13/03/2019

"SALVAT" - O FIM: Coleções Marvel CANCELADAS...

Nas últimas horas, uma notícia pegou à todos os leitores de surpresa... A Salvat anunciou o CANCELAMENTO de 3 de suas principais coleções (todas da Marvel): 

As coleções de CAPA-PRETA, CAPA-VERMELHA, e a do "Aranha"... Todas canceladas antes do previsto, com exceção da vermelha (que tava prevista pra encerrar no Vol. 100 mesmo - embora no exterior tenha seguido além disso)!

Confira abaixo:

"Caros colecionadores, Como vocês têm acompanhado, passamos por dificuldades no processo de distribuição ao longo de 2018, que culminaram em pausas nas entregas por alguns meses. Esse cenário trouxe um impacto direto em nosso planejamento editorial e logístico, e por isso será necessário realizar algumas mudanças. Em bancas:

1) A extensão da coleção Marvel Black irá até a edição #135, e não #150, como prevista inicialmente. As entregas para as bancas serão semanais a partir da edição #124.
2) A Coleção do Homem-Aranha será descontinuada, sendo a #40 a última entrega para as bancas, e as entregas para as praças de Fase 2 estão com periodicidade semanal.
3) A Coleção Marvel Red seguirá o planejamento inicial e encerrará na #100, conforme previsto. As entregas para as bancas serão semanais a partir da edição #84.

Todos os assinantes receberão com o seu último pacote os próximos passos para solucionar a pendência referente ao saldo financeiro da sua assinatura, e poderão entrar em contato com a central do assinante em caso de dúvidas referentes ao status do seu pacote. Entendemos o quanto essas notícias podem ser frustrantes, e sentimos muito pelo inconveniente. Desde já agradecemos pela compreensão de todos e nos colocamos a disposição para atendê-los." 

O texto reproduzido acima é o comunicado oficial da Salvat sobre os cancelamentos... Curiosamente, as coleções canceladas - de forma abrupta - foram justamente as 3 principais da Marvel (o que deve gerar especulações e teorias da conspiração, rs). Já a coleção de "TEX Gold" continuará e passará a ter periodicidade SEMANAL (!) a partir do Vol. 33. Enquanto a coleção da "Espada Selvagem de CONAN" permanece na geladeira (sem a confirmação oficial de cancelamento e nem a de uma possível retomada na programação). E a mini-coleção de "VILÕES", prevista para apenas 8 Vol. (dos quais já foram lançados: "Caveira Vermelha" e "Dr. Destino") chegou a ter o 3º Vol. registrado em listas de futuros lançamentos!

Nas imagens acima (e abaixo), selecionei alguns dos ÚLTIMOS lançamentos da Salvat que estão chegando às bancas (ou que já saíram há meses em determinadas regiões não-setorizadas): O "Homem-Máquina" (tem uma história do KIRBY e o resto é repetéco daquela edição da Panini com capa-metalizada e arte do Barry Smith), "Thunderbolts" (a fase boa dos anos 90), "Quasar" ("Grandes Heróis Marvel" da Abril), "Novos Mutantes" (com Graphic Novel INÉDITA e repetécos do encadernado deluxe da Panini), "Deathlok" (INÉDITO no Brasil), e "Garota-Esquilo" (com a 1º aparição dela por Steve Ditko)!  

A ÚLTIMA edição da Capa-Preta (Vol. 135) será: "THOR - O Carniceiro dos Deuses" (repetéco da Panini)... E do "Aranha" teremos: "Pátrias em Chamas" (de Todd McFarlane), "Homens Sem Medo" (crossovers com o "Demolidor"), e "A Vingança de Venom" (o Vol. 40 - que encerra a coleção). A última edição da capa-vermelha (Vol. 100) será o "Cav. da Lua", mas é repetéco da fase Warren Ellis (que já saiu pela Panini)! Enfim, 3 coleções que (bem ou mal) marcaram época no mercado brasileiro e terminam agora de forma deprimente (antes da hora) deixando as LOMBADAS INCOMPLETAS. Dificilmente os leitores recuperarão a confiança na Salvat depois dessa (isso "SE" a editora tiver vida longa daqui pra frente)!

Até+   

82 comentários:

  1. 😂😂😂 delícia de notícia. Pra mim, esse acontecimento mostra que maioria dos fãs de hqs tem senso crítico na hora de comprar hqs, diferente de posers que queriam exibir a lombada na estante, isso até seria válido, se não houvesse tantas histórias medíocres nessa coleção.

    Sobre os posers: vocês podem comentar que cada um faz o que quiser com o seu dinheiro, concordo com vocês, mas tá aí as consequências disso 😂😂😂😂.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho até que demorou muito, pensei que isso ia acontecer quando o valor tinha passado da casa dos R$ 40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, "L"... blz?

      Olha, sem dúvida essa queda da Salvat deva ter sido gradual, começando mesmo a partir dos primeiros reajustes mais abusivos... e se agravado de vez com a interrupção da distribuição (o q certamente afastou uma pá de leitores - lombadistas ou não, rs)

      Outros fatores q devem ter pesado fora o preço e distribuição:

      1) O desinteresse dos leitores pela salvat preta após o término da fase de clássicos e o início da "Nova Marvel" (q pode ser facilmente encontrada em versões mais baratas da Panini)!

      2) A restolhada q tomou conta da coleção vermelha: Porra, teve edição até pra "Garota-Esquilo", rs!

      3) A baixa qualidade da maioria das edições do "Aranha" (mais focada em fases mais novas e mto ruins)!

      Abs!

      Excluir
  3. teremos um gigantesco encalhe patinando pelas bancas e sebos nos próximos
    quem sabe conseguiremos encadernados capa dura por dois reais

    brasil sendo brasil

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Scant... blz?

      Pois é, tbm acho q logo mais deve pintar nas bancas os ENCALHES da Salvat por menos de 20 pila... Foi assim com a Abril em sua reta final da Disney e tbm com outras editoras q começaram a torrar o estoque antes de fecharem suas portas (Pandora, Brainstore, Ópera Graphica, Pixel, etc)!

      Abs!

      Excluir
  4. E aí, Léo, beleza? Esse cancelamento é estranho... mesmo que eu comprasse esporadicamente alguns volumes das sagas clássicas, de alguma forma acho que vou sentir falta de pelo menos poder VER os volumes expostos em bancas.

    Poderiam pelo menos ter completado as coleções. Imagine se tivessem procedido dessa forma com a coleção do Cimério?

    E olha que eu pensei que aquela coleção dos X-Men chegaria para nós. Até planejava uma forma de comprar os volumes desenhados por John Byrne.

