31/01/2025

"Neil Gaiman - CANCELADO": Pesadelo no Mundo dos Sonhos...

Neil Gaiman... O criador de "Sandman", foi acusado de agressão sexual contra 8 mulheres (com requintes de sadismo e dominação forçada). A repercussão sobre o caso caiu como uma bomba na mídia e entre o público nas redes sociais, gerando reações diversas de decepção dos fãs, indignação, incredulidade, e "cancelamento" do autor, é claro!

Nesta matéria (que eu gostaria de não estar fazendo, mas que também não poderia ficar calado diante dos fatos)... Veremos as últimas atualizações sobre a situação, o efeito devastador na carreira de Gaiman (em QUEDA vertiginosa), e o quanto as acusações influenciaram nas HQs e séries de TV ligadas à obra do escritor?

Confira abaixo:

Neil Gaiman... Está ACABADO: O cancelamento vem forte e a imagem do criador de "Sandman" ficou tão desgastada, que é praticamente impossível de ser recuperada um dia (esta postagem acaba sendo uma espécie de "obituário" da carreira do autor)! Vamos do início: As primeiras acusações de abuso sexual vieram à tona em julho de 2024, através de um podcast britânico e, posteriormente, pelas revistas: "New York Magazine" e "Vulure", que acrescentaram novos relatos e mais detalhados (com requintes de sadomasoquismo e humilhação sexual às vítimas - 8 mulheres até aqui). O autor NÃO nega que tenha tido essas relações e que tenha gostos sexuais excêntricos (obrigando as mulheres a chamá-lo de "MESTRE" - e outros detalhes que eu nem posso comentar aqui, mas envolvem até "ingestão de fezes" através de sexo oral, entre outras coisas do tipo), mas o ponto é que Gaiman alega ter sido tudo "consensual" (e é nisso que sua defesa irá se basear). 2 das mulheres entrevistadas já fizeram boletim de ocorrência contra o escritor acusando-o de agressão sexual e estupro (segundo elas, a relação era consensual apenas no início: em seguida, ele praticava sexo violento SEM consentimento). O processo todo vai longe ainda, mas o MERCADO não esperou e o "cancelamento" de Neil Gaiman tomou proporções irrefreáveis (confesso que eu nem esperava que fossem cancelar ele, diante do NOME forte que tem no meio da "gibisfera" - pensei até que fossem "passar o pano" pra ele, mas - felizmente - não foi o que aconteceu)!

Independente das acusações feitas e da defesa de Gaiman ... O mercado (de HQs e audiovisual) JÁ respondeu: A Dark Horse, por exemplo, divulgou em suas redes que NÃO irá mais publicar as obras do autor, entre as quais: "Deuses Americanos" (que teve 2 Vol. publicados no Brasil pela Intrínseca), "Biblioteca Gaiman" (também pela Intrínseca com 1 Vol. publicado aqui em 2021), "Anansi Boys" (INÉDITA do Brasil e que foi CANCELADA pela Dark Horse mesmo estando em andamento e com o número 8 prestes a ser lançado), e "Norse Mythology" (CAPA acima - também inédita por estas bandas). Segundo comunicado da editora: "A Dark Horse leva a sério as alegações contra Neil Gaiman e não iremos mais publicar suas obras"! Na TV, a 2º Temporada de "Sandman" (Netflix) já está pronta, pois estava sendo produzida antes do ocorrido, e segue programada pra 2025. Mas, em contrapartida, cancelaram a série dos "Garotos Detetives Mortos", pausaram o FILME do "Livro do Cemitério", e a 3º temporada de "Good Omens" terá apenas 1 único episódio! 

Bem, particularmente, acho que em situações assim é importante saber separar a OBRA do AUTOR: Por mais escroto e repugnante que um artista/escritor tenha sido em sua vida privada, sua obra deveria estar além de suas ações. "Sandman" nunca deixará de ser uma das melhores HQs da Vertigo/DC, independente da postura de Gaiman em sociedade (embora eu também entenda e respeite os leitores que passem a ter AVERSÃO à obra diante da decepção e repulsa ao escritor)! É preciso dizer também que Gaiman é um canalha hipócrita: Pois foi a favor do cancelamento do ator Johnny Depp (esse sim, inocentado com provas irrefutáveis) pra ficar bem com a turminha progressista ligada ao feminismo: Enquanto, por baixo dos panos, praticava atos humilhando sexualmente as mulheres (hipocrisia pouca é bobagem, rs). Agora está provando do próprio veneno! No Brasil, a Panini anunciou o reprint de "Sandman - Ed. Definitiva" (Vol. 1) e a continuação de "Miracleman" (2º edição da fase Gaiman), ANTES do cancelamento midiático ter início (assim, devem manter os lançamentos)! Recentemente, uma onda de cancelamentos de escritores e artistas de HQs tem se espalhado pelos mais diversos motivos: Warren Ellis (assédio), Joe Bennett (ideologia política), Gerard Jones (preso por pedofilia), Ed Piskor (cometeu suicídio após a "cultura do cancelamento"), e tantos outros (de maior ou menor fama)!     

