27/03/2025

Garagem Hermética: "Déjà Vu", "Ardalén", "Go West Young Man", "Corto Maltese", e Mais...

"Garagem Hermética"... É uma coluna-regular do "Submundo" dedicada a HQs "alternativas" (fora do mainstream) com uma pegada mais "cult": Quadrinhos mais obscuros, raros, com teor "artístico" (premiados), underground, fanzines, fac-símiles, etc! O nome da coluna é uma homenagem a HQ de MOEBIUS (de mesmo nome) - e desta vez retornamos com a estreia de uma NOVA revista de aventura, ficção, e fantasia da Editora TAI (entre outras atrações):

"Déjà Vu", "Ardalén", "Go West Young Man", O "Mestre das Armas", "Vagabond" 1-3 (reprint), "Corto Maltese - Noturno de Berlim", "Gun Honey", e "Wild Bill Hickok" (Vol. 2)!

Confira abaixo:

Bat-Lançamentos (Especial): "Batman - E o Monge Louco", "Coringa - A Era de Bronze", e Mais...

Mais uma Bat-fornada de lançamentos SÓ com o morcego... Enquanto a "SAGA" continua na fase da "Cruzada", o Palhaço do Crime ganha um OMNIBUS com suas melhores aparições na Era de Bronze. E a "Piada Mortal" (DC de Bolso). que estava ESGOTADA, volta às bancas agora num "reprint" especial!

"Batman - E o Monge Louco" (releitura de uma HQ clássica da Era de Ouro), "Batman - Espantalho/Duas-Caras: ANO 1", "Coringa - A Era de Bronze" (OMNIBUS), "A Piada Mortal" (DC de Bolso - Reprint), A "Saga do Batman" 11, "Batman - As 2 Faces do Crime", e "Batman - O Que é, O Que é"?

Confira abaixo:

15/03/2025

Review: "Aquaman" (de Peter David), "Desafiador", Geração X" (EPIC), "Mulher-Gato", e Mais...

Os "REVIEWS" estão de volta ao "Submundo"... Sempre com HQs (clássicas E modernas) que são LANÇAMENTOS recentes nas bancas e lojas especializadas (físicas e virtuais). As avaliações seguem a seguinte escala de NOTAS: "RUIM" [☆], "REGULAR" [☆☆], "BOM" [☆☆☆], "MUITO BOM" [☆☆☆☆], e "EXCELENTE" [☆☆☆☆☆]!

E neste "Review" tem: "Aquaman" (Vol. 1), "Gavião Negro 2", "Desafiador", "LJA X Godzilla X Kong", "Geração X" (EPIC), "Lobo Solitário" (Vol. 1 - Reprint), e "Mulher-Gato: ANO 1"!

Confira abaixo (lembrando que as avaliações e opiniões expostas nesta coluna são meramente pessoais e informais, rs):

"Heróis e Monstros" (Especial): De "Vingadores" à Lobisomens, Demônios, e Ditadores...

A linha que separa os "heróis" dos "monstros" é muito tênue... E nesta postagem (feita pra acelerar uns lançamentos atrasados, rs), selecionei edições variadas com essas 2 temáticas: Que vão do máximo do heroísmo e nobreza, até as maiores monstruosidades da ficção e da vida real, rs: 

A "Saga dos Vingadores 10" (FINAL), "A Saga do HULK 2", O "Lobisomem" (de Flávio Colin), "A Saga do Superman 7", "A Saga dos TITÃS 10" (FINAL), "Spawn - Origens 7", e "Heróis Esquecidos - O Defensor Destemido X Hitler" (com o "Demolidor Original" da Era de Ouro)!

Confira abaixo:

"Filmes de PAPEL" (Especial): Adaptações pra HQs de Grandes Sucessos do Cinema...

Matéria Especial aqui no "Submundo" (feita por sugestão de um leitor do blog no mês passado - durante um debate nos comentários, rs)... Aproveitei o lançamento (na loja da Criativo) da adaptação em HQ de "2001 - Uma Odisséia no Espaço" (de Jack KIRBY) pra listar outros FILMES de sucesso que também foram adaptados das telonas pros GIBIS: 

"2001 - Uma Odisséia no Espaço" (de Jack Kirby); "Guerra nas Estrelas" (BLOCH); O "Planeta dos Macacos" (Replicóide); "Batman" (Filme de 1989); "Robocop - de Frank Miller" (INÉDITO no Brasil); "Conan - O Bárbaro"; "Justiceiro - O Filme"; O "Império Contra-Ataca" (no mix da revista do "HULK"); e "O Abismo Negro"!   

