30/01/2021

A "Coleção Clássica Marvel": 250 Vol. de HQs Anos 60 e 70...

Pra começar o ano de 2021 bem e com o pé direito... A "Coleção Clássica Marvel" estreia no Brasil trazendo em formato econômico (capa-cartão) e periodicidade quinzenal, as HQs que marcaram a Era de Prata da Marvel em ORDEM CRONOLÓGICA (mas apenas com os "medalhões" da editora - infelizmente, os personagens secundários não terão vez aqui)!
 
Serão 250 Vol. ao todo... Bem, pelo menos é essa a proposta da versão italiana na qual a coleção brasileira é baseada (e que lá fora já se aproxima do Vol. 200). Nesta matéria especial, veremos um pouco do que já saiu no exterior e do que virá pela frente por aqui!

Confira abaixo:

Com o cancelamento da linha: "Coleção Histórica Marvel" (CHM), no ano passado... Os leitores ficaram órfãos de publicações que trouxessem o material clássico e RAÍZ da (outrora) "Casa das Ideias". Mas isso vai mudar agora com a chegada ao Brasil da "Coleção Clássica Marvel", uma mega-coleção com previsão de 250 Vol. em formato econômico (capa-cartão, média de 144 pág, papel no miolo a ser confirmado ainda - boatos falam no couché) e periodicidade quinzenal, com estreia prevista pro dia 25 de março (os 2 primeiros Vol. já entraram em pré-venda). Na Itália, a coleção já se aproxima do Vol. 200 e se reveza entre os principais heróis da Marvel (só os "medalhões"): "Homem-Aranha", "4F", "Vingadores", "X-Men", "Cap. América", "Thor", "Homem de Ferro", "Hulk", "Surfista", e "Demolidor". Cada um com suas próprias edições - solo - EM ORDEM CRONOLÓGICA!
 
O Vol. 1 já começa com o "Aranha" (capa oficial acima - no topo da matéria)... A trágica origem do "Homem-Aranha", o início da desavença entre o editor J. Jonah Jameson, os primeiros confrontos com o "Camaleão", o "Abutre", o "Consertador", o "Dr. Octopus", o "Homem-Areia" e o "Dr. Destino", além da participação do "Quarteto Fantástico". Tudo isso e os primeiros passos de Peter Parker em sua jornada heroica para colocar em prática os ensinamentos de seu Tio Ben. A edição traz as histórias publicadas originalmente em: "Amazing Fantasy" 15 e "Amazing Spider-Man" 1-5. Este 1º Vol. da coleção tem preço promocional de R$ 14,90 - Mas o Vol. 2, que será dedicado ao "4F" (e ganhará matéria própria aqui no blog) já passa pra R$ 24,90 (e não duvido que o valor aumente ainda mais a partir daí, como é comum nesse tipo de coleção)!

Acima, ilustrei esta postagem com algumas capas de edições com numeração mais avançada que andaram saindo lá fora... Reparem que essas principais séries da Marvel atravessarão a década de 60 (Era de Prata) e adentrarão os loucos anos 70 (Era de Bronze). O "Aranha" (Lee/Ditko/Romita), "4F" (Lee/Kirby/Buscema), "Thor" (Lee/Kirby/Buscema), "Hulk" (Lee/Ditko/Trimpe), "Cap. América" (Lee/Kirby/Steranko/Colan), "Homem de Ferro" (Lee/Heck/Tuska), "X-Men" (Lee/Kirby/Neal Adams), "Demolidor" (Lee/Romita/Colan), "Surfista" (Lee/Buscema), etc. Ou seja: Só A NATA "Marvetinha" de artistas, rs. De pontos negativos, destaco a ideia (pouco feliz - na minha opinião) de se usar nas CAPAS, imagens e quadros internos das histórias E a exclusão (ao menos por enquanto) de importantes heróis nessa coleção: "Dr. Estranho", "Cap. Marvel", "Namor", "Nick Fury", "Tocha Humana", "Punho de Ferro", entre outros (que NÃO foram convidados pra festa, rs). De qualquer forma, é uma coleção ESSENCIAL pra fãs de materiais clássicos e da Marvel em geral!
 
Até+

133 comentários:

  1. Oi Leo!

    Esta coleção é o sonho realizado dos leitores\colecionadores veteranos!

    Agora poderemos revisitar o Universo Marvel em seus primórdios, de forma sequencial, e em formato decente!

    Te confesso que ainda não decidi se vou fazer inteira a maior coleção de super heróis já lançada no Brasil, ou se vou pegar apenas as edições que não tenho em outras publicações!tudo depende se haverá ou não assinatura e o formato da mesma caso haja!

    Creio que 250 edições (por enquanto) chegue até meados dos anos 70, mas acredito que a mesma deva continuar por mais tempo (ad infinitum)!

    Eu fique feliz em ver o Thor do Lee\Buscema na coleção que é um sonho antigo de consumo, e a parceria Demolidor e Viúva Negra, que finalmente um dia será publicado por aqui!

    Demorou, mas a Panini finalmente acertou o passo e está seguindo o rumo certo na Marvel lançando de forma mais abrangente materiais clássicos, falta melhorar um pouco mais na DC (Arqueiro Verde de Mike Grell, O Questão, Hawkworld), mas aos poucos creio que isso se resolverá!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Sem dúvida... Durante mto tempo os leitores vinham pedido basicamente ISSO: Uma coleção ECONÔMICA q contemplasse a fase clássica da Marvel em ordem cronológica. As "Bibliotecas" pecavam pelo preço mais alto do formato luxuoso (se fosse HJ, custariam na faixa de 100 reais cada). E a "CHM" pecava pela bagunça cronológica e falta de capas no miolo (na maioria das vezes)!

      Eu tô decidido a fazer essa coleção completa... Pois minha ideia é fazer ela pra mim e repassar o equivalente de repetécos pra adiantar a HERANÇA do meu filho, rs. Minha única dúvida é se assino OU se saio a catar nas bancas cada edição (são dilemas vermísticos pra decidir mais tarde, hehe)!

      O "THOR" em sua fase ÁUREA (sim, prefiro as fases Kirby e Buscema ANTES da fase do Simonson) tbm era um antigo sonho de consumo meu... Pois nunca pude comprar as edições da EBAL e só tive meia-dúzia de números da BLOCH (ambas ainda na fase Kirby). A revista "HTV" publicou alguma coisinha do REI, mas logo foi direto pra Buscema!

      No mais... Me manda um mail, Elcio: Pra gente trocar uma ideia sobre as "Visões de 1991" (tá chegando a hora de ir pro ar, rs)!

      Abs!

      Excluir
  2. Bom dia, Leo. Parece que a partir da terceira edição, o valor passará para 34,90.De todos os clássicos, estou ansioso pelo Quarteto de Buscema. Boa matéria. Obrigado e Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, flavio... blz?

      Putz, eu bem q imaginava um aumento a partir da 3º... esse tipo de coleção sempre faz isso, rs. E 35 pila será o "NOVO" preço dos formatos "econômicos" daqui pra frente (parece q as gráficas não tão querendo aliviar os custos, e pra piorar: tem outros fatores envolvidos nesses reajustes - q se estenderá por todas as demais editoras, infelizmente)!

      O "4F" do Buscema vai demorar... Tem mais de 22 edições do KIRBY na frente, kkk!

      Abs!

      Excluir
  3. Espero que dure tanto as edições e os preços atraentes, algo digno de compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A "facadinha" vem mais cedo (já no Vol. 3)... q deve largar com R$ 34,90 (!)

      Abs!

      Excluir
  4. blz leo?

    publicação muito bem vinda pro leitores mais velhos e acredito que formará novos leitores.
    vou dar uma boa peneirada nesta nova coleção.
    gostaria muito que as páginas internas fossem em papel offset, acho que é o melhor papel pra cores chapadas da época.
    o quarteto e hulk vão ser meus "alvos" favoritos.
    se o preço ficar nos R$24,90 está de bom tamanho.
    aranha já tenho as 4 BHM então vou esperar chegar neste ponto pra começar a comprar.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, gustavo... blz?

      Mais q bem-vinda mesmo... Finalmente vou botar ordem na bagaça q é a minha coleção de clássicos, rs!

      Eu tbm prefiro o papel off-set (fica perfeito pra material clássico), mas a coisa tá indicando mais pro couché (segundo os boatos - vamos ver)!

      O preço vai pra R$ 34,90 (fiquei sabendo disso hj - mesmo assim, o lance é peneirar os descontos nos lugares de sempre)!

      Abs!

      Excluir
  5. Desejo todo o sucesso para essa nova coleção e que ela traga novos leitores ao fantástico universo Marvel (o raiz é claro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Rogério...

      Tbm acho q essa coleção vai cair nas graças do público e será épica pro mercado brasileiro (nunca tivemos uma desse porte - com mais de 200 Vol - pra Marvel)!

      Abs!

      Excluir
    2. Já que vai passar para R$ 34,90, vou selecionar os materiais e pegar somente o que não tenho! A assinatura não vai aliviar neste caso, porque a Panini cobra o preço de capa, caso haja a possibilidade de fazer desconto mês a mês!

