01/05/2024

Garagem Hermética (Especial): A "Coleção Crepax", "Leão Negro", "Angeli", "Ratópolis", e Mais...

"Garagem Hermética"... É a estreia de uma NOVA coluna aqui no "Submundo", dedicada à HQs mais "alternativas" (e fora do mainstream): Quadrinhos mais obscuros, raros, com teor mais "artístico" (premiados), underground, fanzines, fac-símiles, etc! O nome da coluna é uma homenagem à famosa HQ de MOEBIUS e também foi o nome de um (saudoso) bar aqui em POA que eu frequentava e que tinha essa pegada mais "cult", rs! Veremos por aqui então:      

"Coleção Crepax" (Drácula, Frankenstein, e Outras Histórias), "Leão Negro - Integral", "Crazy Jack - A Saga de Veneza", "Expressa Angeli", "Blade - A Lâmina do Imortal" - Vol.1 (Nova Edição), "Ratópolis 20802" (Grandes Sagas Disney 3), "Clássicos em Quadrinhos 1: Edgar Allan Poe" (Os Assassinos da Rua Morgue/O Gato Preto/A Voz do Coração), "Clássicos em Quadrinhos 2: H.G.Wells (A Máquina do Tempo), e "Tarzan" (P/ Colorir)!  

Confira abaixo:

"Coleção Crepax" (Drácula, Frankenstein, e Outras Histórias) + "Leão Negro - Integral" + "Crazy Jack - A Saga de Veneza": Surgido em meio à efervescente contracultura dos anos 60, Guido Crepax é considerado um dos maiores mestres dos quadrinhos mundiais. Com uma tendência ao experimentalismo e à psicodelia, ele elevou as HQs eróticas incorporando aspectos de design, jazz e elementos de vanguardas artísticas, como surrealismo, Pop Art, Nouvelle Vague, e influenciado artistas como Frank Miller e Jim Steranko. "Crepax" agora chega pela P&N (PRÉVIA abaixo) em uma coleção luxuosa (capa-dura, 456 pág, R$ 139,90 - com desconto de 30% na pré-venda), que inclui a personagem mais conhecida do autor: A apaixonante fotógrafa Valentina, além de 2 adaptações literárias. "Drácula" adapta fielmente a história do vampiro, focando nos aspectos mais libidinosos do romance de Bram Stoker. Já Frankenstein, sua última história publicada, traz um Crepax no fim da vida, consumido pela esclerose, e incorporando suas limitações físicas em um estilo rústico e impetuoso. E a "Saga do Povo dos Subterrâneos", flerta com os gêneros do horror e ficção científica, mas sem se desdobrar em surrealismo e experiências oníricas excêntricas, repletas de fetiche e sadomasoquismo, as marcas registradas do autor! O "Leão Negro" (HQ nacional surgida nas tiras de jornal do "Globinho", em 1987) narra a saga de "Othan - O Leão Negro" e ganha mais uma chance no Catarse (neste "LINK") em uma edição integral (capa-dura, 232 pág, R$ 125)! E "Crazy Jack" (da Editora TAI), está de volta em sua 2º edição (a anterior era: "A Saga do Fantasma") em campanha no Catarse (neste "LINK"). A HQ (capa-cartão, 160 pág, R$ 49), na verdade, é o início da saga, com o 1º arco de histórias repletas de muita ação e aventura em um mundo pós-apocalíptico hostil e ameaçador. "Crazy Jack" surgiu em 1985, nas páginas da revista argentina: "D'Artagnan", e  remete aos clássicos filmes de ação e ficção dos anos 80, tipo: "Mad Max" e afins (muito bom)!
 