Confira abaixo:

04/03/2025

Papo de Gibi: O "Planeta dos Macacos", "Deadpool", "Billy Bat" 1-2, e Mais...

"Papo de Gibi" na área, pessoal... com destaque pra "FOX" filmes, num bloco que reúne uma HQ da franquia do "Planeta dos Macacos" e a DOBRADINHA bilionária do cinema: "Deadpool" E "Wolverine" (que ganham edições do selo "Essencial" - pegando o hype na popularidade da dupla)! 

O "Planeta dos Macacos - A Queda do Homem", "Deadpool - Caça ao Tesouro", "Wolverine - Duro de Matar", O "Pacificador - Um Dia de Cão", "Lanterna Verde - Alan Scott", "Flash - Jay Garrick", "Sandman - Wesley Dodds" (Aurora DC), "Billy Bat" 1-2 (Mangá), e "Parasyte 3"!

Confira abaixo:

"Coleção Clássica Marvel" (CCM): De Volta à Ação - Em NOVA "Temporada"...

A "Volta dos Que Não Foram"... A Panini confirmou (em uma live) o retorno da "Coleção Clássica Marvel" (CCM) às bancas, do ponto onde parou! A editora tratou o CANCELAMENTO da linha (ocorrido em 2023) como se fosse apenas uma "1º Temporada" que se encerrou na época e agora teríamos uma NOVA rodada de edições clássicas (desculpinha sem-vergonha, hein)? rs! 

Mas seja como for, esse retorno da "CCM" foi uma notícia muito comemorada pelos leitores "Tradicionais" (veteranos RAÍZ) neste começo de ano e renovou a esperança do público numa gestão editorial mais condizente com os anseios da maioria e em sintonia com o gosto popular!

Confira abaixo... o que vem por aí:

Carnaval de HQs (Especial): "Dick Tracy", "Homem-Borracha", "Spawn", e Mais...

Em ritmo de carnaval... O bloco dos lançamentos não para, rs! E os destaques vão pra clássicos do passado com a volta de "Dick Tracy" e do "Homem-Borracha". Além do "Soldado do Inferno" (SPAWN) e mais um encadernado INÉDITO de Jodorowsky. Entre outras HQs pra curtir neste feriadão:

O "Lama Branco" (de Alejandro Jodorowsky), "Berserk 31" (reprint), "Contos Proibidos" 1-2, "Alegoria 38" (A 1º aparição do "Garra"), "Dick Tracy" Nº 1, "Homem-Borracha" (fac-símile da EBAL), "Spawn 5 - Aliança Macabra", e "Spawn - Origens 6"!

Confira abaixo:

23/02/2025

Lançamentos Marvel (Especial): Os "Vingadores" (de Kurt Busiek & George Pérez), "Demolidor", e Mais...

Parte FINAL do COMBO TRIPLO de notícias - SÓ com lançamentos da Marvel... O destaque aqui vai para 2 OMNIBUS dos "Vingadores" (cobrindo toda a fase Busiek/Pérez), o FIM da coleção do "Demolidor" (de Mark Waid), e 2 fanzines pra marvetinho nenhum botar defeito, rs:

"Vingadores - OMNIBUS" 1-2 (de Kurt Busiek & George Pérez), A "Saga dos Vingadores 9", "Demolidor" 10-11 (de Mark Waid - FINAL), "Demolidor - O Batalhador Jack Murdock", "Elektra Vive" (de Frank Miller), "Mitos Marvel" (Essencial), e "Gibilândia" 37-38 (Fanzine)!

Confira abaixo:

Lançamentos DC (Especial): "Crise Final", "A Saga do Batman" 9-10, "Patrulha do Destino", e Mais...

E chegou a vez da DC no nosso COMBO TRIPLO de notícias (separadas por tema - durante a semana encerramos com a Marvel)... O destaque aqui, fica pra quantidade de republicações de fases mais clássicas OU consagradas da DC (seja pelo selo das "SAGAS" ou "Vertigo" - me recuso a usar o termo: "Black Label", rs):

"Crise Final" (Grandes Eventos DC), "Os Invisíveis 3", "Patrulha do Destino" (de Rachel Pollack), A "Saga do Batman" 9-10, "LJA - O Trono da Atlântida" (Novos 52), "A Saga da LJA" 6 (Final da fase Ed Benes), "Flash 2" (de Joshua Williamson & Carmine Di Giandomenico), A "Saga do Flash" 11, e "Supergirl 3" (de Peter David & Gary Frank)!

