25/01/2016

Erros de Revisão: Livros Engraçados (Comic Books), Balões Trocados, e Outras Pataquadas...

"Apertem os Cintos... Os Revisores SUMIRAM": Sim, este poderia ter sido o título desta postagem (cheguei a pensar nisso). E não seria um exagero, pois é exatamente essa a impressão que o leitor de quadrinhos mais atento tem ao se deparar com alguns erros grotescos de revisão e falta de atenção!

Nesta matéria, veremos algumas dessas falhas registradas em imagens "pescadas" de navegações pela internet (especialmente em grupos do face que participo): Panini, Salvat, e Eaglemoss... são as "estrelas" da vez, rs!

Confira abaixo:

Antes de mais nada... Eu gostaria de ressaltar que não tenho absolutamente nada contra o trabalho dos revisores (muito pelo contrário): Especialmente, pelo fato de eu também já ter trabalhado com revisão de texto pra trabalhos acadêmicos (artigos e monografias). Assim, eu defendo a importância e relevância da categoria (pelo menos aos que possuem a atenção necessária pra tarefa). Minha bronca mesmo é com as editoras que parecem NÃO contratar devidamente os serviços de um bom revisor (como podemos constatar nos exemplos das FOTOS acima)!

Balões de diálogos trocados (1º FOTO - o texto original em inglês e as versões de 2 editoras nacionais: A Panini parece ter errado feio na "Ed. Definitiva" de "Sandman"); Tradução estapafúrdia da Eaglemoss na revista que acompanha a miniatura do "Duende Macabro" (onde o termo "Comic Books" foi traduzido como - PASMEM - "Livros Engraçados", rs)! E uma "dobradinha" da Salvat (pra variar): Reparem as indicações da "Leitura Adicional" (erraram os nomes dos encadernados)... E a sinopse na contra-capa de "Origens - Anos 60", no trecho: "apresentam você a alguns dos MAIS personagens MAIS conhecidos"!

Na boa, contratar um bom revisor não é tão caro (ainda mais diante do poder aquisitivo $$$ dessas 3 editoras em questão). Esses erros listados acima seriam FACILMENTE perceptíveis (o que os torna, por tabela: Inaceitáveis)! Pra piorar a situação do leitor, não basta se preocupar apenas com os cuidados gráficos e de revisão: Pois além de todos esses transtornos, o serviço dos correios continua longe (BEM longe) de um "padrão FIFA" - A FOTO abaixo é da encomenda de um assinante da "Coleção DC - Eaglemoss" (parece que sentaram em cima da caixa):

Até+

PS: E agradeço ao EDUARDO... Por ter me mandado umas FOTOS pelo zap (que - infelizmente - não consegui repassar aqui pro blog) mostrando erros nos créditos das capas internas do último encadernado do "Demolidor" (de Mark Waid) - Quem tiver a edição em mãos, repare nos créditos da galeria de capas!

113 comentários:

  1. OI Leo!

    Eu estava me perguntando de onde era esta página de HQ (a primeira da postagem!)com tal erro grotesco e absurdo de tradução. Bom saber que é do Sandman, uma coleção que não tenho as principais edições (leia- se as originais) completas, apenas tenho as edições especiais.

    Nunca comprei estas edições definitivas por causa do preço, mas está na minha lista de "imprescindíveis", mas fica foda comprar algo com tamanho erro de tradução que gera uma interpretação ambígua do diálogo do personagem.

    Espero que tenham corrigido este pesaroso erro!

    Quanto às outras, não me surpreendo com mais nada de erro que vier da editora, pois, já se reclamou tanto disso, e ela continua insistindo no mesmo erro.

    O curioso é que não me lembro de erros de português na época da RGE e da Abril (pode até ter tido, já que não li TUDO que saiu das duas editoras), talvez porque naquele tempo existia uma maior rigidez em relação à ortografia até mesmo nas escolas; algo que se relaxou muito com o tempo tanto pelo descaso do governo com a educação,e pelos baixos salários para os educadores, dentre outros problemas atuais!

    Não vou dizer que não fico aborrecido com tais erros, pois, é foda você pagar por um material com tradução mal feita e ortografia idem.

    Aliás, eu comprei esta edição do Ciclope da Salvat esta semana, e digo que: Já concorre ao título de pior HQ do ano.Uma bomba, mal escrita e desenvolvida, e se duvidar pode ser a pior edição da coleção inteira!


    Quanto à Eaglemoss, bem, sempre as revistas que acompanham as miniaturas quase sempre trazem um erro de concordância (principalmente as da Marvel), mas não tinha ainda chegado a este ponto desastroso que está na revista que acompanha o Duende Macabro.

    Pressa, desleixo, má vontade, desrespeito ao leitor e impunidade são as palavras que servem para descrever tais ações e omissões das editoras, mas a verdade é que as editoras confiam que a "vermisse' dos colecionadores passa por cima de quaisquer erros que elas possam cometer, e acreditam que jamais alguém irá reclamar perante os institutos de defesa do consumidor por causa de um "gibizinho'!

    Estamos na era do politicamente correto, apesar de tudo de errado que está acontecendo no país, e uma hora a coisa pode mudar!

    Porém, uma andorinha só não faz verão!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Fala, Léo!
    A impressão que tenho, é que estes produtos voltados ao público bem específico (nerds) ainda são considerados um "subproduto", no sentido pejorativo da palavra.
    Mas, esta impressão se desfaz, quando observa-se que a maioria dos consumidores encontra-se em faixa produtiva e economicamente ativa!
    abs

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a matéria Leo, esses erros me irritam tanto que foram um dos motivos de eu não acompanhar nenhuma dessas coleções da Salvat ou Eaglemoss, além do preço crescente.
    Falando em erros de revisão, sage aquele volume do Capitão Britânia que a Panini lançou ano passado? Vi algumas pessoas dizendo que haviam erros de revisão nele, mas quando li o meu não percebi nenhum, vocês por acaso notaram algo de errado?
    Obrogado e continuem o bom trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Interessante isso Leo, mas uma curiosidade: no mesmo quadrinho de Sandman (Casa de Bonecas) vc comparou original, Globo e Panini edição definitiva. Porém, eu tenho da versão Conrad e queria saber se da versão que eu tenho saiu melhor?

    ResponderExcluir
  5. Excelente Post Leo...

    Precisamos urgentemente nos unirmos contra este que é um grande desrespeito com o leitor. Depois de anos esperando por material clássicos e muitas vezes inédito no Brasil acabamos por vê-lo contaminado por erros grotescos que desmerecem nossa coleção.

    Extremamente relevante seu post! Vou compartilha-lo!!

    Gde. Abc. e parabéns.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  6. Fala LEO!Blz?


    E ainda dá pra adicionar nessa lista de erros a edição de capa vermelha da salvat com os famosos erros da edição do "Captão América" de capa vermelha...

    E por falar no serviço prestado pelos correios, achei que era só comigo que a entrega das assinatura da DC graphic novels da Eaglemoss tava vindo "pisoteada". Deu pra perceber que não foi uma "excessão"...


    Abço!

    ResponderExcluir
  7. Olá Léo, fora todos os tropeços mencionados acima e o descaso dos serviços dos correios tem de ficar registrado também a péssima qualidade de impressão das edições da Eaglemoss Marvel para os packs duplos, recebi ontem meu primeiro pack, da Encantor com o Wiccano, e rapaz, é de chorar, o papel é finíssimo e as edições parecem que forma embrulhadas . estão todas amarrotadas, nem no sebo estaria pior, a versão importada é 1000 vezes de melhor acabamento gráfico, uma vergonha total, nossa, é uma tremenda falta de respeito com o colecionador, pois além da estátua o magazine é essencial nesta coleção, pelo menos na minha, quem coleciona Marvel sabe! Fazer o quê? Agora já Elvis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo ocorreu o mesmo. Revistas super amassadas e o papel é inferior das edições normais. A capa nem é mais grossa como se espera em qualquer publicação.

      Excluir
  8. A Salvat dá umas derrapadas feias, vide a edição do Capitão América (capa vermelha) que veio grafada 'Captão'. Quanto aos correios, a educação me impede de dizer o que eu penso a respeito dessa estatal incompetente.

    ResponderExcluir
  9. O serviço dos Correios continua de mal a pior mas a Eaglemoss também tem culpa nessa história pois não coloca qualquer tipo de proteção dentro da caixa. Isopor, jornal, aquelas bolsinhas de ar, nada. No máximo vem um plástico bolha que mal dá uma volta na miniatura.
    Por sorte apenas duas vezes a miniatura veio quebrada (e uma não pelo transporte pois a mão da Sue nem estava na caixa, literalmente ficou invisível! Hahahaha) mas as revistas sempre vieram amassadas.

    ResponderExcluir
  10. caramba, que trabalho fuleiro!
    excelente post!

