06/08/2025

"TOP 10" (Especial): As 10 "PIORES" HQs de Grant Morrison...

Todos nós temos nossos escritores favoritos... E Grant Morrison (que, a meu ver, sempre teve uma carreira bastante irregular: Com altos e baixos) nos ofereceu verdadeiras obras-primas e outras nem tanto (variando entre o RUIM e o medíocre). Ninguém é perfeito, nem mesmo nossos ídolos da narrativa nos quadrinhos, e nesta 4º PARTE da coluna de "TOP 10 - PIORES" (as 3 anteriores foram para: "Alan Moore", "Garth Ennis", e "Frank Miller"), vamos de Morrison (lembrando que esta postagem trata-se uma lista PESSOAL minha: Fiquem à vontade pra concordar OU discordar, é claro, rs)!

Meu "TOP 10 - PIORES" de Morrison inclui: "Batman - Descanse em Paz", "Batman - O Retorno de Bruce Wayne", Os "Novos X-Men - Ecos do Amanhã" (FINAL da passagem do autor pela cronologia mutante), "Aniquilador", "Aztek - The Ultimate Man" (INÉDITO no Brasil), "LJA - 3º Guerra Mundial", "LJA/Wildcats", "Vampirella", "Klaus", e "Mistério Divino"!

Confira abaixo:

"Batman - Descanse em Paz" + "Batman - O Retorno de Bruce Wayne" + "LJA - 3º Guerra Mundial" + "LJA/Wildcats": A trajetória de Grant Morrison pela DC foi das mais turbulentas... Na editora, ele nos brindou com algumas das melhores HQs do selo Vertigo ("Homem-Animal", "Os Invisíveis", e "Patrulha do Destino")... Porém, sua visão para o "Batman" foi desastrosa (pra dizer o mínimo). Os arcos: "Descanse em Paz" e "Retorno de Bruce Wayne" são uma constatação disso, à medida em que o autor tenta se aprofundar na MENTE do herói (o que raramente dá certo, já que, ao se dispor a isso, um escritor pode tentar agregar ao personagem a sua própria personalidade - ou fragmentos dela - e desconstruir OU deturpar um herói já estabelecido há gerações). O resultado desse "CHOQUE" mental (entre autor e personagem) foi nada menos que: A MORTE do "Batman". E depois de "matar" o morcego, resta o quê pra um escritor? R: Arrumar uma desculpa (esfarrapada) pra trazê-lo de volta, é claro. E lá vem aquela baboseira de jogar o herói numa: "Prisão feita sob o peso das Eras" (resumindo: Ele jogou o "Batman" numa "viagem temporal" lá pro tempo das cavernas, kkk - Sim, tivemos "Bruce Wayne" brincando de "Brucutú", e logo depois: viajando e combatendo o mal em diversas épocas da História). Permitam-me, por favor, que eu me abstenha de expressar a ÚNICA palavra que melhor define minha opinião sobre esse material, ok? Agora, em uma participação menos "agressiva" (do que foi com o "Batman"), Morrison proporcionou 2 pequenos "dejetos" com a "Liga da Justiça", hehe: O arco da "3º Guerra Mundial" (tão RUIM, que a Abril nem quis publicar por aqui - e acabou saindo em mini-série pela Mythos) e o crossover com os "Wildcats" (que ainda tinha o infame: "Superman- Elétrico", pra piorar ainda mais a situação). 2 "bombas" que saíram pela Panini na "Saga da LJA"!
 
Os "Novos X-Men - Ecos do Amanhã" + "Aniquilador" + "Aztek - The Ultimate Man" (INÉDITO no Brasil): É difícil de acreditar que a mesma mente criativa que concebeu o arco: "E de Extinção" (uma das melhores HQs que já li dos "X-Men", pós-anos 2000), além de um ótimo começo de fase pros mutantes em outros arcos muito bons (tipo: "Rebelião no Instituto Xavier"), foi a MESMA que encerrou um run promissor de maneira tão esdrúxula quanto neste arco: "Ecos do Amanhã" (uma espécie de revisita do autor à: "Dias de um Futuro Esquecido"). A trama se passa num futuro distópico daqui há 150 anos, e cuja maior ameaça parece ser... Um "OVO de Fênix" (!) Nem vale a pena entrar em maiores detalhes, mas a questão é que o arco anterior à esse ("Planeta X") já oferecia, também, uma revisita à "Saga da Fênix": E, da mesma forma, havia ficado abaixo da crítica (chata, medíocre, com soluções manjadas). Morrison nos "X-Men" é a melhor síntese da irregularidade do autor (que aqui foi do "luxo ao lixo" - literalmente, rs)! E por falar em HQs futuristas: "Aniquilador" (publicado aqui pela Skript, em 2022) foi indicado ao Eisner (o que, hoje em dia, não quer dizer absolutamente NADA). A trama parte do princípio de que: "A mente de um homem é o lugar mais perigoso do universo" (e lá vem - de novo - aquela punhetação mental e psicológica que o Morrison adora). Historinha bem meia-boca, que tenta misturar sci-fi com terror cósmico (estilo Lovecraft)! Agora, um típico sub-produto noventista: "Aztek - The Ultimate Man", é uma série produzida entre 1996-1997 que permanece INÉDITA no Brasil (e é compreensível, hehe). Pelo menos aqui, Morrison divide a culpa com outro escritor: O (também) irregular Mark Millar (futuro candidato a figurar nesta coluna, kkk)!
 