Confira abaixo:

Lançamentos Diversos (Especial): "Invencível 2", "Juíz Dredd 5", "Ferdinando"... e Mais!

Mais um COMBO TRIPLO de lançamentos aqui no "Submundo"... agora, naquela modalidade de 1 postagem pra cada linha (Diversos, DC, e Marvel - nessa ordem, rs)! Os destaques pra esta coluna de "Diversos" ficam por conta da 2º parte de "Invencível" (que se popularizou novamente graças ao desenho da TV), e da volta do "Ferdinando" ao mercado brasileiro. E tem mais:

"Invencível 2", "Juíz Dredd 5" (OMNIBUS), "Hellboy - Contos Bizarros" (Vol. 1), "Ferdinando" 1-2, "Brucutú" 5-6, "Ken Parker 26", "Dylan Dog - O Planeta dos Mortos" (Vol. 2), e A "História do Oeste" 7-8! 

Confira abaixo:

18/02/2025

"Submundo-HQ" (A Estreia do Canal de Youtube do Blog): Em Breve no AR...

 

Sejam bem-vindos, amigos do "Submundo-HQ"... à estreia do "Canal de Vídeo do blog". Sim, pessoal: depois de quase 15 ANOS de existência do "Submundo" (no AR desde 2011), resolvi criar, também, um "Canal de Youtube": Para ampliar o alcance das nossas notícias, curiosidades, e bizarrices do mundo dos quadrinhos, numa OVERDOSE de informações - agora em audiovisual, rs! Mas pros fãs do formato "escrito", gostaria de ressaltar que o BLOG continuará em seu ritmo alucinante de postagens e notícias com atualizações toda semana, pois o canal será apenas um complemento ao blog (um "plus a mais"): Um espaço mais abrangente pra falarmos de outros assuntos ligados às HQs (Filmes, Séries de TV, e outras vertentes do mercado, que muitas vezes acabam ficando de fora das postagens do blog por falta de espaço OU das próprias limitações do formato escrito)! Quanto ao conteúdo do canal: Minha ideia é que seja bastante VARIADO (como é - e sempre tem sido - o blog): Misturando notícias sobre os lançamentos mais recentes e curiosidades em geral (Momentos Ridículos das HQs, Protótipos de personagens famosos, Figuras de Ação, Produções live-action, e - mais pra frente – lives e entrevistas com convidados especiais. Minha dedicação ao canal será a mesma conferida à este blog. É isso aí, pessoal: Esta foi uma 1º postagem de "apresentação" pro canal (um bate-papo informal, rs). E mais uma vez: Sejam muito bem-vindos ao seu novo "POINT" de notícias - que em BREVE fará sua ESTREIA OFICIAL (Estamos em processo de finalização dos primeiros vídeos)!

Até+

11/02/2025

Plantão Extra (Especial): A "Saga do Wolverine" 4, "Dark Souls", "Miracleman 2", e Mais...

"Plantão Extra" aqui no blog (pra botar uns lançamentos atrasados em dia, rs)... O grande destaque aqui vai pra icônica CAPA da "Saga do Wolverine 4", que manterá o "corte" das garras de forma gráfica (tal qual a versão da Editora Abril nos anos 90)! Mas teremos também outros lançamentos e até polêmicas nesta postagem (referente ao cancelamento da DC de 2 HQs do Neil Gaiman - por causa daquela "Treta" em que ele se meteu): 

A "Saga do Wolverine 4 - Codinome Wolverine: Ultra-Secreto", "A Saga dos X-Men" 29-30, "X-Men: O Cisma" (As Maiores Sagas), "Miracleman 2 - A Era de Prata" (de Neil Gaiman), "Dark Souls - Redemption" (Vol. 1), "Alegoria 37" (Fanzine), "HQ Memories 21 - Caramuru", e Mais!

Confira abaixo:

"Aventura & Ficção" (Especial): "Ficcionário", "Star Wars", "Conan", "Dreadstar", "2000 AD", e Mais...

O gênero de "Aventura & Ficção" (batizei esta postagem em homenagem à revista de mesmo nome da Abril nos anos 80, rs) predominou durante décadas em publicações tipo: "Heavy Metal", "Métal Hurlant", "Cimoc", "2000 AD", entre várias outras similares. Selecionei uma sequência de lançamentos recentes com a temática (que se mistura muitas vezes ao "Sci-Fi" - a exemplo de "Star Wars"):

"Conan - O Bárbaro 8" (OMNIBUS), "Sangue Bárbaro" (Uma "releitura" de "Conan"), "Star Wars - OMNIBUS" (de Kieron Gillen & Greg Pak), "XTNTS" (2000 AD), "Ficcionário" (de Horácio Altuna), e "Dreadstar - O Retorno" (de Jim Starlin - Importada)!

