29/07/2013

"Wolverine": As Origens Secretas e Melhores Sagas da "Arma X"....

O "Wolverine" é o mutante mais popular das HQs e do cinema.... isso todo mundo já sabe. Mas o q nem todos os leitores sabem são as origens e curiosidades em torno da criação desse enigmático e violento herói (q já chegou a ser imaginado como um psicopata de 20 anos de idade e até mesmo um animal - carcaju - evoluído à condição humana)!!!

Nesta matéria.... além de toda essa confusa origem, tbm veremos algumas das melhores sagas do personagem já publicadas no Brasil e a estréia do novo filme: "Wolverine - Imortal"!!!

Confira abaixo....

O "Wolverine" foi criado em 1974 por Len Wein, Herb Trimpe, e John Romita.... e sua 1º aparição nas HQs foi como coadjuvante no gibi do "Hulk" (nº 180/181). Na trama, o Hulk tava enfrentando o monstro "Wendigo" (capa acima) quando de repente aparece um baixinho (nos gibis o Wolverine tem apenas 1,60m de altura) vestindo um colante amarelo com bigodinhos na máscara (!) e entra na briga encarando os 2 gigantes (Hulk e Wendigo). Claro q bastou um tapa do Hulk pra ele ir à nocaute no final da história... mas sua breve participação já bastou pra torná-lo popular entre os leitores!!!

Só q o "Wolverine", ao contrário de todos os outros heróis, não nasceu com uma origem definida.... e inicialmente seus criadores (segundo a revista informativa da Eaglemoss q acompanha a miniatura de chumbo do Wolverine) imaginavam o personagem como um psicopata de 20 anos de idade à serviço do governo canadense e com garras embutidas nas luvas.

Outra idéia do escritor Len Wein visava interligar o Wolverine com o vilão "Alto Evolucionário" (uma espécie de "Dr. Moreau" da Marvel: q evoluía animais transformando-os em humanóides): Assim, o Wolverine seria um carcaju evoluído à condição humana (coisa mais bizarra, rs)!!! Algumas dessas idéias chegaram a ser insinuadas em histórias clássicas mas aos poucos foram sendo deixadas de lado à medida q o personagem se destacava cada vez mais no gibi dos "X-Men" (equipe da qual agora fazia parte)!!!

O desenvolvimento do Wolverine foi sendo moldado gradativamente nas HQs, e sua 1º origem oficial foi mostrada mais de 1 década depois de sua criação na saga: "Arma X" (publicada aqui em "Grandes Heróis Marvel" 35 e num encadernado da Panini - capa acima). Nessa HQ, foi mostrado q Wolverine era um mutante com poder de regeneração celular (capaz de cicatrizar qq ferimento) e q teve sua memória apagada pra q fosse usado como arma secreta em missões especiais!!!

Só q ele escapa da base militar onde estava confinado e massacra os soldados e cientistas do projeto "Arma X". Detalhes do q aconteceu antes e depois desses eventos, foram sendo relatados aos poucos no decorrer das histórias (cada autor q aparecia resolvia contar sua versão dos fatos e adicionar novos elementos: tornando a origem de Wolverine vez mais complexa e cheia de reviravoltas)!!!     

A mini-série: "Origem" (de 2002) foi mais além, e mostrou pela 1º vez a infância e adolescência de Wolverine (deixando claro o q todo mundo já desconfiava: q ele teria mais de 100 anos de idade). Em contrapartida a saga alternativa: "O Velho Logan" (capa acima) apresenta o mutante num violento futuro pós-apocalíptico (foi a melhor HQ q li do Wolverine de uns anos pra cá)!!!

Outras boas aventuras e encadernados q merecem uma conferida são: "Inimigo do Estado" (capa-dura), "Wolverine & Destrutor - Fusão" (mini-série), "Netsuke" (de George Pratt), "Eu, Wolverine" (de Frank Miller), "Wolverine & Kitty Pryde", "Fúria Interior" (SienKievicz), "Ultimate Wolverine Vs. Hulk", e as primeiras edições de sua revista mensal da Editora Abril (A capa do nº 1 é a imagem q abre esta matéria)!!!

"Wolverine - Imortal" (com Hugh Jackman).... é o 2º filme-solo do herói nas telas de cinema, e após a péssima repercussão do 1º filme ("Sessão da Tarde" demais e com um roteiro fraquíssimo q ficou devendo muito aos fãs): a promessa agora é resgatar a essência do personagem com uma trama mais adulta e baseada na fase de Frank Miller (q se passa no japão) - vamos ver se acertam a mão desta vez (esperemos q sim)!!!