"Expressa Angeli" + "Blade - A Lâmina do Imortal" (Vol.1) + "Ratópolis 20802" (Grandes Sagas Disney 3): Inaugurando em grande estilo a NOVA fase da "Coleção Expressa"... A Ugra Press lança uma edição totalmente dedicada à Angeli (capa-cartão, 120 pág, R$ 89,90). Além de uma ampla antologia da sua obra (dos primeiros trabalhos publicados nos anos 70 até sua aposentadoria, em 2021) o livro traz uma montagem inédita de entrevistas e depoimentos do autor contando a sua trajetória, que passa pelo cartum político dos anos 70, pela invenção dos quadrinhos comportamentais modernos, pela criação da revista "Chiclete com Banana" (anos 80), e pela reinvenção na charge política no final dos anos 90! O MANGÁ: "Blade", da JBC (capa-cartão, 448 pág, R$ 62,90), traz a história de Manji, que após ser encontrado quase morto, é salvo por uma monja que acaba lhe dando vida eterna. Querendo sua mortalidade de volta, o samurai faz um acordo com ela: matar um determinado número de criminosos, e só então ela cumprirá sua parte no acordo (um épico de Hiroaki Samura em nova versão bem encorpada)! A coleção de "Grandes Sagas Disney" (Panini) ainda nem chegou nas lojas e já promete em seu Vol. 3 (capa-cartão, 160 pág, R$ 59,90) a Parte 1 de "Ratópolis". Frustrado por não ter uma profissão de verdade, Mickey consegue uma vaga como jornalista aprendiz. Para se adaptar à nova rotina e à correria do centro da cidade, ele troca o conforto da periferia por um pequeno apartamento num cortiço vertical (no endereço que dá nome à série). Neste 1º de 3 volumes, o camundongo descobre que na vida de repórter ele vai ter de ralar muito. Narrativa de sucesso, de 2009 - "Ratópolis" é INÉDITA no Brasil"!
 
"Clássicos em Quadrinhos 1: Edgar Allan Poe" (Os Assassinos da Rua Morgue/O Gato Preto/A Voz do Coração) + "Clássicos em Quadrinhos 2: H.G.Wells (A Máquina do Tempo) + "Tarzan" (P/ Colorir): Por FIM... Um COMBO TRIPLO da Editora Criativo. Edgar Allan Poe é sinônimo de histórias de horror e mistério na literatura. O gênero terror nem existia quando seus contos, escritos em meados do século 19, foram reunidos no livro: "Histórias Extraordinárias" (que ainda hoje é reimpresso em vários formatos - Eu tenho ele em pocket, pela L&PM). Este álbum (R$ 30) é o Vol. 1 da coleção de "Clássicos em Quadrinhos" e apresenta 3 versões de seus contos, desenhados nas décadas de 40 e 50! Já o Vol. 2 é dedicado à um mestre da literatura de ficção científica: H.G. Wells, com a obra: "A Máquina do Tempo" (capa-cartão, 44 pág em P&B, R$ 32). A história em quadrinhos aqui apresentada foi publicada em janeiro de 1958, na série: "Edição Maravilhosa" nº 161, da EBAL. Ilustrada por Lou Cameron, mais conhecido por seus trabalhos como escritor, mas que ilustrou várias edições da série "Classic Illustrated" americana! E depois do inusitado lançamento de "Super-Heróis Marvel/Shell" pra COLORIR (comentado aqui no blog há algumas semanas), agora é a vez do "Tarzan" ganhar um fac-símile reproduzindo a clássica edição da EBAL pra colorir (R$ 20). Vale como item de colecionador!
 
Até+

12 comentários:

  1. Oi Leo eu tenho um amigo que trabalha como mangaká no Japão, ele ainda não começou a criar, mas está estudando pra isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Carl... blz?

      Uma ótima escolha profissional do seu camarada, pois os mangás continuam cada vez mais em alta no mundo todo... Um mercado bem fértil, sem dúvida!

      Abs!

      Excluir
  2. Oi Leo!
    O mercado está eufórico, há anos não se via tantas HQs assim sendo publicadas!
    Aliás, para um colecionador veterano, que já viveu muitas coisas no meio do colecionismo eu nunca vi um ritmo tão intenso assim, nem no final dos Anos 80 quando as bancas eram abarrotadas de publicações!
    Valentina (ou Coleção Crepaxx) é cofre certo, pois sempre quis ler este material, já as demais está difícil, apesar de ter me interessado por Leão Negro, que no caso irei pen$ar um pouco já que tem ainda 45 dias de campanha no Catarse e verei se dá para me programar!
    Eu fico feliz de ver tantas HQs saindo dos mais variados gêneros, mesmo que eu não tenha condições financeiras de adquirir todas que me interessam, mas é bom ver que o mercado se fortalece mais a cada ano, sobrevivendo numa era cada vez mais digital!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Pior, né? "Euforia" (título da série de TV com a MUSA Sydney, kkk) é a melhor expressão pra definir o q estamos presenciando no mercado atual, q mesmo atravessando uma crise econômica e competição acirrada (e até cruel) com outras mídias (streamings, games, redes sociais, etc) somadas à falta de interesse geral do público-médio pela leitura (e pela própria falta de criatividade do gênero de super-heróis atualmente): Ainda consegue oferecer uma FARTA gama de opções ao leitor brasileiro!

