29/10/2019

O "Doutrinador" (Filme, TV, HQ): A Corrupção Criou Seu Maior Inimigo...

O FILME, A Série de TV (no canal "Space"), As HQ's (difíceis de se achar)... O "Doutrinador" é o anti-herói mais indignado do Brasil e ataca em todas as mídias com sua fúria incontrolável contra os políticos mais corruptos do país!

Nesta matéria 100% nacional (finalmente um quadrinho diferenciado da média do que estamos acostumados a ver sendo produzido no Brasil), conheceremos mais sobre o matador de políticos em suas diversas versões: no papel, na telona, e na telinha!

Confira abaixo:

O "Doutrinador"... Foi criado por Luciano Cunha em 2008, inicialmente com o nome de: "Vigilante" e sem a máscara de gás que esconde seu rosto (e sua identidade secreta). O projeto ficou engavetado por 5 anos, até que em 2013 (época dos protestos que pararam o país) foi retomado e reformulado dentro de uma nova proposta. Agora, o "Doutrinador" era um ex-soldado altamente treinado que atuou durante a ditadura militar (ou seja: Era um sujeito bem velho, muito parecido com sua versão inicial e BEM diferente da versão apresentada no cinema e na TV). Um "justiceiro" (guardadas as devidas semelhanças com o personagem de mesmo nome, rs) que caça e mata políticos e corruptos em geral (SEM uma ideologia definida - é importante ressaltar, pra quem ainda alimenta torcidas organizadas a favor de políticos de estimação). O "Doutrinador" mata corruptos de extrema esquerda, extrema direita, centro, e até juízes do STF (que estão em "moda" no momento)!

Ao ser adaptado para o cinema e TV... O "Doutrinador" foi modificado de forma considerável, embora ainda mantivesse as mesmas características básicas das HQs. A principal mudança é em relação ao protagonista, que foi "rejuvenescido" na versão pras telas (praticamente uma versão: "ULTIMATE", kkk). Agora ele é Miguel Montessant, um agente federal mais jovem que vê sua filha levar um tiro (bala perdida) e morrer no hospital por falta de atendimento adequado na rede pública. Então, ele passa a culpar uma quadrilha de políticos que desviava verba da saúde e começa a exterminar todos os envolvidos (chegando até à presidenciáveis numa disputa eleitoral). É claro, que a corrupção se estende à vários níveis da engrenagem do sistema, e o "Doutrinador" precisa enfrentar até mesmo alguns de seus colegas na polícia!

Foram poucas as HQs do "Doutrinador" (apenas 3: reunidas num encadernado)... E é um material difícil de se achar (eu mesmo, nunca vi nas bancas e nem nas lojas - e olha que eu procurei, pois tenho interesse nessas HQs). O FILME eu não vi, mas assisti a série de TV (disponível pra assinantes do canal: "Space") e achei muito boa: São 7 episódios (versão "estendida" do filme) na mesma pegada de "Tropa de Elite": com ação, violência, e palavrão. E antes que alguém venha falar do modus operandi do "Doutrinador", é bom adiantar que a própria obra já critica as ações do personagem (tratado quase como vilão, às vezes). Não é uma história de "mocinho", ele é um serial-killer, um indivíduo com problemas psicológicos em busca de vingança: Simples assim, sem maiores análises sociológicas. A série (que eu recomendo) pode ser vista por espectadores de diferentes orientações políticas e tem versões genéricas e amálgamas de famosas "celebridades" de ambos os lados (e todos levam bala ou são explodidos em algum momento, rs)!

Até+

49 comentários:

  1. Desculpe pela opinião divergente da sua, mas uma personagem com esse nome, reformulado na época em que foi, que atou durante o período ditatorial, cuja atividade presente é assassinar políticos corruptos e até membros do STF tem um nítido conteúdo político e se presta, sim, a análises sociológicas. Na minha visão: é um militante da extrema-direita, que corresponde e dá vazão ao que está vigente nos últimos tempos nesse país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que existe atualmente no Brasil são militontos. Pessoas que acreditam em posts de pilantras, correntes de whatsapp e todo tipo de proliferação de fake news. Roberto Xavier

      Excluir
    2. "tem um nítido conteúdo político e se presta, sim, a análises sociológicas."


