12/09/2011

TEX: O Mocinho + Tradicional dos Quadrinhos!!!

Fazia tempo q eu tinha prometido e tava devendo esta matéria sobre TEX: o Mocinho + tradicional dos quadrinhos... q completou este ano o marco histórico de 500 edições lançadas no Brasil (só de sua revista principal - q será o foco desta matéria - sem contar as inúmeras outras revistas e especiais q saem regularmente)!!!

Tex foi criado na Itália por G.L. Bonelli e Galep em 1948.... e desde então tem marcado presença nas bancas na série de Western de maior longevidade de toda a História dos Quadrinhos!!!

No Brasil, Tex iniciou sua carreira na Revista Júnior (em 1951), onde era chamado de "Texas Kid" e dividia o espaço com outros personagens de bang-bang... mas foi somente a partir de sua própria revista mensal "TEX" da Editora Vecchi (em 1971), q o personagem atingiu a popularidade q mantém até hj nas bancas. E é sobre sua trajetória nessa revista q trata a matéria a seguir.... com várias capas clássicas, curiosidades, e detalhes das principais histórias e sagas de Tex. Confiram:
O universo de Tex não tem limites pra imaginação.... e mesmo tratando-se de uma série de Western tradicional (com mocinhos, bandidos, índios e brigas de saloon), mtas de suas histórias partem pro gênero fantástico e envolvem: Bruxaria, Magia Negra, monstros das profundezas, vampiros, demônios, e até.... Dinossauros (!)

No nº 1 de Tex.... o leitor é apresentado à história: "O Signo da Serpente" - na qual Tex e seus amigos encontram uma fenda subterrânea q os leva à um mundo repleto de feras pré-históricas, numa clara homenagem ao clássico da literatura: "Viagem ao Centro da Terra" (de Júlio Verne)!!!

Essa empolgante aventura logo no nº 1 da nova revista mensal de Tex (sumido à anos das bancas naquela ocasião).... já deixava claro aos leitores q qq coisa poderia acontecer nas próximas edições: pois a série não ficaria limitada apenas aos aspectos da nossa vida real e aos fatos da época!!!

Tex é um Ranger (q investiga crimes rurais e caça bandidos procurados pelo Estado do Texas).... Em sua juventude, era um Fora-da-Lei se metendo em encrencas e tiroteios com bandidos e xerifes em várias cidades por onde passava. Mas ao capturar uma quadrinha de perigosos assassinos (conhecidos como "A Mão Vermelha") foi convidado a juntar-se aos Rangers do Texas!!!

A 1º aventura de Tex - "O Totem Misterioso" (de 1948) mostrava o herói ainda jovem e sendo procurado por fazer justiça com as próprias mãos. Mas a cronologia de Tex abrange cerca de 20 anos de sua vida e em seguida o personagem já aparece nas histórias com um filho (Kit Willer) adolescente!!!

Logo em suas primeiras histórias (pouco depois de ganhar a estrela dos rangers).... Tex é feito prisioneiro por índios, e na hora em q seria morto: acabou salvo pela bela índia Lilyth - q implorou pra q seu pai (chefe da tribo) poupasse a vida dele caso ele aceitasse se casar com ela. E é claro q ele acabou aceitando, rs - e com Lilyth teve um filho mestiço q seria seu futuro aliado de aventuras!!!

Além de seu filho.... Tex tbm conta com a ajuda de seu melhor amigo: Kit Carson (um ranger rabugento e pouco + velho q Tex).... e o índio Jack Tigre: q juntos formam uma equipe imbatível no combate ao crime!!!

Tex ficou viúvo em pouco tempo.... pois a índia Lilyth acabou assassinada junto com boa parte da tribo Navajo (ao receberem cobertores infectados). Porém, ao ter feito um pacto de sangue com sua esposa, Tex acabou se tornando com o tempo Chefe dos Navajos (e mto respeitado pelos índios por ser um excelente guerreiro e estrategista).

E esse acabou sendo um forte elo contra o preconceito entre brancos e índios.... já q Tex era um americano q defendia (com a própria vida) os direitos dos índios tbm - tornando o personagem totalmente imparcial no q tange à fazer justiça (já q Tex mata e protege quem tiver q matar ou proteger: seja branco ou índio - só importa a ele q a justiça seja feita e levada a qq um)!!!

Em toda sua carreira, talvez o inimigo + marcante de Tex tenha sido o diabólico Mefisto: um Feiticeiro poderosíssimo capaz de manipular mentes e até controlar animais e aves através de magia!!!

Mefisto surgiu nos primórdios das aventuras de Tex.... mas com o tempo foi aprimorando seus poderes maléficos e tornando-se a maior ameaça q Tex já enfrentou. Mas na saga em 2 partes: "o Desfiladeiro da Morte" e "A Ponte Trágica".... Mefisto é finalmente morto ao ser alvejado e despencar de um precipício.

Porém nem mesmo a morte foi suficiente pra detê-lo, e ele voltaria em futuras histórias aparecendo até em sua forma astral pra atormentar Tex e seus amigos. Sem falar no "Filho de Mefisto" ("Yama") q seguiu o legado do pai e buscou vingança contra Tex!!!

