Finalmente, chega às livrarias: "Providence"... Mais uma sinistra incursão de Alan Moore pelo universo sobrenatural do
escritor H.P. Lovecraft (um dos mais influentes mestres do terror gótico
em todos os tempos)!
A visitação anterior de Moore pela obra de
Lovecraft foi em "Neonomicon" (já lançado pela Panini em 2012). Segundo o
próprio Moore, "Providence" é um estudo da sociedade americana de 1919 a
partir do ponto de vista de Lovecraft (e seus demônios interiores). Uma
das propostas de Moore é enaltecer as referências à Lovecraft na
cultura popular ao longo do último século!
Nova York, 1919. Robert Black é um repórter que há pouco tempo encontrou
seu próprio lugar no mundo. O súbito suicídio de uma pessoa querida o
conduz por uma estrada misteriosa, na descoberta do lado sombrio dos
Estados Unidos. É uma estrada sinuosa, labiríntica. É a estrada para
"Providence" (nome da localidade onde nasceu o escritor Lovecraft). Pela 1º vez no Brasil, o Vol. 1 da obra-prima
de Alan Moore e Jacen Burrows (prevista pra 3 encadernados). Este 1º volume custa R$ 62 e tem 176 páginas contendo as 4 edições iniciais da série (composta por 12 números)!
Alan Moore sempre foi um aficionado pela obra de H.P. Lovecraft... E boa parte de sua obra nos quadrinhos foi permeada de referências aos livros e contos do mestre do horror: "Watchmen", "Monstro do Pântano", "Tom Strong", "Neonomicon", "A Liga Extraordinária", e várias outras HQs que trouxeram um pouco do universo angustiante de Lovecraft! E apesar de Moore repetir a parceria com o mesmo artista de "Neonomicon" (Jacen Burrows), "Providence" não se trata de uma sequência: São HQs independentes uma da outra, mas com elementos em comum por estarem situadas no mesmo mundo de horror psicológico imaginado por Lovecraft!
Em "Providence", o leitor é levado literalmente ao contexto da época em que viveu Lovecraft e mergulha na descoberta de uma "América Oculta", permeada por mistérios, sociedades secretas, demônios das profundezas, e um clima angustiante de ameaça iminente pairando sobre a nossa realidade. O Vol. 1 é insuficiente pra se avaliar o que ainda pode vir pela frente, pois é uma "preparação" pro desenrolar da trama (que começa instigante). Por enquanto (sem saber o que virá nas próximas edições), recomendo essa edição mais pra quem já conhece (ou tem interesse em conhecer) a obra de Lovecraft!
H.P. Lovecraft nasceu em 1890... E em
sua curta passagem pela vida (ele morreu em 1937), deixou
uma obra tão rica e impactante que iria influenciar toda a cultura popular nas gerações seguintes. Monstros
abissais, criaturas demoníacas,
cultos satânicos, sobrenatural, e a loucura da mente humana: eram
elementos presentes em sua obra e que desafiavam os valores da sociedade e
da literatura naquele período. Seus contos (vários) eram publicados
geralmente em revistas PULP tipo a "Weird Tales" (que também publicava: "Conan - o Bárbaro" de Robert Howard). Seu único romance foi: "O Caso de Charles Dexter Ward", mas ele tbm teve outras obras
extensas tipo: "Nas Montanhas da Loucura" (ambos disponíveis em pocket pela L&PM)!
Aqui no Brasil, a Editora Hedra é a que
mais publica material de Lovecraft (e em diversos formatos): "A Sombra de Innsmouth", "O Chamado de Ctchulhu", "Um
Sussurro nas Trevas" e "A Cor Que Caiu do Espaço", são versões
econômicas em formato de bolso! Já "A Tumba" e "O Medo à Espreita", são outros 2 pockets (da
L&PM) com coletâneas de contos de Lovecraft! O livro: "Histórias de Horror - Os Mitos de Ctchulhu" (da Martin Claret) repete os mesmos 2 contos dos livros da Hedra: "Ctchulhu" e "Sussurro
nas Trevas" (é preciso ter um certo cuidado pra não comprar material repetido ao mesclar livros de todas essas editoras)!
A influência de Lovecraft se estende também ao cinema, sendo que na década de 80 vários filmes já fizeram referência à sua obra: "A Morte do Demônio" e "Uma Noite Alucinante"
utilizaram como base o "Necronomicon" (O Livro dos Mortos) - do conto
homônimo de Lovecraft! "Re-Animator" e "Do Além"
(ambos filmes do diretor Stuart Gordon) também se inspiram no autor, sendo que
o 1º é baseado no conto: "Herbert West" (de 1922) e o 2º foi baseado
num conto de apenas 6 páginas (!) Ou seja: A proposta de Alan Moore em "Providence" é (em parte) oferecer às novas gerações uma releitura da influência de Lovecraft na nossa cultura!
Oi Leo!
ResponderExcluirLovecraft é muito foda, o escritor é influência muito grande para os quadrinhos e cinema!
Pena que "Nas Montanhas da Loucura" do Guilhermo Del Toro foi engaveto por causa de "Prometheus", que é um filme bem aquém do que poderia ser. As tais cenas deletadas contidas no Blu-Ray, geram ainda mais questões do que respostas, e este novo Alien Covenant é um balde de água fria nos fãs!
Independente disso, quem sabe um dia a obra máxima de Lovecraft sai do papel e seja adaptada para o cinema com maestria independente dos filmes já existentes que bebem nesta fonte!
Este "Providence" está na minha lista de futuras aquisições, já que sou fã do Moore e de Lovecraft, porém, vou esperar um bom preço para adquirí-lo, de preferência com frete grátis, já que não gosto de pagar esta taxa para receber materiais em casa!
Leo, comprei "Corpos" da Vertigo à cegas, e vi que não é bem o que eu esperava; o que eu pensei se tratar de apenas de uma investigação criminal(algo que aprecio muito tanto na ficção quanto na realidade) se mostrou algo a mais que isso, indo para o plano metafísico.
Não achei que foi desenvolvida de forma satisfatória toda a trama, e a conclusão ficou bem confusa.
A capa é belíssima e atrai a atenção, porém, nada tem a ver com a trama a bela pin-up com manchas de sangue. Vamos ver se daqui uns dez ou quinze anos eu releia esta obra e tenha uma outra visão!
Sei que você gostou de "Os Invisíveis", e embora eu não tenha lido este, acredito que esta "Corpos" siga pela mesma linha!
Abraços!
Muito tentador pois a primeira visita de Moore nesse universo do escritor eu já tenho. Agora mais esse? Tentador
ResponderExcluirA Hedra também publicou "Os melhores contos de H.P. Lovecraft", que frequentemente está com 50% de desconto (A Amazon até já disponibilizou gratuitamente o e-book em uma promoção). A edição do kindle tinha alguns erros de revisão, mas nada que comprometesse a leitura.
ResponderExcluirVou esperar alguma promoção para pegar Providence. Achei meio salgado o preço de capa.
Falando nisso, fica a sugestão de fazer uma postagem sobre os preços de capas do material que anda saindo, abordando as características que influenciam na determinação do preço (qualidade do material utilizado, preço das licenças, tiragem, distribuição, etc.), além de sua opinião se as editoras estão exagerando (Eaglemoss, Darkside, Panini, Devir, Mythos...), se há um fator Amazon ou se é um preço dentro da faixa considerada normal.
Valeu!
Elcio, acho arriscado você esperar muito para adquirir o seu exemplar de "Providence", dada a velocidade que "Neonomicon" esgotou nos pontos de venda.
ResponderExcluirDeixa pra economizar com outra futura compra, companheiro. Garante logo o seu.
Abs,
VAM!
Oi VAM!
ExcluirObrigado por me abrir os olhos até porque obras do Moore tendem a esgotarem rápido. Me esqueci deste detalhe!!
Vou ver se encontro uma boa promoção por esses dias para tentar adquirir de vez esta edição!
Abraços!
Tenho minhas dúvidas, Neonomicon realmente esgotou, mas tinha um preço mais em conta, distribuição apenas nas bancas e era um único volume.
ExcluirJá o Providence acredito que vá ficar circulando nas livrarias por um bom tempo.
Porém por ser direcionado para livraria, a tiragem de Providence deve ser relativamente menor.
ExcluirE existe uma tendência dos 1º volumes de qualquer coisa lançada, terem uma procura maior que seus subsequentes.
Olhem, se EU fosso comprar não correria o risco, que vocÊs estão dispostos não.
Abs,
VAMM!
Olá Leo, vou te dizer que a Panini foi bastante sutil na escolha da capa de sua edição de "Providence".
ResponderExcluirE até concordo com ela nisso, tem outras opções "Dantescas" demais, para serem expostas num ponto de venda.
Essa 7ª capa do "cabrito capeta" é uma das mais impressionantes que já vi.
Abs,
VAM!
Alguém comentou no post anterior que achava que a coleção do homem Aranha está encalhando. Aqui do Rio tenha a mesma impressão, pilhas e pilhas dos mesmos números em várias bancas e livrarias. Para as outras coleções isso nunca aconteceu. Ou a tiragem é gigantesca ou está vendendo bem menos que o esperado. Por que será? Pensei que estava fácil para a galera gastar 200 paus só com a Salvat. E não é só a grana, mas é o tempo para ler. Depois que 15 revistas dessas ficam virgens na estante bate uma culpa na hora de comprar mais uma. Como o material na maioria das vezes não ajuda...