      E aí... blz?

      Não precisa se desculpar por ter uma opinião divergente, mto pelo contrário: Opiniões divergentes são justamente o q movem um bom debate ao trazerem pontos de vista mais amplos!

      Talvez eu tenha me expressado mal qdo menosprezei o termo "análises sociológicas"... É claro q o tema dessa HQ pode gerar, sim, uma análise mais aprofundada, e (inclusive) ser tema de monografias e dissertações acadêmicas. Porém, o q eu quis dizer (e posso ter errado na escolha de palavras) é q do meu ponto de vista, trata-se de uma HQ de ação, uma diversão mais "escapista" (tipo os gibis do "Justiceiro" mesmo ou séries de TV q nem "24 Horas": q já teve temporadas em q o Jack Bauer enfrentava até mesmo o Presidente dos EUA)!

      Qto à ser um militante de extrema-direita... Eu não li a HQ, mas na TV (e acredito q no gibi TBM) o "Doutrinador" não faz distinção ao matar tanto políticos de esquerda qto de direita. Numa das pág acima (q eu postei) temos até um pastor q foi vítima do "Doutrinador" (isso aparece na TV tbm), representando a crescente adesão de um "poder religioso" na política!

      Enfim... como eu não tenho políticos e/ou ideologias de estimação, tbm não me importo em curtir um personagem q seja oriundo da ditadura militar (período em q vivi parcialmente), da mesma forma q TBM não me importaria se ele fosse um torturador, guerrilheiro ou terrorista (desde q as histórias em si fossem do meu agrado)!

      Abs!

      Excluir
    3. Só pra fins comparativos... (já q o exemplo me ocorreu agora, depois de finalizar o comentário anterior):

      Uma das coisas q eu mais odeio e desprezo é o tráfico de drogas, traficantes e viciados q alimentam grande parte da engrenagem do crime no mundo... PORÉM, a minha série de TV favorita de TODOS OS TEMPOS é "Breaking Bad", justamente sobre um traficante e assassino sem escrúpulos. Sou fanzaço do "Walt", rs (apesar de ser um dos tipos mais desprezíveis se fosse na vida real)!

      Abs!

      Excluir
    4. Breaking Bad é perfeito...o final se resume: "Sem redenção".
      Roberto Xavier

      Excluir
    5. Pessoal, falando em milícias, recomendo fortemente o livro Rota 66 de Caco Barcellos, é uma reflexão profunda de até que ponto a polícia pode ser igual ou pior do que a máfia, a única diferença é a farda.

      Abs!
      Leonardo Goulart

      Excluir
  2. Rapaz, seu post me deu o "gatilho" para assistir ao menos o filme. O Quadrinho não encontrei nem digital, quanto mais físico. Quem sabe um dia o autor relança um encadernado basicão por uns 40 reais em formato americano, ao estilo dos Hellblazers. É, eu tô sonhando demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é legalzinho, mas as atuações são sofríveis. É pra se divertir, então nem leve muito a sério.

      Excluir
    2. E aí, Ozymandias... blz?

      Brigadão por ter curtido a postagem... E tente ver a série de TV se possível, já q ela é o filme "estendido" (e gostei de todos os 7 episódios)!

      A HQ eu até li uma das histórias há tempos atrás (nem me lembro direito, já q foi antes do hype em torno do personagem) qdo postaram em PDF num site de quadrinhos nacionais. Te confesso q procurei muito por esse site pra linkar essa história aqui, mas realmente não achei (podem ter tirado do ar - já q é coisa de uns 4/5 anos atrás)!

      E se vc por acaso conseguir assistir (o filme ou a série)... Vou querer conferir uma avaliação no seu site, hehe (q eu acompanho e é um dos meus favoritos)!

      Abs!

      Excluir
  3. Oi,Leo! Matéria excelente!!

