20/11/2020

"Homem-Aranha: Ed. Definitiva" (Vol. 4): Na Base da Velocidade...

 

A "Edição Definitiva" do Aranha chega ao Vol. 4 (no início deste ano tinha saído o 3º - com a estreia da fase de John Romita, que prossegue neste encadernado)... É uma coleção de luxo trazendo as histórias clássicas do aracnídeo em ordem cronológica e com mais de 400 e tantas pág por edição!

E neste Vol. teremos: "A Presa do Abutre", "Na Base da Velocidade", "O Lavador de Cérebros", O "Esmaga-Aranha" (comandado por J.J. Jameson), O "Rei do Crime" captura a família Stacy, O Aranha se enreda nos cabelos da "Medusa", As ilusões do "Mystério", e a 1º aparição dos Pais de Peter Parker!

Confira abaixo:

Uma Era gloriosa de histórias do "Aranha" (publicadas em 1968) pode ser conferida neste Vol. 4 da "Ed. Definitiva", uma coleção que começou de forma controversa pela Panini: Com um 1º Vol. cheio de erros grosseiros de revisão (que incluíam até um balão em branco) em uma edição que era pra ser "Definitiva" (como diz o título). Mas o Vol. 1 sofreu um recall, retornando às lojas com as devidas correções e o baile seguiu adiante: A coleção emplacou e chega ao seu 4º Vol. (tendo também um 5º encadernado já garantido pro ano que vem). Se os 2 primeiros Vol. compilaram a fase completa de Stan Lee & Steve Ditko, a partir do Vol. 3 foi a vez da parceria: Lee/Romita (a minha equipe criativa favorita de todos os tempos pro "Aranha"). E nesta sequência de histórias, podemos entender a razão disso: Os personagens de apoio são interessantes e bem trabalhados (Tia May, Gwen, Mary Jane, Flash Thompson, J.J. Jameson, Cap. Stacy, etc) ajudando a estabelecer um forte elo de ligação entre o leitor e os problemas pessoais do herói, que luta pra protegê-los e esconder sua identidade secreta dos mesmos!
 
Os vilões também cumprem bem o seu papel e se apresentam pra infernizar a vida do Aranha: "Rei do Crime", "Abutre", "Duende Verde", "Esmaga-Aranha", "Mystério", "Medusa" (dos "Inumanos", que na época chegou a fazer parte do "Quarteto Terrível"), O "Lavador de Cérebros" (tradução da BLOCH - não sei como a Panini traduziu por aqui), e até um 2º "Abutre" (entre outras ameaças)... A edição da Panini tem capa-dura, 416 pág (R$ 133) e traz o material publicado originalmente em: "The Amazing Spider-Man" 58-67, "The Amazing Spider-Man Annual" 5, "The Spectacular Spider-Man Magazine" 1-2, e "Marvel Super Heroes" 14!

Para ilustrar esta postagem... Misturei capas originais de edições americanas com algumas capas de edições brasileiras da BLOCH, RGE, e Abril. Curioso notar que essas HQs (já publicadas pela EBAL também) marcaram o período de transição entre a BLOCH e a RGE: Inclusive, a chamada de capa do nº 1 da RGE ("Que teia embaraçada nós tecemos") parece fazer uma alusão à essa "emenda" cronológica entre as 2 editoras! A Editora Abril republicaria (anos depois) o mesmo material entre os nº 3 e 6 da "Teia do Aranha" (selecionei a capa do nº 4 acima, com a "Medusa": A última "Teia" em formato magazine, sendo que a partir do nº 5 a revista foi rebaixada pro formatinho, rs). Recentemente (digo, há poucos anos) a Panini publicou parte desse material de forma bem bagunçada na linha "CHM" (o "Aranha" teve 12 Vol. de "Coleções Históricas" numa salada completamente fora de ordem). Particularmente, me arrependo de não ter feito esta coleção "Definitiva" desde o início (travei pra comprar devido ao alto custo $$$ e por já ter a fase Ditko nas 4 "Bibliotecas" que saíram pela Panini), mas é material obrigatório pra fãs do "Aranha"!  

Até+

62 comentários:

  1. Fala, Léo!
    Sinceramente, não poderia ter começado melhor. Dar uma conferida descompromissada no blog e, me deparar com uma postagem deste calibre!

    Muito boa a "salada" de capas! Algumas eu tenho: teia em formato magazine (excelente a breve iniciativa da Abril) e a da Bloch/RGE.

    Sobre a coleção, simplesmente espetacular(sem trocadilho). Não peguei apenas o volume 02, pois tenho as BHM volumes 03 e 04 (que são os equivalentes) e nem cogito me desfazer destas.
    Considero esta fase uma das pérolas da Marvel(das HQs em geral) e, espero realmente que a coleção avance, ao menos até o ponto que o Ross Andru assume a arte.

    O início com Lee/ Ditko é essencial, mas quando a parceria Lee/Romita SR. se estabelece, com participações especiais do Gil Kane, temos um material CLÁSSICO! Disparado a melhor fase do personagem, com ótima exploração do consagrado plantel de vilões, assim como o elenco de apoio, como nenhum outro personagem jamais apresentou.

    Apesar dos inúmeros problemas, é inegável que a Panini tem um absurdo catálogo (óbvio) e, para meu gosto pessoal, não falta muita coisa essencial para ser lançada.
    Impressionante a qualidade da Marvel em séries regulares como: 1)Aranha(Lee + Romita SR.+ Gil Kane)
    2)4F (Lee + Kirby), essa tá faltando lançar! Quem sabe...
    3)X Men (Claremont + Byrne)
    4)DD (Miller)
    5)4F(Byrne), já comprada em pré venda e aguardando.
    6)Surfista (Lee + Buscema)
    7)Conan (Thomas + Buscema)
    8)Hulk (Mantlo + Sal Buscema)
    9)Capitão Marvel/Warlock (Starlim)
    10)Tropa Alfa(Byrne)
    11)Thor (Lee + Kirby , depois Buscema)
    12)Capitão América(Lee + Kirby, depois Gene Colan/Romita Sr/Sal Buscema, até chegar a fase do Mike Zeck)

    Portanto, muitos destes materiais já foram devidamente lançados e, fico na expectativa desta pegada de coleções específicas (este selo, recém anunciado Marvel Vintage, me pareceu com uma "identidade confusa" em relação aos materiais abordados).

    De qualquer forma vou mantendo os materiais de verdadeiro interesse, pois é isso que importa.

    valeu pela postagem!
    abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido a postagem... E espero q vc aprecie a próxima tbm, q deve ser sobre o "Superman Antologia" (q acabou de chegar às lojas), rs!

