24/12/2019

A "Coleção Histórica - Paladinos Marvel" (Vol. 9): O "Demolidor" Vs. "Polichinelo"...

A "CHM - Paladinos Marvel"... Chega às bancas (após um longo atraso) trazendo a 3º (e ÚLTIMA) fornada de clássicos dos vigilantes urbanos da Marvel: "Demolidor", "Luke Cage", "Punho de Ferro", e "Cav. da Lua" (a coleção de "Paladinos" teve seu fim decretado e esta será a caixa FINAL da série)!

O Vol. 9 da "Coleção Histórica dos Paladinos" traz a fase clássica do "Demolidor" (de Stan Lee & Gene Colan)... Enfrentando vilões de 5º categoria (mas divertidíssimos, rs) tipo: O "Polichinelo", O "Eliminador", e os "Homens-Animais" - Em 8 HQs INÉDITAS no Brasil (tirando apenas 1 que já havia sido publicada na RGE)!

Confira abaixo:

Este Vol. 9 da "CHM - Paladinos", traz de volta o "Demolidor" de Stan Lee & Gene Colan... Em uma sequência de histórias publicadas originalmente em 1968, na revista: "Daredevil" nº 39-46. É um material clássico praticamente INÉDITO no Brasil, se não fosse por 1 das histórias (nº 42) que já havia sido publicada aqui no saudoso: "Almanaque Marvel" nº 5 (da RGE), em 1980. As tramas são mais leves e ingênuas (em comparação com a reformulação que Frank Miller viria a fazer com o personagem anos mais tarde), mas ainda assim: Bastante aprazíveis de se ler, e nos remetem à tempos menos sombrios e depressivos dos quadrinhos. Eu recomendo, especialmente pra fãs do "Demolidor" que queiram conhecer melhor suas origens na fase pré-Miller E pra fãs da arte de Gene Colan ("Tumba de Drácula")!

Tudo começa com: "A Morte de Mike Murdock", o irmão FAKE de Matt (na verdade, outro alter-ego do herói, que fingia ter um irmão gêmeo - que não era cego - pra ajudar a ocultar melhor sua identidade secreta de vigilante urbano) após eventos que envolviam os famigerados "Homens-Animais" (aquela equipe de vilões "carnavalescos" fantasiados de: macaco, pássaro, gato, e sapo) sob o comando de um misterioso criminoso chamado: O "Eliminador"! Em seguida, temos a metade final da edição dedicada ao "Polichinelo" (uma espécie de equivalente ao "Coringa" pro Demolidor, rs) e seus incríveis armamentos, tipo um perigosíssimo: IÔ-IÔ (!) hahaha...

O "Polichinelo", é um vilão cheio de artimanhas e brinquedos mortais (tem outros além do tal iô-iô, rs), contratado por Richard Raleigh: um político corrupto (que seria "só mais um" se fosse aqui no Brasil) candidato à prefeitura de Nova York, pra evitar que Foggy seja eleito Procurador de Justiça. Curiosidade: Esse plot envolvendo o Foggy chegou a ser adaptado (parcialmente) pra série de TV do "Demolidor" (Netflix), que incluía também uma versão civil (sem fantasia e brinquedos) do "Polichinelo" (Jester)! E ainda: Participação especial do "Cap. América" (com uma bela capa do REI Kirby - acima - e que eu torço pra que não tenha sido pulada ou reduzida no miolo da edição - um dos maiores defeitos das "CHM" é o corte das capas originais)! 

Até+

67 comentários:

  1. Fala, LÉO!
    Aí sim, sempre curto suas postagens abrangendo/comentando material das antigas, neste tipo de gibi, que deveria ser mais comum(excelente custo x benefício).

    Apesar de estar na lista de "animais em extinção", vida longa ao selo LENDAS/CHM!

    Curto muito a arte "desfocada" e meio lisérgica, com muitas sombras, do Colan. Então cofre em mais um volume da CHM. Nunca é demais repetir, que os leitores dão o maior valor na presença de capas originais no miolo, mas infelizmente, essa não é a regra na CHM.

    Sobre a relação conflituosa PANINI X leitores/clientes/consumidores, não creio que devemos vilanizar um funcionário apenas(no caso o editor Levi), já que pelo menos o cara dá as caras(apesar de fragmentada a credibilidade , devido à algumas declarações).Me parece uma pessoa que realmente gosta e entende de quadrinhos, mas é um funcionário da empresa, que acaba exercendo a função de advogado do diabo!

    Seria muito interessante também, que outros funcionários se dispusessem a responder ao público consumidor, esclarecendo dúvidas e agilizando soluções para os(muitos) problemas.

    O que me incomoda demais é esta tendência de quase todo o material sair em capa dura! Deve ser uma estratégia de "agregar valor", com margens de lucro otimizadas, mas será que não passou do ponto?

    Pessoalmente, diminui drasticamente a aquisição de gibis, portanto me parece que a editora prefere produtos gourmetizados(baixa tiragem) em detrimento de produtos comuns(como deveriam ser a maioria dos gibis)com ganhos em "escala".