    Já assisti ao filme "O Doutrinador" e gostei!! É uma exceção dos filmes nacionais que realmente valem a pena hoje em dia! Bacana que é bem ao estilo "Justiceiro" por assim dizer, que sai pelas ruas matando corruptos, mafiosos, etc, a única diferença mesmo é que O Doutrinador só mata "bandidos da esfera pública"!rs

    Realmente, a HQ é muito difícil de achar!! Acho que até chegou a ser lançada assim que o filme estreou no cinema,mas parece que esgotou rapidamente! De tempos em tempos, ocorre uma Feira Cultural onde muitos quadrinhos e livros ficam à venda em minha cidade. Se eu der sorte, posso até encontrar uma HQ do Doutrinador por aqui!rs

    E a série, confesso que ainda não vi,mas pretendo ver assim que tiver um tempo!! Se o filme já é bacana, imagine a série!hehe

    Abração!!
    Leonardo Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Leo... blz?

      Pois é, eu tbm gosto dessa pegada mais "policial" e de AÇÃO pra filmes nacionais... Já ando de saco cheio desses filmes de comédiazinhas ou draminhas light q são sempre a mesma merda ("Minha Mãe é uma Peça", "O Candidato Honesto", "Sai de Baixo", "De Pernas Pro Ar", e outras xaropadas do tipo)!

      O cinema nacional q eu curto mesmo (fora as pornochanchadas dos anos 70 e 80) é de filmes policiais ou de ação: "Pra Frente Brasil", "Eu Matei Lúcio Flávio", "Tropa de Elite", "O Homem da Capa Preta", "Os Matadores", etc...

      Abs!

      Excluir
    2. Eu confesso que só gostei de "O Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna. Pra mim, a comédia foi bem construída no filme. É hilário e dramático ao mesmo tempo.rs Mostra os tempos do cangaço,a questão da extrema pobreza, o medo da morte, Jesus e Diabo, padres que se aproveitam do dinheiro dos fiés,etc.rs

      Abs!
      Leonardo Goulart

      Excluir
  4. leo, tava conhecendo teu blog, lendo ele todo, nossa, é muita coisa escrita, muita informação.................... você trabalha por conta própria ? eu entendi que era - ou é- professor universitário..................só curiosidade, amigo.................grande abraço.................

    BERNARDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, BERNARDO... blz?

      Brigadão por estar revistando algumas postagens antigas aqui do blog (q eu iniciei em 2011, depois de me afastar de fóruns e redes sociais da época)... Já foram 1.068 matérias escritas aqui no "Submundo" (coisa pra caralho mesmo, kkk)!

      Mas sim, eu trabalho por conta própria: Sou publicitário e já lecionei algumas disciplinas da área em faculdades (por pouco tempo). Hj sou empresário, tenho um pré-vestibular (q tô tentando vender pra ter mais tempo livre dedicado à família - e ao blog) e sócio de uma rede de academias (meu novo ramo de atividades). Tudo isso me toma um tempo considerável, mas tenho planos de me aposentar em definitivo em 5 anos (aos 52 - se tudo sair conforme o planejado, é claro) e poder voltar a me dedicar mais ao "Submundo", como era no início (com 2 a 3 postagens por semana, rs)!

      Abs!

      Excluir
  5. Assisti ao filme e recomendo.
    É um personagem que promete. Atualmente está com espaço bacana nas mídias de vídeos. O autor deveria aproveitar essa vitrine para emplacar as HQs.
    Roberto Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      Concordo contigo, o hype em torno do "Doutrinador" ainda é intenso... Ele já estampou capas de revistas diversas (informativas) e tem MTA divulgação na mídia, com propagandas no canal Space e nos portais da NET!

      Mas acho q o autor tá rateando em não aproveitar esse embalo pra republicar e VENDER HQs do personagem... Só pra vc ter uma ideia, a LOJA de gibis daqui (Tutatis) NUNCA chegou a receber nada do "Doutrinador", pq nunca sobrou pra mandarem pra cá. Ela recebe material de várias distribuidoras e nenhuma mandou nada do "Doutrinador" pra loja. Pra piorar, tudo esgotado na Amazon tbm. Assim fica difícil mesmo!

      Abs!

      Excluir
  6. Assisti primeiro o filme e comprei o encadernado esse ano, numa primeira lida o doutrinador parece de extrema direita, porém ao ler a HQ vc vê que ele não faz distinção, tanto que na trama ele muda o seu pensamento por ter se apaixonado por uma militante de esquerda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, beagle... blz?

