25/09/2011

Marvel Especial: O Almanaque das Grandes Sagas!!!

Nos anos 80 (e comecinho dos 90).... a Editora Abril publicou uma bem-sucedida série de almanaques compilando grandes sagas Marvel (daquelas q realmente todos os leitores deveriam ler e ter em suas coleções)!!!

Homem-Aranha X Duende Verde.... A Saga da Fênix Negra.... Hulk X Surfista Prateado.... Mestre do Kung Fu X O Gato.... A Origem e a comemoração dos 50 anos do Cap. América.... e mto mais!!!

Confiram....

Algumas sagas eram tão extensas q precisaram ser divididas em até 2 almanaques.... era o caso dos confrontos entre Aranha X Duende.... X-Men e Fênix.... e as batalhas do Cap. América contra a organização neo-nazista "Hidra" (a mesma do filme)!!!

Logo em "Marvel Especial" nº 1 e 2.... foram reunidos todos os confrontos do Homem-Aranha com o seu maior inimigo: o Duende Verde. Desde a 1º aparição do vilão nos gibis do Aranha, até o dia em q Gwen Stacy (a namorada do Aranha) foi assassinada pelo Duende Verde (q tbm morreu lutando com o Aranha)!!!

Já a ed. 4.... foi dedicada às "Grandes Batalhas": uma seleção de confrontos memoráveis entre heróis e vilões Marvel. A emocionante luta entre Hulk X Surfista Prateado (2 dos heróis mais solitários e odiados pela humanidade e q acabaram lutando entre si - numa fábula moderna sobre amizade e solidão com final triste). E a porradaria come solta qdo 2 dos maiores lutadores marciais do mundo se enfrentam: "Mestre do Kung Fu" contra "O Gato" (talvez a melhor luta já retratada em quadrinhos até hoje).... e ainda na mesma edição: o Cap. América enche de porrada um grupo de criminosos q invadem a mansão dos Vingadores (numa das histórias + republicadas no Brasil até hj)!!!

Em "A Saga de Fênix".... os X-Men enfrentam o q até hj é considerado seu maior e + trágico desafio: o dia em q a equipe de mutantes teve de enfrentar sua mais querida integrante: Jean Grey (agora possuída pelo poder da entidade cósmica conhecida como "Fênix"). Com o poder de destruir universos (e tendo usado esse poder pra matar bilhões de seres vivos de outros planetas), Jean se tornou uma ameaça à toda a existência.... e teve de ser detida pelos seus próprios amigos. O resultado foi trágico: os X-Men tiveram de matar Jean (destruindo tbm a ameaça da Fênix)!!!

E a coleção de almanaques se encerra com a reformulação do Cap. América, q teve sua origem recontada em comemoração aos seus 50 anos (em 1991).... da mesma forma com q foram reunidas as maiores batalhas do Sentinela da Liberdade contra o grupo "Hidra" (uma Ong do mal com planos de dominação global). Sem falar tbm no violento embate entre Cap. América e o vampiro chamado "Barão Sangue" (q termina com o capitão decapitando o monstro com seu escudo)!!!

Pros novos leitores era uma oportunidade de ouro ter reunida nessa coleção as principais sagas dos heróis Marvel.... da mesma forma q pros leitores veteranos tbm era uma boa poder ter agora compiladas em almanaques essas aventuras q já haviam sido publicadas antes só q espalhadas por inúmeras revistas mensais. Sem dúvida foi uma iniciativa mais do q bem-vinda pros colecionadores da época (e ainda pros de hj - pra quem achar essas preciosidades em algum sebo)!!!

Até+

14 comentários:

  1. Post sensacional Leo, me fez lembrar uma época em legal da minha vida.
    Até lembrei que tenho algumas edições desse almanaque e até vou na casa dos meus pais essa semana para pegar alguns para ler hahahahah.
    forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Leo, que matéria legal. Difícil é achar uma dessas preciosidades em sebos. Lembro da morte de Gwen e achei (na época) uma p#@& sacanagem. Sou fã do Homem Aranha e isso não se faz... Bom, vou anotar essas edições para garimpar por aí... Coisas assim, a gente só curte aqui no seu maravilhoso blog. Abs. Paulo.