      Desta forma cogito fazer a "Definitiva do Aranha", em vez de pegar as dele nesta coleção porque o desconto nestas serão bem menores (insignificantes), enquanto nos encadernados a chance é maior, além de trazer várias edições englobando boa parte desta nova publicação da Panini!

      O custo benefício dos encadernados é bem maior, e neste caso o mais barato "sai caro'!

      Abraços!

      Excluir
    3. Oi, Elcio... Será q a assinatura não trará umas vantagens boas?

      A do "Valente" poupou os assinantes do preço absurdo de banda de 90 e poucos reais (pra mim, ainda tá uns 70)!

      Mas vc tem razão... é mais fácil peneirar um BELO desconto num encadernado de luxo do q numa edição econômica pras bancas!

      Abs!

      Excluir
    4. Oi Leo!

      Assinatura só tem vantagens quando você paga ela TODA de uma vez, que eles dão um bom desconto; no caso da modalidade mês a mês, você fica sujeito ao aumento de preços, mas pode ter um razoável desconto nas primeiras edições!

      Eu faço da Lenda de Batman com desconto mês a mês e sei bem disso, apesar de não estar pagando o preço de capa atual das edições, e sim o do reajuste anterior, mas fico sujeito a reajustes de preço, coisa que não queria numa assinatura!

      A vantagem foi só os brindes, que foram postêrs, uma mini placa de metal do Batman,uma miniatura do Batman (Novos 52) e as placas de metal para segurar a coleção que estão para vir!

      A ESC pra quem faz mês a mês sofreu reajuste no vlaor da assinatura, no meu caso como não fiz assinatura a salvação são os cupons de desconto, já que compro direto no site da Panini agora todos os meses!

      A coleção Definitiva do Aranha eu já vi por R$ 90,00 em promoção, e olha quela traz em média 14 edições, ao contrário desta nova coleção que trará seis históiras por edição por R$ 36,90!

      De qualquer forma a primeira do Aranha eu não ia pegar mesmo porque já tenho pela Salvat com oito histórias,mas já reservei na Amazon a primeira do Quarteto Fantástico!

      R$ 36,90, 2x ao mês pesa no orçamento para quem faz outras coleções, e compra outros títulos, então vou somente preencher as lacunas da coleção!

      Abraços!

      Excluir
    5. Saquei, Elcio...

      O ideal então é pagar o preço total, mas parcelado em umas 10 ou 12 vezes, né?

      Mas acho q nem sempre a editora oferece essa possibilidade (não sei, minha experiência com assinaturas foi SÓ com o "Valente" mesmo)!

      Dos brindes do "Valente", acho q só falta a caneta personalizada agora (bem chique e bonita pela foto)...

      Abs!

      Excluir
  6. Olá, Léo!
    Parece-me que, por essas bandas, a seletividade de personagens será ainda mais rigorosa. Os quatro primeiros números anunciados contemplam o Aranha, Quarteto Fantástico, X-Men e Vingadores, diferente do que aconteceu na coleção italiana, cujos números 3 e 4 são dedicadosao Thor e Hulk respectivamente. Espero que a Panini Brasil reveja essa estratégia (se é que tal fato será confirmado) e que super-heróis com menos apelo comercial tb sejam contemplados nessa coleção. Se for igual a coleção italiana já será uma vitória ´para leitores saudosistas como eu. Quanto as capas alternativas eu até que gostei. A Panini tb promete informações e curiosidades sobre os primórdios da Marvel como conteúdo dessa coleção. De qualquer forma, será cofre certo. Tomara que seja vendida em banca tb!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      Putz, tomara q não baguncem a ordem de lançamento da versão Italiana... Mas mesmo q façam isso, não vai mudar mto pra mim, já q pretendo pegar todas de qq forma!

      E os extras devem ser legais mesmo, hein? A versão italiana parece q traz bastante conteúdo informativo tbm... Show de bola!

      Abs!

      Excluir
  7. Fala Léo, estou super ansioso e terei enorme prazer em fazer a a coleção e curtir toda essa nostalgia! A respeito da escolha de páginas internas das histórias para ilustrar as capas achei a decisão muito boa e foge do lugar comum, dá um tom de Pop Art, aquele padrão das CHM já tinha enjoado rsrs! E as páginas de abertura das HQs da Marvel por vezes eram muito melhores que as capas! Ficou muito bacana, adoro essas esquisitices! Uma pena mesmo que o lado B tenha sido deixado de lado, queria muito ver o Namor,o Mar-vell, Dr. Estranho e até mesmo o Conan (uma laternativa ao omnibus, aliás pensei que sairia na forma de CHM aqui no Brasil quando anunciaram a volta pra Marvel do bárbaro), e também as histórias do Homem-Formiga, Tocha Humana, Coisa, Nick Fury que saiam em Tales of Suspense e Tales to Astonish, mas aí e querer pedir demais, mas já que fizeram o negócio, para mim seria muito bem vinda uma coleção ininterrupta que publicasse tudo e alcançasse os anos 80 em sua totalidade, já pensou? Poderia ser semanal. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Cal... blz?

      Eu tbm tô super ansioso por essa coleção... Ainda mais q essa é a minha fase favorita da Marvel de todos os tempos e - por incrível q pareça - ainda tem MTA coisa dessa fase q permanece INÉDITA pra mim (principalmente dos "Vingadores", "Thor", "Hulk", "Ferroso", e "Cap. América"!

      As capas não são feias... E concordo q elas dão um tom meio à la "Pop Art" sim, embora eu ainda prefira o esquema tradicional de capas originais (q nem as "Bibliotecas" e "CHMs"). De qq forma, tô mais pelo conteúdo mesmo, hehe!

      Qto ao "Lado B"... Bem, parece q o "Dr. Estranho" vai ganhar um convite atrasado pra festa, kkk (mas só após a ed. 200)!

      E, putz, essa coleção ininterrupta q vc falou seria mesmo sonhar alto demais... e pior q esse tem sido o meu sonho há décadas, hahaha!

      Abs!

      Excluir
  8. Sairá aqui pela Panini, Léo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... essa é Panini!

      A Salvat já era por aqui... e a deagostini chegou a ensaiar uma coleção de "Vingadores" q não saiu da fase de testes!

      Abs!

      Excluir
  9. Coleção interessante. Mas parece que a partir do volume 3 custará R$34,90. Até dezembro já terá passado dos 40 reais. As edições promocionais irei pegar para conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberto... blz?

      Infelizmente, vai ser isso sim... Como eu falei no final do ano passado: O NOVO "formato econômico" da panini não será mais coisa de 20 e poucos pila q nem era até pouco tempo. Os custos gráficos aumentaram demais durante a pandemia e outras editoras tbm devem reajustar os preços à essa nova "realidade" do mercado!

      Abs!

      Excluir
  10. Oi Léo blz . Será que vc consegue publicar a ordem das publicações da Itália p gente ter uma ideia de como será ? Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlio; aí vai:

      https://www.comicsbox.it/serie/SUPEROICLA

      Excluir
    2. Oi, Júlio... blz?

      Tá tudo nesse LINK acima q o Tadeu postou... Inclusive, foi daí q eu tirei as capas pra esta postagem!

      Abs!

      Excluir
  11. Leo, teremos agora a publicação de HQs clássicas, que valem a pena serem lidas ou relidas e nao esses quadrinhos atuais, "frescos", nojentos e cheios de "minimis". Sejam bem-vindos, pois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Eduardo... blz?

      Graças a deus... A lacrosfera q se divirta com as MERDAS q a Marvel produz pra eles atualmente. E deixem os clássicos pros leitores RAÍZ, rs!

      Abs!

      Excluir
  12. E aí Léo, tudo certo!?
    Com certeza vou pegar este título, é o que vai salvar os colecionadores de classicos, mas pra isso vou parar com três da linha Marvel e DC, Detective comics, Demolidor e Quarteto Fantástico.
    Devo continuar com alguns da Mythos enquanto rolar uns descontos bem bacanas.
    Disney já era pra mim, Carl Barks já é inacessível pro meu bolso.
    O capa cartão é o melhor contra os caríssimos capa dura.
    A grana tá contada pra gibi,😭. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Wesley... blz?

      Bem q vc faz, amigo... Tenho certeza q vc estará priorizando O Q VALE, rs!

      Eu vou fazer essa coleção completa... Pq até março (qdo ela estrear) eu já estarei encerrando a do "Valente" (faltam poucas entregas pra acabar) e com isso, meus gastos com gibis vão reduzir bastante (hj a assinatura do "valente" custa mais de 300 contos no mês)!

      Da Disney... Agora q o "Rosa" acabou, devo parar com a do "Mickey - Anos de Ouro" no Vol. 22 (o 20 sai este mês). Aí vai ficar só o BARKS, q eu vou seguir de boas pq a panini vai ser obrigada a pisar no freio (já tá quase encostando na janela da coleção nos EUA)!

