19/06/2025

"EPIC - Thunderbolts" (Especial): A Justiça, Como um Relâmpago...

No embalo do FILME dos "Thunderbolts" (mesmo este sendo com uma formação totalmente diferente do gibi)... A Panini lança esta EPIC com as 1º histórias da equipe em ordem cronológica! 

Nesta matéria especial, veremos todos os detalhes e o conteúdo completo desta, que é uma das MELHORES edições da linha "EPIC" até o presente momento... e que venha MAIS "Thunderbolts" em futuras "EPICs"!

Confira abaixo:

O final da década de 90 foi marcado pelo mega-evento: "Heróis Renascem" (uma das PIORES sagas de todos os tempos na Marvel, e que separou algum de seus principais personagens - "Vingadores", "Cap. América", "Homem de Ferro", e "4F" - em um universo paralelo com cronologia reiniciada)... Foi nesse contexto, que surgiram os "Thunderbolts" (criados em 1997, por: Kurt Busiek & Mark Bagley): Com os "Vingadores" e o "4F" dados como mortos (no Universo Marvel "normal" - 616), uma NOVA equipe de heróis surge para ocupar o seu lugar. Mas os "Thunderbolts" escondem um segredo terrível: Eles são, na verdade: VILÕES disfarçados, e liderados pelo "Barão Zemo" e seus "Mestres do Terror". Para a mídia e para a população, eles são super-heróis bem-intencionados que vieram ajudar a combater o crime e proteger os inocentes. Mas por baixo dos panos, continuam sendo criminosos com planos malignos de dominação e controle global. Só que nem todos os integrantes da equipe concordam com seu líder (Zemo) e uma rebelião começa a tomar forma nos bastidores quando alguns desses ex-vilões passam a tomar gosto pelo lado heróico de suas identidades secretas. Contudo, a opinião pública e os demais vilões que eles realmente prenderam enquanto agiam disfarçados de heróis: Jamais os perdoarão por tamanha traição e oportunismo. "Thunderbolts" é uma série cheia de reviravoltas, uma trama intrincada e imprevisível, e muita, mas muita AÇÃO!
 
Esta edição da linha "EPIC" (capa-cartão, 520 pág, R$ 183,90)... é assinada por alguns dos grandes nomes da Marvel nos anos 90: Kurt Busiek, Mark Bagley, Mike Deodato Jr., Peter David, John Ostrander, Roger Stern, e Sal Buscema (Um elenco de roteiristas e artistas estelar, hein)? E reúne: "Thunderbolts" (1997) 1-12; "Thunderbolts: Distant Rumblings" 1; "Thunderbolts Annual '97"; "The Incredible Hulk" 449, "Spider-Man Team-Up" (1995) 7; "Heroes For Hire" (1997) 7; e material tirado de "Tales of the Marvel Universe" (1997) 1. No Brasil, essas histórias foram quase todas publicadas pela Abril, (uma ou outra é INÉDITA por aqui, tipo o "Flashback") nos formatinhos da época: "Thunderbolts Especial 1" (um ALMANACÃO que trazia umas 5 ou 6 histórias), "Marvel '99" (participações com o "Hulk"), "Especial do Mês 3 - Desmascarados" (outro "Almanacão" SÓ com os T-Bolts), e "Grandes Heróis Marvel 2" (Crossover com os "Vingadores". Além, é claro, dos "Thunderbolts" pela Salvat Vermelha (que republicou as 6 primeiras histórias e 1 especial)!   
 
