30/12/2017

"Retrospectiva 2017": Os Fatos e Lançamentos Que Marcaram o Ano...

Em 2017... A instabilidade econômica e a falta de confiança da população nas instituições que deveriam zelar por ela e por seus direitos chegaram ao seu ponto mais crítico nas manchetes dos jornais (reforma da previdência, inflação sendo mascarada pela mídia, corrupção na política, violência extremada nas ruas, impunidade pros criminosos, etc)!

Mas no mundo dos quadrinhos tudo parece ir bem, rs... Tivemos centenas de lançamentos nas bancas e livrarias: com HQs pra todos os gostos e bolsos. Novas coleções (de pequeno e grande porte), rererererepublicações (à exaustão), e notícias bombásticas que mantiveram todos os blogs e canais ligados à quadrinhos bastante ocupados, hehe!

Confira abaixo os fatos mais marcantes do ano nesta "Retrospectiva 2017":

1) "Marvel Origens - A Década de 70": A Salvat (capa-preta) reúne nesta edição as clássicas estreias de: "Warlock", "Mulher-Hulk", "NOVA", "Luke Cage", "Punho de Ferro", "Mulher-Aranha", "Motoqueiro Fantasma", e "Cap. Britânia"!
2) "LOGAN": O melhor FILME de "Wolverine" foi também o último estrelado por Hugh Jackman!
3) "Batman - Terra de Ninguém": A Eaglemoss conclui a mini-coleção em 5 Vol. (tijolões) com a saga completa (iniciada com o "Terremoto")!
4) "Providence" (de Alan Moore): Estreia a série de Moore que mostra o lado mais obscuro do escritor H.P. Lovecraft!
5) "Monstro do Pântano": O elemental da linha Vertigo segue adiante com as fases de Grant Morrison e Mark Millar (boa parte ainda estava INÉDITA no Brasil)!
6) "Teatro das Sombras": Neil Gaiman, Harlan Ellison, e muitos outros se unem para prestar tributo ao legado de Ray Bradbury (um dos maiores escritores de ficção científica de todos os tempos)!
7) "DC - Renascimento": Vida nova pra DC após o fim dos "Novos 52". O "Renascimento" trouxe uma mudança de ares pra DC com todas as suas principais séries sendo relançadas desde o nº 1!
8) "Mickey" (de Floyd Gottfredson): Os "Anos de Ouro do Mickey" (com tiras a partir de 1930) é uma coleção de luxo da Abril em 37 Vol. cobrindo toda a fase do artista (que há mais de 40/50 anos não era republicada)!
9) A "Mulher-Maravilha" (de George Pérez): Ganha uma coleção de "Lendas" em 4 Vol. (cobrindo toda a fase desenhada pelo artista - ele seguiria escrevendo a série depois, mas a Panini preferiu focar até a parte em que ele desenhava)!
10) "Juíz Dredd - Heavy Metal": É uma coletânea de histórias assinadas por: John Wagner, Alan Grant, e a arte "porra-louca" de Simon Bisley. Repletas de humor-negro e irreverência, as histórias são sanguinolentas e ultrapassam os limites da sátira de costumes de uma megalópole futurista e cyber-punk!   
11) "Hellblazer - Origens" (de Jamie Delano): É republicado desde o Vol. 1 em papel LWC (na 1º versão havia saído em pisa-brite)!
12) "Thanos - Revelação Infinita": Foi o 1º de 3 encadernados com material INÉDITO de Jim Starlin!
13) "Dreadstar - O Princípio": A Mythos encaderna todas as Graphic Novels da obra-prima autoral de Jim Starlin!
14) "Deadpool Clássico": A coleção avança com 6 encadernados )lançados até aqui) que cobrem a fase anos 90 de Joe Kelly (boa parte INÉDITA no Brasil)!    
15) "Lobo Solitário": O clássico mangá está de volta às bancas em uma republicação imperdível da Panini, lançada de forma simultânea com a NOVA série (INÉDITA no Brasil)! 
16) Bernie Wrightson (R.I.P.): A morte de um dos monstros das HQs: Criador do "Monstro do Pântano" (ao lado de Len Wein)!
17) "HULK - No Coração do Átomo": A Salvat (capa-preta) lança a famosa: "Saga de Jarella" (com arte de Herb Trimpe na maioria das histórias)!
18) "Homem-Aranha": A "Coleção Definitiva" da Salvat... Traz em 60 Vol. uma seleção (polêmica e irregular) de HQs que cobrem diversos períodos da cronologia do Aranha (do material mais clássico ao mais moderno)!
19) "Coleção Histórica Marvel - Wolverine": A "CHM" do "Caolho" (em Madripoor) foi um dos maiores sucessos da linha de clássicos Marvel da Panini com 4 ed. em ordem cronológica das histórias-solo de "Wolverine"!
20) "TEX GOLD": Uma nova coleção da Salvat com 60 Vol. dedicados ao ranger mais famoso do velho oeste. Com material de alta qualidade e em cores retirado das séries originais: "Tex Gigante", "Tex Anual", e "Almanaque Tex"!
21) "Dylan Dog": Retorna ao Brasil pela editora Lorentz em 3 ed. especiais!
22) "Pateta Faz História": A mais anárquica HQ da Disney é encadernada de forma completa em 5 Vol. de capa-dura (anteriormente havia saído em 20 ed. econômicas pela Abril)!  
23) "AKIRA": Finalmente, a JBC lançou o 1º Vol. do mangá de Katsuhiro Otomo... Prometido desde 2015, muitos leitores chegaram a duvidar que Akira fosse mesmo republicado no Brasil!
24) "Valerian": De Pierre Christin e Jean-Claude Mézières, a HQ surgiu nas páginas de "PILOTE" (em 1967). Por sua inventividade e audácia, a série tornou-se referência em HQ de ficção científica (e ganhou um FILME nos cinemas este ano)!
25) FILMES de Super-Heróis e HQs em geral: Entre os demais destaques do ano tivemos: "Guardiões da Galáxia 2", "Mulher-Maravilha", "Kingsman 2", "Homem-Aranha - De Volta ao Lar", "Thor - Ragnarok", e "Liga da Justiça"!