Até+

33 comentários:

  1. Oi Leo!
    Lamentável tudo!
    Como ainda tudo isso está no começo, ainda é cedo para acusarmos ele de abuso!
    É possível que haja alguma reviravolta na história, como recentemente aconteceu com Kevin Spacey que foi inocentado de acusações contra ele, e o caso de Blake Lively (Sra Deadpool) que acusa o ator Justin Baldoni de assédio, e hoje foi revelada uma troca de mensagens muito íntima e amigável entre os dois após o fim das gravações do filme que fizeram juntos!
    Alguém está mentindo!
    Veja só, até atriz pornô processa atores por abuso nos EUA porque durante a cena fizeram algo que " não estava no roteiro", que segundo ela alega foi im tapa nos seios, mas ela fez a cena até o fim com os dois atores!
    Sexo muito hardcore dependendo do teor e da situação envolvida na relação gera arrependimento e vergonha depois, principalmente por parte das mulheres!
    Não estou inocentando Gaiman, mas pode haver uma exagero nisto tudo, como veracidade, e é preciso deixar o processo correr e a verdade aparecer!
    Ele é rico e famoso, e pode haver interesse financeiro por parte das mulheres envolvidas!
    Quantas reviravoltas já aconteceram em casos do tipo, até o de Johnny Depp e Amber Heard que tudo parecia contra ele se virou pra ela!
    Independente disso, o estrago está feito, e a carreira dele acabou, num processo que pode durar muitos anos!
    Bom, ele deve ter feito seu pé de meia, e não vai ficar na miséria!
    Creio que diante disso tudo as editoras e licenciadores das obras dele devem ver com cautela, e separar o autor das obras, porque ele é um ótimo escritor (só não serve para HQs com heróis tradicionais na minha opinião)!
    Cancelar ele precocemente antes do fim de toda estas situações é estupidez, ainda mais em um nicho que amarga muito por falta de renovação de público!
    Abraços!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Realmente, o processo todo tá só começando... e a experiência desses casos anteriores e similares ao do Gaiman, nos mostra q situações q nem essa se desenrolam em longos debates e audiências jurídicas q se estendem por ANOS a fio. E é bem conforme vc falou mesmo: no decorrer do processo, às vezes sobre espaço pra alguma reviravolta (fazendo o jogo virar)!

      Seja como for... o q eu tentei expor na matéria é o fato de q o mercado em geral (editoras, opinião pública, etc) já decretou o cancelamento do autor, provando q (em certos casos) o julgamento em si não se torna mais necessário pra "bolha" da gibisfera, e o linchamento público acontece antes de qq julgamento ou chance de defesa!

      Da minha parte... Eu sempre separo a obra do autor, e acho "Sandman" uma HQ mto boa (li até a metade da série - por enquanto - e gostei mto), da mesma forma q tbm adoro "Lugar Nenhum" (q particularmente acho até melhor q "Sandman", rs)! Mas paro por aí tbm: não sou um grande fã dos demais trabalhos do Gaiman e vc bem observou q super-heróis não é a praia dele, hehe (detestei os "Eternos" dele e achei "1602" apenas razoável)!

      Concordo com vc qto à onda de cancelamentos tbm... q tá se tornando exagerada diante de um nicho q já é bastante "compacto" (e tende a reduzir cada vez mais a cada ano q passa)! Claro, alguns casos são merecidos: Mas existe mesmo um certo exagero nessa "onda" (e alguns dos exemplos q citei no final da postagem ajudam a corroborar isso - especialmente o destino trágico de Ed Piskor, q não aguentou a pressão do cancelamento)!

      Abs!

      Excluir
  2. Fala, Leo, blz?

    Como dizia minha avó, "quem com o lacre fere, com o lacre será ferido".

    O Gayman era (é?) um dos maiores lacradores das redes sociais. Sei disso bem, porque erámos "amigos" no Orkut e acompanhava o blog dele desde praticamente o início (na época que tinha que ir à biblioteca da escola para acessar a internet). O cara adorava mostrar como ele e a esposa (uma feminazi militante) eram as pessoas mais maravilhosas do mundo.