      Eu não li a HQ, mas imaginei q fosse assim... pq na série de TV ele tbm não faz distinção entre políticos de esquerda ou direita na hora de escolher suas "vítimas"!

      É engraçado, pq na série podemos perceber nitidamente as "inspirações" pra algumas versões genéricas de políticos reais... Tem até um palhaço (literalmente) interpretado pelo "Falcão" q é referência ao Tiririca. Tem o "Capitão" (mto parecido com o Bolsonaro). E o vilão principal, q é um "amálgama" de vários políticos famosos, rs!

      Abs!

      Excluir
  7. E pensar que na CCPX de 2014 eu vi o quadrinho vendendo lá. Fiquei em dúvida em comprar, acabei não comprando e me arrepend1...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alessandro... blz?

      Q pena q vc perdeu essa chance, pois hj é um gibi bem difícil de se conseguir... Já eu, nunca vi nenhum exemplar ao vivo!

      Abs!

      Excluir
  8. Blz Leo...aqui em sp tem nas bancas hq dele historias curtas (R$ 13,00).........não comprei...mas vi na banca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ronny... blz?

      Pô, esse preço de 13 pila até q tá bom... se comparado ao encadernado q custa mais de 60 (e tá esgotado)!

      Abs!

      Excluir
  9. Oi Leo!

    Eu sou um dos que estão na fila para adquirir esta HQ que de tornou raríssima!

    Pra te falar a verdade, no início do ano esta HQ apareceu na Amazon, com um preço que achei meio salgado:R$ 59,90!
    Pensando bem, até que não era muito elevado o preço, mas como eu ainda comprava Salvat e miniaturas em bancas, achei que deveria esperar uma promoção melhor, não imaginando que devido ao filme a HQ teria tiragem baixa.Me enganei feio!!

    Bom, é certo que ela voltará a ser publicada novamente, e o dia de adquirí-la irá certamente chegar!

    Não sei se o filme tinha o objetivo de criar um elemento símbolo contra a corrupção endêmica brasileira, onde as pessoas abraçariam a imagem do anti-herói brasileiro (assim como fazem com a máscara do V de Vingança) e usariam para se manifestar contra tudo que acontece de forma errática nos Três Poderes, e se essa foi a idéia, não vingou!

    Não quero discutir política, nem falar sobre direita ou esquerda, mas acho que enquanto as pessoas elevarem políticos a nível de ídolos e salvadores da pátria as coisas continuarão da mesma forma!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Eu tbm tô na espera pra um dia adquirir essa HQ, até pra ter um material nacional diferenciado na coleção (tenho pouca coisa brasileira na estante, tirando "Zé Carioca", rs)!

      E olha, na minha opinião: 60 pila nessa edição do "Doutrinador" pode parecer caro à 1º vista, mas ainda tá dentro do preço médio praticado por outras editoras... Lembrando q trata-se de um encadernado com umas 230 pág (é basicamente um "preço cheio" de panini ou Mythos)!

      Só acho q tão demorando mto pra relançar uma nova tiragem... diante do hype em torno da série de TV. Fico imaginado outros espectadores q nem eu: q conheceram melhor o personagem através da série de TV, ficaram interessados no gibi, e não encontraram à venda. Daqui a pouco a vontade passa (e o nosso VERME interior é algo q se alimenta do calor do momento, kkk) se demorarem mais tempo, rs!

      E concordo contigo... acredito q tenha havido uma intenção de se usar a máscara de gás como "símbolo" icônico de uma luta contra a corrupção. Mas realmente, a máscara fica visualmente legal (com os olhos vermelhos e tal), mas ainda é mto simplezinha pra se tornar um símbolo (q nem foi com "V de Vingança", usada até hj pelo grupo cyber-militante dos "anônimos")!