A equipe era formada originalmente por: "Cidadão V" (Barão Zemo), "Soprano" (Colombina), "Atlas" (Golias), "Meteorita" (Rocha Lunar), "Mach-1" (Besouro - da galeria de vilões clássicos do "Aranha"), "Tecno" (Armador - antigo inimigo de "Nick Fury" nos anos 60), e "Choque" (uma adolescente novata incluída na equipe por Zemo para passar mais credibilidade ao público jovem - e ela só descobre mais tarde que estava num ninho de criminosos)! Com o passar do tempo, novos integrantes iriam se revezar na formação do grupo, totalizando mais de 70 personagens! A Editora Abril interrompeu a publicação das histórias dos "Bolts" no nº 22 da série original, e a Panini NÃO retomou o material do ponto onde parou: Deixando um vácuo de mais de 50 HQs INÉDITAS no Brasil! Somente anos depois, a Panini passaria a publicar "Thunderbolts" a partir de histórias mais recentes (tipo a fase: Warren Ellis/Deodato - que ganhará uma republicação deluxe em breve)! Seja como for, os "Bolts" foram presença constante ao longo do tempo em diversas mega-sagas da Marvel, tipo: "Guerra Civil", "Hulk Contra o Mundo", "Invasão Secreta", "Reinado Sombrio", entre outras! A "EPIC" da Panini tá caprichadíssima (adquiri a minha ontem) e recomendo sem restrições, rs!
 
Até+

16 comentários:

  1. Oi Leo!
    Há anos era pedido para a Panini republicar essa fase, mas ela só criou coragem com o filme Sessão da Tarde estreando!
    Essa formação em nada se assemelha à do filme, e podiam ter posto o Zemo nela pelo menos!
    Confesso que nunca li esta primeira formação do grupo dos Anos 90. Só conheci o grupo na edição da Salvat!
    Vou pegar esta edição! A Panini ainda não anunciou a próxima,tomara que seja a do Killraven, mas creio que pode ser a do Quarteto com a Sue "milf"!
    Vamos aguardar!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      De fato... essa é a ÚNICA vantagem q eu vejo (hj em dia) pros FILMES e séries de TV da Marvel: Fazer render GIBIS q antes jamais seriam republicados não fossem as produções live-action (q já não me empolgam mais de forma alguma, mas torço pra q continuem existindo nas telonas e telinhas pra nos brindar com edições espetaculares q nem essa "EPIC" dos Bolts, rs)!

      Acredito q vc vá gostar desse material sim, pois é um Busiek em sua melhor forma (ele escrevia essa série em paralelo com os "Vingadores" do Pérez)!

      A se lamentar apenas o fato da versão pra cinema não ter usado essa formação das HQs... Pô, nem mesmo o "ZEMO" (q vc bem lembrou) os caras deixaram de aproveitar (aliás, desperdiçaram aquele ótimo ator q fazia o ATOR nazista de "Bastardos Inglórios" - a última vez q vi ele como Zemo foi na série de TV do "Falcão": não lembro se apareceu depois)!

      Eu pesquisei sobre "Killraven" e achei o material mto bom... é baseado no universo do LIVRO "Guerra dos Mundos" e mistura elementos de "Conan" e "John Carter" TBM (mto fóda). Espero q seja a próxima EPIC tbm (essa me interessou mto)!

      Abs!

      Excluir
  2. Fala, Leo, blz?

    Esse gibi do Thunderbolts realmente era uma das poucas coisas que salvavam no final dos anos 90, tanto é que foi um dos últimos gibis que comprei nessa "era Image" e fui só voltar quase 10 anos depois.

    É uma boa pedida mesmo comprar a Epic deles e deve ser uma das melhores que a Panini publicou. Pelo que pesquisei, a Marvel já lançou pelo menos umas 3 Epics dessa fase, na ordem cronológica, vamos aguardar uns 7/8 anos para a Panini lançar aqui então o segundo volume... hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Verdade, amigo... O ano de 1999 foi em geral de "HORROR" pros gibis Marvel no Brasil (a editora tava quase falida nos EUA desde 1997 - foi aí q ela começou a vender desesperadamente suas franquias e foi qdo a SONY se adonou do "Aranha" e a FOX dos "X-Men") e essa decadência se refletia nos GIBIS da Abril (q mesmo em 99 ainda publicavam a defasagem de 97)! Assim, a revista "Marvel 99" chegou a reduzir pág em relação à versão anterior (Marvel 98 - q era em formato almanaque) e virou uma revistinha com grampo e apenas 4 histórias no mix. Nessas alturas, o surgimento dos "T-Bolts" acabava sendo um "oásis" num mar de histórias ruins no geral, rs!