      E os "FALCON", hein? Pô, tu tem q participar dos mesmos grupos q eu no fêisse... rolam altas tretas todos os dias, hehe. Com o "Falcon" eu tô gastando bem na manha: todo mês eu compro roupas e acessórios da galera q customiza e até o final deste ano devo apresentar minha coleção ao público dos grupos (tô recuperando quase todos os CLÁSSICOS em réplicas perfeitas)!

      Abs!

      Excluir
    2. As tretas dos "Falcon" são tragicomicas😂, os fã Boys e Parceirinhos com seus descontos contra os colecionadores "pé no chão" como nós.
      Só continuo com a turma do Andraus porque ele consegue fazer uma crítica alegre mediante a sacanagem que Star Brinquedos está fazendo com a gente.
      Meu último item foi o tanque, agora é só esperar o HELICÓPTERO, será? 🤔😄🎉

      Excluir
    3. Hahahaha... Essas tretas dos TIOZÕES nos grupos de Falcon são antológicas: Te confesso q nunca vi rivalidade tão acirrada (os caras chegam a se ameaçar de porrada na rua e processos judiciais por calúnia, injúria e difamação, kkk)!

      Eu participo de todos os grupos e me encontro no CENTRÃO entre os 2 extremos radicais, rs... Sou amigo de todos esses brigões e não me meto nas tretas pessoais deles (só assisto com um pacote de Doritos do lado, kkk)!

      Eu tô ali pra negócio mesmo... E compro peças (roupas e acessórios) do Giovanni, Demétrius, Deoneli, Leandro Garcia, Arsenal do Falcon, e em breve do Elocir (q faz umas roupas iradas tbm)!

      Dos originais... Já comprei e recebi o "TANQUE" (espetacular), e tô esperando uma 2º remessa do "Tubarão" pra eu poder pegar essa aventura junto com a "cartela" (q eu achei meia-boca, mas vou pegar mais pela marmita e talheres, rs)!

      O "HELICÓPTERO" será um sonho saudosista realizado se for relançado... Mas a próxima parece q vai ser a do "MACACO" (Safári)!

      Abs!

      Excluir
  13. Acho o lançamento ótimo e vou comprar tudo. Porém, não sou otimista: acho a numeração dupla (da coleção e da personagem) confusa para o leitor ocasional; duvido que o preço se mantenha; acho que uma ou outra personagem não vai vingar (para os padrões da Panini), o que vai "quebrar" o planejamento e prevejo que não chegará tão longe quanto a coleção italiana. Porém, enquanto rolar, vamos aproveitar.
    Alvaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alvaro... blz?

      Pois é, o lance da numeração DUPLA vai ser uma confusão mesmo pro leitor q não for familiarizado com a cronologia dos clássicos... Por exemplo, só o "4F" do KIRBY vai levar umas 25 edições pra ser concluída. Imagina na cabeça do leitor mais leigo administrar isso tudo se revezando com dezenas de outros títulos ao mesmo tempo?

      Mas ainda tenho esperança q a coleção atinja a meta das 250 edições... mesmo q até lá (daqui há 10 ANOS), ela esteja reduzida à uma tiragem minúscula e pra um público mais segmentado do q de costume!

      Abs!

      Excluir
  14. Boa tarde, Leo! Achei esse link com as edições publicadas até agora na Itália : https://www.comicsbox.it/serie/SUPEROICLA

    Vai ter Defensores também!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Felippe... blz?

      Valeu mesmo, foi desse site q eu peguei as capas pra esta postagem... A panini deve inverter a ordem de algumas edições, mas a lista já dá uma ideia do q vem pela frente!

      Abs!

      Excluir
  15. E aí, Leo, beleza?
    Sinceramente, não sei se isso chega aos 150 aqui, que dirá 250... e se chegar vai estar bem caro. O terceiro volume que apareceu no ISBN(X-Men, provando que vão fazer uma variação da lista diferente da que saiu na Itália) passará a custar 34,90. E sabemos por Salvat e Eaglemoss que não se mantém o preço.

    Mesmo assim, é uma excelente pedida para o combalido mercado de quadrinhos que vai sofrer muito em 2021.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. R$34,90 já é meio salgadinho

      Excluir
    2. E aí, Lierson... blz?

      Em termos comparativos, a Salvat capa-preta chegou à 135 Vol. lançados aqui... e na verdade, só acabou aí por causa da treta com a distribuição (ela não teve mais como lançar em bancas e o site da salvat era uma porcaria - diferente da Eaglemoss, q soube FORTALECER seu próprio site a ponto de cagar pras bancas e lojas e se tornar independente na venda on-line)!

      Assim, tô apostando q a panini consiga ir adiante e ultrapassar essa meta... se bem q estamos falando de uma coleção q pode levar de 8 à 10 ANOS pra ser concluída e não tem como sabermos como o mercado estará até lá ("SE" houver ainda um mercado em 8-10 anos, é claro, rs)!

      Abs!

      Excluir
  16. Leo,

    Boa tarde.

    Espero que essa coleção vingue, para revermos esse material clássico na íntegra, que foi publicado em antigas editoras: Ebal, Bloch e RGE.

    O Thor e o Quarteto do Kirby, Hulk do Herb Trimp Fantástico!!!!

    Um grande abraço!!!!👍

    Alexander

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alexander... blz?

      Sim, essa coleção vai finalmente abranger na ordem esse material das antigas editoras brasileiras... Entre as quais, tbm podemos incluir a Abril: q em seus primórdios na Marvel (de 1979 à 1985) tbm publicou mtas dessas histórias com cortes e atrasos de mais de 10 anos, rs!

      O "Hulk" do Trimpe vai ser RGE na veia, hein? hehe...

      Abs!

      Excluir
  17. Na coleção italiana, o Dr. Estranho está estreando neste mês, no #201.

    Alvezino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Valeu mesmo pela informação, Alvezino!

      Pô, fico feliz em saber disso: O "Estranho" não podia ficar de fora dessa... Ainda mais com o 2º FILME dele vindo aí!

      Abs!

      Excluir
  18. Com o dolar do jeito que está, inflação e econômia patinando...não terá vida longa como a italiana, infelizmente. Não tenho folego para este tipo de coleção, mas acho muito bacana ter isso disponivel por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Fábio... blz?

      Eu ainda acho q essa coleção aguenta o tranco... Pois se a crise econômica apertar, eu acho mais provável os leitores abandonarem outras revistas e coleções (principalmente as mensais de linha) do q abrirem mão dessa!

      Pra vc ter uma ideia... Essa da Marvel (sendo quinzenal) vai custar 70 pila por mês (qdo passar à 35 reais a partir do nº 3). A do "Príncipe Valente" (da Deagostini) é SEMANAL e custa ao assinante mais de 300 reais na fatura do cartão): e bem ou mal, já se aproxima do final (no Vol. 80)!

      Abs!

      Excluir
  19. E aí, Fabiano... blz?

    Essa do "Aranha" vai ser a "degustação" da coleção mesmo, rs... Mas valerá mto a pena, pois são ótimas essas 5 primeiras histórias do aracnídeo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. O grande problema de comprar essa coleção é de sempre correr o risco de comprar algo que é repetido no miolo. Do Homem Aranha, por exemplo, tenho certeza que tenho algumas histórias clássicas daquela coleção de capas pretas que havia sido lançado na época do lançamento de Homem Aranha 3.

    O que me chamou atenção é a edição de Quarteto Fantástico, pois material clássico deles quase não tenho. Hulk é um que tenho uma grande coleção de histórias clássicas dos anos 70 e oitenta. Aliás, fico me perguntando quando eles pretendem lançar a saga Encruzilhadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Ah, mas com toda certeza vai ter sim BASTANTE repetéco de coisas q saíram nos últimos anos pela Panini e Salvat, hehe!

      Mas fique tranquilo... Pois aqui no blog eu vou MARCAR PESADO junto dessa coleção e farei matérias individuais pra maioria delas (explicando onde as histórias já saíram antes e tal - pra ajudar a galera à driblar os repetécos)!

      E tenho certeza q vc vai adorar o 1º Vol do "4F"... A GÊNESE da Marvel tá quase toda ali (o conceito dos heróis usarem uniforme, o surgimento do "Dr. Destino" - um vilão trágico, q seria modelo pra vários outros, e os crossovers entre heróis: no caso, o quarteto Vs. "Namor")!

      Abs!

      Excluir
  21. A Fase do Thor desenhada pelo John Buscema começa no volume 18 dedicado ao personagem. Isso me interessa. Até lá veremos quanto estará custando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberto... Entre as 2 primeiras edições da fase Buscema no "Thor", já vai ter logo o confronto dele com a "HELA" (eles já tinham se enfrentado antes, na fase Kirby: mas o melhor quebra entre eles foi nessa HQ do Buscema)!

      Abs!

      Excluir
    2. A fase do Buscema do Thor e do quarteto fantástico e o que mais quero.

      Excluir
    3. Ambas as fases q vc quer vão demorar bastante...

      pois "4F" e "Thor" foram as 2 séries mais longas desenhadas pelo Kirby (102 edições do quarteto e umas 90 e poucas do "Thor"). Só depois disso é q o Buscema assume as 2 séries no lugar do Kirby. Mas valerá a pena a espera!

      Abs!

