08/09/2016

O "FERA" (Salvat Vermelha): Mutação Bestial...

O "FERA" ganha pela Salvat (capa-vermelha) o seu 1º encadernado solo no Brasil... E somente com material CLÁSSICO da década de 70 (boa parte INÉDITO por aqui)!

Finalmente o leitor brasileiro conhecerá "A ORIGEM do FERA" (e o acidente que o transformou num felino azulado)... Participações especiais nesta edição: "Homem de Ferro", "Fanático", "Unus - O Intocável", "Irmandade de Mutantes", O "Grifo", e um quebra com o "HULK"!

Confira abaixo:

O "FERA" já era um conhecido integrante dos "X-Men" desde a 1º aparição da equipe, mas sua aparência era mais "humana" (tirando os pés - semelhantes aos de um gorila). Só que Hank McCoy ainda sofreria uma transformação radical nesse arco de histórias intitulado: "Mutação Bestial" - no qual viria a adquirir pêlos azuis e garras. A nova mutação de Hank foi um acidente de laboratório e diferente de outros heróis trágicos que vivem se lamentando de sua condição ou aparência monstruosa, o "Fera" logo manteve o bom-humor e aceitação diante dos fatos. Com alto nível intelectual e cultural, Hank costuma ser irônico e sarcástico (fazendo discursos eloquentes e gracinhas fora de hora)!

Ele é um dos personagens que mais participou e integrou equipes de super-heróis, já tendo feito parte dos: "X-Men", "Vingadores", "Defensores", "X-Factor", "Campeões", "Vingadores Secretos", e mais uma meia-dúzia de outras (só faltou fazer parte do "Quarteto", rs)! Esta edição da Salvat traz as histórias publicadas originalmente em: "Amazing Adventures" nº 11-16 (de 1972) e "Hulk" nº 161 (de 1973)! O material é de Gerry Conway e Steve Englehart (com arte de Tom Sutton)! Já a história do "Hulk" tem arte de Herb Trimpe e foi publicada aqui em 1979 no nº 12 da revista mensal da RGE! 

"Mutação Bestial" envolve diversos personagens, com destaque pra participação do "Homem de Ferro" e os confrontos do "Fera" contra: "Quasímodo", "Fanático", e "Grifo". Além, é claro, da luta com o "Hulk"! E mais uma vez a capa do encadernado (com arte de Mike Deodato) NADA tem a ver com o conteúdo da edição (o que tem sido rotina na coleção vermelha)! Mesmo assim, a edição da Salvat é uma ótima leitura pra quem aprecia o material mais clássico da Marvel e apresenta uma sequência de histórias muito rara por aqui: Recomendo!

Até+

PS: E nos próximos dias aqui no "Submundo"... Lá vem mais uma daquelas enxurradas de lançamentos num COMBO TRIPLO de matérias recheadas de novidades. Tem muita coisa boa vindo por aí (apesar da distribuição cada vez mais caótica e bagunçada dos gibis no Brasil)!

148 comentários:

  1. Oi Leo!

    Embora controversas em alguns pontos as Coleções da Salvat e Eaglemoss trazem alguns materiais surpreendentes para nós colecionadores, seja em ineditismo ou publicações muito antigas que dificilmente ganhariam uma republicação por aqui, ainda mais sendo o personagem pertencente aos escalões mais inferiores das editoras!

    O Fera é um exemplo, embora, seja "famoso' ele não é do primeiro escalão, e sim um coadjuvante muito querido pelos leitores, o que de certa forma inviabilizaria uma publicação só sua pela Panini, a não ser numa CHM, mas não ia sair todo o material contido nesta edição.

    É bom ter os anos 70 nos quadrinhos em voga novamente, tem muita coisa desta época que merece ser conhecida e republicada por aqui, porque na dança das cadeiras das editoras brasileiras muita coisa boa ficou de fora por aqui.

    Eu considero os anos 70 a maturidade da Marvel que na mão de outros escritores atingiu outro patamar, ficando mais adulta.

    Basta ver como as histórias evoluíram e os personagens que surgiram nesta época deixaram a sua marca.

    Vi a lista parcial da expansão da Eaglemoss lá fora, e sairá duas edições de Novos Deuses. Só espero que tal expansão se concretize por aqui, porque com a alta de preços a Eaglemoss não vende mais tão bem, e isso pode afetar o futuro da coleção por aqui!

    Vi seu comentário sobre as publicações da Mulher Maravilha em 2017, só que ela ganha mais uma pela Eaglemoss no mês que vem já que "Paraíso Perdido" já está confirmado como uma das próximas edições!

    O "Xadrez Marvel' da Planeta D'Agostini já chegou por aqui, e eu acabei comprando a peça inicial que é o Aranha por R$ 4,99. Vale a pena, é bem feito, porém, não farei a coleção, mas não descarto comprar umas peças esporadicamente como a Fênix, o Mercenário, o Demolidor, e a Viúva Negra!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Leo!

    Amigo como você dedicou essa postagem exclusivamente para essa edição do "FERA", sei que ela NÃO entrará num futuro REVEW!

    Então me diz aí com qual nota você avalia ela!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. E quando eu penso que não tem mais edição da Marvel para comprar esse ano, surge essa. Infelizmente só vou poder pegar em duas semanas, já que na próxima vou numa saraiva aqui que vez ou outra acho alguma edição rara, e vou pegar essa edição quando for comprar o Manual do Prof. Pardal.

    Sempre foi um mistério essa transformação do Fera e o arco parece interessante. A próxima Salvat Vermelha é do Thor, será que dessa vez teremos a origem dele ?

    ResponderExcluir
  4. Fala, Léo!
    Sobre a Salvat Red Label, considero um exercício de "garimpo", pois é necessário um bom filtro para material clássico, e então surge uma edição como esta! (impensável, um encadernado solo do Fera!)
    Dificilmente deixo passar algum material desta fase (anos 70), mas sendo repetitivo, como os editores gostam de vacilar nas capas! Mais coerente, seria utilizar qualquer original, mas optam, regularmente por desenhos mais recentes em detrimento do material clássico.
    Ainda mais estas capas (tem coisa do Gil Kane aí, não?)...
    Incrível, como gosto de rever material do Hulk da época do Trimpe (RGE), pois me recordo da ansiedade de esperar mensalmente por novas edições!
    abs.

    ResponderExcluir
  5. Coloquei aqui no lápis o que vou comprar nos próximos meses. Acabei de colocar essa HQ na lista, e tirei outras que estava em dúvida de pegar. Dos Manuais Disney eu acho que só vou levar mais o do Tio Patinhas e talvez o do Pardal. Marvel e DC vai depender do aumento de preço; Marvel Terror eu cofro de qualquer jeito e A Nova Fronteira e o do Howard vai depender do valor. O Salvat Vermelho do Thor tem a origem do herói, porém é junto com a terrível saga Avengers Disassemble e não acho que vale a pena pagar 40 pilas só pela história de origem de 8 páginas.

    ResponderExcluir
  6. Se fossem acrescentadas a esse volume da "Salvat Vermelha" mais 4 revistas (Amazing Adventures 17, Incredible Hulk 150, Amazing Spider-Man 92 e Marvel Team-Up 4) então teríamos algo equivalente a Marvel Masterworks N. 7 dos X-Men. Todos devem lembrar que essa série Marvel Marvelworks foi iniciada no Brasil com nome "Biblioteca Histórica Marvel" e foram publicados aqui apenas os três primeiros números.