      E vc tem razão tbm qto à política... Eu sou um q não discuto política nas redes sociais. Tô longe de ser um "neutro" ou "alienado": Muito pelo contrário, tenho minhas opiniões e convicções políticas mto bem estabelecidas. Só não acredito em "salvadores da pátria" e não torço por políticos como se fossem times de futebol. Só quero q este país entre nos eixos, pois tenho um filho pequeno e quero ver ele ter um futuro num país estável economicamente e seguro. É o q eu almejo, e sempre votarei no "menos pior" se for o caso (já q não acredito em pessoas perfeitas, santos, ou salvadores pra governarem o Brasil)!

      Abs!

      Excluir
  10. Independentemente da questão ideológica, dos meus (muitos!) contatos no Brasil que leem quadrinhos, apenas uma minoria leu a HQ - e NENHUM curtiu. O que está longe de ser um bom sinal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hunter... blz?

      É por isso q eu gostaria de ler essa HQ um dia... pra fazer parte dessa minoria e formar minha própria opinião a respeito. Uma vez eu cheguei a ler uma história do "Doutrinador", mas foi em PDF e não me lembro direito se gostei ou não (na época eu nem sabia q esse personagem poderia um dia ganhar algum destaque - diante de trocentos gibis brasileiros q ficam no limbo)!

      Mas se um dia aparecer na minha frente e eu tiver no meu limite do cheque especial, rs: Vou encarar pra ver qual é!

      Abs!

      Excluir
  11. Mas a ideia não é sem doutrina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual a origem do nome "Doutrinador" nos gibis... Mas na série de TV, o nome foi dado por um jornalista q investigava os assassinatos de políticos e batizou o "herói" assim pq ele segue uma "doutrina" própria, a qual usa pra punir os culpados!

      Abs!

      Excluir
  12. . Eu vi o filme e curti , foge bastante do que estamos acostumados ver no cinema nacional (o que é ótimo) e tomara que mais adaptações de hqs brasileiros venham para as telas de cinema. Sobre o hq achei bem dispensável prefiro a história do filme/ série (que vi os dois e se fosse indicar indicaria a série pois complementa muita coisa que o filme não explorou direito.

    Ps: na minha cidade acabou de chegar o hq do doutrinador e dos outros heróis desse mesmo universo nas bancas (mas eu já tinha comprado no site da loja do universo guara , quem tem tento a versão impressa quanto o pdf e com descontos legais).

    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ivan... blz?

      Eu sempre fui fã do cinema nacional... Mas acho q houve uma queda brusca de qualidade de uns 20 anos pra cá, qdo começaram a ganhar mto destaque essas produções "Padrão Globo" de qualidade (uma extensão - com os mesmos atores e diretores - das porcarias de novelas e programas dessa emissora de merda). Eu cheguei a pensar q tínhamos passado pra um novo patamar de filmes de ação/policial qdo vieram os 2 "Tropa de Elite" e o excelente "Os Matadores" (de Beto Brant). Mas infelizmente, não foi mto além disso e os filmes brasileiros realmente bons foram se tornando cada vez mais raros nesses últimos anos!

      Recentemente, eu até q curti o filme do "Chacrinha" (mto bom), mas pode ter sido mais pelo saudosismo da época e as lembranças do programa (q eu adorava na adolescência, rs)... Ainda quero ver o do palhaço "Bingo" (q parece ser ótimo e ainda não achei pra assistir)!

      Opa, e valeu pela dica... Ficarei de olho nas bancas então!

      Abs!

      Excluir
  13. Oi!
    Comentaram na página do Doutrinador no Facebook que vai rolar reimpressão dos títulos. Agora quando, não disseram.
    Sobre o Doutrinador, acho que a HQ deveria ter um formato padrão e uma periodicidade mais clara, mesmo que fosse por exemplo, semestral.
    Veja: lançaram 3 edições avulsas, essas 3 foram tempos depois reeditadas num volume só em capa dura e recentemente saiu a edição 4 (Apocalipse BSB).
    Eu acho que seria mais negócio uma aventura em estilo graphic novel, com um acabamento decente, mas não capa dura, um meio termo entre as edições atuais e capa dura, sabe?
    Se a aventura tivesse algo entre 68~100 páginas estaria ótimo. Eu pelo menos não me incomodaria de esperar um pouco mais pra ler.
    E eu faria o mesmo com os outros títulos da Guará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, The Fool... blz?