    Abç

    ResponderExcluir
  11. Sim, a capa do brilhante Lee Weeks foi "confundida" pelo revisor como sendo do Chris Samnee (que é um artista bem mais ou menos") kkkkkk. alias, a quem interessar possa, a historia escrita e desenhada pelo Weeks é melhor que a fase mais "indie" do Waid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei das duas histórias, tanto a do Weeks quanto a do Waid/Samnee. Não tinha me atentado ao erro de crédito.

      E isso tem se tornado bem recorrente... lembra do "Liga da Jusiça"?

      Excluir
  12. Oi, Leo, tudo bem?
    É completamente lamentável o descuido com revisão de forma recorrente e contínua por parte de editoras desse porte. É um completo desrespeito ao leitor. Pior que é puro descaso mesmo, sou graduado em Letras e trabalho com revisão textual, e sei que há bons profissionais na área, o que tenho observado é que as editoras parecem estar alocando outros profissionais (como redatores e editores) pra fazer a "revisão", quando na verdade é necessário um profissional exclusivo pra isso (justamente o revisor). Aprendi a ler lendo quadrinhos e pelo que lembro a Abril era bastante criteriosa em relação à língua portuguesa. Pobre das crianças de hoje em dia. Alguma ideia do que poderíamos fazer pra protestar e reclamar quanto a isso?
    Abraços,
    Márcio X.

    ResponderExcluir
  13. Carlos Nederland25/01/2016, 23:22

    Os Correios, hoje, não existem mais. Um livro que me foi enviado em 11 de novembro de 2015, recebi sexta-feira, 22 de janeiro de 2016. 73 dias para entregar um livro de uma capital para outra.
    Sem falar de outro livro que postaram para mim em 24/8/2015, de São Paulo. Até hoje continua no rastreamento como "Postado.
    Lamentável!

    ResponderExcluir
  14. "Não vou dizer que não fico aborrecido com tais erros, pois, é foda você pagar por um material com tradução mal feita e ortografia idem."


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    É complicado mesmo: Por mais barato q seja o preço de um gibi (e nem todos são baratos) mtos deles acabam oferecendo um serviço porco da pior qualidade possível. E não estamos falando aí apenas de gibis econômicos: A 1º imagem deste post é de um dos gibis mais luxuosos e caros do mercado nacional: A Ed. Definitva do "Sandman"... Esse erro não é de agora, mas demorou pra ser percebido pq só agora alguém comparou as imagens da versão original em inglês e a atual da Panini. Como eu não tenho nada de "sandman", fiquei sabendo disso somente agora!

    Nos tempos da Ebal, RGE, e primórdios da Abril, esse tipo de erro não era uma coisa tão trivial qto se tornou hj em dia... Vc tem razão qdo fala q a falta de investimentos em educação resulta nesse tipo de coisa: Erros grotescos de revisão, digitação e ortografia são constatados diariamente em jornais impressos, revistas, sites/blogs de notícias, e GIBIS (é claro)! Poucas pessoas reclamam ou sequer se dão conta de tais erros, talvez pq não saibam escrever, não tem interesse em aprender, e nem percebam onde estão os tais erros! (não é à toa q a redação tem reprovado um nº cada vez maior de estudantes em provas e concursos)!

    Essa ed. do "Cíclope" da Salvat eu pulei... Mas não sabia q era tão ruim assim, rs: Sério q ela é pior do q "Defensores" e "Valquíria"? (olha q essa páreo é difícil, hehe)!

    Qto às editoras confiarem demais na "vermisse" dos leitores... Bem, eu acho q as q fizerem isso estão prestes a darem um tiro no pé, pois já conheço (pessoalmente e aqui no blog mesmo) mtos leitores q andam largando a Salvat de mão após diversos problemas (erros de revisão, lombadas fora de sincronia, reajustes em curto espaço de tempo, distribuição precária, etc): A má-fama de uma editora é algo q fica eternizada (a BLOCH q o diga, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "A impressão que tenho, é que estes produtos voltados ao público bem específico (nerds) ainda são considerados um "subproduto", no sentido pejorativo da palavra."


    E aí, Victor... blz?

    Sim, infelizmente até mesmo as próprias livrarias ainda tratam as HQs como um "subproduto" inferior diante dos LIVROS (como se essas merdas de "50 Tons" e vampiros-emos-lamurientos fossem uma literatura digna de um Dumas, Conan Doyle, e Lovecraft). Porra, até a ANDRESSA URACH consegue emplacar um best-seller falando de como perdeu a virgindade com o próprio irmão e o dia em q transou com um cachorro, rs - Isso sim é literatura de boa qualidade pro povão)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "Falando em erros de revisão, sage aquele volume do Capitão Britânia que a Panini lançou ano passado? Vi algumas pessoas dizendo que haviam erros de revisão nele, mas quando li o meu não percebi nenhum"


    E aí, Gerson... blz?

    Bem, nesse caso eu não posso afirmar com certeza absoluta... Pois li o "Cap. Britânia" da Panini meio às pressas na época em q saiu pra poder comentar aqui no blog (eu precisava formar uma opinião sobre a história e li mto rápido mais focado nesse objetivo). Assim, se teve algum erro, me passou despercebido!

    Mas espero q não tenha rolado nenhum (se alguém souber, avise aí, please)... Seja como for, botei essa ed. de volta na pilha pra ler com mais calma assim q me sobrar um tempinho!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Porém, eu tenho da versão Conrad e queria saber se da versão que eu tenho saiu melhor?"


    Oi, Marcelo... Na verdade não fui eu q fiz essa comparação: Um amigo meu postou essa imagem do "Sandman" no face e salvei ela pra compartilhar aqui! Eu nem sequer tenho "sandman" na minha coleção!

    Mas acredito q a versão da Conrad esteja certa... Pois esse erro parece ter sido coisa só da Panini mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. Oi Leo!

    Mais um balde de água fria para nós colecionadores brasileiros: A Coleção de Graphic Novels da DC publicada pela Eaglemoss sofreu um novo reajusta e custará R$ 39,99.

    Eu sei que a culpa não é propriamente da Editora, já que o Dólar está a níveis estratosféricos, atingindo valores nunca alcançados. Mas é pra ferrar geral, mais leitores abandonarão a coleção, melhor, coleções, pois, logo a Salvat fará a mesma coisa!!

    Ainda não irei abandonar as mesmas com o fim de Miracleman e Batman Eterno os respectivos valores destas duas publicações serão redistribuídos no orçamento mensal de HQs, mas serei bem seletivo com materiais que saírem pela Panini.

    http://ovicio.com.br/colecao-de-graphic-novels-da-dc-comics-sofre-reajuste/
    http://www.livrariacultura.com.br/p/colecao-dc-graphic-novels-n11-40045426?id_link=13584&utm_source=rakuten&utm_medium=TXyY81iph5o&utm_campaign=afiliados&siteID=TXyY81iph5o-vNJMm7diV.hdU3ZQzV_E8w

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  19. "Precisamos urgentemente nos unirmos contra este que é um grande desrespeito com o leitor."


    Oi, Marcelo... Muito obrigado mesmo por ter curtido e ajudado a compartilhar esta postagem!

    Concordo plenamente com vc: Tem certas coisas q precisam e DEVEM ser compartilhadas por todos os leitores... Pois somente o acesso à informação fará com q as exigências por um serviço de melhor qualidade e mais bem revisado acabe tomando forma e se mostrando como algo a ser considerado pelas grandes editoras!

    Valeu mesmo, Marcelo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "E ainda dá pra adicionar nessa lista de erros a edição de capa vermelha da salvat com os famosos erros da edição do "Captão América" de capa vermelha..."


    E aí, Leonardo... blz?

    Aquela ed. do "CAPTÃO" já virou piada-pronta mesmo, rs... E pior q ficou por isso mesmo (nem se deram ao trabalho de fazer recall e ainda prometeram q seriam "mais cuidadosos" dali pra frente - pois bem, estamos vendo aí o cuidado q estão tendo, rs)!

    E cada vez q eu faço uma compra de miniaturas pelo site da Eaglemoss eu fico torcendo pra q ninguém nos correios sente em cima da caixa, rs (nunca tive problemas nas entregas, mas já vi tantas FOTOS e relatos no face q sei bem a sorte q tive até o momento, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "recebi ontem meu primeiro pack, da Encantor com o Wiccano, e rapaz, é de chorar, o papel é finíssimo e as edições parecem que forma embrulhadas . estão todas amarrotadas, nem no sebo estaria pior,"


    E aí, Cal Duran... blz?

    Pois é, eu tbm notei uma queda violenta de qualidade nas revistas q acompanham os PACKS... E isso vem desde o 1º pack q comprei ("Valete de Copas" + "Gladiador"). Além do papel e impressão inferiores, a revista ainda teve redução no nº de pág (de 20 pra 16)!