26) "Novos Mutantes - Entre a Luz e a Escuridão": A equipe ganha encadernado de luxo pela Panini (com capa-metalizada) e cobrindo as primeiras histórias da fase de Chris Claremont & Bill Sienkiewicz!
27) "Choques Alienígenas" (de Alan Moore): A Mythos encaderna na mesma edição 2 HQs de Alan Moore em início de carreira (na linha 2000 AD): "D.R. & Quinch" e "Skizz", ambas já publicadas no Brasil (em separado) pela Pandora!
28) O "Homem-Invisível", "A Guerra dos Mundos", e "A Máquina do Tempo": 3 LIVROS de H.G. Wells que influenciaram as HQs e a cultura pop em geral, ganham versão em pocket pela L&PM!
29) "Divinity": A estrela da linha VALIANT agora pela Editora Jambô em uma HQ INÉDITA no Brasil (a editora também lançou mais 2 ed. da Valiant este ano: "Faith" e "Ninjak")!
30) Salvat (Capa-Vermelha): A coleção vermelha da Salvat teve uma EXTENSÃO pra mais 40 ed. confirmadas: "Deadpool", "Elektra", "Geração X", "Rocket Racoon", "Invasores", "Sentry - O Sentinela", e mto mais!
31) "CHM - Paladinos Marvel": Uma "Coleção Histórica" com 4 Vol. dedicados aos heróis urbanos da Marvel: "Demolidor", "Luke Cage & Punho de Ferro", "Cav. da Lua", e "Justiceiro"!
32) "Super Powers": Foi o material (de gosto duvidoso) que a Panini escolheu pra comemorar os "100 ANOS de Jack Kirby" em 2 ed. de "Lendas do Universo DC"!
33) "Biblioteca Don Rosa": A Abril estreou uma coleção de luxo (formato gigante e capa-dura) com as obras completas de Don Rosa (em 10 Vol), incluindo: "A Saga do Tio Patinhas" e outras HQs do artista!
34) "Blacksad": A SESI-SP relança no Brasil a série: "Blacksad", na qual o protagonista é um gato preto que trabalha como investigador particular em aventuras com clima noir!
35) "Terra X": Após anos de espera e intermináveis promessas, a Panini finalmente republica a série que mostra um futuro alternativo distópico para o Universo Marvel, idealizado por Alex Ross (que NÃO desenha a série - ele faz apenas as capas e conceitos)!
36) "Conan - O Conquistador": É a 2º ed. GIGANTE de luxo do "Conan" pela Mythos (série iniciada há anos atrás com: "O Libertador")!
37) "Conan - O Bárbaro" (de Robert Howard): O LIVRO com os contos originais do criador de "Conan" chega em versão luxuosa pela P&N (em capa-dura e sobrecapa de acetato): Serão 3 Vol. ao todo com a obra completa do escritor!
38) "Superman - Entre a Foice e o Martelo": A esperada republicação desta HQ alternativa do "Super". A trama mostra que a nave contendo o bebê vindo de Krypton não caiu nos EUA, mas sim: Na União Soviética, gerando consequências inesperadas!
39) "Guerra Civil II": A sequência de uma das mega-sagas mais emblemáticas da Marvel. A capacidade de prever o futuro poderia impedir que muitos desastres e atos criminosos ocorressem, permitindo aos super-heróis uma vigilância ainda mais acirrada sobre as ameaças ao planeta!
40) Len Wein (R.I.P.): A morte de mais uma lenda das HQs. Ele foi o co-criador do "Monstro do Pântano" e do "Wolverine" na década de 70!
41) "Batman - Lendas do Cav. das Trevas" (de Don Newton): Mais uma coleção de "Lendas" chega às bancas, trazendo agora a fase clássica de Don Newton (produzida entre o final dos anos 70 e início dos 80) em 2 edições! 
42) "Future Quest": O saudosismo é a tônica desta série que faz uma releitura dos personagens da Hanna-Barbera (que marcaram toda uma geração de telespectadores)!
43) "Arqueiro Verde - Caçadores": Uma das ed. mais esperada da "Coleção DC" pela Eaglemoss, trouxe a mini-série completa com uma das aventuras mais violentas e sombrias do "arqueiro" em todos os tempos (e de bônus: Uma HQ clássica de Jack Kirby)!
44) "Lanterna Verde - A Noite Mais Densa": É republicada num mega-encadernadão (532 pág, R$ 125) com a saga completa: "Blackest Night" 0-8, e "LV" 43-52!
45) "A Morte do Cap. Marvel": A emocionante Graphic Novel que mostrou a aventura final do herói (derrotado pelo câncer) é lançada em 2 versões: Pela Panini e pela Salvat!
46) "ELRIC - O Trono de Rubi": "Elric", o imperador albino criado por Michael Moorcock é um dos personagens mais importantes do gênero “espada e feitiçaria”, inaugurando aqui a nova linha de quadrinhos da Mythos: O selo Gold Edition!
47) "Walking Dead": Os Mortos-Vivos morreram (literalmente) pela HQM e voltaram à vida pela Panini, que recomeçou a série da estaca zero e vai revezar os primeiros arcos ao mesmo tempo que o material inédito (assim, foram lançados juntos o Vol. 1 e o 19)!
48) "Vingadores" (de Kurt Busiek & George Pérez): Uma mini-coleção da Salvat em 3 Vol. com essa fase completa dos "Vingadores" (e venda exclusiva pelo site da editora)!
49) "Multiverso" (de Grant Morrison): Possibilidades infinitas e uma ameaça grande o suficiente para destruir todas as realidades da DC. Esse é o mote principal da saga de Morrison que é relançada numa ed. de luxo (capa metalizada, 484 pág, R$ 125)! 
50) "Escalpo": Uma das melhores séries modernas da Vertigo era uma das mais esperadas pra ser encadernada. Só que o Vol. 1 com 296 pág em capa-dura veio com um preço pouco convidativo (R$ 120). A polêmica sobre o valor chamou mais atenção nas redes do que o conteúdo em si (sendo um triste indicativo para os reajustes que virão a seguir em futuros encadernados de luxo)!   

Até+

PS: O "Submundo" deseja à TODOS os leitores.... Um FELIZ ANO-NOVO e BOAS FESTAS! Que 2018 nos traga ainda MAIS lançamentos legais nas bancas e que possamos ter melhores condições ($$$) pra mantermos nossas coleções - na medida do possível, rs!

66 comentários:

  1. Olá, Leo! Quantos lançamentos esse ano? Meus destaques para 2017 foram Akira, A noite mais densa e a republicavam de "Os maiores super-heróis do mundo". Desejo um feliz ano novo para você e sua família e todos os freqüentadores do blog. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,Leo!
    Passando para deixar a você, sua família e a todos os amigos do blog boas festas e um feliz ano Novo repleto de paz e muita prosperidade!
    Vlw.
    PCRM.

    ResponderExcluir
  3. Fico me perguntando o tamanho do estrago financeiro para alguém que tenha se disposto a comprar todas as edições e assistido a todos os filmes listados por você, companheiro.

    Grande abraço e um Feliz 2018 com muita grana sobrando para novos gibis. :))

    VAM!

    ResponderExcluir
  4. Fala, Léo!
    Caramba! Pelo tamanho do check list da retrospectiva, temos uma ideia da intensidade do ano em relação à quantidade/qualidade/diversidade dos (re)lançamentos!

    Um detalhezinho, muito boa a capa da Salvat de abertura do post, pois lembra muito os antigos Almanaques (RGE) ou revistas como HTV, SAM, com um tipo de "colagem" com vários personagens no lápis de desenhistas diferentes.

    Realmente muito triste a partida do Wein/Wrightson, recentemente reli os encadernados do MP (Raízes), e o material é de fato, excelente!

    Esta mini coleção da Salvat (Vingadores), merece muito destaque não pelo material em si, mas sim pela perspectiva que se abre. Acredito numa tendência de coleções onde é possível enxergar o fim das mesmas!

    Sobre miniaturas, arrisquei e recebi o Homem de Ferro da Eaglemoss (Clássico), e te digo que a peça é espetacular! Muito bem feita, com a pintura perfeita! Valeu muito a pena.

    No mais Léo,votos de um ótimo ano, com saúde e proteção para toda sua (crescente) família!

    abs

    ResponderExcluir
  5. Beleza, Leo ?

    Sua síntese geral sobre os acontecimentos que marcaram o ano nesse país esquisito que é o Brasil foi realmente exemplar. Não deixou nada de fora com as suas resumidas palavras.

    No que concerne aos quadrinhos, eu destacaria o "Mickey", de Gottfredson (que, apesar da distribuição normal, tive que preterir em detrimento de outras prioridades); a "Mulher-Maravilha", de Pérez (que, infelizmente, peguei o VLT andando e também não adquiri. Vou ter que recuperar essa perda); "Deadpool Clássico" (razoável); "Providence", do Moore (na expectativa da continuação); o fenomenal "O Lobo Solitário" (imperdível); "TEX GOLD" (imperdível e, agora, vital para mim); "Biblioteca Don Rosa" (jamais me perdoaria se deixasse isso escapar); "Superman - Entre a Foice e o Martelo" (Surrealmente imperdível também), entre outras coisas que adquiri.
    Estou na dúvida se coleciono o Escalpo (muito palavrão e gíria não combina com o que eu curto pois isso é algo que geralmente acaba ficando datado demais).
    Quanto aos filmes, não assisti a NENHUM. E acredito que não perdi NADA.

