE dos "Tesouros Marvel" e a dos "Escravistas" só saiu pela Abril mesmo (tá merecendo uma republicação, hein)?

      "Graphic Vintage"... EXCELENTE sugestão a sua: Seria um selo perfeito pra cobrir todas essas maravilhas q foram puladas pela Abril (E pela Globo - q TBM poderia ter publicado algumas na época, inclusive: Os direitos do "Esquadrão Supremo" tavam com a Globo, q publicava a série em "Marvel Force"). Assim, um selo "Vintage" poderia ser enriquecido, não só com o material INÉDITO, como tbm com a republicação de algumas boas q só saíram 1 única vez no Brasil: "Hulk X Coisa", "Homem de Ferro - CRASH", "Justiceiro - Retorno ao Grande Nada", "Os Escravistas", "Monolito-Vivo", "Vingadores - A Gruta", etc! Só precisaria de um pouco de boa vontade por parte dos editores, rs!

      Bah, nem me fale... O encadernado deluxe do "Esquadrão Supremo" eu tbm peguei (edição magnífica, né)? E teria sido simplesmente perfeito se a edição tivesse abraçado essa Graphic Novel junto (mas aí foi um deslize da Marvel mesmo, q não incluiu a novel junto com a série regular no encadernadão! A do "Ka-zar" eu queria ter tbm pq sou mto fã da "Shanna" (e da "Sheena" - e todas as loiras selvagens genéricas com biquini tigrado, kkk)!

      E a da "Cristal" é mto boa mesmo... essa eu tenho em scan e foi a última q li pra escrever esta postagem. Sabe, um FILME real q parece ter inspirado essa GN é "Flashdance" (feito 1 ano antes)! Mas te confesso q fiquei curioso pra ver essa edição artesanal da "Cristal" q vc produziu, pois eu gostava mto das histórias dela q saíam em "HTV" e "Cap. América" da Abril. Rolam uns boatos por aí de q a "Cristal" estaria no radar da Marvel pros próximos filmes mutantes e mtos insiders até apostaram q ela apareceria no filme "Deadpool & Wolverine", sendo interpretada pela Taylor Swift (q deixou escapar q essa poderia ser a sua personagem depois de conversas q teve com a Marvel)! Vamos torcer pra ver a "Cristal" novamente nas telonas (ela já fez uma breve aparição no filme: "XM - A Fênix Negra")!

      E mais uma vez... Eu é q agradeço pela sua participação no blog! Depois de amanhã tem NOVA atualização por aqui (o ritmo seguirá intenso até a virada do ano, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  5. filme da Cristal seria com a Kim Bassinger estrelando como a personagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, seria a perfeição mesmo...

      Pois a Kim Bassinger tava no AUGE da beleza na metade dos anos 80 (pouco antes de estrear em: "9 Semanas e 1/2 de amor")!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...