    Em tempo, aqueles volumes que estão sendo vendidos na loja virtual da Salvat poderiam, a partir de agora, ter seus valores diminuídos. Queima de estoque.

    Pois é, são coleções que podem entrar para os anais do colecionismo brasileiro. Os colecionadores de tempos vindouros terão muito o que discutir e refletir, pois são coleções que fizeram história entre o público consumidor de quadrinhos no Brasil.

    Até a próxima,

    Michel



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se duvidar esse material para em: Algumas bancas com desconto e lojas/ feiras de livros de 10 reais (que geralmente vendem esse material pela metade do preço)

      Excluir
    2. E aí, Michel... blz?

      Te confesso q tbm vou achar estranho chegar nas bancas e não encontrar mais nada da Salvat (fora o TEX)... Bem ou mal, elas davam uma "quebrada" na hegemonia da Panini e lá de vez em qdo aparecia uma edição ou outra do meu interesse:

      A última q comprei da Slavat foi a do "Aranha X Fanático" (mto boa)... E ainda pretendo encarar a dos "Thunderbolts" e "Deathlok"!

      E já pensou q raiva ia dar na galera se interrompessem justo a do "CONAN"? hahaha: Se fosse pra terminar assim, melhor nem ter lançado mesmo!

      No mais... acho q podemos esquecer essa dos "X-Men" então, rs (e a do "Juíz Dredd" q saiu na Europa)!

      E SIM: A Salvat ainda vai render mto assunto... inclusive aqui pelo blog, já q pretendo mais pra frente fazer um "TOP 10" das coleções de capa-preta, vermelha, e Aranha, hehe!

      Abs!

      Excluir
  5. Isso é uma pena mas a culpa também é da salvat por lançar 3 coleções de heróis ao mesmo tempo.

    PS: leo você curte a heavy metal? então assista a série animada para adultos chamada love,death and robots (parceria de tim miller com david fincher). O bom que os episódios são curtos e bem feito (sem contar o humor ácido kkk)

    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ivan... blz?

      Sim, sem dúvida: A Salvat atochou o leitor com 3 mega-coleções Marvel ao mesmo tempo... Fora outras de menor porte q corriam juntas (tipo os TIJOLOS dos "Vingadores" do Pérez, "Thor" do Simonson, e "Cap. América" do Waid). Isso rachou e dispersou os leitores!

      E sim tbm pra "Heavy Metal" (adoro e tenho até o DVD original do desenho, hehe)... Assim, valeu mesmo pela dica: Tá anotado esse desenho pra adultos (só espero q tenha na Netflix - anotei, mas não fucei direito na plataforma pra procurar)!

      Abs!

      Excluir
  6. Muito ruim isso....não sou daqueles que riem dos outros colecionadores porque alguns gostavam de fazer lombada.....gosto de hq e sempre que ocorre isso é lamentar........vermelha fiz as 100, preta fui até 120, aranha não fiz (tenho quase tudo) e tex também não fiz (tenho tudo)......qual será a próxima que vai seguir mesmo caminho de cancelamentos abril, salvat e a próxima ??? não está fácil, não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ronny... blz?

      O q aconteceu com a Salvat foi uma bola de neve de erros ocorridos lá atrás na gestão da empresa... Foi ela q começou com a péssima fama de "Erros de Revisão" (título hj mais atribuído à Panini, q segue ladeira abaixo no controle de qualidade) na edição do "Cap. América" de capa vermelha (q passou com mais de 20 erros)!

      Isso foi há anos atrás, mas a Salvat nunca se emendou de fato: E continuou com os mais bizarros erros e defeitos até pouco tempo... Só aí, já começou a perder público: o q se acentuou com os reajustes constantes, o PÉSSIMO serviço de vendas do site (onde as revistas vem todas fudidas e detonadas pra quem compra: deve ser refugo setorizado de bancas q desovam no site), e o caos na distribuição no ano passado (ok, isso não foi culpa dela: mas ajudou a afastar mais leitores do mesmo jeito)!

      Se for rolar um "bolão de apostas" pra ver quem será a próxima... eu jogo minhas fichas na Eaglemoss, hehe!

      Abs!

      Excluir
  7. E aí, Leo, beleza?

    Falando apenas pela minha cabeça, sem fato nenhum para bancar, mas creio que a retomada da Salvat em bancas tenha sido um fracasso retumbante, a ponto deles tomarem essa decisão. Quem não é visto não é lembrado, e muita gente não querendo pagar frete exorbitante além de cada unidade sair por 47,90 no site deles, decidiu abandonar a coleção.

    Que isso também sirva de lição pra Panini. O povo não é bobo, uma hora cansa de apanhar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Lierson... blz?

      Vc tá certo nessa avaliação da situação... Os MESES q se passaram SEM a Salvat nas bancas foi afastando cada vez mais o público:

      Conheço gente q durante aquele período sem distribuição, resolveu se livrar do q já tinha e passou adiante a coleção (na Tutatis mesmo, andaram pipocando umas "consignações" da Salvat naquela época)... Outros, simplesmente largaram de mão e a volta às bancas acabou tendo uma recepção FRIA!

      A loja virtual da Salvat é outra porcaria... não dá descontos legais q nem a da Eaglemoss e o frete é mto abusivo. Sem falar q as revistas vem destruídas (eles não passam nem perto do controle de qualidade de uma Amazon, por exemplo: e mandam gibis detonados q devem ter circulado em regiões setorizadas): Um LIXO de loja essa da Salvat!

      Abs!

      Excluir
  8. OLá, LEO!
    A Salvat ousou demais no mercado em crise...
    Força sempre! Ronilson Teles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ronilson... blz?

      Pois é, nunca se deve subestimar um mercado em crise (tudo fica instável demais numa economia problemática e com o povo sem dinheiro pra gastar com coisas supérfluas q nem gibis)!

      Abs!

      Excluir
  9. Dois titulos que me interessavam na expanção da capa preta:Vingadores arena e A morte do wolverine. O Infinito e o pecado Original também mas esses tentar pegar material da panini. Embora o Infinito não estou encontrando em loja...

    Na capa preta ia ter muito repeteco de material da nova marvel... mas ainda tinha um ou outro material interessante.

    A do Homem aranha não acompanhei e não sei se teria algum material que me interessa.

    Sobre Conam... muito dificil vir alguma coleção apos o ocorrido... pela Salvat.

    Sobre as lombadas... não tenho nada contra.

    Colecionei mais os materiais que me interessava. (Devo ter pego umas 150 somando todas dessas 3 coleções - Aproveitei essas coleções junto com alguns encadernados da Panini para substituir revistas mensais)

    Comprei não pela lombada mas pela qualidade do papel que gostei bastante na epoca e pela impressão de maior durabilidade que o material passava em relação ao papel jornal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Chaos... blz?