    Atualmente, ele vivia lacrando no twitter, lembro até de ter atacado uns brasileiros (que nunca leram Sandman, a propósito) que estavam reclamando da lacração do seriado. Cara, esse gibi já era cheio de lacração antes do termo existir e algumas coisas que os "inteligentes" estavam reclamando era literalmente retirado do original. Mas, obviamente, o Gayman, ao invés de simplesmente chamar os caras de burros ou provar que estavam criticando sem saber, ficou dando respostinhas lacradorinhas, tirando onda de mais perfeito e dizendo que era culpa do Frouxonaro e do Trump etc etc.

    Não sabia que ele cancelou o Depp para ficar do lado da Maria Cagona, mas é a cara dele, acho que até o Elon Moska fez isso, mas era porque ele comia a mina (aí até eu cancelava qualquer um... kkkk dizem até que ele fazia ela se vestir de personagens da cultura pop para o coito!).

    Mas também sou contra essa onda de cancelamento, ainda mais sem dar o direito da pessoa se defender, apesar de ser "bem feito" para ele, ninguém, mesmo culpado, deveria passar por algo assim antes do fim de um devido processo legal.

    Um grande exemplo de vida que temos é o Tex Willer, por pior bandido que algum inimigo dele seja, ele sempre tenta levá-lo para julgamento e, é claro, para uma bela forca ou passar uns bons anos na prisão de Yuma, mas isso, só depois do processo.

    Enfim, parece que o cancelamento veio com força e mesmo que o Gayman seja inocentado, acabou a carreira dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      "quem com o lacre fere, com o lacre será ferido"

      Essa frase cabe feito uma luva pro caso Gaiman, kkk... Afinal, ele mesmo promoveu e incentivou cancelamentos de outras pessoas e vivia flertando com essa turminha de lacradores q tão sempre cancelando os outros e depois ficam putinhos qdo são "boicotados" em retaliação (adoram fazer com as pessoas aquilo q não gostam q façam com eles)! Na boa, o Gaiman MERECE passar por essa experiência (antes de ser julgado perante a lei) por tudo q fez contra atores e artistas do meio: Pra sentir na pele um pouco do próprio veneno e (quem sabe) tirar um aprendizado de vida disso tudo!

      "Atualmente, ele vivia lacrando no twitter, lembro até de ter atacado uns brasileiros (que nunca leram Sandman, a propósito) que estavam reclamando da lacração do seriado"

      Esse ponto é interessante tbm... Pois lembro q essa treta do Gaiman contra leitores brasileiros se deu exatamente diante da repercussão negativa das mudanças de etinia e gênero na escalação do elenco do seriado (Sandman): Adulteraram vários personagens do gibi: Morte, Constantine (q agora é uma mulher parente do mago), Lúfifer (mulher tbm), etc. Na ânsia de sair em defesa da agenda woke (q na série de TV dobrou a aposta e aumentou o q na HQ era mais contido), partiu pro ataque contra os "fãs" brasileiros q só queriam mais fidelidade na adaptação da HQ pra TV (ao invés de um panfleto militante em cada episódio)!

      Falando pessoalmente agora (sem zoeira, rs)... Tbm sou contra a "indústria do cancelamento" (e da forma política com q ela funciona) e acho q todos os acusados de algum crime (assédio e outros) deveriam ter direito à uma defesa prévia. PORÉM, tbm não consigo disfarçar q achei merecido o Gaiman passar por tudo isso justamente pelo histórico de "cancelador" q ele tem!

      Abs!

      Excluir
  3. Como vc mesmo disse e importante separar o autor da obra. E o caso do Jose Saramago... tem livros fantasticos, mas era um cara absolutamente escroto... vai entender ! A gente acha que noss autor preferido, nosso diretor, etc., e uma pessoa legal, bacana e dai vem a decepção. Por isto que NÂO vou conhecer em convenções ( alias, acho um saco as mesmas ), não vou pedir autografo, etc. pois sei que o risco de decepção e grande. Como diria o Tyron Lannister : " Me deixe com minhas doces mentiras e fique com suas amargas verdades ... " .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Marcos, blz?

      Pior que o New Gayman quando não está lacrando e vomitando virtudes, parecia ser um cara muito bacana. Como falei antes, era "amigo" dele no Orkut e ele interagia normalmente com todo mundo por lá (talvez fossem amigos dele de verdade e ele me adicionou sem querer, nunca saberei)

      Gosto muito do vídeo dele "Faça boa arte" que tem no YouTube e dizem que quando eles esteve na Flip de Paraty fez questão de conversar um pouquinho com todos os fãs brasileiros e autografou tudo que levaram, ele ficou horas fazendo isso.