      Ah, e obrigado pela informação sobre haver 3 Vol dos "Bolts" lá fora (eu ia pesquisar isso e acabei esquecendo, hehe)... As demais edições serão mto bem-vindas tbm, pois vão pegar bem o material q foi PULADO no Brasil na época! Até o presente momento, minhas EPICS favoritas foram (TOP 5):

      1) Punho de Ferro
      2) Cav. da Lua
      3) Thunderbolts
      4) Surfista Prateado
      5) Cap. América (BYRNE)!

      Abs!

      Excluir
  3. E aí comandante Leo!

    Cara que interessante essa matéria sobre os "Raios de Trovão" ou os "Thunderbolts" que estão muito em evidência com a película cinematográfica recém saída de cartaz dos cinemas. E o texto foi muito elucidativo pra quem como eu pouco ou quase nada conhecem da equipe, sabia apenas do mote principal, ou seja "super vilões se passam por heróis pra tentar a dominação mundial". Pulei praticamente toda publicação pela Abril com uma coisa aqui e outra ali que nem me recordo.

    Ainda não assisti o filme, estou no aguardo de estar disponível por meios "alternativos", se é que me entende. Rsrsrs! Apesar de que essa equipe retratada no cinema pouco tem a ver com seu original das HQs, foi aproveitado basicamente o nome e o lado "renegado" ou "fora da lei" dos seus integrantes. E a critica em geral foi positiva ao resultado então vale a conferida. Me interessei nessa Epic dos "Thunderbolts", com uma promoçãozinha deve se juntar as do Punho de Ferro, Motoqueiro Fantasma, Quarteto, Cavaleiro da Lua, Vingadores e Surfista Prateado que já foram devidamente cofradas.

    Valeu pela matéria comandante, como disse no início muito esclarecedora. Um abraço a até a próxima postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Obrigado por ter curtido esta postagem-relâmpago, amigo... rs! Eu ainda não assisti o FILME (vou ver a série de TV do "Demolidor" antes e tbm o desenho animado do "Aranha na quebrada", kkk): Mas pelo trailer e spoilers q pesquei, não vi maior relação entre esse FILME e o GIBI clássico (EPIC). Assim, até acredito q o filme seja bom (acho q vou gostar da película, pois gostei até do "Cap. América 4" SEM SORO, hehe): MAS, o gibi eu já li e posso atestar sem restrições: q é realmente MTO BOM!

      Pra vc ter uma ideia... essa fase dos "T-Bolts" trazia um Kurt Busiek no AUGE: e o cara escrevia AO MESMO TEMPO a HQ dos Bolts E a dos "Vingadores" (desenhada pelo Pérez). E só pra humilhar, o Busiek ainda escreveu a máxi-série dos "Vingadores Eternamente" (q eu acho EXCELENTE) em paralelo ao "Bolts" e aos "Vingadores" regular. E esse roteirista demonstra aqui, o mesmo respeito q sempre teve pela cronologia Marvel em seus mais minuciosos detalhes e vilões esquecidos do passado (a começar pela própria equipe principal, q é formada por vilões das antigas: Tipo a "Rocha Lunar", q enfrentou o "HULK" lá nos anos 70, e o "Tecno": Um antigo inimigo do "Nick Fury" vindo lá de 1966)!

      Das "EPICS" lançadas até aqui, eu peguei quase todas (até aquela do "THOR" do Deodato - a mais fraquinha das q tenho, hehe)... Só PULEI a do "Aranha" (por detestar essa fase aracnídea), "Demolidor" (mto RUIM, rs), "Geração X" (essa eu ia pegar mas faltou verba na hora), e o "Cap. América - Homem Sem Pátria" (q eu já tinha o principal em outro encadernado da Panini)!