    ResponderExcluir
  7. Fala Leo. Faz um tempo que não comento por aqui... Estou retomando o ritmo também na Cronologia Lógica Marvel pois o ano está quente...
    Tenho dedicado meus reais à coleção capa preta mas algumas vezes compro uma dessas capa vermelha. Essa do Fera é uma das que me interessou. E ele bem que poderia também fazer parte do Quarteto, afinal ele já é azul e combinaria bem com o uniforme!
    Continuando na Salvat, você sabe se eles foram "artistas" o suficiente para lançar Ragnarock ao mesmo tempo, na mesma semana, na coleção capa preta e na vermelha? É isso mesmo que eu vi na banca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,é isso mesmo! Saíram no mesmo dia E com a HQ de origem do Thor por Lee e Kirby presente nas DUAS edições!

      Excluir
  8. Bom dia Leo!

    Sobre essa "enxurradas de lançamentos num COMBO TRIPLO de matérias". Você tá sabendo algo sobre "Skreemer" do Peter Milligan? Lembro que vc já havia previsto esse lançamento nas visões de 2016. E nas páginas finais do último encadernado que saiu do Homem Animal (Ave de rapina)onde mostram outras publicações do autor, tem a imagem do encadernado do Skreemer (com selo panini e tudo) como se já tivesse sido publicado.

    Provavelmente vai sair mesmo, mas como eles raramente atualizam aquele hotsite, ficamos meio perdido rs.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  9. Sensacional esse gibizão do Fera. Pelas descrições que você fez, me lembrei que só conheci alguns desses fatos, porque eles foram re-lembrados pelo Ciclope, logo após a morte da Fênix. Na edição seguinte após a morte da Jean, na revista Superaventuras Marvel, teve uma história chamada Elegia. Até hoje eu não sei o que significa Elegia. Mas vamos ao que importa, nessa edição, durante o enterro da Jean Grey, o Scott vai relembrando todas as aventuras dos X-Men até aquele momento. E aí ele menciona esses fatos (a transformação do Hank em um monstro peludo e azul, durante acidentes ocorridos durante a época em que ele trabalhou na Corporação Brandt (ou algo parecido com isso)).
    Vontade de comprar esse encadernado não me falta. O que me faltam são condições mais favoráveis.
    Quem sabe, hein...

    Abraços a todos os amigos do Submundo HQ.

    ResponderExcluir
  10. E aí, Leo?

    Eu comprei essa edição do Fera e vou ler amanhã. Sobreuma das próximas edições da salvat vermelha, a do Shang Chi, você conhece o arco? Parece que é Shang Chi - Ilha das Aranhas. Será que é a mesma coisa que vai sair na extensão da salvat preta?

    Hoje fiquei com o volume 2 da CHM dos Defensores na mão na banca mas fiquei meio assim de comprar pelas duas histórias repetidas que saíram na Salvat. As outras histórias anteriores eu não conheço...


    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Fala ,Léo!
    Mudando um pouco de assunto, mas não saindo do tema, este mês a Salvat vai derramar o Thor em dose dupla (Preta e Vermelha).
    Este Ragnarok (Clássico, do Kirby/Lee), é aquele que foi finalizado na HTV nº09? (tomara, pois sempre a considerei a melhor história do Thor)
    E este Ragnarok da Vermelha, por acaso está incluso no Deluxe "O Cerco"?
    Bom, diante da crise, creio que posso chamar esta estratégia de vendas de "fogo amigo", onde as coleções se canibalizam entre si...

    Para finalizar, recomendo uma espiada na coluna "Minha Estante" com o leitor (e amigo do blog) Lenimar Nunes de Andrade! Não o conheço pessoalmente, mas o respeito e admiro pelo que li, e podemos considerá-lo como um leitor das antigas e de extremo bom gosto! (Parabéns pela exuberante coleção e pelo amor às HQs!)

    abs.

    ResponderExcluir
  12. Esse já comprada e lida........muito boa......já comprei também, monstro pantano 2/veitch e hellblazer que chegaram.

    ResponderExcluir
  13. Leo,

    Bom dia.

    Gostaria de informar que a Salvat da coleção da capa preta deste mês "O Poderoso Thor - Ragnarock", está fantástica, cores originais e sem cortes.

    Você sabe dizer se alguma das 27 restantes das clássicas será modificada em relação a colorização?

    Particularmente, espero que "não", pelo fato de tirar muito do brilho da narrativa e do estilo de época como foi feito com o encadernado "O Poderoso Thor Contos de Asgard", prefiro o original, talvez, no ano que vem, com as homenagens, espero, ao "REI" Jack Kirby, a panini refaça com as cores originais trazendo o brilho a narrativa e o estilo de época que esta publicação merece!

    Um abraço,

    Alexander.

    ResponderExcluir
  14. Olá Leo, tudo bem?

    Vou relatar aqui uma experiência positiva que tive com a Amazon. Adquiri para a minha sobrinha uma HQ capa dura da Dory (Disney/Pixel) por R$ 14,00 (50% off). Ela adorou, mas veio com defeito de impressão. Fiquei preocupado por não haver loja física e fui pesquisar no site. Eles têm um processo bem tranquilo de devolução. Optei pela opção do frete do correio pago por eles. Eles fornecem um código de barras para ser enviado junto com o produto. Depois eles enviam um código numérico. Você apresenta esse código nos correios, eles (o correio) geram a etiqueta de envio e você não paga nada. Após o produto chegar na Amazon eles creditam o valor da compra no cartão de crédito. Tudo muito simples, rápido e automatizado. O único porém é que poderia ter a opção da troca por uma edição sem defeito. Tive que comprar a edição de novo e por sorte ainda estava na promoção de 50% off. Conclusão: fiquei bem satisfeito.
    E não pude deixar de comparar com a Eaglemoss que tem um SAC que às vezes deixa muito a desejar.

    No aguardo do seu relatório de viagem.

    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
  15. "Eu considero os anos 70 a maturidade da Marvel que na mão de outros escritores atingiu outro patamar, ficando mais adulta."


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Vc descreveu no parágrafo acima o surgimento da "Era de Bronze"... O período de maior maturidade da Marvel e DC q se iniciou no começo dos anos 70 e se estendeu até a metade dos 80!

    Tbm gosto mto desse período... A ingenuidade da Era de Prata foi sendo deixada de lado e substituída por um enfoque mais adulto e sombrio (um processo q foi sendo posto em prática de forma gradual e bem conduzida). A década de 70 é uma das minhas favoritas pras HQs e ironicamente, tbm é uma das q eu menos conheço direito devido à quantidade de cortes e bagunça cronológica feita pelas editoras nacionais na época (mto se perdeu em matéria de histórias nesse troca-troca de editoras durante a transição entre: Ebal, Bloch, RGE, e Abril)!

    Sobre a expansão da Eaglemoss... Apesar do reajuste abusivo de preço da coleção, eu acredito q ela siga até o fim por aqui (incluindo a expansão q tá saindo lá fora)! Os "Novos Deuses" é um dos títulos q mais me interessa entre os já confirmados (embora seriam mais interessante uma coleção q trouxesse todo o "4º Mundo" do Kirby pra cá)!

    Qto ao Xadrez da Deagostini... Essas peças q vc citou ficaram legais sim (vi elas ao vivo pq um camarada meu coleciona e tem quase todas q saíram). Mas a minha favorita entre todas é a "Mística" (ficou bem bonitinha e com o visual clássico das HQs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O período da Era de Bronze das HQs, foi um deleite para muita gente, fora que levou muita gente para as HQs devido a qualidade das histórias. É uma pena que no fim dela as histórias foram piorando gradualmente.

      Excluir
  16. "Então me diz aí com qual nota você avalia ela!"


    E aí, Marcio... blz?