O 1º contato q eu tive com o universo de Tex.... foi no final dos anos 70, qdo herdei uma coleção completa com os 150 primeiros números de Tex (de um tio meu q estava em estado terminal - devido ao câncer - e queria q sua adorada coleção de gibis do Tex ficasse aos cuidados de quem ele sabia q iria apreciar as histórias)!!!

E eu era um grande fã de filmes de faroeste (ainda em moda nos anos 70).... sendo q um dos meus brinquedos favoritos era um inesquecível "Forte Apache" (de madeira e centenas de bonequinhos: soldados, índios, cowboys, etc). Eram outros tempos, sem dúvida: onde crianças brincando com réplicas de armas de fogo (eu tinha um revólver prateado com espoleta da marca "Estrela" - igualzinho ao q o Tex usava - só q de brinquedo, é claro) ainda era algo visto com naturalidade pelos adultos....

Mas infelizmente, essa coleção (entre vários outros gibis q eu tinha) acabou vencida pela umidade.... e não resistiu ao mofo (já q na época - e sendo uma criança - eu nem imaginava q os gibis podiam ser destruídos dessa forma mesmo estando bem guardadinhos num armário!!!

Pra minha sorte.... Tex permanece um sucesso ainda hj: tendo desafiado (e vencido) o próprio tempo - enquanto o cinema de Western (bang-bang) perdeu público e deixou q seu brilho se apagasse: os gibis de Tex sobreviveram à queda do gênero nos cinemas e na TV!!!

E esse sucesso contínuo ao longo das décadas.... é q garantiu a republicação de todo esse mateiral clássico em diversas novas publicações:

Tex Ouro, Os Grandes Clássicos de Tex, Tex Férias, Almanaque Tex, Tex Ed. Histórica, Tex em Cores.... e tantos outros títulos regulares q republicam Tex a partir de vários períodos de sua carreira (permitindo q eu recuperasse hj todas as histórias q eu lia antigamente)!!!

Assim.... Tex é um dos poucos gibis q ainda podem se dar ao luxo de terem ultrapassado a marca de 500 edições (contínuas) no Brasil.... um feito q raríssimos personagens alcançaram neste país!!!

Somando todos os seus outros títulos regulares (bimestrais, trimestrais, semestrais e anuais) e suas 2 revistas mensais (Tex e Tex Coleção).... o herói tbm atinge uma impressionante marca de quase 1 gibi novo por semana nas bancas (mesclando material inédito com republicações). 

O q só demonstra o quanto Tex ainda tem tudo pra durar outras 500 ed. pela frente.... e além!!!

Até+

14 comentários:

  1. Sandro A. A. Moreira12/09/2011, 07:01

    Belo trabalho de divulgação pard. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Brigadão mesmo, Sandro!!!

    daqui a uns dias pretendo fazer uma matéria nos mesmos moldes q essa só pra "Tex Coleção" (a outra mensal do Tex):

    e uma matéria pra cada título dele (pra auxiliar novos leitores q estejam buscando a melhor maneira de iniciar uma coleção de Tex)!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Leo, prazer falar contigo e ler esta matéria... muito bem escrita.
    E aí, garimpando muitas edições?
    Eu não conhecia o seu blog, deixa um post lá no TexBr e o pessoal vem correndo dar uma espiada.

    Muitos Tex pra você, meu caro, e parabéns!

    g.g.carsan

    ResponderExcluir
  4. Ae, G.G... tudo bem??

    qto tempo, hein? (desde a Fest Comix ano passado, de onde eu voltei com aquele sacolão de Tex, rs)!!!

    pode crer q eu li mto Tex de lá pra cá... e juntando as coleções (GCT, TEH, Férias, Almanaque e OURO): consegui reunir todas as grandes sagas e histórias do Tex q eu só lembrava dos bons tempos!!!

    e o teu livro ("Tex no Brasil – O grande herói do faroeste") me auxiliou mto na busca desse material (principalmente saber onde foram republicadas as histórias clássicas e as mais importantes): e recomendo a leitura pra quem quiser conhecer todos os detalhes e sinopses da trajetória de Tex!!!

    aproveita e posta aqui o link pro pessoal q tiver interessado saber onde conseguir e comprar teu livro, GG... blz??

    abração, véio!!!

    ResponderExcluir
  5. Léo, definitavamente vou parar de ler seu blog...

    Não dá poxa, vc fica ai falando de um monte de quadrinhos legais e fica me dando vontade de começar novas coleções...