      Excluir
    2. Marcos e Guilherme... blz?

      Pô, por coincidência... faz poucas semanas q assisti um vídeo sobre o Saramago num canal q acompanho (acho q foi no "Fatos Desconhecidos") e falavam exatamente sobre essa fama de escroto e arrogante q ele tinha (comunista ferrenho e inimigo declarado da Igreja Católica, sempre puxando tretas e polêmicas). Li alguns livros dele na época da faculdade (mas eu não tinha visão política mto definida qdo mais jovem, rs)!

      Eu tbm prefiro NÃO conhecer os meus ídolos no lado pessoal... pois a tendência é eu me decepcionar: Principalmente qdo um escritor, ator ou artista abre a boca pra proferir suas "ideias" em relação à política, religião, ou trato social com outras pessoas. Pra vcs terem uma ideia, não sigo mtos deles nas redes sociais e evito saber mtas notícias da vida privada deles. Prefiro manter essa certa "distância" de fã (assim, continuo apreciando o trabalho deles sem misturar as coisas pelo prisma pessoal, rs)!

      Abs!

      Excluir
  4. Não dá pra acreditar nas posições sociais ou políticas dessas pessoas famosas, sendo o Gaiman um cara tão gente boa, era de se desconfiar de algo, triste com isso, espero que as vitimas tenham alguma indenização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, André, blz?

      Justamente o baque foi ele ser gente boa e não duvido que seja mesmo no cotidiano dele, mas até pessoas legais podem ser criminosos violentos dependendo da oportunidade.

      Excluir
    2. André e Guilherme... blz?

      Verdade, amigos... Sempre q eu via o Gaiman nas redes sociais, ele tava misturado "com a galera": conversando e interagindo com os fãs, posando pra fotos, respondendo dúvidas e sendo camarada com os leitores nas convenções e eventos q participava!

      Mas, pelo visto... ele acabou "interagindo" DEMAIS da conta, né? Por essas e outras, q é sempre perigoso se aproximar demais dos ídolos q temos: Eles são passíveis de falhas e erros da mesma forma (ou até pior) do q nós!

      Abs!

      Excluir
    3. Fala, Leo, blz?

      Realmente, ele acabou interagindo demais com as fãs mesmo... Nesse caso, interagiu nos orifícios delas... kkkk

      Por isso que sempre digo, o cara muito rico e famoso só tem duas opções hoje em dia no quesito mulher: ou se casa logo, de preferência com alguma que conheceu antes de ser famoso, ou vive só pegando prostitutas mesmo, porque se resolver "sair na night" ou pegar fãs, vai sempre dar chance ao azar.

      Excluir
    4. Verdade, Guilherme... rs:

      Mas o cara até teria uma 3º opção nesse caso: Ficar com alguma mina igualmente rica e famosa q nem ele, hehe... Mas, se fosse comigo (caso fosse solteiro, famoso, e rico), acho q eu partiria pras prostitutas mesmo, pra não ter q repartir metade dos bens ou ser preso por acusações esdrúxulas de abuso pra me extorquirem dinheiro. A prostituição sai mais barato e dá menos dor de cabeça prq quem estiver numa sinuca de bico dessas, kkk!

      Abs!

      Excluir
  5. Alan Moore é um caso que nem tem como ele se estragar, em sua biografia ele teve uma das vidas pessoais mais sem graça possível, e tudo quanto é coisa de suas opiniões sobre qualquer coisa são bem explicitas e polêmicas, até seus fetiches e obcessões, o cara se autodenomina um mago, ele tá em outro estado da matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o Alan Moore é um cara que vive o que prega e não esconde nada. Ele poderia ser um milionário, queridinho de Hollywood, comendo um monte de mulher e vivendo em festas estilo as do P. Diddy, como o New Gayman, mas preferiu morar num subúrbio da Inglaterra sem muitos luxos, e manda Marvel, DC e Warner enfiarem o dinheiro no c*.

      Excluir
    2. André e Guilherme... blz?

      Concordo com vcs em relação ao Morre... Tá certo q ele virou um velho rabugento e implicante com o passar do tempo (mais ainda do q já era qdo mais jovem, kkk): Mas ele é mais autêntico e honesto q mto "estrelão" q vive da fama, já q ele renegou a mesma e prefere o anonimato (digo, de uma boa polêmica ele não abre mão, MAS sempre se mantém longe dos holofotes da imprensa e do público)! É um estilo de vida admirável pra quem tem a fama e o sucesso a seu favor!