"Vampirella" + "Klaus" + "Mistério Divino": Em mais uma DOBRADINHA formada com Mark Millar (a exemplo do "Aztek" aí acima)... Morrison divide o roteiro de uma sequência de histórias com a vampira mais sedutora das HQs. Mas. como já era de se imaginar, a parceria dos 2 escritores NÃO funcionou de novo e ambos entregaram um material "preguiçoso" com a "Vampirella" (sem criatividade, sem surpresas, sem VONTADE). Os arcos: "Mal Ascendente" e "Guerra Santa" (compilados num encadernado da Mythos (CAPA acima) são bem "qualquer coisa" no gênero vampiresco (só os fãs de "Buffy" devem apreciar - e não, isso não foi um elogio)! Já em "Klaus", lançado pela Devir em 2017 (uma "obra" pouco conhecida de Morrison e que passou quase despercebida pelo público): Temos a visão do autor pro "Papai Noel" (já viram, né)? Aqui, o bom velhinho é um "Homem Selvagem", que vive numa floresta gélida junto a seu lobo de estimação. O vilão é um rei tirano que impede as crianças de brincarem, e quando o Papai Noel o desafia em relação à isso, é punido a vagar (pelado) pela floresta gelada, onde tem visões com espíritos florestais, que por vez, o escolhem pra ser um tipo de "elemental" que viverá pra distribuir presentes pras crianças. É a "Origem do Papai Noel" com o selo Morrison (entre viagens "fumadas" e devaneios psicológicos)! Por FIM: "Mistério Divino", lançado pela TEQ (Tudo em Quadrinhos) em 1999. A trama envolve nada menos do que o assassinato de "DEUS" (na verdade, o ATOR que o interpretava numa peça de teatro) e a investigação de um detetive pra descobrir o assassino, que (SURPRESA): NÃO é revelado ao final da HQ, embora o principal suspeito seja o ator que fazia o papel de "Diabo" na peça (que imaginativo, rs). Enfim: Uma xaropada enfadonha feita pro autor destilar sua "crítica-religiosa FÓDA"! 

Até+

62 comentários:

  1. blz Leo?

    se tem um escritor que evito é esse maluco ai, o cara pira muito e fica difícil curtir.
    até tem materiais dele que gosto (all star superman, w3 o começo dos x-men) mas paro por ai.
    o que não li dele e tenho alguma curiosidade é o homem animal.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, gustavo... blz?

      Isso é verdade... TODA a obra dele tem q ter umas "pirações" de LSD, mesmo as mais consagradas (tipo: "Invisíveis", q começa bem e decai bastante do meio pro fim pelos excessos de "viagens", tanto do autor qto dos personagens)!

      Mas o "Homem-Animal" é mto bom... embora tbm tenha esses mesmos excessos, principalmente qdo o herói descobre q é um personagem de GIBI e tenta "quebrar a 4º parede" encontrando o escritor (loucura total, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  2. O sonho do Morrison era ser o Alan Moore quando crescesse.
    Não conseguiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, mauro... blz?

      Bem nessas... e isso fica explícito no LIVRO do Morrison ("Super-Deuses"), onde ele fica se comparando com o Alan Moore em certas ocasiões (o cara escreve o tempo todo com o EGO inflado nas alturas, hehe)!

      Abs!

      Excluir
    2. toda vez que o cara tenta fazer algo pra superar o mago, fica mais ainda pra trás, só em All Star Superman que não passou vergonha. O Watchmen dele, Pax Americana quase ninguém lembra.

      Excluir
    3. "O sonho do Morrison era ser o Alan Moore quando crescesse.
      Não conseguiu."

      conseguiu aumentar mais ainda o abismo de qualidade que há entre os dois

      Excluir
    4. "só em All Star Superman que não passou vergonha"


      Aliás... Essa eu ainda não tenho impressa, L:

      Vou esperar os "Grandes Astros" do super sair no formatinho pocket um dia (ela vem, com certeza)!

      Abs!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Aeeee... Matéria atrasou 3 dias além do previsto pq tava fóda arrumar alguns scans e tive q ler às pressas o "Aniquilador" e as 10 edições de "Aztek"pra fechar o "TOP 10", kkk!

      Abs!

      Excluir
  4. " É difícil de acreditar que a mesma mente criativa que concebeu o arco: "E de Extinção" (uma das melhores HQs que já li dos "X-Men", pós-anos 2000), além de um ótimo começo de fase pros mutantes em outros arcos muito bons (tipo: "Rebelião no Instituto Xavier"),"

    Concordo sobre Rebelião no Instituto Xavier, é um dos pouco materiais que realmente gosto do careca. E de Extinção preciso reler, mas acho que não vou curtir. Planeta X é ok, mas é aquela velha reciclagem de ideia: Magneto morrendo pra depois voltar, Jean Grey morrendo pra depois voltar, azaraçao entre os xis-men, militância, bla bla, só que sem a dupla Byrne/Austin pra elevar o nível, e o que é pior: os xis-men com os uniformes de couro, provavelmente pra seguir a modinha do filme do Singer, e as X-woman já deixando a sensualidade de lado. Nao sei qual e o pior: o Igor Kordey embaragando a Emma Frost ou o tal de Chris burham embarangando a Talia Al Ghul. Não sou o maior cronologista de Batman, mas se alguem tiver lido mais do que eu, peco que me confirme se o Morrison mudou radicalmemte a personagem, que na minha opinião, ficou muito mais emponderate na passagem dele pelos titulos Morcego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, L... blz?

      Toda a fase Morrison nos XM já veio na proposta do CINEMA: de usar mais roupas de couro pretas e menos colants coloridos, rs. E foi um ótimo começo (até a "Rebelião"), depois começou a cair nos velhos clichês de sempre (conforme vc bem lembrou)! O "E de Extinção" tinha como maiores méritos (a meu ver) a criação de uma excelente VILÃ pra franquia (Cassandra - q tava ótima tbm no FILME do "Deadpool 3") e por ter tocado o TERROR ao exterminar milhares de mutantes num ataque genocida (uma cena fodástica - q tbm impactou no desenho animado: "XM '97")!

      Sobre o "Barangaverso" (kkk)... É preciso falar a verdade (com todas as letras): O Morrison É um "Agente-WOKE", e segue a cartilha à risca. Isso é FATO (nem adianta me apedrejarem por falar isso, hehe: visto q o próprio Morrison se assume de tal forma em entrevistas: Uma delas eu repliquei na íntegra aqui no blog - segue LINK abaixo):

      http://submundo-hq.blogspot.com/2012/04/grant-morrison-em-polemica-e-bombastica.html

      Na referida entrevista... e em seus recentes trabalhos pra "Heavy Metal" (de onde foi editor-chefe há alguns anos), fica claro o posicionamento do autor em relação à pautas "woke". Dito isso: não acho q seja impressão sua a visão q ele agregou à Talia (pois é premissa básica da cartilha o processo de "dessexualizar" as personagens femininas e empoderá-las, nem q pra isso seja preciso "nerfar" e "emascular" os personagens masculinos)! Já no caso do Igor Kordey, creio q o tipo de traço dele dificilmente irá favorecer QQ personagem feminina q seja, hahaha (desenha mal pra kct, kkk)!