    Contudo, toda a crise revela oportunidades, e confesso que tenho feito um mergulho/exploração na famigerada "pilha de atrasados", e o resultado está sendo muito bom, desfruto mais e acumulo menos!

    Ratifico a ótima condição de seu blog(que acompanho regularmente desde 2011), como local saudável de debates/considerações/divergências sobre os temas que tanto gostamos!

    abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor... Tdo bem?

      Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem... Aliás, é o tipo de matéria q eu escrevo com gosto, pois é bem o tipo de material q me agrada ler e colecionar, hehe!

      A linha "CHM/Lendas" no geral vai passar por uma reestruturação mesmo (ao q tudo indica)... Mas não acho q seja nada tão alarmante assim, já q estamos falando de (na pior das hipóteses) acabar com um SELO e criar outro semelhante no lugar ou remanejar séries de um formato pra outro. Afinal, a CHM tem suas limitações (nº de pág FIXO, q faz com capas sejam cortadas ou reduzidas no miolo) e as "Lendas" tbm (focando num único autor ou artista, deixa histórias incompletas se não forem produzidas pelo nome em questão)!

      Pra vc ter uma ideia, ESSE seria o problema de sair uma "Lendas" do Superman do BYRNE... O artista revezava com outros e se ficassem de fora da coleção (por ser temática SÓ do Byrne) as histórias ficariam descontinuadas. Assim, o ideal é q a fase Byrne saia em OUTRO formato ou selo (por envolver outros artistas além do Byrne)!

      Enfim, é esse tipo de reestruturação q vai ser analisado pras 2 linhas (CHM e Lendas)... Mas NÃO ficaremos sem materiais clássicos por mto tempo, rs (logo anunciaremos as mudanças por aqui)!

      Qto ao Levi... Eu comentei sobre ele na postagem anterior. Não atribuo à ele a culpa de todos os problemas da Panini, pois ele não apita nada na editora e é apenas um PEÃO no tabuleiro da empresa. Ele é o "Boi de Piranha": Tá ali pra levar a culpa pelo resto da equipe e defender o nome da empresa perante a mídia e os leitores. Ele sempre vai ter uma desculpa pra TUDO, nem sempre condizente com a verdade (como no vexame do "Sr. DOS Milagres")!

      É como eu falei no meu comentário da postagem anterior tbm: Até mesmo a minha empresa tem um "Levi", hehe... Contratei um diretor pra fazer exatamente o mesmo papel q o Levi exerce na Panini: Dar a cara à tapa, assumir as broncas, ouvir desaforo dos clientes, e mandar umas desculpinhas esfarrapadas nos canais sociais pra varrer a sujeira pra debaixo do tapete, rs. Sim, eu tenho um "funcionário-Levi" tbm, hahaha!

      Só pra constar, acho ele (o Levi) uma boa pessoa tbm... não tenho nada contra, fora discordar de algumas desculpas q eu SEI q são fajutas. E entendo a necessidade de uma empresa em ter (e manter) um funcionário q faça esse papel (afinal, qdo se vira dono de uma empresa, a tendência é o cara se BLINDAR: pra q as merdas não cheguem diretamente até ele no topo da cadeia, e pra isso tem q ter o "boi de piranha" pra absorver os problemas q aparecem pelo caminho)!

      Sobre os capa-dura... Esse formato é uma faca de 2 gumes mesmo: É o q dá mais LUCRO pra editora (sem dúvida nenhuma), PORÉM: Tbm tá afastando mais e mais leitores do colecionismo. Por isso a necessidade de se reavaliar as edições econômicas daqui pra frente: Visando manter o leitor de média renda (q um dia poderá ser um colecionador mais bem sucedido "SE" for bem alimentado agora com gibis mais em conta). Investir SÓ em formato luxuoso é suicídio pra qq editora à curto ou médio prazo. A Panini sabe disso, mas precisa absorver o prejuízo (eventual) dos formatos mais econômicos se quiser ter vida longa e cultivar seu público!

      E obrigado por curtir TBM esta seção de comentários do blog... De fato, aqui eu não deixo trolls e gente mal-educada comentar e se criar: O "Submundo" é um espaço onde o leitor civilizado e q saiba respeitar os demais sempre será bem-vindo!

      Abs!

      Excluir
    2. Pessoalmente, diminui drasticamente a aquisição de gibis, portanto me parece que a editora prefere produtos gourmetizados(baixa tiragem) em detrimento de produtos comuns(como deveriam ser a maioria dos gibis)com ganhos em "escala".
      --------------------------------------

      Fala isso para os fãs youtubers da "nova arte" e você vai ser apedrejado.

      Excluir
    3. Vocês falam como se a Panini não publicasse revistas mensais extremamente baratas com tudo que é material que tem realmente apelo popular.

      ESSE é o formato econômico!

      Excluir
    4. " ...A linha "CHM/Lendas" no geral vai passar por uma reestruturação mesmo (ao q tudo indica)..."

      Uma mudança drástica "positivamente falando" seria adotar o formato usado pela Mythos em o Fantasma mensal (igual a Batman e Os Caçadores nos Anos 1990):

      Americano, capa couché e miolo jornal!