      Abs!

      Excluir
    3. Hehe apesar do meu tom de deboche, eu adoro os trabalhos do coroa, é meu escritor favorito, e sim, concordo contigo sobre esse seu modo de vida ser o mais autentico possivel, principalmente considerando a importancia dele no meio dos gibis, eu falei mais por realmente o cara não estar nem aí pra nada de popular, "fod@-se o mundo vou fazer o que me der na telha!", admiro essa posição, só que considerando o quão brother ele era do Gaiman, em algum momento ele vai soltar o verbo.

      Excluir
    4. Bem lembrado, André...

      O Moore era faixa do Gaiman mesmo... e duvido q segure a língua por mto tempo, hahaha!

      No mais... Tbm admiro essa postura de "Foda-se tudo e todos" q o Moore tem. Vou te dizer, se eu não tivesse família e uma vidinha mundana comum (com boletos e dívidas pra pagar), talvez eu adotasse uma postura similar. Durante um tempo, meu sonho era fazer q nem o "Dr. Banner" no seriadinho do "HULK": botar uma mochila nas costas e sair por aí (sem rumo). Ter uma vidinha simples e barata deve ser uma tremenda paz de espírito, hein?

      Abs!

      Excluir
    5. Acho que o bruxo me inspirou um bocado nesse quesito, tô quase nos trinta anos e nada de esposa ou filhos, o que mais quero é paz, trabalhar me sustentar e viver a vida tranquilo.

      Excluir
    6. Olha, acho q ainda é cedo pra falar e se planejar, André...

      Qdo eu tinha 30 anos eu tbm achava q ficaria solteiro e livre pro resto da vida, hehe... Mas aos 38 eu tomei uma "chave de coxa" e hj (aos 52) tô casado com a mesma mulher e com filho de 6 anos! Tem coisas q passam longe dos nossos planejamentos, kkk!

      Abs!

      Excluir
  6. Sei de todo esse caso e lhe digo que não irei tirar a minha coleção de Sandman da prateleira. É preciso separar as falhas do ser humano com o artista. Se o ser humano falho cometeu um crime ele deve sim responder perante a justiça. Agora, isso não apagará a obra que ele criou e tão pouco iremos apaga-la em nossa mente O pior erro dessa história é as pessoas começarem a jogarem a obra na fogueira, pois não seria muito diferente do que os seguidores de Hitler fizeram com diversos livros durante a Segunda Guerra.

    Precisamos sermos melhor do que isso e separarmos as coisas ao invés de polarizar tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Perfeito, amigo... Minha opinião é exatamente igual à sua nesse caso (e assino abaixo de suas palavras)!

      Tbm manterei minha coleção intacta na estante... Tenho "Sandman" completo pela Panini (na série dos 30 Anos) e mais o encadernado de "Lugar Nenhum" (q eu adoro e recomendo)! É fundamental separarmos o autor de sua obra, ou o ator de seu personagem (são 2 coisas bem diferentes a meu ver)!

      Abs!

      Excluir
  7. Fala, Leo!

    O Gaiman, para mim, é como se fosse um familiar que sou chegado e gosto muito! Porém, a partir de um grande erro cometido, que seja feita a devida justiça, mesmo que eu fique triste do ocorrido ao castigo!
    E deve ser feito desta forma sim! Se surgiu o fato, não tem para onde fugir. Como leitor, lamento porque perderemos com isto na criação de novos trabalhos a partir de seu cancelamento por grandes editoras e outras empresas. Não me desfaço de seu material, pois só eu sei o quanto me custou, e vou separar bem isto! Uma coisa é o escritor, outra é o mau caráter, e que pague pelo ocorrido.
    E voltei a atualizar meu blog, gibiarte.blogspot.com, quando puder, passa lá.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Val... blz?

      Pois é, às vezes a gente acaba se apegando a determinado autor ou artista como se fosse alguém próximo (um amigo ou familiar)... E o Gaiman tinha essa proximidade com os fãs, parecendo sempre mto simpático em eventos e aparições públicas (e nas redes sociais tbm, sempre mto atencioso - qdo não estava pegando pilha e trocando farpas com alguém, como no caso em q se encrespou com parte dos leitores brasileiros, rs: Mas o comum dele era ser simpático com o público)!

