20/10/2024

"Marvel MAX" (20 ANOS): Relembrando a Revista Pra Maiores da Marvel...

A Revista "Marvel MAX" (da Panini) estreou nas bancas em setembro de 2003 (na verdade, ela estaria completando 21 ANOS, mas esta matéria é uma das atrasadas que escrevi no ano passado, kkk)... E junto com a revista do "Demolidor", fazia uma dobradinha das MELHORES revistas-mix da editora nestas últimas 2 décadas!

A "MAX" trouxe em seu mix: "Justiceiro MAX" (de Garth Ennis), "Alias", "Esquadrão Supremo", "Zumbis Marvel", "Viúva Negra", "Cage", "Thor - Vikings", "Mot. Fantasma", "O Matador de Idiotas", "Terror Inc.", "Shanna - A Mulher-Demônio", "Falcão Noturno", "1985", entre vários outros títulos da linha +18 da Marvel! 

Confira abaixo:

A revista "Marvel MAX" (de 2003)... teve 81 edições ao todo + 1 Especial da "Alias" (pra acelerar a cronologia da "Jessica Jones"). A estrutura da revista era básica e econômica: com grampo, 76 pág, papel jornal, e 3 histórias no mix que iam se revezando entre si. A principal característica da linha MAX era ter uma pegada mais "adulta" (por assim dizer) com muito palavrão, violência, e putaria "moderada", rs! Logo no nº 1 (CAPA que abre esta matéria), a revista trazia: "ALIAS" (de Brian Michael Bendis), "Viúva Negra - A Aranhinha Branca" (Yelena Belova), e "CAGE" (de Azzarello & Richard Corben - que em breve ganhará encadernado deluxe pela Panini)! No nº 4, já acontecia a 1º mudança no mix, com o "Mestre do Kung Fu" (de Doug Moench & Paul Gulacy - os mesmos responsáveis por boa parte da fase clássica de Shang-chi, mas agora SEM o mesmo brilho de outrora) entrando no lugar da "viúva" (que era uma mini-série curtinha de apenas 3 partes). No nº 6, estreava o "Poder Supremo" (de Straczynski & Gary Frank), a releitura da "Liga da Justiça" pela ótica da Marvel e uma das séries favoritas dos leitores: E que dividia o título de carro-chefe da revista com "Alias" e "Justiceiro" - que estreava na revista a partir do nº 10, com a mini-série de Garth Ennis: "Nascido P/ Matar" (recontando a origem de Frank Castle no Vietnã e mostrando que ali - naquela guerra suja - foi forjado o "Matador de Criminosos")!

O rodízio de títulos pelo mix da revista iria rolando naturalmente depois disso... "Thor - Vikings" (de Ennis & Fabry) viria na edição 14 (recentemente essa série saiu em versão deluxe e trazia um Deus do Trovão em sua aventura mais sanguinária); por volta do nº 20 mais 2 estreias no mix: "Dr. Espectro" (spin-off de "Poder Supremo") e "Viúva Negra - Direito à Vida" (agora com a Natasha - a "viúva" ORIGINAL, rs); "Shanna - A Mulher-Demônio" (de Frank Cho) estampava a capa do nº 25 (embora não fosse propriamente da linha "MAX", mas sim: da linha "Marvel Knigths" - um pouco mais light); "Heróis Sem Poderes" (que reimaginava alguns heróis se não tivessem ganho seus poderes) formava uma espécie de TRILOGIA com outras 2 séries que entrariam pro mix depois: "Tiros na Noite" e "1985"; Novos Spin-offs de "Poder Supremo" também viriam pela frente: "Hypérion" e "Falcão Noturno" (que arrumava um "palhaço" pra ser o "Coringa" deste "Batman" genérico, rs) até a série principal mudar de nome pra: "Esquadrão Supremo" (a partir do nº 37); e "Fury - O Pacificador" (de Garth Ennis) mostrava como Nick Fury perdeu o olho durante a guerra (foi numa mordida de um adversário durante uma briga, rs)!       
 
A partir do nº 41... Os "Zumbis Marvel" encheriam a paciência de muitos leitores (eu incluso) com trocentas séries envolvendo a franquia (além de um crossover com "ASH" - de "A Morte do Demônio" - e alguns especiais: "Dias Desmortos"); Garth Ennis também marcaria presença com 2 séries do "Espírito da Vingança": Uma com o "Mot. Fantasma" (Estrada Pra Danação) e outra com o "Cav. Fantasma" (no velho oeste); Algumas séries ruins (ou que dividiam opiniões entre os leitores) apareciam no mix de vez em quando: "Nova Onda" (de Warren Ellis), "Dr. Estranho" (do Straza), "Wisdom", "Terror Inc." e "Filho de Satã" (essas estavam entre as menos populares da revista); O "Capuz" (de 2002) estreava no nº 47, sendo uma das séries que mais tempo demorou pra ser publicada (considerando a janela de tempo nos EUA); Um dos mais terríveis vilões do "Justiceiro" em todos os tempos surgiu na fase MAX: "Barracuda", que logo ganharia sua série própria na revista - um prequel, na verdade, já que o bandido não sobreviveria à 2 arcos contra Frank Castle; O "Matador de Idiotas" (CAPA abaixo) foi uma grata surpresa em versão MAX deste antigo inimigo do "Cap. América"; "Simon Garth - O Zumbi" (engrossou as fileiras do terror na revista); E por FIM: A "Marvel MAX" se despedia dos leitores no nº 81, com destaque pro FINAL da fase Ennis  em "Justiceiro" (no arco: "Valley Forge")! Missão cumprida, "Marvel MAX"!

Até+

Um comentário:

  1. Sinceramente não cheguei a comprar nenhuma na época, pois pelo que eu me lembro estava comprando nos sebos HQ que não comprava para mim durante os anos noventa. olhando pra trás, eu acho que as tramas mais lembradas hoje é de ALIAS, e a do Justiceiro.

    Ao meu ver, foi uma tentativa da Marvel em concorrer perante o sucesso do selo Vertigo da DC. No final, essa última durou muitos anos mais e sempre quando tinha algum especial com o selo comprava.

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...