      As capas q eu utilizei nesta postagem são do meu acervo pessoal... mas foi difícil do mesmo jeito achar cada uma delas entre milhares e milhares de imagens fora de ordem e espalhadas por diversas pastas do meu HD, kkk!

      A "TEIA" foi uma boa iniciativa da Abril mesmo... Eu não comprei na época do lançamento, mas peguei anos depois (em 1995) uma coleção completa e em perfeito estado do nº 1 ao 65. As 4 primeiras edições tinham o formato magazine (q realçava ainda mais a bela arte do Romita Pai), pena q a economia deficiente do país na época não permitia a longevidade da publicação naquele formatão e tiveram q reduzir pro formatinho (deve ter sido um belo banho de água-fria nos colecionadores da época, rs). Seja como for, ficaram pra História do mercado brasileiro essas 4 edições magazine da "TEIA" (cobiçados itens de colecionador até hj)!

      Não se preocupe, pois a coleção "Definitiva" deve avançar mais sim... Até onde eu sei, já temos um Vol. 5 confirmado pro ano q vem e a ideia seria ir até a "Morte de Gwen Stacy" (e talvez ALÉM disso tbm, dependendo do andamento das vendas até lá, é claro)!

      E espetacular mesmo (sem trocadilho tbm, kkk) a sua listagem ESSENCIAL acima... Tenho quase tudo isso em diversos formatos diferentes, mas queria ter esse material todo encadernado e na ordem (numa coleção DECENTE: sem a bagunça q eram as CHMs e sem descontinuarem - como fizeram com as "Bibliotecas")!

      E (infelizmente), NÃO espere grande coisa desse selo "VINTAGE" da panini... é um selo criado por gente incompetente (editores de bosta da panini) q não conhecem o material clássico DE VERDADE e vão usar esse nome pra republicarem material já lançado trocentas vezes antes - tipo a "Guerra Kree Skrull" e o "Futuro Imperfeito" (entre um repetéco e outro virão coisas inéditas pela Panini, tipo: "Duende Macabro" e "O Casamento do Visão", mas é arroz com feijão no geral)!

      Abs!

      Excluir
  2. E aí, Leo, beleza?

    Não sou fã em si do Aranha, mas acho essas histórias bem bacanas. E nos dias de hoje, é muito louco pensar que todo mês tinha um gibi só dedicado a histórias antigas. Mesmo que a Abril já deu sinais de "cartas marcadas" nessa época, pois eram incessantes os pedidos para outros personagens terem o mesmo tratamento, sem chance.
    Estamos tendo algo parecido com os encadernados, mas uma mensal?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Lierson... blz?

      pois é, o "Aranha" e seus fãs foram privilegiados por uma revista mensal só pra republicações de clássicos e na ordem cronológica (digo, pelo menos da ed. nº 53 em diante)!

      A Abril tentou algo parecido com a "X-Men Classics", só q ao invés de ser mensal, essa tinha o formato de mini-série em formatinho (rendeu 8 edições divididas em 2 minis q cobriam HQs clássicas dos mutantes)!

      Abs!

      Excluir
  3. Oba!!!
    Estava ansioso esperando essa edição.
    Tenho uma dúvida sobre o volume 3: a capa do anual 3, mostra a história com Os Vingadores, mas no rodapé tem uma chamada que será sobre Octopus, só que na ediçao tem apenas essa história com Os Vingadores. Que mistério é esse?
    Desde já, grato pela resposta!
    Até mais.
    Alisson Menezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alisson... blz?

      Boa pergunta... Uma dúvida investigativa, q tive q pesquisar pra responder: mas assim é q eu gosto, hehe! Bem, pra quem não conhece, a capa q vc fala é esta:

      https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/867163.jpg

      E o q aconteceu é q essas HQs do "Octopus" anunciadas no rodapé desse "ANUAL 3" são republicações dos nº 11 e 12 de "Amazing Spider-man" (q já estão contidas no Vol. 1 da "ED. Definitiva"). Essas edições "anuais" repetiam mto material no meio de histórias INÉDITAS no mix!

      Abs!

      Excluir
  4. Sem dúvida um material maravilhoso tanto pela qualidade de impressão, quanto pelos artistas. Mas sabe de uma coisa? Quando olho essas capas das versões brasileiras me dá uma vontade de pegar as antigas edições da EBAL, RGE, ABRIL... oh nostalgia!!! É engraçado como por mais luxuoso, prático e organizado seja esse material, nada derruba aquele sentimento pelas velharias da infância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, marco antonio... blz?

      Verdade, compartilho da mesma memória afetiva à qual vc se refere... e é por isso q mesmo comprando encadernados de luxo com material clássico, no geral eu NÃO me desfaço de alguns formatinhos das antigas (q foram marcantes na minha infância e pelos quais ainda tenho admiração e saudosismo, rs)!

      Abs!

      Excluir
  5. Caro Leo
    Tudo bem? Lembro destas ediçoes da Bloch do Homem Aranha, que neste caso meu irmao mais velho comprava, com cores psicodélicas e o programa do Capitao Asa fazia o famoso jaba para vender as revistas da Marvel; esta n 1 da RGE tn eu tinha, mas engraçado que editora esta pegando a onda da seriado do Homem Aranha dos anos 70 que passava na globo. Nao comprei as 2 primeiras edições definitivas pois ja tenho 4 bhms.Vou começar pela 3 talvez. so espero que avance toda fase do Romita Sr. Li uma materia em que, na época quando houve a troca de desinhistas do Aranha, a escolha de Romita Sr foi muito criticada, e mundo dando voltas, mais tarde, é o traço que definiu o Aranha por décadas.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Celso... blz?

      Eu comecei a minha coleção de gibis em 79 justamente com o "Aranha" nº 7 da RGE (com o "Morbius" na capa e o aranha com 6 braços)... Mas ainda naquela época eu busquei a coleção completa da BLOCH (q era fácil de se achar nos sebos)!

      O desenho animado clássico eu tbm era viciado... e até matava aula pera poder assistir na TV (era o meu favorito, junto com as séries do "Regresso de Ultraman" e "Spectreman")!

      O Romita era criticado (pelo q li uma vez numa entrevista do Stan Lee) de início, pq vinha de gibis de romancezinho pueril (q a Marvel tbm publicava entre os anos 50 e início dos 60). Mas logo ele agregou sua identidade própria ao "aranha" e ainda hj é (na minha opinião) o MELHOR e mais definitivo artista q o aracnídeo já teve!