      Lamentável mesmo o ocorrido e agora o caso vai se estender em um longo processo judicial (casos assim, costumam levar uns bons ANOS se desenrolando na justiça)... Lá ele terá sua chance de defesa, seus advogados devem trabalhar duro pra isso: Porém, o estrago já está feito no mercado editorial e perante a opinião pública (vai ser quase impossível reverter, ainda mais com o próprio autor admitindo suas práticas sexuais "excêntricas")!

      E obrigado pelo aviso... voltarei acompanhar o seu blog agora q voltou: Bem-vindo de volta aos blogs, rs (recomendo tbm o LINK): gibiarte.blogspot.com

      Abs!

      Excluir
  8. Fala aí comandante Leo!

    Assunto espinhoso esse de "cancelamento", e como vc bem disse, "Nesta matéria (que eu gostaria de não estar fazendo, mas que também não poderia ficar calado diante dos fatos)...". Também é desagradável comentar e repercutir, mas dada a profundidade das obras e peso do autor envolvido é praticamente impossível ficarmos alheios.

    No caso de cancelamento de artistas, procuro seguir a postura que comentei no post anterior sobre boicotar editoras pelo posicionamento político de seus proprietários editores. Nessa situação dá pra separar a obra dos "autores". No entanto em um evento como o do célebre escritor Neil Gaiman, fica mais difícil contemporizar, já que são acusações de um dos atos mais deploráveis que eu e acho que a grande maioria das pessoas considera que é abuso e/ou violência sexual. Assim minha atitude será daqui pra frente, ou seja não irei adquirir, acompanhar, repercutir nenhuma produção desse autor.

    Mas não serei radical como muitos anunciam, "vou queimar minhas edições de Sandman, os exemplares de Miracleman vão pro lixo" e por aí vai. Minha coleçãozinha de "30 anos de Sandman" em capa cartão vai ficar quietinha onde está na estante. Pra mim uma obra feita a décadas atrás, e até onde se sabe os "supostos" crimes são recentes. Não contaminaram o produto em si que querendo ou não é um dos pilares das HQs modernas.

    Obrigado pelo posicionamento comandante. Sempre coerente e sincero sem passar pano ou crucificar pra agradar a turba. Valeu até a próxima postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      De fato, amigo... Eu preferia estar falando de lançamentos ou curiosidades gerais sobre HQs, ao invés de "abuso sexual" (um dos temas mais desagradáveis pra se comentar, na minha opinião, seguido de: Política, religião, e futebol - outros temas q eu prefiro evitar sempre q posso, rs)!

      Mas, no fim das contas... esse "assunto espinhoso" acabou desenvolvendo um debate bastante pertinente no mercado atual, q é: "Como reagimos diante de um cancelamento"? Evitar ou boicotar os títulos do autor ou artista? Ou mantê-los na coleção sabendo separar a obra da pessoa? E tbm: Como o mercado atual costuma tratar casos assim? (essa é boa, pois ficou claro q o mercado NÃO espera o resultado de um julgamento e já manda o envolvido direto pra fogueira, hehe!

      "Mas não serei radical como muitos anunciam, "vou queimar minhas edições de Sandman, os exemplares de Miracleman vão pro lixo" e por aí vai"

      Pois é... aí eu já acho exagero, e vejo q isso tem se tornado uma "modinha" em alguns grupos q participo: De leitores postando FOTOS de suas edições de "Sandman" queimadas ou jogadas no lixo (dia desses até postaram lá no nosso grupo de ZAP uma foto de um seguidor do Canal "2 Quadrinhos" q jogou seu "Sandman - Ed. Definitiva" no LIXO, rs)! Nesse caso do Gaiman, farei exatamente a mesma coisa q vc: Manterei minhas 15 edições (contando com o especial da "MORTE") de "Sandman - 30 Anos" na estante, junto com meu encadernado de "Lugar Nenhum", q é tudo q tenho do autor. Afinal, tbm acho q as ações mais escabrosas dele são mais recentes e suas TARAS sado-masoquistas não repercutiram no conteúdo das HQs mais antigas q ele escreveu!

      Agora, cá pra nós... a LISTA de atores/escritores/artistas abusadores ou de conduta imprópria é gigantesca, né? Dia desses eu tava revendo o "Nosferatu" de 1978 (pra poder assistir e comparar com a versão atual) e lembrei q o ator Klaus Kinski TBM era um abusador. Aí fica aquele sentimento ruim qdo assistimos uma obra sabendo q o ator principal (mesmo em uma atuação magnânima) já cometeu crimes q nos revoltam o estômago. É triste, mas no fim das contas esse sentimento acaba SIM afetando a experiência de um filme, livro, ou GIBI. Dito isso, ressalto minha opinião no texto da matéria: Não irei cancelar o Gaiman (a ponto de me livrar as publicações dele), MAS entendo aqueles q o fizerem por se sentirem incomodados com a presença do escritor em suas coleções!

