24/05/2024

"Atos de Vingança" (OMNIBUS): A Hora e a Vez dos Vilões...

E segue a MARATONA Marvel aqui no "Submundo"... Agora com o TIJOLO dos "Atos de Vingança": Uma mega-saga que marcou a virada dos anos 80 para os 90 e se desenrolou por diversas revistas de linha da Abril: "Aranha", "X-Men", "Superaventuras Marvel", "Cap. América", "Hulk", e "Wolverine"!

A saga girava em torno de um plano elaborado pelos principais vilões do Universo Marvel, que consistia em trocar seus adversários heroísticos: Ampliando as chances de vitória pros vilões diante do elemento surpresa! 

Confira abaixo:

Duas dúzias dos maiores talentos da Marvel... Mais de 40 super-heróis contra um número ainda maior de supervilões no maior crossover dos anos 90! A estreia dos "Novos Guerreiros", a destruição da base dos "Vingadores", os poderes cósmicos do "Homem-Aranha", a loucura da "Feiticeira Escarlate", são apenas alguns dos maiores momentos da (outrora) Casa das Ideias que finalizaram o século 20 e marcaram história, e que estão compilados agora em uma edição de luxo (capa-dura, 752 pág, R$ 309,90)! Reúne: "Avengers" 311-313, "Avengers Annual" 19 (III), "Avengers Spotlight" 26-29, "Avengers West Coast" 53-55, "Cap. America" 365-367, "Iron Man" 251-252, "Quasar" 5-7, "Thor" 411-413, "Cloak and Dagger" 9, "Amazing Spider-Man" 326-329, "Spectacular Spider-Man" 158-160 e "Web of Spider-Man" 59-61 (Todos publicados nos formatinhos da Abril na época)!

A saga foi assinada por grandes nomes das HQs durante aquele período (em que os grandes crossovers e mega-sagas com repercussões em inúmeros títulos começavam a tomar forma e logo se tornariam uma fórmula comum nos quadrinhos das principais editoras: Marvel/DC/Image). Entre eles, temos: John Byrne, Mark Gruenwald, Tom DeFalco, David Michelinie, Gerry Conway, Paul Ryan, Kieron Dwyer, Ron Lim, Herb Trimpe, Ron Frenz, Erik Larsen, Todd McFarlane, Sal Buscema, Alex Saviuk, Al Milgrom, Joe Sinnott, Mike Esposito, e muitos outros! A capa é uma arte promocional de John Byrne (recolorizada pra um TPB americano da saga)! Nos EUA, saiu uma 2º edição OMNIBUS em separado reunindo todos os CROSSOVERS individuais que rolaram à parte da saga principal (e que deve ser lançado pela Panini mais frente)!
 
Publicada originalmente a partir de 1989... Os "Atos de Vingança" chegaram ao Brasil em 1993, sendo espalhados pelo mix das revistas de linha da Abril. Acima, selecionei algumas das CAPAS principais e mais marcantes, com destaque para: A estreia da saga na revista do "HULK"; O "Aranha" Vs. "Magneto"; O "Justiceiro" enfrenta o "Dr. Destino" (essa briga foi boa - "SAM" 136); O NOVO visual da "Psylocke" (em "X-Men" 58-59); "Demolidor X Ultron" (republicada recentemente na "Saga do Demolidor" - fase Nocenti/Romitinha); "Wolverine X Tubarão-Tigre"; e o quebra entre os próprios vilões também (na CAPA abaixo, da edição americana com "Magneto X Caveira Vermelha")! Em suma, é uma BOA sequência de histórias (apesar da ideia básica parecer um devaneio de leitor da 5º série, rs): Trama rasa, mas com bastante ação, reviravoltas, muita porradaria, e vilões sendo vilões. Típica mega-saga que todo mundo lia e se divertia em tempos mais propícios pra boas HQs de super-heróis!
 