      Chuto que por R$ 12,00 a Panini conseguiria publicar um "almanaquinho" de 100 páginas!

      "... ESSE (SIM) é o formato econômico!..."

      :)

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    5. Hunter e VAM...

      Eu (falando apenas por mim) considero "Formato Econômico" o ENCADERNADO em capa-cartão... revistas mensais "com grampo" eu já nem compro mais (salvo apenas o "Fantasma" como única exceção)!

      Abs!

      Excluir
    6. Tudo bem, mas você está errado. O formato econômico são as revistas, o resto depende sepre da viabilidade comercial.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Eu tô gostando de redescobrir essa fase pré-Miller, VAM... Mas te entendo, ela destoa mesmo do estilo das HQs do "demo" q estamos acostumados!

      Abs!

      Excluir
  3. E aí, Leo, beleza?

    Essa é cofre.
    Um período pouco conhecido do Homem sem Medo que certamente não vai atrair todo mundo que tá acostumado com o do Miller ou Bendis, mas que certamente tem seu lugar na história.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Lierson... blz?

      Verdade, eu tbm penso da mesma forma... É um estilo bem diferente de narrativa (às vezes nem parece um gibi do "demo"), MAS é - literalmente - uma edição "HISTÓRICA", já q resgata um material q tava praticamente INÉDITO no Brasil (salvo por 1 única história publicada no "Almanaque Marvel" da RGE: e q ficou perdida fora de continuidade por ser parte de um arco maior)!

      Pra mim é COFRE tbm (deve chegar na Tutatis antes da virada do ano)!

      Abs!

      Excluir
  4. Fala,Leo! Blz??

    Como sou fã do Demo, é certo que irei comprar essa edição!!! Gene Colan é top demais!!!

    Dessa coleção dos Paladinos em geral, só peguei a edição 5 do Demolidor mesmo. Ainda pretendo pegar a do Cavaleiro da Lua, pois ainda não li nada do personagem e quero começar com algo mais clássico.

    Pena que essa coleção esteja chegando ao fim... Também acho desnecessário colocarem capas reduzidas nessas publicações, poderia muito bem sair em tamanho normal. Fico revoltado com isso. O Foda é que não pode ultrapassar as 164 páginas por edição,caso contrário,os volumes não entram na bendita caixa!rs Talvez,por isso três ou quatro capas acabam saindo numa mesma pág.!

    Se algum dia, esse formato de CHM chegar ao fim, espero que os clássicos venham pelo menos no mesmo molde do Deadpool Clássico. Chega de tantas publicações megaluxuosas no mercado!! Essa editora deve adotar estratégias para atrair leitores e não afastá-los com uma política de vendas antiquada,desorganizada!!

    Abração!!
    Leonardo Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Leo... blz?

      Tbm sou fanzasso do trabalho do Colan... Ele já me chamava atenção desde q conheci sua arte nos primeiros números do "Cap. América" da Abril, com aquele traço q lembrava as imagens de um pesadelo (com mta neblina, sombras, e as figuras tortas - como se fossem vistas através do fundo de uma garrafa, rs)!

      Aliás, essa é uma fase do "Cap. América" q nunca mais foi republicada no Brasil e tava merecendo sair numa "CHM" (ou outro selo q venha a substituí-la, hehe)!

      Tbm comprei o "Batman" (Lendas) APENAS pela arte do Colan... não dei a mínima pelas histórias q ficaram incompletas ou sem final: Foi um dos raros gibis q comprei SÓ pra prestigiar um determinado artista (geralmente eu compro gibis pelo conjunto todo)!

      Te recomendo q busque as edições do "Cav. da Lua" q saíram na "Paladinos"... O FILME tá vindo aí e logo essas edições estarão mais disputadas ou superfaturadas (e são mto boas)!

      No mais... Assino embaixo do seu último parágrafo: Tbm zelo por formatos mais econômicos e menos luxuosos. Gibis mto caros é o q tem afastado mtos leitores e em médio prazo pode ir tudo por água abaixo por falta de leitores q sustentem o mercado (a roda tem q girar)!

      Abs!

      Excluir
  5. "Ratifico a ótima condição de seu blog (que acompanho regularmente desde 2011), como local saudável de debates/considerações/divergências sobre os temas que tanto gostamos!"

    "O "Submundo" é um espaço onde o leitor civilizado e q saiba respeitar os demais sempre será bem-vindo!"

    Faço votos, para que você continue a manter e promover esse tipo de comportamento, aqui no Sub por muitos anos vindouros.

    Não esmoreça mesmo diante de uma grande quantidade de comentários cujo único propósito é a disseminação de ódio gratuito por conta de diferenças ideológicas, religiosas ou sociais.

    O Submundo HQ deve se manter como um espaço ímpar na web, reservado para os amantes da nona arte compartilharem suas paixões pelos comics.

    RUMO AO SUBMUNDO ANO 10!

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, VAM... blz?

      Obrigado pelo reconhecimento do trabalho feito na manutenção do blog... E pode acreditar q NÃO vou deixar nenhum troll ou retardado de internet se criar ou ter voz por aqui. Não faço a mínima questão da audiência desse tipo de público, e já instalei no blog um sistema de bloqueio por IP/região (mesmo pra quem usa o "anonimato" pra postar)!