      Te confesso q tbm nunca vi uma explosão tão intensa de títulos sendo lançados mês a mês E por várias editoras (de maior e menor porte)... Ok, mesmo q as tiragens atuais dos gibis sejam uma pequena fatia do q já foram um dia: Pra reduzida BOLHA de colecionadores q persiste no hobby de HQs, as alternativas são múltiplas e bastante atrativas!

      O "Crepax" me interessa tbm... mas só numa futura repescagem (agora minhas contas tão justinhas demais e ainda nem consegui juntar verba pros BUSÕES do "Arqueiro" e "KULL 2", rs). Imagino q "Crepax" eu deva pegar lá numa próxima Black Fraude (momento ideal pra eu fazer minhas "repescagens" do ano, hehe)!

      "Leão Negro" tá na FILA tbm (pelo mesmo motivo)... O "Angeli" eu já vou encomendar na virada do mês (qdo o cartão de crédito é "reiniciado", rs)! Mesma coisa pras edições da Criativo (Alan Poe, Wells, e Tarzan)!

      Abs!

      Excluir
  3. Saudações comandante Leo!

    Cacildis!! Como diria o célebre filósofo contemporâneo! Rsrs. Quando digo que o SubmundoHQ traz quantidade aliado a qualidade no seu conteúdo, somos surpreendidos com uma coluna mais do que especial. Que seja bem vinda a nossa "Garagem Hermética", e que possamos apreciar os tesouros guardados no seu interior. De início "Coleção Crepax" ao lado de Milo Manara, Guido Crepax traz na sua obra a mistura de ficção científica e erotismo em doses equilibradas e abundantes é mesmo material de primeira. E a editora P&N que não é boba nem nada já pôs pra jogo. "Leão Negro" é um dos grandes materiais underground do quadrinho nacional, infelizmente marquei toca e perdi o último lançamento no Catarse, mas acho que vai estar disponível na comic shop aqui de Goiânia a Mandrake. E esse lançamento da editora TAI o "Crazy Jack" não me despertou muito interesse, cofrei vários outros do seu catálogo como "Cazador", "Necron", "Mestres da Aventura & Ficção" e estou esperando chegar as "Crônicas do Tempo Médio".

    Desse segundo parágrafo chama a atenção essa graphic da Disney "Ratópolis 20802", infelizmente não estou conseguindo acompanhar esse material de luxo que vem saindo. O que me lamento pois minha iniciação nos quadrinhos na infância foi com as aventuras dos patos e sua turma. Mas o fato de não ganhar na Mega Sena impede de pegar tudo que queremos. Muito bom também essa coletânea do Angeli, que no seu auge nos anos 80 junto dos mestres Glauco e na época "do" e que atualmente é "a" Laerte, formavam os "Los Três Amigos" onde na revista "Chiclete com Banana" davam um show de irreverência e criatividade. E "Blade" eu ignoro porque se trata de um mangá e tenho sérias limitações cognitivas pra leitura desse gênero das HQs.

    Na última parte da matéria só coisa clássica e consagrada. H.G. Wells, Edgar Allan Poe e Tarzan são pilares da literatura e cultura pop. E em formato de quadrinhos então é só alegria, pena que fica pra uma dessas garimpagens ocasionais nas lojas online, mas qualquer um desses anunciados, pode-se pegar sem receio. Então é isso comandante, obrigado pela qualidade da postagem.

    Um abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Puxa, brigadão mesmo por ter curtido esta nova coluna do blog: Pois tive lá minhas dúvidas se uma coluna com temática mais "cult" (alternativa/marginalizada) iria agradar aos leitores, rs... A ideia é q a "Garagem" se torne uma coluna regular no "Subs" daqui pra frente mesmo: Principalmente pra me ajudar a "desafogar" o acúmulo de lançamentos no CATARSE e títulos mais obscuros de editoras de menor porte (e q não encontram tanto espaço em outras redes pra serem divulgadas e apresentadas aos leitores). Sendo assim, não deve tardar até termos a próxima postagem desta coluna por aqui (tenho certeza disso diante do FLUXO regular e agressivo desses lançamentos menos badalados, hehe)!