    ResponderExcluir
  3. "Post sensacional Leo, me fez lembrar uma época em legal da minha vida."


    valeu, Doug...

    eu tbm lembro com bastante saudosimo dessa época: qdo a gente lia um montão de gibis Marvel sem ficar quebrado no fim do mês, rs!!!

    hj em dia, a gente gasta proporcionalmente muito mais... pra ler a mesma coisa q lia antes (tá certo q era em formatinho e tal, e q hj o formato é maior e o acabamento + luxuoso... mas tbm pagamos bem + caro porisso)!!!

    olha a quantidade de ALMANAQUES legais q tinha em formatinho entre os anos 80 e 90:

    além desses aí... vale mencionar tbm a aclamada "SAGA DE THANOS" e a compilação da "CRISE" (em 3 edições)!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  4. "Oi Leo, que matéria legal. Difícil é achar uma dessas preciosidades em sebos."


    Ae, Paulo.... blz??

    pior q até pouco tempo esses especiais aí tinham aos montes nos sebos aqui de POA. Mas infelizmente os melhores sebos aqui fecharam e os q sobraram não costumam ter essas coisas bacanas!!!

    mas se tu achar algum desses aí... não pense 2 vezes antes de cofrá-los: qq um desses é garantia certa de q terás em mãos uma grande saga Marvel!!!

    alguns eu não mencionei na matéria pq eu não tenho na coleção (e não sei o conteúdo exato pra poder comentar).... mas lembro q o nº 3 por exemplo é dedicado ao THOR!!!

    se tu tiveres bons sebos aí onde possas garimpar gibis raros... essa coleção aí é uma excelente pedida mesmo!!!

    e obrigado pelos elogios... podes crer q ainda esta semana trarei outras preciosidades pra engordar as listas de gibis a serem garimpados por vcs, rs!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  5. ótima coleção essa. eu só não tenho aqui as edições da Fênix Negra mas todo o resto é imperdível mesmo.
    Essa edição dos grandes confrontos é antológica.

    ResponderExcluir
  6. Bom reviver estas revistas clássicas.
    Naquela época em que as grandes sagas eram relançadas em formatinhos mais encorpados, diferente dos encadernados capa dura e cheios de firulas que custam os olhos da cara.

    Marvel Especial foi uma revista bem bacana, pena que durou apenas 10 edições (apesar de que foi praticamente substituída pela Marvel Saga, publicada entre 1991 e 1992).

    As edições que você não citou, foram estreladas pelo Thor e outra pelo Teioso:

    http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao.aspx?cod_tit=mae0301+&esp=&cod_edc=7185
    http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao.aspx?cod_tit=mae0301+&esp=&cod_edc=7188


    Parabéns, Leo por mais um resgate histórico.

    Abs.

    ResponderExcluir
  7. "eu só não tenho aqui as edições da Fênix Negra"


    Ae, Macgaren.... blz??

    é impressionante, mas até hj acho q não fizeram nenhuma saga dos X-Men q supere essa em qualidade, ação e conteúdo!!!

    essa saga foi perfeitamente adaptada pro desenho animado dos anos 90... e foi preciso 10 capítulos pra levá-la ao ar na íntegra (divididos num 1º arco de 5 ep. depois numa sequência em 4 partes.. e por fim um epílogo estrelado pelos "Piratas Siderais")!!!

    e eu gravei tudo isso em DVD... ficou show de bola!!!

    se tu perdeu essa saga no gibi... ela saiu faz poucos anos pela Panini em "Maiores Clássicos dos XM" vol. 4 (reunida numa única ed.)!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Essa do Aranha citada pelo Luiz inclusive foi a história onde o Aranha se transforma no Aranha-Homem que foi usado até na série animada de 94

    ResponderExcluir
  9. "Naquela época em que as grandes sagas eram relançadas em formatinhos mais encorpados, diferente dos encadernados capa dura e cheios de firulas que custam os olhos da cara."