    Um ótimo 2018 para todos.
    Que possamos ter capital para adquirir aquilo que gostamos. Houvesse mais consciência e menos alienação nessa sociedade, a corja repugnante de políticos e demais salafrários que destroem diuturnamente este país não gozariam da liberdade que usufruem.
    Contra esse lixo e seus comparsas ("classe artística" - hahaha!, "chutadores de bola", "mídia podre" e etc) não há Herói nem Vilão que os possa destruir. O que elimina essa escória é a Atitude. E isso é algo que praticamente inexiste por aí.

    Ano que vem tem Mestre do Kung Fu. Isso por si só já me dá novas esperanças.

    Abs !

    ResponderExcluir
  6. P.S.: sinto falta de uma cobertura maior das publicações aqui no blog -
    tanto de outras edições que são lançadas quanto dos artigos sobre aquelas que acabam sendo destacadas aqui. Também sinto falta de uma mostra do conteúdo de cada publicação pois seria interessante ter uma visão desse trabalho e não apenas das capas. Mas dificuldades técnicas devem dificultar bastante essa possibilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a proposta do canal no youtube tenho certeza que isso será resolvido. Mas independente disso acho que a descrição do conteúdo já está excelente da forma com é feita. Tenha um bom 2018. Roberto Xavier.

      Excluir
  7. blz leo?

    a cada ano que passa o mercado tem ficado mais eclético e isso é muito bom, apesar da avalanche de edições de capa dura (muitas nem merecem este tratamento) acho que as editoras tem colocado nas bancas/livrarias vários materiais de excelente qualidade e as megastores estão ai pra garantirem um preço um pouco melhor(nenos pior?) pros leitores se deleitarem.
    pretendo não comprar nada em banca em 2108 se as edições da coleção histórica marvel ficarem disponíveis nas megastores.
    ao todo comprei 57 HQs no ano, sendo que 29 foram materiais marvel e DC (55 da panini e 4 da salvat) e as outras 28 edições de várias outras editoras (6 panini, 4 nemo, 4 mino, 2 pipoca e nanquim, 1 jambô, 1 devir, 1 quadrinhos na cia, 1 jupati, 1 sesi sp, 1 intrínseca e 1 zarabatana).
    todas estas HQs custaram R$1820 mangos, e pretendo gastar menos ainda em 2018 comprando só nas megastores e quando o desconto for de 35% pra mais, atualmente compro na amazon e na saraiva e nunca tive problemas com elas.
    de todas edições que você citou na matéria as minhas preferidas são as do don rosa, material que merece capa dura e ainda vem com vários extras pra satisfazer a curiosidade dos fãs.

    grande abraço e um 2018 repleto de felicidade, paz, trabalho e muita saúde pra sua "nova" família com a chegada do victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tinha esquecido de 2 edições da darkside

      Excluir
    2. Olá, Gustavo! Para 2018 pretendo enxugar mais ainda a seleção do que irei comprar. Escalpo estava nos meus planos mas não irei pegar pelo preço. A não ser que encontre com um desconto a partir de 70%. Rs. Quadrinhos começa a ser visto pelas editoras como um hobby de luxo e nessa situação pra mim deixa de ter graça. Quero ler num formato legal e com preços justos para a nossa realidade econômica. Tenho visto muita gente com obsessão e ansiedade em comprar HQs e acho que quando chega nesse ponto já era a diversão. Artigo de luxo não estou em condições de adquirir no momento. Rs. Valeu e bom final de ano. Roberto Xavier.

      Excluir
  8. E aí Leo, beleza!
    Que ano hein...Mas não podemos reclamar teve HQ para todos os gostos e bolsos. Vou citar aqui como grande surpresa a Ed Sesi_SP, que nos brindou com belos álbuns europeus: Blacksad, que alias, eles vão lançar "TUDO" e Valerian.
    Grande abraço e um feliz 2018 pra você e sua nova família.
    Celso Pinheiro - SG

    ResponderExcluir
  9. E aí galera,

    Alguém já pegou Deadpool Clássico 6? Se sim, poderia dizer se é capa cartonada ou couchê, porque em todos os checklists que vi estava como capa cartão (assim como os volumes anteriores), mas vi boatos de que tinha saído com capa couchê, e não passei na banca ultimamente pra conferir pessoalmente.

    Feliz ano novo a você, Léo, e todos frequentadores do Submundo HQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veio sim em capa couchê! O mesmo ocorreu com Batman do futuro.

      Excluir
  10. E aí Leo, tudo certo!? Teve bastante publicações legais e outras nem tanto, não é? Não consegui pegar Tex Gold, vol No Coração do Átomo e Marvel Anos 70, quem sabe consigo alguma promoção de encalhe ou até na Bienal do livro de 2018, rs. De novo investi nas reformulações, DC Renascimento Batman e Mulher Maravilha, mas parei no número seis. Não gostei do roteirista da MM, achei forçado a sexualidade nos personagens, mas compra quem quer. Como um amigo comentou acima, foi muito coisa lançada e poucos devem ter conseguido tudo que foi oferecido, eu tive que passar um monte, rs.
    Deixo meu agradecimento por seu trabalho no Submundohq e felicidades pra todos para o ano de 2018.

    ResponderExcluir
  11. Em tempo: aguardando ansiosamente por Col Hist Marvel Incrível Hulk e Mestre do Kung Fu.

    ResponderExcluir
  12. Beleza, Leo?
    Destes 50 itens, 16 eu adquiri. E vi todos os filmes de heróis exceto Kingsman.
    Um ótimo ano novo que se avizinha pra ti e pra Kris, com a nova missão de ser pai. Abraço e até o próximo ano!

    ResponderExcluir
  13. 10 anos atrás essa enxurrada e publicações seria inimaginável.
    só não compro mais pq não tem lugar aqui em casa.
    adoro edições clássica de capa dura na estante.
    para quem viveu a época da ed. abril isso é uma obra de delírio dos perpétuos.

    abç!

    ResponderExcluir
  14. Oi Leo!

    Parabéns pela excelente matéria da "Retrospectiva 2017"!

    Infelizmente, fiquei sem muitos dos títulos que gostaria devido ao problema de distribuição da Panini que ficou quase quatro meses sem enviar nada para cá! Embora hoje esteja vindo poucos, sendo apenas os mais recentes lançamentos da editora!

    Eu vou esperar mais um pouco, talvez até março ou abril para ver se a Panini envia o que foi pulado para cá, já que ela costuma "relançar" muitos materiais, e eu não gosto de comprar material de banca pela internet, só em caso extremo mesmo, mas se não tiver outra opção farei isso!

    Minha maior tristeza foi ter ficado até o momento sem a CHM #03 do Cavaleiro da Lua, e o último volume do Pérez da Mulher Maravilha!

    Infelizmente, uma vez mais não pude adquirir todos os materiais que me interessaram que saiu ao longo do ano (excluindo estes que não vieram para as bancas da Panini!), pois teve muito encadernado que me interessou muito, mas por conta da necessidade de cortar gastos tive de "empurrá-los mais para frente!