ResponderExcluirPara não falarem que só reclamo, comprei muito feliz minha capa preta do Dr. Estranho, Uma Realidade Separada. Bons tempo aqueles, nos anos 80, quando Heróis da TV publicava, por puro atraso na cronologia, essas joias dos anos 70.
As bancas estão transbordando de Homem-Aranha, mas me parece que é tiragem alta mesmo.
ExcluirPor outro lado, as coleções preta e vermelha recebem cada vez menos exemplares. Estou tendo que correr atrás online das últimas pretas.
"Ou a tiragem é gigantesca ou está vendendo bem menos que o esperado."
Excluir"As bancas estão transbordando de Homem-Aranha, mas me parece que é tiragem alta mesmo."
Olá companheiros, acontece as duas coisas, ao meu ver.
Com uma expectativa grande de vendas, as tiragem deve ter sido maiores do que as habituais da Salvat, MAS a procura deve estar sendo igual.
Com o lançamento de "Homecoming" ela deve aumentar, mas não se manter por tantas edições quanto as planejadas.
Abs,
VAM!
Salve brilhante Leonardo,
ResponderExcluirmais um incrível tópico neste incrível blog!
Sou fã de Alan Moore desde o Monstro do Pântano nos anos 80. Atualmente curto muito o que ele fez em Tom Strong.
Agora, off-topic, quando teremos de volta nossos maravilhosos reviews. Estão fazendo falta, porque ajudam a selecionar o que cofrar, principalmente nas coleções capa preta e vermelha, rsrs.
Abraço do Gomes (RJ)
Olá Léo! Providende me atrai mas vou aguardar um bom desconto surgir para me decidi se comprarei. Essa crise está mesmo nos ajudando a filtrar muito os materiais. O que estou achando curioso são os preços absurdos de capa que mesmo depois com os descontos ainda ficam altos. Esse valor de 64 reais está com cara de produto da Mythos. Até parece que a inflação do ano passado não foi de 5% e a desse ano não será de 4%. Kkkk. Uma tremenda mentira não é mesmo? A inflação real sempre é o dobro da divulgada pelo governo. De qualquer modo estou quase me limitando a comprar apenas materiais clássicos. Recomendo a edição do Dr Estranho da capa Preta está excelente. É o melhor material do personagem que peguei até hoje. Os desenhos são excelentes e a história idem. A edição tem umas 230 páginas. Compensa. Valeu. Roberto Xavier.
ResponderExcluirSou mais um aguardando o "fator amazon" para adquirir esse exemplar. rs
ResponderExcluirEssa HQ me lembrou e fez perceber que realmente eu não sou muito fã de "supers" porque prefiro histórias mais "clássicas" ( anos 50 para baixo, e não me refiro a ano de criação, mas sim período em que se passa a história mesmo ). O Homem Invisível, O Médico e o Monstro, Frankentein, Drácula, Lobisomen... são histórias antigas muito boas, mas que se passando nos dias de hoje, perdem boa parte de seu "perigo iminente"; câmeras, visores termicos... objetos de hoje que facilitam a captura dessas criaturas, como se percebeu no filme "Homem Sem Sombra". Tanto é que da Marvel, eu acho o "Marvel 1602" um dos materias mais interessantes que criaram.
ResponderExcluirO engraçado dessas histórias é que eles usavam justamento o ego ou a ingenuidade do "vilão" para fazer o mocinho derrotá-lo, e ironicamente o que acho mais bobo em certas Hqs, mas que nessas histórias clássicas colam. Nunca me esqueço de quantas vezes vilões da Marvel e DC com tudo ao seu favor, perdiam por seu excesso de ego a qual os heróis sabiam usar contra eles, com o exemplo mais conhecido sendo o Dr. Destino.
A Liga Extraordinária eu não gostei do Moore porque acho que ele errou em alguns personagens, tanto que gostei do filme por consertar esses erros. A Mulher Invisível foi inspirada no Homem Invisível, mas achei que seus poderes foram muito mal aproveitados e realmente acho que deveriam ter adaptado um personagem baseado no Homem Invisível como vilão ou anti-herói que seria mais interessante, mas sei lá, o Aragonés estava certo quando disse que a Mulher Invisível só servia para atrair leitores tarados até porque ela não é muito bem trabalhada, tanto que eles precisam fazer ela desenvolver a barreira psíquica invés de utilizar bem a sua invisibilidade.
Eu acredito que a literatura clássica é um bom material para histórias, e é uma pena que o marketing foca em histórias de super-heróis fantasiados e certinhos, invés de histórias inteligentes como as de H G Wells, Edgar Alan Poe, H P Lovecraft e afins. Nunca me esqueço, quando era menor queria ser invisível, mas o livro do H G Wells aprofundou os preblemas que viriam junto a me tornar invisível, e no fim, além de me divertir, eu aprendi. Espero mais materia como essa.
Gostaria que você escrevesse mais matérias aprofundadas assim, inclusive umas como as que você fez sobre as polêmicas do Morrison e as da revista MAD. Uma foi uma verdadeira viagem no que havia de bom na cultura popular, na outra uma boas "verdades" sobre alguns heróis por aí, e aquela parte do Coringa só lembra porque mais da metade dos leitores do Batman só o leem por causa do Coringa ( afinal o Batman é sem graça e o Coringa acho que é o único vilão das HQs que torço por ele e agradeço pelo herói não matá-lo ).
ResponderExcluirAcho que uma matéria interessante também seria criticando cara como o "Azarello" e o "Straga" que simplesmente nos deram algumas das histórias mais decepcionantes das HQs.
Leo vale a pena ler American flag da devir?
ResponderExcluirAs capas são espetaculares !
ResponderExcluirEssa é uma das obras recentes cujo lançamento não vou perder em hipótese alguma, e que se exploda o preço !
Já li alguns contos do Lovecraft (ele próprio teve uma vida bem dramática dentro e fora da sua querida Providence) e realmente dá pra sacar que o Alan Moore se inspirou em muito dos contos do Lovecraft. E se o Alan Moore resolveu fazer suas incursões explicitamente nesse universo é por que vem coisa muito boa por aí.
Uma das influências de H.P.Lovecraft foi o grande Algernon Blackwood, cujo conto, "Os Salgueiros", impressionou tanto, mas tanto, a escritora Heloísa Seixas que ela decidiu reunir material desse escritor obscuro e praticamente esquecido, resgatando parte da obra dele na coletânea "A Casa do Passado: Dez Grandes Contos do Terror".
O mesmo conto figurou numa coletânea anterior: "Depois: Sete Histórias de Horror e Terror".
Em seu "O Horror Sobrenatural na Literatura", Lovecraft não economiza elogios ao grande mestre Blackwood, tanto quanto Moore reverencia o grande H. P. Lovecraft.
Eai Leo blz?
ResponderExcluirFugindo do tópico, eu estava fazendo buscas sobre a liga extraordinária e pelo que entendi os direitos de publicação dela no Brasil estão divididos, os dois primeiros volumes com a panini e os demais com a devir né? Vc saberia me dizer se a panini tem planos para republicar estes primeiros?
Vlw Abr
"Leo, comprei "Corpos" da Vertigo à cegas, e vi que não é bem o que eu esperava;"
ResponderExcluirOi, Elcio... Tdo bem?
Essa ed. de "Corpos" ainda não apareceu aqui no sul... mas não pretendo arriscar novos materiais agora (por mais interessantes q possam ser): Já q minhas dívidas em empréstimos com bancos parecem não ter mais fim e com pouca grana sobrando pra sustentar os meus hobbys, acabo tendo de priorizar as coleções q já iniciei e q ainda estão em andamento!
Pra vc ter uma ideia, nem mesmo o "Xerife da Babilônia" q me foi bem recomendado eu consegui comprar (e é bem o estilo de HQ q me agrada)... Outra q eu pulei foi a fase Morrison/Millar no "Monstro do Pântano" (sei q a arte tá uma BOSTA, mas eu queria ter lido assim mesmo)!
E putz... não sabia q "Nas Montanhas da Loucura" do Guilhermo Del Toro tinha sido engavetado por causa de "Prometheus": Pensei q ainda tivesse chance de sair do papel! Olha, definitivamente, achei bem fraquinho esse "Prometheus" e nem me entusiasmei em ver esse NOVO "Alien" (o q eu li a respeito desse filme é o q basta pra eu nem tentar assistir qdo passar na TV)!
Sabe, acho q ainda falta uma releitura (de alto nível) no cinema pra obra de Lovecraft... A maioria de seus contos caberia perfeitamente em adaptações pro cinema e TV (claro, só precisariam ser dirigidas e produzidas por pessoas competentes)!
Abs!
Leo, Corpos saiu sexta.
ExcluirEita... na banca q eu fui não tinha:
ExcluirPerdi o "Tom Strong 5" tbm (sem querer)!
Abs!
"Muito tentador pois a primeira visita de Moore nesse universo do escritor eu já tenho."