    É muita coisa que tem por aí, deixa eu ficar só em Disney, Asterix, Tintin, Luluzinha, Peanuts e besteiras do tipo, rsrsrsrs

    Abs

    ResponderExcluir
  6. nem me fala, Sergio....

    parece q sempre existe uma coleção nova pra eu iniciar... e a sensação q eu tenho é q cada uma delas nunca chegará ao fim, rs!!!

    eu nem consigo dar conta de todas q eu gostaria... além da falta de tempo pra ler tudo q eu gosto, tbm falta grana pra comprar tudo!!!

    mas eu tenho tentado equilibrar as coisas selecionado ao máximo cada coleção.... pra ter apenas o essencial de cada uma: o melhor da Dinsey, o melhor de TEX, o melhor da Marvel, etc!!!

    pra nossa sorte... mtas dessas coleções tbm achamos pra baixar na internet: é claro q eu prefiro sempre o gibi impresso, mas em certos casos não tem outra opção a não ser o arquivo digital (até pq tem mta coisa boa q nem chegou a sair no brasil)!!!

    e pior q sempre aparece alguma coisa nova e irrestível... pra nos manter ligados nesse mundinho encantado dos gibis, rs!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Leo, enfim comprei um Tex, hehehe! Comprei no Sebo da minha cidade uma edição Ouro (tinha tantos, acho que peguei a nº 54). Essa semana devo ler, tô bem curiosa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda.... tdo bem?

      Deste uma de coveira e desencavaste esta postagem lá dos primórdios do blog, hein? hehe.... nem me lembrava mais como esta matéria tinha ficado extensa (geralmente eu posto no máximo 10 capas por postagem e esta tem 23, rs)!

      mas q bom q vc conseguiu uma edição pra experimentar.... depois me diga se vale a pena, pois essa q vc comprou eu não tenho, hehe! (boa leitura e fico no aguardo da tua avaliação)!

      Abs!

      Excluir
    2. Hehehe! Ah, um blog deve ser explorado, né... esse negócio de acompanhar apenas a última postagem acho uma droga. Encontrei essa matéria e achei ótima, pois me esclareceu ainda mais sobre o personagem... até compartilhei no Twitter :)
      Nesse Sebo que vou tem um monte de Tex Ouro! Se gostar compro mais lá.

      Excluir
    3. Oi, Nanda.... tdo bem?

      Valeu mesmo por ter compartilhado esta postagem.... (ainda não tenho um twitter, rs)!

      e se vc curtir essa ed, posso te recomendar outras ed. do "Tex Ouro" q eu já li e gostei mto: Nº 4, 6, 17 (O Navio do Deserto), 35 (Oklahoma), 37 (Os Fanáticos do Tigre), 38 (Cidade do Medo), 39 (A História de Jack Tigre), 45 (O Passado de Kit Carson), 47 (Ouro de Klaatu), 49, 61 (O Bando dos Irlandeses), 70 (Rumo ao Forte Apache), e 72 (Os 7 Assassinos)!

      Abs!

      Excluir
  8. Fala Leo, tranquilo? Fui encorajado a conhecer o ranger pelas suas portagens e, cara, ler Tex é bom demais hahaha Com certeza uma das melhores leituras - descompromissadas ou não - que já tive e procuro manter.
    Comecei nessas semanas por um Tex coleção aleatório que achei na banca e, hoje, achei na mesma diversas edições históricas e Ouro 9,90, e tive de levar três hahaha. O único problema com essas edições melhores do personagem é o preço, por isso deixo pra lê-lo apenas quando garimpo-as por um preço bom em sebos ou as acho "encalhadas" na banca, rs.
    Abraço!"

    Gustavo J.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo.... tdo bem?:

      Valeu mesmo por ter curtido as postagens q eu fiz sobre o "Tex".... te confesso q entre tudo q eu leio, os gibis do tex são disparados os meus favoritos (e os q eu mais gosto de colecionar tbm)!

      e o bom de se acompanhar Tex é isso q vc falou.... sobre a facilidade nas "garimpadas" em sebos e bancas de encalhes: todos os gibis do tex acabam aparecendo nesses encalhes po0r menos da metade do preço (ou até em pacotes promocionais com 2 ou 3 gibis juntos. E como a qualidade das histórias do tex é quase sempre linear: toda ed. costuma ser no mínimo bem-vinda, rs!

      Abs!

      Excluir
  9. Quando era criança e ainda adolescente, gostava muito dos personagens Marvel, principalmente o Homem-Aranha, e DC. Depois que me tornei adulto, já aos 34 anos, me interessei por Tex e, até agora, coleciono tudo o que posso sobre o personagem. Sem dúvida, Tex é um personagem de primeira grandeza no universo dos quadrinhos. No seu gênero, ele é comparável aos melhores personagens da Marvel e DC, além de Tarzan, Fantasma e outros de qualidade inquestionável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, amigo.... Sobre a importância e relevância de "Tex" pros quadrinhos (onde não fica devendo nada à outros ícones das HQs)!!!

      Eu tbm comecei nos gibis com a Marvel (Homem-Aranha) e ainda na infância, herdei uma coleção de TEX (da Vecchi) e aos 12 anos de idade já era fã do personagem. Infelçizmente, perdi toda essa coleção nos anos 80 (com a crise econômica) e somente de uns anos pra cá retomei a coleção de "TEX" graças às republicações da Mythos (consegui recuperar quase toda a fase clássica q eu tinha na época)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...