    Tbm valorizo mto as revistas q acompanham as peças, e acho q elas deveriam vir com um papelão por trás (protegendo a revista contra dobras e amassados). Não sei como são as revistas importadas, pois nunca vi nenhuma delas ao vivo (apenas imagino q sejam melhores mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "A Salvat dá umas derrapadas feias, vide a edição do Capitão América (capa vermelha) que veio grafada 'Captão'


    E aí, Diego... blz?

    Antes fosse só isso do "CAPTÃO" impresso na contra-capa... Mas essa mesma ed. teve nada menos do q uns 20 erros de revisão ao todo (postei mais da metade deles aqui no blog na época do lançamento)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dos defensores da Salvat tem cento e sessenta paginas mais ou menos de puro erro. Bateu o recorde,

      Excluir
  23. "a Eaglemoss também tem culpa nessa história pois não coloca qualquer tipo de proteção dentro da caixa. Isopor, jornal, aquelas bolsinhas de ar, nada. No máximo vem um plástico bolha que mal dá uma volta na miniatura."


    E aí, Daniel... blz?

    Pois é, qdo me disseram q a Eaglemoss tava botando plástico pra proteger as miniaturas: Eu fui ingênuo de acreditar q seria algo q realmente protegesse as peças (nem de longe)!

    Há umas 2 semanas atrás eu vendi uma figura num grupo do face... e o camarada q comprou ela me avaliou positivamente e elogiou mto a embalagem realmente BEM reforçada q eu fiz: Enrolei bem a peça em plástico-bolha e forrei toda a caixa com jornal (coisa q a Eaglemoss deveria ter a obrigação de fazer tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "caramba, que trabalho fuleiro!"


    Valeu, Scant... Se "melhorar" estraga, né? rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "Sim, a capa do brilhante Lee Weeks foi "confundida" pelo revisor como sendo do Chris Samnee (que é um artista bem mais ou menos") kkkkkk."


    E aí, marcel... blz?

    Não sei como conseguiram errar essa, pois era só copiar os nomes certos das capas originais, rs!

    Seja como for, tbm gostei mais dessa HQ do Lee Weeks (q eu já tinha lido em scans)! Eu sempre curti o estilo de arte do Weeks (e fazia tempo q não lia nada desenhado por ele)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "E isso tem se tornado bem recorrente... lembra do "Liga da Jusiça"?"


    E aí, Lierson... blz?

    Bem, pelo menos NESSE caso, a Panini fez recall total da edição... e há poucas semanas atrás chegou a NOVA reimpressão corrigida com a "jusTiça" na lombada, rs! Verdade seja dita, nessa situação a Panini agiu de forma correta (um exemplo q deveria ser seguido pela Salvat em casos similares)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao recall de LIGA DA "JUSIÇA" ainda aguardo a troca da edição entrei em contato através do atendimento preenchi os dados para a troca e ainda nada, isso faz mais de dois meses. Agora terei de além de verificar se o produto não está danificado também olhar para os erros de impressão e grafias ao recebe-los. CAPTÃO AMÉRICA não comprarei assim como o primeiro volume dos vingadores capa vermelha. As editoras precisam entender que os leitores dão muita importância ao cumprimento das normas da língua portuguesa. Espero que não coloquem da da funqueiros para revisar senão teremos coisas do tipo "vou te matei".

      Excluir
  27. "Alguma ideia do que poderíamos fazer pra protestar e reclamar quanto a isso?"


    E aí, Márcio X... blz?

    A melhor forma de protestar contra isso é compartilhando a informação nas redes e cobrando das editoras um recall nos casos mais graves (utilizando os canais oficiais pra isso: Sites e pág oficiais das editoras no face)!

    A Panini ainda dá ouvidos aos leitores (e fez recall da "Liga da Jusiça")... Mas a Salvat e Eaglemoss são famosas por prometerem coisas q não conseguem cumprir e de ignorar posts e opiniões dos leitores em seus próprios sites)!

    Conforme falei acima, tbm já trabalhei com revisão de texto... E sei bem da importância da função (já ajudei mtos alunos a serem aprovados diante de uma revisão minuciosa eliminando erros de digitação, ortografia, e concordância! Não sai caro contratar um bom revisor: Não trabalho mais com isso, mas acho q os bons profissionais devem sim ser mais valorizados (até pra evitar q coisas q nem essas da postagem voltem a acontecer com tanta frequência)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "73 dias para entregar um livro de uma capital para outra."


    E aí, Carlos... blz?

    Mto tempo de espera mesmo, hein? Os correios já foram melhores, rs... Eu tbm já tive inúmeros problemas com entregas pelo correio (q aliás, é uma das razões pra eu evitar comprar qq coisa via internet - sempre priorizo as lojas físicas pra não me incomodar)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. "Mais um balde de água fria para nós colecionadores brasileiros: A Coleção de Graphic Novels da DC publicada pela Eaglemoss sofreu um novo reajusta e custará R$ 39,99."


    Pois é, Elcio...

    Achei menos de 6 MESES mto pouco tempo pra um reajuste na coleção... Porra, nem esperaram fechar ao menos o 1º ano de assinatura, hein?

    Nesse caso, eu já compro apenas eventualmente os melhores títulos da DC (de preferência o material mais clássico) e o aumento não faz tanta diferença pra quem compra de forma tão espaçada (até hj só tenho a ed. do "Super" do Byrne)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo,

      Ser ser alarmista, acho que a Eagleamoss pretende segmentar a coleção cada vez mais ao nicho de assinantes, como faz com os figurines. As edições de avulsas, devem encarecer ainda mais com suas tiragens reduzidas.

      Me parece que a estratégia comercial deles não será diferente, mesmo o produto sendo.

      Se eu estiver errado, melhor pra todo mundo acredito.

      Felizmente no meu caso a 1ª das três únicas edição que me interessam já saiu, o Superman do Byrne e as outras duas já estão bem próximas Filho do Demônio 1 e 2.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  30. Teve um outro erro bizarro na primeira parte onde foi publicado a "Morte do Wolverine". O nome do arte-finalista Jay Leisten foi creditado em TODA a edição como Jay LeisteR. Eu até achei q talvez eu estivesse enganado, mas no número seguinte já venho com o nome correto.

    Vou aproveitar pra falar da editora dos X-Men (e também do Aranha), a Carol Pimentel. Quando eu percebi que uma mulher tinha virado Editora fiquei bem feliz porque gosto quando se coloca gente nova nas editoras, principalmente quando são mulheres já que é algo raro. Mas infelizmente ela não vêm fazendo um bom trabalho. Já teve páginas duplas "quebradas" (começa de um lado e vc tem que virar, quando no certo era pra ser dupla), erro no nome dos artistas e traduções desnecessárias de personagens (Sylk = Teia de Seda ??. Não precisa se traduzir sempre, vide Cable e Deadpool) e mais algumas coisas menos importante. Poxa!!!

    Abraços Léo.

    ResponderExcluir
  31. E aí Leo blz?

    Ultimamente os erros encontrados nos quadrinhos estão aumentando bastante ( assim como o preço cobrado por eles), tanto na revisão quanto na impressão (ainda tenho pesadelos quando a minha edição da Dinastia Pato) e algumas editoras simplesmente ignoram as reclamações em suas respectivas páginas no facebook ( e como se não fosse o suficiente, algumas destas páginas no facebook estão infestadas de perfis fakes que defendem e insultam as pessoas que reclamam do produto defeituoso), ou respondem com respostas genéricas ou evasivas que de nada adiantam, talvez pelo pensamento " eles reclamam mas continuam comprando, então está tudo bem".

    PS: 1) A HQM Editora parece ter largado de vez a publicação de The Walking Dead no Brasil, hein? Faz meses que eles não fornecem nenhuma informação a respeito da revista, e olha que com o sucesso da série era de se esperar uma regularidade na publicação das revistas e encadernados. A atitude deles em permanecer calados na página da publicação no facebook diante de tantas reclamações leva a entender que não teremos mais edições deste material, o que é uma pena.
    2) Você já conseguiu comprar as edições da coleção histórica Marvel do Motoqueiro Fantasma e da Tumba do Drácula 3? Aqui em BH não se encontra em nenhuma banca... ( a distribuição da Panini continua terrível a cada ano que se passa).

    Abraços!

    MHW

    ResponderExcluir
  32. E aí, Leo? Tranquilo?

    Esse descaso com o mínimo de correção na língua infelizmente não fica restrito às nossas HQs e produtos de "cultura nerd", não sendo um barateamento característico desse nicho de mercado. Pra comprovar isso, basta entrar nos sites dos maiores veículos de comunicação do país (Estadão, Folha, O Globo, Uol, Terra e afins) e ver que o nível de redação dos textos está péssimo de maneira geral. Os problemas não ficam só na estruturação do texto. Aparece vírgula separando sujeito de verbo, erro de concordância, palavras faltando (que deixam a frase incompreensível) e outras barbaridades. E isso tudo é feito pelos "profissionais" dos maiores veículos do país. Imagine quando se trata de uma fatia de mercado menor.... O nível caiu mesmo! E caiu geral! Não vai demorar muito para que um bom nível de português deixe de ser requisito básico pra se tornar um diferencial possuído por poucos na nossa terra de ninguém. Abraço!