      O "Crepax" eu achei uma bela sacada terem começado a coleção por essa seleção de adaptações de terror clássico, ALÉM de já apresentar tbm a Valentina (q deve estrelar as edições seguintes da coleção)... Gosto de uma boa sacanagem com "classe" de vez em qdo, kkk: E o Crepax me lembra aqueles filmes mais chiques q passavam na Band (Emanuelle, História de O', A Bela da Tarde, etc). Gostei tanto, q até escolhi esta HQ pra inaugurar a coluna acima (e a CAPA com o "Drácula" ficou linda)!

      "Leão Negro" me interessa tbm (mas tá na FILA pra repescagem futura - Tô tendo dificuldade pra acompanhar os gibis tradicionais da Panini, q já andam acumulando pra comprar)... Da Editora TAI eu peguei 3 títulos por enquanto: "Mestres da Aventura e Ficção", "Cazador", e "A Comédia de Jack Davis" (meu favorito até agora). É uma nova editora com um belo catálogo no geral (Tô curtindo a TAI)!

      Sobre o "Ratópolis"... Esse é da nova coleção Disney em formato econômico (capa-cartão), e mesmo ainda assim ainda pretendo encarar com um descontinho de 30%, rs. Já li em scans e achei bem interessante: tem uma pegada envolvente num clima NOIR e conseguiu fugir um pouco do lugar-comum dos gibis Disney arroz-com-feijão (motivo pelo qual eu resolvi incluir essa HQ nesta coluna mais "alternativa"). Só não vou bater o martelo pra te recomendar essa edição, pq não li toda (só baixei essa 1º parte em scan)!

      Sou fanzasso do "ANGELI"... e essa edição vou ter q pegar assim q rebootar meu cartão, rs. Eu adorava o estilo dele na "Chiclete com Banana" (q eu lia escondido da minha mãe nos anos 80 pq tinha mto putaria e palavrão). Só q o estilo mais humorístico e sarcástico q ele tinha qdo jovem MUDOU nos dias atuais: Assisti o desenho animado do "BOB CUSPE" (bem legal) mas é um lance depressivo, underground, e sombrio (é tipo um "Mad Max" com o Bob adulto e velho). Aliás, o Angeli virou ISSO mesmo: Um velhão já cansado da vida (ex-rebelde sem causa, kkk) mas q consegue agradar seus antigos fãs (q nem eu) só q de forma diferente de antes. Ah, os "3 Amigos" chegou a ser anunciado pela Cia das Letras há anos atrás (como parte daquela coleção capa-dura q teve a "Rê Bordosa", "Cuspe", e "Wood e Stock"), mas deve ter sido abortada (ou tão sem pressa nenhuma pra lançar, rs)!

      Qto ao último parágrafo... é COFRE em todas as edições da Criativo (tô adorando essa editora)!

      Abs!

      Excluir
  4. Lembro do Leão no globinho nos anos 80 e ficar fascinado. mas pegava uma ou outra tira. Perdi a primeira campanha e vou embarcar nessa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Bond... blz?

      O "Leão" eu conheci através de uma revista nacional mix (ou seria um fanzine? não lembro direito, foi no final dos anos 90)... e gostei mto tbm (embora tenha lido mto pouco do material)!

      Abs!

      Excluir
  5. Fala, Léo!
    Demais essa sequência de postagens!
    E vida longa à nova coluna "Garagem Hermética", que já começou muito bem! Ótima sacada!