    Até que este ano eu não gastei muito como em 2016, fui mais seletivo este ano mas adquiri materiais que me fizeram arrepender amargamente de tê-los comprado, como "Corpos" da Vertigo!

    2018 parece que será intenso em matéria de lançamento de HQS, já estou fazendo minha lista de prioridades, que se concentra principalmente em clássicos DC e Marvel, além da Coleção Conan Salvat e materiais do Sombra da Mythos!

    Um Feliz Ano Novo para você e sua família, e que venha 2018!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. "Meus destaques para 2017 foram Akira, A noite mais densa e a republicavam de "Os maiores super-heróis do mundo"


    E aí, Roberto... blz?

    Sem dúvida o "Akira" tá (diria eu) entre as 10 notícias de lançamentos mais importantes do ano... Mas infelizmente, acabei não conseguindo comprar essa ed. (entrou na lista dos cortes por falta de verba, hehe)!

    E tbm desejo à vc Um Feliz Ano-Novo... com mta saúde e prosperidade pra vc e sua família!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "Passando para deixar a você, sua família e a todos os amigos do blog boas festas e um feliz ano Novo repleto de paz e muita prosperidade!"


    Olá, PCRM... blz?

    Mto obrigado mesmo... E Um Feliz 2018 pra vc tbm: Q no ano q vem a prosperidade venha pra todos nós, pra q possamos cultivar nossas coleções sem passar sufoco na hora de pagar as contas do dia-a-dia tbm, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Fico me perguntando o tamanho do estrago financeiro para alguém que tenha se disposto a comprar todas as edições e assistido a todos os filmes listados por você, companheiro."


    E aí, VAM... blz?

    Eu nem quero parar pra somar o custo de cada um dos destaques q eu selecionei nessa retrospectiva pra não me deprimir, hehe... Lembrando, é claro, q ainda faltou MUITA coisa nessa lista (toda "retrospectiva" é sempre uma breve compilação e recapitulação do ano)!

    Mas não duvido q alguns colecionadores tenham conseguido bater essa meta... Afinal, eu conheço pessoalmente alguns leitores q se não conseguem comprar TUDO da Marvel/DC, pelo menos chegam perto disso (só não sei como isso é possível sem o cara ter um HANGAR pra guardar tudo isso, rs)!

    Um Feliz 2018 pra vc tbm, VAM... e q possamos prosseguir nossas coleções no ano q vem com o mínimo de "cortes" por causa do orçamento, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Caramba! Pelo tamanho do check list da retrospectiva, temos uma ideia da intensidade do ano em relação à quantidade/qualidade/diversidade dos (re)lançamentos!"


    E aí, Victor... blz?

    Pois é, imagine a trabalheira q eu tive pra selecionar "apenas" 50 fatos e lançamentos relevantes em uma listagem de MILHARES (literalmente) de gibis lançados este ano? Só pra vc ter uma ideia, a cada MÊS são lançados mais de 250 (!) gibis no mercado nacional, rs!

    A capa dessa ed. da Salvat (Marvel Década de 70)... É uma das minhas favoritas do ano (por falar nisso, tenho q providenciar as já tradicionais colunas de melhores e piores capas do ano, hehe) justamente pelos motivos q vc citou: É uma capa totalmente retrô q nos remete às clássicas capas de "HTV" da Abril e das montagens q a RGE fazia! Saudosismo puro, rs!

    E q triste coincidência... a partida dos 2 criadores do "Monstro do Pântano" (Wein/Wrightson) no mesmo ano: Parece uma daquelas coisas da vida q não tem explicação!

    A coleção dos "Vingadores" da Salvat parece ter sido "inspirada" pela do "Batman" (Terra de Ninguém) e q tenha vida longa pra outras séries tbm: Vem aí a do "THOR" (e devem surgir mais algumas tantas na sequência, creio eu)!

    Um Feliz 2018 pra vc e pra sua família tbm... com mta saúde, paz, e prosperidade! Aqui em casa a família vai aumentar paralelamente às minhas novas responsabilidades como pai de família, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Sua síntese geral sobre os acontecimentos que marcaram o ano nesse país esquisito que é o Brasil foi realmente exemplar. Não deixou nada de fora com as suas resumidas palavras."


    E aí, Antonio... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido esse comecinho da postagem, rs... Preferi iniciar assim, pra mostrar o contraste entre as mazelas da VIDA REAL (onde as notícias de política e costumes/gosto cultural das novas gerações nos embrulham cada vez mais o estômago) com o ESCAPISMO q nos resta: Fugir um pouco da realidade sórdida mergulhando num bom GIBI, hehe!

    Não q isso nos torne "alienados" aos problemas da vida real, mas (falando por mim) se não houver uma pequena "fuga" da realidade de vez em qdo, corremos o risco de enlouquecermos e ficarmos cada vez mais raivosos e revoltados (pra vc ter uma ideia, eu já ando compreendendo cada vez mais e me identificando com o personagem de Michael Douglas em "Um Dia de Fúria", rs)!

    O "Escalpo" eu vou colecionar certo (peneirando descontos, é claro)... Pois sinto falta de HQs com ritmo mais realista e violento (com um bom roteiro tbm): E "Escalpo" se enquadra bem nesse padrão q eu busco (fica pau a pau com o "Justiceiro MAX")!

    Dos FILMES... Vou te confessar q o único q gostei MESMO foi os "Guardiões 2", rs! Em seguida viria o "Logan" (mas o final me decepcionou)! Os demais foram até "legais", mas não me fariam assistir uma 2º vez (o da "Liga" foi o único desses q ainda não vi, mas tbm não espero mta coisa)!

    Um Feliz 2018 pra vc tbm, brother... E seja o q deus quiser pra este país no ano q vem, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Leo,

      Pelo menos aqui em casa, onde ficou convencionado ser Crime assistir a qualquer canal de tv aberta, e onde a única emissora de rádio que se escuta é a MEC FM, os quadrinhos não são considerados alienação. Ao contrário, são tratados como uma forma de entretenimento (até com esse caráter terapêutico de aliviar-se dos problemas do cotidiano, como vc destacou - coisa que os livros não conseguem desempenhar tão bem assim) e um dos veículos de formação educacional do qual eu pessoalmente faço uso (coisa que os livros já desempenham de modo extraordinário).
      Sim, pra mim HQ sempre foi uma forma de Cultura. Nunca me importei com a opinião contrária de ninguém sobre isto e aprendi a ser assim com os meus heróis do gibi. E vivo muito bem desse jeito.
      Como a sua impressão acerca do "Escalpo" foi tão positiva, decidi que vou ingressar e me integrar nesse estilo de HQ mais proximo da realidade extremada que constitui o nosso mundo verdadeiro - cada vez mais globalizado, superpovoado, corrompido e irritante, onde até os índios têm a sua cultura invadida e modificada pela influência invisível dos tentáculos que movimentam a sociedade.

      Felicidades pra vc e para a sua família que se renova com o herdeiro que vem aí (o qual, com certeza, ajudará a mudar essa tendência negativa que verificamos em nossa realidade, assim como vc, com todo o seu trabalho, já o faz).
      Ótimo 2018 pra todos.

      Excluir
    2. E aí, Antonio... blz?

      Eu tenho um certo hábito de me isolar da humanidade qdo busco um pouco de sossego e paz de espírito... Por exemplo, qdo quero mergulhar num GIBI ou LIVRO, eu me tranco no escritório e boto um protetor auditivo de silicone nos ouvidos (q elimina ruídos externos): Assim, fico algumas horas imerso nos mundos de fantasia q escolho, hehe!

      Depois eu volto pra "rotina normal"... mas com a mente e o espírito RENOVADOS após uma boa leitura, rs!