ResponderExcluirOi, Marcelo... blz?
Acho q vc iria curtir essa 1º ed. de "Providence"... Ela prepara o terreno pras próximas partes, mas gostei mto do clima de suspense e mistério q permeia a narrativa. É mais instigante do q foi "Neonomicon" (q eu já apreciava bastante)!
Abs!
"A Hedra também publicou "Os melhores contos de H.P. Lovecraft", que frequentemente está com 50% de desconto"
ResponderExcluirE aí, KJr... blz?
A Hedra tem 2 formatos diferentes pros livros do Lovecraft... Eu só coleciono no formato pocket (pra padronizar com os outros contos q tenho dele pela L&PM): Mas acredito q a Hedra detenha quase a totalidade da obra de Lovecraft (somando-se os formatos distintos)!
Sobre a sua sugestão de se fazer uma postagem sobre os preços de capas do material que anda saindo atualmente... Bem, não tenho dúvidas de q seria uma postagem q renderia bastante audiência e repercussão (ainda mais q eu não sou de ficar puxando o saco de editora pra ganhar "presentinhos"): Mas é um tema q exige MTA pesquisa de mercado e de valores gráficos envolvidos!
O "X-9" é a única pessoa q eu conheço e q poderia me ajudar nisso (já q ele trabalha na área e tem contatos q poderiam fornecer maiores informações): Mas mesmo assim, não é uma tarefa mto simples, já q não se pode errar nas contas e valores divulgados numa postagem dessas! Seja como for, vou falar com ele pra ver se a gente consegue elaborar algo a respeito (gostei da ideia e acho q poderia ser uma bela matéria pro blog)!
Porém... Já te adianto q do meu ponto de vista tá havendo exagero sim por parte de algumas editoras (q parecem elevar os preços já visando os abatimentos e descontos da Amazon)!
Abs!
"Tenho minhas dúvidas, Neonomicon realmente esgotou, mas tinha um preço mais em conta, distribuição apenas nas bancas e era um único volume."
ResponderExcluirTem razão, SEMI...
São 2 produtos diferentes (Neonomicon X Providence): em formatos diferentes, preços diferentes, e distribuição com focos e alvos diferentes... A única coisa em comum entre elas é o autor/artista e o universo no qual se baseiam!
Mesmo assim... qdo eu quero mto uma HQ eu não costumo arriscar a ficar sem (só espero descontos com gibis q não significam mto pra mim)!
Abs!
"Porém por ser direcionado para livraria, a tiragem de Providence deve ser relativamente menor."
ResponderExcluirVc tem razão TBM, VAM...
É provável q a tiragem de "Providence" seja menor mesmo... e q essa ed. corra o risco de se esgotar rapidamente (como é o caso de várias outras obras assinadas pelo Moore q somem em pouco tempo das livrarias)!
Até acho q ela aguenta mais um pouco em circulação (por não ser comercialmente tão apelativa pro "grande público" - a maioria da MASSA nem sabe ou se interessa em saber quem foi Lovecraft, rs)... Mas mesmo assim, eu não arriscaria tbm (tanto, q já comprei na hora em q apareceu na loja)!
Abs!
"vou te dizer que a Panini foi bastante sutil na escolha da capa de sua edição de "Providence"
ResponderExcluirÉ verdade, VAM...
Acho q essa escolha de capas é dos EUA mesmo (e a Panini só seguiu o baile)... e lá, os caras são cheios de história com relação ao teor das capas nos pontos de venda (pra não "chocar" o público)!
Eu (pro meu gosto pessoal) teria escolhido como CAPA da edição... Aquela 2º imagem (acima) onde aparece o rosto do Lovecraft sofrendo uma mutação de "frutos do mar", rs (adoro essa capa)!
Abs!
"Guardiões da Galáxia, Corpos, Divinity, Wicked + The Divine, Soldador Subaquático, Ghost in the Shell, Akira"
ResponderExcluirE aí, Lierson... blz?
Eita, andou se puxando nas compras então, hein? hehe... E q "guardiões" é esse q vc comprou? Por acaso é a republicação daquele 1º arco da nova formação?
O "Soldador Subaquático" é bem legal (li emprestado e gostei)... "Ghost in the Shell" e "Akira" eu queria mto ler, mas vou ter q pular ambos pra economizar nos gastos (de mangá, seguirei apenas com o "Lobo": q é mais baratinho, rs)!
Abs!
é o segundo arco já, intitulado aqui como "Guerra dos Reis". Inédito no Brasil.
ExcluirOpa, valeu mesmo... me passei nessa:
ExcluirVou ver se ainda consigo essa edição dos guardiões então (não sei se presta, mas vou arriscar)!
Abs!
Continuação direta do arco anterior republicado a exaustão.
ExcluirPeguei sem pensar duas vezes. Porém acho que vai sofrer do mesmo mal. Ser tie-in de uma saga maior (lembrando que os Guardiões não tinham tanta bala na agulha na época para segurar um gibi).
Verdade, SEMI...
ExcluirDe fato, o 1º arco desses "NOVOS guardiões" (a formação do FILME) foi bem meia-boca por estar interligado diretamente com a "Invasão Secreta" (ser tie-in de uma saga ruim tá longe de ser um bom começo pra qq série, rs)!
Abs!
"Alguém comentou no post anterior que achava que a coleção do homem Aranha está encalhando. Aqui do Rio tenha a mesma impressão, pilhas e pilhas dos mesmos números em várias bancas e livrarias."
ResponderExcluirE aí, Carlos... blz?
Puxa, então parece ser geral mesmo essa sensação de q a "Coleção do Aranha" tá empacando nas prateleiras das bancas, hein?
Eu ainda acho q essa coleção veio numa hora ruim pro mercado... Digo, pela saturação de outras coleções do tipo AINDA em andamento: Não há bolso q aguente acompanhar tantas coleções assim (q não são tão baratas e q fazem mtos leitores abrirem mão de uma coleção pra seguir com outra). "Talvez" (quem sabe) o "Aranha" tivesse melhor sorte se fosse lançado DEPOIS do término da preta ou da vermelha!
A Salvat mantém 3 coleções simultâneas da Marvel (preta, vermelha, e Aranha) q são QUINZENAIS... e o mesmo público q as acompanha, tbm deve acabar comprando mta coisa da Panini no mesmo mês (fica demais pra qq bolso)!
Abs!
"Agora, off-topic, quando teremos de volta nossos maravilhosos reviews. Estão fazendo falta, porque ajudam a selecionar o que cofrar, principalmente nas coleções capa preta e vermelha, rsrs."
ResponderExcluirE aí, Gomes... blz?
Brigadão mesmo por estar curtindo as postagens do blog... E não se preocupe, q logo em seguida eu devo retomar os "REVIEWS" por aqui!
O q aconteceu é q o excesso de trabalho no meu dia-a-dia (12 horas enfurnado no trampo é bucha, hehe) tem me tirado um tempo precioso q até pouco tempo eu ainda tinha pra botar minhas leituras em dia. Pra piorar a situação, aqui pro sul do país acabou a distribuição atual das coleções da Salvat e Eaglemoss (antes a gente recebia junto com SP, mas agora caímos na setorização e tenho q esperar pra conseguir as ed. q me interessam)! Claro, de vez em qdo eu consigo alguma ed. através de amigos q me mandam de SP: Mas é inegável q a falta de tempo somada à distribuição falhada acabou prejudicando (bastante) a coluna de "Reviews" aqui do blog!
Abs!
"Até parece que a inflação do ano passado não foi de 5% e a desse ano não será de 4%. Kkkk. Uma tremenda mentira não é mesmo? A inflação real sempre é o dobro da divulgada pelo governo."
ResponderExcluirE aí, Roberto... blz?
A inflação sempre me pareceu "mascarada" pelos últimos governos q tivemos: E de fato, já veio à tona o monte de mentiras q vinham nos empurrando esse tempo todo (pra parecer q "tudo estava bem")... Mas o q estamos vendo com algumas editoras de HQs é no mínimo INDECENTE e IMORAL:
Os sucessivos aumentos de preço (especialmente da Eaglemoss) não condizem com os números da inflação... Sei q a inflação não é o fator q determina o valor final, mas até o DÓLAR tem se mantido estável (ou com poucas oscilações): Não consigo ver uma justificativa plausível pra uma editora praticamente DOBRAR os seus preços num espaço tão curto de tempo!
A Panini tbm tem pisado na bola de vez em qdo... "Providence" tá com preço de capa acima da média geral da editora pra outras publicações na mesma estrutura (não era nem pra chegar à 50 pila, q dirá passar de 60)!
E valeu mesmo pela dica... O "Dr. Estranho" (capa preta) tá na minha mira, rs!
Abs!
Alan Moore e Mark Millar são dois autores que um tempo atrás pensei em pegar tudo que saísse mas esses preços me fizeram mudar de idéia. Não justifica menos de 200 páginas com valores de capa acima de 60 reais. Roberto Xavier.
ExcluirAcho q o único autor q eu já pensei em ter a obra completa foi o Garth Ennis... Uma pena q dele, ninguém cogita publicar tudo por aqui!