      Da fase NOVA da capa-preta, eu só me interessei mesmo pelo "Surfista" do Mike Allred, mas como acabou saindo pela Panini no mês passado ou retrasado, acabei pegando logo pra garantir!

      E concordo contigo: Tinha MUITO material repetido mesmo q havia sido lançado há pouco tempo pela Panini (alguns títulos da "Nova Marvel" ainda podem ser encontrados facilmente pela Panini na faixa duns 20 pila)!

      O "Conan" eu acho q já era mesmo (vamos esperar o comunicado oficial, mas não acredito mais q a coleção volte a ser retomada)!

      Abs!

      Excluir
  10. Fala Leo!!

    É a Salvat seguindo ladeira abaixo!! E tudo devido a planejamentos inadequados, com preços cada vez mais impraticáveis num mercado cada vez mais sombrio e sem falar nos velhos problemas de distribuição! Não dá pra entender como empresas de grande porte como a Salvat, insistem na ideia absurda de abarrotar o mercado com 4 coleções ao mesmo tempo e com preços cada vez mais vultosos! Isso é dar murro em ponta de faca,rs! Toda empresa precisa ter o foco no cliente e não afastá-lo como muitas editoras têm feito nos últimos anos!!

    Analisando por outro lado, no início de 2013, a Salvat passou a ganhar força considerável ao lançar uma coleção de graphic novels cujo foco seria o que de melhor já foi produzido pela Marvel. A coleção começou muito bem e atraiu os colecionadores justamente por ser bom,bonito e barato!! Infelizmente, após algum tempo, o ritmo desenfreado dos preços elevados e de novas coleções fez com que a editora perdesse cada vez mais o mercado e deu no que deu!!

    Eu confesso que não fiz a coleção completa de nenhuma das 3 coleções! As da capa preta foram as que eu investi mais, aproveitei bastante material dos primeiros 60 volumes e dos clássicos (que sequer foi concluída por aqui, faltando ainda 4 volumes). As do Aranha, chegaram apenas 20 volumes e peguei apenas os clássicos! Uma pena, porque ainda queria pegar mais alguns volumes muito bons do Aracnídeo! Da capa vermelha, parou de vir; e Tex não chegou aqui na minha cidade até o momento!

    As pausas que a editora fez ano passado deveria servir como oportunidade para a empresa se autoavaliar, se reorganizar, reformular os sistemas de preços em tempos de crise, mas ao retornar em alguns estados, continuou do mesmo jeito! E sinceramente, se fosse para continuar nessa situação, então uma boa opção era encerrar a maioria das coleções!

    Resta aguardar e ver se teremos encalhes nas bancas e se a editora pretende cancelar ou não as vendas online!

    Abração!
    Leonardo Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Leo... blz?

      "É a Salvat seguindo ladeira abaixo!!"... Essa frase inicial do seu post já resume perfeitamente a situação, kkk!

      Só q da Salvat ainda são 5 coleções ao mesmo tempo (tem a dos "VILÕES" tbm) e QUASE teve uma 6º q eles tentaram lançar ("CONAN")... já pensou? Os caras são doentes mesmo, por pouco não tivemos 6 coleções QUINZENAIS (!) ao mesmo tempo, rs!

      Pior q a Salvat começou bem... Aqui no blog mesmo, mtos leitores torciam mais por ela do q pela Panini (q já demonstrava sinais de "cansaço" criativo e editorial logo q a Salvat desembarcou no nosso mercado)!

      Mas a Salvat foi se perdendo rapidamente... e logo alcançou um status de impopularidade entre os leitores q foi sendo cada vez mais difícil de ser apagado (ainda mais depois dos últimos reajustes)!

      Tbm acho q foram mtas "EXTENSÕES"... A coleção preta, por exemplo, já podia ter encerrado logo q fecharam os clássicos (a fase Nova Marvel meio q "saturou" os leitores pq era quase tudo repetéco recente da Panini)!

      Abs!

      Excluir
  11. A coleção One Piece da salvat TB foi cancelada no número 46. (De 60). Na pagina da coleção no face a insatisfação é grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Valeu mesmo, Alexandro... Dessa eu não sabia!

      Puxa, sendo assim: Acho q a Salvat tá à beira de fechar as portas mesmo, hein?

      Abs!

      Excluir
  12. Aranha foi anunciada aqui e o cancelamento ja gerou polémica:

    https://www.centralcomics.com/lista-colecao-definitiva-homem-aranha/#comment-21894

    http://notasbedefilas.blogspot.com/2019/03/ha-publico-para-as-coleccoes-brasileiras.html

    https://www.centralcomics.com/colecao-definitiva-do-homem-aranha-da-salvat/

    De certeza haverá mais reacções ate ao lançamento oficial dia 25.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Optimus... blz?

      Puxa, tá sendo internacional mesmo essa onda de cancelamentos da Salvat, né?

      Aqui no Brasil a repercussão tá mto ruim nas redes sociais (principalmente nas manifestações em grupos do face)!

      Abs!

      Excluir
    2. Aqui já chegou cancelada e quase ao mesmo tempo da do Príncipe Valente da Planeta,e tenho os 1s das 2as.Tenho que (re)ler o Aranha vol:1 ja saiu aqui via revistas Devir e tpb 100% Marvek via Panini Espanha.

      e mais algumas reaçoes:

      https://bandasdesenhadas.com/2019/03/25/a-colecao-definitiva-do-homem-aranha-na-norma-brasileira/

      http://asleiturasdopedro.blogspot.com/2019/03/lancamento-colecao-definitiva-do-homem.html

      https://www.centralcomics.com/salvat-brasil-cancela-colecao-homem-aranha/#comment-21955

      Excluir
    3. E aí, Optimus... blz?

      Valeu pelos links acima... Eu li o seu comentário num deles e concordo contigo:

      Realmente, a "Saga do Clone" original (anos 70) tava mto à frente de seu tempo e ainda supera de longe o longo remake q fizeram nos anos 90 (q era mto ruim). Tá entre as melhores edições dessa coleção do aranha pela Salvat!

      Abs!

      Excluir
    4. Pois mas Salvat e Planeta tem culpa nas reaçoes mais a Salvat porque essa é Sobras vindas dai do Aranha.A da Planeta é só a linguagem.Apesar de eu achar tem n material duvidoso.

      Excluir
  13. Oi Leo!

    Notícia ruim demais para o mercado brasileiro que desde a falência da Abril patina para se segurar, mas não está conseguindo!