      E eu recomendo o "Escalpo" sim... pois a série mostra uma visão bem realista e decadente do q se tornou o índio americano (um povo destruído pela influência do homem branco: vivendo da jogatina, crimes, e tráfico de drogas) tudo embalado com boas doses de violência e crítica social!

      Abs!

      Excluir
  20. Passando por aqui para desejar a vc e sua família um ano novo repleto de realizações,com saúde, paz e dinheiro no bolso. Que o Submundo hq continue sendo esse excelente ponto de informação e interação de todos que passam por aqui. Abraços e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  21. "P.S.: sinto falta de uma cobertura maior das publicações aqui no blog - tanto de outras edições que são lançadas quanto dos artigos sobre aquelas que acabam sendo destacadas aqui."


    E aí, Antonio... blz?

    Na verdade, não existe nenhuma impossibilidade técnica pra isso... Mas não tem como o "Submundo" se expandir mais até chegar nesse ponto q vc sugere: Com uma cobertura mais ampla de lançamentos e de conteúdo de cada edição (cheklists completos, prévias de cada gibi, etc)! E posso explicar a razão pra essas limitações:

    É tudo uma questão de TEMPO livre (da minha parte) e de falta de colaboradores pro serviço... Aqui no blog eu trabalho sozinho na parte administrativa (redigir matérias, selecionar imagens, LER os materiais pra depois comentá-los, responder à todos os leitores, etc). A ajuda q eu tenho é mais externa (o "X-9" me passa informações das editoras e me ajuda com algumas pesquisas)! Eu tbm tenho colaboradores eventuais q de vez em qdo me mandam matérias pra eu postar aqui (Colecionador Fantasma, Camus, VAM, Roberto Xavier, Clayton, etc)!

    É diferente de outros sites/blogs/canais... Onde existem vários colaboradores se ajudando e produzindo conteúdo de forma mais rápida (só o "Universo HQ" deve ter uma meia-dúzia de colaboradores pra mais, o "P&N" tem uns 3 ou 4, o "Planeta Gibi" tem 2, e por aí vai). Sozinho (na parte diária da manutenção do blog) fica mais difícil acompanhar um ritmo mais acelerado, ainda mais q eu trabalho de 8 a 12 horas por dia na minha empresa e ainda tenho q ajudar a patroa nos afazeres de casa, rs!

    Mesmo assim, convenhamos... Nenhum site/blog/canal consegue cobrir TUDO q sai nas bancas e lojas: mesmo com mais colaboradores ajudando. O ideal é o leitor ter sempre alguns blogs/sites favoritos pra se informar melhor e ter essa maior abrangência q vc falou. Por exemplo, eu não posto "checklists" aqui pq sei q outros blogs já fazem isso com maestria (Planeta Gibi) e materiais mais alternativos já tem sido bem trabalhados pelo "UHQ" (talvez por eles terem mais contatos com artistas nacionais e independentes e acesso mais rápido à esses materiais - q mtas vezes nem chegam nas lojas aqui do sul)!

    Enfim... Eu sempre recomendo q cada leitor tenha salvo nos seus favoritos pelo menos uma boa fornada de sites/blogs/canais de HQs pra consultas diárias: é o q eu faço tbm, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Com a proposta do canal no youtube tenho certeza que isso será resolvido."


    E aí, Roberto... blz?

    De fato, um canal de youtube poderia me ajudar a cobrir MAIS informações e notícias do q eu consigo aqui no blog "escrito"... Mas pra eu manter o canal atualizado, sei q tbm vou cair no mesmo problema da falta de tempo. Ou seja, se o meu tempo já é curto pra manter este blog atualizado regularmente, imagine tendo q cuidar de um canal de youtube TBM, hehe!

    Mas vou tentar... nem q seja pra manter o youtube como "complemento" aqui pro blog. Só q eu ainda vou buscar um formato diferente do q outros youtubers andam fazendo: A maioria dos vídeos tem um cara q fica parado em frente à câmera comentando um gibi em cima da mesa (e lendo basicamente a sinopse da edição pro espectador) - Isso com certeza eu NÃO vou fazer (ainda não sei como eu faria, mas penso em algo mais crítico e com mais imagens dos gibis do q só a minha cara estampada na tela, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns patrocínios que não se intrometessem com as suas idéias e em seus projetos talvez fosse ajudar. Não conheço nada desse lance, e posso estar dizendo bobagem, mas imagino que um patrocínio nessa empreitada poderia ser um suporte financeiro interessante. Afinal,fazer tudo praticamente sozinho (como o Edgard Guimarães faz com o seu "Quadrinhos Independentes") é coisa mesmo pra Herói e Guerreiro.

      Excluir
    2. E aí, Antonio... blz?

      Infelizmente, esses "patrocínios" sempre tentam meter o bedelho na opinião e na forma como a gente conduz as coisas num blog... Eu até prefiro não ter patrocinador nenhum nesse caso, pois não quero ninguém interferindo no conteúdo e na linguagem q eu uso aqui no blog: E principalmente, não quero "VENDER" a minha opinião e virar mais um um pau-mandado da Amazon e das editoras nacionais. Pois é isso o q acontece com quem se deixa "patrocinar" por lojas e editoras!

      Se eu tiver algum patrocinador aqui no blog... Acho q será a minha própria empresa (IMPULSO - Pré-Vestibular e Concursos) assim: só eu mesmo poderei encher o meu próprio saco, hehe! Falando sério, devo botar um banner do meu curso aqui no blog assim q eu tiver pronto o EAD (Ensino à Distância) e começar a vender aulas pro resto do pais (como o blog tem boa audiência, ele ajudaria a alavancar meus negócios, rs)!

      Abs!

      Excluir
  23. "ao todo comprei 57 HQs no ano, sendo que 29 foram materiais marvel e DC (55 da panini e 4 da salvat) e as outras 28 edições de várias outras editoras"


    E aí, gustavo... blz?

    Este ano eu acabei comprando algo em torno de 90 HQs (foi pouco menos de 100)... Não sei o nº exato, pq esqueci de anotar na minha agenda algumas ed. q apareceram de repente na loja daqui e q eu acabei comprando sem registrar (normalmente eu sempre anoto o q compro). Mas não tenho como somar tudo em gastos, pq tbm consegui alguns descontos por aí (sem falar numas trocas q fiz de miniaturas por vale-gibis, hehe!

    A "Biblioteca Don Rosa" foi mesmo uma das melhores surpresas do ano... q coleção q ficou fabulosa essa: Visualmente mto bonita e recheada de extras interessantes. Chega a dar uma pena saber q serão apenas 10 Vol (o bolso agradece, mas vai ficar aquela sensação de "quero mais" qdo chegar na ed. 10, rs)!

    Um Feliz 2018 pra vc tbm, brother... Com mta saúde e prosperidade pra vc e sua família tbm (o Victor tbm te agradece, hehe) e é legal ver um colecionador sensato e metódico q nem vc: Q calcula bem as compras q irá fazer sem mtas impulsividades consumistas (q nem eu qdo me entrego à "vermice", rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "Vou citar aqui como grande surpresa a Ed Sesi_SP, que nos brindou com belos álbuns europeus: Blacksad, que alias, eles vão lançar "TUDO" e Valerian."


    E aí, Celso... blz?

    Verdade, a SESI-SP tem sido uma bela revelação no mercado editorial (assumindo, inclusive, o posto de editora "cult" q até então era da "Nemo" - q hj tá bem insossa)... Tbm podemos incluir entre as boas pedidas da SESI, a coleção de "Spirou" (q tem avançado bastante)!