Com uma longa trajetória de sucesso nas bancas e na mídia em geral.... o "Wolverine" se consagra definitivamente como um dos mais populares heróis da Marvel em todos os tempos (superando em vendas e apelo comercial vários heróis mais clássicos da editora). E encerro essa postagem com uma das imagens mais "fodásticas" já registradas num confronto entre heróis Marvel: com o "Wolverine" (Ultimate) sendo rasgado ao meio pelo "Hulk":

Até+

32 comentários:

  1. Fala Leo blz?
    Cara acabei de ler que a Panini pretende publicar 3 novos encadernados do Justiceiro esse ano no Brasil. Um deles acabou de sair, Justiceiro - Como nos bons e velhos tempos. Alem desse estao programados para sairem Justiceiro Noir e FINALMENTE mais um encadernado em capa dura do selo MAX! Sera que finalmente a Panini vai acordar pra vida e trazer a fase do Ennis ou Aaron?
    Acordaaaaaaa Panini!
    Wolverine Netsuke é simplesmente fabuloso, arte impecavel!
    Excelente matéria
    abs

    ResponderExcluir
  2. "Sera que finalmente a Panini vai acordar pra vida e trazer a fase do Ennis ou Aaron?"


    E aí, blz? Valeu mesmo por ter curtido esta matéria (acabei de incrementar este post com mais 3 parágrafos, rs)!!! sobre os encadernados do Justiceiro... esse 3º deve ser o do Jason Aaron (q eu já tinha divulgado no começo do ano entre os lançamentos previstos pra 2013)!!!

    e é curioso notar... q (pra variar) a Panini perdeu a data do filme novo do Wolverine: deixando de aproveitar o embalo pra lançar algum bom encadernado dele nas bancas. Imagina só: se relançassem qq um desses q eu citei na matéria: ia vender os tubos agora q toda a mídia tá em cima do filme!!!

    Enfim... bem q "Netsuke" podia rolar num repetéco nas bancas, hein? ainda mais q o tema tem tudo a ver com o filme!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Wolverine é um ótimo personagem, mas que infelizmente ao longo dos anos, os roteiristas complicaram demais com relação as suas origens, sendo que os transplantes de memoria só pioraram mais ainda a situação.
    Para aqueles que querem saber mais sobre as origens desse personagem sem nenhuma gordura, recomendo Origens e Arma X, que foram com certeza os pontos mais importantes da vida dele e que o moldaram para se tornar o que se tornou.

    ResponderExcluir
  4. Guilherme Coelho29/07/2013, 10:06

    Boa matéria Leo.

    Gostaria de ler o encadernado “Arma X”.

    ResponderExcluir
  5. Grande Leo.
    Também estou empolgado para ver esse novo filme do carcajú! Só não sei quem é que faz essas traduções de nome... Afinal, "imortal" é coisa de Sandy e Junior... E, convenhamos, Wolverine não tem nada disso.
    As cenas dos trailers deixam uma impressão que vai ser um pouco mais tenso... Esperamos que sim.
    Mas ainda gostaria muito que os direitos sobre os personagens dos X-Men voltassem para a Marvel. Aí sim estaríamos falando de um universo cinematográfico expandido!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Léo, tudo bem? Pra ser sincero, esse não é dos personagens que mais aprecio, mas isso não significa que não posso curtir uma boa história com ele. Assim que sair o filme também vou assistir. Post legal! Valeu amigo!

    ResponderExcluir
  7. "os roteiristas complicaram demais com relação as suas origens, sendo que os transplantes de memoria só pioraram mais ainda a situação."


    O problema do Wolverine... é q qdo a gente pensa q as origens já estão bem definidas e q a partir daí bastaria os roteiristas se dedicarem a escrever BOAS histórias: sempre aparece algum escritor "estrelão" querendo destaque na mídia e remexendo ainda mais numa origem q já deixou (há anos) de ser algo empolgante pros leitores!!!

    A origem do Wolverine... é aquela coisa: qto mais se mexe, mais fede!!! A Marvel Tinha q deixar isso quieto... e se preocupar mais com o futuro e menos com o passado do Logan!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. "Gostaria de ler o encadernado “Arma X”


    Valeu, Guilherme....

    o "Arma X" seria um dos encadernados da SALVAT, mas já não se sabe mais se essa editora voltará a publicar aquela coleção algum dia (nunca mais tive notícias a respeito)!!!