      Abs!

      Excluir
    2. "Sobre o "Barangaverso" (kkk)... É preciso falar a verdade (com todas as letras): O Morrison É um "Agente-WOKE", e segue a cartilha à risca. Isso é FATO (nem adianta me apedrejarem por falar isso, hehe: visto q o próprio Morrison se assume de tal forma em entrevistas: Uma delas eu repliquei na íntegra aqui no blog - segue LINK abaixo):"

      até nisso o cara perde pro Millar, que já fez lacração, mas foi antes do movimento começar a encher o saco de todo mundo, o cara:

      transformou o Colossus em gay (universo Ultimate)
      mudou etnia de personagem (Nick Fury Ultimate)
      deu as bases pro MCU, muito do que tem em vingadores, fi tirado da hq dos Supremos, e todos sabems que Joss Whedon era um lacrador picareta e onde o MCu chegou,
      além disso, ele lembrou a nós que o Prof Xavier é um papa anjo (assim como muitos professores "desconstruídos") doido pela Jean Grey no universo Ultimate tbm! Nas hqs do Kirby e Lee, isso é citado, mas deixaram pra trás ao longo do caminho.

      Excluir
    3. http://submundo-hq.blogspot.com/2012/04/grant-morrison-em-polemica-e-bombastica.html

      "Porém, essa entrevista deixa claro que os personagens são aquilo q os escritores quiserem que eles sejam a partir de suas próprias visões pessoais.... qq escritor, portanto, poderia mudar a personalidade (e sexualidade) dos personagens se assim desejar (e se tiver carta-branca da editora pra isso)!!!"

      Já tava prevendo a merda que viria, hem?

      Excluir
    4. "Nas hqs do Kirby e Lee, isso é citado, mas deixaram pra trás ao longo do caminho"


      Verdade, L...

      Dia desses eu tava relendo umas HQs clássicas dos "XM" (q saíram na "CCM") e o "Prof. Xavier" tinha uma tara meio doentia pela Jean mesmo, q era menor de idade qdo ingressou na equipe. Ironicamente, outro líder (Reed Richards) tbm era BEM mais velho q a Sue nos primórdios do "4F" (ela tbm era de menor e o Reed um tiozão, rs)!

      Abs!

      Excluir
    5. "Já tava prevendo a merda que viria, hem?"


      Essa foi quase nível: "Nostradamus do GIBI", kkk...

      Abs!

      Excluir
    6. "Ironicamente, outro líder (Reed Richards) tbm era BEM mais velho q a Sue nos primórdios do "4F" (ela tbm era de menor e o Reed um tiozão, rs)!"

      Essa me pegou de surpresa, pensei que isso fosse exclusividade do filme do Corman. Sempre vi a Sue.como uma MILF (não que ela seja velha, só um pouco mais que as outras mulheres do universo Marvel) gostosa que todo mundo sonha em pegar,

      Cara, nas federais sempre tem esse tipo de professor.

      Excluir
    7. Bah... pra vc ver: O filme do Corman era mais fiel ao gibi até na escalação dos atores, rs!

      A Sue (na fase Lee/Kirby) era a irmã mais velha do Tocha... mas a diferença de idade entre eles era de uns 2 anos no máximo (e numa das histórias ele afirmava ter 14 anos - o q joga uns 16 pra Sue). O Reed já tinha até lutado na guerra ao lado do Ben (antes de irem pro espaço)!

      Com o tempo... a Marvel foi "retconeando" essa diferença de idade: E na fase da Sue MILF (anos 90), ela aparentava ser uma balzaca safadona (com aquele maiô minúsculo, rs)!

      Abs!

      Excluir
  5. "Nem vale a pena entrar em maiores detalhes, mas a questão é que o arco anterior à esse ("Planeta X") já oferecia, também, uma revisita à "Saga da Fênix": E, da mesma forma, havia ficado abaixo da crítica (chata, medíocre, com soluções manjadas)."

    👏👏👏👏

    A galera tava tão carente de algo que preste na época, que essa reciclagem de idéias deve ter parecido maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior, né? hehe...

      Pra quem não lembra, os "XM" (antes do Morrison) vinham de uma fase medonha (iniciada ainda nas finadas "Premiuns" da Abril - e q a Panini ainda continuou de onde havia parado antes da estreia do Morrison)... Era Chuck Austen (se não me falha a memória) e outros escritores em franca decadência (q já não sabiam mais o q fazer com os mutantes). Tanto é, q qdo começou a fase Morrison, foi praticamente um "reboot" (q desconsiderava tudo q tava sendo feito antes). O leitor, já cansado da mesmice de sempre, abraçou o Morrison com a calcinha molhada, kkk!

      Abs!

      Excluir
    2. "Era Chuck Austen (se não me falha a memória) e outros escritores em franca decadência (q já não sabiam mais o q fazer com os mutantes). Tanto é, q qdo começou a fase Morrison, foi praticamente um "reboot" (q desconsiderava tudo q tava sendo feito antes). O leitor, já cansado da mesmice de sempre, abraçou o Morrison com a calcinha molhada, kkk!"

      Rapaz, tem uma dessas hqs do Austen, que saiu pela Panini e que era uma versão de Romeu e Julieta, que uma conhecida minha na época adorava, ela emprestou uma pilha de gibis, foi por causa dela que conheci X-taticos e Exilados. Até hoje, essa menina é bi e adorava a Solaris dos Exilados (acho que você deve imaginar o porquê...)

      Excluir
    3. "Rapaz, tem uma dessas hqs do Austen, que saiu pela Panini e que era uma versão de Romeu e Julieta"


      O Austen curtia mto botar umas putarias e bizarrices nos gibis mutantes, né?

      Lembro de uma vez em q alguém "BEBEU" o Homem de Gelo (q tinha virado líquido) e depois URINOU ele (olha as pirações dos caras, hehe)...

      Abs!

      Excluir
    4. "Lembro de uma vez em q alguém "BEBEU" o Homem de Gelo (q tinha virado líquido) e depois URINOU ele (olha as pirações dos caras, hehe)..."