    Obrigado pelas felicitações, e tbm desejo à vc e sua família um Feliz 2018!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "Alguém já pegou Deadpool Clássico 6? Se sim, poderia dizer se é capa cartonada ou couchê"


    E aí, Emerson... tdo bem?

    Puxa, agora q vc falou... Sim, eu comprei o "Deadpool Clássico 6" faz umas 2 ou 3 semanas atrás e nem tinha tirado do plástico ainda, rs!

    Diante da sua dúvida... Fui conferir a minha edição e vi q a capa tá mais "molenga" q as ed. anteriores mesmo. Q vacilo da pirinini: tinham q ter mantido a mesma gramatura das capas pra todas as ed. dessa coleção (bola fora mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "De novo investi nas reformulações, DC Renascimento Batman e Mulher Maravilha, mas parei no número seis. Não gostei do roteirista da MM, achei forçado a sexualidade nos personagens, mas compra quem quer."


    E aí, Wesley... blz?

    Pois é, saiu coisa pra caramba este ano e eu tbm não consegui comprar tudo q eu queria, hehe... Tive q pular mta coisa q me interessava pq não entrou no meu orçamento (passei quase o ano todo com minha conta no vermelho - acho q teve apenas 2 meses ao longo do ano em q pude "respirar" financeiramente fora do "cheque especial" no banco)!

    Entre as ed. q mais perdi... estão as da Salvat, q pararam de vir regularmente pras bancas aqui do sul (e qdo vem estão num estado meio surrado q eu não compraria): O "Tex Gold" vem direitinho, mas as da Marvel (preta e vermelha) eu consigo meio q na "sorte" (devo partir agora pra compras no site da salvat pro ano q vem)!

    Qto ao "Renascimento"... Eu parei de ler as revistas atuais da DC, mas achei curioso terem forçado a sexualidade dos personagens na série da "MM" (pensei q fossem seguir uma cartilha mais "isenta" de polêmicas no gibi da "MM" - diante dos holofotes q o FILME da amazona gerou na mídia)!

    No mais... Tbm desejo à vc e sua família: Um Feliz e próspero 2018!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "Destes 50 itens, 16 eu adquiri. E vi todos os filmes de heróis exceto Kingsman."


    E aí, Lierson... blz?

    Eu já adquiri pelo menos metade dessa lista da "retrospectiva", hehe... E ainda tem umas coisas interessantes q comprei pelo correio e ainda não recebi: O resto da "Coleção Vingadores" (Vol. 2 e 3), e os LIVROS do "Conan" e da Editora Estronho sobre seriados de TV: "Kung Fu", "Ultraman", e "HULK" (devo falar mais deles aqui no blog assim q estiverem na mão)!

    Velho, Eu e a Kris (q tá aqui do lado) desejamos pra ti um Feliz 2018... e contamos contigo na preparação e festas pra chegada do Victor, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "10 anos atrás essa enxurrada e publicações seria inimaginável."


    E aí, Scant... blz?

    Pois é, eu sou colecionador desde 1979... e te confesso q NUNCA vi o mercado nacional de gibis chegar nesse patamar de tamanha abrangência e variedade de títulos disponíveis pro leitor!

    Estamos numa situação em q hj é impossível alguém comprar E ler TUDO q sai ao longo de um mês... O colecionador moderno só sobrevive no ramo se for "seletivo" (comprar HQs de maneira esporádica e selecionando apenas o q lhe for ESSENCIAL)!

    Parece mesmo um delírio dos perpétuos se tivéssemos tido essa visão do mercado atual lá nos anos 80 e 90, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. "Minha maior tristeza foi ter ficado até o momento sem a CHM #03 do Cavaleiro da Lua, e o último volume do Pérez da Mulher Maravilha!"


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Sei bem como são esses problemas de distribuição... pois este ano perdi de comprar várias ed. da Salvat (principalmente) pq não vieram pras bancas daqui (em bom estado) e a Livraria Cultura parou de receber material da Salvat regularmente como fazia até então!

    Entre as ed. q perdi e terei de correr atrás depois estão: "Dr. Estranho - Uma Realidade à Parte", "Pantera Negra", "Howard - O Pato", "Império Secreto", "Deathlok", "Invasores" (capa-vermelha) e "Warlock 2" (o 1º eu consegui por sorte)!

    Devo arriscar umas compras pelo site da Salvat... Mas tenho receio q não venha em bom estado se forem ed. remanejadas das bancas e q podem ser "desovadas" no site (por isso não gosto de comprar nada sem "ver" ao vivo)!

    No seu caso, na pior das hipóteses... Eu me ofereço pra te mandar essas ed. q te faltam (CHM do Lunar e MM 4 do Pérez), já q ainda estão disponíveis na loja daqui: Se precisar então dessa força, é só me avisar, blz?

    E esse "Corpos" da Vertigo eu não quis me arriscar, hehe... Ultimamente, com tantos gastos q tenho tido, tenho priorizado as coleções q "já estão em andamento" OU q eu já conheça bem o material por ser clássico e já ter lido em scans!

    De todas as ed. q comprei este ano... a q mais me arrependi foi: "Tesouros Disney" (encadernado capa-dura da Abril), mas o motivo foi apenas o repetéco de uma HQ (O Monarca de Medioka) q ocupa METADE da edição e acabou saindo depois na coleção do "Mickey" de Gottfredson! Agora vou ter q passar adiante esses "Tesouros" pra não ficar ocupando espaço à toa com material repetido!

    Um Feliz 2018 pra vc e sua família tbm, Elcio... Com mta saúde e prosperidade pro ano q vem!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Devo arriscar umas compras pelo site da Salvat... Mas tenho receio q não venha em bom estado"

      Este é o problema crucial que me impede de sair comprando tudo pelos sites. Na banca que frequento, já sou conhecido por analisar minuciosanente cada exemplar antes de comprar e levar pra casa. Já deixam até uma pilha de cada lançamento pra eu escolher o que quero.
      Prefiro pagar um pouco mais caro (no ML, por exemplo) mas ter a certeza de que o produto que me entregarem estará em perfeitas condições. E nunca me arrependo disso.

      Abs!

      Excluir
    2. Elcio, Leo, não te mistério nem drama. Na Amazon Brasil você compra essas duas revistas e o desconto paga o frete e ainda sobra um troco.

      Excluir
    3. Oi Carlos!

      Obrigado pela sugestão, embora eu tenha cogitado esta opção ainda não a fiz porque gosto de privilegiar as bancas de revistas que estão virando raridades na minha cidade, mas caso não chegue estes materiais no prazo por mim estipulado terei mesmo de fazer a compra por meio virtual!

      Abraços!

      Excluir
    4. Oi Leo!

      Agradeço sua boa vontade, caso estes materiais "não venham de fato para cá", lhe dou um toque OK?

      Quanto à Salvat acho que você não precisa se preocupar, nunca tive problemas em compra pelo site da editora, mesmo aqueles que ela substituiu a lombada defeituosa vieram em perfeito estado!

      O que deve infelizmente estar acontecendo com as edições da editora que vão para a sua cidade, é mal cuidado da distribuidora, pois se parar para pensar por que TODAS estas edições chegaram desta forma na sua cidade e em outras não?

      Creio que a editora não faria a idiotice de escolher uma cidade propositalmente para mandar edições em péssimo estado de qualidade de forma contínua.

      Acho que convém bater umas fotos e fazer um comentário sobre isso no facebook da editora, e ver o que eles alegam!

      Abraços!

      Excluir
    5. Opa, valeu mesmo, Elcio...