      Abs!

      Excluir
  4. eu venderia um rim por uma Epic do Dr. Estranho com a melhor fase dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Adilson... blz?

      Nem me fale, amigo... meu sonho era q saísse esta "EPIC" do "Dr. Estranho" do LINK abaixo, e q é "Superaventuras Marvel" em estado BRUTO, hehe:

      https://m.media-amazon.com/images/I/71Z7tsE7XAL._AC_UF1000,1000_QL80_.jpg

      Abs!

      Excluir
    2. OI Leo!
      Ela saiu pela Salvat, pelo menos uma parte dela! Eu também gostaria de ter esta fase completa, bem como a posterior à ela que saiu em HDTV!
      Se não me engano o Dr. Estranho tem umas três Epic Marvel lá fora! Essa fase também sairá completa na CCM, mas vai demorar muito ainda!!
      Abraços!

      Excluir
    3. E aí, Elcio... blz?

      Pois é, a Salvat chegou a publicar 2 edições do "Dr. Estranho" (uma na capa-preta e outra na vermelha): A 1º era da fase inicial de Lee/Ditko nos anos 60 (q tava quase toda INÉDITA no Brasil) e a 2º (capa-vermelha) era com um arco mto bom dos anos 80 (q eu nunca tinha lido)!

      Mas faltou aí alguma edição q cobrisse o material anos 70 (q era o q saía na "SAM" da Abril)... e q ainda hj é a fase mais lembrada pelos fãs do "Doutor", rs!

      Abs!

      Excluir
  5. Fala comandante, também curto bastante essa fase dos Thunderbolts. Kurt Busiek é um ótimo escritor de edições regulares. E o Mark Bagley também tem uma arte que não é espetacular mas que eu gosto (me habituei a ler histórias dele no Aranha e no Novos Guerreiros). A primeira edição dos "Bolts" é espetacular pois se não me falha a memória só na última página é que eles se revelam. E tudo o mais que saiu na abril é bem legal também. Tem uma história que saiu nesse especial que eles interagem com o Aranha e o Mach-V (que é o Besouro) fica louco pra atacá-lo mas não pode hehehe
    Nesse sentido achei lamentável que o filme tenha "gastado" o nome Thunderbolts com um filme que até talvez não seja ruim (mas que nem tive vontade de ver) mas que não tem nada a ver com a proposta.
    Falando em Epic pode ser uma alternativa apelar pras importadas. Na Amazon às vezes aparecem algumas com uns preços competitivos. Tinha várias foras de estoque mas eles botaram de voltas várias reimpressões gringas. Pode ser uma alternativa pra quem não quiser ficar nessa de "será que a Panini vai lançar isso?" Peguei lá a do Motoca Danny Ketch, por exemplo.
    Quanto as Epics da Panini só acho que vale esperar promoções. Volta e meia elas ficam com bons descontos (será que a linha tem flopado? Que falta faz o X9). Nessa semana passada tinha várias por 70 ou 80 lules ... Me senti meio bobo de ter pego a do Surfista com preço quase normal (acho que tinha um descontinho quando peguei) por que fiquei com receio que fosse esgotar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vinícius... Tdo bem?

      Verdade, o Busiek eu sempre achei um ótimo escritor, pois ele tem um imenso respeito pela cronologia Marvel (o q se reflete em todas as suas obras) e sabe usá-la a favor da trama sendo narrada. É o caso dos "Bolts", em q a própria equipe é formada por antigos vilões (alguns deles, só os marvetinhos mais hardcore lembrariam, hehe) E ainda enfrenta outros adversários igualmente obscuros (tipo o "Homem-Crescente", q aparece na CAPA do nº 5 q eu postei acima: Um inimigo clássico do "THOR" vindo lá dos anos 60). Assim, a série dos "Bolts" é um agradável passeio pela cronologia Marvel e seus personagens menos lembrados!