      Excluir
  22. Fala, LÉO!
    Aí sim....Que postagem!
    Imagino que tenha sido uma postagem das mais prazerosas, pois reúne muito do que os leitores das antigas tanto gostam (e esperam de uma editora deste porte).

    (In)felizmente, vou pular algumas edições, para não alimentar os repetecos, afinal, alguma coisa já saiu nas BHMs e também vou continuar com as Definitivas do Aranha!

    Mas confesso que este formato, é o ideal para esta fase gloriosa da Marvel!
    Totalmente desnecessárias as capas duras (considerando-se uma coleção deste porte)!

    Mas dá vontade de pegar tudo, desde o início...

    abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Eu quase tive um ORGASMO aqui enquanto escrevia o texto da matéria, hahaha!

      Falando sério, fazia MTO tempo q eu esperava por uma coleção assim de clássicos Marvel (formato econômico e na ordem correta)... Nem preciso dizer q essa será a minha coleção PREFERIDA daqui pra frente, né?

      Eu devo fazer essa coleção na íntegra... e deixar pro meu filho (teu xará) o equivalente em repetécos q sobrar (logo o moleque vai aprender a ler e sei q já é marvetinho de nascença, kkk)!

      Tbm sempre achei as capa-dura desnecessárias pra material clássico de tanta longevidade... A Panini foi mto estúpida há anos atrás, qdo lançou as "Bibliotecas" num formato luxuoso e caro pra um público q recém tava se acostumando a encadernados do tipo. E cagaram depois TBM nas "CHM" por fazerem uma salada bagunçada e fora de ordem!

      Mas agora acho q vai ser um tiro certo... vamos ver!

      Abs!

      Excluir
  23. Olá Leo.
    Esse ano eu esperava pegar quase nada da Panini, mas aí ela me vem com essa coleção de material clássico da Marvel ( e também Batman e Superman) em um formato decente para ler. Ansioso para ter as revistas do Demolidor e do Thor em mãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Zarko... blz?

      "Esse ano eu esperava pegar quase nada da Panini": EXPECTATIVA...

      "mas aí ela me vem com essa coleção de material clássico da Marvel ( e também Batman e Superman)": REALIDADE...

      Hehehe... bem nessas, hein? Eu tbm tava QUASE largando o osso: qdo me vem essa enxurrada de materiais ESSENCIAIS pela frente!

      Abs!

      Excluir
  24. Caro Leo,
    Tudo bem? Tenho dois Falcon antigos mas os soldados desmontaram nas juntas de borracha. Que m. Em relaçao CCM, com sou mao fechada, vou iniciar apos os números bhm, que comprei em promoçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Celso... blz?

      Se te interessar, eu conheço quem conserta "Falcons"... É a galera do grupo: "Restauro Falcon" (no face). QQ coisa, fala com eles lá (são bem confiáveis e competentes pelo q vejo de relatos)!

      Abs!

      Excluir
    2. Também existe um vídeo "faça vc mesmo" do Andraus ensinando a montagem com elásticos, muito bom.

      Excluir
  25. Olha não sei. Estou muito irritado com a Panini por conta nos erros na Espada Selvagem de Conan (capa dura). Se fosse há 5 anos atrás faria inteira mas hoje jamais. Começarei pegar a partir de onde encerrou as bibliotecas Marvel e não deve ser todos os heróis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, Alex...

      A confiança na panini ficou bastante manchada pelos erros dela nos últimos 2 anos, principalmente. Eu vou arriscar (por apreciar demais essa fase clássica), mas entendo quem tenha desconfianças!

      Abs!

      Excluir
  26. Muito interessante essa coleção, pra nós leitores veteranos e pra novos leitores, que terão a oportunidade de conhecer a Marvel dos anos sessenta, enfim praticamente o começo de tudo, como comentou um colega aqui, seria interessante se o "lado B" também estivesse presente como o Motoqueiro Fantasma, Homem Coisa, entre outros, enfim como é bom ver esse material sendo lançado. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Verdade, será um privilégio pra novos e antigos leitores poderem acompanhar o nascimento da Marvel em sua época mais gloriosa... qdo as ideias estavam fervilhando e um universo se desenvolvia aos olhos dos leitores!

      O "Lado B" pode aparecer futuramente... O "Dr. Estranho" parece q estria na edição nº 201. A coleção aguentando até lá: tudo se torna possível, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Pois é Léo,
      Esse "convite tardio" como vc disse ao Dr. Estranho pode se repetir aos outros personagens como Namor ou as histórias solo do Tocha mesmo com a coleção italiana prevendo "apenas" mais 50 volumes. Afinal enquanto estiver fazendo sucesso eles sempre podem estender sem perigo de ficar sem material clássico dos medalhões já que o Aranha tem a Marvel Team UP e o Coisa (que deve crescer na popularidade se a Marvel acertar no filme do Quarteto) tem o Marvel Two in One. A dúvida será como a coleção irá se comportar por aqui.
      César Leal

      Excluir
    3. E aí, Cesar... blz?

      Verdade... Qdo chegar nos anos 70 não vai faltar material pra manter o HYPE dessa coleção, já pensou?

      -Marvel Team-Up (sempre com o Aranha na capa)!
      -Marvel 2 em 1 (Coisa)!
      -Namor (q logo vai aparecer no cinema)!
      -Dr. Destino (raríssima série solo do vilão)!
      -Ka-Zar
      -Formiga
      -Nick Fury
      -Sgt. Fury
      -Cap. Marvel
      -Warlock
      -Mulher-Aranha
      -Cav. da Lua
      -Punho
      -Cage
      -Billy Blue

      Nossa... coisa boa é q não vai faltar pra manter essa coleção por mais uma geração!

      Abs!

      Excluir
    4. Se a Itália for por esse caminho deve aparecer nessas próximas edições lá fora. Afinal o Aranha chegou ao pomto morte da Gwen Stacy e o timing para a Team UP seria agora. Claro que estamos projetando algo que pode vir a ser a cara da coleção por aqui daqui a uma década, mas tá valendo!
      Sonhar não paga imposto.
      César Leal

      Excluir
    5. Pois é, César... Tudo q estamos falando é de algo q vai levar de 8 à 10 anos pra acontecer (a menos q vire SEMANAL a partir de algum ponto, rs)!

      Abs!

      Excluir
  27. AOS LEITORES DO "SUBMUNDO"...


    MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS POR QUEBRARMOS JUNTOS A MARCA DE 7 MILHÕES DE VISITAS NO BLOG (É MTO PRA UM BLOG PESSOAL Q NUNCA TEVE PATROCINADORES E NEM DIVULGAÇÃO IMPULSIONADA)... E FICO MAIS FELIZ AINDA Q A MARCA VEIO JUSTAMENTE NESTA POSTAGEM, SOBRE UM MATERIAL Q REALMENTE VALE A PENA SER COMENTADO E RECOMENDADO!

    BRIGADÃO MESMO, GALERA... SHOW DE BOLA A PARTICIPAÇÃO DE VCS TODOS POR AQUI!

    ATÉ+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vida longa ao Leo e ao Submundo!!! 2021 venham mais matérias, estamos aguardando visões de 1991.

      Excluir
    2. Nós é que agradecemos o seu empenho e dedicação.
      "Submundo" é um dos blogs que vale a pena participar.
      Aqui há vida inteligente, onde se comenta quadrinhos com respeito à opinião alheia. Parabéns Léo! Muito agradecido por todas essas alegrias que vc nos proporcionou durante todos esses anos. Vida longa ao "Submundo HQ" e que Deus abençoe a sua vida.

      Excluir
    3. Leo, parabéns pela marca alcançada de 7 milhões de visitas. Fico muito feliz por participar desse momento e, como você bem frisou, com uma materia extremamente feliz, a publicação das HQs classicas da Marvel no Brasil.

      Excluir
    4. Fala, Léo!
      Tô contigo nesta jornada, no "trabalho de formiguinha" , desde 2011, acessando regularmente, lendo todos os comentários e respostas(com réplicas e tréplicas) e, sempre que possível, comentando(naturalmente, sempre sendo respondido!).
      Neste espaço circula muita informação relevante. As discordâncias de opiniões, sempre bem vindas e respeitadas.
      Xiitas "politizados", mantêm uma distância saudável.

      No mais, bem significativa, esta marca de acessos, numa postagem tão auspiciosa!

      Vida longa!

      abs.

      Excluir
    5. "2021 venham mais matérias, estamos aguardando visões de 1991"


      Valeu mesmo, Francisco...

      As "Visões de 1991" já tá em fase de seleção de imagens e deve ir ao ar nas próximas semanas (ficou mais do q espetacular e gigantesca a matéria do Elcio)!

      E eu devo engrenar tbm matérias especiais sobre: "Miracleman", "4F do BYRNE", "Bran Mak Morn & Sonja - A Guerreira", "HQs baseadas em jogos do ATARI", e novos COMBOS de notícias variadas!

      Abs!

      Excluir
    6. "Vida longa ao "Submundo HQ" e que Deus abençoe a sua vida."


      E aí, Tadeu... blz?