    O próximo "Review" do blog deve demorar um pouco mais desta vez (pois com a proximidade do Enem, este será o mês mais tumultuado do ano pra mim nos negócios - e isso afetará diretamente o meu tempo livre pra ler gibis, rs)!

    Assim, achei melhor fazer essa postagem individual pro "FERA" mesmo... E posso te adiantar q a minha avaliação pra essa ed. fica em torno de 4 a 5 estrelas (achei uma leitura mto boa - e bem ao meu gosto, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Sempre foi um mistério essa transformação do Fera e o arco parece interessante. A próxima Salvat Vermelha é do Thor, será que dessa vez teremos a origem dele ?"


    E aí... blz?

    Eu sempre quis ler essa origem do "Fera"... Mas não tinha saído no Brasil (e acabei não achando em scans por ser um título mais obscuro)! O mais próximo q li sobre essa transformação do "Fera" foi uma história da série: "O Q Aconteceria Se..." (q saiu num gibi do "Hulk" da Abril e mostrava uma versão alternativa dessa origem)!

    Qto ao "Thor" da Salvat vermelha... A origem dele será publicada sim nessa edição, q além do arco tie-in (de "Vingadores - A Queda") q mostra a morte do Deus do Trovão, teremos sua 1º aparição em: "The Power of Thor" (Journey into Mystery nº 83)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li esse Ragnarok daí, foi uma saga bem confusa e no fim pareceu só que queriam deixar o Thor overpower.

      A Origem do Thor eu acho que vou desistir, pois diferente do Doutor Estranho, aquela origem do Thor não teve tanta importância.

      Cara, eu vislumbrei um pouco dessa edição em inglês só para ter uma idéia do que era e fora o fato de eu não entender porque o Fera quis criar uma porção para transformar humanos em mutantes, se a lógica seria ele tentar descobrir uma cura, e o fato do cara tomar a própria porção sendo que ele já era um mutante e só precisava de um novo disfarce, excetuando isso a história parece ser boa. Vou pegar essa edição quando for na Cultura efetuar uma outra compra e essa será praticamente minha última compra da editora já que só pegarei aqueles CHMs Marvel Terror na primeira edição de cada personagem ( Já tenho Motoca e Dracula, e só espero os outros chegarem ) e dos prelúdios de filmes do MCU que eu acabar gostando. DC eu já encerrei. Vou testar coisas novas Leo, o desânimo com as duas gigantes está grande e mesmo meu gosto pelo gênero tem seus limites e por muito tempo evitava não pegar histórias boas das duas por causa de algumas excepcionais, porém cheguei a um ponto que só sobraram as histórias medianas para baixo para pegar e dessas eu dispenso, sendo essa do Fera a última que surgiu que conseguiu despertar minha curiosidade.

      Peço que sempre saindo essas CHMs Marvel Terror ( sim, não vejo a necessidade de pegar a da Salvat ), encadernados de luxo da Disney, encadernados de tirinhas, títulos autorais bons e coisas do tipo. Uso bastante aqui como referência e você sempre consegue me impressionar com títulos que eu nem fazia idéia que existiam. Do mais espero que o período negro dessas duas não durem muitas décadas.

      Excluir
  18. "Ainda mais estas capas (tem coisa do Gil Kane aí, não?)..."


    E aí, Victor... blz?

    Pois é, temos aí sim umas belas capas do Gil Kane... q poderiam ter ilustrado a capa principal dessa ed. da Salvat (eu teria escolhido aquela em q ele tá chutando uns caras de vermelho - e q foi capa da "Biblioteca dos XM" Vol. 7 lá fora)!

    Gosto mto da arte do Mike Deodato... Mas não pra essa capa: q achei NADA a VER pra essa ed. (já q não traz absolutamente nada da fase moderna do "Fera" e q destoa completamente do conteúdo da revista)!

    Mas no geral... Essa ed. do "Fera" é uma pérola de raridade nas bancas (impensável mesmo até pouco tempo atrás imaginarmos uma ed. dessas sendo publicada por aqui)! E sou outro q aprecia mto o material q saía do "Hulk" na RGE (fique ligado q teremos um encadernadão da Salvat preta só dessa fase: "A Saga de Jarella - No Coração do Átomo")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Coloquei aqui no lápis o que vou comprar nos próximos meses. Acabei de colocar essa HQ na lista, e tirei outras que estava em dúvida de pegar."


    E aí... blz?

    Eu tbm costumo sempre anotar num caderno as revistas q pretendo comprar (entre as já confirmadas do mês)... Isso me ajuda a visualizar melhor o q tá pra sair e o q eu poderei riscar da lista em caso de precisar cortar uma ou outra pra caber no orçamento!

    Os "Manuais Disney" ainda são uma dúvida pra mim... Pois não sei ainda quais irei comprar ao certo. Por enquanto só tenho o dos "Escoteiros" e "Pardal". Pretendo comprar o do "Mickey" tbm, mas já não sei se terei verba suficiente pra ir mto além (é possível q eu acabe tendo q pular o do "Tio Patinhas" e "Maga & Min" - por melhores q sejam, o fluxo de outros lançamentos tá ficando mto pesado pro meu bolso)!

    Qto ao "Thor"... Tbm acho q não vale a pena pagar 40 reais por apenas 10 pág (só valeria mesmo pra quem realmente curte "A Queda" - já q esse é um dos principais tie-ins da saga). Mas se for só pela origem clássica, é melhor esperar uma outra oportunidade (daqui a pouco republicam ela de novo em alguma outra coleção)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou selecionando os Manuais Disney que irei pegar, até agora só estão na lista o Escoteiros Mirins, Pardal, Tio Patinhas e talvez o do Mickey, porque não vejo necessidade de pegar todos, assim como não pegarei a maioria dos encadernados de luxo da Disney.

      Boto no lápis porque como o dinheiro que tenho é pouco e tenho muita coisa pra pegar, se eu não fizer um controle do que compro, eu vou acabar exagerando e até mesmo comprando coisas que não vou gostar e me arrepender no futuro, coisa que já me ocorreu antes.

      Excluir
  20. Oi, enviando de novo meu comentário pois faltou uma palavra para ser melhor compreendida.


    Sei não, gastar vinte ou trinta reais por histórias de um personagem como o Fera não sei se vale a pena. Não estou desmerecendo o personagem, já que sempre curti ele em clássicas histórias de X-Men e X-Factor, mas ele não tem aquelas histórias clássicas que vale a pena gastar esse valor em um encadernado.

    Não sei, acho que tem algo errado nessa coleção vermelha.

    ResponderExcluir
  21. Acabei com tudo
    Escapei com vida
    Tive as roupas e os sonhos
    Rasgados na minha saída

    Mas saí ferido
    Sufocando o meu gemido
    Fui o alvo perfeito
    Muitas vezes no peito atingido

    Animal arisco
    Domesticado esquece o risco
    Me deixei enganar
    E até me levar por você

    Eu sei quanta tristeza eu tive
    Mas mesmo assim se vive
    Morrendo aos poucos por amor
    Eu sei, o coração perdoa
    Mas não esquece à toa
    O que eu não me esqueci

    Eu andei demais
    Não olhei pra trás
    Era solta em meus passos
    Bicho livre, sem rumo, sem laços

    Me senti sozinha
    Tropeçando em meu caminho
    À procura de abrigo
    Uma ajuda, um lugar, um amigo

    Animal ferido
    Por instinto decidido
    Os meus passos desfiz
    Tentativa infeliz de esquecer

    Eu sei que flores existiram
    Mas que não resistiram
    A vendavais constantes
    Eu sei, as cicatrizes falam
    Mas as palavras calam
    O que eu não me esqueci

    Não vou mudar
    Esse caso não tem solução
    Sou fera ferida
    No corpo na alma e no coração

    Fera Ferida - Maria Bethânia :D

    ResponderExcluir
  22. "Se fossem acrescentadas a esse volume da "Salvat Vermelha" mais 4 revistas (Amazing Adventures 17, Incredible Hulk 150, Amazing Spider-Man 92 e Marvel Team-Up 4) então teríamos algo equivalente a Marvel Masterworks N. 7 dos X-Men"


    Oi, Lenimar... Tdo bem?