    ResponderExcluir
  33. Gustavo Maycá26/01/2016, 07:49

    Léo, preciso de tua ajuda mais uma vez pra indicações hehe. Está vindo uma enxurrada de encadernados de nova Marvel, a maioria dos que traziam o primeiro arco de algum herói eu cofrei mas agora o Fabulosos Vingadores já está trazendo o segundo arco e não li o primeiro ainda (quero ler muitas coisas que vieram cronologicamente antes deste). Será que vale a pena? E esse Deadpool - meus queridos presidentes é o arco que já vi sendo elogiado por aqui ou não? Abs

    ResponderExcluir
  34. blz leo?

    sou péssimo em português e já faz um bom tempo que estou me sentindo incomodado com a enorme quantidade de erros que qualquer editora nos apresenta, e não são só os comics, compro eventualmente outras revistas nas bancas (placar, super interessante, mundo estranho, etc....) que tb tem muitos erros, principalmente de informação.
    o brasileiro de modo geral é muito acomodado, vive empurrando as "coisas" com a barriga, se a situação do país não incomoda imagina um erro numa HQ.
    faço minha parte reclamando, não sei o que mais posso fazer.

    abraço

    ResponderExcluir
  35. 40 pilas...pelo jeito é mais uma coleção que terei que desistir...
    Sei não...estou achando que pela atual situação este modelo de coleção não vai virar mais...creio que saturou devido a nossa situação econômica

    ResponderExcluir
  36. Fala, Leo! Excelente post que poderia ser, infelizmente, de uma série.

    Pra efeito de informação, a primeira imagem é Sandman: Edição Definitiva vol. 1, pág. 343. É até fácil perceber a troca das falas só pela postura dos personagens. O problema é saber se isso se repetiu em outras situações menos perceptíveis. Pelo preço dessas edições (e o tempo que levaram entre uma e outra), imperdoável.

    Salvat até que agia corretamente no começo da coleção, trocando aqueles 4 volumes que continham falhas nas imagens das lombadas (era só enviar a pág. de créditos, se não me engano). Depois, virou bagunça, com seu auge no infame "Captão". Agora, parece - parece - que estabilizou um pouco na qualidade.

    Sobre o nível ruim da distribuição, não custa repetir o quanto essas edições em capa dura sofrem. Arranhões e amassados - especialmente aqueles amassadinhos pelo meio das bordas das capas provocados pelos fitilhos com que amarram os fardos de revistas - são a ordem do dia desses açougueiros de HQs.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  37. Salve, Leo!

    Cara, é impressionante como os casos se repetem (por vezes na mesna "empresa")!

    Como se não bastasse o aborrecimento com a substituição de material (chumbo por resina), aumento constante nos valores, falta de informações compreensivas, ainda temos que penar com a essa revisão "feita nas coxas" e o descaso dos Correios.

    Fico cada vez mais criterioso onde compro online. Dou preferência a quem entrega via transportadora...pelo menos há uma garantia maior na maneira que o produto é manuseado.

    Parabéns pela excelente postagem (como sempre, rsrs)!


    Abraço!

    ResponderExcluir
  38. Leo esse negócio de erro já está ficando chato é toda hora a mesma coisa... Edições da Salvat vermelha é difícil dizer alguma sem erros, comprei apenas as 3 primeiras por falta de verba e apesar de ficar chateado por não ter na coleção, por outro lado fico contente por não ter esses aborrecimentos de 15 em 15 dias (e fica minha forma de protesto tbm). A minha edição do Wolverine veio bacana em questão de revisão, mas no final veio uma parte com cola aparente e meio descolando, mas até ai tudo bem né pode-se dizer que é culpa da gráfica né, mas em geral todas as edições estão mais mal acabadas do que as de capa preta com rebarbas, costura aparecendo, essas coisas que não deveriam acontecer em encadernados ditos de "luxo". Falta eu ler a do aranha que rezo pra estar direitinho, porém pra não fugir da regra a dos vingadores veio com palavra faltando em um balão e sabe aquelas "notas do editor" que servem de recordatório ou algo assim? Nessa minha os "*" ficaram no vaco porque cadê a explicação?
    Quando isso ocorre em casos isolados até pode-se deixar por menos com uma retratação da editora, mas isso é frequente, culpa da enxurrada de lançamentos? Até pode ser, mas já que se comprometeram em lançar tem que fazer direito... Na panini essa de trocar balões não é novidade já tinha visto algo assim em uma hq acho que do Superior HA, pelo menos eles recolheram e corrigiram os erros de Cavaleiros das Trevas e Jusiça. E a salvat? só dizem que é pra mandar pro numerosatrasador@publisher.com e nd sempre tem gente reclamando no face deles.
    De qualquer forma parabéns pela matéria, não sou mt de comentar pois acho chato fazer isso em dispositivos mobiles, mas vim no pc pra falar isso rs. Valeu pela atenção!

    ResponderExcluir
  39. "Quanto ao recall de LIGA DA "JUSIÇA" ainda aguardo a troca da edição entrei em contato através do atendimento preenchi os dados para a troca e ainda nada, isso faz mais de dois meses."


    E aí, Roberto... blz?

    Só tome cuidado pra ed. não esgotar, já q faz poucas semanas q ela voltou à venda e estava nas prateleiras da Livraria Cultura (com a lombada corrigida) e já sumiu de novo!

    Sugiro q vc mande outro mail pedindo providências a respeito... Enquanto ainda é possível efetuar uma troca! No mais: Deus nos livre do dia em q puserem essa molecadinha analfabeta do face pra revisar textos: Não sei o q é pior: os erros de português q cometem nas poucas linhas q escrevem ou as gírias modinha do momento... Imagine o grito de guerra: "PARTIU, VINGADORES" - Puta q pariu, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  40. "Ser ser alarmista, acho que a Eagleamoss pretende segmentar a coleção cada vez mais ao nicho de assinantes, como faz com os figurines."


    E aí, VAM... blz?

    Eu acho bem plausível isso q vc falou... Pois no caso das miniaturas tem sido perceptível um redirecionamento dos produtos: MAIS vendas pelo site e MENOS nas bancas!

    Tem sido assim com os "Especiais" (alguns da Marvel e DC jamais apareceram na Livraria Cultura daqui - o q me faz comprar os especiais apenas pelo site mesmo pra garantir)... E agora com a ideia dos "PACKS" (uma forma de acelerar as peças com venda exclusiva no site! Dizem tbm q as próximas coleções: "Batmóveis", "Walking Dead", "Hobbit", e "Noite Mais Densa" serão vendidas só pelo site (é o q me falou um representante da Eaglemoss)!

    Assim, nada impede q esse foco (priorizando assinaturas e vendas no site) seja estendido tbm pra coleção de HQs da DC...

    Abs!

    ResponderExcluir
  41. "Teve um outro erro bizarro na primeira parte onde foi publicado a "Morte do Wolverine". O nome do arte-finalista Jay Leisten foi creditado em TODA a edição como Jay LeisteR."


    E aí... blz?

    Não sabia dessa tbm... Valeu pelo aviso (a lista de erros de revisão e/ou digitação só aumenta: O q é uma pena, pois nem deveriam existir)!

    Qto à Carol Pimentel... Eu não acompanho mais as mensais de "XM" e "Aranha", e só ouvi falar nela qdo ela passou a assumir a linha das "Coleções Históricas" tbm. Não sei mto a respeito dela, mas por enquanto não percebi nenhuma melhora nas principais questões q afligem a linha das "CHM" e q mtos leitores reclamam (capas suprimidas no miolo, excesso de repetécos, e falta de mais materiais em ordem cronológica - podiam ter mais edições com sequências diretas de 8 histórias em ordem)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tá repetindo bastante os anúncios de lançamentos na mensal tipo; Punho de Ferro a arma viva 2 na contra-capa e no meio da revista. Mas daí já não sei se é com o editor isso

      Excluir
  42. "e como se não fosse o suficiente, algumas destas páginas no facebook estão infestadas de perfis fakes que defendem e insultam as pessoas que reclamam do produto defeituoso"


    E aí... blz?

    Sim, o episódio envolvendo a Editora Abril e os defeitos gráficos da "Dinastia Pato" ressaltaram bem essa postura arrogante e vergonhosa de se apagar reclamações de leitores pra tentar esconder um problema decorrente da própria incompetência da editora (ou da gráfica)! E de quebra, essa treta toda ainda serviu pra mostrar quem são os veículos (blogs/canais) q se omitem e ficam em cima do muro diante de situações q nem essa (certamente pra obterem algumas "vantagens" em troca: gibizinhos, entrevistas, convites pra eventos, e coisas do tipo)!