      Muitíssimo obrigado, amigo... Eu é q agradeço por vc estar curtindo o blog e espero q aprecie as próximas postagens q tão em produção (falei um pouco sobre elas logo no comentário acima, rs)!

      Q Deus abençoe vc e sua família tbm... Valeu mesmo!

      Abs!

      Excluir
    7. "Leo, parabéns pela marca alcançada de 7 milhões de visitas."


      Eu é q agradeço, Eduardo... à vc e todos os demais leitores do blog pelas participações diárias q ajudam a movimentar este espaço!

      E no meio do ano atingiremos outra marca: 10 ANOS no ar... Parece q foi ontem q criei este blog, kkk!

      Abs!

      Excluir
    8. "Tô contigo nesta jornada, no "trabalho de formiguinha" , desde 2011,"


      E aí, Victor... blz?

      Brigadão mesmo, amigo... Fico mto feliz em poder contar ainda com leitores das antigas frequentando o blog (mtos sumiram do mapa de lá pra cá e a maioria por ter abandonado os quadrinhos tbm - uma pena). Acho q somos parte da resistência final do colecionismo de quadrinhos mesmo, hehe!

      E realmente, esta postagem dos "Clássicos Marvel" já começou arrebentando a boca do balão... A audiência desta matéria em especial já é uma das maiores em meses aqui no blog: Sinal de q há MTO interesse por materiais clássicos entre os leitores (e isso me deixa mto feliz TBM)!

      Abs!

      Excluir
    9. Puxa, muito legal Leo. 7 milhoes de visitas para um blog escrito em 2021 não é algo que deva se passar em branco. Sucesso sempre!

      Excluir
    10. Valeu mesmo, Lierson...

      O "Submundo" tá com aquela pinta de q vai ser o ÚLTIMO blog escrito a sobreviver em meio aos "gibitubers" e afins, kkk!

      Abs!

      Excluir
    11. Milhões de views merecidas! É uma cobertura com viés único e com personalidade.

      Excluir
    12. Brigadão mesmo, Fabiano...

      Mas este blog nunca seria a mesma coisa se não fosse a participação da galera tbm nos comentários... Acho q este é o grande diferencial deste espaço: A participação dos leitores de uma forma mais descontraída e honesta na opinião de cada um. Show de bola a colaboração do pessoal!

      Abs!

      Excluir
  28. Os mesmos erros de sempre. Não vão ter folego para lançar tudo. Pela decima vez vamos ter as histórias dos anos 60 relançadas e vai ficar pelo caminho antes de chegar nos 70.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carlos... blz?

      Vc pode ter razão sobre "ficar pelo caminho", afinal: A Panini já deixou 2 coleções do tipo inacabadas no Brasil: As "Bibliotecas" e as "CHM" (q terminaram com várias séries sem conclusão: "Tumba de Drácula", "Punho de Ferro", "Cav. da Lua", e "MKF")!

      Mas ainda tem MTO material dos anos 60 q faltava republicar por aqui... Só de "4F", "Thor", "Ferroso", "Hulk", e "Cap. América", temos HQs q não são republicadas no Brasil Há 40 ou 50 ANOS! E os "Vingadores" devem ter umas 50 histórias INÉDITAS até hj!

      Abs!

      Excluir
  29. Finalmente a panini lançado uma coleção clássica com preço justo e de forma organizada, só achei uma pena ser focada apenas nos medalhões (isso se mudar mais pra frente quando chegar nos anos 70 vai saber), porque senão não vou poder passar minhas do doutor estranho e homem formiga para frente e vai ficar uma coleção meio frankstein na minha estante kkk.

    . Falando em clássicos, já apoiei o Zamor da editora universo fantástico do grande mestre mozart couto, e pelo que fiquei sabendo ele está tão animado que pretende trazer outros personagens dos anos 80 de volta como Brakan e Ambrak (o primeiro um bárbaro no estilo conan e o segundo um bárbaro de um futuro distópico), além de querer fazer um crossover entre eles . E isso que o homem já tem mais de 70 anos!! Um exemplo a ser seguido nesse ramo da nona arte.


    Att,
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, pelo que li, o Mozart Couto tem 62 anos.

      Excluir
    2. Opa acabei me confundindo com outro artista kkk

      Att,

      Ivan

      Excluir
    3. E aí, Ivan... blz?

      Bem, eu só conheço as 200 primeiras edições da Itália... e essas 200 só focam nos medalhões mesmo. PORÉM, já ficamos sabendo q a ed. nº 201 será justamente do "Dr. Estranho", rs!

      Abs!

      Excluir
    4. Sobre o Mozart Couto...

      Ele tem 77 anos (fez agora em janeiro)!

      Abs!

      Excluir
  30. Vendo a lista italiana fiquei mais tranquilo ... achei que eles iam limar o Thor e o Hulk, mas só estão invertendo a ordem ... Tenho toda a fase da RGE do Hulk e ali estão algumas das melhores histórias já produzidas pela Marvel .
    Luiz Henrique Trompczynski

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Luiz Henrique... blz?

      Pode ficar tranquilo q o "THOR" e o "HULK" estarão em PESO com suas fases clássicas nessa coleção... Pro Deus do Trovão tem: KIRBY, BUSCEMA, e Neal Adams! e pro Verdão: KIRBY, DITKO, SEVERIN, e TRIMPE!

      EBAL, Bloch, e RGE na VEIA, hehe!

      Abs!

      Excluir
    2. É Leo, de uma certa forma, de volta à infancia e à adolescência. Uma sessão nostalgia pura, com essas HQs clássicas da Marvel. Que cheguem logo!

      Excluir
    3. Bem nessas, Eduardo...

      É quase como voltar no tempo... pra uma época em q a Marvel ainda exalava uma magia e fascínio q foi se perdendo nos últimos anos!

      Já me sinto q nem o Marty McFly num Delorean, kkk...

      Abs!

      Excluir
  31. Espero que essa coleção dure até o fim dos tempos!

    Diego Souza Alves - MG

    ResponderExcluir
  32. E aí mestre!!! Finalmente a Panini tá de parabéns a algum tempo que a editora não é fonte de boas notícias como agora. Apesar de ter várias destas histórias já publicadas em outros formatos, essa publicação é o que vai velar a pena nas bancas. De um modo geral a gente deve seguir aquela filosofia clichê “Não fique preso ao passado....”, “Experimente coisas novas...”, “É preciso evoluir...” e outros mais.
    Mas quando se trate HQ´s principalmente de super-heróis, o passado é “ouro” e o presente é “arame”. A Marvel, na minha opinião se perdeu após a primeira Guerra Civil, depois dela vieram a preocupante “Nova Marvel”, ainda havia expectativa de algo bom. Adiante a medíocre e sem nada de relevante “Totalmente Nova Marvel”, mas tampa do caixão foi a bagaceira “Totalmente Diferente Nova Marvel”. Uma mistureba de ativismo, lacração, apelações e falta de respeito a história do universo Marvel. Peço desculpas aos colegas pelo desabafo, mas ainda bem que a busca pelo lucro faz com que os executivos e homens de negócio vejam que é uma boa pedida trazer os clássicos de volta. Benza Deus!!
    Valeu, obrigado por manter galera por dentro das notícias!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Verdade, amigo... A Panini vinha de uma fase mto "instável", com a bagunça cronológica do selo "CHM" e o clima de "incerteza" q deixaram com as "Lendas DC" (q eu sempre falei aqui q não iria ser cancelada, como alguns canais mais "escandalosos" alardeavam por aí). A chegada dos OMNIBUS e a "Ed. Definitiva" do aranha (custando 150 reais pra cima) tbm aumentaram o clima de desesperança no leitor q esperava ter acesso ao material clássico sem gastar tanto!

      Mas agora parece q vão acertar a mão com essa coleção... q mesmo custando 35 bonoros (preço a partir do nº 3) ainda tá dentro de um valor acessível pra maioria (é o preço de um "Bic Mac" com sobremesa)!

      Sobre "evoluir"... Concordo plenamente contigo, se o LIXO produzido atualmente é a "evolução" q tanto falam, nem quero ver o q seria um "retrocesso" então, kkk. Na boa, o material atual/moderno da Marvel (com uma falta de criatividade latente, péssimos desenhistas, lacração sem limites, repetição de ideias, etc e tal) eu não consigo sequer considerar como algo "lível" (se é q existe esse termo). Assim, prefiro mil vezes investir meu TEMPO e dinheiro relendo um bom clássico (q é o q presta mesmo)!

      Tbm concordo com vc q a queda da Marvel começou logo após a "Guerra Civil"... e a adoção da "agenda lacradora", q começou a desconstruir a imagem do super-herói hétero e tradicional (hj em dia até o "Sr. das Estrelas" tá sendo reapresentado como sendo bissexual, e por aí vai a vontade dessa gente em lacrar e destruir tudo q foi criado por pessoas mais talentosas do passado)!

      Mas eu ainda acredito q o LUCRO vai falar mais alto um dia (qdo acabar a verba destinada às "tentativas" de emplacarem uma lacrada de sucesso)... e vão deixar as choradeiras mimizêntas e vitimistas de lado!

      Abs!

      Excluir
  33. Fala Leo, blz?