      Mas ainda não descarto a ideia de acabar de vez com os comentários "anônimos"... Principalmente pelo fato de eu ter planos pra coluna de "CLASSIFICADOS" (q deveria ter voltado este ano, mas atrasou) e sendo assim: o ideal seria q TODOS os participantes do blog tivessem uma identidade cadastrada no google (gmail, face, etc). Não custa nada (na minha opinião) pra quem realmente gosta de participar do "Submundo", fazer uma conta real no google e poder até vender/comprar/negociar gibis (e outros colecionáveis) assim q os classificados voltarem!

      No mais... já estamos rumando mesmo pro ANO 10 em breve, hein? Vai ser em 2021 (logo chegaremos lá, rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. Ops! Errei por um!

      Acho que foi por ter contado o ano de 2010 também, quando você comentou no Fórum Panini que pretendia montar seu próprio Blog e ter autonomia total.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  6. "... espero que os clássicos venham pelo menos no mesmo molde do Deadpool Clássico..."

    Seria o Melhor dos Mundos, isso!

    "... Ainda pretendo pegar a do Cavaleiro da Lua..."

    Tenho a primeira edição dele (terceira da primeira caixa), te vendo por R$ 10,00 + frete por Registro Módico. Querendo me passa e-mail pela Batdeira, companheiro.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O formato do "Deadpool Clássico" é o mesmo chamado "capa-preta" da panini... De onde já saíram: "A Morte de Jean DeWolf", "Futuro Imperfeito", e "Homem-Formiga" (entre outros)!

      É o formato q eu acho ideal pra caminhar junto com as "CHM" (não precisa luxo pra todo esse material)!

      Abs!

      Excluir
    2. ... não precisa luxo pra todo esse material...

      Na boa, pra mim poderia até ser papel jornal mesmo, como a atual "O Fantasma" da Mythos que só me traz boas recordações de "Os Caçadores" e "Batman 3ª Série" da Abril.

      MAS fiquei com a impressão desse acabamento não agradar a todos, visto que a republicação de "Batman: Shaman" como "Batman: Xamã", tendo exatamente o mesmo papel couché na capa e jornal no miolo, não ter vingado, Leo.

      Afinal foram 140 páginas por R$ 14,90, nada publicado em 2014, teve melhor custo benefício!

      Até as Lendas do Alan Davis, foram mais caras = R$ 132 páginas por R$ 19,90 em capa cartão e papel off-set.

      Será que a "molecadinha q vive só de lombadas, clickbaits, e divulgação de links da Amazon" torceu o nariz e nós "as pessoas certas, rs: Colecionadores" dançamos?

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. E aí VAM... blz?

      A edição do "XAMÃ" é hj um item difícil de ser encontrado e geralmente (qdo aparece) tá com preço superfaturado... Não sei se vendeu o q a editora esperava (nem sempre altas vendas significam o sucesso de uma publicação - se ele não atingir objetivos maiores, como a continuidade de uma linha ou formato/preço específico). "Talvez" (quem sabe) o problema do "XAMÃ" não tenha justamente o preço mais em conta? e q pra editora em si, mesmo q tenha vendido boia parte da tiragem, ainda tenha gerado um LUCRO pequeno? É possível (aliás, é bastante provável q tenha sido esse o motivo)!

      É aquela coisa... Qto mais barato o gibi E/OU maior o seu custo de produção: MAIS ele terá q vender pra render à editora o LUCRO desejado!

      Abs!

      Excluir
    4. "o problema do "XAMÃ" não tenha SIDO justamente o preço mais em conta?"

      Abs!

      Excluir
  7. Léo, já que nenhum Youtuber ou entrevistador de HQ, pergunta ou perguntou pro Levy, tem como saber com o X-9 do submundo sobre a sequência final do coleção do Drácula, falta só 4 para terminar, sacanagem não o fazerem.

    ResponderExcluir
  8. E nada de novidades sobre o derradeiro box com os 4 últimos volumes da “Tumba do Drácula” que vai finalmente publicar toda a saga do vampiro feita pela Marvel??????? Será que vamos ficar a ver navios de novo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O povo que saber. Mas se o Léo não falou não deve ter nenhuma notícia quente.

      Excluir
    2. Helder, Kit Walker, e Carlos... blz?

      A informação q eu TINHA sobre a "TUMBA" era a de q iria sair (e q depois de concluída outros títulos de terror estariam nos planos, inclusive o "Homem-Coisa" e a "Múmia-Viva") só não se sabe "qdo" agora (não pode ter "pressa", segundo o X-9, rs)!

      Porém, isso foi ANTES das linhas "CHM" e "Lendas" irem pra geladeira (temporariamente) pra serem reavaliadas... Agora NÃO EXISTE MAIS CERTEZA (no momento) de nada pra essas 2 linhas. Todos nós (leitores, blogueiros, youtubers) teremos de esperar um pronunciamento OFICIAL da panini (o q deverá ocorrer no começo do ano q vem) confirmando "SE" ou "quais" mudanças ocorrerão nas coleções de clássicos!