    A HQM... Tá na corda-bamba mesmo: O "X-9" aqui do blog conseguiu contato com eles no ano passado, e a resposta q obteve foi a de q estavam passando por problemas financeiros mas q voltariam "em breve" com novidades e tal (só q já se passaram MESES e nem sinal de vida). Não só os "Mortos-Vivos", mas TUDO da HQM tá parado: inclusive o site deles (e eu acho errado eles não terem dado sequer uma satisfação pros leitores - podiam ao menos terem deixado um recado no site sobre o q tá acontecendo e qual a previsão de retorno)!

    Sobre o "Motoqueiro Fantasma"... Eu comprei a ed. na semana passada (chegou na Livraria Cultura daqui, mas ainda não vi nas bancas normais - tem levado alguns dias de diferença das lojas/livrarias pras bancas). Porém, a "Tumba 3" ainda não veio pra cá!

    Abs!

    ResponderExcluir
  43. "basta entrar nos sites dos maiores veículos de comunicação do país (Estadão, Folha, O Globo, Uol, Terra e afins) e ver que o nível de redação dos textos está péssimo de maneira geral."


    E aí, LeoSP... blz?

    Sim, é verdade... o nível anda baixíssimo nos veículos de comunicação não-relacionados à quadrinhos. Além desses q vc citou, podemos incluir nesse pacote os jornais impressos tbm. Eu assino o "Correio do Povo" aqui no sul, e o jornal tem erros de revisão com bastante regularidade, sem falar no caderno cultural: onde a parte de cinema é um LIXO... Matérias ripadas de sites duvidosos da internet (o jornal chega a reproduzir boatos e mentiras como se fossem verdade - por falta de conhecimento e pesquisa totais de quem escreve)!

    Eu só assino jornal impresso ainda por hábito: Gosto de deitar na rede e ler alguma coisa (q não seja gibi) antes do café da manhã... Mas só por isso mesmo, pois reconheço q o aproveitamento da mídia "informativa" de notícias tem sido cada vez pior (esse jornal q eu assino ainda é da Record e sempre fala dessas merdas de programas deles: Xôxa, Gugu, e outras coisas insuportáveis!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leo.
      Só por curiosidade cultural: no Rio Grande do Sul, esse (tão agradável) hábito de deitar/dormir em redes é tão difundido como no Nordeste, ou é uma particularidade sua?
      Danilo

      Excluir
  44. "E esse Deadpool - meus queridos presidentes é o arco que já vi sendo elogiado por aqui ou não?"


    E aí, Gustavo... blz?

    É esse mesmo sim: O Hunter recomendou e falou mto bem desse arco do "Deadpool" (eu ainda não li, mas vou comprar certo, até pq, o preço tá bem acessível pra um encadernado de luxo: na faixa dos 25 pila)!

    Esses dos "Fabulosos Vingadores" não me empolgaram mto... Mas tem vários leitores q gostam e de repente vale a pena vc experimentar (já q essa fase costuma ser bem indicada pra novos leitores - até por não ter mtas amarras com a cronologia anterior)!

    Já essa do "Eight Forasteiro" q vc citou... Eu nem faço ideia do q seja (mas vou pesquisar melhor pra ver do q se trata, blz)? Se alguém souber e puder ajudar: tbm agradeço, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o Deadpool, vale dizer que um dos arcos posteriores dessa série foi votado como a MELHOR HISTÓRIA DO DEADPOOL DE TODOS OS TEMPOS pelos leitores do blog Comics should be good (blog que eu já linkei aqui algumas vezes):
      http://goodcomics.comicbookresources.com/2015/12/26/25-greatest-deadpool-stories-master-list/

      Sim, bateu até AQUELA história do Homem-Aranha (que foi a segunda colocada!). A dos presidentes zumbis foi a décima.

      Eu mantenho que essa é a melhor série que o Deadpool já teve!

      Excluir
  45. Léo então vai sair mesmo as miniaturas da noite mais densa?

    ResponderExcluir
  46. "faço minha parte reclamando, não sei o que mais posso fazer."


    E aí, gustavo... blz?

    Mais do q reclamar de um produto defeituoso ou da repetição dos mesmos erros e descuidos de revisão por parte das editoras... É importante compartilhar a informação pra alertar outros leitores em caso de problemas similares:

    Por exemplo, a repercussão do erro na ed. do "CAPTÃO" foi gigantesca nas redes sociais (principalmente no face) e mtos leitores deixaram de comprar a edição depois q souberam dos defeitos. Não sei até q ponto isso afetou as vendas, mas a editora deve ter sentido o impacto do seu desleixo (o q só aconteceu depois q os leitores trocaram informações sobre o defeito alertando uns aos outros)! Essa foi uma situação em q a propagação da informação fez a diferença: Nem sempre é assim, mas se todo mundo ficar omisso SEMPRE, aí as coisas não mudam e nem melhoram nunca! Eu não compro edições q eu SEI q possuem defeitos graves, mas nem sempre a gente fica sabendo dessas coisas a tempo (na maioria dos casos a gente só descobre depois q compra)!

    O brasileiro é uma MAIORIA preguiçosa e desorganizada q se deixa roubar e enganar por uma MINORIA q tá no poder (são poucos roubando muitos e esses muitos não conseguem fazer merda nenhuma pra impedir isso)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  47. "40 pilas...pelo jeito é mais uma coleção que terei que desistir..."


    E aí, Fábio... blz?

    Realmente, por esse preço... Esse formato de coleção começa a ficar bastante restrito se considerarmos q pra fazer a coleção completa é preciso desembolsar 80 reais por mês (sem contar os demais gastos com outros gibis e coleções do mercado). Em tempos de crise, isso é mta coisa pra se gastar com lazer e a tendência é uma coleção desse porte afastar mais do q atrair novos leitores q possam sustentá-las a cada 15 dias!

    Claro q cada leitor terá suas próprias prioridades nas quais investir seu dinheiro todos os meses... Mas q sai pesado pra média geral dos colecionadores, isso sai (em mtos casos é preciso optar por apenas 1 coleção - tendo de abrir mão de outras similares)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  48. "Pra efeito de informação, a primeira imagem é Sandman: Edição Definitiva vol. 1, pág. 343."


    E aí, doggma... blz?

    Obrigado por ter complementado a informação sobre o "Sandman" (como eu não tenho essa coleção, não sabia mtos detalhes de onde tinha saído esse erro - bastante grotesco e q altera o real sentido do diálogo)! Valeu mesmo!

    E vc falou algo preocupante tbm... Imagine quantas vezes algo assim pode ter acontecido sem q sequer tenhamos percebido? Sim, pois falhas q nem essas nem sempre são perceptíveis sem conferirmos a edição original em inglês! É de se pensar mesmo: nas vezes em q algum diálogo pareceu confuso (será q não teve um balão tocado tbm)? "Mistééério" (como diria a Dona Milú, rs)!

    Sobre a Salvat... Eu só espero q a editora realmente tome os devidos cuidados agora q a coleção finalmente chegou na fase boa dos clássicos, rs (não é mais hora pra fazerem cagadas, hehe)! No mais... As distribuidoras mtas vezes conseguem detonar até gibis em capa-dura - q vem com capas arranhadas, com marcas de quedas, e até tortas (o q sobra então pros mais fininhos e frágeis)?

    Abs!

    ResponderExcluir
  49. "Cara, é impressionante como os casos se repetem (por vezes na mesna "empresa")!"


    E aí, Marcio... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido a postagem: É sempre desmotivante nos deparamos com os mesmos erros e problemas das mesmas empresas (editoras e correios)...

    É um círculo vicioso onde tudo se repete à exaustão... As cenas de desleixo e falta de cuidados acontecem, o leitor/consumidor reclama, a empresa pede desculpas e promete ser mais cuidadosa dali pra frente. Em pouco tempo o leitor descobre q a promessa é VAZIA (foi feita da boca pra fora pra acalmar os ânimos na hora) e q as mesmas merdas voltaram a ocorrer de novo e mais uma vez!

    Abs!

    ResponderExcluir
  50. "Leo esse negócio de erro já está ficando chato é toda hora a mesma coisa..."


    E aí, Marvelman... blz?

    Por incrível q pareça, eu tbm acho chato e desagradável ter q fazer postagens q nem esta... Mesmo sabendo q esse tipo de matéria terá bastante audiência no blog, é um assunto q - na condição de leitor/colecionador - eu não gostaria de estar fazendo (pois me preocupa mto essa continuidade dos mesmos erros de sempre - algo q não deveria se repetir com tamanha frequência)!