      Ótima dica essa sua, não sabia q tinha uma pág do face pro "Doutrinador"... vou procurar então: Valeu mesmo!

      E bom saber tbm q pretendem republicar esse material... pois quero ao menos ter a oportunidade de conhecer essas HQs!

      Concordo com vc tbm em relação à periodicidade e padrão editorial pros gibis do "doutrinador"... prefiro q saia tudo num mesmo esquema e de fácil acesso ($$$) pro leitor comum (prefiro formatos econômicos, q nem a Mythos tá fazendo com o "Fantasma")!

      Gostei dessa sua ideia de uma Graphic Novel... já pensou em sugerir isso na pág do face? Seria uma boa!

      Abs!

      Excluir
  14. Perfeito comentario Fabiano é isso mesmo se não for "parça" tomara que se lasque, esse é o pensamento mediocre só ver no inicio dos comentarios desse post quem tem politico de estimação é assim...........

    ResponderExcluir
  15. Site submarino dando descontos de 40% em livros e quadrinhos com o Cupom QUEROLIVROS. Inclui as lojas parceiras. Justiceiro Valley Forge sai 70 pilas.
    Roberto Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeu mesmo dica, Roberto...

      Agora essa edição fica imperdível pra quem ainda não comprou... ótimo desconto!

      Abs!

      Excluir
  16. leo, e amigos do blog, desculpe incomodar, mas aquele sebo- é sebo ?- de quadrinhos, TUTATIS, leo, que você disse que é muito bom no teu blog, tem revistas do conan, heróis da tv, superaventuras Marvel ? eu pergunto por que eu moro na glória, zona sul e pra mim é meio contramão ir até lá, que é na assis brasil........................... a loja de quadrinhos é realmente sortida e os PREÇOS são razoáveis, leo ? eles exploram muito ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk é isso, SE puder me responder, ficaria muito agradecido, pois pra me locomover até a zona norte não é breve eu uso meu tempo trabalhando e agora estudando, a gente fica sem horas vagas......................abraço muito grande, e até mais..................

    BERNARDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, BERNARDO...

      A Tutatis é uma LOJA de quadrinhos (a única na cidade especializada só nisso)... Mas, tem bastante estoque de material antigo tbm (SAM, Espada Selvagem, Disney da Abril, etc)!

      Os preços são abaixo do valor médio de mercado sim... Vale a pena o passeio de atravessar a cidade pra conhecer (abre sábado tbm até o meio da tarde, se isso facilitar pra vc)!

      Abs!

      Excluir
    2. Renato Franca09/11/2019, 20:10

      POA só tem uma loja de quadrinhos?. Tinha que ter mais.

      Excluir
    3. Sim, especializada SÓ em gibis tem apenas 1 loja mesmo...

      Abs!

      Excluir
  17. E aí, Fabiano... blz?

    Eu já te falei uma vez e pelo visto vc concorda comigo nessa: TUDO no Brasil vira "Torcida Organizada"... O povo brasileiro entrou numas de competitividade exacerbada em praticamente todas as esferas: de assuntos mais triviais (futebol, religião, gibis) até temas mais sérios (política e gestão pública). TUDO aqui vira rixa pessoal entre A e B!

    Essa sensação de "polarização" no melhor estilo: "Escolha o seu lado"... Veio pra ficar (creio eu), pois parece ser uma característica do comportamento social das pessoas nas redes. Tenho amigos e parentes no face, por exemplo, q passam o dia todo compartilhando memes e notícias contra e a favor do governo (de uma forma quase doentia e com os ânimos sempre exaltados)!

    Essas pessoas sentem PRAZER com isso (o q é visível pela emoção q passam em suas postagens - com ódio ou determinação de seus ideais)... Bater no presidente incessantemente OU lutar ao lado dele contra os supostos "inimigos da pátria", o FATO é q tem GUERRA e diversão pra todo mundo nesse interminável "3º Turno", rs. A política hj virou uma "Copa do Mundo"!

    Falando como publicitário: A melhor forma de se manipular a MASSA no cenário atual é fazê-la escolher um "LADO" pelo qual lutar...