      Particularmente, não acho q seja caso pra mto alarde... reavaliar um produto é prática comum em qq negócio. Na pior das hipóteses, teremos 2 selos substituídos por outros similares. SEM clássicos a gente não fica, rs!

      Abs!

      Excluir
  9. Renato Franca18/12/2019, 01:05

    É compra certa,mesmo achando que a média não será maior que nota 6. Mas posso mim surpreender positivamente.

    ResponderExcluir
  10. Oi Leo!

    Mais uma fornada da coleção Paladinos!

    Confesso que achei que esta coleção ia ficar para 2020 apenas, e embora de certa forma isso seja verdade, a edição do Demolidor saiu este ano!

    Tomara só que não seja a última de clássicos dele pré-Frank Miller!

    Falando em Demolidor..., em 2020 fará 30 anos da publicação de Superaventuras Marvel nº100, edição totalmente dedicada ao herói que se tornou uma das mais memoráveis da publicação! Isso sem contar que também fará 30 anos da publicação do primeiro encadernado de A Queda de Murdock em Demolidor Especial nº02.

    Tô pensando em fazer uma matéria sucinta sobre as publicações do ano de 1990 (as mais importantes) e postar lá Facebook em janeiro!Concorda?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elcio,
      Será uma ótima matéria.
      Ainda guardo essas edições e Demolidor Especial 2 reli várias vezes. Acho que essa e a Marvel Especial 2: Homem Aranha vs Duende Verde foram as que mais reli dos formatinhos da Abril.
      Quando se tem poucas HQs se aproveita mais. Estou fazendo um bota fora de muita coisa que cheguei a conclusão de que não irei reler ou perdi o interesse de ler para voltar a ter o mínimo e reler mais.
      Roberto Xavier

      Excluir
    2. Oi Roberto Xavier!

      Obrigado pelo apoio à matéria! Eu andei separando o material para fazer a matéria e na concepção original era revisitar 1990 em 12 títulos importantes, cada um correspondendo a um mês do ano, mas vi que isto seria injusto e inviável, porque saíram muitos, mas muitos materiais importantes e memoráveis até hoje neste ano de 1990,e infelizmente muitos não serão republicados tão cedo!

      Como é uma lista,pode gerar certa polêmica, mas nada impede de comentar uma edição publicada neste longíquo ano que não esteja nela! O objetivo é comentar de forma rápida e sucinta cada publicação, e no mês de aniversário dela (s) comentar mais a fundo cada publicação, no caso a mais importante ou importantes do mês!

      Os formatinhos ainda possuem o "efeito mágico" sobre nós colecionadores antigos, seja pela nostalgia ou pela qualidade das histórias superiores aos dias atuais!

      Esse encadernado de A Queda de Murdock da abril assim como para você é uma das minhas HQs favoritas e sendo um das que mais li e reli na vida! E mesmo com as adulterações que a Abril fez na história, ainda é ela que domina a minha memória afetiva, mesmo tendo a versão correta republicada tanto pela Panini, como pela Salvat.Ainda me lembro do dia em que comprei esta edição; num sábado muito frio na banca chamada Time (que infelizmente não existe mais) do primeiro Shopping Center da minha cidade, depois de ter assistido ao filme do Dick Tracy que achei apenas OK, e que ele copiou algumas coisas do filme do Batman do Tim Burton!

      Me lembro que a edição não foi barata, dei uma nota de dinheiro considerada boa para a época e voltou apenas uns trocados. Talvez uns R$ 29,90 nos dias de hoje e a nota que dei uns R$ 50,00!!

      Um bota fora acho que faz parte da vida de qualquer colecionador, porque tem muita coisa que não envelhece bem e não merece continuar na coleção, ou aquele material que compramos por curiosidade e é ruim, mas acabamos deixando o tempo passar e ele ficou na coleção e merece ser despachado!

      Abraços!

      Excluir
    3. Élcio, esse Demolidor Especial 2 tem uma matéria bem interessante no final com o Frank Miller. Vários matérias da Abril viam com textos bem interessantes em edições especiais.
      Quero deixar na coleção apenas materiais importantes para mim. Coisas que são superestimadas no geral apenas por youtubers não vão ter espaço. Peguei bronca das indicações dessa turma, principalmente dos jabazeiros e com links de compras. Tem apenas dois ou três canais que respeito no YouTube e um deles é o Quadriláteros. Esse é profissional e não entendo porquê do pessoal dar pouca atenção. Parecem só curtir "aquisições".
      Roberto Xavier

      Excluir
    4. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Essa 3º (e ÚLTIMA) formada de "Paladinos" já tava idealizada desde a 1º metade do ano e demorou meses pra chegar nas bancas: Inclusive, eu cheguei a comentar numa postagem antiga (acho q num "Drops" da vida) q esta seria mesmo a última caixa da coleção e q teríamos mais do "DD" de Gene Colan e o repetéco do "Punho" da Salvat (com o começo da fase Byrne)!

