A revista "KRIPTA" (da RGE) ficou marcada pela genial chamada: "Todo Dia é Sexta-Feira.... Toda Hora é Meia-Noite"!!! E essa chamada/bordão combinava perfeitamente com o clima barra-pesadíssma da revista: q misturava Terror, Suspense, Sexo, Violência, Demônios, Fantasmas, Psicopatas, Monstros, Alienígenas, Vampiros.... e tudo o mais q vc puder imaginar no gênero!!!
Durante meia-década (de 1976-1981).... em 60 edições e vários especiais.... a "Kripta" foi a maior referência do Terror nas bancas brasileiras.
Confira abaixo as capas, as curiosidades, e os detalhes acerca dessa inesquecível e aterroziante revista....
É seguro afirmar q "Kripta" foi a melhor revista de Terror já publicada no Brasil.... pois ela complilava material das 2 melhores revistas americanas do gênero: "Eerie" e "Creepy" (com histórias produzidas nos anos 60 e q chegaram ao Brasil com quase 10 anos de atraso). E simplesmente não tinha como não ser "A" melhor.... pois em suas pág. o leitor encontrava verdadeiras obras-primas de grandes roteiristas e artistas como:
Richard Corben (famoso pela revista americana de ficção e sexo: "Heavy Metal" - sobre a qual farei uma extensa matéria aqui no blog em breve); Berni Wrightson ("Monstro do Pântano"); Segura & Ortiz ("Morgan"); Doug Moench & Paul Gualcy ("Mestre do Kung Fu"); Wally Wood ("Demolidor"); Jim Steranko ("Cap. América"); Steve Ditko ("Homem-Aranha"); Alex Toth ("Torpedo 1936" e vários desenhos da Hanna-Barbera).... e mtos outros!!!
As histórias eram geralmente curtas.... mas algumas sagas se estendiam em partes por diversas ed. (é o caso de "Viajantes do Horizonte" e "Rook: o Homem q o Tempo Esqueceu")!!!
O sucesso da "Kripta" na época foi tanto, q ela gerou várias revistas "genéricas" na mesma linha e tentando repetir a fórmula..... assim surgiram: "Calafrio", "Shock", "Fetiche", "3º Geração", "Mestres do Terror", "Pânico", "Dr. Corvus", "Spektro", "Histórias do Além", "Sobrenatural", "Almanaque Medo", e tantas outras do tipo (q duraram poucas ed. e logo foram canceladas)!!!
A própria RGE sempre q lançava uma dessas "similares", já estampava na capa um: "Kripta Apresenta" (usando o nome "Kripta" como uma espécie de selo pra ajudar nas vendas da nova revista)!!!
A revista "3º Geração", inclusive.... se apresentava como sendo: "Uma Nova Mutação de Kripta" (mas durou umas 5 ed. no máximo)!!!
Além de histórias originais criadas pelos autores regulares da revista.... ela tbm trouxe várias adaptações de clássicos já consagrados da literatura de horror: incluindo uma ed. especial dedicada ao mestre Edgar Allan Poe com a quadrinhização dos contos: "Assassinatos na Rua Morgue", "A Máscara da Morte Rubra", "O retrato Oval", "O Barril de Amontilado", etc... Além é claro de adaptações de outros autores famosos do calibre de H.P. Lovecraft (no conto: "Ar Frio")!!!
Entre as histórias originais.... algumas verdadeiras preciosidades da 9º arte: "Marvin - o Morto-Vivo" (q possivelmente tenha servido de inspiração pra criação do "Monstro do Pântano" e do "Homem-Coisa"); "A Noite dos Dementes"; "Lilith"; "Satana - A Filha de Satã"; "Dax - o Guerreiro", "A Múmia"; "O Apocalipse", "A Doença Lunar"..... e várias outras obras-primas de fazer gelar a espinha do leitor!!!
Atualmente a Editora Mythos tem republicado na ordem as primeiras histórias da revista "Eerie".... tendo lançado com sucesso 2 encadernados ("Cripta" Vol. 1 e 2 - agora com a grafia começando com a letra "C" ao invés de "K"). Já a outra revista q fazia parte do mix ("Creepy") foi anunciada pela Devir há mais de 1 ano atrás, mas não tivemos novas notícias desse lançamento. Só sei q seria ótimo ter novamente as 2 séries ("Eerie" & "Creepy") sendo republicadas no Brasil!!!
Até+
PS: A "Kripta" deseja a todos os leitores.... um "Feliz Natal" (como na capa acima - crédo, rs)!!!