    Pra mim tudo indica que a Salvat literalmente FALIU, senão ela não teria cancelado suas coleções abruptamente, ela continuaria se segurando daqui e dali, mudando a periodicidade de suas edições, mas continuaria até o prometido das suas coleções!

    É claro que ela sabe que não vai dar em nada deixar as coleções incompletas, apenas frustração dos colecionadores e nada mais, porque acionar a justiça não dará em nada basicamente!

    Não vou dizer que não tinha alguns títulos das respectivas coleções que não me interessavam nas três da Marvel que ela publicava, como Duende Macabro, Carnificina Total, Infinito, Wolverine e Kitty Pride, a edição dedicada ao Apocalipse na série vilões, dentre outras!

    Eu ainda pretendo comprar algumas edições lançadas como Vingadores vs. X-Men, a Saga do Tarântula, Homem Aranha e Demolidor, Garota Esquilo, Astro Boy, Novos Guerreiros, Novos Mutantes, Thunderbolts, Homem Máquina (pela história do Kirby, inédita por aqui).

    Não vou apedrejar a editora por causa das lombadas como muitos fazem, temos de ver que a editora iniciou uma nova era de colecionismo no Brasil, mas caiu devido à sua ambição desenfreada de dominar o mercado lançando várias coleções todo ano, e por fim sucumbiu devido a fatores externos maiores como a falência da Abril.

    Porém, a editora trouxe muita coisa boa para nós colecionadores como a fase clássica com muito material inédito por aqui como Thor Contos de Asgard e Ragnarock, Dr.Estranho do Ditko e Uma Realidade à Parte, A Fúria do Pantera Negra, Howard-O Pato, Capitão américa império Secreto e Bomba Enlouquecedora, A Saga de Korvac, O Que Aconteceria Se..., A Saga de Warlock e Capitão Marvel, e muitos outros títulos que saíram nas demais coleções que dificilmente sairão pela Panini.

    Fica aqui a lição de que não se deve saturar o mercado, quando o produto dá certo, e que coleções muito longevas não devem ser lançadas no Brasil, porque o brasileiro não tem paciência para fazê-las, e porque de fato cansa, devido principalmente à instabilidade do mercado, e os problemas de distribuição!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "... Porém, a editora trouxe muita coisa boa para nós colecionadores como a fase clássica..."

      Olá Elcio, a Fase Clássica foi o ápice da coleção. Ela por si só é auto-contida e independente até por conta da numeração em romano.

      E para quem se preocupa com lombada, o segmento da ilustração fica completo sem personagens cortados.

      Acredito que com o tempo, essas 40 edições é que serão as mais valorizadas por conta do seu conteúdo. Enquanto que para muitas das outras, nem por R$ 10,00 serão passadas pra frente.

      "... Fica aqui a lição de que não se deve saturar o mercado..."

      Penso que se a Salvat, não tivesse insistido em estender a Black Label por mais um segmento, a sensação de completude estaria estabelecida para quem a vinha colecionando.

      Grande abraço,
      VAM!

      Excluir
    2. Continuando...

      "... e por fim sucumbiu devido a fatores externos maiores como a falência da Abril..."

      Elcio no tópico anterior, você comentou também que o fato da Salvat depender unicamente das bancas como ponto de venda, (e somente muito depois da sua loja on-line) restringiu suas possibilidades comerciais.

      Concordo contigo nisso companheiro, com a queda da Abril e o fim da Total, essa via de acesso ao consumidor, que foi a grande viabilizadora da coleção em seu início tornou-se 2 (ou seriam 3?) anos depois a responsável por sua queda.

      - - -

      Resta saber, SE com o fim das atividades Marvelísticas da Salvat a Panini irá desacelerar o volume de suas publicações, oque de certa forma pode até ser benéfico no que diz respeito aos prazos de produção editorial.

      Ou maléfico, se ela perceber que sem uma competição direta não precisará mais diversificar suas linhas, decidindo assim descontinuar séries mais econômicas como a CHM, focando então somente nos encadernados mais caros.

      Esperemos o planejamento para o segundo semestre e 2020, para conferir. Cara, ainda bem que o MKF fecha esse ano mesmo com a última caixa.

      Grande abraço,
      VAM!

      Excluir
    3. OI VAM!

      A coleção de clássicos por si só é auto-contida sendo a cereja do bolo de toda a coleção, e como você mesmo disse valerá um valor diferenciado se comparada às demais que integram o total da coleção!

      Acho que a quase confirmada falência da Salvat de certa forma não impactará a Panini diretamente, que "se livrou da mosca que a importunava", afinal a editora basicamente publicou o que das coleções dela lhe importavam (a curto prazo), fazendo o famoso "fura olho".Como a Salvat não estendeu ainda mais a coleção preta que bateria de frente com várias republicações de títulos recentes da Panini, as coisas morreram ali!

      É claro que nas convenções e feiras de quadrinhos, a Panini pode usar a desculpa do exemplo da Salvat quando os leitores\colecionadores pedirem muitas publicações e republicações, mas é tudo desculpa esfarrapada, a Panini tem o planejamento de suas publicações com anos de antecedência, e a tiragem de seus exemplares é muito baixa se comparada às da Salvat que tinha tiragem astronômica de suas publicações pelo que dizem!

      Confesso que gostaria de saber se a editora se acomodou em lançar só em bancas ou foi por força de contrato, e se essa clásula permanecia assim a cada renovação sem poder ser alterada, mas acho que houve uma acomodação ou burrice permancer desta forma com altas tiragens e não acompanhando o que o mercado editorial faz para sobreviver atualmente, com tantas bancas, comic shops, e livrarias fechando!

      A coleção do Conan eu não acredito que saia, porque a caução dada (as assinaturas) tiveram de ser devolvidas a quem fez, causando um enorme prejuízo para a editora.

      Enfim, uma era do colecionismo de quadrinhos se encerra, não de forma total, mas ficará bem reduzida a partir de agora, isso porque ainda tem uma coleção do Star Wars para sair pela Planeta DeAgostini e a do Batman pela Eaglemoss que pode sair a qualquer momento, ou depois do termino da oficial da DC em agosto!

      Abraços!

      Excluir
    4. "... Acho que a quase confirmada falência da Salvat de certa forma não impactará a Panini diretamente..."

      Eu penso o contrário, Elcio. Se a Salvat se colocou como a única concorrente da Panini (mesmo que moscamente, como comparou) é dito e feito que será melhor para a editora, restará saber se pra nós também.

      Penso que esse ano pelo menos, os Clássicos estão encaminhados: Paladinos, MKF, Hulk e 4F.

      Citei a CHM como exemplo, pois em minha opnião ela foi a resposta antecipada da Panini, à Salvat.