Até+  

14 comentários:

  1. Eu me lembro que comecei a comprar o mix do Hulk a partir da saga Contagem Regressiva, onde o personagem havia sido envenenado e teria apenas 12 horas de vida. Dentro do mix tinha uma trama com o Justiceiro, desenhado por Jim Lee e que fazia parte dessa saga Atos de Vingança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Nessa época eu não comprava o "Hulk" regularmente... Digo, eu só comprava edições do verdão q trouxessem histórias da "SONJA" ou "Guerra nas Estrelas". Assim, não tenho essa q vc citou: Mas tenho a participação do "Justiceiro" q saiu na "SAM" (contra o "Dr. Destino") - Pelo visto, ele apareceu outras vezes ao longo dessa saga (não acompanhei toda)!

      Abs!

      Excluir
  2. Grande Leo! Tenho vagas e boas lembranças dessa saga: Hulk x Gárgula Cinzento, Homem-Aranha x Magneto, Justiceiro x Guerrilheiro são alguns dos embates que me vêm à mente. Era adolescente na época, e a proposta me pareceu bastante inovadora. Pretendo comprar esse omnibus (com desconto, claro), mas não com grandes expectativas, pois sei como a memória às vezes é traiçoeira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Oliveira... blz?

      Te confesso q nunca li essa saga inteira... e o q tenho dela são pedaços avulsos e fora de ordem, rs. Não pretendo comprar esse OMNIBUS tbm, pois mtas das histórias contidas nele eu já tenho em outros formatos: Alguns em formatinho (tipo essa "SAM" com o "Justiceiro") e outros de republicações recentes, tipo: A "Saga do Demolidor" (q reprisou esse arco com o "Ultron")! Mas sim, vc está certo: Às vezes, a nossa memória afetiva pode nos pregar algumas peças, hehe!

      Abs!

      Excluir
  3. Oi Leo!
    Não querendo ser presunçoso, mas parece que minah matéria aqui no Blog do Submundo HQ faz a Panini se movimentar e publicar materiais perdidos no tempo.
    Dois omnibus serão lançados de sagas que estiveram no "Visões de 1993", e estavam perdidos no tempo: Atos de Vingança, e Ataques Atlantes!
    Considero fracas as duas sagas, principalmente Ataques Atlantes, e a passagem do tempo não melhorou nenhuma das duas, a vantagem é que Atos de Vingança ainda tem algumas histórias (poucas) bacanas, mas Ataques Atlantes é ruim demais!
    Atos de Vingança como você bem disse "apesar da ideia básica parecer um devaneio de leitor da 5º série, rs)", sim é isso mesmo, algum garoto pegou seus bonecos de heróis e vilão Marvel, e resolveu colocar cada um para enfrentar o inimigo de um herói diferente. Pior que a idéia de Guerras Secretas que foi feita para vender brinquedos, mas foi mais bem desenvolvida!
    Semana que vem eu lhe envio a parte final do "Visões de 1994", e desde já te agradeço por ter me dado carta branca para fazer tamanha "insanidade", porque ficou grande demais.
    Aguarde que ainda tem coisas bacanas!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Elcio... blz?

      Bem, coincidência ou não... Vale lembrar q o blog do "Submundo" sempre foi acompanhado por alguns ex-editores da Panini (Oggh, Lopes, e Raveggi - entre os q eu sei q nos acompanhavam por aqui). Inclusive, 2 desses ex-editores eram meus amigos de redes sociais (com o Raveggi eu conversava seguidamente, mas perdi o contato agora q ele saiu do ramo). Assim, não é de se duvidar q as suas postagens de "VISÕES" tenham influenciado certas decisões editoriais - Afinal, eram um prato cheio repleto de ótimas sugestões pra publicações, né? (lembro até q no ano passado aconteceram mtas dessas "coincidências", rs)!

      Os "Ataques Atlantes" eu nunca li na íntegra... mas do q me recordo de ter lido nos formatinhos da Abril, somente aquela série de capítulos curtinhos me interessava: "A Saga da Coroa da Serpente" (narrada pelo "Vigia" e interligando os pontos desde a Era do "REI KULL", passando por "Conan", "Thor", "Vingadores", etc). Essa retrospectiva do "Vigia" eu adorava, e ela saía em capítulos como tapa-buraco nas revistas de linha da abril!