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. Eu já tive comentários que não foram aceitos aqui.. E corro o risco novamente. Mas não posso me eximir . Um ser que "mata...",que é polícia, juiz, executor. Isso sempre foi característica de regimes totalitários. E totalitarismo seja de extrema direita ou extrema esquerda. É por isso que nunca gostei do Justiceiro e lia Juiz Dred com ressalvas. Ainda mais numa época em que o povão, e até os "jornalistas" diplomados pela "informação", julgam e condenam embasados pelas "convicções políticas", pelos formadores de opinião. Um caso objetivo de manipulação: o telejornal de maior audiência que expõe em poucos minutos a apreensão de 100 milhões em espécie de um operador de propinas de certo partido. Em seguida o caso é esquecido e não se fala mais nisso. Expõe outro político que foi preso por um suposta posse de um imóvel de 2 milhões, ocupa quase toda a grade do telejornal durante meses. Óbvio que o impacto no inconsciente coletivo é outro. É nesse cenário que surgem os "justiceiros". Eu vejo essa HQ em bancas do Centro. Passo longe. Infelizmente um desserviço. Tem público certo na extrema direita e no protofascismo. Lamentável que o debate político e econômico do Brasil se limite à "corrupção", enquanto o povão e até a imprensa fica alheia à decisões politicas que afetarão o futuro do país. Mas acho que serei omitido novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Calvin... blz?

      Não sei pq vc teria comentários omitidos por aqui, haja visto q foram raros os posts q me vi obrigado a recusar até hj: E TODOS foram por agressões verbais à mim e outros usuários, gracinhas de trolls, E "torcidas organizadas" de políticos após eu ter pedido em comunicado q aqui não seria palanque pra esse tipo de rusga. Fora isso, nunca impedi ninguém aqui de expor sua opinião (desde q feita com civilidade)!

      Assim, respeito a sua opinião acima (embora não concorde em totalidade com tudo q foi dito)... Acho q personagens como "Justiceiro" e "Doutrinador" surgem a partir da desesperança das pessoas em verem a real justiça sendo feita. O q vemos atualmente no país é um exemplo disso, enquanto EU vou ter q explicar um dia pro meu filho q o crime compensa neste país, q vale a pena roubar trilhões dos cofres públicos e sair impune depois. Pois é essa a mensagem q nos foi passada graças ao STF!

      E enquanto uns comemoram a soltura de uma "alma honesta"... vários outros bandidos estarão soltos na rua agora. "Desserviço" (pra mim) é o q o STF fez ao beneficiar criminosos de todo o tipo! Mas se deus existe (e eu acredito q sim) um dia ainda veremos a queda dessa horda sem precisarmos de um "doutrinador" pra meter uma bala na cabeça de políticos e juízes corruptos!

      Abs!

      Excluir
    2. Tenho que colocar aqui que o Juiz Dredd é muito explicitamente uma SÁTIRA de um regime totalitário.

      Excluir
    3. Verdade, Hunter...

      O "Dredd" tem o fino sarcasmo inglês... não é pra ser levado a sério na lista dos personagens "REAÇA" (pra quem se importa com isso)!

      Abs!

      Excluir
  19. Parabéns a todos que comentaram aqui. Fiquei impressionado com o respeito mútuo, mesmo quando as opiniões eram divergentes. O debate prosseguiu sem nunca descambar para o ataque pessoal. Que bela demonstração de maturidade e inteligência. Fiquei contente de perceber que ainda podemos ter esperança de nos livrar desse discurso odiento que tem dominado nosso país. Parabéns a todos vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Obrigado (agradeço em nome de todos q participaram dos comentários tbm)... Infelizmente, vejo as repercussões sobre o "Doutrinador" em outras redes (grupos do face, principalmente) e vejo q o pessoal ainda entra nessas de "torcida organizada" em prol de política e ideologias vazias!

      Aqui no blog eu nem aceito comentários desse tipo (com rixa política entre A ou B - é uma das poucas regras q estabeleci aqui pra evitar quem desrespeita os q pensam diferente. Os discursos de ódio existem de todos os lados e o povo q se deixa levar por essas narrativas é tão ingênuo q faz exatamente aquilo q os políticos querem: Polarizar o povo e aparelhar a mídia e as instituições!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...