    Vc tem razão, essa ed. do "Fera" foi praticamente o equivalente à "Biblioteca dos X-Men" Vol. 7, rs!

    Aliás, na coleção da Salvat de capa-preta ainda vão ter mais 2 edições q equivalem aos Vol. 5 e 6 desses masterworks: "Crepúsculo Mutante" e "à Procura de Sauron" (e q vão cobrir as histórias do Steranko e Neal Adams nos "X-Men")!

    Infelizmente, ainda ficaria faltando o material q saiu no Vol. 4 (Werner Roth) e q trazia entre outras curiosidades: A estreia dos "Novos" uniformes da equipe (saindo daqueles padronizados em preto/amarelo das primeiras histórias)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "Continuando na Salvat, você sabe se eles foram "artistas" o suficiente para lançar Ragnarock ao mesmo tempo, na mesma semana, na coleção capa preta e na vermelha? É isso mesmo que eu vi na banca?"


    E aí, Ronaldo... blz?

    Hahaha: Agora q eu me liguei... Realmente, a Salvat conseguiu botar os 2 "Ragnaroks" do Thor na MESMA semana nas bancas, rs!

    Pra quem não entendeu do q estamos falando: "Ragnarok" é o nome da batalha FINAL dos deuses asgardianos (o "apocalipse" deles) e a coleção de capa-preta tem o "Ragnarok" clássico (de Stan Lee & Jack Kirby)... Enquanto a de capa-vermelha traz o "Ragnarok" q foi tie-in de "Vingadores - A Queda" (e q terminou com a morte do Thor)!

    Bem sacado isso (e só pode ter sido proposital, rs)... No mais, este tá sendo um bom ano mesmo pra se falar sobre gibis Marvel, hein? Tá acontecendo e saindo mta coisa (CHMs, Salvat preta e vermelha, Guerras Secretas, polêmicas nos gibis marvel lá de fora, filmes e seriados netflix, etc)! Um momento fértil pra atualizarmos nossos blogs, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem sacado? Eu acho justamente o contrário, acho que pode espantar um leitor desavisado. rs

      Excluir
    2. O de Lee e Kirby é SENSACIONAL! A arte-final é do Bill Everett, que joga a arte do Kirby lá pra cima!

      Excluir
  24. "Sim,é isso mesmo! Saíram no mesmo dia E com a HQ de origem do Thor por Lee e Kirby presente nas DUAS edições!"


    Q sincronia de lançamentos mesmo, hein Marcos?

    2 "Ragnaroks" numa tacada só... já pensou se tivessem conseguido essa façanha durante a estreia de um FILME do "Thor"?

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "Você tá sabendo algo sobre "Skreemer" do Peter Milligan?"


    E aí, John Bueno... blz?

    O "Skreemer" ainda não foi lançado, mas tá na fila de próximos lançamentos sim (tbm no aguardo desse, pois não tenho as versões anteriores q saíram aqui)!

    Qdo eu postei essa ed. entre as "Visões" do ano... A ideia (na ocasião) tinham me dito q seria relançar esse material numa "Vertigo Especial" (q nem o "Jonny Double" no ano passado). Mas acho q mudaram os planos e deve sair numa ed. avulsa mesmo! E o site oficial da Vertigo tá largado às traças mesmo (não acredito em falta de tempo pra atualizarem o site)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "só conheci alguns desses fatos, porque eles foram re-lembrados pelo Ciclope, logo após a morte da Fênix."


    Oi, Celso... Tdo bem?

    Eu tenho essa história do "Cíclope" (pós-Fênix) q vc falou... Só não me lembro agora se tenho ela apenas em formatinho (SAM) ou se republicaram recentemente em algum encadernado (é tanta coisa saindo q às vezes me atrapalho e me confundo - já q tô toda hora remexendo nos meus formatinhos tbm, rs)!

    Elegia é uma poesia triste e melancólica, geralmente composta como música para funeral ou um lamento de morte. É tbm o título de um dos meus episódios favoritos de "Arquivo X", rs!

    Curiosamente, eu só vim a conhecer essa transformação do "Fera" através de uma história da série: "O Q Aconteceria Se..." (q saiu num gibi do "Hulk" da Abril). Na trama, era mostrada uma versão alternativa pra transformação: Mas ela tbm recontava a história verdadeira em flashback!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiu tanto na Edição História X-Men 3 (em p&b) da Mythos, na edição vermelha da Salvat número 13 e no encadernado Dias de um Futuro Esquecido da Panini.

      Excluir
  27. "Shang Chi - Ilha das Aranhas. Será que é a mesma coisa que vai sair na extensão da salvat preta?"


    E aí... blz?

    Essa saga da "Ilha das Aranhas" é uma das piores dos últimos tempos na Marvel (coragem da Salvat encadernar isso em 3 edições, rs)... Mas não será o mesmo conteúdo não: As 2 ed. de capa-preta trarão só HQs do "Aranha" e "Venom", enquanto essa do "MKF" trará só a participação dele na saga!

    Qto à do "Dr. Estranho" (CHM dos Defensores)... das 160 pág da edição, apenas 40 seriam inéditas em relação à da Salvat (é de se pensar mto até q ponto vale a pena tanto repetéco - tbm fiquei na dúvida e ainda não comprei a edição)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "Este Ragnarok (Clássico, do Kirby/Lee), é aquele que foi finalizado na HTV nº09? (tomara, pois sempre a considerei a melhor história do Thor)"


    E aí, Victor... blz?

    Pior q não é a mesma sequência de histórias pelo visto... Pois a ed. da Salvat (preta) vai trazer: "Thor #153-159", enquanto o material publicado nessa HTV 9 q vc fala é de "Thor" nº 175-177!

    Ou seja: O "Ragnarok" q vai sair na Salvat preta é material mais antigo ainda e q saiu só pela BLOCH (por volta do nº 12 da mensal do Thor)! Tirando, é claro, um remake estendido da "ORIGEM de Thor" (de Lee/Kirby) q saiu em HTV nº 5 (e vai estar na Salvat preta tbm)!

    Qto ao "Cerco"... Eu só sei o q saiu no tijolão da Panini q é: "Thor" nº 601-610, "Thor Giant-Size Finale", "A Cabala", "O Cerco - Prólogo", "O Cerco 1-4", "Loki" nº 1, e "Novos Mutantes 11"! (Só não sei dizer se o "Ragnarok" da Salvat vermelha tá aí nesse bolo)!

    E obrigado pela dica da coluna "Minha Estante" com o Lenimar... Coleção pra lá de invejável a dele mesmo, hein? hehe (fiquei impressionado com aquela PILHA de "Bibliotecas" (masterworks) e com as raridades da EBAL em perfeito estado! Parabéns pelas aquisições e manutenção dessa belíssima coleção, Leinmar (taí o LINK pra quem quiser conferir):

    http://pipocaenanquim.com.br/destaques/minha-estante-40-lenimar-andrade/

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Léo!
      Valeu pelas informações e pelo tira-teima.
      Pena que as histórias do Thor (HTV nº09) não estão neste volume, mas de qualquer forma, o cofre é para a edição capa preta (Lee / Kirby, não deixarei passar nenhuma!).
      Mas se houver a chance de conferir a edição HTV 09, vale a pena (ainda guardo esta pérola!).
      Sobre o Lenimar, as imagens valem mais que um texto....

      abs.