Confira abaixo:

O "Eternauta" (Especial): A Série de TV e as CAPAS Clássicas da HQ...

O "Eternauta" (El Eternauta - Em Espanhol)... É uma HQ clássica de ficção científica escrita pelo argentino Héctor Germán Oesterheld com arte de Francisco Solano López. A série foi publicada pela 1º vez em capítulos na revista: "Hora Cero Semanal", entre 1957-1959!

Nesta matéria especial, veremos um pouco dos detalhes da série de TV que estreia em 30 de Abril deste ano na Netflix (acima, o cartaz promocional)... além de revivermos as CAPAS clássicas da HQ mais importante já publicada na Argentina!

Confira abaixo:

31/01/2025

Giro na Rede: "A Saga do Aranha" 21-23, A "Saga do Lanterna Verde" (Vol. 1), O "4º Poder", e Mais...

"Giro na Rede"... Trazendo o melhor (e o PIOR) dos lançamentos e curiosidades do mundo encantado dos GIBIS, rs! E nesta edição, teremos uma enxurrada de "SAGAS" por todos os lados: "Aranha", "Super", "Mulher-Maravilha", e até a estreia do "Lanterna" no selo mais popular (e econômico) entre os leitores brasileiros! Por FIM: Um personagem bisonho do MESTRE Liefeld: O "Pochete" (!!!):

A "Saga do Lanterna Verde" (Vol. 1), A "Saga do Superman 6", "Supergirl: A Mulher do Amanhã", A "Saga da Mulher-Maravilha 5", O "4º Poder" (de Juan Giménez), A "Saga do Aranha" 21-23, e "O Pochete" (de Rob Liefeld)!

Confira abaixo:

"Demolidor" (Especial): Só Lançamentos e Reprints com O "Homem Sem Medo"...

Matéria especial aqui no "Submundo" SÓ pro "Demolidor", rs... No ano em que a série de TV do demo é retomada (agora pela Marvel - ao invés das 3 temporadas anteriores da Netflix), os lançamentos em HQ com o protetor da Cozinha do Inferno chegam em profusão nas bancas:

"Demolidor - Caindo em Desgraça" (EPIC), "Demolidor - A Armadura Negra" (Lendas Marvel), "Demolidor - A Queda de Murdock"  (Essencial), "Demolidor" 7-8 (de Mark Waid), "Demolidor - Nova Fase" (Vol. 1), e "Demolidor - Ed. Definitiva 4"!   

Confira abaixo:

"Neil Gaiman - CANCELADO": Pesadelo no Mundo dos Sonhos...

Neil Gaiman... O criador de "Sandman", foi acusado de agressão sexual contra 8 mulheres (com requintes de sadismo e dominação forçada). A repercussão sobre o caso caiu como uma bomba na mídia e entre o público nas redes sociais, gerando reações diversas de decepção dos fãs, indignação, incredulidade, e "cancelamento" do autor, é claro!

Nesta matéria (que eu gostaria de não estar fazendo, mas que também não poderia ficar calado diante dos fatos)... Veremos as últimas atualizações sobre a situação, o efeito devastador na carreira de Gaiman (em QUEDA vertiginosa), e o quanto as acusações influenciaram nas HQs e séries de TV ligadas à obra do escritor?

Confira abaixo:

21/01/2025

Drops de Notícias (Parte 3): "Guardiões do Maser", "A Sedução do Inocente", "CONANcraft", e Mais...

Um "Drops 3" bastante eclético pra fechar este COMBO TRIPLO de notícias... Talvez o destaque mais polêmico desta postagem seja o famigerado LIVRO de Fredric Wertham (o psiquiatra alemão que quase destruiu o mercado americano de quadrinhos nos anos 50). Mas ainda tem muita coisa boa e alto astral além disso, rs:

"Os Guardiões do Maser", "Chacal 3 - O Canibal de Kentucky & Caçada Humana", "CONANcraft" (versão "Minecraft" do Bárbaro), A "Saga do Batman 8", "Batman - Jogos de Guerra 2", A "Saga da LJA 5", A "Sedução do Inocente" (LIVRO), "Creepy Apresenta: Alex Toth", e "Contos Bizarros - 100 ANOS de Weird Tales"! 

Confira abaixo:

Drops de Notícias (Parte 2): "Invencível", A "Saga do HULK", "Flama", e Mais...