      Em 2º lugar eu boto o Ditko, em 3º o Gil Kane, em 4º o Ross Andru, e em 5º o Al Milgron (pouco reconhecido pelos fãs)!

      Abs!s!

      Excluir
    2. Minha lista de desenhistas do Aranha, em ordem de preferência:
      John Romita
      Ross Andru
      John Buscema
      Gil Kane
      John Byrne
      Ron Frenz
      Steve Ditko
      Sal Buscema
      Todd McFarlane

      Excluir
    3. E aí, Roberto... blz?

      O Buscema (o john) eu nem lembro direito da fase dele no aranha... deve ter sido mta curta e nem entra na minha lista pela curta duração, rs!

      O McFarlane foi modinha na época... nunca gostei mto dele no aranha (mas reconheço q fez bastante sucesso e alavancava as vendas nos anos 90)!

      Abs!

      Excluir
  6. Conheci o Homem-Aranha primeiramente em desenho animado, quando passei uma longa temporada na casa da minha avó. Meu tio - o filho dela - tinha uma excelente e rara coleção de desenhos animados antigos e coisas parecidas ("Capitão Escarlate", "Zoran - O Garoto do Espaço",, "Joe 90", "Sawamu, O Demolidor", "Super Robin Hood, "O Oitavo Homem", "Capitão América, etc) e, pra neutralizar a minha peculiar tendência em ficar fazendo me®*a, a tradicional velhinha programava todos os dias uma sessão pra eu assistir aqueles desenhos extraordinários. Ficava assim duas horas na parte da tarde mergulhado todos os dias em um outro mundo, mais fascinante do que este.
    Posteriormente, quando já me tornara capaz de discernir melhor as coisas, fui iniciado no mundo dos quadrinhos. E ali reencontrei o Aranha dos desenhos antigos - que tinha aquela musiquinha de abertura bem marcante ("Spiderman, Spiderman...").
    No caso dos quadrinhos, me iniciei no universo Marvel através dos gibis da Bloch - que faziam parte do acervo cultural da família que desprezava coisas como os famigerados canais de tv aberta, sempre abertos para tudo o que não presta.
    Um começo, digamos, bastante turbulento pra ser iniciado nas aventuras do humano-aracnídeo. Afinal, estamos falando dos quadrinhos Bloch !
    Mas, ali, com os traços do Romita sênior, consolidava-se a minha admiração pelo universo Marvel e os seus super-heróis - algo que dou completamente por encerrado atualmente, em razão das sinistras adulterações/deturpações/descaracterizações realizadas.

    Assim, quando da chegada das CHM, tratei de adquirir tudo que se referia ao Aranha.
    Afinal, aquele formato me parecia impecável e o portentoso título ("Coleção Histórica") sugeria que o material viria em ordem cronológica. Não foi exatamente o caso, embora a sugestão tenha sido depois muito bem compensada no material compilado na CHM do Mestre do Kung-Fu.
    O fato é que as CHM do Homem-Aranha acabaram representando uma decepção, com aquela zona toda fora de ordem.

    Já estava resignado com a perspectiva de NUNCA dispor da fase clássica do Aranha de forma completa e ordenada, quando recebi o anúncio do projeto da "Edição Definitiva". Isso foi algo como ter recebido a putaquiuparesca notícia de que toda a fase clássica do Spirit viria a ser publicada (infelizmente, um sonho ainda irrealizado) !

    Fase Clássica do Aranha...Isso tem um significado bastante distintivo pois assinala exatamente o período em que o personagem e o seu "habitat" (que incluiam os correspondentes "predadores" ícônicos, como o Dr. Octopus, o Duende Verde e o Rei do Crime, por exemplo) era publicado em sua forma original, tal como concebido e conduzido, até que finalmente acabassem perdendo o fio da meada. E o senso do ridículo.
    O personagem ficaria assim isolado de um monte de tralhas intragáveis que lhe foram acrescentadas posteriormente - e que só serviriam pra apetecer o gosto duvidoso de uma geração cada vez mais estrogeneizada (e que se bobear usa máscara até pra tomar banho) - Mulher Aranha ? Aranhaverso ? Todd McFarlane desenhando o Aranha ?
    Prefiro a morte...ou ser vacinado contra o coronavírus !!!

    Pra mim, os super-heróis da Marvel já tiveram a sua época, e isso é algo que já terminou. O que restou atualmente é só um amontoado de arremedos, todos eles desprovidos de substância e conteúdo.
    E a "Edição Definitiva do Aranha" resgata literalmente este super-herói da era decadente em que ele foi lançado.
    Não morrerei sem ter - e sem ler - isto. Afinal, viver...é estar cercado daquelas coisas que sempre nos fazem magicamente esquecer do quão breve é o agora.


    Adolph,
    Adolph Steinbosch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Adolph... blz?

      Eu tbm comecei a ser fã do "Aranha" primeiramente através do desenho animado (o da musiquinha bacana, rs)... Ainda eram meados dos anos 70 (uma ótima época pra uma criança viver - falam mal desse período hj em dia por questões políticas e ideológicas, mas era uma época q só quem VIVEU sabe como era boa: a criançada da rua brincava até tarde e em segurança, nossos pais levavam cadeiras de praia pras calçadas e ficavam papeando em rodas de chimarrão e isopores com cerveja gelada, havia SEGURANÇA nas ruas e mesmo sendo uma criança, eu só voltava pra casa na hora da janta e pra dormir em seguida). Enfim, não vou me adentrar mto nesse mérito (e nem discutir História com quem nasceu DEPOIS desse período no qual eu vivi minha infância - e q posso afirmar q foi plena, feliz, e bem vivida), mas o FATO é q esse era o contexto da época em q começamos a ler GIBIS!

      E voltando aos GIBIS... Já sendo fã do aranha pelo desenho da TV, aos 7 anos de idade minha mãe me levou ao centro da cidade (as bancas na época eram em formato REDONDO - parecendo um "Pac-Man" gigante, rs) e comprei meu 1º gibi do "Aranha" (o nº 7 da RGE). Já fissurado nos gibis a partir de então, ainda em 1979 fui à um sebo famoso do centro de POA e lá encontrei uma coleção completa do "Aranha" da BLOCH. Lembro q eu não tinha dinheiro pra comprar tudo, mas pedi pro cara reservar e na semana seguinte abarrotei o lote todo (gibi era baratinho na época e nos sebos eram mais baratos ainda - diferente dos "escalpelamentos" q vemos hj em dia em gibis usados, rs)!