      Infelizmente, não sei qual será o destino da fase clássica pré-Miller agora... Já q a Panini planejava (ou ainda planeja)? publicar a fase da Nocenti/Romitinha numa CHM exclusiva do demo. Projeto, esse, q agora entrou na geladeira de incertezas sobre o destino da linha "CHM" (acredito q só depois do carnaval teremos um pronunciamento oficial da editora)!

      E, puxa, nem tinha me ligado nessas datas comemorativas de 30 ANOS de "SAM" nº 100 e da "Queda" encadernadinha... Adoro essas 2 edições (embora já tenha vendido a "Queda" desde q comprei a versão de luxo, ainda mantenho a "SAM" (uma edição ÉPICA mesmo)!

      E sua ideia de listar as publicações de 1990 é sensacional... Se quiser transformar em matéria aqui pro blog: o convite tá feito desde já, hehe (seria uma postagem mais q bem-vinda)!

      Abs!

      Excluir
    5. "O objetivo é comentar de forma rápida e sucinta cada publicação, e no mês de aniversário dela (s) comentar mais a fundo cada publicação, no caso a mais importante ou importantes do mês!"


      Oi, Elcio... Eu até já tenho aqui no blog uma coluna q seria perfeita pra isso: "HQ Memória", lembra dela? Saca alguns LINKS:

      http://submundo-hq.blogspot.com/2014/04/hq-memoria-homem-de-ferro-crash-1.html

      http://submundo-hq.blogspot.com/2014/06/hq-memoria-robocop-vs-exterminador-do.html

      http://submundo-hq.blogspot.com/2014/09/hq-memoria-guerra-nas-estrelas-da-bloch.html

      http://submundo-hq.blogspot.com/2017/05/hq-memoria-justiceiro-massacra-o.html

      http://submundo-hq.blogspot.com/2017/08/hq-memoria-almanaque-premiere-marvel-3.html

      Fica aí a sugestão então, rs...

      Abs!

      Excluir
    6. "Tem apenas dois ou três canais que respeito no YouTube e um deles é o Quadriláteros. Esse é profissional e não entendo porquê do pessoal dar pouca atenção. Parecem só curtir "aquisições"


      Oi, Roberto... Tdo bem?

      É a mesma coisa comigo: Tbm tenho uma seleta lista (q conto nos dedos de 1 mão) dos canais de Youtube q assisto regularmente e recomendo... O "Quadriláteros" é um deles: Converso seguido com o César Leal (q já colaborou várias vezes aqui com o "Submundo" em excelentes matérias) e é o canal q apresenta um vasto conteúdo sobre HQs do presente e do passado!

      E não acho q tenha pouca atenção... Ele tem a atenção das pessoas certas, rs: Colecionadores q sabem apreciar boas matérias e tenham verdadeira dedicação às HQs (diferente dessa molecadinha q vive só de lombadas, clickbaits, e divulgação de links da Amazon)!

      Abs!

      Excluir
  11. que maravilha essa notícia! adoro essas coleções CHM, tenho praticamente todas que foram lançadas até agora, acredito que só não tenha os box das Guerras Secretas e dos Supervilões Marvel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, adilson... blz?

      Olha só q coincidência... "Guerras Secretas" e "Vilões Unidos" TBM são as únicas CHM q eu não fiz, hehe!

      As "Guerras" pq já tenho o encadernado econômico da Panini... E a dos "Vilões" eu li emprestado e achei um material bem fraco pra ter saído na CHM (ainda mais com TANTA coisa melhor e mais importante pra sair no lugar)!

      Abs!

      Excluir
  12. Oi Léo. Parabéns por mais um ano de sucesso do Submundo. De fato é um espaço muito bacana e civilizado para interagir com outros leitores. Desejo um magnífico 2020 a todos e aproveito para perguntar ao Vam e R Xavier o caminho das pedras para negociar os itens que queremos negociar. Tenho a maior dificuldade nisso e me parece que vocês sabem a melhor forma. Obrigado e abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pateta,
      Eu sempre anúncio no Mercado Livre por um preço justo. Sempre vendo, algumas coisas demoram mas sai uma hora. Direi que o segredo do sucesso é aguardar o menor preço antes de comprar. Assim no momento da venda no mínimo se recupera o valor pago.
      Roberto Xavier

      Excluir
    2. Oi, Pateta... Tdo bem?

      Brigadão mesmo pelas felicitações pro blog (tô preparando agora uma postagem natalina pra ir ao ar recheada de novidades, rs)!

      Sobre negociar HQs... No ano q vem eu pretendo reativar a coluna de "CLASSIFICADOS" aqui no blog, já tivemos um espaço assim por aqui e nele eu fazia um,a postagem com gibis à venda e deixava os comentários livres pra todo mundo q quisesse anunciar suas HQs tbm (mtas negociações já foram feitas por aqui). Eu ia trazer os classificados de volta este ano, mas tive problemas de TEMPO pra organizar minha coleção e separar alguns itens pra negócio (remanejei pra 2020 a volta dessa coluna então)!

      Feliz Natal e Boas Festas pra vc tbm, bróder!

      Abs!

      Excluir
  13. Olá Pateta.

    Eu vendo tudo pelo Mercado Livre mesmo tem mais de 20 anos.