      Pois se é a Mythos a responsável pela editoração da Salvat, é claro que eles já sabiam dos planos da editora um ano antes.

      Veja a CHM foi lançada em Abril de 2012 e as GNM em Abril de 2013.

      Então das duas, uma: Ou vão desacelerar a série ou diversificar para ocupar a lacuna dos Marvetes carentes de Clássicos.

      OU MELHOR = LEIA-SE EPICS!!! :)

      - - -

      "... A coleção do Conan eu não acredito que saia..."

      Essa subiu no telhado, quanto a Marvel reaveu os direitos e depois caiu de cabeça quando a Panini liberou o comunicado que iria trazer pro Brasil.

      - - -

      "... Batman pela Eaglemoss..."

      Essa pelo conteúdo adiantado na fase de testes, não me despertou interesse nenhum. Isso sem contar o preço satânico da editora.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    5. Tanto a coleção Star Wars quanto a do Batman foram canceladas.

      Excluir
    6. Olá Lierson, de SW não posso opinar.

      Mas do Batman, não fará falta nenhuma...

      A julgar pelos títulos anunciados era bem meia boca, pelo menos pra mim que acompanho o personagem tem muitos anos.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    7. Oi, Elcio... Tdo bem?

      A situação tá feia pro mercado nacional mesmo... Bem ou mal, a Salvat era uma editora de peso q fazia uma certa frente à Panini (não me agrada a ideia da Panini voltar a manter um monopólio total sobre a Marvel no Brasil)!

      Pra piorar, enquanto a Salvat ensaia o fechar de suas portas... A Panini continua se afundando em ERROS de REVISÃO (o "SANDMAN" econômico é outro q veio todo zoado e com texto vazando pra fora dos balões - um NOJO de edição, o q é uma pena, pois eu tava na pilha de fazer essa coleção por ser mais em conta)!

      No mais... Tbm acho q a Salvat tá por um fio e acionar a justiça pra esses casos não dá em nada mesmo. Se NEM pra crimes mais graves a gente encontra justiça e respeito pelos nossos direitos, q dirá pra casos envolvendo GIBIS, rs. Fico imaginando a cara de um juíz diante de um processo sobre GIBIS cancelados (nunca q vão levar à sério isso neste país)!

      Sobre as edições q ficaram faltando... Te confesso q a q mais me interessava era a do "Duende Macabro" (com ela, eu me livraria das "Teia do Aranha" nº 60-61: mas ainda não será desta vez, kkk)!

      Ainda tem algumas edições da Salvat q me interessam e q ainda posso voltar a comentar aqui no blog em futuras colunas de "Reviews", por exemplo (a "Garota-Esquilo" é uma delas, q eu compraria mais pela HQ do Steve Ditko e a do "Máquina" tbm: pela HQ do KIRBY)!

      E concordo contigo... Pra mim, o ponto mais ALTO da Salvat foi a fase de clássicos na coleção preta (por todos esses títulos q vc citou e mtos outros)!

      Abs!

      Excluir
    8. "Mas do Batman, não fará falta nenhuma..."


      Concordo, VAM...

      O "Batman" já tá tendo tudo q presta de mais interessante saindo pela Panini (incluindo as "lendas")... e não precisa de uma NOVA coleção só de repetécos pra saturar ainda mais o mercado com preços abusivos (é Eaglemoss, né?) e sem acrescentar NADA de conteúdo relevante!

      Abs!

      Excluir
  14. Péssimo...muito péssimo
    A idéia era muito bacana enquanto o foco era fornecer um produto de bom acabamento com um preço convidativo...mas isso aconteceu apenas na primeira fase...os aumentos de preço seguidos e o excesso de coleções ao mesmo tempo (aqui coloco Eaglemoss, Planeta de Agostini etc etc)...minaram a ideia do bom e barato....para uma gourmetização e colecionismo exacerbado. Temos também os erros logisticos, de editoração e a crise interminável no mercado cultural e geral assolando nosso país como fatores que levaram a essa derrocada. A "cereja do bolo" foi a crise na distribuição (fora que não existem mais grandes livrarias praticamente para se desafogar os volumes). Se pararmos para pensar friamente...era inevitável. Eu realmente não consigo comemorar isso...Seria legal se tivessemos opções para todos os gostos...desde o leitor casual até o "lombadeiro raiz". Há muita coisa bacana nessas coleções (coloco a Eaglemoss também)...se pensarmos que o plano original era vender por 27 a 30 reais...daria para pegar muita coisa por esse preço...por um ótimo custo benefício...(mesmo aquelas HQs não muito festejadas)
    Realmente uma pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Fábio... blz?

      Verdade, a ideia inicial dessas coleções de lombada era mto boa... materiais em acabamento de luxo com preços mais acessíveis (na faixa de 30 pila) e sagas completas pra atrair novos leitores!

      Mas vc fez uma ótima retrospectiva dos eventos q se sucederam a partir daí: A Salvat foi se perdendo na jogada com toda sorte de equívocos (editoriais, logísticos, e gráficos/revisão)!

      Bem como vc diz: "Era inevitável"... Uma pena!

      Abs!

      Excluir
  15. Diz ai Leo!

    Realmente o fim de uma era dos quadrinhos no Brasil. Ainda me lembro do meu entusiasmo quando a coleção da capa preta foi anunciada: histórias muito boas, em acabamento de qualidade com um preço em conta. Os anúncios das outras coleções chegaram com menos animo da minha parte, ainda assim, fiquei contente de ter mais essas opções de HQs por aqui. Embora tivesse poucos volumes que pretendia comprar das três coleções, fico triste pelo seu final abrupto, principalmente a do Homem-Aranha (o fim mais prematuro das três).

    Agora me pergunto qual o futuro desse tipo coleção no Brasil. No caso da Salvat, tinha esperança que ela continuasse a lançar mais edições da "Marvel Edição Especial" (Vingadores, Capitão América e Thor), pois me pareceu um bom formato: fases completas, número limitado de edições e lançadas de uma única vez. Mas, com as últimas notícias, me parece pouco provável novos lançamentos desse tipo.

    A Eaglemoss ainda é uma incógnita para mim. Suas coleções são algumas das mais caras atualmente, ainda assim elas se mantem, mesmo sem a presença em banca (me parece que a venda ocorre apenas pelo seu site e as assinaturas, além da Amazon).

    Só resta esperar por novos acontecimentos para vermos como o mercado irá se adaptar a esta nova realidade.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, francisco... blz?

      Eu tbm me lembro da 1º matéria q fiz sobre a Salvat no Brasil... Fiz a tradução da 1º lista de histórias com base na coleção inglesa. Essa postagem foi uma das responsáveis por tornar o "Submundo" famoso entre os blog de quadrinhos, já q a matéria teve grande repercussão em buscas no google!

