25/06/2012

"Sonja - A Guerreira": Os Filmes, As HQs, e A Versão Original (do Mesmo Criador de "Conan")....

"Sonja" (pronuncia-se: "Sônia", pois o "J" tem som de "I")..... é uma guerreira da Era Hiboriana (período em q tbm vivia "Conan - o Bárbaro"), ou pelo menos é assim no gibi, já q no conto original de Robert E. Howard (criador de "Conan") ela era bem diferente da versão q conhecemos e vivia no Séc XVI.

Nesta matéria sobre a guerreira de cabelos vermelhos.... vcs verão uma imagem da versão original dos anos 30, a sua trajetória nos quadrinhos da Marvel (q agora são publicados pela Dynamite), e os seus 2 filmes: "Guerreiros de Fogo" (com Arnold Schwarzenegger) e uma refilmagem anunciada em 2009 (cartaz acima) q nunca chegou a ser lançada!!!

Confira tudo isso logo abaixo.....

Criada originalmente por Robert E. Howard em 1934, com o nome de "Red Sonya" (com "Y")..... ela era uma guerreira russa do Séc. XVI no conto: "A Sombra do Abutre" (The Shadow of the Vulture) e não passou dessa única história da literatura pulp (confira uma imagem dessa versão original no final desta matéria)!!!

Ela teria permanecido no ostracismo, não fosse pelo fato da Marvel ter adaptado a personagem em 1973.... só mudando uma letra do nome dela, q agora se chamaria: "Red Sonja" (com "J", porém com a mesma sonoridade). A Marvel já tinha transformado "Conan" num sucesso comercial nesse período (mesmo antes de se tornar uma febre com o filme de 1981), e resolveu aproveitar outra criação de Howard (Sonja). Assim, a ruiva faria sua estréia nos gibis numa participação especial numa aventura de Conan (publicada aqui em "Heróis da TV" nº 36)!!!

Resultado: outro sucesso emplacado pela Marvel..... e em pouco tempo, Sonja já estaria com sua própria revista solo (suas aventuras foram publicadas aqui no Brasil no mix de diversas revistas da Abril: "Heróis da TV", "Superaventuras Marvel", "Espada Selvagem de Conan", e até mesmo no gibi do "Hulk")!!! Atualmente a editora Dynamite detém os direitos da personagem, e tbm publica diversas séries e especiais com ela (a maioria ainda inédita no Brasil)!!!

Em sua história de origem (publicada aqui em HTV 50).... Sonja era uma camponesa q vivia em paz com sua família (pais e irmãos), até q uma tropa de mercenários passou por lá e chacinou toda sua família. Sonja foi violentada pelo líder do bando e deixada pra morrer na casa em chamas.... qdo de repente uma divindade apareceu à sua frente em forma espectral, concedendo à Sonja a força q uma guerreira precisaria ter pra superar essa tragédia e buscar vingança. A única condição era de q Sonja jamais deixasse outro homem tocar seu corpo (a menos q a vencesse numa luta justa)!!! 

Ou seja, quem quiser tirar uma casquinha dessa ruiva agora, terá q vencê-la em combate (algo q nem mesmo "Conan" conseguiu, rs)!!!

No cinema, sua história foi contada no filme "Guerreiros de Fogo" (de 1985), estrelado por Brigitte Nielsen (ex-mulher de Stallone) e q já passou inúmeras vezes na TV (em "Sessões da Tarde"). Esse filme tbm traz Schwarzenegger num papel bem semelhante à de "Conan" (só q é outro personagem), e infelizmente ficou bem abaixo do q se esperava (roteiro fraquíssimo e leve demais em comparação com os gibis)!!! Em 2009 chegaram a divulgar cartazes e um trailer de uma nova versão pra cinema (agora estrelada por Rose McGowan - de "Planeta do Terror"), mas sabe-se lá pq essa produção não foi adiante e acabou arquivada (o q é uma pena, pois parecia q iriam acertar a mão agora)!!!