      E sim... é somente na última pág do nº 1 de "Thunderbolts" q o líder da equipe (Cidadão-V) se revela sendo o "Barão Zemo": Cara, isso foi um puta impacto na época, pois a gente não tinha tanto acesso à informação ainda (a internet discada e poucos sites de gibis no ar) e pra mim foi surpresa total esse final, rs! A equipe já tinha aparecido algumas vezes antes (sua 1º aparição foi no gibi do "HULK" e ainda teve um especial q eu botei a CAPA no final da matéria: "Tales of The Marvel Universe" e q saiu aqui na revista "Marvel 98") e só depois é q ganhou aquele especial da Abril (em almanaque), sendo parcialmente conhecida pelos leitores e quem lia sem saber achava q eram HERÓIS mesmo (eu caí na pegadinha, kkk)!

      O "FILME" dos Bolts eu não vi tbm (verei qdo chegar na TV)... Mas sei q até o NOME da equipe eles mudam (fizeram isso até com o filme em cartaz, dando spoiler do final) pra: "Novos Vingadores"! Ou seja: "queimaram" mesmo esse cartucho de graça, sendo q poderiam ter usado o conceito original até pra uma série de TV se quisessem - e creio q agradaria mais o público!

      Bah, nem me fale... o "X-9" faz uma falta danada aqui no "Submundo": Eu ainda falo com ele de vez em qdo, mas agora ele tá totalmente afastado do meio editorial (é concursado e partiu direto pras "importadas" - a exemplo do q falou sobre as "EPICS", hehe). Fico mto triste em lembrar q o "X-9" (q possuía um conhecimento inigualável sobre HQs) tinha um cargo de importância na Panini e ainda assim, nunca foi valorizado pela editora (q geralmente acaba privilegiando alguém da panelinha q se formou lá: tipo uns rola-bostas q nem o "Troll" ou alguma mina de cabelinho colorido, rs). Se o "X-9" tivesse à frente da Panini, já teríamos uma linha "EPIC" em estágio BEM adiantado por aqui há anos!

      Abs!

      Excluir
  6. Thunderbolts eu só tive um vislumbre de uma das primeiras equipes lá atrás no mix Marvel 98 após os eventos da saga Massacre. Ao meu ver, assim como Guardiões da Galaxia, somente foi através do filme que eles acabaram ganhando os holofotes. O filme, por sua vez, eu gostei bastante, mas infelizmente ele vem em um momento que talvez o público esteja cansado, tanto da Marvel, como também do próprio gênero em si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Essa edição q vc teve deve ter sido a q eu postei a capa mais acima, pois a equipe só apareceu no último nº de "Marvel 98"... e depois seguiu pra umas 2 participações em "Marvel 99" e nos referidos "almanaques"!

      O FILME eu ainda não vi, mas acredito q eu vá gostar tbm (já q curto esses personagens "Lado B": tanto da Marvel qto da DC)... Aliás, sei q o momento não anda mto propício pra filmes de quadrinhos, MAS tbm não acredito q haja uma "fadiga" do gênero, já q "Deadpool 3" bateu BILHÃO e as perspectivas pra "Superman" e "Doomsday" são altíssimas. O q eu vejo é q o público anda cansado de filme ruim (ou q "pensem" q é ruim) e tá boicotando mesmo todos aqueles q não derem certeza de serem bons o suficiente pra valer o ingresso da galera, rs!

      Abs!

      Excluir
  7. Uma Epic Interessante que pega a revista desde o começo. Eu tenho reparado que eu tenho comprado as coisas com delay de meses após o lançamento, com um preço melhor que o a da capa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ricardo... blz?

      "T-bolts" é o tipo da série contínua q precisa ser lida desde o início mesmo... e já deixo aqui a minha torcida pra q a série continue em futuras "EPICS" (saíram 3 lá fora)!

      Qto ao delay de compras... Tô na mesma situação, amigo: Digo, pelo menos pra algumas edições atrasadas (q acabo pegando meses depois do lançamento - sempre em alguma promoção tbm, é claro, rs)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...