ExcluirMas no caso do Alan Moore... não é a 1º vez q sofre com preços abusivos só por ter o nome dele estampado na capa ("Lost Girls" eu desisti de comprar na época por conta do preço elevado e poucas pág em cada uma das 3 edições)!
Abs!
"Nunca me esqueço, quando era menor queria ser invisível, mas o livro do H G Wells aprofundou os preblemas que viriam junto a me tornar invisível"
ResponderExcluirE aí... blz?
Olha só q coincidência... Qdo eu era moleque, o poder q eu mais queria ter era o de poder ficar INVISÍVEL, rs!
Na época, eu assistia o seriado de TV do "Homem-Invisível" e tbm do "Gemni-Man" (q ficava invisível apenas apertando um botão em seu relógio de pulso)... Eu adorava aquilo, e ficava imaginando o q eu faria com tal poder? É difícil evitar algumas tentações q a invisibilidade nos proporcionaria, hehe: E essa é a grande sacada da obra de H.G. Wells, q por sinal foi relançada em LIVRO no mês passado (saca só a capa):
http://www.zahar.com.br/sites/default/files/livros/download/ohomeminvisivel.jpg
O livro mostra o qto o poder pode corromper as pessoas e torná-las algo pior do q elas mesmas imaginariam ser possível... O cientista do livro q se torna invisível acaba se tornando um dos melhores vilões da literatura (justamente por ser bastante PLAUSÍVEL)!
Hj em dia... meu "poder preferido" (que eu sonharia em ter) é um fator de cura mesmo: q curasse minhas dores e problemas físicos decorrentes da idade, hehe!
Abs!
Quem não queria ter um fator de cura, né ?
ExcluirCuriosamente, o título que mais gostei do Ultiverso foi o Quarteto Fantástico. Não foi o Homem-Aranha porque ficou muito bobinho e a ligação só existe a mínima porque inspirou a primeira trilogia do teioso nos cinemas, os X-Men também não foi nada demais, virando mais um "Game of Thrones" onde os mutantes morriam aos montes, enquanto mantinham o discurso pacifista, o Supremos acho que só não virou o pior título em minha opinião pelo filme dos Vingadores que deu um up, mas em sí o título se resume a um combate de egos entre os membros deturpados com suas personalidades duvidosas, violência e palavrão. Enquanto o Quarteto virou meu título preferido justamente porque foi o título que melhor trabalhou os personagens e inclusive a Mulher Invisível ( claramente inspirada no Homem Invisível ) que nas HQs teve sua personalidade trabalhada tão fracamente e sem profundidade quanto a Mulher Maravilha em seu "V1", a qual não achei que nem o John Byrne conseguiu aprofundá-la; por outro lado, desse título surgiu a aberração que é o Reed Richards vilão que se tornou o que é porque recebeu um pé na bunda. Enfim, por isso eu tinha esperança no último filme do quarteto em que a Sue seria bem trabalhada por se basear no Ultiverso, mas o resultado acabou saindo pior, enfim, o motivo de eu não querer que a Marvel Studios retome os direitos é porque, apesar de que eu adoraria ver adaptados "A Vinda de Galctus" e "O Dia do Juízo Final", eu desejo muito mais ver aquela versão adolescente e mais trabalhada na personalidade dos personagens que é a Ultimate e que a Marvel Studios nunca iria adaptar e eu não veria aquela Sue digna.
Infelizmente o Homem Invisível foi pouco aproveitado no cinema. Adorei a interpretação do Bacon em O Homem Sem Sombra que apesar de ser só inspirado em O Homem Invisível trabalha com perfeição a proposta do livro, e não posso deixar sem ressalvas O Homem Invisível de 1933, que apesar de ter um clima mais bobinho para atrair mais público na época, foi muito bem trabalhado o personagens inclusive as fases da loucura alterando sua personalidade. Mas no "Dark Universe" da Universal terá um novo "Homem Invisível", será que teremos uma interpretação digna ?
Gostei da dica do livro, vou comprar pela Amazon, agora eu comecei a conhecer o tema curiosamente pelo filme Homem Sem Sombra que meus pais achando que era infantil me levaram ao cinema com 8 anos para assistí-lo, eles saíram achando que eu ficaria traumatizado, mas invés disso eu sai instigado com o tema invisibilidade, e foi uma pena a sequência sair tão fraca. Na verdade, acho que seu poder preferido não seria nem "fator de cura", mas sim poder voltar no tempo, esse sim seria muito útil, rsrs.
Do "Ultiverso" eu não aproveitei nada... nem os "Supremos" entraram na minha coleção, rs!
ExcluirO "4F" eu acho q só se salvaria nos cinemas se retornasse pra Marvel e tivesse no comando o diretor e roteiristas dos "guardiões": Fora isso, não vejo futuro pra franquia nas telas!
Cara, olha só q coincidência incrível... Fui pesquisar um livro no site da L&PM e descobri q ela TBM tá lançando este mês uma versão em POCKET do "Homem-Invisível" de H.G. Wells (e custa menos de 20 pila)!
No mais... Adoro o filme do "Homem Sem Sombra" (foi um dos 5 primeiros DVDs q comprei original)!
Abs!
Isso só mostra os diferentes gostos de gerações. Eu conheci mesmo os personagens com os filmes e desenhos animados que foram passando depois dos anos 2000, então eu meio que sou acostumado já a essa pegada do Ultiverso e não vejo muito problema com os heróis dissimulados, o meu problema é a falta de profundidade das histórias e o "histórias pequenas passando em arcos longos", mas para mim acho que só se "salvou" o quarteto mesmo.
ExcluirEu tinha visto essa do L&PM, e fiquei foi é horas comparando o número de páginas e as dimensões do livro, só que sabe, apesar de ser em capa dura e ter muito extra, é o dobro do valor da versão pocket, por isso tá meio difícil escolher. O Homem Sem Sombra eu infelizmente não tive como comprar.
Às vezes nem chega a ser uma diferença de gostos entre gerações... mas sim, o fato de estarmos acostumados com a personalidade de personagens ao longo de anos e depois vê-los tão mudados e adulterados acaba desmotivando a seguir adiante!
ExcluirNo meu caso... desde os anos 70 eu conheço os heróis Marvel de um jeito e cada um com uma personalidade e atitude próprias. Assim, qdo me deparo com uma versão moderna, fica parecendo q é outra pessoa/personagem ali (ao invés do q eu conhecia)! É igual a qdo encontramos um colega de infância após anos sem se ver e descobrimos q o cara não é mais do jeito q a gente lembrava!
Qto à livros... eu sempre acabo optando pelos pockets: pois são mais baratos e ocupam menos espaço na estante (eu guardo eles em 2 fileiras numa das prateleiras da estante: já um livro normal ocupa 1 fileira só)! No "Invisível" eu vou de pocket então, rs!
Abs!
Não vou prolongar muito, pois meu gosto pelo Ultiverso não é tanto para defendê-lo com unhas e dentes, mas uma coisa eu posso dizer : o Ultiverso foi criado segundo as exigências do público na época, histórias mais realistas, personagens que agem de forma mais próxima da realidade, psiquês dissimuladas dos heróis ( acho que a única mais constante foi a do Aranha ) e principalmente heróis que matam e morrem definitivamente. Em outras palavras, tentaram fazer histórias mais "maduras" e o público comprou, tanto é que durou anos para se encerrar o Ultiverso e ainda alguns personagens dele se juntaram ao "Universo Regular", ou seja, eles tem uma base sólida.
ExcluirA própria Marvel Studios quando adaptou histórias mais próximas ao Ultiverso só tirou a parte das mortes de heróis ( sim, praticamente todo filme o vilão morre, mas os heróis não ). Não é nem de longe perfeito, mas cumpriu o papel de inspirar os filmes de cinema e renovar o público da editora.
Você sabe qual é o maior medo da Marvel hoje ? O público amornar dos filmes graças a uma saturação e o público se cansar dos filmes, mas se hoje o Michael Bay ainda consegue fazer um filme lucrar bem, a editora não tem muito a temer. E sabe o motivo da editora ter tantos personagens ? Como o próprio Kirby havia dito, para cada personagem que a concorrência criar, criaremos mais 5, ou seja, pela quantidade e excesso de exposição na mídia, o estúdio da editora quer abocanhar o mercado e renovar e manter uma base segura e sólida de fãs. Por isso que tem gente já prevendo a saturação do gênero.
O que tá me fazendo refletir é o número de páginas a mais fora os extras do livro, e estou falando de minha obra preferida, por isso que ainda penso qual dos devo pegar, até porque para mim eu não tenho muita coisa na minha lista para comprar, porém quando eu paro para pensar as obras que comprei em pocket que deveria ter pego em versão completa ( cof cof Alice, Peter Pan, entre outras obras ), eu também vou acabar pegando a pocket.
Quando eu tava no supletivo. Eu soube do caso de um aluno que achava que ficava invisível quando dizia,pi.Dizem,que certa vez ele usou esse "seu poder" em uma prova. E o professor fingido que tava acreditando nele. Nem precisa dizer que nota ele tirou.
Excluir"mas se hoje o Michael Bay ainda consegue fazer um filme lucrar bem, a editora não tem muito a temer."
ExcluirAcho q é bem por aí mesmo, hehe...