      No mais... Obrigado por ter curtido (dadas as circunstâncias, naturalmente, rs) esta postagem meio "fora da curva". Mas neste findi, voltaremos à nossa MARATONA de lançamentos com uma matéria EXCLUSIVA dedicada SÓ pro "Demolidor" (essa vai ser das boas, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  9. Olá, Léo. Excelente texto!
    Realmente a carreira do Neil Gaiman está encerrada, a menos que haja alguma reviravolta nas acusações, como no caso de Kevin Spacey (que embora tenha sido inocentado, teve sua carreira arruinada) e Johnny Depp.

    A cultura do "cancelamento" é de certa maneira recente: artistas como Pablo Picasso (que era bem agressivo com suas esposas e amantes), Alfred Hitchcock (que destratava as atrizes durante as fimagens), Charlie Chaplin e Errol Flynn (ambos atores que se relacionavam sexualmente com garotas adolescentes) não tiveram problemas em suas carreiras, mesmo sabendo-se na época em que eram atuantes sobre o comportamento desses artistas.

    Como você disse, Léo, acredito em separar o artista entre o "pessoal" e o "profissional". O diretor Roman Polanski foi condenado por estupro de uma menor de idade em 1977 nos EUA (sendo que caso pise nesse país será preso de imediato), o que é um crime abominável; ao mesmo tempo, ele é o autor de obras-primas do cinema como "O Bebê de Rosemary", "Chinatown" e "O Pianista".

    No caso das HQs, temos o caso de Gerard Jones, que foi preso (e solto em 2022) por armanezamento de pornografia infantil e cujas obras não são relançadas pela DC, como a origem do Lanterna Verde em "Amanhecer Esmeralda". Resta a dúvida: será que a DC Comics deixará de publicar novas edições de "Sandman"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, e a DC adora colocar o nome do cabra grandão lá nas capas, mas sei lá viu, sandman SEMPRE VENDEU MUITO, é um dos queridinhos da editora, ao lado de watchman, all star superman, the dark knight returns, tem muita importancia no catalogo deles.

      Excluir
    2. E aí, André... blz?

      Obrigado por ter curtido a postagem, amigo... O tema pode ser bastante incômodo, mas acabou sendo pertinente o debate sobre "cancelamentos" (uma prática q tem se tornado cada vez mais frequente na gibisfera, rs)!

      Só acho difícil alguma reviravolta no caso Gaiman... Já q ele mesmo admitiu as relações "excêntricas" q teve (ele só nega q tenha sido "à força"): E pro mercado e parte do público, os detalhes de tais relações (envolvendo até "ingestão de excrementos" e mta humilhação sendo usada como forma de prazer) já bastam pra justificar o cancelamento e afundar a carreira do autor de vez. Pra quem não leu os relatos (e haja estômago pra isso, rs) posso garantir q alguns deles vão bem além de uma simples relação sado-masoquista (passou do ponto mesmo, principalmente pra quem se dizia e se afirmava como defensor do "feminismo": Isso é q pegou mais pro cancelamento: a "hipocrisia" de quem fez, hehe)!

      Concordo com vc... essa "cultura do cancelamento" é um fenômeno mais recente, e totalmente atribuído às redes sociais: q facilitaram a repercussão de um escândalo e refletiram em "deslikes", "hates", e "boicotes" à atores e artistas envolvidos em tretas q desagradem seus seguidores. Foi bem a situação do Gaiman, q provocou a IRA justamente da galerinha progressista q idolatrava ele: Imagina a cara de uma feminista militante fã do autor diante dos relatos dele humilhando sexualmente várias mulheres (e de forma tão nojenta q eu mesmo tive receio de entrar em detalhes mais profundos no texto da matéria)? Não é a toa q o cancelamento veio como se fosse um furacão pra cima dele, rs!

      Interessante a sua comparação com outro caso escabroso... o de Gerard Jones. Bem, recentemente tivemos a fase dele na "Liga da Justiça Europa" publicada pela Panini na coleção de "Lendas da LJA". Mas, pelo q fiquei sabendo, a Panini pegou esses arquivos digitais de fora dos EUA (acho q vieram da Espanha, não lembro ao certo). Ele tbm foi o autor de "HULK 2099" (esse eu duvido q seja relançado um dia)! Qto ao "Sandman", olha: depois da Dark Horse ter rejeitado o Gaiman, acho bastante possível q a DC adote restrições similares, ou ao menos mantenha a obra na geladeira por um tempo. Aqui no Brasil, a Panini anunciou o reprint de "Sandman - Ed. Definitiva" (mas não sei se com a repercussão do caso ter tomado dimensões ainda maiores, fico na dúvida se manterão mesmo esse reprint)? Aguardemos cenas dos próximos capítulos então, hehe!