      Eu ando pensando em "arriscar" umas compras virtuais pelo site da Salvat pra ver se tenho SORTE... Vou esperar algumas promoções e mandar vir uns 3 gibis juntos!

      Olha, já tenho umas 10 ed. atrasadas da Salvat q preciso correr atrás pra ver se recupero, hehe...

      Abs!

      Excluir
  30. "Que o Submundo hq continue sendo esse excelente ponto de informação e interação de todos que passam por aqui."


    Oi, Marcilio... tdo bem?

    Brigadão mesmo pelas felicitações... E tbm desejo à vc e sua família um Feliz Ano-Novo repleto de realizações e tudo de bom pela frente em 2018!

    Qto ao "Submundo"... Bem, no ano q vem (digo, a partir de amanhã, rs): O blog retoma sua programação normal - com as já tradicionais colunas de "Melhores" e "Piores" CAPAS do ano, uma nova saraivada de "REVIEWS", as matérias dos colaboradores (Camus, VAM, e Colecionador Fantasma), e vou aproveitar as férias pra ver se reativo as colunas de FOTOS das miniaturas Marvel/DC (atrasadíssimas). E ao longo do ano, me programo melhor pra arriscar o canal de vídeo e a volta dos "CLASSIFICADOS" no blog: UFA, tem trabalho pesado pela frente, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. É incrivel que em meio a crise as editoras sairam ilesas e lançaram todo esse material para todos os gostos e troianos. Mas enfim, um feliz 2018 meu amigo e que esse novo ano nos traga mais boas leituras para as nossas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Feliz 2018 pra vc tbm, amigo... E com toda certeza, este será um ano bastante INTENSO em matéria de lançamentos interessantes pra todos os públicos! Fique ligado, principalmente no "Cinema Purgatório" do Alan Moore (q vc vai curtir)!

      Abs!

      Excluir
  32. Tudo bem Leo,
    Desejo a você e sua família um feliz e próspero Ano Novo assim como a todos os frequentadores do Submundo HQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Colecionador... Tdo bem?

      Brigadão mesmo pelas felicitações e tbm espero q vc e sua família tenham tido Boas Festas nesta virada de ano... E fique ligado aqui durante as férias, pois tenho 2 postagens atrasadas suas pra botar no ar (uma sobre o VERDADEIRO "Zorro" e outra com HQs "Sci-Fi")!

      Abs!

      Excluir
  33. Boa noite, Léo. Feliz ano novo, saúde e paz. Desejo o mesmo para todos os amigos aqui do SUB.

    Léo, que o ano de 2018 chegue trazendo o GRANDE lançamento para 2018 - O MESTRE DO KUNG FU. Para essa CHM eu estou ansioso, de verdade.

    Léo, ainda me lembro quando a minha mãe comprou para mim o GHM 06 MKF; exatamente no dia em que chegava à banca - o jornaleiro estava recebendo os pacotes e desamarrando-os -, fiquei fascinado com a ilustração quando a vi no pacote dos quadrinhos novos. Aquela capa LINDA, QUE DIA INESQUECÍVEL...

    Tudo de bom também para a criança que logo logo estará entre nós. Surge o novo leitor-colecionador de quadrinhos - VICTOR.

    Até a próxima, companheiro.

    Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Michel... blz?

      Brigadão mesmo pelas felicitações... E tbm desejo pra vc e sua família um Feliz e próspero 2018!

      Eu tbm tô na expectativa pra "CHM do MKF"... E já separei alguns DVDs q tenho pra "entrar no clima", hehe: Só filmes de espionagem (007) e artes marciais (Bruce Lee e congêneres). E deixo abaixo um LINK com a CAPA q vc falou (FODÁSTICA):

      http://2.bp.blogspot.com/-aoxAMpDrEx8/TkZ4UJuU-bI/AAAAAAAAAHA/keSxjPh0lgE/s1600/Digitalizar0001+%25282%2529.jpg

      Q capa NERVOSA essa, hein? Passa uma raiva no personagem principal q a gente já imagina a quebradeira q vai ter no miolo do gibi, hahaha...

      E o VICTOR vai herdar uma bela coleção no futuro... queria ter tido um pai q nem eu, rs!

      Abs!

      Excluir
  34. Fala, Leo, blza? Voltando depois de um tempo aos comentários, o último do ano, rs. Apesar do Temer, do Pezão (que junto com a quadrilha do Cabral conseguiu levar o estado do RJ à falência, a ponto de servidores e aposentados mendigarem cesta básica por conta de salários atrasados), do Gilmar Mendes, das reformas que tiram dos menos favorecidos para beneficiar em especial as grandes empresas, dos aumentos abusivos na conta de energia, gás, gasolina etc, sobrevivemos a mais um ano em que muita coisa tem que mudar no nosso país. 2018 vindo aí e, mesmo sendo um ano eleitoral em que podemos vislumbrar alguma mudança, sinceramente, não estou muito iludido em esperar grandes coisas. O que dizer de um povo que elege como ‘’artista’’ do ano um tal de Pablo Vittar?? Desculpe se é seu gosto, mas pra quem já teve Cazuza, Raul Seixas, Renato Russo...
    Felizmente tivemos o reverso no mundo do colecionismo. Ano de muita coisa boa. Destaco as primorosas coleções da Abril: Anos de Ouro do Mickey e biblioteca Don Rosa. Que maravilhas!! Difícil acompanhar tudo o que foi lançado e relançado este ano, pra nós que temos obrigações como chefes de família a coisa complica ainda mais. A lista de prioridades tem de ser muito bem selecionada. Além de colecionar gibis atuais gosto de garimpar hqs antigas, comprar álbuns de figurinhas, além de livros também. Haja bolso!, rsrs. Destaque para o que o que consegui adquirir em 2017: as hqs acima citadas do Mickey e Don Rosa na categoria atualidade; a coleção em 3 edições do Conan, da saudosa Minami & Cunha, material bem raro e simplesmente a primeira aparição do personagem aqui no país para a categoria gibis antigos; Turma HB completinho como álbum de figurinhas; e, como livro, a obra ‘’No Direction Home’’ que fala do fantástico Bob Dylan, não sei se o amigo curte.
    Desejo a ti, Leo, tudo de bom em 2018, muita paz, saúde, prosperidade, muitas bênçãos do nosso Deus, e muitos gibis, claro, hehe.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Mumu... blz?

      Não se preocupe, não é só o RJ q ficou quebrado por má-administração e roubalheiras de pilantras... Aqui no sul do país a coisa não é diferente e os servidores públicos daqui estão com salários parcelados há anos (desde q o governo Sartori chegou ao poder) e a capital daqui virou um imenso canteiro de obras inacabadas desde a última copa do mundo (uma das maiores fraudes já aplicadas no país)!

      E meu gosto musical não se enquadra em nada do LIXO q é produzido atualmente no Brasil... Meu negócio é Pink Floyd, Ozzy, AC/DC, MPB, e 14 Bis: Parei no tempo pra música há décadas atrás sim!

      Voltando aos gibis... Acho q 2017 foi o melhor ANO da Disney no Brasil graças à essas belíssimas coleções: "BARKS", "Mickey", "Don Rosa", e os "Manuais"! Essas, tem sido imperdíveis pra mim!

      Tbm desejo à vc um Feliz 2018... q com certeza será um ano bastante agitado no mundo dos quadrinhos e espero sinceramente q eu, vc, e todos os leitores do blog consigam administrar bem suas coleções daqui pra frente: Vamos precisar de calma, dinheiro, e sabedoria pra fazermos as escolhas certas, hehe!

      Abs!