O cinema de hj ainda tá mto dependente dos efeitos especiais visando as sessões em 3-D e IMAX... enquanto tivermos "Bays" e "Snyders" explodindo quarteirões inteiros nos filmes (E trazendo $$$ com isso) a Marvel e a DC não precisam se preocupar a médio prazo (entrando o dinheiro é só o q importa pra eles)!
E eu entendo perfeitamente os motivos pro surgimento da linha "Ultimate"... posso não gostar desse conceito, mas entendo q se destinava à outro tipo de público (mais jovem e buscando curtir os heróis SEM o compromisso das amarras cronológicas vigentes na época)!
Comprei o pocket do "Homem-Invisível" hj... Pra mim, tá ótimo: tem 200 pág e custa uns 18 pila: O legítimo bom e barato, rs!
Abs!
É simples, o público deixou de focar naquelas comédias pastelões ( principalmente as 'românticas" ), e começou a focar nas com bons efeitos especiais ( o que considero uma "evolução" ). Os "Snyders" podem até não durar muito, mas os "Bays" sim, pois enquanto um é se foca em explosões, "imagem escura" e mulheres de peito pequeno ( Snyder ), o outro foca em explosões, humor e mulheres gatas ( Bay )... qual dos dois você acha que "sobrevive".
ExcluirEnfim, a Marvel e a DC tem anos de experiência em explorar a tv e afins para alavancar suas vendas. Você vê, porque você acha que alguns diretores da Marvel Studios reclamam de não ganhar Oscars ? Porque aí ganharia um forte reconhecimento caso ganhasse, senão vai acabar se resumindo a uma "modinha" dos fãs do gênero como foram os filmes de "bang bang". E não tem um estúdio mais desesperado por marketing que a Marvel, já que sua fase não anda bem há tempos.
A linha "Ultimate" não foi uma "iniciativa inovadora", mas sim uma necessidade. Ela percebeu que com as séries e os filmes suas fileiras de leitores foram se renovando e tinham roteiristas inspirados para produzir roteiros cinematográficos para as histórias para dar um "apoio" aos estúdios e canais de tv que tinham seus direitos de produção de imagem. Não acho que tenha sido bem para ser algo "sem compromisso cronológico para um público mais jovem", senão eles não abandonariam tão rápido seu foco no Ultiverso, essa poderia ser a desculpa, mas não o real motivo. A pergunta é, não envolvendo renovar verdadeiramente seu "universo regular", já que a batalha de egos dentro da editora não deixaria que resetassem e seus trabalhos antigos "perdessem a importância" ? A linha Vertigo na DC, da qual boa parte faz parte de seu "universo regular" estava bombando, fases ótimas da editora concorrente estavam surgindo, enquanto a Marvel praticamente só vendia um pouco bem o aranha e o mutantes devido a sua fama, e para piorar o fenômeno "Image Comics" encheu o mercado de títulos e por mais que a Marvel usasse sua velha estratégia de encher o mercado de títulos, o mercado estava tão inchado que não fazia diferença e só dava prejuízo à editora. A solução foi bonita no papel, mas na prática foi bem meia boca. A editora começou a criar mundo alternativos como o "2099", "Heroes Reborn",... até criarem as duas "bolas dentro" que foram o Ultiverso ( para as outras mídias ) e a linha "Max", porém não tardou a editora voltou a lançar os famosos trocentos títulos derivados, megassagas e sua velha atitude birrenta, porém o que ocorre justamente quando os grandes nomes começam a sair da editora, a linha Max amorna ( para não dizer "acaba" ), o Ultiverso fica sem graça para o público e o regular fica tão ruim quanto antes... surge o MCU que literalmente salvou a editora da pouca visibilidade que só estava tendo e dá um boom nas vendas. Não sei dizer se a editora é sortuda demais ou se ela é boa em estratégia de vendas, porém seja lá qual for a resposta, o fato é que ela driblou a necessidade de renovar seu universo nos quadrinhos e está se segurando a médio prazo. Ironicamente perceba as datas de lançamentos de seus filmes, eles tentam minar os outros blockbusters para não perderem o seu lugar e para não darem chance desse "fenômeno" amornar.
Quanto ao pocket, sim, eu acho que vou pelo mesmo caminha, rsrs.
O Michael Bay, nem tira mais leite de pedra e sim, sangue.
ExcluirEle já está no Quinto Transformes...
Depois criticam o Spielberg por dizer que a indústria tá se implodindo...
Alias explodir é com ele mesmo. Já viram o Titanic by Bay?
https://www.youtube.com/watch?v=RupTbjUmZw4
Abs,
VAM!
Hahaha... Sensacional esse "TITANIC" dirigido pelo Michael Bay (não tinha visto essa ainda, mas é bem como eu imaginaria, rs)!
ExcluirE esse 5º "Transformers" eu não sei se terei saco de ver (eu já tava cansado da franquia no 3º filme e ainda arrisquei o 4º, mas dormi em vários trechos)!
E a linha MAX foi uma lástima mesmo qdo a Marvel encerrou de vez... Foi uma ótima ideia desperdiçada e mal-conduzida pela editora desde o começo!
Abs!
E que linha "alternativa" a Marvel não conduziu mal ? Acho que as exceções foram as de histórias autorais ( a Epic e a Icon ) e a de Conan e cia ( os personagens do criador do cimério ), porque nenhuma outra vingou de verdade. Ainda acho que a maior burrada da Marvel foi deixar o Conan escapar.
ExcluirAs linhas Epic e Icon foram mto boas mesmo enquanto duraram... Eu tinha a esperança de q a Icon fizesse o papel da MAX e servisse pra atrair o melhor do material autoral (tipo: "Kick-Ass"), mas foi mal conduzida tbm e morreu na praia!
ExcluirE o "Conan" nem se fala... a marvel perdeu uma de suas melhores franquias (a fase Dark Horse do Conan nunca me agradou e passa longe da fase áurea do cimério na marvel)!
Abs!
E quem disse que a Icon acabou ? O que houve foi que alguns artistas mudaram seu título de editora para ganhar a mais como o Bendis, então a Marvel fez algo alternativo como lançar histórias autorais como "Marvel Limited Series" para dar mais segurança, como foi o caso de "Empire of the Dead". A Icon continua a existir, só é menos usada.
ExcluirConan acho que foi a pior decisão da editora, mas se brincar acho que a Marvel deve ter desistido de lutar porque não só a Darkhorse deve ter oferecido uma boa grana para a família do criador do personagem ( sim, os direitos são da família do escritor dos livros originais, e não da Marvel, tanto é que a Marvel perdeu Rom e Micronautas justamente porque os direitos pertenciam as produtoras dos brinquedos que pagaram a Marvel para produzir HQs de seus brinquedos ), o Robert E Howard morreu em 1936, e como segundo a lei americana uma obra vira domínio público depois de 90 anos após a morte do criador da obra e em outros países 70 anos após sua criação, já já o personagem vai entrar em domínio público e qualquer editora vai poder utilizar o personagem. Enfim, nos próximos anos veremos. Do mais eu também só curto a fase da Marvel. Meu desejo era ter visto um "John Carter" feito por Roy Thomas e John Buscema... já imaginou ?
A Marvel chegou a publicar um gibi do John Carter... E olha, te confesso q achei bem legal (tenho em scans)! Saca uma das capas abaixo:
Excluirhttp://www.erbzine.com/comics/jc11.jpg
Uma pena q esse material provavelmente nunca mais seja relançado por aqui... esse lance de direitos autorais fica complicado pra se negociar às vezes!
Abs!
"Acho que uma matéria interessante também seria criticando cara como o "Azarello" e o "Straga" que simplesmente nos deram algumas das histórias mais decepcionantes das HQs."
ResponderExcluirOlha só: Acho q vc tem o poder de LER MENTES, rs...
Eu ando planejando há tempos (desde o ano passado) uma coluna aqui pro blog justamente pra desmistificar alguns autores de HQs... Tenho apanhado feio pra bolar um NOME legal pra essa coluna, mas teria q ser algo do tipo: "Ídolos de Papel - O Pior na carreira de (NOME do FULANO)" - ou algo assim, hehe!
Devo começar com o Alan Moore... listando algumas de suas piores HQs. O objetivo da coluna seria mostrar q mesmo os escritores mais badalados do mercado tbm podem errar feio e produzir material de gosto duvidoso (nem só de "Watchmen" e "Miracleman" viveu o mago das HQs, rs)!
Abs!
"Sessão Depresão - As Piores Obras Conhecidas dos Quadrinhos - A Obra dessas vez é ( "Nome da Obra" de "Nome do Escritor" )", rsrs, algo assim né ?
ExcluirNão explore só os grandes escritores e suas poucas falhas, escolha também os ruins também.
Hehehe... Gostei do título: "Sessão Depressão", rs!
ExcluirSe a coluna vingar, eu tinha planejado na ordem: Alan Moore, Grant Morrison, Garth Ennis, Azzarello, e Brian Bendis... não pensei além disso, mas gostei da sua sugestão acima de incluir o "Straga" no bolo, rs!
Abs!
Pô, o Stragado é o pior de todos!
ExcluirPra mim, qdo se fala no "Stragado"... não vem nada q preste à mente, rs!