    Não faço nenhuma dessas coleções da Salvat inteiras (compro apenas ed. avulsas qdo a história me interessa)... Mas tenho essa 1º dos "Vingadores" e foi feita nas coxas mesmo: Acho q o pior foi o título em português da 1º história por cima do texto em inglês (o infeliz nem sequer se deu ao trabalho de apagar o texto original antes, rs). Essa coleção vermelha veio pra cá antes da hora: A Salvat lançou ela às pressas só pra tentar sabotar a "Coleção DC" da Eaglemoss (q estava programada pro início do ano passado e acabou atrasando meses devido à manobra estratégica da Salvat)!

    Só q o resultado acabou sendo um tiro no pé da Salvat... Pois é evidente q a editora não tem condições de manter um padrão de qualidade pra aguentar 1 encadernado por SEMANA (somando-se as ed. de capa preta e vermelha). Mas enfim, deu no q deu (e agora é torcer pra q os próximos erros não ocorram nas nossas ed. favoritas, rs!

    E obrigado por ter curtido a postagem... e por ter comentado (sei q é complicado mesmo postar de dispositivos mobiles, rs)! Tbm só consigo escrever e comentar aqui através do meu bom e velho PC - carroça - de mesa, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  51. "Léo então vai sair mesmo as miniaturas da noite mais densa?"


    E aí, Alexandro... blz?

    Bem, foi o q um representante da Eaglemoss me disse ano passado (qdo enviei perguntas pra uma palestra sobre miniaturas q eu fiz na Livraria Cultura)!

    Na ocasião me foi dito q a "Noite Mais Densa" sairia aqui nos "mesmos moldes da coleção do Dr. Who" (com venda pelo site)... Mas sabe deus QDO eles pretendem lançar isso (os "Batmóveis" tem sido uma enrolação q já dura 2 anos, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  52. Olá caro Leo, bom dia. Como sempre leio o blog, não pude deixar de notar que o mesmo possui uma lista de blogs à esquerda. Seria possível a você adicionar o HQs Classic nessa área? Irei tembém adicionar o Submundo na área de parceiros do HQs Classic!!! Seria uma honra divulgar e estar entre os indicados do Submundo. Enfim, se tiver interesse segue o link do blog:

    http://hqsclassic.blogspot.com.br/

    P.s.: Me diga o que achou do blog que a cada me esforço mais e mais para ser excelente.

    ResponderExcluir
  53. Mais um reajuste ...coleção Star Wars 42,90...imaginem as praças onde a coleção não está no final...
    Em termos de quadrinhos...acho que a festa vai acabar :(

    ResponderExcluir
  54. O Nick Fury da Salvat é uma boa compra ? Já chegou aqui no interior de SP. O Justiceiro tb chegou na banca. É uma outra dúvida de compra nesses tempos bicudos. Obrigado e um grande abraço !

    ResponderExcluir
  55. E aí LEO blz??
    Você sabe dizer o que tem de diferente em conteúdo das edições V de Vingança e da Saga da Fênix Negra pras edições publicadas recentemente??

    ResponderExcluir
  56. Crise nas Infinitas tá 78 reais na Amazon. Quase lá.

    Odisseia Cosmica, 35. Esse tá de bom tamanho pra auem não tem.

    ResponderExcluir
  57. "A dos defensores da Salvat tem cento e sessenta paginas mais ou menos de puro erro. Bateu o recorde,"


    Oi, gustavo... blz?

    Putz, a história em si já é RUIM... E ainda bate recordes de erros? A Salvat deve tá querendo ganhar alguma "Framboesa" em tempos de Oscar, rs! Mais um motivo pra se passar bem longe dessa edição!

    Abs!

    ResponderExcluir
  58. "Só por curiosidade cultural: no Rio Grande do Sul, esse (tão agradável) hábito de deitar/dormir em redes é tão difundido como no Nordeste, ou é uma particularidade sua?"


    Oi, Danilo... Tdo bem?

    Acho q é uma particularidade minha mesmo, rs... Pelo menos aqui na capital do estado! Falo isso, pq aqui em Porto Alegre só existem 2 pontos de venda de redes (e são de vendedores autônomos q vendem elas na rua): Sinal de q não é uma coisa tão difundida por aqui mesmo (a não ser pra quem mora em fazendas e sítios no interior do estado ou tem casa na praia)!

    Eu moro em apartamento... Mas tem sacada e instalei uma rede ali (pra uma soneca depois do almoço, me recuperar das ressacas no domingo, e pra ler o jornal de manhã antes do café)! E só pra compartilhar mais uma curiosidade cultural nos 2 extremos do país: Os vendedores ambulantes q vendem redes aqui no sul são ambos do Nordeste (e as redes são feitas - costuradas - lá): Muito bonitas e confortáveis por sinal, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  59. "Seria possível a você adicionar o HQs Classic nessa área? Irei tembém adicionar o Submundo na área de parceiros do HQs Classic!!!"


    E aí, HQs Classic... blz?

    Obrigado pelo convite e sim, podemos firmar uma parceria se vc quiser... Me avise se vc precisa q eu te mande algum banner do "Submundo" pra vc expor na sua barra de parcerias, blz?

    Gostei de encontrar algumas HQs q gosto mto pra baixar no seu site (Tipo "Ruínas" e "Marvels 2")!

    Abs!
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro Leo. Que felicidade saber que gostou do blog e que podemos ser parceiros. Admiro muito sua dedicação em responder cada comentário que recebe, prática essa que adotei desde o princípio do meu blog, inspirado em você. Fiz o que faço na maioria dos casos, um recorte do próprio cabeçalho do blog Submundo HQ, e por conter vermelho e negro causou um efeito nem legal, além de adicionar um leve esfumaçado nas bordas para combinar com título. Acho que ficou bem legal! Confere lá... Quando for possível, vai ser um imenso prazer figurar em sua área de recomendações. Enfim, grande abraço Leo e até a próxima!!!

      Excluir
  60. "Mais um reajuste ...coleção Star Wars 42,90..."


    E aí, Fábio... blz?

    Puxa, tá ficando difícil mesmo... E pior q com os recentes reajustes da Eaglemoss e agora a Deagostini, não deve tardar pra Salvat tentar embutir mais um tbm (embora já tenham feito isso em dezembro na ed. do "Wolverine" do Miller)!

    Valeu pelo aviso...

    Abs!

    ResponderExcluir
  61. "O Nick Fury da Salvat é uma boa compra ?"


    E aí, Gustavo... blz?

    Eu li essa do "Nick Fury" qdo saiu nas mensais da época... e achei bem fraquinha (tá mto interligada com a cronologia q rolava em outros títulos da Marvel)! Eu pularia essa e guardaria a grana pra qdo sair o "FURY" da Extensão da preta (q é mil vezes melhor)!

    Já o "Justiceiro" da capa-vermelha... pode comprar sem medo (material mto bom - foi a 1º mini-série solo dele)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  62. "Você sabe dizer o que tem de diferente em conteúdo das edições V de Vingança e da Saga da Fênix Negra pras edições publicadas recentemente??"


    E aí... blz?

    "V de Vingança" terá apenas a capa-dura de diferente pra versão anterior (cartão) da Panini... Pois a nova ed. terá o mesmo nº de pág: 308!

    Já a "Fênix Negra" q vai sair agora será mais completa q as versões anteriores: Pois trará mais histórias (incluindo a "Saga de Proteus"): Essa eu vou comprar por ser um pouco mais encorpada q a da Salvat!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peguei ontem minha edição da Fênix Negra e realmente é bem mais encorpada e vai do número 125 a 136 de X-Men, mais uma história, acredito que inédita, sobre o que foi feito com o corpo da Jean Grey após a morte. Curiosamente, o encadernado de Dias de um futuro esquecido lançado antes é sequência direta a partir do número 137. Na minha opinião é uma fase dos mutantes para ninguém botar defeito.

      Excluir
  63. Oi Leo!

    Este novo aumento da Eaglemoss em relação às Graphic Novels talvez possa ser equilibrado pelo colecionador, já que é MUITO DIFÍCIL CHEGAR AS DUAS EDIÇÕES DA COLEÇÃO NO MÊS (pelo menos em bancas). A empresa não tem uma periodicidade regular de distribuição e geralmente chega UMA POR MÊS!

    Até hoje não chegou por aqui a edição # 08 - O Homem de Aço, e do jeito que vai, acho que só chegará por aqui no início de fevereiro!

    Reclamei, reclamei, mas acabei comprando esta CHM #12 do Aranha. Sei que vai sair pela Salvat, mas duas histórias não estarão lá, então resolvi encarar esta edição.

    Valeu a pena, quando a da Salvat sair será outro "momento" até lá muito água ainda vai rolar!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  64. "Crise nas Infinitas tá 78 reais na Amazon. Quase lá."


    Valeu mesmo, gustavo... Ótima dica!

    Essa deve ser a ed. q eu mais aguardo da minha atual lista de compras, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abaixo mais o preço agora está custando R$69,00.

      http://www.fnac.com.br/crise-na-infinitas-terras/p/699754

      Excluir
  65. "Reclamei, reclamei, mas acabei comprando esta CHM #12 do Aranha."