A DOENÇA LUNAR é uma das melhores hqs de terror que já li.
ResponderExcluir"A DOENÇA LUNAR é uma das melhores hqs de terror que já li."
ResponderExcluirtbm acho....
"Lilith" tbm eu diria q é a melhor versão de origem q eu já li dela (e olha q já vi vários filmes sobre ela, mas nada supera essa história)!!!
Valeu!!
Grande Leorrad!
ResponderExcluirTu leu a matéria que escrevi sobre a kripta, no hqmemoria.blogspot.com?
Confere lá!
A propósito, o meu site em breve volta ao ar.
Ae, Nixon.... blz, véio??
ResponderExcluireu li sim, inclusive tô acompanhando as postagens no tópico do Miolos!!! ficou show de bola a tua matéria e bem completa tbm!!!
vou add teu blog aqui na lista do submundo... e fico no aguardo das novas atualizações!!!
abração, bróder!!
Excelente, a capa mais assustadora para mim é a do número 40......vou tentar ler essa da doença lunar....
ResponderExcluirParabéns Leo blog continua show....
"vou tentar ler essa da doença lunar...."
ResponderExcluirAe, Ronny... blz??
esse camarada q me gravou um CD com todas as ed. da Kripta, disse q é fácil achar elas no torrent. Diz ele q tem as 60 ed. completas poraí!!!
vale a pena... tem cada preciosidade nessa coleção q bota no chinelo mto filme famosão de terror, rs!!
Obrigado pela visita... e fica ligado q tô preparando uma matéria de 70 anos da Mulher-Maravilha (vou agilizar pra botar essa no ar neste findi)!!!
Abs!!
Leo eu tenho todas as revistas.
ExcluirOi, cara!
ResponderExcluirNão sei se há uma ligação, mas eu me lembro de ter assistido nos anos 90 uma série de TV chamada "Contos da Cripta" onde sempre um zumbi apresentava o episódio. Ele está em uma dessas capas que você postou.
Eu gostava muito da série.
Quanto à revista, uma vez folheei alguns exemplares, mas isso foi há tanto tempo que nem me lembro mais do que vi.
Parece ser algo legal.
Novamente digo que o ero em trazer esse material de volta está nessa formulação de encadernados que acaba pesando demais - ainda que compense porque tragam grandes pérolas do passado e tal, mas seria bem melhor se houvesse uma reprodução revista-a-revista.
Enfim... é isso aí!
"...tô preparando uma matéria de 70 anos da Mulher-Maravilha"
ResponderExcluirVixe! Vou segurar a minha matéria, então, pois estou começando uma daquela série "Heróis- Seriados" onde o foco é a participação das mulheres no heroísmo... e a mulher maravilha acaba sendo uma delas, além de Patrine, Sheena e outras... importante é que são mulheres que já tiveram, um dia, seriados.
"A revista "3º Geração", inclusive.... se apresentava como sendo: "Uma Nova Mutação de Kripta" (mas durou umas 5 ed. no máximo)!!!"
ResponderExcluirkkkkk... eu acho uma graça a impulsividade dos editores e quando ela não dá certo...
"Não sei se há uma ligação, mas eu me lembro de ter assistido nos anos 90 uma série de TV chamada "Contos da Cripta" onde sempre um zumbi apresentava o episódio."
ResponderExcluirEssa série de TV era ótima mesmo (tenho toda ela gravada)....
mas não tem relação entre o seriado e a revista "Kripta" (o "apresentador" é só parecido com um dos mortos q aparecem na capa da kripta)!!!
o seriado era adaptação de gibi tbm.... mas era de uma revista concorrente ("Tales from the Crypt")!!!
é q houveram realmente MUITAS (dezenas e dezenas) de revistas do gênero... e todas meio parecidas em estrutura e até no nome, rs!!
até+
"Vixe! Vou segurar a minha matéria, então, pois estou começando uma daquela série "Heróis- Seriados" onde o foco é a participação das mulheres no heroísmo... "
ResponderExcluirq nada... pode publicar logo a matéria, Fabiano:
pois o foco da q eu tô escrevendo é mais sobre os gibis mesmo (vou falar rapidamente das 3 encarnações da Mulher-Maravilha nas telas: sendo q uma delas foi num filme pornô, rs)!!!
essa matéria q tu vai escrever, eu tô louco pra ler... eu gostava do seriado da MM e da Sheena eu assisti umas 10 vezes aquele filme dos anos 80 (o seriado dela eu não gostei)!!!
abs!!