ExcluirEu até gostava do "Poder Supremo" dele... mas aí eu lembro daquele final em aberto e o balde de água-fria fica inevitável. Outra lembrança q eu ainda tento esquecer é aquela ideia ridícula dos "totens" (na fase "Straga" do aranha): Sem falar naquele "Morlun" q não passava de um genérico xexelênto do Drácula, rs!
Abs!
Finalmente outro que vê a verdade! Tem gente que diz que o primeiro arco do cara no Aranha é bom!
ExcluirNão sei o que seria a definição de "bom" para esse pessoal, mas não é a mesma que eu tenho!
Só pra não dizer que só falo mal das histórias do cara, eu achei boa a HQ Além da Imaginação que ele participou ( sim, da série clássica mesmo ), se bem que acho que nesse caso seria difícil ele ir ruim, rsrs.
Excluir"Tem gente que diz que o primeiro arco do cara no Aranha é bom!"
ExcluirNunca entendi isso tbm, Hunter...
Eu li esse 1º arco na mensal do "Aranha" e logo de cara eu já NÃO gostei... Tudo era um porre na história: O Peter professor lidando com aborrecentes, um vilão sem o menor carisma ou criatividade (se é pra fazer um genérico do "Drácula" q usassem o "Morbius" então), a ideia dos "totens" (meldeus), e o final clichê com o capanga do vilão se redimindo e puxando o gatilho (pro herói não ter q "sujar as mãos"): Tudo mto manjado!
A única coisa q imagino empolgando a molecada são as cenas de ação (briga tem bastante)... e o preço irrisório da Salvat (9 pila pelo encadernado): E SÓ!
Abs!
Slott daria um bom uso (e um fim!) para esses conceitos no Aranhaverso, mas o Stragado nunca fez nada direito com eles.
ExcluirO Slott (a meu ver) ainda não teve o devido reconhecimento por parte de público e crítica... Só espero q essa injustiça não seja reparada tarde demais! Eu já tinha sacado a qualidade argumentista do cara qdo li a "Mulher-Hulk" dele!
ExcluirAbs!
Para mim - e eu sou fã incondicional do Roger Stern - o Slott já é o segundo melhor escritor do Aranha de todos os tempos depois do Stan Lee (com ou sem o Ditko). É o posto onde eu mantive o Stern durante DÉCADAS, mas acho que o Slott já o superou!
ExcluirSó que ele teve a infelicidade de pegar o rescaldo do pacto com o Mefisto...
Pois é, Hunter...
ExcluirIsso é uma coisa q eu tenho aprendido a botar na balança na hora de avaliar o trabalho de um bom escritor... Acho q o Slott tem tirado leite de pedra por ter pego o aranha em uma de suas piores fases (pós-clone): A marvel não ajuda em nada e mesmo assim o Slott fez milagre ao assumir o personagem naquelas condições cronológicas, rs!
O estrago q vinha sendo feito com o aranha era imenso... conseguir extrair algo de bom após pactos demoníacos e um chifre do passado (Gwen & Duende) com direito à filhos q ficam adultos rapidamente é pra poucos: Eu respeito o Slott!
Abs!
"Leo vale a pena ler American flag da devir?"
ResponderExcluirE aí... blz?
Eu achei um BOM material sim e (pro meu gosto) valeu a leitura (embora eu esperasse MAIS pela fama q a obra tem)! Mas a ed. q saiu ano passado é da Mythos!
Abs!
Essa edição da mythos vem o arco completo ou terá mais volumes?
ExcluirÉ uma série contínua (foram mais de 60 edições ao todo e a Mythos publicou as 12 primeiras - se não me engano)... Mas um 2º Vol. demoraria pra aparecer, pois nem nos EUA saiu ainda (se bem q é possível ler e entender o Vol. 1 sem precisar do resto)!
ExcluirAbs!
"Uma das influências de H.P.Lovecraft foi o grande Algernon Blackwood"
ResponderExcluirE aí, Antonio... blz?
Puxa, valeu mesmo pela dica... Eu já tinha ouvido falar nesse autor, mas nunca li nada dele: Vou ver se consigo alguma coisa pesquisando pra ver se saiu (ou se ainda tá disponível) algum desses contos dele nas livrarias!
Qto às referências q o Alan Moore usa da obra de Lovecraft... Uma das maiores críticas q fazem ao FILME de "Watchmen" é o final: q ALTERA e elimina completamente uma das referências ao autor (na figura do monstro interdimensional - q no filme não existiu)!
Abs!
Fala, Leo, meu camarada !
ExcluirQuanto a coluna que vc está bolando sobre o pior dos melhores e ainda não definiu o título, que tal "Cagando no Nanquim" ?
Realmente tem certas vaciladas que mereceriam ser expostas, relatando também as limitações de alguns "gênios" por aí.
O Alan Moore mesmo é um que já deu as suas cagadas - seja no papel, seja falando merda.
Por exemplo, eu adorei A Piada Mortal. Mas a contribuição do Bolland também foi fodástica para aquilo. E no final da história, quando nada mais há para ser dito e o Batman mata o Coringa ao quebrar-lhe o pescoço, foi o Bolland quem demonstrou toda a sua genialidade. Ninguém tinha sacado o lance, apesar de estar claramente evidente ali. Quando isso foi revelado, já que ninguém parecia sacar, a comoção foi geral. Sim, Batman mata o Coringa, fazendo alusão ao título após a última piada contada pelo palhaço do crime!
Quanto ao badalado "V", gostei muito mais da adaptação do filme. No quadrinho, além de algumas papagaiadas ridículas, o protagonista morre de forma tremendamente banal, deixando um rastro de sangue enorme, como se um pobre elefante tivesse sido sacrificado. Já no filme, o personagem vende bem caro a sua morte, além de muitas firulas que constavam nos quadrinhos terem sido descartadas. E se o Moore não gostou do filme, foda-se a opinião dele!
Espero que o coroa tenha deixado de ser tão ranzinza e feito algo em "Providence" realmente digno da aura formada em torno do seu nome (só irei ler quando todas as edições forem publicadas).
Quanto aos contos do Algernon Blackwood, ídolo de H. P. Lovecraft, foi a escritora Heloísa Seixas quem primeiro traduziu e publicou esses contos por aqui, através da Record. Mas existe outra tradução disponível na internet para quem quiser dar uma conferida :
[PDF] miolo_Contos de algernon Blacwood.indd - Saída de Emergência
Ainda não li essa versão, portanto não tenho como opinar pois só conheço a que foi traduzida pela Heloísa Seixas (ex-mulher do Raul Seixas).
Valeu, Leo !
Cara, descordo no ponto de que não importa a opinião do autor quando há adaptação da obra para o cinema. Tem toda importância em relação ao conteúdo e mensagem que o autor quis passar não se distorcer. Roberto Xavier.
ExcluirEvidente que importa a opinião do autor quando da adaptação da sua obra original. Ocorre que o Moore só fica reclamando e, pelo que parece, nunca está satisfeito com nenhuma dessas adaptações, ao ponto de ter afirmado que nem iria assistir a certas adaptações dessas para o cinema. Porém, uma coisa é a opinião dele sobre isto, e outra bem diferente é a preferência que o público em geral possa demonstrar por algumas dessas adaptações. No meu caso, relativamente ao "V de Vingança", prefiro muito mais o filme ao que li nos quadrinhos. Mera opinião pessoal, tanto a minha quanto a dele ou de qualquer outra pessoa, pois no fim o que importa será sempre a opinião de quem se sentir melhor atraído por esta ou aquela forma em que a obra original foi apresentada.
ExcluirTem gente, por exemplo, que curte as diferentes versões de superheróis que surgiram por aí, enquanto que eu torço o nariz para Homem Aranha com uniforme preto e Hulk vermelho ou que não se transforma mais em Bruce Banner. Tem gente que parece se amarrar nesses lances, Stan Lee parece não se importar muito com nada disso enquanto que eu jamais compraria essas coisas. Portanto, cada qual na sua. E o Moore pode até expressar a opinião dele, mas jamais vai conseguir impor essa opinião a ninguém.
Realmente... O Alan Moore em sua vida REAL (fora do âmbito das HQs) tem sido um caso a ser estudado à parte da avaliação sobre sua obra, rs!
ExcluirA rabugice dele em relação ao mercado... é um reflexo direto do qto ele ficou de saco cheio da indústria e TODOS os envolvidos nesse processo (desde as editoras até os próprios leitores e consumidores)!
Um exemplo: No Vol. 2 da "Liga Extraordinária" (q saiu aqui apenas pela Devir em 2004)... O próprio Moore se coloca em determinada cena matando e ESQUARTEJANDO um molequinho chato e esnobe (q representa o LEITOR fanboy em geral, rs)!
Abs!
"ESQUARTEJANDO um molequinho chato e esnobe "
ExcluirDeve ter sido o cara que seguiu ele até o banheiro, numa dessas convenções... nem mijar ele pode direito.
Esse é um dos relatados presentes no ótimo "Storyteller" do Gary Spencer, traduzido pelo Alexandre Callari pra Mythos como " O Mago das Histórias".
Abs,
VAM!