      Sobre o "Spirit"... não percamos as esperanças: descobri recentemente q ele "quase" saiu do papel há um tempo atrás (pela Devir), e nada impede q uma hora dessas alguma outra editora (tem várias novas surgindo por aí com material raro) se interesse pelo material!

      "Pra mim, os super-heróis da Marvel já tiveram a sua época, e isso é algo que já terminou. O que restou atualmente é só um amontoado de arremedos, todos eles desprovidos de substância e conteúdo."

      Concordo plenamente com essa sentença...

      Abs!

      Excluir
  7. Blz Léo?
    Tenho a primeira CHM do Aranha. As outras não comprei pelo tipo do formato. Como vc disse, uma salada. Hahaha. Quando saiu a 1.Edição Definitiva achei caro e com os erros iniciais acabei não pegando. Até mesmo por ter a maior parte dela na CHM. Esses dias acabei comprando as outras duas edições, 2 e 3, em uma promoção boa. Já tinha lido o material pela internet, mas não há comparação. Vale muito a pena. As histórias são legais e tem um lado bem humano. Aproximando o personagem da realidade, como acho que era a ideia do criador. Pretendo continuar agora é quem sabe comprar a edição que falta.
    Penso muito no meu filho, hoje com 6 anos, lendo daqui a pouco. Vai ser legal, para mim e para ele.
    Valeu!
    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Otavio... blz?

      De fato, ainda acho q não acertaram a mão nos formatos de coleções do "Aranha" até aqui... A "CHM" era mto bagunçada e pra cronologia do aranha (toda bem amarradinha como se fosse novela das 8) isso é fatal. A "Ed. Definitiva" (essa atual da Panini) ficou cara demais e limitada à poucos leitores apenas!

      O melhor formato (a meu ver) era o das saudosas "Bibliotecas"... Encadernados de luxo, mas menos pomposos na quantidade de pág (e mais acessíveis no preço - em comparação com os TIJOLÕES atuais de quase 150 reais)!

      Qto ao conteúdo em si... As histórias eram pra ser mais "humanas" sim, a começar pelo fato do Peter Parker ser um adolescente comum, com problemas do dia-a-dia de qq pessoa normal (contas pra pagar, dilemas amorosos, tia doente precisando de cuidados, etc). Esse era o charme das histórias do aranha (e a razão principal de seu estrondoso sucesso)!

      Abs!

      Excluir
  8. Oi Leo!

    Retornamos aos primeiros números da saudosa revista"A Teia do Aranha" da Abril!

    Infelizmente, eu acabei deixando esta coleção passar por "N" motivos, desde ter partes destas histórias nas coleções da Salvat, ter a revista "Teia do Aranha"completa, e os erros absurdos nas duas primeiras edições publicadas pela Panini, que me dasanimaram a começar uma coleção cara, com erros crassos!

    De qualquer forma, é a fase de ouro do personagem (que na minha opinião vai até a morte da Gwen Stacy), e já devia ter começado a ser republicada neste formato há muito tempo!

    Acho que vão faltar uns três encadernados ainda para a morte dela ser novamente republicada.

    E já que tocamos no nome dela, no mês que vem sai encadernado a profanação que J. Michael Straczynski fez com a personagem, e o pior de tudo é que ainda permanece na cronologia do herói mesmo depois da polêmica saga "Um Dia A Mais", que rebootou parte da cronologia do herói!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Realmente, o fato da "TEIA" da Abril começar somente no Vol. 4 desta coleção de luxo... mostra o qto de histórias a Abril teve a "brilhante" ideia de ter pulado na época, hehe (50 números da revista mensal e mais 4 anuais)!

      Engraçado q a "TEIA" chegou a ter um "protótipo" antes de ser lançada... A revista "GHM" nº 23 trazia a 1º aparição do "REI do Crime" (na sequência de nº 50-52 de "Amazing"). Essa edição deve ter sido o "TESTE" pro lançamento da "TEIA" em seguida (a partir do nº 53 de "Amazing")!

      Em tempo... Eu tbm NÃO estou fazendo essa "Definitiva", em especial pelo fato de q ela me pegou numa fase de mtas dívidas e aperto no orçamento (tenho q priorizar minha família e meu filho nessas horas de grana reduzida), fora a "BROXADA" q eu dei mesmo com os tais erros de revisão (mesmo após o recall, o desânimo continuava e eu tinha receio de comprar a edição lacrada e ainda vir com os tais erros - já q tive uma péssima experiência anterior com a Amazon com o recall da "Fênix Negra" - me mandaram uma edição zuada mesmo após o recall e me incomodei pra trocar: consegui, mas foi mta burocracia)!

      A "Morte da Gwen" deve rolar no Vol. 6 dessa coleção... provavelmente já no ano q vem!

      E putz, vai sair a profanação da Gwen no mês q vem? hahaha, será o gibi do mês, kkk!

      Abs!

      Excluir
  9. Tudo bem, Léo?

    Que coleção bacana! Se tem um super-herói que sempre mereceu algo do tipo é o Aranha. Mas há outros heróis e grupos de heróis cujas histórias também poderiam ser compiladas dessa forma.

    Falando especificamente do Quarteto logo logo sai o Omnibus, mas sinceramente preferia que fosse dessa forma - a partir da primeira edição.
    Como é sabido de todos tivemos apenas um único volume da CHM, e as revistas antigas da BLOCH, RGE e mesmo da Abril com as histórias do grupo não são nada fáceis de encontrar.

    O omnibus, é claro, vai suprir um bocado dessa lacuna. No entanto, ainda faltará a fase de jack Kirby, que é valiosíssima.
    O meu raciocínio é nessa direção, ou seja, ter esse material inicial do Quarteto Fantástico compilado.

    No mais, também seria muito interessante para leitores e colecionadores se essas histórias clássicas do Aranha fossem lançadas em volumes mais econômicos, como as antigas CHM, e claro, sem a bagunça cronológica das mesmas.

    Então é isso, muito obrigado mais uma postagem sobre material clássico (são as matérias que mais aprecio aqui no SUB) e até a próxima.

    Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Michel... blz?

      Pois é, tbm acho q TODOS os heróis da Era de Prata mereciam coleções e edições variadas pro público conhecer melhor essa fase ÁUREA da Marvel (q permaneceu fodástica dos anos 60 aos 80)!