      Infelizmente, pouco tempo depois... Tbm viralizou aquela matéria q fiz sobre os mais de 20 ERROS de Revisão no "Cap. América" da Salvat vermelha!

      Agora, com esses 3 cancelamentos da Marvels... Duvido mto q outras coleções do tipo tenham qq futuro pela Salvat!

      Qto à Eaglemoss... Ela tem um site bem estabelecido e já faz tempo q tá cagando pras bancas, rs. Mesmo assim, seus altos custos restringiram mto as 2 coleções da DC pra um público mto seleto (o q pode não garantir uma vida longa à essas coleções)!

      Abs!

      Excluir
    2. Eaglemoss têm sorte pois a DC sempre teve menos publicação aqui fora do eixo Superman/Batman. Muito material raro inedito.

      Excluir
  16. Não vi surpresa, e sim o estouro de uma bolha anunciada. Quanto à lombada, ela ficará apenas menor (no caso do Aranha). Acho que a Salvat abusou, c/3 coleções da Marvel ao mesmo tempo nas bancas, e trazendo re-edições de materiais bem recentes em alguns casos.
    Particularmente, completei a "preta - Clássicos" muito feliz, e compro esporadicamente edições da vermelha de materiais inéditos (Quasar e Bill Raio Beta recentemente, p.ex.). Acho que a Salvat teve mais acertos do que erros, mas francamente durou mais do que eu imaginava.

    Agora e a Eaglemoss??????rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Pedro Paulo... blz?

      Além das 3 coleções fixas e quinzenais da Marvel (somando 6 encadernados ao mês), a Salvat ainda começou a coleção dos "VILÕES" (em 8 Vol) e teve aqueles TIJOLÕES com venda exclusiva no site: "Vingadores", "Thor", e "Cap. América"... E QUASE q emplaca a do "CONAN" junto (q não deixa de ser Marvel tbm)!

      Eu tbm compro edições esporádicas apenas... A preta perdeu o interesse pra mim qdo acabaram os clássicos (peguei boa parte deles), a do "Aranha" eu sempre achei mto ruinzinha e só acabei pegando umas 2 ou 3 (a última foi do "Fanático") e a vermelha eu devo encarar a dos "Thunderbolts", "Garota-Esquilo", e (TALVEZ) a do "Máquina"!

      Abs!

      Excluir
    2. Léo, peguei várias vermelhas que trouxeram materiais inéditos (a do Máquina traz a primeira história do seu (dele) título-solo, pelo Jack Kirby). Recentemente peguei o Deathlok, que traz a minissérie (origem) do personagem nos anos 90.

      Fui no site da Eaglemoss e vi os tijolões de Terra de Ninguém com 50% de desconto. Então meu conselho é PACIÊNCIA. Cedo ou tarde os encalhes irão aparecer.

      Abs;

      PP (AntiMonitor)

      Excluir
    3. E aí, PP... Tdo bem?

      Concordo contigo: "Paciência" é a melhor dica mesmo pra quem quiser fazer uma REPESCAGEM com a Salvat nesse período de pós-CRISE na editora, rs!

      A coleção vermelha foi boa em linhas gerais, pois trouxe mta raridade se peneirando bem essas 100 edições, hein? Entre as minhas favoritas, por exemplo, tá a do "Cap. Marvel" (com a fase Gil Kane - q eu tinha salteada em "HTV" da Abril) e a do "Guaxinim", rs (q apesar de mto fininha, trouxe uma mini inédita dele e q eu gostei bastante)!

      Qto à edição do "Máquina"... Bem, se eu acabar comprando será apenas por causa de 1 única história (a do KIRBY), pois o resto da edição eu já tenho pela Panini naquela bela edição de capa metalizada q saiu há uns 2 ou 3 anos atrás!

      Abs!

      Excluir
  17. O sucesso da Salvat foi lançar inicialente edições importantes por preços de R $ 23,00 enquanto a concorrente custava R $ 70,00 ou 200,00 nos mercenários livres. Quando veio os contate aumentos quebrou o diferencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato ! Eu comprava muito quando estava entre 26 e 30 e poucos reais...a partir do momento que a coisa foi ficando cada vez mais próxima dos 40 larguei totalmente...foi na época dos clássicos...doeu no coração...mas fazer o que ??? priorizei outras coisas. Quem sabe agora em sebos ou pegando devagar alguns encalhes ...mas sem pressa

      Excluir
  18. Lembro até hoje quando peguei na banca a queda de mudorck da Salvat numa era que a ediçao mais barata custava R$ 299,00!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado...

      Realmente, a loja "Comix" teve a cara-de-pau de botar à venda a "Queda de Murdock" por 300 contos, qdo a edição da Salvat custava 10 vezes menos, rs!

      Abs!

      Excluir
  19. Se a Salvat com seus 47,90 não aguentou a onda,imagina a Eaglemoss com seus 69,90...a questao é bem prática:a ganância editorial aliada a uma puta incompetência pra gerir a distribuição do seus PRÓPRIOS produtos acelerou o fim dessa maré de "lombadas"!e sigo pensando que NAO vai parar por ai!temos 3 meses de um novo governo COMPLETAMENTE inoperante!zero de política pública atacando o desemprego ou qualquer tipo de fomento a produção!a pergunta é:"até quando o mercado de capital engolirá a narrativa do BOZO soluction?"!nesse cenário de aprofundamento de crise financeira (quem achar exagero,é só aguardar), não fica na Salvat!o mercado ta hiperinflacionado!por mais que se fale das baixas tiragens e seus preços estratosféricos,NÃO se têm mercado pra tanta publicação e tão caras!tá se auto canibalizando e saturando!passou da hora de um freio de arrumação pra setorizar esse mercado de maneira inteligente e sustentada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eaglemoss é sustentada por coroas de alto poder aquisitivo que colecionam miniaturas de carros.

      Excluir
    2. Se esses coroas que pagam 100 pratas em "carrinho" e "bonequinho" pagarem 70 em seis edições compiladas...Léo,depois de mais de 20 edições lançadas,banca NENHUMA de Salvador viu um Tex Gold! Fácil começar uma coleção dessa...

      Excluir
    3. E aí, sergio... blz?

      Hahaha... Putz, até me perdi nos reajustes abusivos da Eaglemoss: Pensei q estivessem na faixa dos 60 pila e agora vc tá me dizendo q já são 70, kkk!

      Acho q qdo essa coleção chegar ao fim, já terá quebrado a barreira dos 100!

      Abs!