      Excluir
  29. "já comprei também, monstro pantano 2/veitch e hellblazer que chegaram"


    E aí, Roni... blz?

    Tbm comprei o 2º MP do Veitch... Mas ainda não li (vou tentar acelerar a leitura desse pra comentar na próxima coluna de notícias)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  30. "Você sabe dizer se alguma das 27 restantes das clássicas será modificada em relação a colorização?"


    E aí, Alexander... blz?

    Fico feliz q a colorização do "Ragnaork" clássico tenha se mantido fiel à original (devem ter tirado o material do Vol. 6 da "Biblioteca do Thor")!

    Mas infelizmente, não tenho como saber como serão as cores dos próximos volumes: Pois já vi q a Salvat (no caso a Hachette lá fora) tem tirado material de diversas coleções do exterior: apresentando qualidade variável no tipo de colorização!

    Particularmente falando, tbm prefiro (SEMPRE) as cores mais próximas do material original clássico (cores berrantes e chapadas: nada de efeitos modernos nem o abominável degradê do photoshop)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. Gustavo Maycá09/09/2016, 15:36

    Leo, pra ti o ragnarok do thor da capa vermelha não vale a pena então? abs

    ResponderExcluir
  32. E aí, Leo? Tranquilo?

    VolteI na banca hoje e dei mais uma olhada no volume 2 dos Defensores/Doutor Estranho, aí acabou minha dúvida. Eu tinha visto a lista de história na Internet e tinha postado que tinha Strange Tales 130-131e mais algumas anteriores mas na verdade seria 130-141 e algumas anteriores. No fim, tem o encadernado inteiro A Nameless Land, A Timeless Time da salvat preta mais algumas histórias anteriores. Deixei quieto...

    Eu comprei o encadernado do Thor da coleção vermelha e se não me engano, a origem do Thor, que aparece nos dois encadernados (preto e vermelho) está recolorizada. Tô informando porque alguém postou que a história principal inteira da capa preta tá com a cor original. Aí nesse da capa preta a história da origem dele tá recolorizada...

    ResponderExcluir
  33. Fala Léo,

    Esse Ragnarok da capa vermelha finaliza, se não me engano, uma excelente fase no qual o Thor se declara Deus de midgard e resolve acabar com todas as mazelas da humanidade. No começo as coisas se resolvem muito bem, mas com o passar do tempo o Thor começa a se revelar um ditador como qualquer outro que temos por aí, acaba indigno de levantar o martelo e tudo isso culmina na sua morte (Ragnarok). Ele passa toda a fase da Queda até a Guerra Civil morto voltando somente na série do Straczynski (Renascer dos Deuses, Em nome do pai e o Cerco).
    Enfim, eu gosto bastante dessa fase do Thor e dos Vingadores pré-A Queda. Pra mim a Panini deveria investir em encardernados dessa fase. E esse Encadernado do Thor (capa Vermelha) faria muito mais sentido se lido na sequência de todos os fatos que eu citei acima.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  34. Leo, saiu 2 ragnaroks do Thor... e um encadernado dos vingadores tb chamado Ragnarok! Conspiração!? kkkk...

    ResponderExcluir
  35. "Vou relatar aqui uma experiência positiva que tive com a Amazon."


    Oi, Carlos... Tdo bem?

    Brigadão mesmo por esse relato sobre a negociação de troca na Amazon... Já ouvi falarem mto bem da Amazon no quesito competência, respeito ao consumidor, e principalmente: Cuidados adequados na embalagem das revistas!

    Um outro amigo meu (q já fez compras na Amazon) me falou q a embalagem aqui é até mais bem protegida q a versão americana do site (de onde ele já comprou tbm)! Ainda não comprei nada via amazon, mas ando pensando em experimentar qdo aparecer alguma ed. do meu interesse com desconto por lá!

    Qto à minha viagem à SP... Só consegui passagem (com um bom desconto) pro dia 3 de outubro. Ficarei lá até o dia 5 (vou tirar 1 dia pra resolver os negócios de trabalho e outros 2 só pra peneirar as lojas de gibis e miniaturas, rs)! Com certeza, farei um relatório bem completo aqui no blog!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Amazon chegou devagar (e na verdade ainda está devagar) no Brasil justamente para manter seu alto padrão de atendimento ao cliente.

      Nunca precisei do SAC da filial brasuca, mas na americana sempre fui atendido com muita eficiência. Inclusive sem solicitar, pois já me devolveram até a diferença de valor de um imposto cobrado a mais que eu nem sabia.

      Excluir
  36. "O período da Era de Bronze das HQs, foi um deleite para muita gente,"


    Eu (particularmente falando) ainda gosto mais da Era de Prata (pelo surgimento do Universo Marvel)... Mas tbm adoro a de Bronze (q é minha 2º Era favorita das HQs)! A de Ouro é importantíssima (sem dúvida) mas não consegue me entusiasmar muito, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Era de Ouro dos quadrinhos ainda é a melhor época das HQs aonde inclusive nas histórias independentes o pessoal era mais cuidadoso. Hal Foster, Carl Barks e Floyd Gottfredson foram da Era de Ouro e passaram pouquíssimo tempo na de Prata, porém para quem é fã de super heróis não foi uma boa época. A Era de Prata só começou nos anos 60 cara, sei que você deve ter se confundido.

      Só por curiosidade, mas o Carl Barks em plena década de 40, chegou a vender 3 milhões de exemplares, ou seja, até na época o cara era conhecido como competente e a Marvel só "conseguiu" ultrapassar esse número de vendas na década de 90 com um esquema bem sujo.

      Excluir
    2. A era de prata começou nos anos 50. A maioria considera a estreia do Flash Barry Allen como o início "oficial" - e ele é de 1956.

      A era de prata da Marvel é completamente diferente das outras editoras. Para mim ela terminou com o surgimento do Homem-Aranha, que enterrou de vez o material alienado da era de prata (o início do Quarteto, Hulk e similares não foi tão revolucionário).

      Excluir
    3. Por fim, o pessoal das tiras de jornal como Foster e Gottfredson trabalhava em um esquema COMPLETAMENTE diferente do das revistas. Impossível (e injusto) comparar! A situação era tal que o Dick Tracy que saía nos jornais era censurado (!) quando republicado em revistas. Por que algo que aparecia nos jornais diários, lidos na época por todo mundo, não podia sair nas revistas? Coisas do Comics Code...

      Excluir
  37. "Vou testar coisas novas Leo, o desânimo com as duas gigantes está grande e mesmo meu gosto pelo gênero tem seus limites"


    E aí... blz?

    Te entendo perfeitamente nesse caso... Pois tbm estou bastante desiludido com o rumo q a Marvel e DC andam seguindo nos gibis - e tbm no cinema (ainda tem alguma coisa ou outra q me agrada, mas é mto pouco e tenho q peneirar bastante pra encontrar algo q preste hj em dia)!

    Porém... A ruindade dos gibis atuais de super-heróis acabou sendo um fator determinante pra me levar a conhecer melhor outros gêneros de HQs e até resgatar clássicos do passado de outras linhas: Popeye, Recruta Zero, Flash Gordon, Fantasma, Príncipe Valente (a Pixel investe bastante nesse segmento)!