      O "4F" em especial, é o meu favorito... A fase Lee/Kirby (q considero anos-luz mais superior q a do Byrne) merecia ser publicada na íntegra e na ordem. Tivemos pela panini a 1º "Biblioteca" com as 10 HQs iniciais da equipe (e q são a GÊNESE do universo Marvel) e mais uma "CHM" em 4 Vol. com histórias bagunçadas e fora de ordem!

      O ideal seria uma coleção de respeito com as 102 HQs de Lee/Kirby + as 6 edições "Anuais" q eles produziram (tudo isso coube em 10 Vol. das "Bibliotecas" lá fora e caberiam em Vol. de uma "Definitiva" nos mesmos moldes dessa do "Aranha")!

      E eu é q agradeço por vc ter curtido esta postagem... Acredito q a próxima vá te interessar tbm, pois será sobre o "Superman - Antologia" (deve ir ao ar no começo da semana: Hj mesmo já vou catar as imagens nos meus arquivos, rs)!

      Abs!

      Excluir
  10. E ae, Leo!
    Taí uma coleção que gostaria de ver adiantada. Assim que encontrar esse volume 4 com um descontinho cofrarei.
    A fase Lee & Romita é a minha favorita também. Mas, essa é uma coleção que gostaria de que cobrasse até os anos 80. Que pra mim é excelente. Três décadas de boas histórias não é pra qualquer um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      Essa coleção "Definitiva" tá prevista pra ir até a "Morte da Gwen" (Vol. 6)... e ser reavaliada pra continuar daí em diante conforme o fluxo de vendas!

      Nos EUA, as "Bibliotecas" (Masterworks) foram bem além... e ultrapassaram os 20 Vol. (sendo q cada "Definitiva" atual cobre 2 "Bibliotecas" em nº de pág). Ou seja: Em 10 Vol. a Panini buscava as 20 "Bibliotecas" q saíram e q chegam até a fase boa dos anos 80)! Saca só:

      https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/5559216.jpg

      Abs!

      Excluir
  11. Olá Leo, meu nome é Isaac, lhe conheço do fórum MBB justamente numa postagem que tirei uma foto com a primeira Biblioteca Histórica, essa era do Quarteto, e você soltou uma " E essa camisa não tem pra homem, na minha foto com a hq" kkkkkkk... eu respondi sim, você que uma pro seu namorado" Negada ficou zoando.
    Bem até hoje sigo seu blog, sou seu amigo no face e compartilhamos da mesma paixão pelas hqs, quanto ao post, maravilhoso e mesmo tendo as quatro bibliotecas do aranha, acabei pegando todos os volumes dessa coleção porque não queria que ficassem despadronizadas. Um forte abraço Leo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Is@@c... blz?

      Hahaha, agora q vc falou eu me lembro de ter feito essa zueira mesmo, kkk... Eram bons tempos aqueles primórdios da internet, hein? Eu fiz a minha própria "Saga do Clone" nesse fórum (com mais de 30 perfis falsos), sabotei todos os "Amigos Secretos" com perfis fakes q pentelhavam os participantes (virei o "Grinch" dos amigos secretos natalinos: Nunca me diverti tanto, kkk) e tive brigas homéricas com vários participantes (meu principal inimigo era o "BK", o já falecido "JRP", mas depois viramos amigos e nos unimos pra criar o fórum do "Papo-Reto" (q quase me rendeu um processo e foi tirado do ar por determinação da justiça, rs)!

      Hj eu tô mais velho e menos "loucão"... Mas continuo zuando bastante no grupo secreto do "Submundo" no face: Se vc tiver interesse, fale comigo q eu te add por lá, blz? Vários camaradas aqui do blog tbm participam ativamente do grupo, rs!

      Fica aí o convite então, blz?

      Abs!

      Excluir
    2. Opa Leo, obrigado pelo convite, ainda olho o mbb todos os dias e seu blog também, eu participo de um mbb no face, mas não sei se é esse mesmo, vou lhe mandar uma mensagem por lá ai vemos se é o mesmo! Abração!

      Excluir
  12. Mas Léo, tirando o lado verme, pouco ou quase nada se ganha em trocar as quatro bibliotecas por duas definitivas. E o dinheiro pode ser usado na imensidade de outros lançamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Fabiano... blz?

      Sim, tens razão... Tanto é, q o fato de eu já ter as 4 "Bibliotecas" com a fase Lee/Ditko pesou BASTANTE na hora de eu decidir NÃO fazer essa "Definitiva". O fóda é q fica ruim começar uma coleção desse porte pelo Vol. 3, mas mesmo assim acabei deixando passar por já estar envolvido em trocentos outros gastos q me impedem de ter tudo aquilo q eu gostaria de comprar!

      Paciência... Uma outra hora devem relançar esse material de novo e se eu tiver melhor das pernas ($$$) eu vejo se encaro, rs!

      Abs!

      Excluir
  13. O Submundo HQ Nunca decepciona, mais um post delicioso. Essa coleção definitiva do Aranha é uma das publicações indispensáveis pra galera da velha guarda da qual me incluo. Já adquiri os dois primeiros volumes e estou com o num. 3 separado pra compra é nesse que se encontra o artista definitivo do aracnídeo na minha opinião que é John Romitta pai.
    Espero que as vendas incentivem a vinda de mais edições, pois adoraria ver compilado as fases de Ross Andru, Gil Kane e por que não do nosso John Byrne. De novo obrigado pela matéria estou como aquele cracudo dependente, acesso o blog diariamente querendo mais. Rsrsrs!!!
    Valeu obrigado e parabéns pela qualidade das postagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Mto obrigado mesmo por ter curtido esta postagem... Já tô preparando uma nos mesmos moldes (q virá a seguir) pro "Superman Antologia" e outra pro "4F" do BYRNE (tenho quase certeza - espero - q vc vai saber apreciar essas próximas postagens tbm, rs)!

      Sei q tenho atrasado um pouco as atualizações por aqui (mta correria e falta de tempo nessa reta final do ano), embora eu ainda esteja mantendo a média de 1 nova matéria por semana (conforme prometido há um tempo atrás). Essa do "Super" (Antologia) vai ser mais rápida e vou tentar mandar pro ar até segunda no máximo (já tô em fase de garimpagem e tratamento das imagens, rs - tem umas capas bem velhas do "Super" q eu acabo aplicando uns filtros pra melhorar a qualidade e resolução - sou meio chato pra isso, hehe)!

      Qto ao "Aranha"... Eu acredito q essa coleção vá além da estimativa inicial (q seria cobrir até a "Morte da Gwen" - no Vol. 6). Digo, qdo chegasse na Gwen, a coleção seria reavaliada conforme o fluxo de vendas: mas tudo leva a crer q o sucesso comercial continue e q a coleção tenha vida mais longa (esperemos)!