    É gratificante ver o início de uma coleção em formato econômico e ordem cronológica tão almejada por nós, colecionadores!!!!

    O lado ruim é com relação ao preço, que, segundo já andam falando por aí, vai passar para 35 pila a partir da edição 3... E a tendência é aumentar no decorrer da coleção...

    Como eu já tenho algumas edições, é certo que não comprarei repetécos, mas há bastante coisa que me interessa como Homem de Ferro, Demolidor, Hulk, entre tantas outras!

    Até que algumas capas ficaram bacanas, em especial a do Aranha que abre a matéria e a do Hulk com o Surfista!rs

    Mudando um pouco de assunto, mas ainda falando em fases clássicas, será que este ano teremos o Demolidor de Ann Nocenti??

    Que esta coleção perdure por muito tempo!!!!!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Leo... blz?

      Bota gratificante nisso, bróder... Desde a época das "Bibliotecas" q eu sonhava com o mesmo conteúdo só q em versão econômica (lá em 2007 eu sabia q a panini não iria segurar uma coleção de luxo em capa-dura q já tinha mais de 150 edições nos EUA - hj em dia, já passa de 250 "Masterworks")!

      Qto ao preço... 35 pila já é a nova "realidade" econômica dos gibis, infelizmente, é claro. Um "Tex Ouro" em formatinho P&B já custa isso e um mangá (Lobo Solitário) tbm já bate nos 30!

      E mesmo q a coleção de clássicos tenha BASTANTE repetéco... Tbm vai ter mta coisa INÉDITA no Brasil (pulada pela EBAL, Bloch, RGE, e Abril). Só de "Vingadores", a estima é de umas 50 edições inéditas q nunca foram publicadas no Brasil (a EBAL nunca publicou "Vingadores", e nem a RGE - e a Bloch lançou só 10 edições, enquanto a Abril pulava TUDO direto pra fase Thomas/Buscema, um verdadeiro "MASSACRE da Serra Elétrica" editorial, kkk)!

      E sim... Acredito q este ano deva rolar o "demo" do romitinha!

      Abs!

      Excluir
  34. Juvenal Pontes24/01/2021, 22:40

    Cara, essa coleção vai ser excelente, mas ainda não sei se farei... tenho o início da Marvel quase todo com as edições da Epic Collection, só que tive que largar com a alta do dólar (os preços das edições triplicaram). Para não ter repetecos, teria que comprar a partir de onde parei na coleção gringa, só que daí a coleção nacional ficaria estranha... aiai, ser colecionador brasileiro é sofrido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Juvenal... blz?

      Nem me fale... Tbm já tenho mto material clássico nas "Bibliotecas" e "CHMs" e vou encarar mto repetéco pela frente tbm, hehe!

      Mas no meu caso, a ideia é deixar os repetécos pro meu filho (q logo mais vai aprender a ler e já é marvetinho com quase 3 aninhos). Assim, vou ficar com essa coleção nova pra mim e adiantar a herança do moleque com as repetidas, rs!

      Abs!

      Excluir
  35. Primeiramente para ens pelos 7 milhões de acessos. Acesso quase que diariamente ha anos. So não comento tanto pois ja tem bastante comentarios repetidos e só pra dizer o mesmo deixo quieto, mas leio praticamente tudo.

    Pessoalmente essa coleção vai ser perfeita. O meu favorito homem aranha infelizmente vai demorar pra chegar na parte que interessa por causa das bibliotecas, mas é aquela coisa né, não se pode ter tudo, é otimo que comece assim. X Men tambem vai demorar um pouco pra engrenar para mim.

    Sabe se essa colecão tera numeracao seguindo a ordem da coleção ou cada personagem tera sua propria ?

    As que eu mais me interesso nesse primeiro momento são as do Hulk e a do Demolidor (tem muita coisa boa que não saiu por aqui,

    Essa semana acabei comorando o Omnibus do Conan. Chegou a 169 e sei la porque a amazon me deu um vale de 25 reais que apareceu na minha conta. Então foi perfeito.

    Ja a coleção da Espada tinha as 4 primeiras da Salvat e fui levando. No final do ano aproveitei aquela promocao de 30% e investi até a edição 20 antes que eu ficasse sem. Se durante. Ano aparecer outra promocão desse tipo posso até seguir em frente em alguns numeros, mas não são prioridade.

    Pincipe Valente chegando ao final, ainda bem. Essa coleção virou meu xodó. Tirando o preço abusovo no final, fiquei viciado no perosnagem. A serie muda radicalmente a partir dos anos 90 (deixando de lado o oé no chão e voltando aos seres magicos dos primeiros anos) mas continua fascinante.

    Voltando a coleção da Marvel, mesmo não sendo mais econômica nos padrões desejados ao menos mantem um formato agradavel. Tem chances de vingar, estao apostando num publico mais fiel e ja que tudo esta caro, melhor gastar com coisas que comoensam. Imagina gastar 35 reais numa edicao fina com a fase atual da marvel ou dc ? Essa molecada que sustenta a marve, e dc atual não ia ter cacife, devem preferir outras midias e a medida que vao crescendo devem se dar conta das merdas que estão lendo, pois so youtubers depois dos 20 devem continuar fingindo gostar pra continuar ganhando regalias das editoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, gustavo... blz?

      Brigadão mesmo pelas felicitações... E participe sempre q puder, não me importo em responder comentários parecidos entre si, rs (eu até gosto de elaborar de maneira diferente as respostas pra uma pergunta ou observação já feita)!

      O "Aranha" vai ter umas 8 edições da fase DITKO q devem cobrir as 4 "Bibliotecas" e as 2 primeiras "Ed. Definitivas"... O legal é q pro aranha o leitor vai poder até escolher o melhor formato pra acompanhar, rs!

      A coleção terá numeração DUPLA... Uma pra coleção num todo e outra pra cada série individual. Embora o número em destaque na capa seja o da coleção total. Por exemplo, a próxima edição vai ser a estreia do "4F", mas ela estampa um nº 2 na capa!

      O "Demolidor" a galera costuma desprezar essa fase clássica... Mas eu gosto, e ela traz roteiros de Stan Lee e arte de Wally Wood, Romita, e Gene Colan (só pelos artistas já valeria, na minha opinião)!

      O OMNIBUS do "Conan" eu cofrei tbm... Adoro essa fase do Barry Smith. Só não decidi se vou pegar o 2º (tô na dúvida ainda). Já a "ESC" eu tbm fui até o Vol. 20, q a meu ver contempla o AUGE da fase Thomas/Buscema!

      O "Valente" eu tbm vou até o FIM... Pelas minhas contas, faltam apenas 4 entregas pra fechar a assinatura (vale mto a pena o esforço - ainda mais q o preço abusivo de 90 e tantos reais NÃO será pros assinantes, pra nós, o preço segue na faixa dos 70: UFA, rs)!

      E de fato, as novas gerações um dia vão olhar pra essa merda toda atual... e vai ser pra eles o q pra nós foi o final dos anos 90 com os "Massacres" e "Clones" da vida. Aí vão querer buscar o q realmente vale a pena ser lido!

      Ah, e não esqueci daquela matéria q vc me mandou do "Demolidor" no ano passado, viu? Eu só tava esperando a confirmação de um lançamento de peso dele pra botar no ar, e acho q o próprio relançamento da fase Miller já pode ser o momento certo q esperávamos (fica tranquilo, q deve ir pro ar depois dos "Visões de 1991" do Elcio)!

      Abs!

      Excluir
  36. um sonho realizado, sem dúvida... ainda bem que o Tex da Salvat completou as 60, dá um alívio financeiro e poderei me concentrar agora somente nas coleções do Conan, Barks, uma ou outra Vintage (como a do Aranha x Duende Macabro, por exemplo) e entrar com tudo nessa coleção dos clássicos, que sonho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, adilson... blz?

      No meu caso... A assinatura do "Valente" tá quase acabando, o "Lobo Solitário" falta 4 edições, o "Mickey" (Anos de Ouro) eu vou parar na ed. 22, O "Sandman" eu vou encerrar na 10, E o "Conan" (ESC) eu já parei na 20!

      Ou seja: Tô encerrando várias coleções ao mesmo tempo e vou poder me dedicar de boas pra essa dos clássicos, rs...

      Abs!

      Excluir
  37. Leo, seria possível fazer uma matéria rapidinha (utilidade pública) para falar sobre a Espada 31 da Panini, q aparentemente foi feita com defeito e até agora a editora não se posicionou!? Vieram páginas trocadas. A editora não colocou para venda, está bem atrasada no site, mas não se posicionou, deixando todos à deriva. Seria uma denúncia para alertar os leitores e pressionar a editora a se posicionar. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, marcos... blz?

      Sim, por coincidência, eu tô trabalhando numa matéria justamente sobre o "CONAN" e o lançamentos de livros e HQs de "Bran Mak Morn" e "Sonja" (tudo numa mesma postagem). Fiquei sabendo desse erro na "ESC" 31 pelo grupo do "Submundo" no fêisse, e agora vou reescrever a matéria pra incluir detalhes sobre esse defeito gráfico q rolou!