    Pode ficar tranquilo qto à isso... Pois aqui no blog eu continuarei explorando vários gêneros e estilos de HQs (tenho ido mto pra linha mais alternativa/underground tbm da produção nacional independente)! Mesmo q vc esteja largando os gibis da Marvel/DC, não deixe de acompanhar o blog, pois pretendo manter o "submundo" cada vez mais diversificado qto à isso (já q tbm busco coisas novas e interessantes em matéria de HQs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo nessa peneirada é difícil encontrar algo bom e uma coisa que você percebe é que às vezes o arco que você encontra nem é bom realmente, só é melhor que muitos arcos fracos e sua mania de fã engana. O ruim é que principalmente a partir dos últimos anos da Era de Prata, as histórias começaram a ficar muito amarradas daí fica difícil você considerar um coisa sem a outra. No fim as Eras de Ouro e Prata foram as mais agradáveis para o público. Já tenho mais de 20 encadernados de ambas as gigantes, tenho as principais e mais interessantes histórias de cada uma e só não desejo me "forçar" a comprar histórias do período derradeiro. Por mais que eu saiba que já já a situação de ambas no cinema não tardará a piorar, prefiro deixar meu gosto pelas duas se resumir aos cinemas mesmo, porque nos quadrinhos hoje não vejo futuro.

      De materiais alternativos, fora os clássicos, somos dois nesse ponto. Eu tive chance de ler histórias que nunca imaginaria que viria em uma HQ e desenvolvimentos que já cheguei a questionar porque as duas gigantes nunca usaram. Sei que vai parecer besteira, mas às vezes dá para entender o porquê de alguns criticarem o gênero de super heróis, principalmente os americanos; porque olha só quanta enrolada as editoras andam fazendo esses dias e há quanto tempo certas editoras formentam a cronologia... isso é o bastante para a pessoa passar só para filmes, séries e desenhos, aonde se torna mais difícil enrolar.

      Excluir
  38. "Também estou selecionando os Manuais Disney que irei pegar, até agora só estão na lista o Escoteiros Mirins, Pardal, Tio Patinhas e talvez o do Mickey"


    É a mesma coisa comigo...

    Tbm vou selecionar os manuais da Disney (pq tenho outras prioridades pela frente e preciso equilibrar o orçamento do mês). Devo pegar esses q vc citou e mais o 2º dos "Escoteiros" (q ficará lá pro ano q vem)! De todos os manuais, o mais inútil (ao menos pra mim) será do da "Vovó Donalda", rs!

    Qto à botar as contas na ponta do lápis... É o q eu faço todos os meses tbm, já q não ganho salário fixo e invisto mto dinheiro tbm no meu curso (o "Teorema" do banner acima). Assim, todo mês é incerto pra mim: tem uns em q eu ganho mta grana e outros em q eu ganho menos e fico com dívidas e contas até o pescoço, rs! Não me resta outra saída a não ser peneirar bem o q irei comprar ou deixar de comprar em matéria de gibis!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li as Scans da maioria dos encadernados que vão ser lançados, porém nos mais inúteis eu adicionaria o do Zé Carioca.

      O ruim dos manuais é que muitos deles são bem desatualizados, porém vários deles valem a pena em conteúdo, e não minto quando digo que apesar de não ser dos maiores fãs do personagem, o melhor encadernado é o do Mickey. Dará para colecionar porque esses Manuais vão ficar por muito tempo nas livrarias.

      Excluir
  39. "Sei não, gastar vinte ou trinta reais por histórias de um personagem como o Fera não sei se vale a pena."


    Oi, Marcelo... Tdo bem?

    Eu gostei mto dessa ed. do "Fera"... Mas entendo o q vc quer dizer, e trata-se sim de um material mais alternativo e obscuro dentro da própria cronologia Marvel (tanto, q é o tipo de gibi q eu jamais esperaria ver publicado por aqui, qdo tem tanta coisa mais famosa e de apelo comercial q acaba não encontrando espaço nas bancas)!

    Essas histórias-solo do "Fera" são boas, mas no fim das contas não tiveram mais continuidade na Marvel... Digo, não investiram novamente em aventuras individuais dele (não q eu saiba pelo menos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, você tava falando da fase Lee-Kirby no Thor, mas sinceramente eu não curti os rumos que eles levaram o personagem da forma que levaram, por isso só de mostrar a origem com Donald Blake me desanima, pois por causa de Odin, Thor deixa Jane Foster e namora a Lady Sif, o Ragnarok da fase Lee-Kirby foi o Odin lançando um falso Ragnarok para impedir Sutur e sinceramente eu preferia o Thor a lá Sci-fi, por isso vou dispensar o Thor Ragnarok e do personagem só coleciono mesmo o Contos de Asgard. Qualquer dúvida, esse link clareia um pouco mais ( https://hqrock.wordpress.com/2011/04/29/thor-o-deus-do-trovao-nos-quadrinhos/ ).

      Esse do Fera eu concordo com o cara, e o desenvolvimento que se dá nesse arco é bizarro, quer dizer, pra que o Hank McCoy, que sempre quis ser normal e ter uma vida pensou em sintetizar um gene para mutação ao invés de uma cura e o pior é o cara testar em si mesmo para tentar sofrer uma outra mutação para não ser descoberto como X-Men (WTF). Fora que mais tarde se soube que o Hank não era bem um mutante ( e antes que o pessoal venha dizer da rixa com a Fox, o evento foi bem antes disso ). Não dispenso que possa comprar caso sobre dinheiro e oportunidade, mas a principio considero uma história confusa e dispensável.

      Enfim Leo. Tô pensando em pegar o Rocketeer e o Halo Jones, o que você acha das duas HQs e teria como dar uma resumida para mim de Halo Jones ?

      Excluir
    2. Hmm, não. A trama do falso Ragnarok foi escrita por Roy Thomas na altura do Thor 275 (saiu no Brasil em HTV pouco antes da fase Simonson).

      O que Lee e Kirby fizeram de mais próximo de um "Ragnarok" foi a trama publicada cem números antes em que Loki toma o comando de Asgard e acidentalmente liberta Surtur, que Thor e os outros deuses têm de enfrentar ennquanto Balder vai em busca de Odin. Foi uma das últimas HQs de Kirby na série e tinha arte-final de Bill Everett.

      Excluir
  40. "Sou fera ferida"


    Assistindo reprises de novelas da Globo no canal Viva, Clayton? rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... e chorando as pitangas porque nunca reprisam Vamp!!!! ;)

      Excluir
    2. Na época que o Viva reprisou Vamp (e também Top Model) eu não tinha gravador disponível o que me impede de acompanhar. Até cogito comprar as duas no Mercado Livre por cerca de uma onça cada, mas não ficaria surpreso se estiverem disponíveis no you tube.

      Excluir
  41. "Bem sacado? Eu acho justamente o contrário, acho que pode espantar um leitor desavisado. rs"


    Mas os leitores q ainda leem blogs de quadrinhos na internet... não irão se atrapalhar com essas coisas, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  42. "O de Lee e Kirby é SENSACIONAL! A arte-final é do Bill Everett, que joga a arte do Kirby lá pra cima!"


    Opa... Valeu pelo aviso, Hunter:

    Não sabia q o Bill Everett tava envolvido nessa (sou fanzaço do trabalho dele desde "Namor")... O "Ragnarok" clássico é COFRE certo (até pq, não tenho esse material nem nos formatinhos da Bloch)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, se o que você diz é verdade, o Ragnarok que eu estou pensando é o de HTV. Não conheço essa HQ de Lee e Kirby que eles estão publicando como Ragnaro. :-(

      Excluir
  43. "Saiu tanto na Edição História X-Men 3 (em p&b) da Mythos, na edição vermelha da Salvat número 13 e no encadernado Dias de um Futuro Esquecido da Panini."