Alan Moore foi consagrado por um público que simplesmente queria histórias mais "maduras" e "adultas" para as HQs, pois convenhamos que fora Watchmen, V de Vingança, Batman Piada Mortal, Capitão Bretanha ( Marvel ), quais obras suas podemos dizer que verdadeiramente são unanimidade dos leitores como obras incríveis ? Tá certo que algumas passagens na DC como as nas histórias do "Grandes Clássicos DC Alan Moore" foram histórias ótimas, mas existem outras dele como Monstro do Pantano ( inclusive só gosto do personagem na fase pré-Moore, em que o personagem tenta "voltar ao normal" e tal, mais especificamente a fase Len Wein, pois as fases iniciais do Monstro do Pantano e do Homem-Coisa são espetaculares, e coincidência ou não, foi o Moore entrar que em minha opinião as duas cairam ), Miracleman, A Liga Extraordinária, Do Inferno, Promethea ... são exemplos de obras dele que não gosto, porém muitos leitores de HQs adoram. Enfim, a parte inicial das HQs do Moore em minha opinião foram as melhores e ele piorou quando começou a deixar o sucesso subir a cabeça e começou a encher de critica encima de crítica e seus simbolismos, deixando de lado o que acho mais importante que são as histórias. E concordo com os caras um pouco acima, suas adaptações tanto de V de Vingança ( melhor adaptação de uma obra dele ) quanto de Watchmen foram melhores que o original.
ExcluirConcordo com ele no ponto dele ficar irritado quando modificam suas criações NOS QUADRINHOS, pois foi uma vergonha a DC colocar os personagens de Watchmen junto ao mundo da Liga, por exemplo, mas fora isso eu o acho só um cara reclamando de forma exagerada, e quanto a crítica sou mais o Grant Morisson com seus comentários a qual ela sabe dosar e ser pontual. Para mim só existiu um cara que para mim tudo que lançou vale a pena, e só não pego tudo por causa do valor abusivo, e esse cara é o Carl Barks.
Nossa... Eu nem sabia q a DC tinha misturado os personagens de "Watchmen" com seus heróis tradicionais (q caça-níquel descarado e SEM sentido: A história de "Watchmen" não deixava nenhuma margem pra interação com outros heróis)! É vergonhoso mesmo terem feito isso!
ExcluirA "Liga Extraordinária" eu acho apenas uma "BOA" HQ... tenho todas as ed. q saíram, mas tbm acho q já deveria ser encerrada a franquia (a ideia inicial de reunir personagens clássicos da literatura já perdeu fôlego de lá pra cá)!
E do BARKS tá vindo mais um mês q vem: "O Vil Metal e os Vilões" (com a 1º aparição dos "Metralhas")!
Abs!
Imaginava que você já sabia dessa, até porque foi justamente nessa Rebirth que eu achava que você tava lendo. Não se preocupe, pode piorar e a Marvel acabar colocando o Miracleman no seu universo regular, rsrs. Mas o que dizer da DC que colocava histórias da Vertigo em seu universo regular.
ExcluirA Liga Extraordinária, eu acho que é uma das obras mais superestimadas do barbudo. Foi legal a ideia de unir personagens das melhores histórias clássicas ( acho que só faltou o Frankenstein para terem reunidos os maiores livros de terror vitorianos ), mas a histórias não tem nada demais e não desenvolve bem os personagens.
Sim, o do Barks eu tô de olho, essa eu não posso faltar.
Já imaginou um dia nas bancas: O Crossover mais esperado de todos:
Excluir"Deadpool & Miracleman", rs... (tô rindo, mas não duvido disso)!
Abs!
Nem me fala dessa, eu falei na piada a do Miracleman, mas se a DC fez aquilo, qual a chance da Marvel acabar fazendo isso também ? Desanimador, simplesmente.
Excluir"eu estava fazendo buscas sobre a liga extraordinária e pelo que entendi os direitos de publicação dela no Brasil estão divididos, os dois primeiros volumes com a panini e os demais com a devir né?"
ResponderExcluirE aí, Guilherme... blz?
Sim, os direitos da "Liga" ficaram divididos... Os 2 primeiros Vol. estão com a Panini, e todo o resto q veio depois tá com a Devir (pois o Moore migrou a série - q é autoral - pra editora Top Shelf, só q os 2 primeiros ficaram com a DC)!
Mas até o momento (ao menos) a Panini não tá com planos de republicar a série... Sendo q ela só lançou o Vol. 1 em capa-dura! Já o 2º Vol. saiu apenas pela Devir em 2004 (antes dela perder o direito desse 2º Vol. pra Panini)!
Abs!
Pelo aparente desinteresse da Panini, é capaz dos direitos vencerem e a Devir recuperá-los republicando novamente os dois volumes futuramente.
ExcluirÉ questão de esperar sentado ou pagar o pedido no ML pelas edições, Guilherme.
Mas aqui vai uma dica:
O volume 1 também foi publicado pela Pandora (foi através dela que a Liga desembarcou do Nautilus no Brasil) e pode ser encontrado em dois formatos: Mini-série em 3 edições ou encadernado, por valores mais aceitáveis.
Abs,
VAM!
Oi Leo, td certo? Queria saber se vc tem alguma informação sobre as possibilidades de termos lendas do universo dc dos novos titãs do perez, o restante de mulher maravilha de george perez e sobre a possibilidade de se lançarem outros runs famosos nesse formato, como super do byrne e green arrow de mike grell. É muito frustrante ver sendo lançados esses runs completos nos EUA em dois formatos diferentes- omnibus e tpb- e aqui está esse sacrifício pra sair 4 vols de mulher maravilha. Outra coisa: existem scans de qualidade pra se ler superman do byrne? Obrigado pela informação. Seu blog é ótimo.
ResponderExcluirOi, Helder... Tdo bem?
ExcluirDesculpe a demora em responder (fiquei off-line sem internet durante os últimos 3 dias e só consegui postar o último "drops de notícias" pq eu tinha salvo no PC do trampo, rs - eu tbm tava adiantando nas horas vagas do trabalho os comentários de colunas anteriores q ainda tavam pendentes, rs)!
Mas enfim... Sobre as suas dúvidas: Sim, os "Titãs" do Pérez vai sair sim (mas acho q vão remanejar lá pro ano q vem - pelo q um editor deixou escapar)! A "MM do Pérez" parece q vai ter mais um 4º Vol. garantido pra fechar a fase desenhada pelo artista (mas ainda não se sabe nada sobre a continuidade a partir de um Vol. 5 com o material apenas escrito pelo Pérez)!
Dos demais q vc citou... nenhum deles foi confirmado ou sequer cogitado por enquanto. O q se sabe é q a Panini tem a intenção de continuar o formato "lendas" por um bom tempo ainda, mas a FILA é grande de runs pra alimentarem essa linha: Em vista por enquanto temos: "Darkseid" (Byrne), "Esquadrão Suicida", "Batman" (Goodwin, Newton, Breyfogle), e "Super" (Curt Swain e Gil Kane): O resto, só esperando mesmo!
Qto à scans... Os do "super" q eu tenho são bem ruinzinhos (tanto, q até apaguei a maioria)!
Abs!
Não acho que terá um 4º volume da fase Pérez até porque a partir daí não tem mais arcos definidos e focados no Universo da MM, e o arco de foca desse possível 4º volume seria somente o arco da morte de Mindy Mayer e o que o Hermes foi a Terra para ganhar adoradores, arco esse que não ultrapassa 5 capítulos, e ainda precisaria completar com parte da megassaga "Invasão" e o aquele "Anual" bizarro que tiveram a bela ideia de colocar aquela senhora que dá teto para a MM ir para a Ilha Paraíso e descobrir que é uma amazona, ou seja, nada demais. Que dá para lançar dá, mas a melhor parte já saiu, inclusive o arco de Circe já saiu no volume 3. Agora um 5º volume é impensável, até porque não tem mais arco definido. E não teremos a fase Pérez completa até porque ele escreveu 62 edições da revista. E eu quero os Titãs do Pérez.
ExcluirSó fica a aposta por qual Lendas do Batman virá depois da MM esse ano ainda: Goodwin ou Newton.
ExcluirBreyfogle eu acho que só virá depois mesmo.
E Leo, esqueceu o Wein também.
Abs,
VAM!
"E eu quero os Titãs do Pérez."
ExcluirOs "Titãs" (q tbm me interessa) deve sair lá pro ano q vem... Já foi confirmado, mas pelo q me disseram: o cronograma deste ano já tá fechado!
Qto à "MM"... O resultado de vendas das 3 primeiras ed. é q iriam definir (ou não) a continuidade da série. Ao q me consta, as vendas parecem ter sido satisfatórias (o hype por causa do filme da MM tá ajudando bastante) e tudo indica q a coleção de lendas siga adiante (mesmo q pule direto pra fase Deodato - uma opção já deixada clara por um editor da panini)!
Abs!
"E Leo, esqueceu o Wein também."
ExcluirOi, VAM... blz?
O Len Wein já tem um tijolão nos EUA q seria perfeito pra ser desmembrado aqui nas "lendas"... Mas por enquanto a fase dele não foi confirmada ainda (por isso só citei os outros 3 - q já foram "prometidos" por editores)!