      Quase isso, pelo que lembro, só sobrou a cabeça do Bobby e ele comenta mais ou menos isso: galera estou precisando urgente de água pra me regenerar, tou aceitando qualquer tipo de água"

      Excluir
    5. Eita, minha memória já anda me pregando peças então, kkk: Deve ser isso mesmo q vc falou... mas tinha MIJO no meio, hahaha!

      Abs!

      Excluir
  6. "lá vem - de novo - aquela punhetação mental e psicológica que o Morrison adora)."

    Acho que você quis dizer: Psicodélica e pseudoKbeça e pseuintelectual desse pseudogênio😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sim... rs:

      É possível trocar minhas palavras pelas suas... sem perder o sentido do texto, kkk!

      Abs!

      Excluir
  7. "Historinha bem meia-boca, que tenta misturar sci-fi com terror cósmico (estilo Lovecraft)!"

    Mais uma vez, o careca vai na rabeira do mago barbudo que adora fazer historias com Cthulu tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, L...

      Pô, eu nem tinha me ligado nessa "coincidência" de referências na hora q redigi a matéria... Mas vc tem razão SIM: Se o Moore SEMPRE coloca algum easter-egg do Lovecraft em suas obras: Lá foi o Morrison seguir os passos do barbudão e fazer a mesma coisa, tá lôco: Q carniça, kkk!

      Em tempo... Tbm sou fanzasso do Lovecraft e tenho todos os livros dele em pocket (uma vez fiz uma matéria só sobre Lovecraft aqui no blog: com os livros dele q eu tinha lido na época)!

      Abs!

      Excluir
  8. "O (também) irregular Mark Millar (futuro candidato a figurar nesta coluna, kkk)!"
    Cara, eu ia pedir pra ele ser o próximo, rsrrsrs

    Cara, eu acho que o Millar põe o Morrison no bolso. Supremos, Entre a Foice e o Martelo, Velho Logan, Kick Ass, Procurado, Kingsman..., esse tipo de hq diverte bem mais do que as viagens do desafeto do Moore.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão, L... Tá anotada sim!

      Eu iria encerrar esta coluna na próxima parte (q será dedicada ao BYRNE, hehe)... Mas resolvi estender um pouco mais, e (pro ano q vem) devemos ter nesta coluna: "Tom KING", "Mark Millar", e "Jason Aaron" (aceito sugestões tbm de mais alguns pra fechar 10 autores, rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. "Mas resolvi estender um pouco mais, e (pro ano q vem) devemos ter nesta coluna: "Tom KING", "Mark Millar", e "Jason Aaron" (aceito sugestões tbm de mais alguns pra fechar 10 autores, rs)!"

      Trabalho díficil essa do King, é mais fácil escolher a meia dúzia do que presta dele, isso se tiver algo que preste, e colocar todo o resto no lixo e nem se dar ao trabalho de ler. Não sei, vai que talvez você se divirta vendo até que ponto o nível de ruindade do cara pode chegar.

      Excluir
    3. "Mas resolvi estender um pouco mais, e (pro ano q vem) devemos ter nesta coluna: "Tom KING", "Mark Millar", e "Jason Aaron" (aceito sugestões tbm de mais alguns pra fechar 10 autores, rs)!"

      faz do Millar por favor, os outros dois são irrelevantes hehehe

      Excluir
    4. "Trabalho díficil essa do King, é mais fácil escolher a meia dúzia do que presta dele, isso se tiver algo que preste, e colocar todo o resto no lixo"


      Me "Divertir" lendo gibis do Tom King é pouco provável q aconteça,. hehe...

      Mas vai ser um trampo xarope de fazer, pois pra uma postagem desse tipo é preciso LER tudo q o cara fez (e já q eu tenho evitado o King, teria mta coisa dele pra botar em dia)... De melhorzinho dele, acho q eu só lembro do "Xerife da Babilônia", "Visão", e "Sr. Milagre" (o "Rorschach" q ele fez foi pra lacrar em cima do personagem: é até uma série policial legalzinha, mas a concepção foi mal-intencionada, rs)!

      Abs!

      Excluir
    5. "faz do Millar por favor, os outros dois são irrelevantes hehehe"


      Do Millar eu vou fazer certo... pois ele tem bastante material pra fazer render uma postagem do tipo, hehe!

      Só q eu vou ter q escolher mais alguns pra fechar 10 postagens da coluna (tenho TOC com esses lances numéricos, tem q ser 5 ou 10: não pode ser 6, nem 7, nem 8, e nem 9, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  9. "...(só os fãs de "Buffy" devem apreciar - e não, isso não foi um elogio)!"

    Já fui fã ocasional, hoje abomino a série e o criador, já achava o cara muito superestimado e um lacradorzinho chato que mereceu ser cancelado pelo galerinha cheirosa que ele alimentou.

    Mas vou reconhecer que ele fez um bom trabalho como script doctor em Velocidade Maxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem lembro quem era o (i)responsável pela série "Buffy", rs... Mas cara, como eu detestava aquela sériezinha só de ver as porcarias das propagandas delas nos tempos de TV a cabo (qdo eu assinava a FOX e a gente não podia pular comerciais, rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. Ué? Buffy e Angel são do Joss Whedon, não sabia? Assim como Firefly, Dollhouse, Alien Ressurreição (o roteiro)...
      o cara tinha um histórico de fracassos e cancelamentos na carreira, sempre choramingou pelos estúdios se intrometerem nos projetos, mas sendo sincero, ele nos melhores dias era só bom ou um pouco acima da média.

      Excluir
    3. "Ué? Buffy e Angel são do Joss Whedon, não sabia?"


      Puta q o pariu... pior q eu não sabia não (ou não lembrava), kkk!

      Bah, "Alien - Ressurreição" foi tão RUIM, mas tão RUIM... q foi desconsiderado da franquia (e até hj eu tento esquecer q assistir essa merda um dia)! Aliás, eu vi semana passada foi o "Alien - Rômulus" (esse sim, é bacaninha: nada de mto espetacular, mas diverte e não ofende o fã da franquia, rs)!

      Abs!

      Excluir
  10. Rapaz. O Morrison faz tanta porcaria, esse merecia top 20.