    Valeu mesmo, Lierson...

    Então eu tenho essa história dos XM na "SAM" e no encadernado de "Dias de Futuro" (q eu comprei e não li ainda, rs)!

    Nunca tive essas ed. em P&B da Mythos... e pulei a ed. 13 da Salvat!

    Abs!

    ResponderExcluir
  44. "Mas se houver a chance de conferir a edição HTV 09, vale a pena (ainda guardo esta pérola!)"


    E aí, Victor... blz?

    Eu tbm tenho essa ed. em perfeitíssimo estado de conservação na minha estante, rs... Aliás, uma boa parte dela é dedicada ao "Thor" (inclusive a bela capa):

    http://4.bp.blogspot.com/-5Xh5CLsBk3Y/T46v71Q-tsI/AAAAAAAABaQ/cRvKHCG6VZ0/s1600/digitalizar0001.jpg

    Abs!

    ResponderExcluir
  45. "Leo, pra ti o ragnarok do thor da capa vermelha não vale a pena então?"


    E aí, Gustavo... blz?

    Eu até q achei essa uma boa saga (melhor q outros tie-ins da "queda")... Mas ainda assim, não é o tipo de material no qual eu investiria 40 reais (pelo menos não com tantas outras coisas atrasadas na fila, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  46. "Eu comprei o encadernado do Thor da coleção vermelha e se não me engano, a origem do Thor, que aparece nos dois encadernados (preto e vermelho) está recolorizada"


    E aí, Leo... blz?

    Valeu pelo aviso... Ainda não vi nenhuma das 2 edições ao vivo (não chegaram aqui), mas ficarei atento à esse lance das cores na hora de comentá-las aqui no blog (talvez no próximo "review")!

    Tô ansioso mesmo é pelo "Ragnarok" da capa-preta (Lee/Kirby)... Qto ao "Dr. Estranho", apesar de me interessar mto em ter a origem dele em formato americano: ando bastante inclinado a pular essa ed. pela quantidade absurda de repetécos em relação à Salvat (já pulei a 1º dos "Defensores" por preferir a q virá pela Salvat)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já para mim foi ótimo o CHM dois do Defensores, porque além das primeiras histórias com a origem, ainda veio u

      Excluir
    2. Vou completar, porque sem querer enviei incompleto.

      Porque ainda vem com um arco do Doutor Estranho que não tinha pego pela Salvat.

      Excluir
  47. "o Thor começa a se revelar um ditador como qualquer outro que temos por aí, acaba indigno de levantar o martelo e tudo isso culmina na sua morte (Ragnarok)"


    E aí, Rafael... blz?

    Eu achei essa uma boa saga tbm... Mas como eu não tenho o resto dos eventos q vc relatou (tenho a "Queda" mas não tenho o "Cerco", por exemplo): Fica meio sem sentido eu pegar essa edição agora (ela acaba sendo mais importante pra quem já tem o resto das sagas e histórias dessa fase)!

    E vc lembrou bem... Tudo isso se passa no período q antecede a fase do "Straza" (já publicada pela Panini na coleção Deluxe - e o 1º arco pela Salvat lá no começo da coleção preta)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  48. "Leo, saiu 2 ragnaroks do Thor... e um encadernado dos vingadores tb chamado Ragnarok! Conspiração!? kkkk..."


    E aí, marcos... blz?

    Nossa, qtos "Ragnaroks" mesmo, rs... Tinha até esquecido esse dos "Vingadores" q tá saindo agora tbm (é apocalipse asgardiano q não acaba mais, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  49. "A Era de Prata só começou nos anos 60 cara, sei que você deve ter se confundido."


    Não me confundi... O q eu quis dizer é q o "Universo Marvel" (como o conhecemos) surgiu mesmo na Era de Prata (iniciada em 56 com o "Flash" da DC e continuada com a expansão da Marvel): E é justamente desse período q eu gosto mais!

    Na Era de Ouro, a Marvel existia como Timely e não era um universo coeso q nem o q foi construído por Lee/Kirby na de Prata!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para a Marvel só começou a ser interessante na Era de Prata mesmo, porém a Era de Ouro no quesito histórias, se você não estiver se limitando a Marvel e a DC é um dos melhores períodos.

      Na verdade, dizem que a Era de Prata começou na década de 60 para fica a conta certinha por década.

      Excluir
  50. "às vezes o arco que você encontra nem é bom realmente, só é melhor que muitos arcos fracos"


    Isso é verdade mesmo, rs...

    A gente se engana fácil às vezes qdo lê algo e acham "bom", qdo na realidade é apenas mediano por ser melhor q a média geral do q é oferecido mensalmente ao leitor!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com muito material da nisso Leo. Agente que se não percebe muitas vezes. Nas histórias atuais, várias dos que se destacam é porque muitas outras são ruins. Para mim a década de 90 era para ser uma lição para o pessoal dessas "percepções falhas".

      Mas aliviando mais as coisas; não podemos reclamar tanto assim hoje, pois é só olhar a gama de opções que temos e com alta visibilidade. A verdade é que alguma hora vai saturar isso, e sinceramente não imagino o quão difícil deve ser arrumar uma estratégia de negócios para essas editoras ( o que não significa que não devo reclamar ). A Marvel e a DC devem esta sofrendo muita pressão da Disney e da Warner, que sim, mesmo com bons lançamentos são duas sanguessugas mesmo, isso sem contar o investimento no cinema e na tv que essas duas andam fazendo... dá par entender o porque deles tentarem "agradar a todos".

      Quero ler histórias mais independentes porque quero testar coisas novas, quero conhecer boas histórias que somente livros e HQs podem providenciar, e praticamente a Marvel e a DC já mostraram o que tinham a oferecer, agora quero dar chance a quem merece.

      Excluir
    2. Pois é, no cinema vai ter sempre isso agora de se tentar "agradar à todos"...

      Chegamos num ponto em q não se pode mais mostrar vilões nazistas nos filmes de super-heróis (já botaram o "capitão" enfrentando a "Hydra" na 2º Guerra e agora resolveram ambientar o filme da "Mulher-Maravilha" durante a 1º Guerra: talvez pra "amenizar" e evitar a abordagem do nazismo nas telas)!

      Tbm não se pode mais ter vilões orientais pelo visto (a palhaçada envolvendo o "Mandarim" foi constrangedora)... Enfim, são as limitações criativas e políticas q o cinema oferece!

      Abs!

      Excluir
    3. Sim, e isso é péssimo. Leo, eu te juro que que os dois únicos filmes da Marvel Studios que tô pensando em ver são Pantera Negra, Doutor Estranho e o Guardiões da Galáxia. Juro que nem o filme com o Thanos tá me animando, assim como na DC só tô querendo ver Batman, Mulher Maravilha, Shazam e Sandman, porque o resto é animação zero.

      A verdade é que já sabíamos que os filmes seriam mais politicamente corretos, a vantagem seria que teriamos algumas minas de ouro algumas vezes. Para falar a verdade eu espero é que o cinema dê chances a personagens de HQs mais desconhecidas.

      Excluir
    4. Olha, desses filmes baseados em gibis eu tenho visto quase todos... Só não me animei a ver o "4F" mesmo (por ter detestado toda a escalação do elenco e o estilo visual/proposta do filme - decidi não perder meu tempo com isso)!

      Pretendo assistir todos esses q vc citou no cinema (embora eu só vá assistir o filme da "MM" pq minha mulher quer mto ver - eu não pagaria pra ver esse, já q nunca gostei dessa atriz q escolheram pro papel)!