      Excluir
  20. Cá entre nós, 4 coleções quinzenas a um preço salgado, ficava difícil mesmo acompanhar. Poderiam ter dimensionado melhor essas essas coleções para dar um fôlego para o leitor. Eu comprava esporadicamente alguns exemplares. Teve muita coisa boa, como a Saga da Fenux, entre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Calvin... blz?

      Dessas coleções da Salvat, eu te confesso q tava fazendo com mais afinco a do "TEX" mesmo... Mas acabei parando tbm pq chegou numa fase de repetécos de edições q já tenho pela Mythos!

      Abs!

      Excluir
  21. Salve, Léo.

    Parece que a bolha estourou...
    A Salvat teve um capítulo importante na história do colecionismo brasileiro. Aliás, a estratégia foi brilhante, já que a editora começou no auge da marvelmania nos filmes, o que trouxe para o colecionismo muitos que sequer haviam lido quadrinhos. O ponto negativo é que o formato capa dura se tornou carne de vaca e muitas séries que não mereciam esse formato saíram (e ainda saem) com toda pompa e circunstância.
    Resta saber de que forma a queda da Salvat afetará o futuro do mercado editorial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Luiz... blz?

      Verdade, a Salvat (ou Hachette lá fora) começou a coleção preta com o "Homem de Ferro - Demônio na Garrafa", q é o Vol. 1 oficial (foi publicada fora de ordem em vários países do mundo)!

      Ou seja: pegou bem no auge do 1º FILME do ferroso (e do hype gerado em torno dele mesmo antes de sua estreia)... Depois, seguiu bebendo na fonte de todos os demais sucessos da Marvel no cinema (com edições visivelmente focadas nos heróis das telonas)!

      E não deixa de ser um marco no mercado nacional sim... Afinal, mudou a cara desta geração atual de colecionadores (pro bem ou poro mal, criou a geração dos "lombadistas" - mtos sequer leem as histórias e se preocupam mais em ostentar as coleções na estante - MAS tbm ajudou a diversificar o mercado com HQs q dificilmente seriam publicadas pela Panini, tipo: "Howard - O Pato", e "O Q Aconteceria Se...")!

      Agora a queda da Salvat pode gerar vários efeitos colaterais no mercado... A começar pela volta da exclusividade da Panini com a linha Marvel (o q poderá inviabilizar a publicação de materiais mais "alternativos" ou q simplesmente a Panini não "esteja afim" de publicar)!

      Abs!

      Excluir
  22. E aí Léo !

    É uma pena isso ter ocorrido com a Salvat, mas essa situação não me surpreendeu. A ganância dessa editora em querer abarcar o mercado de hqs, lançando várias coleções ao mesmo tempo culminou nisso, aliado aos preços altos dos encadernados num momento de crise econômica, sem nenhuma vantagem para o consumidor. Apesar de tudo, essas coleções da Salvat tiveram um saldo positivo pra mim, pois foi através delas que eu voltei a colecionar quadrinhos e substituir muitos formatinhos da minha coleção. Só fiquei desanimado com o provável cancelamento da coleção da Espada Selvagem de Conan, que era a publicação mais esperada por mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, rodrigo... blz?

      A Salvat acabou dando um passo maior do q as pernas mesmo, ao tentar lançar tantas coleções de grande porte ao mesmo tempo e com periodicidade quinzenais num mercado já abarrotado por outras editoras: Gerando trocentos repetécos de materiais (inclusive da própria Salvat - já q repetiu mta história entre as coleções preta-vermelha-aranha)!

      Qto ao "Conan"... Bem, não falaram nada a respeito: o q nos leva apenas ao campo das "probabilidades" mesmo, hehe: Eu tbm acho q NÃO será mais lançada, mas acredito (palpite) q ainda veremos o "Conan" pela Panini em sua fase clássica (vamos esperar e torcer, rs)!

      Abs!

      Excluir
  23. Lembro a primeira edição da Salvat que vi nas bancas: Marvels. O saldo positivo/grande legado no mercado de HQs nacional foi abrir os olhos da Panini sobre as reimpressões de edições esgotadas. Tanto que a Panini passou a perna na Salvat inúmeras vezes lançando antecipadamente edições do cronograma da Salvat. Até então a editora estava se lixando para a demanda, ainda está assim mas menos que antes.
    O valor anunciado na época do lançamento da primeira coleção Marvel pela Salvat parecia um sonho 30 reais por uma edição capa dura e papel colchê. Mas esse sonho se mostrou tão ilusório quanto a história da Bettina fazendo 1520 reais se tornarem 1 milhão e 40 mil reais em apenas 3 anos. Rs. Mercado ladeira abaixo. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
  24. Peguei muita coisa da Salvat que a Panini nem se tocava em lançar. Depois da Saga da Fênix Negra pela Salvat a Panini lançou toda fase Claremont / Byrne. Relançaram "A Queda de Murdock", "Homem sem medo", "Marvels", "A última caçada de Kraven", "Supremos", "Guerras Secretas".
    Particularmente prefiro edições da Panini do que Salvat, sou um anti-lombadeiro, tudo qie tenho pela Salvat e sai pela Panini troco quando cae o preço. Rs. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      A Salvat teve essa "reação em cadeia" mesmo... Ao fazer a Panini se forçar a publicar MAIS materiais e até mesmo antecipar os próximos lançamentos da Salvat (já q qdo a coleção chegou ao Brasil, a lista estava completa na Inglaterra e Alemanha - países nos quais me baseei qdo traduzi a 1º lista "provisória" da versão nacional)!

      Foi nesse embalo da Salvat... q a Panini aflorou CENTENAS de relançamentos de sagas já esgotadas e as "furações-de-olho" q culminaram em repetécos até no mesmo mês, hahaha!

      E putz, essa Betina é fóda... parece uma personagem das "Fábulas", kkk!

      Abs!

      Excluir
  25. Oi leo eu temo que em breve as hqs volte ao formatinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Jaspion... blz?

      Eu não duvido de mais nada... Afinal, já tivemos precedentes desse tipo antes: A Abril retrocedeu ao formatinho mesmo após a linha Premium, hehe. E A Panini já tentou emplacar uma linha de formatinhos no passado, mas não sabia colar as pág, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. " Eu não duvido de mais nada..."

      Nem dos formatinhos da Nova Sampa, menores ainda e em preto e branco no papel jornal?

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. Pois é, VAM...

      Tivemos recentemente o lançamento do "DIABOLIK"... q é bem formatinho (INHO) mesmo, rs (menor q a média)!

      E pra breve... A Mythos vai publicar o "FANTASMA" tbm em formatinho (tipo "TEX")!

      Abs!