      E eu é q agradeço novamente por estares acompanhando e curtindo o blog... Ainda tem MTO assunto por aqui nessa finaleira de 2020: Um ano tumultuado e desesperançoso, mas q nunca deixou de render notícias e polêmicas toda semana no mundo dos gibis, rs!

      Abs!

      Excluir
  14. Não estou fazendo essa coleção do Aranha, mas bem que eu gostaria de colecionar, histórias clássicas, grandes artistas, Homem Aranha "raiz", e atualmente temos Aranhaverso, SpiderGwen, e todas essas marmotas. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Realmente... esse material atual do "aranha" eu nem consigo ler de tão ruim (meu interesse é ZERO nessas HQs modernas dele: com Gwen-Puta, troca de corpos, pactos com o diabo, miles morales, venomizados, aranhaversos, etc: TUDO LIXO pra mim, rs)!

      Abs!

      Excluir
  15. "Recall"?!? O que eu faço com minhas duas edições de capa cinza, compradas há anos atrás??? VALEU, Panini!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jeito é passar adiante de alguma forma... vender, dar de presente, etc!

      Essas "paninadas" são bastante comuns, infelizmente...

      Abs!

      Excluir
  16. Saudações, LEO! Saudações, leitores do SUBMUNDO HQ! Eu sou emotivo e, falando sério, continuo a me emocionar com todas essas aventuras clássicas do AMIGÃO DA VIZINHANÇA. Vejo entusiasmado toda a criatividade em cena desses gênios dos quadrinhos que produziram até hoje o que de melhor se pode ler e reler, várias e várias vezes, sobre esse personagem inspirador e tão nobre e gigantesco chamado HOMEM-ARANHA. Não tem como ainda ser possível criar algo melhor do que essa fase magnífica do personagem principal da MARVEL. Seria exigir demais dos pobres mortais que vieram depois. STAN LEE, STEVE DITKO, JHON ROMITA SENIOR, JERRY CONWAY, JIM MOONEY e tantos outros criaram e materializaram para os fãs do personagem HQs inspiradas com muita AVENTURA, DRAMA, EMOÇÃO E FANTASIA. Meus dias foram melhores por causa desses gênios criativos e me atrevo a dizer que me ajudaram a ser uma pessoa melhor, já na altura dos meus 50 e poucos anos. PETER PARKER, com seus dramas existenciais em função da sua dupla identidade e com as reviravoltas da sua vida, nos fazem mergulhar em aventuras bem engendradas e vulcânicas que nos permitem viver e reviver com o personagem uma outra vida e que, nesses momentos, deixamos de lado nossa própria vida para viajar nesse mundo imaginário. Só nos resta cultuar esse passado já um tanto distante, situado no século passado. É sempre com muita emoção que entro em contato com essas obras-primas do quadrinhos que, exatamente por serem o que são, jamais serão superadas nem sequer igualadas. Não é por má vontade que não se consegue fazer algo próximo dessa fase clássica do personagem. É que não é possível mesmo. Chegamos num ponto-limite. E agora tudo o que nos resta são as boas lembranças desse passado inesquecível. Força sempre! Ronilson Teles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ronilson... blz?

      "Não tem como ainda ser possível criar algo melhor do que essa fase magnífica do personagem principal da MARVEL. Seria exigir demais dos pobres mortais que vieram depois. STAN LEE, STEVE DITKO, JHON ROMITA SENIOR, JERRY CONWAY, JIM MOONEY e tantos outros"

      Perfeita constatação... Concordo plenamente e ainda ressalto: q os tempos mudaram mesmo (pra PIOR - pelo menos no q se refere à produção de boas HQs q nem as do passado). E q jamais teremos de volta aquele espírito de aventura e fantasia q os gibis antigos nos proporcionavam!

      Algo se perdeu pelo meio do caminho... não sei se foi a "inocência" ou aqueles "valores" de altruísmo e dignidade q os super-heróis tinham e q conseguiam passar pro leitor. Hj em dia não tem mais nada disso: Os escritores e editores tacanhos (a grande maioria deles um bando de imbecis sem talento - q cresceram tendo por referência os vídeo-games ao invés da literatura clássica) só sabem escrever MERDA com polêmicazinha pra gerar clickbaits, lacração pra agradar militante fanático q só sabem fomentar "ódio do bem" nas redes sociais, e ideias repetidas à exaustão (sempre "mais do mesmo"). Não tem mais como sair nada q preste disso tudo!

      Pelo menos ainda temos a nosso favor a republicação de material clássico... É SÓ isso q ainda me mantém na ativa em relação à gibis!

      Abs!

      Excluir
    2. Coberto de razão, Leo. Príncipe Valente, Fantasma e os personagens das HQs nas suas fases dos clássicos é o que mantém ainda meu interesse pelos quadrinhos. Hoje, com essa linha tendenciosa, medíocre, cheia de mimimi, frescuras e engajamento, eu passo vem longe.

      Excluir
    3. Mesma coisa aqui, Eduardo...

      GIBI bom pra mim é o RAÍZ mesmo... Aqauele feito em tempos menos bitolados e sem frescuras, mimimis, e agendas militantes (q tornaram as HQs verdadeiros panfletos políticos e ideológicos: perderam a graça, o charme, a criatividade, e o bom-senso)!

      Abs!

      Excluir
  17. O Submundo é o melhor lugar da internet para quem gosta de quadrinhos.Em relação a coleção definitiva do Aranha, meu sonho é que possamos chegar nos trabalhos de artistas como Dennis O'neil,Romita filho, Keith Pollard, Mark Bagley e outros.O FF de Lee/Kirby é obrigatório sua republicação em formato bacana.Gostaria muito também do Thor de Lee/Kirby/Buscema.Abraço para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Rogério... blz?

      Brigadão mesmo por curtir este espaço, q é feito de fã pra fãs de quadrinhos mesmo, rs!

      Sobre a coleção "definitiva"... Se ela for mais além do q se espera (até o Vol. 6 tá garantido e à partir daí vai depender do fluxo de vendas), poderá contemplar sim essas fases igualmente gloriosas q vc mencionou, já q cada "Definitva" equivale (em nº de pág) à 2 "Bibliotecas" (Masterworks), e nos EUA já foram mais de 20 dessas (ou seja: 10 Vol. aqui já buscariam essas 20 americanas). Saca só a capa mais recente q saiu lá fora:

      https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/5559216.jpg

      E o "4F" e "THOR" de Lee/Kirby são obrigatórias mesmo... Além de terem sido as 2 maiores séries da Marvel produzida pelos 2 juntos (cada uma com mais de 100 edições)!