Vai ter mais Aparo tbm... (assim q sair o novo TP dele nos EUA)!
Abs!
Infelizmente a espera será grande para os "Titãs". Da "MM" é que acabou a parte que ele fazia parceria com Len Wein ( a parte principal das histórias, e tá aí outro cara que acho foda ). Não é mais tão atrativo depois disso, mas quem sabe.
ExcluirLeo, eu assisti a série de Deuses Americanos ( baseado no livro de Neil Gaiman ) que teve sua primeira temporada finalizada e que série boa, faz tempo que uma série não me impressiona desse jeito. Watchmen é quase certeza que terá uma série pela HBO.
ResponderExcluirLeo, fora o "Deuses Americanos", tem outro livro que te recomendo, apesar de não ser bem de histórias, mas é o livro "O Homem de Mil Faces" de Joseph Campbell; simplesmente um dos livros "didáticos" mais incríveis que já li ( http://www.heroisemitos.com.br/2010/12/o-heroi-de-mil-faces.html ), e essa crítica não descreve nem um décimo do quão interessante é esse livro, e é mais interessante ainda para nerdões como nós que gostamos de heróis de ficção.
E aí... blz?
ExcluirBrigadão mesmo pelas dicas... A série dos "Deuses" eu já ia mandar baixar de qq jeito (mas eu sempre espero completar uma temporada pra baixar o pack inteiro, rs): Legal saber q ela é das boas então!
E esse livro eu anotei pra procurar... Achei bem interessante sim, e botei na minha lista de futuras "garimpagens", hehe!
Abs!
Da última vez que consultei, o livro tava 36,30 pela Amazon e pela Cultura.
ExcluirEssa série é curta. 8 episódio, o problema é a duração de cada episódio e o Wednesday foi simplesmente surpreendente.
Esse preço do livro tá bom mesmo... mas ainda tenho q esperar mais um pouco pq tem outras prioridades (gibis) na frente, rs!
ExcluirE tenho preferido séries curtas tbm... até pela minha atual falta de tempo pra assisti-las!
Abs!
O livro eu comprei junto com o meu do Homem Invisível. E cara, que leitura. Aqui achei um vídeo bem interessante sobre o livro apesar de extremamente resumido ( https://www.youtube.com/watch?v=Hhk4N9A0oCA ).
ExcluirSobre séries o que importa pra mim é a qualidade e não o número de capítulos. Tanto é que Legião é a única série de supers que acompanho. Sabe uma outra série que te aconselho ? Constantine, que foi uma pena a série ter sido cancelada.
Essa série do "Legião" já me foi bem recomendada por um amigo q tá curtindo mto a série tbm... Eu não ia ver, mas com tantas boas recomendações eu decidi esperar terminar a 1º temporada e mandar baixar um pack pra ver!
ExcluirAbs!
É boa mesmo! Só que não é bem uma série de supers. Só vendo!
ExcluirA primeira temporada na verdade acabou bem antes de começar o "Deuses Americanos", temporada que também acabou.
ExcluirHunter, os anúncios do Canal FX me lembraram esse filme oitentista aqui:
Excluirhttp://br.web.img3.acsta.net/c_300_300/medias/nmedia/18/87/36/52/19927909.jpg
...é por essa linha?
Abs,
VAM!
Pô, esse filme é espetacular, VAM:
Excluir"Scanners - Sua Mente Pode Destruir" (Cronenberg em sua melhor forma, rs)! Lembro q assisti esse filme pela 1º vez num "Supercine" da Globo, mas anos depois descobri q tinha visto uma versão retalhada e q no original a violência era absurda (a melhor cena é a cabeça explodindo em close logo no começo): Filmaço (do tipo q não se faz mais hj em dia)!
Abs!
Eu assisti num cinema poeira, dois por um. O Outro era Christine - O Carro Assassino. Bons tempos!
ExcluirAbs,
VAM!
Legion é bem mais sutil do que scanners, devo dizer. Tem um componente psicológico interessantíssimo. Só assistindo para entender o que eu quero dizer!
ExcluirLegion eu nao tava dando a minima bola antes do lançamento mas apos conferir o prologo com Happy Jack do Who a serie me conquistou.
ExcluirSó não esperava que ia ser tão complexa pro padrão Marvel. Uma surpresa das boas.
Opa... legal saber então q "legion" tem elementos mais "densos" (por assim dizer) do q a média geral das séries de TV:
ExcluirPelo trailer, a impressão q me passava era a de um genérico (ou produto rasteiro) no mesmo naipe de: "Heroes" ou "Agentes da Shield" (2 das maiores xaropadas q já vi). Mas pelo visto, o papo mudou de figura agora em relação à "legião" (vou conferir sim)!
Abs!
É mais uma série de terror do que de supers. Assiste que vale!
ExcluirOpa... legal: só em fugir do lugar comum (diante do q eu esperava) já tá valendo então!
ExcluirSó vou esperar fechar a 1º temporada e mandar baixar um pack completo, rs!
Abs!
A 1ª temporada já terminou, pode baixar!
ExcluirBoa noite Leo, acompanho seu blog faz um tempo porém é a primeira vez que comento.
ResponderExcluirEstava pesquisando sobre essa nova obra do Moore e acabei aqui.
Mas vim fazer uma recomendação, arrumando minha coleção hoje me encontrei com um lido encadernado que passou em branco (eu não vi nenhuma referência ) No ano de 2010 descobri uma ( nem sai como chamar ) Graphic novel maravilhosa (brazuca) que se chama "As Aventuras de Sir Charles Mogadom & do Conde Euphrates de Açafrão" dos irmãos Matuck. Obra pima tipo life time, imperdível.
Faz um review pra gente?
Valeu Leo, agradeço muito pela existência desse blog.
Oi, Felipe... Tdo bem?
ExcluirBrigadão mesmo por estar acompanhando o blog... e por ter chegado aqui ao pesquisar sobre "Providence"! Esteja convidado então a aparecer mais vezes por aí, blz?
Qto à essa graphic novel q vc recomendou acima... te confesso q nunca tinha ouvido falar, pois em 2010 eu não tinha o blog ainda e não acompanhava direito as notícias de lançamentos. Mas infelizmente, não terei como avaliar essa HQ se eu não encontrá-la à venda nas lojas: Vou perguntar na loja daqui pra ver se eles tem, mas é difícil achar material de 8 anos atrás ainda exposto nas prateleiras, rs! De qq forma, verei se consigo de outra maneira: Valeu mesmo pela dica!
Abs!
Olá,
ResponderExcluirPra quem ainda está debatendo a possibilidade do quarto volume da MM do Pérez, o Daniel Lopes (editor da DC) já confirmou que ele sairá sim, neste vídeo do Pipoca & Nanquim(por volta de 1:05):
https://www.youtube.com/watch?v=7Izfs0tG0U8
Abs!
Opa... Valeu mesmo:
ExcluirEra o q o "X-9" tinha me dito mesmo: A "MM do Pérez" vai ter um 4º Vol. pra fechar a fase desenhada por ele... E a partir daí, o Vol. 5 em diante (com roteiros do Pérez e outro artista desenhando) dependeria dos resultados de vendas e demanda de público!
Não se descartaria tbm a possibilidade de pularem direto do Vol. 4 pra fase Deodato (tida quase como certa pra publicação)!
Abs!
O material do Pérez sozinho é bem inferior ao dele com o Wein - e o que ele não desenhou é muito fraco!
ExcluirAgora, é melhor do que a fase do Deodato, isso eu garanto...
Só os "Discípulos de Onan" dos anos 90 é q gostavam da MM do Deodato, rs...
ExcluirMas a Panini por algum motivo acredita q essa fase irá bombar nos dias de hj... Não faz mto tempo eu folheei o TP gringo do Deodato (numa Saraiva) e garanto q o material envelheceu MTO mal (é bem estilo "Image" da época)!
Abs!
Bem, o Deodato tem nome no Brasil. Até o material autoral dele que saiu recentemente por aí (na Mino) teve boa saída, pelo que eu ouvi falar.
ExcluirMas a MM dele é uma bosta. Vale dizer - e eu tenho os números para provar! - que a fase do John Byrne que veio depois vendeu mais.
Sim, mesmo nos anos 90 o Deodato já tinha um nome forte aqui no Brasil... E se bobear, a "MM" dele acabava sendo um dos maiores motivos pra molecada da época comprar o gibi do "Shazam" (onde a MM compunha o mix)! Até algumas tranqueiras da Image tipo: "Glory" (plágio da MM) se saíram bem nas bancas por trazerem arte dele!
ExcluirA Panini deve estar apostando no nome do Deodato somado ao hype em torno do filme da MM... Assim: Por pior q seja esse material, de repente até emplaca nas vendas (q é o q importa pra editora, rs)!
Abs!
Era até bizarro acompanhar as ingênuas aventuras da turma Fawcett e, a um virar de páginas, se deparar com a Maravilha toda arreganhada.
ExcluirPior, né? rs...
ExcluirPor melhor q fosse a série do "Shazam" em comparação com a "MM" do Deodato... Devem ter sido poucos aqueles q compravam a revista pelo shazam. O "Deus Onan" era mais forte, rs!
Abs!