      Hahaha... Pior, né? A premissa básica dos "Atos de Vingança" parece bem isso sim: Um molequinho brincando com seus bonecos resolve trocar seus oponentes na hora da briga imaginária, kkk!

      E os roteiros não fugiam mto disso (da brincadeira juvenil)... foi até aí q surgiu o INFAME "Aranha Cósmico" (uma das ideias mais infelizes q tiveram com o aranha antes dos "CLONES", rs)!

      "Semana que vem eu lhe envio a parte final do "Visões de 1994", e desde já te agradeço por ter me dado carta branca para fazer tamanha "insanidade", porque ficou grande demais"

      Opa... Eu é q agradeço tamanha dedicação, amigo: E outros leitores do blog já andam perguntando cadê as "VISÕES"? (em comentários anteriores aqui no blog e no grupo de ZAP). Ficamos no aguardo então, mas tenho a certeza de q valerá a espera, rs!

      Abs!

      Excluir
  4. Grande Leo, blz?

    Esse Omnibus não compila a saga completa. Lá na gringa, saiu em 2 Omnibus e parece que a Panini fez a mesma coisa. Mas esse seria o "principal", por ter a histórias dos Vingadores, que onde a trama é explicada. Só ver que não tem as edições dos X-Men, do Quarteto, do Justiceiro etc.

    Eu aproveitei esse anúncio e li Atos de Vingança quase completo em scans no final do passado. Só pulei umas edições que achei bem chatas e não tive saco de terminar. No geral, achei "boa", com os altos e baixos de qualquer mega saga desse porte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Sim, esse é o BUSÃO com a "saga principal", digamos assim... Lá nos EUA saiu um 2º OMNIBUS em paralelo (ambos em 2011) somente com os "CROSSOVERS". Segue abaixo a CAPA dele e o conteúdo:

      https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/1156263.jpg

      Collects Fantastic Four (1961-1996 1st Series) #334-336; Wolverine (1988-2003 1st Series) #19-20; Doctor Strange (1988-1996 3rd Series) #11-13; Incredible Hulk (1962-1999 1st series) #363; Punisher (1987-1995 2nd Series) #28-29; Punisher War Journal (1988-1995 1st Series) #12-13; Marc Spector: Moon Knight (1989-1994) #8-10; Daredevil (1964-1998 1st Series) #275-276; Power Pack (1984-1991 1st Series) #53; Alpha Flight (1983-1994 1st Series) #79-80; New Mutants (1983-1991 1st Series) #84-86; Uncanny X-Men #256-258; X-Factor (1986-1998 1st Series) #49-50; Damage Control (1989-1990 2nd Series) #1-4; and Web of Spider-Man (1985-1995 1st Series) #64-65.

      Imagino q a Panini deva publicar esse 2º tbm... Mas da minha parte, vou deixar passar esses!

      Abs!

      Excluir
  5. Fala aí comandante Leo!

    Muito boa essa iniciativa da Panini de trazer em formato "busão" essa que pode-se que é um patinho feio das mega sagas da Marvel. Nas redes e canais internéticos da galera gibizera não se ouvia ou lia pedidos de republicações dessa saga. A maioria dos pedidos sempre era de alguma outra, e dá-lhe solicitações pra republicar "Saga da Fênix", "Guerra das Armaduras", "Queda de Murdock", "Aniquilação", "Guerra Civil" e por aí vai. Até a famigerada "Saga do Clone" do Aranha tinha gente que pedia. E nada de "Atos de Vingança", como disse no início sempre achei um evento subestimado, afinal era um conceito quase que óbvio, senão vejamos: porquê não os vilões juntarem forças e enfrentarem seus aqui inimigos de forma inesperada provocando embates com a troca de adversários tradicionais.