      Mas antes, vou entrar em contato com a editora pra ver o q eles farão nesse caso... Eu tô achando q vai rolar RECALL (vamos ver)!

      Abs!

      Excluir
    2. Boa pedida, "marcos".

      E ótimo posicionamento, "LEO".

      Excluir
    3. Valeu, Roger...

      E só pra confirmar, já tive resposta da panini hj e VAI ROLAR RECALL SIM... QUEM JÁ COMPROU, VAI TER Q ENTRAR EM CONTATO COM A PANINI PRA TROCA OU DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO!

      Abs!

      Excluir
  38. Salve Léo

    A Panini deu uma vacilada em não ter publicado na época do centenário do Rei Kirby. Se tivessem aproveitado a comemoração, hoje a coleção já estaria bem adiantada (+ou- no nº 70). E estaríamos pagando bem menos... E como só vai apresentar a "elite" da Casa das Ideias, poderiam manter as CHMs para os heróis "lado B".
    Mas, apesar dos repetecos, também estou inclinado em fazer na íntegra. Gostei da proposta de ter os principais títulos da Marvel desde o início. Como de um tempo pra cá mudei um pouco o meu foco, essa coleção vai ser uma boa para substituir as antigas Teias do Aranha. Se antes sonhava com uma coleção volumosa, hoje pretendo investir mais em encadernados e passar para frente as mensais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Luiz... blz?

      Pois é, deixaram passar mesmo o centenário do REI quase em branco (se não fosse pelas lendas dos "Superpowers", rs)... Mas antes tarde do q nunca, e este ano a panini vai se redimir bonito com os fãs do KIRBY (tem "Sandman" e "OMAC" na DC tbm pra sair nos próximos meses)!

      E boa ideia a sua de se manter as "CHMs" pro "Lado B", hehe... Acho q a linha "CHM" não volta mais (com esse nome), mas nada impede q façam uma outra coleção similar mais voltada pro material obscuro dos anos 70: Afinal, o "Cav. da Lua" tá vindo aí com série de TV: quem sabe, né?

      Abs!

      Excluir
  39. Conheci o SUBMUNDO em 2013, quando do lançamento da capa preta Salvat, li um review e nunca mais larguei o vício. Impossível não querer saber o que o Léo esta armando para nos surpreender e, principalmente, nos livrar das roubadas do mercado editorial kkkkk
    7 MILHÕES DE ACESSOS!!!!!!!!!! Isso não é para qualquer um, não em tempos como estes onde a paciência para leitura e diálogo crítico e construtivo se fazem cada vez mais raros em uma sociedade nivelada por baixo e onde impera a superficialidade em todas as formas de arte. PARABÉNS!!!! Acredito que esse contexto também serve para essa maravilhosa coleção de clássicos que chegam agora para novamente reviver o que foi a fase clássica e inesquecível da um dia chamada CASA DAS IDEIAS....(e como já foi comentado aqui diversas vezes, teve seu prego final gravado no caixão com essas absurdas e totalmente acéfalas novas isso, novas aquilo, que recentemente se abateram sobre o universo Marvel). Nós leitores e colecionadores que gostamos de algo com um pouco mais de originalidade e qualidade, temos a oportunidade de reviver essa fase (ou conhecer pela primeira vez) em um material organizado que, talvez, não tenha sido apresentado antes. Uma nova coleção clássica, milhões de acessos em um blog de quadrinhos que prima pela qualidade é o sinal que nem tudo está perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, marco antonio... blz?

      Brigadão mesmo por estar acompanhando o blog há tanto tempo... Curiosamente, foi justamente essa postagem sobre a Salvat q fiz aqui (fui um dos primeiros a traduzir a lista toda da coleção q tava saindo na Inglaterra com os títulos das histórias aqui no Brasil) q ajudou a alavancar o "Submundo" nas pesquisas do google. Essa matéria da Salvat foi q tirou o blog das sombras da internet, hehe!

      E falando em "roubada" no mercado editorial... Ainda hj vai ter matéria nova aqui e vai ser sobre o 1º RECALL do ano (ESC 31 da panini), entre outros lançamentos do universo de "Conan" q tão vindo aí. E em seguida vai ter matérias especiais sobre: "Miracleman", "4F do BYRNE", e as "Visões de 1991" (mega-colaboração do Elcio aqui pro blog)!

      E realmente, amigo... A leitura tá sendo reduzida à PÓ nestes tempos modernos, onde o pessoal tem preguiça de LER qq texto escrito (principal motivo pra disparada dos canais de youtube). Eu cheguei a pensar em criar um canal desses tbm: mas no momento, ao menos, não quero colaborar pra esse tipo de comportamento de se assistir vídeos por preguiça de ler (é o mesmo q acontece com os GIBIS tbm: o povo prefere assistir um filme do q ler um gibi). Da minha parte, ainda prefiro manter o blog escrito, o texto, e as imagens e capas de HQs pra galera salvar. Ironicamente, antes de ser blogueiro, eu TBM sou leitor de outros blogs escritos e fico triste em ver q meus blogs e sites favoritos tbm andam perdendo espaço e sumindo do mapa. Enfim, não se pode parar o "progresso", né? rs!

      Valeu mesmo, brother!

      Abs!

      Excluir
  40. E aí, Léo, beleza?

    Que coleção bacana! Acho que é daquelas que quem pegar, pegou; quem não pegar, não pegará mais. Sabe lá Deus quando aparecerá outra oportunidade dessas.

    Infelizmente chega em época de profunda crise econômica-social, vivemos tempos confusos e incertos.
    Mas é aquilo, temos que fazer os nossos momentos de felicidade.
    Assim sendo, essa nova série é um desses momentos - um bálsamo de alegria nessa época sombria.

    Os valores cobrados é que poderiam ser um pouco melhores para o futuro, ou seja, jamais ultrapassar a marca dos R$19,90.
    Daria para levar pelo menos por algum tempo em tranquilidade, mas o volume dedicado ao "Quarteto Fantástico" já começa a arregaçar.

    Particularmente falando, não sei se será possível colecionar todos os personagens. Mas, pelo menos para mim, QUARTETO FANTÁSTICO, VINGADORES, HULK e HOMEM-ARANHA são imperdíveis.
    Gosto de todos, mas esses são essenciais.

    Quanto as artes de capa realmente poderiam ser melhores. Ficaria mais bonito se fosse como as BHM, que utilizavam uma das capas que estavam no interior do volume, entre uma edição e outra.
    Geralmente escolhiam as mais bonitas ou chamativas.

    Já antevejo o quanto os volumes dessa coleção ficarão raros do lançamento pra frente - será questão de meses.

    Então é isso, até a próxima.

    Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Michel... blz?

      Essa coleção não vai ter choro mesmo... quem perder, poderá ter dificuldades de encontrar algum número depois q a coleção estiver mais adiantada, pois sendo material de banca ou assinatura, duvido q sobre mto estoque nas lojas físicas e virtuais da vida!

      Enfim... cada cabeça uma sentença, hehe. Eu vou fazer desde o começo e farei a coleção inteira (se eu tiver q pular alguma coisa por questões financeiras, serão OUTROS gibis: Mas essa coleção passa a ser prioridade pra mim)!

      Qto à crise econômica... A pandemia vai passar e as coisas vão melhorar. Eu quebrei a empresa q eu tinha e deveria ser o 1º a estar desesperado e pouco otimista: Mas já iniciei outro negócio e sei q as coisas vão melhorar pra mim e pras pessoas q souberem tirar proveito das piores situações com trabalho e dedicação (já estive me merdas econômicas piores e vejo q o mercado tá mais receptivo agora do q estava no início da pandemia: Vamos ter fé, q vai dar tudo certo)!

      Sobre os valores... Infelizmente, os custos gráficos tiveram um reajuste considerável por conta da pandemia: Não vou isentar a Panini da culpa pelos valores mais altos referentes à publicações de LUXO (inadequadas pros tempos atuais de pandemia e por saber dos altos custos gráficos q hj são cobrados). Mas os preços altos nos formatos econômicos (q passaram dos 25 pros 35 ou 40 reais) é mais das gráficas mesmo (q vão culpar o preço do papel importado e coisas do tipo - já conheço a ladainha deles, rs). Em tempo, esses aumentos tbm vão e já estão afetando outras editoras (isso será inevitável)!

      Assim... Vai ser um ano de cortes no orçamento com gibis pra todo mundo (vc fará bem em escolher as séries q irá acompanhar na coleção de clássicos - mtos farão isso tbm e outros tentarão encarar a coleção completa MAS cortando outros gibis pra compensar e não pesar tanto no orçamento- é o meu caso)!

      Abs!

      Excluir
  41. Fala, Leo.

    Cara, tenho sentimentos conflitantes sobre essa coleção. Em outros tempos, isso seria o material dos sonhos, mas hoje, com tanta coisa já publicada dessa fase inicial da Marvel e por possuir boa parte dela em coletâneas nacionais e gringas, fico meio com o pé atrás de entrar nessa.