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Pra vc ver como essa distribuição anda caótica mesmo... O "Super" do Byrne já chegou (e já esgotou) na Livraria Cultura daqui: Mas a mesma loja ainda não recebeu a "CHM do Aranha 11" (e mto menos a 12 q vc já comprou)!

    Aliás, sobre a "CHM 12"... Tbm decidi comprar a versão da Panini mesmo, pois esta custará apenas 22 reais: Enquanto a da Salvat estará beirando quase 40 até chegar lá (é uma diferença mto alta por poucas histórias a mais)! Acho q vou de Panini nessa então, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema com a versão Panini é que as duas primeiras histórias do aranha com Jaqueta e vespa leva a um detalhe no fim que só se esclarece com as histórias seguintes com o tocha e a miss marvel que não estão na CHM mas estarão na salvat.
      Cesar Leal

      Excluir
  66. Oi Léo.

    Só hj peguei o Tex Gigante em Cores 8 e tem q se lamentar q infelizmente eles mudaram o papel. Agora tá menos brilhoso e mais... "áspero". E a colagem da lombada também ficou meio vagabunda, deu uma "escapada" pro lado a lombada hahah.

    Lamento muito q logo na edição mais esperada de toda a coleção (junto com o do Kubert) q é a do Magnus o papel não fique muito bom. Se alguém já comprou essa edição avisem se voltou com o outro papel.

    Será que isso aconteceu pq talvez eles não estejam mais imprimindo lá fora ? Será q por isso parou o Tex em Cores ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      O "Tex Gigante" 8 eu acabei pulando (não vi como ficou o papel)... Mas o próximo do Magnus eu vou comprar e só espero q venha num papel couché da melhor qualidade (essa merece, rs)!

      Sobre a impressão de gibis no exterior... Se vc tem a ed. 8 em mãos (essa q vc achou com o papel mais "áspero") ela deve trazer no expediente o local onde foi impressa (geralmente essa informação fica perto da data de lançamento): Só com a ed. em mãos pra conferir isso (se vc puder verificar, depois diz aí se a ed. foi impressa aqui ou lá fora, blz)? Desde já, obrigado pelo aviso!

      Abs!

      Excluir
    2. Vi no canal da JBC no youtube, Henshin, que houve alguns problemas em relação ao papel, se não me engano ocorreu aumento nos impostos e outros probleminhas mais para variar, como isso atingiu a editora JBC creio que o efeito será visto nas demais editoras. É isso aí, o Governo faz a lambança e nós pagamos o pato. Daqui a pouco nem o prazer de comprar um quadrinho teremos para tirar o estresse cotidiano.

      Excluir
    3. No expediente não informa onde foi impresso, e muito menos tem data. Só diz que é uma publicação especial e blá, blá, blá. Talvez seja porque não tem uma data certa pra sair igual o Tex em Cores. Abç

      Excluir
  67. Pois é...embora seja legal ter as coleções inteiras pelo panorama geral (com exceção da Vermelha...pq esta coleção está realmente muito porca)...na atual conjuntura o negócio é selecionar o material mesmo de acordo com o gosto pessoal ... vai ficar meio que feio na estante...mas isso é secundário...o que realmente importa é o conteúdo

    ResponderExcluir
  68. "Peguei ontem minha edição da Fênix Negra e realmente é bem mais encorpada e vai do número 125 a 136 de X-Men"


    E aí, Roberto... blz?

    Legal já ter chegado essa ed. pra vc... Tô ansioso por ela tbm (mas vou esperar chegar nas lojas físicas daqui)!

    Só me tire uma dúvida, por favor... A capa da "Fênix" é metalizada mesmo? pois vi uma foto no face e me pareceu toda fosca (mas pode ter sido só impressão minha)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  69. "Vi no canal da JBC no youtube, Henshin, que houve alguns problemas em relação ao papel, se não me engano ocorreu aumento nos impostos e outros probleminhas mais para variar"


    Obrigado pelo aviso, Roberto...

    Vou procurar esse vídeo pra ver mais detalhes então... Mas acho uma lástima q tenha mesmo acontecido isso e q essas mudanças no papel possam ter se espalhado por outras editoras tbm!

    Era só o q faltava mesmo... Termos uma redução na qualidade do papel em gibis q sempre são reajustados sem dó pelas editoras depois de qq alta ou instabilidade do dólar!

    Abs!

    ResponderExcluir
  70. "No expediente não informa onde foi impresso, e muito menos tem data."


    Q estranho... pensei q por lei as editoras fossem obrigadas a expor todas essas informações (data e local de impressão) nos expedientes: mas pelo visto não há uma obrigação qto à isso!

    Abs!

    ResponderExcluir
  71. "vai ficar meio que feio na estante...mas isso é secundário...o que realmente importa é o conteúdo"


    E aí, Fábio... blz?

    É isso q eu tenho feito de alguns anos pra cá... Compro apenas material conforme meu gosto pessoal sem me preocupar com lombadas e/ou numeração nas coleções!

    Acho q depois de um certo volume de gibis na coleção (tenho uns 3.500 pra mais) esses detalhes: tipo ter uma coleção completa formando lombada na estante, passam a ser bem secundários diante do q realmente importa - q é o conteúdo e qualidade do material em si!

    Abs!

    ResponderExcluir
  72. Olá

    Caraca cada erro grotesco, pior quando saem as edições definitivas, seriam os erros definitivos rsrsrrs

    Abç

    ResponderExcluir
  73. "Quando for possível, vai ser um imenso prazer figurar em sua área de recomendações."


    E aí, HQs Classic... blz?

    Tá feito então, brother... Já add o seu blog entre as recomendações aqui do "Submundo" e é igualmente uma satisfação pra mim a parceria com o acervo q vc possui no "HQs Classic"!

    Valeu mesmo...

    Abs!

    ResponderExcluir
  74. "Caraca cada erro grotesco, pior quando saem as edições definitivas, seriam os erros definitivos rsrsrrs"


    E aí, Carlos... blz?

    Esses erros toscos já se espalharam agora pelas ed. de luxo tbm... Já era o tempo em q só gibizinho vagabundo tinha erros grotescos de revisão: Agora o luxo excessivo não garante mais a perfeição absoluta na revisão do conteúdo, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  75. E ainda tem aquela do Lanterna Verde: Renascimento em que eles entregam na primeira página que o Hal estava "possuído" pelo Parallax (era a grande revelação da saga) e também aquela da saga do clone que eles revelaram quem era o Chacal na primeira página também. Sacanagem com os "Livros engraçados". ehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... Bem lembrado: Esses "Prefácio-spoiler" são fóda mesmo, rs!

      Estragam toda a graça da leitura... E pior q ainda continuam ocorrendo: Teve uma ed. q esqueci agora mas q há poucas semanas atrás reclamaram q tbm continha spoilers logo na 1º pág de introdução! Sem-noção total, rs!

      Abs!

      Excluir
  76. "Também tá repetindo bastante os anúncios de lançamentos na mensal tipo; Punho de Ferro a arma viva 2 na contra-capa e no meio da revista."


    E aí, Matheus... blz?

    Não tenho acompanhado as mensais, mas acho q podemos considerar como um erro tbm a repetição de anúncios na mesma revista (falo isso como publicitário: repetir um anúncio em qq revista é uma bobeira desnecessária - ainda mais com tantos outros produtos da mesma empresa pra serem divulgados)!

    Qto ao papel do editor... Acredito q o lance dos anúncios seja elaborado pelo setor de marketing da editora (não tenho certeza absoluta disso, mas a função do editor eu "acho" q não chega até a parte de seleção de anúncios e publicidade da editora)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  77. Leo, já viu que vai sair o Spirou no Brasil?

    http://www.universohq.com/noticias/capa-e-oficial-e-mais-detalhes-de-spirou-pela-sesi-sp/

    O plano é publicar 54 álbuns (!) em três anos! Não sei se é ambicioso demais...

    ResponderExcluir
  78. E tem erro na Fênix Negra de 85 reais da Panini também!
    Alguns erros de colorização(Marvel) e outros de texto da Panini! O mais grave que eu percebi ate agora foi colocarem o mesmo texto em dois recordatórios na mesma página! É bem na pág 63, a que abre a conclusão da história do Proteus!

    ResponderExcluir
  79. "Sobre o Deadpool, vale dizer que um dos arcos posteriores dessa série foi votado como a MELHOR HISTÓRIA DO DEADPOOL DE TODOS OS TEMPOS pelos leitores do blog Comics should be good"


    Oi, Hunter... blz?

    Valeu por ter linkado essa lista com as 25 melhores HQs do "Deadpool": Pois anotei vários arcos e histórias mais recentes q eu ainda não tinha lido (será de grande utilidade pra eu me atualizar com as fases mais atuais do personagem)!