"kkkkk... eu acho uma graça a impulsividade dos editores e quando ela não dá certo..."
ResponderExcluirengraçado mesmo são as desculpas q eles usam sempre q um gibi fracassa....
nunca vi um editor admitir a própria culpa por um fracasso.... eles sempre vem com aquela ladainha de q o mercado anda fraco, q os leitores tão migrando pros games, etc e etc:
qdo a "3º Geração" foi cancelada... a desculpa era q o gênero terror tava saturado, rs!!!
abs!!
Oi, LEO! A matéria irá ao ar lá pela terça ou quarta. Achei uma Sheena e uma Xena e agora tenho que ver qual é a grafia correta. Acho que é com "X" porque lembra "Xana"...kkkk.... eu só vi o seriado, não sabia que tinha um longa. Na verdade, achava-o divertido porque ela ficava sempre com uma outra moça, dava uma ideia velada de lesbianismo... (olha eu, que podre!!!)
ResponderExcluir"...nunca vi um editor admitir a própria culpa por um fracasso.... eles sempre vem com aquela ladainha de q o mercado anda fraco, q os leitores tão migrando pros games, etc e etc:..."
ResponderExcluirÉ mesmo! Ainda me lembro de quando a Editora Abril respondeu algumas questões de títulos especiais com essa desculpa. rsrsrs...
Fabiano,
ResponderExcluirtem várias "xanas" poraí, rs....
saca só:
1) Sheena (adaptação de gibis dos anos 40): teve um filme nos anos 80 (coma Tanya Roberts) e um seriado de TV recente!!!
2) Shanna, a Mulher-Demônio (personagem da Marvel tbm dos anos 40 e visualmente parecida com a sheena)... teve um amini-série em 2007 na revista Marvel Max!!!
3) Xena (a do famoso seriado da TV)... essa é morena e assumidamente lésbica (não é impressão sua: ele realmente tem um caso com essa outra mina na série)!!!
as 2 primeiras (sheena e shanna) vivem na selva e são loiras.... já a xena é mais baseada em mitologia e tal!!!
espero q isso tenha ajudado nessa confusão de nomes parecidos, hehe...
abs!!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA kripta publicada no brasil é uma mistura da eeire né, kripta tem historias da eeire e os desenhistas são estrangeiros? pelo fato da capa kripta n14 ser a mesma eeire n81 (capa de frank frazetta) serem as mesmas. Gostaria de saber de qual numero da eeire começou a publicação como kripta aqui?
ResponderExcluirAe, blz??
ResponderExcluirA Kripta aqui no Brasil era uma verdadeira salada (pra dizer o mínimo). AS históiras eram publicadas fora de ordem: na mesma ed. tinha material recente (pra época) misturados com clássicos com 1 década de atraso!!!
ela não seguia uma ordem de publicação....
e nem sempre as capas eram equivalentes ao conteúdo. Por exemplo: se os editores achassem uma capa da "eerie" bonita, eles usavam na kripta mas sem necessariamente publicar o mesmo conteúdo da ed. da eerie!!!
A Kripta reunia históiras soltas de 2 revistas: "Eerie" e "Creepy"... mas tgem mto material dessas 3 revistas q ainda permanecem inéditos no Brasil!!!
O nº 1 da Kripta traz histórias espalhadas de várias edições da eerie e creepy...
e no meio de toda essa confusão ainda tem os cortes de páginas e "adaptações", é claro, hehe!!!
Abs!!
valeu! tenho a kripta n15 vou ver se procuro mais delas por serem essa salada! ganhei a cripta volume 1 e 2 de natal as publicações da eerie , uheue muito boas! pra fora já está na 10.
ResponderExcluir"ganhei a cripta volume 1 e 2 de natal as publicações da eerie , uheue muito boas! pra fora já está na 10."
ResponderExcluirnossa, não sabia q já tava na 10.... desse jeito vão publicar a série toda pelo visto!!!
aqui no Brasil eu soube q a "Cripta" foi um sucesso inesperado... e q porisso trataram de lançar logo o Vol. 2
tomara q continue saindo... uns 2 ou 3 por ano já tá ótimo!!!
só falta ver em q pé está a Devir (q tem os direitos da "Creepy"). Ainda não sei se teremos as 2 séries publicadas aqui por editoras diferentes!!!
a Devir anunciou a "creepy" em 2010... mas "engavetou" o lançamento qdo a mythos anunciou a "cripta"!!!
Eu tenho toda a coleção, inclusive as edições especiais.
ResponderExcluirAbraços
"Eu tenho toda a coleção, inclusive as edições especiais."