    Tu mencionou Batman descanse em Paz e Retorno de Bruce Wayne, mas essas duas ai, ao menos possuem bons desenhistas e sao arcos menores sofrimento acaba mais rápido). Já Corporação Batman consegue ser uma atrocidade maior ainda nos rumos finais como mencionei antes: Talia al Ghul empoderate (criou um clone superpoderoso que matou o Damian) e embarangada, morte do Damian wayne, que provavelmente foi feita pra chocar e pelo ego do autor em não querer que outros trabalhassem com o personagem. Isso sem falar que transformou o Damian em um bebê in vitro.

    Enfim, o cara é um "jênio".

    Ecos do Amanhã, só a arte do Silvestri se salva dessa bagaça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah... vc nem imagina, L:

      Eu cheguei a fazer um "Menções Honrosas" do Morrison no final desta postagem... Mas acabei apagando pq a matéria já tava mto extensa e as 5 "menções" q fiz poderiam desmerecer o "TOP 10" principal, saca? Depois me arrependi de ter apagado, hahaha!

      As "Menções" eram: "Batman - Gótico", "DC - 1 Milhão", "Crise Final", "Kid Eternidade", e "Flex Mentallo"... Só aí já fecharia um "TOP 15", kkk!

      Abs!

      Excluir
  11. Oi Leo!
    Estava no aguardo desta matéria há muito tempo!
    Eu respeito Grant Morrison, mas considero ele um escritor irregular e superestimado!
    Sua fama se deve mais à sua rivalidade com Alan Moore, que por suas obras!
    Assim como um político que quer ser presidente a todo custo, ele queria ser o melhor escritor de HQs na época em que o Alan Moore reinava! Creio que esta rivalidade seja porque o Moore é inglês e ele escocês, sendo seu país de origem pertencente ao Reino Unido, onde deve haver rivalidade histórica e ideológica!
    Morrisson pra mim só tem duas HQs boas que é Homem Animal e Patrulha do Destino, o resto é qualquer nota. Em tempo, não gosto de Asilo Arkham!
    O Batman dele na mensal foi tão revolucionário que está esquecido/ apagado, o Damian de certa forma nem criação dele é, pois o conceito do filho do Batman com a Talia foi criado por Mike W. Barr em O Filho do Demônio!
    Morrisson é um engodo disfarçado (ou vendido como gênio), tentou com Zênith rivalizar com Watchmen, um sacrilégio pensar isso!
    Outra obra dele ruim de doer é Kid Eternidade!
    Repare que o escritor sempre pega idéias de outros para escrever as suas histórias dando nova roupagem apenas! Outra coisa que não gosto dele é trazer conceitos da Era de Prata, afinal se houve Crise Nas Infinitas Terras que apagou todo o conceito de outras eras da editora, pra que trazer de volta o que foi apagado?
    Considero Tom King seu sucessor natural, mas é um assunto muito complexo que ainda chegará a hora de discutirmos!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O Batman dele na mensal foi tão revolucionário que está esquecido/ apagado, o Damian de certa forma nem criação dele é, pois o conceito do filho do Batman com a Talia foi criado por Mike W. Barr em O Filho do Demônio!"

      Sim, e na hq do Barr fica claro que o "serviço" foi consensual e a gravidez tradicional. Aí o "jenio" vem com essa de que o Bruce foi drogado e que o Damian era um bebê de proveta. Tem um pessoal de umas seitas por aí que amam esse tipo de desconstrução do tradicional e da normalidade.

      Excluir
    2. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Esta matéria levou quase 1 ano pra ser feita, hehe... Já q a grande quantidade de títulos q o Morrison escreveu me forçou a ler TUDO em scan pra poder fazer este "TOP 10" (tive q baixar até as "Heavy Metal" q ele escreveu e q nunca publicaram por aqui)!

      Penso da mesma forma q vc em relação ao Morrison... Sempre falei aqui q achava ele um escritor mto "irregular" (alguns grandes acertos e outros tantos medianos/ruins: Dividindo mto as opiniões dos leitores sobre sua obra no geral)! E depois q li o LIVRO "Superdeuses", meu conceito sobre o escritor CAIU ainda mais, já q no livro ele se mostra extremamente arrogante sobre si mesmo e acirrando a rivalidade com o Moore (q até costuma CAGAR pra opinião do Morrison - já q quase nunca o cita em postagens pessoais ou entrevistas)!

      Entre as "MELHORES" obras do Morrison... eu creio q listaria as seguintes: "Grandes Astros - Superman", "Homem-Animal", "Patrulha", "Choques Futuristas" (2000 AD), "7 Soldados da Vitória", "Lanterna Verde" (Liam Sharp), "Sebastian O", "XM - E de Extinção", e "Marvel Boy" (q não é nenhuma maravilha, mas diverte)! Mas repare q entre essas q citei, nem todas são EXCELENTES: tem algumas aí q achei apenas "BOAS"!

      É interessante tbm essa mania q ele tem e q vc bem lembrou... de beber na fonte da Era de Prata. Aliás, uma coisa boa q ele fez foi ter selecionado aquelas HQs bizarras do "Batman" naquele especial: "Arquivo de Casos Inexplicáveis" (uma ótima edição com seleções do Morrison da Era de Prata do morcego)!

      O "Tom King" deve ganhar uma futura postagem nesta coluna tbm... provavelmente lá pro ano q vem (a próxima é a do BYRNE, rs)!

      Abs!

      Excluir
  12. O final dos X-Men nas mãos de Grant Morrison realmente deixou a desejar, mas muito se deve não por sua culpa, mas pelos chefões da editora que somente pensavam em lucrar. Ao menos a continuação realizada por Joss Whedon e John Cassaday melhorou a seguir. Agora, eu acho que o ápice da carreira de Morrison fico entre "O Homem Animal" ou Patrulha do Destino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      O Morrison até tinha esse problema de manter séries mto extensas com a mesma qualidade... É comum na obra dele começar BEM uma série e depois ir se perdendo (fazendo o nível baixar). Foi assim com "Os Invisíveis" (é mto bom até a metade e depois acho q nem o próprio autor sabe como terminar, rs) e tbm com os "X-Men" (q foi decaindo de qualidade tbm do meio pro fim)!

      Creio q a culpa nesses casos seja em parte das editoras sim (Marvel e DC)... q (de repente) forçaram o cara a esticar as séries por estarem vendendo bem. É uma suposição da minha parte, mas "talvez" o plano do Morrison não fosse esticar tanto essas 2 séries (a exemplo do "Homem-Animal", q é perfeito justamente por ser mais contido: Cabe completo em apenas 3 encadernados médios)!