    Seja como for.... acredito q cedo ou tarde a Panini mesmo deva republicar esse arco novamente (pois já tá esgotado há quase 10 anos)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. "Mas ainda gostaria muito que os direitos sobre os personagens dos X-Men voltassem para a Marvel."


    Infelizmente, acho q isso não vai acontecer tão cedo... pois até onde sei o contrato prevê a produção de pelo menos 1 filme da franquia a cada 2 ou 3 anos: e como "X-Men" sempre tem gerado lucro nos cinemas (e na venda de DVD/Blu-Ray) a Fox não vai querer largar esse osso tão cedo (mesma coisa a Sony com o Aranha)!!!

    Tbm achei besta esse título: "Imortal".... a Fox deve achar q o Wolverine é o "Highlander", rs. Fator de cura nunca foi garantia de vida eterna!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. "Pra ser sincero, esse não é dos personagens que mais aprecio, mas isso não significa que não posso curtir uma boa história com ele."


    E aí, Heri... blz?

    Tbm não sou lá mto fã do Wolverine... digo, gosto mto da participação dele nos X-Men e tal, mas nunca fui mto chegado em acompanhar as histórias-solo dele nas mensais. Porém, as ed. especiais e arcos importantes q nem os citados neste post, eu sempre leio!!!

    Valeu mesmo!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. parece que a medicina é meio contra um ferimento cicatrizar em menos de dez minutos na vida real.

    ResponderExcluir
  12. Também não é dos personagens que mais gosto...mas tenho algumas hq dele tem até uma onde ele luta contra o Conan....

    Leo Tex férias acabou mesmo? parece que não tem mais material para publicar.

    ResponderExcluir
  13. E ai leo ,gostei muito da sua matéria alias esta ultima imagem do hulk partindo o Wolverine no meio ta f#da.
    abraços

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, LEO!

    Bela matéria, hein?! Eu também não sou muito fã Wolverine, mas história boa independe do personagem. O único encadernado que eu tenho, não figura a lista: "Wolverine: Snikt!", que eu achei muito bom. Gostaria muito de ler o "O Velho Logan".

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Foi falado do Wolverine, mas vendo a imagem do Hulk me deu uma certa nostalgia, época que o personagem era legal de se ler foi nesse período e depois com o Sal Bucema nos desenhos. Saudades daquela época da RGE e Abril no início.

    ResponderExcluir
  16. "a medicina é meio contra um ferimento cicatrizar em menos de dez minutos na vida real."


    Acho q a cicatrização de ferimentos do Wolverine não é tão rápida assim... quer dizer, já vi histórias onde passa o tempo todo desfigurado ou queimado em sequências de ação q parecem durar algumas HORAS.

    Claro, q a velocidade do fator de cura depende tbm do roteirista: mas nas maioria das histórias q li não me pareceu ser algo tão rápido assim!!!

    ResponderExcluir
  17. "Leo Tex férias acabou mesmo? parece que não tem mais material para publicar."


    Infelizmente, acho q essa rodou mesmo, Roni... pois já passamos do período de férias e nem sinal de uma nova edição. É uma pena, pois o "Tex Férias" era mais barata q a média desses almanacões do Tex (por ser em capa-mole)!!! porra, era só uma ed. por ANO... bem q a mythos podia ter se esforçado um pouco pra manter essa revista na ativa ainda, né?

    qto ao "Wolverine Vs. Conan"... eu tbm tenho essa ed. saiu aqui num "Grandes Heróis Marvel" (acho q nº 39 se não me engano) - até já postei a capa dessa ed. numa matéria aqui do blog sobre a revista GHM!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "esta ultima imagem do hulk partindo o Wolverine no meio ta f#da."


    Valeu, Rian.... realmente, essa cena foi uma das + impactantes q já vi numa briga entre heróis Marvel!!!

    tão lôka, q essa cena chegou a virar até CAPA dessa HQ numa republicação q fizeram!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Gostaria muito de ler o "O Velho Logan"


    E aí, Marcio.... blz?

    essa do "Snikt" eu quase postei na matéria (até salvei uma capa do nº 1 de fundo vermelho e o WV com a cara branca, rs). Mas como a postagem tava ficando mto extensa, tive q deixar algumas hqs de fora (essa é boa mesmo)!!!