ResponderExcluirTaí, uma coleção q eu queria ter toda tbm, rs...
inclusive aquela "3º Geração" (revista q substituiu a Kripta, mas durou poucos números)!!!
Abs!!
As histórias da revista 3a. Geração, eram da Marvel, foram publicadas tb pela Editora Abril no final da década de 80 na revista Aventura e Ficção. V
ExcluirSempre curti hqs de terror gostaria de ler uma matéria sobre a spektro.
ResponderExcluirValeu pela sugestão, amigo.... Eu tô pra conseguir um pack de scans da "Spektro" (entre outras revistas de terror), e assim q eu tiver acesso à esse material, pretendo escrever sobre isso sim (pois tenho adorado essas coleções de "Cripta" e "Creepy")!
ExcluirAbs!
"As histórias da revista 3a. Geração, eram da Marvel, foram publicadas tb pela Editora Abril no final da década de 80 na revista Aventura e Ficção."
ResponderExcluirValeu mesmo, Andre....
Infelizmente, eu só tenho 3 ed. da "Aventura & Ficção" na minha coleção (uma delas com o "Thor" na capa).... queria ter tido essa coleção completa, pois é bem o meu tipo de revista!
Abs!
Bons tempos da Kripta! Eu gostava das séries "Dax o Guerreiro", "Darklon o Místico", "Hunter" e "Rook" - minha série favorita!
ResponderExcluirÓtimas séries essas mesmo...
ExcluirLi parte delas em scans (qdo me empolguei na época do lançamento da "Cripta" da Mythos - q tenho colecionado)!
Lembro de ter lido um crossover ente "Rook" e "Vampirella" (mto legal)!
Abs!
sabe onde eu posso conseguir as revistas kripta para doenload, amigo? algum link?
ResponderExcluirE aí... blz?
ExcluirSim, tente esse LINK abaixo q tem todas as 60 ed. da "Kripta" e os especiais (não sei se ainda funciona, tem q testar):
http://cheguavira.blogspot.com.br/2009/12/eis-as-revistas-kripta-almanaques-e-tal.html
Abs!
Alguns anos atrás, eu baixei as 60 edições da Kripta em formato
ResponderExcluirPdf do www.4shared.com - provavelmente ainda estão disponíveis!
Opa, valeu mesmo... Fica aí a dica pra mais uma opção de se descolar as ed. de "Kripta"!
ExcluirAbs!
Olá ! adorei tua Pesquisa cara, parabéns, ótimo resgate. Tenho 15 volumes da Kripta, e gostei tanto dos traços que irei fazer meu TCC baseado nas ilustrações das capas, kkkkkk saberia dizer onde encontro informações sobre essas capas?
ResponderExcluirOi, Jose... Tdo bem?
ExcluirMuito obrigado por ter curtido esta postagem (foi uma das primeiras q fiz pro blog em 2011)... E boa sorte no seu TCC (já trabalhei orientando trabalhos acadêmicos e monografias: saudades desses tempos, rs)!
E sim, posso te ajudar a identificar todos os artistas das capas e conteúdo das edições das revistas originais: "EERIE" e "Creepy" (q serviram de base pra "Kripta" brasileira). Nos LINKS abaixo tem a ficha completa de cada revista:
https://www.mycomicshop.com/search?TID=182761
https://www.mycomicshop.com/search?TID=182671
Abs!
Eu que te agradeço, estes links salvaram minha pesquisa , Esse material é raro kkkkkk. mas o interessante é que pelo que pesquisei os principais ilustradores da kripta por aqui eram: Walmir Amaral e José Evaldo,ambos da RGE. Pelo visto as outras capas eram de edições da Creepy e da Eerie dos anos 60!
ExcluirA "Kripta" da RGE tinha como principais concorrentes, algumas publicações nacionais produzidas em sua maioria com material daqui mesmo (tirando uma q outra HQ internacional): "Calafrio", "Dr. Mistério", "Shock", etc... Foi um mercado farto pra artistas brasileiros!
ExcluirAbs!
Adorava essa revista. Adquiri 34 das edições lançadas. Uma das minhas histórias favoritas eram: Canção para Alan Baine, Orem e o queijo de miolos.Gostaria de saber se existem exemplares para compras.
ResponderExcluirSuper legal! Não lembrava mais
ResponderExcluirEu lembro de uma história . Mulher semelhante a um golfinho que sofriam criogenia com humanos e só ela sobrevivia é todos então era como ela. Adoraria rever.
ResponderExcluir