      Abs!

      Excluir
  13. A forte queda de Quarteto Fantástico na segunda semana e a estreia de Corra que a Polícia Vem Aí

    https://youtu.be/uS-h9awx0Wk?si=vf-A1SLMa4wbGv5q

    66% de queda de Quarteto Lacrástico, 6:36 do video, hihihi lacrem mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita... Essa queda foi brutal pro "4F":

      Provando, de uma vez por todas, q os filmes da Marvel só arrancam bem na 1º semana (devido às pré-vendas antecipadas de ingressos vindas dos fãs q sobraram)... e despencam da 2º semana em diante, por não atraírem mais o público-médio (civil)!

      A performance do "4F" tbm foi fraquíssima no exterior... restringindo ainda mais o gênero de super-heróis como sendo algo mais "americano" (basta ver q o novo "Jurassic Park" performou mto bem lá fora dos EUA)! Estamos diante do FIM do gênero dos supers (até q durou bastante, né)? rs!

      Abs!

      Excluir
  14. Saudações comandante Leo!

    Essas listas de "piores de..." são tão instigantes ou até mais que as de "melhores de...", e devo dizer que em se tratando desse autor tema da lista da vez, Grant Morrison, acaba que não li tanto assim de sua autoria e me atenho as, para mim suas melhores obras que são; "Homem Animal" que saiu incialmente no Brasil na icônica "DC 2000" ainda da editora Abril, o "Quarteto Ultimate", "Os Novos X-Men" e sua passagem pela "Liga da Justiça" que inclusive fiz a coleção completa da primeira temporada do super grupo da DC.

    Após esses citados já comecei a não gostar do que li. Principalmente a "Corporação Batman" que inclusive já passei adiante os encadernados em capa cartão lançados a quase 10 anos ou mais. "Os Sete Soldados da Vitória" que foi uma das coisas mais confusas, sem graça e enroladas que já vi em matéria de HQs de super heróis, não cheguei nem a terminar a mini-série. E os títulos expostos na matéria não li praticamente nenhum mas já tendo a concordar que devem merecer o lugar nesse ranking. Dito isso expresso minha surpresa com a quantidade de comentários nessa postagem, que aliás não li antes de enviar este meu comentário. Que se torne rotineiro porque o blog merece essa repercussão e movimento.

    Um abraço e boa semana a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Esta coluna acabou sendo um acerto aqui no blog, hehe... pois, justamente, creio q fuja um pouco daquele lugar-comum q se encontra por aí: q são listagens com as "MELHORES obras" de determinado autor. Mas listas com as "PIORES" já é mais difícil de achar, né? Eu mesmo, qdo tava pesquisando pra esta matéria, encontrei trocentas listas das melhores do Morrison (q caíam sempre nas mesmas de sempre: "E de Extinção", "Homem-Animal", "Invisíveis", etc). Talvez (quem sabe) por ir meio q na contra-mão, esta coluna tenha instigado mais o leitor ocasional do "Submundo" desde sua 1º parte (dedicada ao Alan Moore) e assim prosseguiu pelas demais (Garth Ennis e Frank Miller)! Tanto é, q eu iria encerrar a coluna na parte 5 (BYRNE), MAS resolvi dar à ela uma sobrevida com futuros autores a estrelarem por aqui (Tom King, Warren Ellis, e Mark Millar - esses PROMETEM, hein? kkk)!

      A "Corporação Batman" foi de amargar mesmo... eu li na época (em scans) e é realmente algo q oscila entre o ruim/medíocre e "QUASE" entrou pra esta lista, acredite: Porém, o "Batman das Cavernas" (vagando pelo tempo q nem um "Eternauta" depois de ter morrido, rs) representa melhor (a meu ver) o morcegão pra uma lista destas, hehe! A concorrência entre as porcarias q o autor escreveu tbm se sobressaem qdo avaliadas num todo da "obra" (antes da "Corporação", ainda teria outra HQ q eu botaria na lista antes dela: "Batman - Gótico", q foi a 1º incursão de Morrison com o personagem)!

      Vc falou nos "7 Soldados", né? Olha, vou te dizer... Essa série é um "WATCHMEN" diante dessas 10 q eu selecionei acima, hahaha!

      Obrigado por ter curtido esta listinha-trash, Luiz... Uma ótima semana pra vc tbm, amigo (e amanhã tem NOVA atualização por estas bandas, rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. Pelo que eu entendi dos 7 soldados, são heróis que não se conhecem e pelo destino influem pra derrotar o vilão sem se conhecerem srs. É meio Loko mas basicamente isso srs

      Excluir
    3. E aí, Alex... blz?

      É bem isso aí sim, rs... Os "7 Soldados" são uma equipe "individual" (enfrentam o mesmo inimigo, só q cada um em seu canto, kkk)!

      Originalmente, era uma equipe clássica dos anos 40 (Era de Ouro)... E na versão moderna do Morrison, ele interliga 7 mini-séries (cada uma estrelada por 1 integrante), onde o inimigo central é uma raça alienígena q quer dominar a Terra (pra variar, rs)!

      Abs!

      Excluir
  15. Fala, Leo, blz?

    Grant Morrison era sinônimo de qualidade lá no início dos anos 90 aqui no Brasil (Patrulha do Destino, Homem Animal etc) e, quando voltei a colecionar gibis nos anos 2010, um dos primeiros materiais gringos que comprei foi justamente um encadernado capa cartão de All Star Superman, que achei incrível, tornando-se um dos meus gibis favoritos de todos os tempos, nível Watchmen, Sandman etc, daí resolvi ir atrás do material dele que tinha "perdido", mas foi uma verdadeira DCpção (trocadilho obrigatório com a editora que parece ser a preferida dele... hehe).

    Na minha opinião, a pior coisa é a mensal da Liga da Justiça. Um dos últimos gibis que comprei antes de parar de colecionar foi justamente Melhores do Mundo com o início dele na Liga e fiquei na memória que era um material excelente, daí resolvi importar todos os encadernados dessa fase, achando, inocentemente, que o nível seria o mesmo, e só fui começar a ler quando já tinha comprado tudo... Putz, dinheiro jogado fora. Realmente, o arco inicial é muito bom mesmo, mas o resto é um lixo completo, bem estilo anos 90, mas com umas pitadas de egomania dele, só salva o especial do Sindicato do Crime, que saiu por aqui pela Eaglemoss.