    Já o "Velho Logan"... é outra q estava prevista pra sair na coleção da SALVAT. Ainda não se sabe ao certo o destino dessa coleção (ainda tem chance de ser relançada - com mta reza braba, rs). Seja como for, creio q o "Velho Logan" seja republicado pela Panini mesmo algum dia (pois fez um tremendo sucesso qdo saiu na mensal)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "Foi falado do Wolverine, mas vendo a imagem do Hulk me deu uma certa nostalgia"


    Oi, Helder... blz?

    nem me fale, pois enquanto eu procurava imagens do Wolverine em suas primeiras aparições, me deparei com várias capas do "HULK" dessa fase espetacular q saía aqui pela RGE. Inclusive eu tinha essa ed. do Wolverine no Hulk da RGE!!!

    o HULK enfrentava vilões cujo visual eu gostava mto na época: "Valete de Copas", "Rocha Lunar", "Bi-Fera", "Rino", "Homem-Quintrônico", "Hárpia", "Dr. Samson"... bons tempos da RGE!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Pra quê se preocupar tanto com uma origem de um personagem de HQ?"


    Oi, Fabiano.... sinta-se à vontade pra expor sua opinião e seu ponto de vista pessoal sobre qq assunto aqui no blog, blz?

    O 1º filme do "Wolverine"... eu considerei "Sessão da Tarde" pq ficou "light" demais pra um personagem violento. O Wolverine tem sua legião de fãs, e um filme sem uma gota de sangue foi uma tremenda decepção e um tapa na cara de todos os leitores das HQs q esperavam uma temática mais adulta (e cenas + violentas: de acordo com os gibis nos quais o filme foi inspirado). Pra piorar, o roteiro foi RUIM a ponto de desconsiderar parte da cronologia dos filmes anteriores dos "X-Men" (e q tinham total ligação com esse filme)!!!

    Sobre a importância de se ter uma "origem".... o problema q eu citei é justamente a tal "punhetação" excessiva dos roteiristas em complicarem demais uma origem q já estava estabelecida. Ou seja: já se tinha a origem do Wolverine prontinha: mas cada novo escritor q assume o título, resolve remexer nisso e acaba adulterando fatos e bagunçando uma cronologia q já é bem difícil de se acompanhar sem ficarem refazendo a origem o tempo todo!!!

    pra vc ter uma idéia desses exageros... nos EUA a Marvel vai fazer uma continuação da mini-série: "Origem". Agora eu te pergunto: qual a necessidade de uma "Origem 2" pro Wolverine? Senão o puro sensacionalismo e oportunismo em quererem faturar mais martelando incessantemente nessa mesma tecla? Coisas da indústria ($$$) mesmo, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. Wolverine sem dúvida nenhuma é o membro mais destacável dos X Men no meu ver, sou muito fã do carcaju, valeu Byrne, Miller e Claremont pelo incrível trabalho...mudando de assunto ouvir um rumor que existiria a possibilidade da Panini lançar encadernados da obra A Saga do Clone do Homem Aranha(o que foi?gostei sim dessa saga...rsrs...apesar de alguns problemas que enfrentaram durante seu desenvolvimento...)inclusive nos Estados Unidos já fizeram esse trabalho totalizando 11 encadernados com aproximadamente 400 páginas cada um(caramba muito conteúdo), o que vc acha Leo, já ouviu algo a respeito?

    ResponderExcluir
  23. "Podiam simplesmente bolar um Wolverine 2 com uma aventura de fato e que fosse mais foda...."


    Oi, Fabiano... tbm não assisti esse filme novo do Wolverine, mas já me contaram bastante coisa sobre ele ("spoilers", rs)!!!

    pelo q me disseram, não precisa se preocupar q o filme tá BEM melhor q o anterior (apesar de ainda não ser tão fóda qto se esperava ou qto poderia ter sido). Mas já é um avanço terem feito um filme q ao menos tenta respeitar a essência do personagem e das histórias nas quais é baseado!!! porém... só irei assistir esse novo filme qdo sair em DVD (mesma coisa pro "Superman" - pois não tenho pressa em assistir esses filmes atuais e prefiro ver com calma no conforto do lar, rs)!!!