      Excluir
  26. Leo,

    hoje pela manhã li o encadernado "BATMAN: A TUMBA DO REI TUT", recentemente lançado pela Panini aqui no Brasi,

    e eu particularmente achei o arco de histórias que dá título a essa edição, e a qual fora originalmente publicada lá nos EUA no ano de 2009 extremamente "MAOMEMO" (FRACA)!!!!

    JAMAIS vale o preço de capa que é R$39,00 e nem mereceria ter saído em capa-dura!

    Por isso só aconselho a comprar se encontrar numa promoção por no máximo uns R$17,00!!!!

    Minha nota avaliação para essa HQ é 7,0

    o equivalente a "REGULAR" [☆☆]!!!!

    Espero ter ajudado a quem estava na dúvida se vale ou não à pena adquirir esse material!

    Abs!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara...como 7 pode ser regular ???? Rs abaixa essa nota pra 5.0 ou 5.5 rs abração

      Excluir
    2. Olá Fábio RT, e aí tudo beleza?!!!

      Minhas notas de avaliações correspondem os seguintes valores:

      5,0 => RUIM => [☆]
      7,0 => REGULAR => [☆☆]
      8,0 => BOM => [☆☆☆]
      9,0 => MUITO BOM => [☆☆☆☆☆]

      Abs!!!!

      ;-)

      Excluir
    3. E aí, MARCIO... blz?

      Valeu mesmo pela dica, Bróder... Graças à sua avaliação negativa, eu desisti dessa ed. do "Rei Tut"

      Sempre gostei do personagem no seriadinho comédia do "Bátema"... e virei fanzaço do "CHARADA" assistindo a série "Gotham" (onde o vilão tá perfeito e psicótico). Mas não vou encarar gibi ruim por causa disso, rs!

      Abs!

      Excluir
    4. Esses encadernados que a Panini anunciou com desenhos do grande Garcia Lopez me são duvidosos em boa parte. Esse Batman do Rei Tut achei fraco tb, Novos Titãs é um material bem pequeno (o Garcia sempre teve o habito de não ficar muito num titulo só), e Desafiador só faz sentido, pelo que vi em criticas em sites gringos, se você ler antes a saga anterior (senão me engano desenhada pelo Neal Adams, que a Panini provavelmente não vai trazer). É muito legal a homenagem, mas os materiais são de avaliação questionaveis em boa parte...não pelos desenhos, pois o Garcia desenha demais, mas pelas historias e continuidade. O melhor que eu já li ai dos anunciados é Batman Veneno! Excelente historia. Mas virou lenda urbana? Até hj não apareceu em local nenhum. Vou trocar minhas edições da Ed.Abril por esse nova.

      E o Charada da série Gotham é realmente incrivel Leo, concordo. A série Gotham na verdade é um desfile do futuro Comissário James Gordon e dos vilões do Batman, muitos ali são extremamente bem trabalhados como o Pinguim, Charada, Hugo Strange, Chapeleiro Louco, Espantalho, e outros.

      Abraço!

      Excluir
    5. E aí, Camus... blz?

      Pois é, no caso do "Desafiador", eu acho q a panini tinha q publicar antes a fase do Neal Adams (q saiu faz tempo por aqui, acho q pela Ópera Graphica, e nem sei se tava completa)... Mas tá valendo do mesmo jeito, vou pegar mais pela arte do Garcia de qq forma!

      "Veneno" virou lenda urbana mesmo, kkk... nem sinal por enquanto!

      E apensar das mtas críticas negativas à série "Gotham" (nenhum amigo meu gosta)... Eu curti as 2 primeiras temporadas e gostei especialmente do desenvolvimento dos vilões (em especial: O "Charada", meu favorito na série e q me fez até voltar atrás e comprar somente agora a miniatura dele da coleção Eaglemoss). Em breve, retomarei a série e devo matar as temporadas 3 e 4 numa tacada só!

      Abs!

      Excluir
  27. Olá Marcio.

    Esse arco pertence a revista Batman Confidential, que enquanto durou teve histórias muito irregulares pelo jeito.

    A melhor que li, das publicadas no Brasil foi com a Volta do Espreitador (SdB #1-2) e a mais execrável a nova Origem do Coringa (Batman Anual #3).

    Essa deve ser um meio termo, mas concordo contigo que não vale o acabamento, mesmo tendo duas histórias antigas de B&B e um confronto clássico com o Coringa (já publicado pela Opera Graphica).

    Mas tenho certeza que consigo pega-lá por menos de R$ 20,00 ou até de graça numa promo pague 3 leve 4 do Amazon, até o fim desse ano.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  28. VAM obrigado pelas explições,

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, se você procura por um material ilustrado do JLGL que tenha grande qualidade nos roteiros e não conheça nenhum, te aconselho a esperar a publicação de Cinder & Ashe.

      Dentre as várias edições que a Panini planejou com o Mestre Espanhol (Veneno, Rei Tut, Titãs, Desafiador) ela se destaca por fugir do tema e apresentar uma trama bem próxima do Mundo Real).

      Já inclusive imaginei até uma republicação dela na Batdeira:

      http://vamilustrador.wixsite.com/batdeira/single-post/2017/01/01/PARA-O-MESTRE-ASSINAR

      E tem também uma mini-série inédita por aqui, que não posso opinar, mas pela obscuridade é bem capaz de seu uma agradável surpresa:

      https://i.pinimg.com/originals/67/37/ad/6737ad5ac263010d73718144da7fe0b2.jpg

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Ótimas dicas, VAM...

      Tbm vou de "Cinder", "Veneno", "Titãs", e "Desafiador"... e já me sentirei bem servido da arte do JLGL, rs!

      Abs!

      Excluir
  29. Estou achando que disney culturama não passa da edição 20... Mas vou ficar quieto o pessoal estar iludido que não pode ter criticas.

    ResponderExcluir
  30. E aí, Fabiano... blz?

    Pois é, bróder... O mercado nacional de HQs não inspira confiança NENHUMA, essa é a verdade (lamentavelmente)!

    Sendo bem sincero, eu não duvidaria q uma hora dessas a própria Panini fechasse suas portas. Não sei até qdo ela aguenta com esses preços superfaturados e erros de revisão q afastam cada vez mais leitores!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. Fiquei sabendo que a DC cancelou Aquaman 3 do Peter David. Nem só no Brasil ha cancelamentos hihihi.

    ResponderExcluir
  32. E ou vem mais uma ou é partida de 1 de Abril!

    https://www.centralcomics.com/a-coleccao-tex-gold-chega-a-portugal/

    Haja sobras porque Tex da Mintos a anos que nao chega aqui,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... nos comentários desse link a galera ficou na dúvida se não seria uma brincadeira de 1º de abril, kkk!

      É uma data na qual se duvida de todas as notícias, rs...

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...