      Abs!

      Excluir
  18. Olá, Léo!

    Sem sombra de dúvidas, a melhor fase do herói aracnídeo é essa, com roteiros do velho Stan e arte primorosa do "sorridente" Romita. Aliás, o traço de John Romita é o que imortalizou o Homem-Aranha. è cofre mais do que certo; esperando apenas uma promoção na Black Friday; espero que aconteça. Ainda em dezembro teremos a primeira edição definitiva das "tiras do Homem-Aranha". Novamente com Lee/Romita. É outro material imperdível. Nas "tiras", a arte de John Romita está ainda melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      Bem lembrado... As "Tiras do Aranha" vai ser um dos grandes lançamentos desse final de ano (e ainda vai ter o merecido destaque aqui no blog na próxima coluna de notícias gerais)!

      Essa Black Fraude promete: Minha conta tá quebrada, mas vou ter q apelar pros créditos nos cartões de lojas da patroa pra fazer a festa nesta sexta, rs!

      Abs!

      Excluir
  19. Léo:

    Uma observação:

    A morte de Gwen Stacy não deverá sair no volume 6 dessa coleção definitiva, caso ela tenha sequência. Ainda tem muito material a ser publicado, bem antes da morte de Gwen. Pelo andar da carruagem, essa história deverá ser publicada lá pelo oitavo número dessas edições definitivas do Aranha.

    Abcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, nesse caso foi num editor da Panini mesmo q falou q a "Morte da Gwen" tava prevista pro Vol. 6... e não é impossível, já q cada "Definitiva" reúne o equivalente à 2 "Bibliotecas" (Masterworks) e nos EUA a Gwen morre no início do Vol. 13 (se os Vol. 5 e 6 da "Definitiva" tiverem um pouco mais de pág, podem pegar essa história no finalzinho da 6!

      Mas claro, nada confirmado ainda... são apenas "conjecturas", rs (a Panini ainda pode mexer na seleção das próximas edições e aumentar OU diminuir o nº de pág)!

      Abs!

      Excluir
  20. Léo, já que o momento é dos clássicos inesquecíveis da Marvel, especificamente do Homem-Aranha, lembrei daquela história incrível que saiu pela Abril em Homem-Aranha 02 - o encontro dele com a Sonja.

    Produzida pelo mestre John Byrne, tornou-se um evento ímpar. Com um enredo calcado no místico, no sobrenatural e com lindos desenhos quase tridimensionais.

    Aliás, bem que a Panini poderia lançar no mesmo formato desses volumes de "O Espetacular Homem-Aranha" as aventuras do Aranha que sairam em Marvel Team-Up escritas e ou desenhadas pelo Mestre Byrne.

    Até a próxima,

    Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Michel... blz?

      Boa lembrança essa da "SONJA"... Eu tenho essa história nesse "Aranha 2" da Abril mesmo: Mas parece q a panini andou republicando há pouco tempo num especial da Dynamite q trazia uma HQ moderna da "Sonja" fazendo crossover com o "Aranha" (não tenho bem certeza, pois não comprei essa edição)!

      Seja como for... A Salvat chegou a lçançar uma ed. capa-preta só desses "Team-Up" do BYRNE (e a Panini republicou quase a mesma coisa na "CHM do Aranha" Vol. 12)!

      Abs!

      Excluir
  21. Taí um filão que poderia ser explorado pela equipe de roteiristas zumbis da Marvel (ante a crônica falta de imaginação dos mesmos) : existe na natureza um lagarto com a aparência do Aranha !
    Poderia assim surgir por lá mais um novo vilão (o "Larganha") ou mais um novo tipo de "Homem-Aranha" (o "Aranharto").
    Afinal, tudo agora é possível nos quadrinhos já que o lema é sacanear mesmo os personagens dos gibis.
    Neste caso, ainda poderiam alegar que uma tal "inovação" se justificaria perfeitamente pois teria "respaldo científico na própria natureza" !!!
    A "preciosidade" está no link abaixo :

    http://madeinquadrinhos.blogspot.com/2020/11/lagarto-africano-tem-aparencia-do-homem.html?m=1

    Nota: contrastando com as matérias aqui do Submundo HQ, agora não somente descaracterizam os personagens como também os próprios blogs sobre quadrinhos. Afinal, o dono do blog no link em questão parece ter fixação por gayzismo, lesbianismo, transismo e demais coisas do gênero, já que as matérias que o cara apresenta tendem a focar obsessivamente sobre esses assuntos como se os mesmos integrassem o universo das HQs com a intensidade que ele parece sugerir (Bob Esponja é gay, Mulher-Maravilha é lésbica, e por aí vai).

    Como diria a minha tradicional avó : é nisso que dá ficar lendo gibis modernos...

    Adolph,
    Adolph Steinbosch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Adolph... blz?

      Essa notícia do Largarto-Aranha eu achei interessante mesmo... Mas tenho o pé atrás de vê-la adaptada pras HQs modernas: Vá q digam q o Aranha e o Lagarto tiveram um caso e nasceu um híbrido dessa relação? kkk (a gente ri, mas não é de se duvidar q surja algo do tipo mesmo - já q teve até cena de beijo entre o aranha e o octopus: foi "respiração boca-a-boca" - ok - mas certo q fizeram essa cena só pra lacrar, rs)!

      E putz, fui ler a tal notícia do "Bob Esponja" nesse site q vc linkou acima... PQP, os caras veem e torcem por pirócas e cús até em desenhos animados INFANTIS, kkk (coitado do "Bob": nem ele escapa do lacre, rs)!

      Abs!

      Excluir
  22. No site da Panini tudo com 25% de descontos com o cupom ESQUENTABLACK.
    Como os descontos caíram bastante nos últimos tempos e os preços subiram e tendem a subir mais ainda, creio que esse desconto vai ser o padrão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      Valeu mesmo pela dica... Mas ainda vou esperar alguma coisa pela Amazon mesmo no dia 27 (sexta) só pra garantir e não gastar meus créditos (separadinhos pra Black Fraude) sem peneirar todas as possibilidades, hehe!

      Claro q é bom o cara se ligar q nem tudo q tá no site Panini vai ter na Amazon tbm... as coisas mais novas e recentes a panini vai segurar pra ter uma certa exclusividade na BF (o mesmo vale pra Mythos)! Mesmo assim, quem quiser garantir alguma edição específica, é bom aproveitar esse cupom de 25% sim (ótima dica)!