    Ah... tbm me disseram q o novo filme não reconta a origem, mas desconsidera o filme anterior, e continua de onde parou o filme "X-Men 3": com o Wolverine indo pro japão tentar esquecer q matou a Jean Grey!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "mudando de assunto ouvir um rumor que existiria a possibilidade da Panini lançar encadernados da obra A Saga do Clone do Homem Aranha"


    E aí, V@ndix... blz?

    sim, pior q esse boato não é zoeira não... existe uma boa chance dessa saga ser republicada aqui sim. Mas parece q são 10 encadernados ao todo: pelo menos foi o q eu vi no blog do "Clarim" (do MacGaren - ele postou todas as edições importadas q ele comprou no blog)!!!

    o Aranha (comercialmente falando)... voltou a ser considerado "vendável" aos olhos da Panini (depois da estréia da nova franquia no cinema). E q eu saiba existem vários projetos com boas chances de rolarem aqui envolvendo o Aranha: "A Saga do Clone", "Coleção Histórica" (q seriam 4 edições a princípio), e a republicação de algumas grandes sagas essenciais: "Venom", "Kraven", "Duende Macabro" (mas aí acho q irão esperar uma definição da SALVAT, já q tem mta coisa do Aranha nessa coleção tbm)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. Opa, tudo certo?

    Pra mim, e com diferença, a melhor história do Wolverine é Arma X [
    http://www.newfrontiersnerd.com.br/2013/08/arma-x-de-barry-windsor-smith-o.html
    ].

    O novo filme até é bacana, o final que é um pouco "descompensado": o filme passa 2/3 com um jeitão meio calmo [pra ser um filme de super-herói "padrão"] e o 1/3 final é atulhado de cenas de ação. Mas tem a grande virtude de ignorar completamente o filme anterior...

    ResponderExcluir
  26. TEM uma coisa que é muito polêmico no wolvie do cinema que pelo menos eu NUNCA vi nenhum fã comentando

    nas hqs ele sempre foi o BAIXINHO, invocado, tipo troncudo, era característica..mas nos filmes ele é um gigante de uns 2 metros é, rapaz... e olha que não é difícil pegar um ator pra ser wolverine, só alisa o cabelo e as costeletas daquela forma esquisita e pronto
    faz uma cara de mal
    esse hugh jackman é bom, mas o wolverine era o 'nanico' lembra ? mas bem forte, agressivo e impetuoso
    e o uniforme não era tão ruim não, pra fazeram outro pro filme...

    será que só eu reparei ?

    BERNARDO

    ResponderExcluir
  27. "Pra mim, e com diferença, a melhor história do Wolverine é Arma X"


    E aí, Vicente... blz?

    Tbm concordo q "Arma X" é a melhor história solo do WV... e se tivesse sido seguida à risca no cinema, teria rendido um dos filmes + fodásticos baseados em HQs!!!

    Lembro do impacto q essa HQ teve qdo a li pela 1º vez em "GHM 35"... até então, essa tinha sido a HQ + violenta já produzida pela Marvel e q matava a curiosidade dos leitores qto à origem do Wolverine (q já estava no auge da popularidade)!!!

    Só me arrependo mesmo... foi de ter perdido o encadernado em formato americano com essa saga. Demorei demais pra comprar, e acabou esgotando antes do q eu previa. Agora espero por uma republicação algum dia!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "nas hqs ele sempre foi o BAIXINHO"


    No gibi o Wolverine tem 1,60m (segundo a revista oficial com a ficha técnica dele q acompanha a miniatura de chumbo da Eaglemoss)!!!

    mas mta gente reparou nisso sim... na época q eu ainda frequentava e participava de fóruns de gibis, os fãs do WV não poupavam críticas sobre a altura dele nas telas. Até não acho q isso seja um problema, mas bem q podiam ter chamado o Van Damme pro papel, né?

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. Fala leo blz? Pergunta meio off-topic: já leu Capitão América operaçao do mark waid? Qual sua avaliaçao?

    ResponderExcluir
  30. "já leu Capitão América operaçao do mark waid? Qual sua avaliaçao?"


    "Operação Renascimento"?

    é uma fase mto boa e q vale a pena uma conferida sim... li ela em formatinho ("Marvel 98"), e achei tão boa q comprei o encadernado da Panini qdo saiu!!!

    Nota: "MUITO BOM" (****)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. Nossa... Bola fora minha "Operaçao do mark waid" ahahahaha vou ver se dou uma conferida entao leo
    Vlw!!

    ResponderExcluir
  32. "Operaçao do mark waid"


    Agora eu lembrei q esse encadernadão da Panini ainda traz uma saga melhor q essa: "Homem Sem Pátria": vem esses 2 arcos na mesma ed!!!

    um melhor q o outro...

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...