    E raramente pelo preço que comprei. Vendo tudo por menos, pois eu quero é desocupar espaço.

    Mas tem alguns gibis cujo preço não compensa anúnciar, seja pela comissão cobrada pelo site, seja pelo valor do frete Mercado Envios.

    Nesses caso quando alguém daqui demonstra interesse em algo que tenho e que se enquadra nas situações acima mencionadas, eu falo pra me mandar e-mail através do meu blog "Batdeira".

    É o caso dessa edição do Cavaleiro da Lua.

    Não perticipo de nenhum grupo de venda de gibis do Face, mas sei que muita gente negocia por eles. Você pode tentar dessa forma.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, boa dica essa sua tbm, VAM...

      Tem alguns grupos no face q eu participo: tem a opção de LEILÃO, ou de vender direto nos tais grupos... posso indicar alguns pelo face mesmo (me add por lá q eu mando o link)!

      Abs!

      Excluir
  14. Outra coisa que pode tentar é fazer seu próprio "Classificados" no Face.

    O colecionador Alexandre Morgado autor de "Marvel Comic, A Trajetória..." montou um, o "Grande Bota Fora de Quadrinhos".

    Dá uma olhada no modelo dele e copia.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  15. E aí Léo!?
    A linha CHM é a única que sempre compro algum item desde a primeira edição, Vingadores se não me engano.
    Dos Paladinos o que chama a minha atenção é relacionado ao Luke Café e Punho de Ferro, porque sai pouco gibi com eles, apesar do Cavaleiro da Lua ser também assim, eu não curto nada dele.
    No momento espero concluir o MKF e esperava algo para os 4F, será que vai rolar? Devido o atraso do MKF tenho receio que ele vá junto com Tumba do Drácula pro além, rsrs.
    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MKF já está completo. O que não foi lançado está em pré-venda. E estão enterrando o Drácula precocemente, sem, atestado de óbito.

      Excluir
  16. Respostas
    1. E aí, Wesley... blz?

      Eu tbm acompanho a linha "CHM" desde q surgiu, com 4 edições no embalo do 1º FILME dos "Vingadores"... Uma pra própria equipe, e outras com: "Capitão", "Thor", e "Ferroso"!

      O "MKF" 12 deve sair em janeiro (atrasou bastante, mas vaio sair)... E a "TUMBA" ainda não foi decretada sua morte ainda, hehe (até pouco tempo ela tava confirmada, mas a panini tá redefinindo toda a linha de clássicos - logo sai um comunicado oficial a respeito)!

      Abs!

      Excluir
  17. A pergunta quenao quer calar é:
    Com essa alteraçao na CHM e sendo sendo a ultima caixa da paladinos, mais uma vez vamos ficar com o punho de ferro do Byrne incompleto e o Cavaleiro da Lua do Moench incompleto? ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo indica que sim.

      Se a coleção foi descontinuada nessa caixa, quais as chances desses dois personagens ganharem caixas exclusivas?

      Principalmente o Punho de Ferro com muito menos histórias que faltam?

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Em uma entrevista anterior, Levi já tinha dito q esses títulos não vendem, agora ele reforçou... Infelizmente.

      Excluir
    3. Calma, amigos...

      Pode ser q haja (ou não) uma luz no fim do túnel pra esses títulos... A linha de clássicos tá passando por uma reavaliação e mesmo q as "CHM" continuem existindo, ainda podem dividir espaço com algum OUTRO selo ou formato pra materiais clássicos. NADA tá definido ainda (nem a continuidade e nem o fim dessas coleções)!

      Acho q não tardará até a panini fazer um pronunciamento oficial sobre isso... eu "chuto" lá pra depois do carnaval (mas tbm pode ser antes, quem sabe)?

      Abs!

      Excluir
  18. Já comprei na pré-venda; no entanto, só chega em janeiro/2020.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      Essa "paladinos" do demo já saiu em algumas cidades... e a loja daqui (POA) deve receber ainda antes do final do ano!

      Abs!

      Excluir
  19. Boa Noite, Leo Estou pedindo a todos que façam uma corrente para mantermos a publicações Coleção Histórica Marvel e Lendas do Universo DC, obrigado e Boa Noite. h/m.facebook.com/story.php?story_fbid=3072943462720055&id=213415292006234&comment_id=3088936454454089&notif_t=feed_comment&notif_id=1576699946080641&ref=m_notif&refid=48

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte a todos os envolvidos

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Tbm desejo boa sorte à iniciativa...

      Sempre fui favorável à MAIS encadernados econômicos de capa-cartão... e MENOS gibis caros e luxuosos!

      Abs!

      Excluir
  20. Eles poderiam fazer mais uma leva. Com uma edicao eles fecham o material do punho do Byrne. E com mais tres eles fecham o material do cavaleiro da lua do Moench 1a serie. O do Luke cage ja fechou o primeiro masterworks bem certinho nao precisava sair e O demolidor foi publicado que nem salada de frutas, tambem nao precisa sair. Dai ficava certinho o material do punho e do cavaleiro da lua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade daria uma caixa completa só com o "Da Lua".