    é bem poraí mesmo, Luiz...

    esses encadernados luxuosos demais, infelizmente acabam sendo um produto pra poucos... e novos leitores em potencial acabam ficando de fora dessa devido ao alto custo desses gibis em capa-dura!!!

    acho lamentável q a panini nem se coçe pra mudar esse quadro de "elitização" dos gibis.... com esses preços irreais pra nossa realidade, a tendência é o pessoal ir migrando gradativavente pros Tablets e scans.

    Aí qdo a Panini resolver pensar em fazer alguma coisa... poderá ser tarde demais!!!

    Uma boa solução seria optar pelos encadernados com papel + simples e capa-cartão com orelhas: q nem o "Hellblazer" q saiu agora (q custa 19 pila com 180 pág)!!!

    Esses em capa-dura eu não costumo incentivar... e compro apenas os q são mto essenciais pra mim (Bibliotecas Marvel, Preacher, ZDM, e uma ou outra grande saga tipo Watchmen, Terra X, e Camelot 3000)!!!

    tem vários outros gibis capa-dura q eu deixo de comprar por não serem compatíveis com o meu orçamento....

    Abs!!!


    PS: e valeu pelos links... eu não tenho essas edições do Thor e Aranha. Mas tenho algumas de "Marvel Saga" q vc bem lembrou (e q de repente poderão render uma futura matéria tbm)!!!

    Valew!!

    ResponderExcluir
  10. "Essa do Aranha citada pelo Luiz inclusive foi a história onde o Aranha se transforma no Aranha-Homem que foi usado até na série animada de 94"


    Essa eu nunca li mesmo...

    mas lembro do Aranha virando um monstrengo no desenho dos anos 90 (numa saga q envolvia até o Morbius e Justiceiro)!!!

    só q esse gibi eu acabei pulando (não lembro pq)...

    ResponderExcluir
  11. Cara, tenho as duas primeiras edições, a primeira eu ganhei de um amigo e tá toda cheia de durex, mas tá valendo hehe E como o Paulo falou antes, é bem ruim de achar estas edições em sebos, já vi as dio capitão, mas como estava sem tempo(R$ heh) não peguei na época... Massa teu post meu. Abs

    ResponderExcluir
  12. Ae, Tiago.... blz???

    a panini já republicou todo o conteúdo dessas 2 primeiras ed:

    tanto na coleção "Grandes Desafios" (vol. 3 e 4) qto nas Bibliotecas do Aranha!!!

    a diferença de todas essas versões.... tá no acabamento, formato e principalmente: no preço, rs!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Leo Bons tempos esses das grandes sagas Marvel em formatinho. Tenho todos aqui em casa e estão dentro de uma estante que eu mandei fazer para acondicionar todas minhas raridades. rs rs rs. Uma época em que eu comprava tudo da Marvel e DC. Hoje só mesmo alguns encadernados, alguns da linha vertigo em encadernados também e toda a linha Bonelli, pois não tenho mais tempo, nem saco para ver tantas idas e vindas na cronologia desses heróis. Mais uma grande materia sua aqui, que eu descobri meio atrasado. Abraços amigo.

    ResponderExcluir
  14. "Oi Leo Bons tempos esses das grandes sagas Marvel em formatinho."


    Verdade, Marcilio....

    foi uma época memorável mesmo onde acompanhar as grandes sagas da marvel eram um prazer pro leitor (e não uma repetição sistemática das mesmas fórmulas vistas atualmente)!!!

    o formatinho pode ter seus defeitos, é claro.. mas te confesso q ainda hj foi a fase da marvel q eu colecionei com mais vontade, rs!!!

    e continue ligado aqui no blog... pois em breve estarei fazendo uma matéria nos mesmos moldes desta só q dedicada à revista "Grandes Heróis Marvel" (a clássica da Abril, não essa nova de mesmo nome da panini)!!!

    pra mim é sempre uma satisfação relembrar esses gibis q fizeram história...

    Abs!!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...