    Por outro lado, tem muita coisa que me interessa e que ainda não tenho desse começo da Marvel, como o Demolidor e Hulk, por exemplo. E quando começar a chegar na década de 70, aí sim espero que a coisa esquente, com material da Marvel Team-Up e Marvel Two-in-One (se é que esse material vai ser publicado).

    Enfim, é uma coleção excelente para o grande público mas que terei de fazer uma seleção do que vai ser adquirido, afinal, grana e espaço pra guardar quadrinhos aqui em casa estão bem limitados.

    Abraços!

    Nuno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Nuno... blz?

      Depois das coleções da Salvat (capa-preta e vermelha) e da linha "CHM" da panini... Mta coisa de material clássico dos anos 60 acabou sendo publicado por aqui, nem q seja meio "retalhado" por pulos e coletâneas de histórias fora de ordem!

      Assim, os famigerados "repetécos" serão inevitáveis mesmo, hehe... A não ser, é claro, q o leitor faça sua própria "seleção natural" e compre as edições avulsas apenas daquilo q ainda não tiver na coleção!

      Mesmo assim, com tanta coisa repetida q virá pela frente... Acredite: Ainda vai ter MTA coisa INÉDITA no Brasil e outras tantas q já saíram por aqui há mais de 40 ou 50 ANOS atrás pela EBAL, Bloch, RGE, ou primórdios da Marvel na Abril. Pra vc ter uma ideia, só de "Vingadores" teremos cerca de 50 histórias INÉDITAS no Brasil (nada mal, hein)?

      O "Demolidor" nessa fase inicial dos anos 60 só saiu pela EBAL e Bloch, depois somente em HQs salteadas pela Abril e na CHM da Panini. Ficou mta coisa q eu nunca li do demo, entre elas: A HQ clássica onde revela a identidade pra Karen Page (nem sei se saiu no Brasil essa)!

      Abs!

      Excluir
  42. Amigo sabe qual o papel de miolo terá Saga Superman? Falaram em off set houve boato de que seria LWC... confirma com o X9 e vê com ele se a edição vai ter uma capa melhor...rsrs abraço amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      A última informação q eu tive sobre o tipo de papel é do ano passado ainda (qdo confirmei aqui o lançamento do Super do Byrne pra este ano)... E até então tinham me dito q seria em LWC. Mas isso foi antes do reajuste das gráficas (não ficarei surpreso se mudarem pro off-set q é mais barato)!

      Abs!

      Excluir
  43. Leo,

    Depois posta uma foto da coleção do "Valente". Fico curioso o tamanho gigante que uma coleção dessa alcança numa estante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Fabiano... blz?

      Pode deixar q eu vou postar sim... Mas antes, vou ter q organizar a bagaça, hehe: Pra vc ter uma ideia, atualmente a coleção do "Valente" tá empilhada junto com diversos outros encadernados em umas 8 "montanhas" de gibis no chão do meu escritório. As prateleiras das minhas estantes estão lotadas e tudo q chega de novo eu empilho até conseguir arrumar e organizar na estante!

      Vida de colecionador bagunçado é assim, kkk...

      Abs!

      Excluir
  44. Falaí, Léo, td bem?

    Parafraseando o Tadeu, 'Vida Longa ao Submundo'.

    Parabéns, Léo, por todo o contexto de seu blog. Embora eu esteja sumido mas postagens, leio sempre cada um dos comentários, sem exceção.

    Grande abraço e felicitações estendidas a cada membro do blog, que contribui de maneira ímpar para o crescimento deste meio de expressão tão bacana.

    Tocando no assunto, fiquei um pouco surpreso com a nova coleção Marvel PANINI. É parte de um sonho, é. Mas ainda longe de poder comprar individualmente cafa exemplar de nossos personagens preferidos. Se pular número, para quem se incomoda, fica o buraco na coleção, mesmo que tenha adquirido em outra coleção. Se vc escolhe um ou mais personagens, tem que esperar muito para chegar no que vc quer. À exemplo do Thor, quero muito toda a fase Kirby e Buscema, mas até chegar (se é que...) lá pelo número 300 com os Eternos, Olimpianos e o Panteão das Divindades, Sigurd, Brunhilda e Nibelungos, meu Deus!

    Gostaria tb de ter toda a saga do Nova que culmina com o QF e Esfinge. Acho que não terei.

    Mas já é um começo.

    Abraxx

    Inté...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Cal... blz?

      Pô, brigadão mesmo pelas felicitações ao blog e seus integrantes, rs... Bem ou mal, o "Submundo" criou uma impressionante identidade própria: É quase um "organismo vivo", q vai mto além de mim e das matérias principais (q apenas "pavimentam o terreno" pros comentários e debates q se seguem - mtas vezes até desmembrando os temas centrais e se ramificando em outros assuntos, hehe)!

      Por tudo isso... é q eu me esforço pra manter vivo este espaço, apesar do tempo estar sendo cada vez mais severo comigo (trabalho e filho pequeno dividem a minha existência com o blog, rs)!

      Te convido pra TBM fazer parte do GRUPO SECRETO do "SUBMUNDO" no fêisse... q é feito SÓ pra participantes deste blog e tbm formou uma identidade própria BEM diferente desta: Lá tem bastante zoeira, putaria, bagunça, mas tbm rolam notícias quentinhas (antes de pipocarem por aqui) e mtas fotos de coleções e memes engraçados. Se interessar, é só me avisar inbox por lá q eu add (meu perfil no face é "LEO RADD" mesmo)!

      E vamos curtindo essas novas coleções de clássicos saem pressa, afinal: Já sabemos q é uma coleção q tá prevista pra durar 10 ANOS (espero estar vivo até lá, kkk). Já o "NOVA" eu tenho um palpite de q pode não ser um sonho tããããããao distante assim, será? hehe!

      Abs!

      Excluir
  45. O Timing foi o mesmo da Marvel com as Marterworks agora em formatinho ou quase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Optimus...

      Parece q estamos vivenciando tudo aquilo de novo... A empolgação com os clássicos, a esperança de uma coleção q tenha vida longa, e a desconfiança de q tudo não passe apenas de um sonho, rs!

      Abs!

      Excluir
  46. se tivesse o Dr. Estranho... ai ai ai... que pena... muita coisa repetida do Homem Aranha para quem já possui as Bibliotecas Históricas e Definitivas, além de várias Salvat, para que colocar Homem Aranha na coleção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq sem o aranha a coleção toda naufraga nas vendas (tanto, q já botaram ele logo na 1º edição e é o personagem q mais vai ter edições na coleção toda)... Bem ou mal, é a realidade!

      Qto ao "Dr. Estranho"... Lá fora ele estreia no Vol. 201 da coleção (vai demorar por aqui, rs)!

      Abs!

      Excluir
  47. Será que a Panini vai seguir os moldes da coleção italiana e publicar os 250 volumes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Acredito q sim, a próxima EXTENSÃO deve ser anunciada ainda este ano (imagino q pra mais 60 Vol)!

      Lá fora a coleção italiana ganhou uma extensão até o Vol. 300 (q trará a estreia dos "Novos X-Men" na capa)...

      Abs!

      Excluir
  48. Galera, será que alguém pode ajudar a encontrar os nossos 2 e 4 da CCM ? Estou em Recife, ja rodei bancas e sebos por aqui e nada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Na loja aqui do sul (Tutatis) eu acho q tem todos... Eles mandam pelo correio se precisar, mas tem q entrar em contato na pág deles no face e insta (Tutatis - loja de quadrinhos)!

      Abs!

      Excluir
    2. Bom dia, Leo! Só tenho a agradecer pelo retorno! Já os contatei via WhatsApp, aguardando retorno. Mais uma vez obrigado pelo tempo e atenção!

      Excluir
    3. Opa, eu é q agradeço pela participação aqui no blog, amigo...

      E boa sorte na busca por essas edições: Mesmo q a loja daqui não tenha no momento, eles tão sempre recebendo reposição de estoque da Panini!

      Abs!

      Excluir
  49. Boa Noite a todos. Acompanhei essa coleção desde o início na torcida dela ser lançada nos moldes da italiana. Infelizmente, a edição 64 (em pré venda) já está sendo anunciada como a Edição Final! Sinceramente, eu esperava a "extensão", mas, sem expectativas, já que a PANINI anunciou desde o início apenas 60 edições (as edições 61 a 64 foram o bônus) mas, enfim, foi ÓTIMO enquanto durou! A coleção é linda e, que pena, ficará a saudade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Robin... blz?

      O cancelamento dessa coleção foi (sem dúvida nenhuma) a PIOR notícia do ano pra mim em relação ao mundo dos quadrinhos... pois essa era (nada menos) do q a minha coleção favorita entre todas e acabou bem antes do q eu pensava (cheguei a achar q a Panini tentaria ao menos esticá-la até o Vol. 100, mas não rolou)!

      Ainda hj, comprei o Vol. 62 (Vingadores)... e apesar de ser uma bela edição (com bela capa) fica aquele gostinho amargo de fim de festa, né?

      Abs!

      Excluir
    2. Vdd Meu caro!!! Bom dia! Um verdadeiro gostinho amargo de final de uma festa muito boa. De "arromba"!!! Abraços pra você também!!!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...