      SE a Panini não pulasse todas as histórias do personagem publicadas em "The Hulk Magazine".

      Cronologicamente anteriores a criação de sua revista própria, reunidas numa edição da série "Marvel Black Cover".

      A Panini ignorou essa edição e partiu diretamente p/ a série EPIC Collection.

      Onde foram reunidas outras aparições em titulos no formato comics, como "Werewolf by Night" e o dele próprio.

      - - -

      Mas como a Marvel inicialmente tratou como uma edição à parte, a Panini pode ainda trazer somente essa edição "Black Cover" ignorando oque faltaria sair numa futura Paladinos Da Lua" #4-6.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. O VAM tá certo nessa...

      Podia sair o "Cav. da Lua" completo numa caixa só pra ele (no embalo do FILME q tá por vir)... contando com as histórias de "Hulk Magazine"!

      O "Luke Cage" teve mais "Bibliotecas" lá fora... Podia sair junto com o "Punho" numa caixa só pros "Heróis de Aluguel"!

      E sou contra pararem com o "Demolidor"... Mais uma caixa SÓ pra ele e fechava essa fase clássica pré-Miller!

      Abs!

      Excluir
    3. Ops... Digo:

      Fechava a fase de histórias-solo do "Demolidor" pré-Miller... antes dele passar a dividir a revista com a "Viúva Negra" (qdo formaram um casal-equipe)!

      Abs!

      Excluir
  21. Caro Léo: infelizmente, a edição com o Demolidor não traz nenhuma capa original.

    Lendo o que você escreveu, fiquei pensando: "Nossa! Como esse Polichinelo é mau! Será que algum dia ele vai enfrentar também superseres como Hulk e Thor?".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Panini é um lixo mesmo. E não adianta colocar a culpa no número de páginas. Lendas do George Pérez não tem número fixo de páginas e no número 10, por exemplo, veio faltando umas 3 capas dos Novos Titãs.

      Excluir
    2. Oi, Lenimar... Tdo bem?

      Puxa, q pena a falta dessas capas... Achei todas mto bonitas e lamento mto mesmo a falta delas no miolo da edição!

      E seria engraçado ver o "Polichinelo" enfrentando o "Hulk" ou o "Surfista", já pensou? Encarar esses heróis mais peso-pesado usando um IÔ-IÔ? hahaha...

      Abs!

      Excluir
  22. E ai, Leo? Beleza? Permita que eu retorne aos comentários?
    Rapaz...essas mudanças que virão na linha de quadrinhos clássicos (os que prefiro) são um enigma.

    Se por um lado o que realmente me incomodava na CHM era a redução das capas originais, ou mesmo sua ausência, por outro, achava um formato bastante simpático e acessível ($$$).

    Espero,assim, que surja algo ainda melhor para a republicação de clássicos, permitindo, inclusive, a inclusão das capas originais entre uma história e outra.

    Outro ponto importante está em relação à ordem cronológica.
    Isso deve ser outro fator lapidar a nortear uma nova coleção - histórias clássicas somente ordenadas cronologicamente.

    Agora, Leo, embora ainda não tenha comprado nem o volume 01 da coleção definitiva do Aranha, gostaria muito de ter uma coleção assim para o Quarteto.

    Volumes grossos e tudo em ordem, inclusive as capas originais.

    São histórias pra lá de fascinantes - ótimas como ficção cientifica-, e por isso, em minha opinião, merecem um lançamento bacana.

    Por enquanto é isso, Leo.
    Muita saúde, paz e prosperidade para você e para os amigos do...
    SUBMUNDO HQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Michel... blz?

      Pois é, o q parece ter ocasionado a necessidade de um reestudo nas linhas de clássicos foi justamente as limitações de AMBAS (CHM e Lendas):

      A "CHM" sofre com o nº fixo de pág (164 - nem mais, nem menos) E da obrigatoriedade de se fechar uma CAIXA de 4 Vol. pra cada série (o q complicou até a situação do "HULK - A Encruzilhada", saga q ficaria mal-dividida numa próxima caixa e já é ,dada como certa q sairá separada da linha "CHM")!

      Já as "Lendas DC" sofrem com a limitação por autor ou artista... O q deixou o "Batman" do Gene Colan com histórias descontinuadas pq foram finalizadas por outro artista. E é tbm o problema q inviabiliza uma "Lendas do Superman - BYRNE" (q deve ser lançada futuramente em outro formato/selo)!

      Feliz Natal e Boas Festas pra vc tbm, Michel...

      Abs!

      Excluir
    2. As Bibliotecas históricas não eram assim ?? tudo em ordem cronológica e mantendo as capas originais no tamanho certinho ? Não seria uma boa ideia dar continuidade a essas bibliotecas ?

      Excluir
    3. E aí, Fábio... blz?

      Sim, as "Bibliotecas" seriam o IDEAL mesmo pra qq colecionador... Mas, infelizmente, não voltam mais: Acho q sempre faltou boa-vontdade editorial pra retomarem essa linha por aqui (podiam ter tentado, ao invés dessa BOSTA de formato "Ed. Definitiva", q custa uma paulada e é um trambolho pra manusear)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...