"Drops 2" no ar... com uma série muito pedida pelos leitores: "Invencível". Digo, a HQ já havia sido publicada no Brasil (só os 4 primeiros Vol.) pela HQM e nunca foi um sucesso comercial: ATÉ a estreia do desenho animado na TV (Prime), que viralizou e levou os leitores a pedirem que alguma editora trouxesse o material de volta ao mercado!

"Invencível - Negócios de Família" (Vol. 1), A "Saga do HULK" (Vol. 1), "CAGE" (Marvel MAX), "Ultimate Pantera Negra", "Flama" (Deodato), "Espião Ninja", "Astro Boy 2", "Nausicaä 5", e "The Fable" nº 1!

Confira abaixo:

Drops de Notícias (Parte 1): O "Fantasma" (de Don Newton), "Blueberry 4", "Rei Spawn", e Mais...

Este 1º "COMBO TRIPLO" de Notícias do ano, marca (efetivamente) o início de 2025 aqui no "Submundo"... E já vem FORTE: Com o "Fantasma" (de Don Newton); "Blueberry 4" (FINAL da coleção); A estreia de "Rei Spawn" (NOVA série regular do Soldado do Inferno); e até mesmo (PASMEM) um PROTÓTIPO do "VIGIA" pela Charlton (anos antes do personagem aparecer na Marvel): 

O "Fantasma" (de Don Newton), "Ken Parker 25", "HQ Memories 20 - O Povo Gato" (de Jack Kirby), "Blueberry 4" (FINAL), "Rei Spawn" (Vol. 1), e "Spawn - Origens 5"!

Confira abaixo:

12/01/2025

"Heavy Metal" (Especial): 30 ANOS de Metal Pesado no Brasil...

Matéria especial aqui no "Submundo"... comemorando os 30 ANOS da saudosa revista: "Heavy Metal", que fez sua estreia no Brasil em 1995 (já com bastante atraso em relação à versão norte-americana, de 1977)! A "HM" brazuca teve vida curta por aqui, fechando a coleção com apenas 24 edições + 4 Especiais (da "Druuna"), e umas edições "extras" com sketches e artes! Porém, mesmo tendo durado poucos números, a revista nos agraciou com séries tipo:    

"Drunna" (é claro), "Ranxerox", "Gullivera" (de Manara), "Black Deker - Lua Amarela", Material de bastidores do FILME: "F.A.K.K. 2" (sequência da animação "Heavy Metal - Universo em Fantasia")... e Muito Mais! 

Confira abaixo:

04/01/2025

"Ressaca de 2024" (Lançamentos Atrasados do Ano Passado, rs)...

Passada mais de 1 Semana da virada do ano... ainda estamos vivendo de 2024 aqui no "Submundo", rs! Mas é melhor do que deixar passar em branco alguns bons e interessantes lançamentos do ano passado (que não tiveram a chance de serem comentados aqui devido à grande quantidade de HQs que tivemos no período)! Assim, veremos a seguir:

"Vingadores - Confiança Mundial" (Vol. 1), "ALIEN - Linhagem de Sangue", "Zagor: As Histórias Perdidas - O Pântano do Horror" (Editora Digital), "Star Wars - Império" 21-24 (FINAL), "O Melhor do Séc. 20 - Eightball" (de Daniel Clowes), "Nathan Never 4" (Futura), e "Alvorada dos Corações Macabros"! 

Confira abaixo:

TOP 10: As "Melhores CAPAS" de HQ's em 2024...

Selecionar as "10 MELHORES" CAPAS de gibis nunca é uma tarefa fácil... Ainda mais num ano bastante produtivo (e intenso) pros quadrinhos como foi 2024! A seleção, nesta coluna, foi puramente baseada em gosto PESSOAL (cada leitor sempre terá a sua própria lista individual, naturalmente) e as opções foram muitas: entre imagens clássicas e modernas, como veremos a seguir!

Assim, esta postagem oferece um verdadeiro "tour" por algumas das mais lindas capas que tivemos no ano passado... Um deleite visual para todos os leitores de bom gosto, rs!

Confira abaixo:

"Revirando a Lixeira": As PIORES Capas de 2024...

"Revirando a Lixeira" é - literalmente - a PIOR coluna aqui do "Submundo".... E nem teria como ser diferente, pois ela traz nada menos do que as "10 PIORES" capas de gibis do ano!

Capas feias, com excesso de poluição visual, mal-desenhadas, feitas nas coxas, com erros grotescos de anatomia e proporção.... Estão selecionadas aqui: Direto da lixeira do blog, rs!

Confira abaixo (e selecione as suas "favoritas" também):

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...