      Excluir
  35. Leo passei pra deixar os parabéns pelo filhão que tá vindo (que ótima notícia cara!!) e um feliz ano novo pra ti e todo o pessoal que participa do Submundo. Saúde e paz pra todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Fabiano... blz?

      Brigadão mesmo pelas felicitações... Meu "Kit Willer" tá vindo aí, hehe!

      E tbm espero q vc tenha um Feliz 2018 com mta saúde e prosperidade... Mto obrigado mesmo!

      Abs!

      Excluir
  36. "Em tempo, o "Etrigan" do Kirby teve 16 ed... caberia perfeitamente em 2 Vol. com 8 histórias cada!"

    Tem razão, Leo.

    Acabei de assistir a uma entrevista pelo (yt/BlogBuster) onde o Levi confirma a publicação de Etrigan e diz que ela pode preceder a linha do 4º Mundo.

    Particularmente me interesso mais pela temática do Etrigan do que Sr. Milagre & Cia... MAS num ano em que o Levi promete 08 "OITO" CHMs do MKF e 07 "SETE" Lendas do Batman, minha grana não dará pra tanto.

    Fora tudo da linha MAX (Justiceiro, Alias, Esquadrão Surpremo) e o último DD/BMB ...

    Companheiro, se a Panini queria desviar minha aten$ão da ESC Salvatina, ela conseguiu... não vai pra pegar essa coleção e mais todas as esperadas republicações prometidas pela Panini. :(

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, VAM... blz?

      Mas q ótima notícia ver q o "Etrigan" faz parte mesmo dos planos "Pré-4º Mundo", hehe... E se couber em 2 Vol. melhor ainda (é o mais provável mesmo)!

      E vai dizer, hein? Até parece q a panini fez de propósito, hahaha... Vai lançar uma enxurrada de "CHM" e "Lendas" pra secar o bolso da galera e tentar minar o "CONAN" da Salvat, rs!

      Olha, eu já me decidi... Vou botar à venda uns 300 gibis da minha coleção (ressuscitando os "classificados" do blog) pra formar um "pé-de-meia" pra todas essas coleções durante o ano. é o jeito, já q tudo isso tbm vai extrapolar o meu orçamento!

      Abs!

      Excluir
    2. Silvio gularte02/01/2018, 22:08

      Se tiver sandman prelúdio n2 e homem animal do grant morrison n3( que não vi chegar em porto alegre) a gente negocia

      Excluir
    3. Léo eu mesmo já venho fazendo isso há um bom tempo. Me livrando do que já li e não irei reler ou até mesmo o que não li e perdi o interesse. Tenho adotado dois hábitos que tem me ajudado a reduzir a coleção em prol de novos materiais: abrir apenas quando for ler, pois se desencantar por algum motivo estará novo e lacrado, e comprar com o maior desconto possível para na hora de revender poder oferecer a um preço convidativo e justo. Tenho a mania de só ler coleções depois que estou com todos os números em mãos ter a coleção completa e em estado empeçáveis de conservação são outros fatores fundamentais para conseguir passar alguns itens adiante. Roberto Xavier.

      Excluir
    4. E aí, Roberto... blz?

      Essa sua ideia de manter os gibis lacrados até a hora de ler ou passar adiante é mto boa e pode valorizar mais a revista na hora da venda... Porém, o único lado negativo disso é nos casos em q houver algum erro gráfico ou de impressão no miolo e vc nem ficar sabendo (já me aconteceu mais de uma vez, rs)!

      Abs!

      Excluir
    5. Até o momento não me deparei com nenhum problema desses. Acho que foi "graças" ao fato da maioria dos erros das editoras como Panini e Salvat serem tão grosseiros que assim que é lançados todos comentam. Por exemplo, "Captão América" e "Liga da Jusiça". É lógico que problemas de encadernação podem ocorrer independente do lote e pontuais. Mas como o acúmulo é maior do que a velocidade de leitura essas táticas me ajudam na hora de ter de conseguir espaço para alocar materiais mais relevantes. Roberto Xavier.

      Excluir
    6. Oi, Roberto... blz?

      Só vou te dar um exemplo do q eu quis dizer... e q foi o fato mais bizarro do tipo q já me aconteceu, rs:

      Numa das minhas idas à SP (pra uma Fest Comix), comprei lá uma ed. de "Camelot 3000"... Trouxe a ed. lacrada na viagem (carregando peso à toa, rs). Pois qdo cheguei aqui e tirei do plástico: Vi q tinha um caderno inteiro de pág repetidas (e q faltava o equivalente à elas no miolo - não adiantaria nem arrancar as pág repetidas pq ainda estaria faltando uma história inteira, hehe)!

      E como destrocar depois? Já q na Fest Comix não se emite nota fiscal? Tive q mandar a ed. estragada pro "X-9" tentar trocar diretamente com a Panini pra mim (ainda bem q ele conseguiu e me safei dessa por pouco, rs)!

      Abs!

      Excluir
    7. "...é o jeito, já q tudo isso tbm vai extrapolar o meu orçamento!"

      Olha, eu nem a isso posso recorrer pois já me desfiz de muita coisa no passado e minha coleção hoje se reduz ao essencial mesmo...

      Mas vou te dizer, Leu tu vais ter que vender muito gibi, afinal só de Conan (c/ 20 edições quinzenais) serão quase R$ 1.000,00 em 2018!

      MAS pode assinar... sim é verdade, MAS a economia (pelo a menos a minha) tá muito instável, não vou me comprometer com os valores parcelados da coleção total, até pq a totalidade dos 75 álbuns não me interessa...

      Decidi fazer o seguinte, vou garantir os três primeiros que custarão (espero) menos do que R$ 50,00 (cada) e depois fico (SÓ) nas trocentas edições prometidas pela da Panini para ano.

      Vou botar fé que a ESC Salvatiana será um sucesso e que ela ficará sendo relançada como a Marvel Black Label tem sido por um período maior de tempo. Assim vou comprando pela loja da Salvat em pequenos packs a partir de 2019...

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    8. E aí, VAM... blz?

      É uma boa ideia a sua sim... a de contar com as prováveis reposições de estoque da Salvat pra todas as suas coleções!

      A gente já viu como funciona nas capa-preta e vermelha... q SEMPRE tem estoque e relançamentos em diferentes fases da distribuição. Se nem a "Queda de Murdock" da Salvat esgotou na época (aparecendo, inclusive, com descontos de quase 50% em bancas e bienais) não acredito em "edições difíceis" de se conseguir do "Conan", "Aranha", e "Tex" futuramente: Ainda mais com o SITE da salvat no ar agora!

      Abs!

      Excluir
  37. E aí, Leo, tudo bem?
    Parabéns pela matéria! 2017 realmente teve muita coisa nas bancas e livrarias, inclusive algumas surpresas. Que 2018 seja ainda melhor!
    Aproveito pra desejar um Feliz Ano Novo pra você e toda a galera aqui do Submundo!
    E parabéns também pela paternidade, meu amigo!
    Abraços e tudo de bom pra você e toda a sua família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelo... Tdo bem?

      Mto obrigado mesmo pelas felicitações e por ter curtido esta postagem... Vou ter meu 1º filho aos 45 (antes tarde do q nunca, né? hehe)!

      Tbm desejo à vc e sua família um Feliz 2018: Com mta saúde, paz, e prosperidade... Tdo de bom e mtas felicidades pra vc, amigo!

      Abs!

      Excluir
  38. Silvio gularte02/01/2018, 22:09

    Feliz novo ano meu brother. Tudo de bom para você e sua família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um Feliz 2018 pra vc tbm, Silvio... Mta saúde, prosperidade, e felicidades pra vc e sua família!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...