Até+

PS: A img acima é uma reprodução da versão original de "Sonya" (de Robert E. Howard).... a Marvel foi esperta ao mudar o nome (mesmo q apenas 1 letra), pra manter os direitos autorais sobre a adaptação q fez pros gibi!!!

11 comentários:

  1. Gustavo (TheDoctor)25/06/2012, 21:09

    Essa pelada no cavalo na capa de Savage Tales é a Sonja?!

    ResponderExcluir
  2. "Essa pelada no cavalo na capa de Savage Tales é a Sonja?! "


    é ela mesma, Doc....

    dando uma de "Dona Beija", rs!!!

    eu tenho essa revista (digital) e traz a origem dela dos anos 70 só q recolorizada!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Leo, bastante parecida com a história de Xena. Eu acho o universo de Conan fantástico e de alguma forma sempre relacionamos Sonja com Conan. Será que no gibi eles já se encontraram? Só mesmo o Cimério pra derrotar a ruiva em combate, e... você sabe... Excelente matéria.

    ResponderExcluir
  4. "Será que no gibi eles já se encontraram? Só mesmo o Cimério pra derrotar a ruiva em combate, e... você sabe... Excelente matéria. "


    Valeu mesmo, Paulo!!!

    sim, já teve vários encontros dos 2 nos gibis: inclusive a Sonja estreou (nos quadrinhos) na revista do Conan mesmo - na história q saiu aqui em HTV 36!!!

    mas acredite.... nem mesmo ele conseguiu derrotar ela em combate (apesar de já ter tentado algumas vezes pra se dar bem, rs)!!!

    não q ela tenha derrotado ele em combate... mas ele tbm não venceu ela (e empate ou luta inacabada não valem pra levar o "troféu", hehe)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Dela só li as participações no universo Marvel Tradicional como os dois encontros com o Aranha e naquele "what if" do Wolverine.

    ResponderExcluir
  6. "Dela só li as participações no universo Marvel Tradicional como os dois encontros com o Aranha e naquele "what if" do Wolverine. "


    eu tenho só o 1º encontro dela q saiu no nº 2 do Aranha da Abril!!!

    essa mini-série q a panini lançou uns anos atras (Aranha & Sonja) me parecer ser ruim d+ da conta e deixei passar!!!

    e esse what if deve ser um q o Wolverine casa com ela, e o conan ainda ganha a briga na saga de fênix, né??

    se for, é mto bom... e saiu em GHM 39 da Abril (ed. ÉPICA)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei encontrar essa página, sou uma amante dos quadrinhos Marvel e adorava ler conan e qdo descobri sonja lá, me apaixonei... essa guerreira é retada! Qdo vi "Valente" da Disney, pensei: pow poderia ser sonja criança, guardadas as devidas proporções, é claro.

    Um abraço!
    Lindo trabalho, amei!!!

    ResponderExcluir
  8. "Adorei encontrar essa página"


    Muitíssimo obrigado, Sonja...

    seja sempre bem-vinda à este blog. e recomendo q vc dê uma olhadinha tbm nas outras matérias q fiz sobre o universo Hiboriano neste LINK:

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/search/label/Conan

    Tbm sou fanzaço de Conan e Sonja... uma pena mesmo q o novo filme dela não vingou, né? Acho q teria sido perfeito com o visual parecido com o de "Sin City"!!!

    Valeu mesmo!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  9. Ótima matéria leo!

    Acabei de ler Solomon kane e to atrás de mais do universo do howard hehe

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, William.... E pra te ajudar a desvendar melhor o universo do Howard, confere só este LINK abaixo (com scans q eu mesmo tirei de uma reportagem sobre ele):

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/01/cronologia-de-conan-o-barbaro-de-robert.html

      Abs!

      Excluir
  10. Valeu mesmo por ter curtido a postagem....

    E eu lembro vagamente dessa história q vc fala (ou uma bem parecida com essa).... Tenho quase tudo q saiu da "Sonja" em antigos formatinhos da Abril (HTV, SAM, e Hulk)!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...