    O Batman dele começa até legal, introduzindo o filho dele, o tal Damian, mas no arco seguinte o nível já cai drasticamente, e como tinha comprado um encadernado gringo que vinha os dois arcos, dessa vez, resolvi ler antes de continuar, por isso me livrei de comprar esses gibis ruins que você citou e nunca li até hoje a fase dele completa, nem em scans.

    Eu incluiria nesse top ruindade, a mega saga Crise Final que é péssima, incluindo que ele mata o Batman novamente, ou seja, o Morrison matou o personagem duas vezes num curto espaço de tempo, não sei se foi um erro bizarro dele ou "uma sacada genial" que só ele achou. A parada foi tão bizarra na época, pelo que li, que depois o editor mandou ele explicar como o Batman não tinha morrido na mensal e por isso publicaram um gibi só para contar como ele sobreviveu (para ser "morto" pelo Darkseid no dia seguinte).

    Não querendo ser do contra, mas sou um dos que gosta da fase dele nos X-Men inteira, incluindo o final, até na polêmica revelação de quem é o Xorn (nessa, ele foi brilhante sim, mas entendo quem não gostou). O último arco vejo como um gibi divertido, meio de zoação com essas sagas de futuro que servem só para criar paradoxos com o presente, ainda mais para aliviar a tensão do arco final em que havia rolado muitas tragédias, mas tem que entrar nesse espírito.

    Enfim, fiquei tão DCpecionado com o Morrison que parei de comprar qualquer coisa dele desde que li a Liga da Justiça e o Batman, então, me livrei de comprar a maioria dos gibis que você indicou aqui e sigo não comprando mais nada dele. Estou satisfeito em ter apenas na coleção All Star Superman, Homem Animal e X-Men (queria passar adiante a Liga e o Batman, mas ninguém vai comprar mesmo... hehe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      De fato, amigo... Morrison era praticamente um consenso geral entre qq TOP 5 de MELHORES escritores de HQs dos anos 90 pra cá. E ainda hj, creio q ele continue figurando em listas de preferidos da gibisfera, hehe. Embora (verdade seja dita) ele não tenha emplacado NADA de mto relevante desses últimos anos, né? O "Lanterna Verde" dele até causou certo burburinho qdo foi anunciado, mas se mostrou ser "fogo de palha" (e ninguém mais toca no assunto)!

      O "Grandes Astros Superman" é mto bom sim... e embora eu ainda não tenha essa HQ impressa (me arrependo até hj de ter perdido esse encadernado capa-cartão q vc mencionou), devo pegar ela qdo sair na linha "DC de Bolso" (lá fora já teve essa edição)! Pra vc ver, nem se compara mesmo com o fraquíssimo trabalho dele na "LJA": Uma fase tão xarope, q acabei tendo q incluir até 2 arcos (medonhos) dela nesta postagem: "3º Guerra Mundial" e o crossover com "Wildcats" (ambos publicados na "SAGA" da Panini)! A DC é o cantinho favorito do Morrison mesmo, e ele prestou um extenso serviço pra editora ao longo dos anos. Em 2º lugar fica a inglesa "2000 AD", pra onde o autor tbm deixou um legado quase infindável (principalmente em historinhas curtas tipo: "Choques Futuristas", já publicado parcialmente aqui pela Mythos!

      O "Batman" do Morrison tá longe (bem longe) de ser uma abordagem do personagem com a qual eu simpatize... mas a PIOR coisa q ele fez com o morcegão foi essa pataquada de "morte" e "viagens temporais" (benza deus, kkk)! Fora isso, a "Corporação Batman" tbm não é sopa não, mas acabou escapando de figurar nesta lista, rs!

      Já a "Crise Final"... eu tbm achei mto ruim, e na 1º versão desta matéria, ela estaria inclusa no final, junto com 5 "Menções Honrosas" (q depois eu excluí do texto pq já estava mto longo e não quis "desmerecer" o TOP 10 principal, hehe). MAS, as menções seriam: "Batman - Gótico", "DC - 1 Milhão", "Crise Final", "Kid Eternidade", e "Flex Mentallo"!

      Os "XM" dele sempre dividiram bastante a fanbase, hehe... Respeito a sua opinião, até pq: posso não ter entrado no "espírito" mais descontraído q vc mencionou (pode ter sido uma zoeira proposital mesmo, ainda mais q ele tava de saída do título, rs)! Seja como for, eu me incluo entre os X-fãs q gostam apenas da 1º metade da fase Morrison (tenho um amigo q detesta a fase TODA, mas aí eu já acho exagero e intolerância dele, kkk)!

      A minha maior decepção com o Morrison... acho q foram os "Invisíveis": Pois caiu na mesma situação dos "XM" - onde a 1º METADE é mto boa, e dali pra frente a queda é vertiginosa (particularmente falando)! Afinal, estamos falando de uma HQ q serviu de inspiração até pro FILME "Matrix", e o Morrison termina a série nas coxas e com final confuso (viajante demais)! Em suma: Tente empurrar esses gibis lá nos "Classificados", hehe (vá q dê sorte, rs)!

      Abs!

      Excluir
  16. Olá, Leo. Tudo bem?
    Lembro que no saudoso site "Terra Zero" - que era referência ao falar sobre DC Comics - havia uma rivalidade entre seus integrantes sobre a preferência deles de qual o melhor roteirista da DC no período: se Grant Morrisson ou Geoff Johns. Particularmente, prefiro muito mais o Johns, pois para mim ele realmente usa seu conhecimento da cronologia da DC para bons roteiros que divertem o leitor, algo que muitas vezes o Morrison é incapaz de fazer com seus textos que muitas vezes são herméticos e enfandonhos.

    O Morrison acertou em cheio com "Homem Animal", "Grandes Astros: Superman" e seu início em X-Men com "E de Extincão", mas de maneira geral o considero um roteirista com altos e baixos (sendo seus "baixos" insuportáveis, de tão chatos).

    Aproveitando, sugiro um "Top 10" das piores HQs de Brian Michael Bendis, que num passado recente era um roteirista muito consagrado. O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, André... blz?