    Porém, me surpreendi por aquela história envolvendo o "Kraven" ter ficado em 2º lugar (é a minha favorita do "Deadpool"): Sinal de q a 1º colocada deve mesmo ser no mínimo uma leitura bem divertida tbm! Vou comprar certo essa fase dos "Novos 52" agora q vai ser relançada em encadernados (só não tava acompanhando até então por estar saindo numa revista mix - mas saindo encadernada agora é outra coisa, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  80. "Leo, já viu que vai sair o Spirou no Brasil?"


    Vi sim, Hunter... E vou divulgar esse lançamento aqui no blog na próxima sequência de notícias (divididas em 2 partes) q vai ao ar ainda hj! E com certeza é um dos lançamentos mais inesperados (e bem-vindos) do ano!

    Só tô duvidando um pouco dessa promessa de 54 álbuns em 3 anos: Pode até ser possível, mas teriam q lançar pelo menos 18 álbuns por ANO (o q não é pouca coisa não)! Mas é claro q eu torço pelo sucesso dessa empreitada e farei a minha parte ajudando na divulgação do material (q pretendo colecionar tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  81. "E tem erro na Fênix Negra de 85 reais da Panini também!"


    Oi, Logan... Tdo bem?

    Puxa, era o q eu temia... Erros de revisão justo na "Fênix Negra" (uma ed. luxuosa e cara, q merecia maiores cuidados por parte da Panini)!

    Agora já tenho um exemplar reservado na loja q frequento... Mas é deprimente ver q esse tipo de erro promete ser uma constante nas editoras nacionais daqui pra frente!

    Valeu mesmo pelo aviso...

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, vou ficar com a versão da Salvat mesmo... Só precisa de uma sobrecapa.

      Excluir
    2. Pois é, aquela perneta do "Wolverine" tbm não dá, né?

      Prefiro um erro de revisão do q ter q olhar pra aquilo, rs... Mas uma "sobrecapa" já resolve o problema!

      Abs!

      Excluir
    3. Ah sim me desculpe mas esqueci de dizer que acompanho seu blog a muito tempo mas nunca havia comentado. Continue o bom trabalho! E outro erro nessa mesma história: O Wolverine diz que suas GATAS de adamantuim cortam qualquer coisa!
      Mas mesmo com esses deslizes a edição vale a pena pelo acabamento e conteúdo, claro! Essa edição em essa fase do Proteus e também o final original da saga da Fênix Negra antes da interferência do jim Shooter! Só por essas páginas já vale!

      Excluir
    4. As gatas de Adamantium acabam com a mobília dele...

      Excluir
  82. "O problema com a versão Panini é que as duas primeiras histórias do aranha com Jaqueta e vespa leva a um detalhe no fim que só se esclarece com as histórias seguintes"


    E aí, Cesar... blz?

    Putz, não me liguei nessa possibilidade... e achei q a Panini tivesse feito uma seleção com histórias mais fechadas pra essa ed. (digo: sem ganchos pra material q eles não publicaram)!

    Mas agora q eu já comprei esse Vol. 12 da CHM (por R$ 22) fica ruim pagar quase 40 na da Salvat só por umas 4 histórias q ficaram de fora (sendo q o resto seria repetéco pra quem já tiver essa CHM)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  83. "E outro erro nessa mesma história: O Wolverine diz que suas GATAS de adamantuim cortam qualquer coisa!"


    E aí, Logan... blz?

    Brigadão mesmo por estar acompanhando o blog e esteja convidado à participar e comentar mais vezes tbm, rs! Você ajudou muito com essas informações de erros na "Fênix Negra" q eu ainda desconhecia (já q essa ed. não apareceu por aqui até o momento)! Valeu mesmo!

    Qto às "GATAS de adamantium"... Putz, o revisor devia estar bêbado pra ter deixado passar uma dessas, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  84. Eu fico pensando se estes erros não são de propósito...não é possível ! Tem horas que acho que até eu faria um trabalho melhor (digo isso pq minha formação passa longe da área de editoração e revisão).

    ResponderExcluir
  85. "As gatas de Adamantium acabam com a mobília dele..."


    Vai sair um encadernado do "Nick Fury" clássico na Salvat em q ele enfrentará o "GATA AMARELA", rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  86. "Eu fico pensando se estes erros não são de propósito...não é possível !"


    Oi, Fábio... blz?

    Pior q às vezes a proliferação desse tipo de erro fica parecendo mesmo algum tipo de sabotagem... Pode parecer teoria da conspiração e tal, mas é inegável q a repercussão desses erros acabam afastando colecionadores e manchando a reputação das editoras envolvidas (o q certamente poderia ser "interessante" pra alguém mal-intencionado)!

    Ou pode ser simplesmente incompetência mesmo... Nunca se sabe, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As GATAS de adamantium não tem explicação. Não pd ser erro de tradução ou digitação

      Excluir
    2. Na verdade pode ser erro de digitação. O R está ao lado do T no teclado e se o cara está escrevendo no Word o "gattas" seria "corrigido" automaticamente para gatas. Já vi coisas nesse nível acontecerem comigo! O corretor automático do Word pode ser mais prejudicial do que útil...

      Agora, o letrista não deveria estar prestando atenção no trabalho dele. E o revisor (se houver) ainda menos...

      Excluir
    3. Acho que é incompetência mesmo, LEO, desculpa insistir nesse post mas olha mais esse agora que prova a total ausência do editor: toda a parte que já havia sido publicada pela Salvat ou mesmo via panini ficou estritamente igual!INCLUSIVE as remissões às histórias anteriores!! Ou seja, em vez do editor dizer que um fato marcado com (*) ocorreu páginas atrás ele diz que ocorreram em ediçoes da editora Mythos! É uma pena pq o livro tem um conteúdo maravilhoso, porém, vítima de um trabalho ruim de edição.
      PS: sobre as "GATAS de adamantium", na frase anterior o Wolverine chama a Ororo de gata... vai saber

      Excluir
  87. "Agora, o letrista não deveria estar prestando atenção no trabalho dele. E o revisor (se houver) ainda menos..."


    Oi, Hunter... Eu ainda acho q algumas editoras andam economizando na contratação de bons revisores!

    É só um palpite, graças à repetição de erros banais em diversos gibis (encadernados e mensais)... Tem cada erro grotesco q até pouco tempo não passaria (agora virou meio q "lugar comum" termos coisas assim todos os meses)!

    E concordo com vc qto aos "corretores"... Não só os do Word, mas até os do WhatsApp tem atrapalhado mais do q ajudado (quem nunca passou por uma situação constrangedora ao digitar uma palavra no zap e aparecer outra com sentido bem diferente pra pessoa do outro lado da linha? rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  88. "PS: sobre as "GATAS de adamantium", na frase anterior o Wolverine chama a Ororo de gata... vai saber"


    Oi, Logan... De repente o cara ficou com a palavra "gata" na cabeça e repetiu na frase seguinte, rs!

    Mas aí entra aquela observação feita logo acima pelo Hunter: o texto passa por mais de 1 profissional... Não tem desculpa mesmo pra q pelo menos 2 ou 3 pessoas deixem passar o erro... Se um errar na digitação: tudo bem, mas o outro (ou "outros") poderia(m) perceber e corrigir o erro se estivesse(m) mais atento(s)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  89. Eu quero crer que os atrasos nos lançamentos da Salvat, Eaglemoss e principalmente DeAgostini sejam causados por um maior rigor no controle de qualidade, mas acho que estou sendo otimista demais...

    E tenho uma contribuição para essa postagem! Aliás é uma infeliz coincidência, pois o post saiu logo quando eu estou botando minha leitura em dia (do Submundo e das mensais).

    Estava lendo o Wolverine #6 (interligação com Era de Ultron) e me dei conta que os desenhos estavam inclinados. Achei que fosse uma idéia ou inovação idiota e infeliz do desenhista, até que me dei conta de que TODA a edição estava torta. Até a capa que, devido a imagem escolhida disfarçou um pouco , mas foi traída pelo banner da Saga.

    Talvez o erro tenha passado batido por ser uma mensal, de valor reduzido, público menos exigente, menor interesse geral ou até ter acontecido com parte da tiragem. Se bobear meu exemplar é único (rs).

    Mas dentro do panorama geral, é mais uma coisa para se preocupar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, SEMI... blz?

      Sobre o lance dos atrasos, acho q o mais provável é q vc esteja sendo mto otimista mesmo, hehe... Duvido mto q os atrasos (q tbm impressionam) estejam relacionados com qq tipo de controle de qualidade (e mto menos uma boa revisão, rs)!

      Valeu mesmo por essa informação sobre o "Wolverine" mensal... q erro bizarro esse, hein? Por não acompanhar as mensais, acabei nem reparando nisso: Mas é um caso grave q quem coleciona o título deveria reclamar e cobrar da editora uma explicação!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...