13/09/2011

"Chiclete com Banana": O Nervo Exposto da Nossa Sociedade....

A Chiclete com Banana foi uma revista q marcou a década de 80 e 90 com seu teor de crítica social e humor corrosivo/anárquico/ácido.... sendo a maior representante da contracultura nas bancas do país em uma época já bastante conturbada!!!

Reunindo cartuns, histórias, matérias e textos..... a revista foi às bancas em 1985: junto à "Nova República" (pois o país estava saindo de um longo período de regime militar)!!!

Com personagens transgressores, rebeldes, depravados, ou tipinhos simplesmente inúteis... tais quais: Bob Cuspe, Rê Bordosa, Meia-Oito, Walter Ego, Skrotinhos, Wood & Stock, e tantos outros.... a Chiclete destilou seu veneno e cuspiu (literalmente) na cara da sociedade e dos modismos da época!!!

A revista trazia uma mistura de vários cartunistas, mas principalmente: Angeli, Laerte, e Glauco (tbm conhecidos como "Los 3 Amigos") eram os q mais se destacavam pela quantidade e variedade de personagens q criavam.... e entre os + populares estão:

Rê Bordosa (uma viciada em bebida e sexo q vive de ressaca numa banheira), Bob Cuspe (um punk q cospe na cara de todo mundo q considera hipócrita), Mara Tara (uma ninfomaníaca q ataca os homens à noite), os Skrotinhos (uma dupla de cínicos q são sinceros até demais, rs), Wood & Stock (2 hippies q só querem vagabundear), Bibelô (o mais machão entre todos os machões), Osgarmo (q tem ejaculação precoce só de olhar pras mulheres), Rigapov (o Idiota do Apocalipse), A Vaca Vai pro Brejo (q é só uma vaca mesmo), Walter Ego (um narcisista q é apaixonado por si próprio), entre tantas outras figurinhas do tipo!!!

A revista tbm publicava histórias dos "Piratas do Tietê"..... q fizeram tanto sucesso, q acabaram ganhando até revista própria (e tiras de jornal - da mesma forma q vários outros personagens populares da revista tbm ganharam)!!!

A revista durou 24 ed. entre 1985 e 1995.... além de 10 ed. especiais.... e 10 ed. da série "Tipinhos Inúteis" (q reunia coletâneas de personagens específicos).... mas acabou cancelada durante os caretíssmos anos 90 (qdo o "politicamente correto" se firmou de vez na sociedade brasileira (e ocidental de um modo geral)!!!

Recentemente a Devir republicou a série numa "Antologia".... prometida pra 16 ed. mas q parou na 10º (e já faz uns 2 anos q a editora nem satisfação dá aos leitores se vai continuar republicando esse material ou não)!!!

Seja como for, outras editoras tbm republicam material dessa revista em diversos formatos.... a L&PM, por exemplo lançou várias coletâneas no formato pocket (Skrotinhos, Wood & Stock, Rê Bordosa, e Waler Ego).... e a própria Devir reuniu a série completa dos Piratas do Tietê em 3 encaderndos de luxo em capa-dura!!!

Durante o auge da revista..... Angeli tentou variar um pouco e resolveu matar (literalmente) a personagem Rê Bordosa, numa história onde ele próprio (se auto-desenhando) comete o assassinato dela (jogando-a de uma ponte). 

Só q ela sobrevive à tentativa de homicídio, e acaba se casando com um de seus mtos amantes. Porém, a vida entediante de uma mulher casada acaba finalmente por matá-la (numa cena onde ela simplesmente "explode" a partir de um colapso de tédio)!!!

Outro épico da revista.... foi o encontro dos Piratas do Tietê com "Batman": onde o famoso herói revela o enigmático "Segredo do Morcego" (qual seria afinal o segredo do morcego??? nem queira saber, rs)!!!

Há alguns anos atrás foi produzido um longa-metragem com os personagens da revista: "Wood & Stock: Sexo, Orégano, e Rock and Roll"!!!

É bem divertido e eu recomendo (saiu em DVD).... pois mesmo focado nessa dupla de hippies saudosistas e preguiçosos, vários outros personagens acabam fazendo participações especiais (entre eles até a Rê Bordosa - dublada pela própria Rita Lee, q serviu de inspiração pra criação da personagem)!!!

Enfim.... mesmo q hj em dia não exista nenhum gibi q se compare à esse (em termos de humor transgressor), espero q pelo menos a editora Devir e a Nova Sampa criem vergonha na cara e retomem ao menos a coleção de "Antologia" da Chiclete com Banana.

Até+

6 comentários:

  1. Oi, LEO! Eu sempre via essa revista nas bancas e não sabia que era tão antiga. Faz um bom tempo que já não encontrava mais.
    Eu devo ter folheado umas duas ou três de uns amigos que compravam e achava legal as piadas e a arte. Acompanhava mais as tirinhas no jornal da Folha, mas a revista era bem mais completa, eu acho.
    Boa lembrança essa. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Só raridade heim.

    Nossa, se eu soubesse que hoje isso valeria tanto jamais iria me desfazer de meus formatinhos, eles foram parar nas mãos de um carrosseiro, só espero que ele tenha feito bom proveito daquelas relíquias.

    ResponderExcluir
  3. "Acompanhava mais as tirinhas no jornal da Folha, mas a revista era bem mais completa, eu acho."


    Fabiano,

    as tirinhas do jornal eram MUITO amenizadas pra não chocarem tanto os leitores, rs!!!

    os personagens eram os mesmos.... mas o conteúdo tinha q ser adequado aos jornais: enquanto a revista mesmo era censura 18 anos e pegava pesadíssimo em sexo, drogas e afins!!!

    mas qdo eles viram q a revista tava fazendo sucesso.... pegaram as tirinhas do jornal e compilaram em edições especiais (na série "Tipinhos Inúteis") pra fazer volume e lançarem mais material nas bancas!!!

    enfim... é o tipo de humor q definitivamente não agrada a todos, mas eu gosto (e mto)!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  4. "Só raridade heim."


    é isso aí, Hulkboy...

    tem gibi antigão hj em dia valendo peso de ouro!!!

    se eu soubesse (na época) q um diaq eles valeriam tanto... eu teria comprado vários repetidos pra revender hj, hehe!!!

    mas é o tipo da coisa q vai mto da sorte mesmo... tem gibi antigo q não vale nada tbm - enquanto outros chegam a valer mais de 100 reais em sites de leilão!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Cara gostei do papo, tbm era leitor de chiclete com banana e a pouco tempo quando vim passear no brasil consegui recurar varias delas. O mundo não e mais como antigamente mas chiclete com banana continua atual e cai como uma luva nesta sociedade escrota que vivemos. Gostei do post um abraco.

    ResponderExcluir
  6. "Gostei do post um abraco. "


    Brigadão mesmo, Elfo!!!

    e tem razão: passados tantos anos, a revista parece cada vez + atual (note q os maiores problemas d eantes ainda permanecem nos dias de hj, rs)!!!

    eu lamento mto q essa revista tenha parado... deviam pelo menos publicar as 16 q prometeram (só saíram 10 da "antologia")!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...