      Abs!

      Excluir
    3. "sandman SEMPRE VENDEU MUITO, é um dos queridinhos da editora, ao lado de watchman, all star superman, the dark knight returns, tem muita importancia no catalogo deles"


      Oi, André... Por coincidência, tive esse papo HOJE com um camarada meu qdo fui na loja de gibis daqui:

      Falei pra ele (o assunto era o cancelamento do Gaiman): "Imagine se o Alan Moore cometesse um CRIME grave, tipo um estupro ou assassinato, será q a DC e o público iria cancelar ele da mesma forma q cancelam outros autores e artistas"?

      É de se pensar, né? Afinal, não consigo imaginar o mercado de HQs sem republicar "Watchmen" e outras obras do barbudão... mas será q o povo passaria o pano pra ele num caso assim? Eita dúvida cruel, hehe!

      Abs!

      Excluir
    4. Olá, Léo e André. Tudo bem?

      Realmente "Sandman" é um dos best-sellers da DC Comics como meu xará afirmou, que é apreciado não somente por leitores de HQs. Imagino que caso a DC deixe de republicar essa série do Neil Gaiman, em algum tempo as edições ficarão uma fortuna na mão dos especuladores. No entanto, continuando as republicações, provavelmente o autor deve receber royalties e a empresa fica num certo "dilema moral" por favorecer um "criminoso" (algo já pré-julgado no tribunal da internet).

      Acredito que seja sensato que a DC, em vindouras republicações, destine parte considerável dos lucros para entidades que dão suporte para as vítimas de abuso sexual.

      "Afinal, não consigo imaginar o mercado de HQs sem republicar "Watchmen" e outras obras do barbudão... mas será q o povo passaria o pano pra ele num caso assim? Eita dúvida cruel, hehe!"

      Imagino que caso Alan Moore cometesse um crime MUITO GRAVE, ele também seria "crucificado" como Neil Gaiman. Até se pegarmos dentro da esquerda brasileira, nem o ex-ministro dos Direitos Humanos, o intelectual Silvio Almeida escapou do "cancelamento" após as acusações de assédio sexual contra ele, sendo sumariamente demitido tanto do governo como da faculdade em que lecionava. Num outro exemplo dentro da cultura pop, a Warner não pensou duas vezes em substituir o Johnny Depp (uma das grandes estrelas de Hollywood) na franquia "Animais Fantásticos" devido as acusações de sua ex-esposa. Claro que só estou especulando, e somente "Uatu, o Vigia" teria a resposta, rs.

      Excluir
    5. Bem lembrado, André...

      Realmente, em casos mto graves de cancelamento, as empresas não se importam mesmo em mandar qq um pra fogueira... a exemplo desses q vc citou, de fato, o Depp até mesmo de "Piratas do Caribe" (franquia BILIONÁRIA) foi LIMADO sem dó, hehe!

      E no meio dos GIBIS... O próprio Gaiman é um NOME q tem peso mto próximo de um Alan Moore: Digo, é pelo menos um dos 5 nomes mais famosos e relevantes (ainda vivos) qdo se fala em HQs. E se o Gaiman rodou, acho q o Moore tbm rodaria, rs!

      Abs!

      Excluir
  10. A mim não me afecta muito o material que já tenho como 1602,Eternos,ou deuses americanos não vou destruir apesar das acusações.Já empresas como dc e dark horse ou neteflix podem cancelar mas se o livro do Hitler foi reeditado pode vir acontecer o mesmo daqui a muitas décadas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Optimus... blz?

      Bem lembrado, amigo... Não faz mto tempo q relançaram o livro do "Bigodinho" (chamado: "Minha Luta"). E (tbm) acabaram de lançar aqui no Brasil (pela 1º vez) o LIVRO do alemão q quase afundou o mercado de quadrinhos nos anos 50: "A Sedução do Inocente"!

      Seja como for... Eu tbm não me importo com esses "cancelamentos" e continuarei mantendo na coleção o q já tenho do GAIMAN, q é: As 15 edições de "Sandman - 30 Anos" (contando com o especial da "MORTE") E o encadernado de "Lugar Nenhum" (q eu adoro)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...