    Particularmente achei o resultado satisfatório, não chegou a se tornar um clássico da nona arte, mas na minha opinião cumpriu seu principal objetivo que foi entreter e divertir o leitor. Não acompanhei tudo que saiu nos formatinhos da Abril, na época era um leitor regular apenas de "Superaventuras Marvel" e "Heróis da TV", se bem que essa já tinha virado a mensal dos "Xis-Mein" e esporadicamente de Hulk e Homem Aranha. Então muita coisa ficou de fora, esse "ônibus" é uma boa oportunidade pra quem perdeu ler completo e que viu tudo revisitar a aventura. Como o orçamento tá mais do que apertado vai entrar na fila das promoções.

    Obrigado comandante, excelente matéria e uma boa dica aí pra galera fã da Marvel. Um abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Verdade, amigo... Tbm nunca vi pedidos de leitores engajados pela republicação dessa saga, rs!

      Particularmente, nunca gostei mto dela... Embora eu só tenha lido aos pedaços e fora de ordem ao longo de formatinhos esporádicos q eu ia pegando em sebos nessa época. A 1º história q li dos "Atos" foi o confronto do "Demo X Ultron" (em SAM): E logo de cara já me pareceu um caça-níquel, diante da disparidade de poderes entre os 2 antagonistas. O "Ultron" SOZINHO encarava e dava trabalho pros "VINGADORES", kkk: Fica mto desproporcional ver o demo (um herói urbano e sem grandes poderes pra enfrentar um inimigo desse porte) derrotar um "Ultron"! É nessas horas q eu falo q a trama às vezes parece escrita por um molequinho no colegial brincando com seus action figures, rs!

      O mesmo vale pro embate entre "Justiceiro X Destino"... Ok, o Castle jogou sujo nessa: Sequestrando uma obra de arte importante pro Von Doom e usando ela pra forçar um "acordão" com o vilão (q se rende pra não ver seu item de colecionador ser destruído). Me colocando no lugar do Destino, acho q eu tbm me renderia se um adversário ameaçasse destruir meus "Superalmanques do Aranha" da RGE, kkk. Mesmo assim, tbm achei uma TRETA desproporcional ver O MAIOR vilão da Marvel (ameaça de respeito pro "4F" e " Vingadores") se humilhando pro "Justiceiro" (Eita forçação de barra, hein)?

      De qq forma, vc tá coberto de razão qdo diz q o resultado final satisfatório... pois a saga cumpre um papel q HOJE em dia as HQs regulares NÃO conseguem fazer: q é ENTRETER o leitor e provocar debates nerdísticos em mesas de bar e redes sociais, rs!

      Da minha parte... Vou pular essa (até pq, serão 2 VOL. - Este 1º ficou pra saga principal e o próximo será com os crossovers em separado) e já me satisfaço com as histórias esporádicas q acabam sendo reprisadas aqui e ali (tipo o confronte do "Demo X Ultron" q saiu na "Saga do Demo")!

      Abs!

      Excluir
  6. Fala Léo, não acompanhei toda a saga na época, li as histórias picadas, mas gostei, afinal onde mais podemos ver Justiceiro X Doutor Destino? Sensacional, embora pareça pretensiosa, fica só na aparência, só uma desculpa pra ver os combates mais aleatórios que dificilmente veremos novamente. Sinto falta dessas histórias, mesmo no cinema, tipo John Wick, se aparecer um bom desconto eu encaro, gosto desse tipo de história. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Eu tbm, amigo... Só acompanhei essa saga de forma aleatória e salteada (em formatinhos ou republicações da Panini q traziam histórias avulsas: Tipo essa do "Demo X Ultron" q saiu na "Saga do Demo" no ano retrasado)!

      Mas vou deixar passar esse BUSÃO (lembrando q serão 2 Vol. ao todo)... Afinal, minha prioridade agora é juntar grana pros TIJOLOS de "Arqueiro" (do Mike Grell) e "KULL 2", rs!

      Abs!

      Excluir
  7. A Abril publicou uma história do Justiceiro na época, que ele enfrenta os Carniceiros (X-Men #59), como se ela fizesse parte de Atos de Vingança. Mas vendo o conteúdo dos dois busão, parece que foi pucaretagem da Abril.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcos... blz?

      Eita... não tenho essa história não, mas tá jeito de ser uma "abrilzisse", rs!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...