      Pô, boa lembrança do "Terra Zero", hein? Eu acompanhava o site na época... Mas lembro vagamente de qdo encerrou as atividades (acho q o fundador da pág faleceu e deixaram de continuar com o legado do site depois disso - uma pena, era uma pág bastante rica em conteúdos sobre DC)! Tbm lembro dessas rivalidades (adoráveis na gibisfera) sobre qual escritor ou desenhista é melhor q o outro? hehe. Bons tempos em q essas discussões eram mais sadias nas redes, hein? Às vezes eu penso q a internet mudou pra algo mais frio e menos descontraído do q era inicialmente!

      Em tempo... Se eu pudesse voltar à época desses debates de "Morrison X Johns", eu diria apenas q: O 1º tem mais "pretensões" q o outro e escreve (basicamente) pra medir forças com o Alan Moore (OU para expor suas pirações mais "cabeça" e "críticas sociais fóda"). Enquanto o 2º almeja bem menos, procurando entreter o leitor com menos "neuras" e mais "fanservices", hehe!

      Ah, adorei sua sugestão... Taí, anotei o "BENDIS" pra uma futura rodada desta coluna. Só te adianto q ficará pro ano q vem, pois esta coluna exige eu leia TUDO q o referido autor em destaque tenha escrito (e o Bendis escreveu coisa pra caramba: Haja SCANS, hahaha). Mas virá sim: Já q vou ampliar esta coluna pra algo fixo no blog daqui pra frente (a próxima será do "BYRNE" - não perca, rs)!

      Abs!

      Excluir
  17. " Aproveitando, sugiro um "Top 10" das piores HQs de Brian Michael Bendis, que num passado recente era um roteirista muito consagrado. O que acha?"

    Boa. Esse aí eu já tinha até esquecido. Tem o Jeph Loeb também hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Valeu mesmo, L:

      Tinha me esquecido do Loeb tbm, hehe... Mas lembrei do "Gaiman" e do "Warren Ellis" (a dupla dos "cancelados" - q pode fazer render nesta coluna, kkk)!

      Abs!

      Excluir
    2. Olá, Leo e L. Tudo bem?

      Você está correto, Leo - o site "Terra Zero" encerrou as atividades um pouco depois do falecimento precoce de seu fundador, o Felipe Morcelli (eu apreciava bastante seus textos) :
      https://www.omelete.com.br/quadrinhos/felipe-morcelli-terra-zero-morre

      No entanto, soube que eles têm um canal no YouTube focado em DC Comics:
      https://www.youtube.com/@terrazerodc

      Perfeita sua descrição do embate "Morrison X Johns", onde realmente o Johns realmente diverte o leitor com menos "neuras" e mais "fanservices" enquanto o Morrison é mais pretencioso. Um roteirista que trabalha muito bem com "fanservice" é o Kurt Busiek (adorava "Arquivos Secretos do Homem-Aranha").

      Sobre o Bendis, realmente será um esforço grande seu para ler todo o material que ele escreveu para seu "Top 10" das piores HQs dele, pois é realmente MUITA coisa (já sabendo que entre bons materiais há também os "lixos atômicos", kkk).

      Sobre Jeph Loeb acredito que será mais suave separar seu "Top 10" das piores HQs, mas confesso que gosto muito de TODAS as histórias que ele fez com o Tim Sale, sendo que ele tem seu lugar de glória por ter feito o roteiro do divertidíssimo filme "Comando para Matar" do Arnold Schwarzenegger.

      Ter os "cancelados" Neil Gaiman e Warren Ellis nesta coluna seriam ótimos também, rs.

      Grande abraço!

      Excluir
    3. E aí, André... blz?

      Por falar no "Terra Zero"... Dia desses eu tava falando com a patroa: Se eu bater as botas antes da hora, não tem (por enquanto) ninguém pra assumir o "Submundo". Dito isso: me ocorreu de treinar meu filho pra me substituir aqui no blog, rs (embora o moleque não seja do nosso "ramo" gibizístico, hehe)!

      Pô, boa lembrança dos "Arquivos Secretos" do aranha, hein? Eu tbm adorava essa série, e acho q merecia uma republicação (foram 25 edições + 3 anuais)!

      E nem me fale... o Bendis será uma trabalheira mesmo, hehe. Pra vc ter uma ideia, a Panini anunciou nesta semana a coleção: "Sam & Twitch" (em 2 Vol), q foi um dos primeiros trabalhos do Bendis e tava INÉDITO no Brasil até hj!

      Abs!

      Excluir
  18. Gosto de toda a Run no Batman e Liga. Só li o começo de Invisíveis achei um porre, não gostei de mais nada que ele escreveu depois do Superman dos Novos 52. Dizem que o Flash do Morrisom/Millar é bacana, tenho que ler.
    Alan Moore é outro que não leio mais nada feito de 2010 pra frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      O "Flash" dele é legalzinho sim... saiu faz pouco tempo até num encadernado da Panini (antes da "SAGA" do velocista)!

      Os "Invisíveis", se vc não gostou do começo, certamente irá detestar do meio pro fim (onde a série tem um declínio visível e termina de maneira tosca e às pressas)! E o Alan Moore é isso aí mesmo: não tivemos nada de 2010 pra cá escrito por ele e q tivesse o mesmo brilhantismo de outrora (até a "Liga Extraordinária - A Tempestade", foi um encerramento aquém do esperado pra principal série autoral do escritor)!

      Abs!

      Excluir
  19. Oi Leo. Chegou a ler Kid Eternidade? Li décadas atrás e a única coisa que lembro é ter entendido nada. Talvez eu releia hoje e finalmente entenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Jack... blz?

      Li sim, e faz pouco tempo até (saiu num encadernado da "Brigada dos Encapotados", da panini)... Não gostei não, é uma HQ bem confusa e q tenta ser "viajante" pra disfarçar o roteiro medíocre. Mas é uma HQ q "engana bem": pois em sua complexidade forçada, faz parecer q é algo "genial" (o q deve ter levado alguns críticos na época a enaltecerem essa HQ). Porém, conhecendo o estilo do Morrison (agora q já li tudo q ele escreveu), posso garantir q "Kid Eternidade" segue uma mesma fórmula q ele usa repetidas vezes: escrever umas paradas desconexas pra parecer q tá no mesmo nível do Alan Moore, rs!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...