    Apesar da 'crise', temos que reconhecer; que mídia fantástica, inesgotável, criativa e poderosa são os quadrinhos!
    Lamento por quem não gosta ou conhece.
    Ou tem aquela visão "imbecilizada" de quem lê quadrinhos é um imaturo.
    Fica um comentário fora do "timing", em relação ao Suplemento Juvenil, que projeto fod@!
    E também vemos a importância da DC, na base e fortalecimento do DNA da mídia!
    Tenho uma preferência pela Marvel, que se traduz na proporção de quadrinhos que adquiri ao longo dos anos. Creio que 60% Marvel 30% DC e 10% outros/diversos.
    Mas a alcunha de 'Editora das Lendas" é muito justa!
    Assim como da ex - Casa das Ideias....
    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido esta nova coluna do blog, amigo... A "Garagem" vai me ajudar a desovar mais conteúdo q aparece seguido no Catarse, no universo dos fanzines, e em títulos pouco divulgados de editoras de menor porte (mas q merecem uma chance de serem melhor conhecidos). Não deve tardar até termos uma 2º parte desta coluna, rs!

      lamento tbm por quem não curte quadrinhos... os GIBIS (adoro chamar assim, kkk) continuam sendo a minha mídia favorita entre todas (em 2º lugar vem o Cinema e em 3º a TV) e fico feliz em ver tantos títulos sendo publicados (mesmo q eu tbm não consiga comprar todos q eu gostaria)!

      O "Suplemento Juvenil" eu acho q vai ARREGAÇAR: Pois tem tudo pra ser um dos melhores e mais importantes lançamentos do ano (tô ansioso - DEMAIS - pra ler essa edição, hehe)... Recebi dessa editora (Ucha) na semana passada o "Cisco Kid": e q edição maravilhosa (um cuidado e capricho editorial q mostra a diferença de uma editora feita por quem é fã e entende do assunto)!

      Minha coleção é mais ou menos assim (em sua DIVISÃO): 50% Marvel (METADE das minhas prateleiras eram só marvel, rs)... 25% DC (desses, a maioria é Batman e Vertigo); 15% TEX (é mto formatinho do ranger q eu tenho); e 10% outros/diversos (Disney, Europeus, Importados, etc)!

      Abs!

      Excluir
  6. Eu de novo, Léo.

    Olha, essa nova coluna do blog é mais, digamos, hermética. Underground mesmo.

    Dessas HQs que foram citadas na matéria, só li o vol. 01 de "Blade - A Lâmina do Imortal" ainda da época da Editora Conrad. A primeira edição teve uma capa alternativa metalizada.

    Mas todos os materiais citados são bons sim.

    E por falar em Edgar Allan Poe, há um outro escritor do oculto que é "a cara" dessa nova coluna no Blog.

    Um cara pouquíssimo comentado e ou conhecido, seu nome é pouquíssimo lembrado aqui no Brasil.

    Mas pelo pouco que li dele e sobre ele, considero-o uma síntese entre H.P. Lovecraft com Robert E. Howard.

    Estou me referindo à Clark Ashton Smith.

    Léo, eu li um fragmento do conto "HYPERBOREA" em PDF e fiquei fascinado.

    É algo incrível, Léo. Um texto belo, misterioso e assustador por suas implicações no destino da raça humana.

    Parece até que a gente "tá" lendo um livro sobre o fim do mundo.

    Quem sabe um dia desse uma boa pauta de matéria no Blog?

    Até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michel... blz?

      Esta coluna é mais pra ajudar a conter o FLUXO dessas edições q tem saído no Catarse ou por editoras de menor porte... Pois tenho tido a necessidade de anunciar mais rápido as campanhas do Catarse (algumas eu tava demorando pra comentar por aqui - por falta de espaço no tempo estreito q eu tenho de apenas 2 atualizações por semana - e qdo eu trazia esses lançamentos pra cá, as campanhas já tinham sido finalizadas: quero evitar q isso se repita com frequência, pra q os leitores não percam os preços promocionais das campanhas qdo ainda estão em andamento)!

      Pô, essa capa metalizada do "Blade" deve ter ficado bacana mesmo, hein? Adoro essas capas cheias de firulas e efeitos especiais, kkk!

      "Estou me referindo à Clark Ashton Smith"

      Bem lembrado, amigo... Conheço o trabalho dele e me agrada bastante sim. Pena q não tenha tanta coisa dele publicada por aí, né?

      Uma ótica dica esse conto "Hyperborea"... vou procurar pra baixar! E pra quem se interessar tbm, recomendo este LINK de uma belíssima matéria sobre a obra do autor:

      https://zonanegativa.com.br/genealogia-lovecraftiana-004-alem-da-imaginacao-e-do-tempo-de-clark-ashton-smith/

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...