      Abs!

      Excluir
    2. Parece que as editoras estão começando a investir nas vendas diretas e aos poucos tirando a Amazon da intermediação. As bancas estão quase totalmente tiradas da jogada. As Comics Shops serão as próximas porque como irão competir com as editoras? O mercado de HQs está em uma encruzilhada.

      Excluir
    3. Tens razão, Roberto...

      Por coincidência, conversei exatamente sobre esse assunto com o dono da loja daqui na semana passada... Pois mesmo ele, tem tido certas dificuldades de repor estoque de algumas edições na loja (justamente edições q tem no site da panini e não na Amazon - ressaltando q a loja daqui ainda recebe material ANTES de aparecer na Amazon, q "parece" - suposição minha - estar sendo jogada pra escanteio pela Panini)!

      Abs!

      Excluir
    4. Leo, teve pré venda na Amazon de material da Panini que não foi enviado. Fiz a compra do box de um mangá que estava lá há uns 2 meses e nada da Amazon receber. Na semana de esquenta Black Friday vi no site da Panini e comprei com o desconto. Assim que chegou cancelei na Amazon. Foi no time exato porque agora esgotou até na Panini. Logo, a Amazon não vai receber esse material.
      Acho que a Panini deu uma guinada nas vendas pelo site e a turma começa a buscar materiais lá ao invés de aguardar apenas na Amazon.
      Quanto às Comic shops é outra situação delicada. Se elas recebem o material com 30% de desconto da editora e a própria editora agora concorre diretamente com elas vai ficar inviável comprar.

      Excluir
    5. Verdade, Roberto...

      A situação das lojas (comic shops) é algo q eu já comentei aqui algumas vezes: Elas não se destinam exatamente pro mesmo público q compra HQs on-line e com descontos na Amazon ou sites das próprias editoras... As lojas físicas são "pontos de encontro" (e bate-papo) de colecionadores q mtas vezes não estão preocupados com os descontos e/ou são mais exigentes e preferem VER o produto e escolher com os próprios olhos. Assim, ajudar a sustentar e manter a loja passa a ser uma atitude natural pra esse tipo de público!

      Eu estou num meio-termo disso: Sou frequentador assíduo da loja daqui e ajudo a mantê-la, pois é uma válvula de escape pra mim (uma espécie de porto seguro pra eu arejar a cabeça dos problemas reais do dia-a-dia). Dessa forma, na grande maioria das vezes eu prefiro pagar o preço cheio mas comprar na loja física (Tutatis), pois considero ela o meu "butéco preferido", rs!

      Somente em casos mto específicos e raros é q eu acabo peneirando alguma coisa virtual... Fiz isso com o "Super Antologia", por exemplo, já q achei 140 pila mto caro pra essa edição e preferi buscar um desconto. Mas no geral, eu compro na loja física mesmo!

      Abs!

      Excluir
  23. Com certeza comprarei. Uma coleção que vale muito a pena. Meu personagem favorito.

    ResponderExcluir
  24. Olá, Léo!

    Deixo aqui uma crítica e descontentamento aos tradutores e adaptadores dessas edições definitivas do Homem-Aranha. Na época da EBAL, usava-se o "português culto" nos diálogos entre os personagens. Embora adolescente, Peter Parker é um estudante CDF e mereceria um linguajar mais abastado ao invés do excesso de gírias e abreviações vocabulares. Parece-me que com Thor e Surfista Prateado o tratamento é diferente. O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tadeu... blz?

      Sobre essa questão eu não vou poder opinar (modo Glória Pires ativado, kkk), pois não comprei e não li nenhuma das "Ed. Definitivas" do Aranha!

      Mas concordo q a tradução deve acompanhar o "estilo" de vocabulário conforme o perfil do personagem... Por exemplo, a EBAL usava o "português culto" de forma inadequada em mtos casos, a começar pelo "COISA" (do "4F"), q usava um linguajar culto até demais pra um fanfarrão q nem o Ben Grimm. Até o "HULK" tinha linguajar culto na EBAL, rs. Esse é um cuidado q toda tradução deve ter (seja na EBAL, BLOCH, RGE, Abril, ou Panini): Adequar a linguagem ao perfil de cada personagem!

      Abs!

      Excluir
  25. Olá Léo!

    Passando aqui para informar, caso vc ainda não saiba.
    Em 2021 teremos, finalmente, a Coleção Clássica Marvel que irá substituir a finada Coleção Histórica Marvel.
    Capa cartão, papel off set, periodicidade quinzenal, conteúdo cronológico e personagens clássicos dos anos 60: Thor, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico e outros estarão presentes nessa nova coleção; cada qual com sua revista própria.
    Tomara que dê certo mesmo.
    São coleções que todos os fãs da Marvel estavam esperando, principalmente e obviamente por questões econômicas.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      Pois é, eu já tinha comentado em postagens anteriores q as "CHM" tinham morrido, MAS q seriam substituídas por 2 ou 3 selos distintos e q as "Ed. Definitivas" eram o início dessa divisão. Os "OMNIBUS" se mostraram a 2º segmentação, mas ainda faltava o NOVO selo econômico, q agora se revelou como sendo a "Coleção Clássica Marvel"!

      Q seja MUITO bem-vinda, é claro... EU, com certeza, irei prestigiá-la, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Acabei de ver a coleção italiana que contempla cerca de 200 volumes lançados. A coleção alterna os super-heróis e mantem a cronologia de cada um. As capas alternativas com ilustrações clássicas são espetaculares. A proposta é muito boa! Espero que a Panini brasileira siga o mesmo padrão.
      https://www.comicsbox.it/serie/SUPEROICLA

      Excluir
    3. Oi, Tadeu... blz?

      Tbm vi a coleção italiana e é mto bonita mesmo... Só achei as edições mto "fininhas", rs (mas não vou reclamar, pq a proposta é ser baratinha e pra todo tipo de público)!

      Em breve (no comecinho de 2021)... estarei fazendo uma matéria exclusiva aqui no blog só pra essa coleção!

      Abs!

      Excluir
  26. Olá, eu gostaria de saber se a essa altura do campeonato há alguma confirmação por parte da Panini de um volume 5 e 6 respectivamente? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o Vol. 5 segue programado pra sair ao longo do ano (no ritmo da pandemia, é claro)... E ao q me consta, estaria garantido até o Vol. 7 ao menos (com a Morte da Gwen)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...