      Tbm prefiro produções mais obscuras e/ou alternativas... Tipo: "Kick-Ass" e "Deadpool" (q mandaram mais q mto medalhão por aí)!

      Abs!

      Excluir
  51. "Li as Scans da maioria dos encadernados que vão ser lançados, porém nos mais inúteis eu adicionaria o do Zé Carioca."


    Concordo plenamente tbm...

    Eu tive o "manual do zé" qdo era moleque... e é tão inútil (pra mim) qto o da "Vovó Donalda", já q não me interesso nem um pouco pelas "regras" e "origens" do futebol! Esse eu vou pular direto!

    Sobre os "manuais" estarem desatualizados... Fico pensando qdo sair o do "Peninha" (sobre jornalismo) e do da "Televisão": Esses sim, devem valer mais pelo saudosismo apenas (pois estarão mto defasados diante do avanço das mídias em questão): Mas ambos me interessam por serem da minha área!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente vai ter muito que vou pegar dependendo do dinheiro no bolso que eu tiver quando for comprar algo, porque de certeza só tenho de pegar o do Tio Patinhas por causa da moeda.

      Na verdade, em sí nenhum me inspirou de verdade a pegar logo de cara. E os que chegaram mais perto foram os do Mickey e Maga & Min. O do Peninha e da Televisão são interessantes mais para quem não trabalha na área, porque apesar de serem desatualizados, eles mostram conceitos interessantes para os leigos.

      Excluir
    2. Eu tive vários (mas não todos) desses manuais na infância...

      O dos "Escoteiros" era o meu favorito... e lembro q tbm gostava desses do "Peninha" e "Televisão" (tanto, q eu li e reli eles várias vezes)!

      Abs!

      Excluir
  52. "Tô pensando em pegar o Rocketeer e o Halo Jones, o que você acha das duas HQs e teria como dar uma resumida para mim de Halo Jones ?"


    O "Rocketeer" eu nunca vi ao vivo (até hj não sei se a HQM realmente lançou de fato essa edição)?

    Qto à "Halo Jones"... Eu te recomendo e indico uma olhada nos 2 LINKS abaixo (no 1º tem uma prévia com imagens e no 2º uma crítica bastante coerente q reflete basicamente a minha avaliação tbm):

    http://blog.comix.com.br/resenha-a-balada-de-halo-jones/#

    http://rpgista.com.br/2015/07/13/resenha-a-balada-de-halo-jones/

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece interessante. Como sei bem inglês, vou fazer um "Scanning" para ter uma ideia da história e da pegada do Moore nessa história ( inclusive usei o "Scanning" na versão americana da edição do Fera na Salvat Vermelha antes de decidir ).

      OBS: Tô sendo um pouco mais rígido por quatro motivos :
      1 - Quando a maioria das obras do Moore foram traduzidas, essa não foi.
      2 - Promethea, A Liga Extraordinária e Lost Girls foram exemplos de obras do Moore que não gostei e por isso não pego qualquer coisa só por ser do Moore.
      3 - Eu soube que a Devir ter o costume de "amenizar" a tradução de textos mais "pesados" e eu já soube que a Devir cortou o texto introdutório do Moore, o que poderia me fazer tentar pegar a versão da Pandora em algum sebo virtual.
      4 - Eu já vi tanto aqui, quanto em outros sites, críticas negativas a essa obra do Moore.

      Leo, desses quatro pontos que mencionei, você acha que tem algum peso ? Tenho muitas HQs na minha lista e preciso saber se vale a pena mesmo por causa do valor. Abs.

      Excluir
    2. Leo. Não vou mentir, eu não gostei muito do que vi em Halo Jones, não achei nada demais, mesmo com toda a história, eu dei uma olhada e lí as partes importantes da trama, só não é meu tipo de história. Mas com toda certeza achei melhor que Promethea e Lost Girls.

      Leo, em compensação te direi algo bom. Eu vi a versão em português de Rocketeer na Livraria Leitura aqui de Brasília, então te aconselho a ver na Leitura da sua cidade, que você pode acabar encontrando o Rocketeer.

      Excluir
    3. Bem, se vc tá desconfiado da qualidade do material, é melhor nem arriscar então... Eu tenho uma teoria (particular) de q a gente acaba gostando mesmo das HQs com as quais simpatiza logo de cara (não adianta "tentar" gostar de algo só pelo nome de um autor ou pq outras pessoas elogiam o material)!

      Eu, por exemplo, achei a "Halo Jones" uma HQ "Mto Boa" (avaliei ela com 4 estrelas aqui no blog)... Mas foi a mesma nota q tbm dei pra "Promethea" (q vc detestou). Então, vai mto do gosto pessoal de cada um mesmo: Minha recomendação é q vc dê uma conferida nos scans antes (só pra ter certeza)!

      Quem lançou a "Halo Jones" foi a Mythos (a Devir é q tem fama sim de amenizar textos)... E a tradução da Mythos é do Hunter/Pedro Bouça (q foi mto elogiada até em outros sites/blogs - sendo considerada mto superior à da Pandora)!

      Concordo com vc q nem tudo do Alan Moore é bom... Já li HQs dele q eu considero mto RUINS: A começar por quase tudo q ele escreveu pra Wildstorm ("Vudu" é pavorosa de tão ruim). "Wildcats" é chato pra kct (nem Moore conseguiu tornar essa equipe interessante a meu ver)! e "Lost Girls" eu só não achei a pior obra do Moore pq "Fashion Best - A Fera da Moda" leva assinatura dele (embora seja baseada num roteiro q ele fez no passado): e é disparada a PIOR merda q já li envolvendo o nome do Moore!

      Abs!

      Excluir
    4. Pô, eu nunca trabalharia para a Devir...

      Bem, talvez se viessem na minha casa entregar todas as revistas americanas que perdi porque encomendei neles nos anos 90, a começar pela edição de tributo ao falecimento do Mark Gruenwald!

      Excluir
  53. Rocketeer saiu sim. Vi nas bancas em junho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, gustavo...

      Sendo assim, "Rocketeer" simplesmente não veio pra nenhum lugar aqui do sul (nem bancas, nem lojas e livrarias)! Vou tentar comprar essa qdo for à SP mês q vem!

      Abs!

      Excluir
    2. Tá disponível na Comix ainda, Leo. De vez em quando eu acesso, namoro a edição e acabo não comprando HAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHA

      Excluir
    3. Essa do "Rocketeer" eu vou comprar direto qdo eu for mês q vem à Sampa então (nem pensarei 2 vezes, rs)!

      Abs!

      Excluir
    4. Vê na Livraria Leitura, eles tem o Rocketeer, quem sabe assim você não consegue pegar ainda no seu estado.

      Excluir
    5. Na Livraria Cultura?

      Já perguntei lá e nem aparece no sistema... A loja de gibis daqui (Tutatis) tbm não recebeu. Engraçado é q a mensal fininha de "Walking Dead" veio normal pra cá, mas nem sinal do "Rocketeer")!

      Abs!

      Excluir
    6. Livraria LEITURA. Não estou me referindo a Livraria Cultura. Inclusive tinha uns 3 exemplares aqui. Não tem nenhuma Livraria Leitura aí em Porto Alegre ?

      Excluir
    7. Opa, me desculpe... Achei q vc tivesse digitado errado, rs!

      Não conheço essa Livraria Leitura... E não tem nenhuma aqui em POA (infelizmente)! Mas vou procurar os endereços dela em outras cidades (já q pretendo viajar mais seguidamente e já bom saber onde encontrar essa livraria)! Valeu mesmo pela dica!

      Abs!

      Excluir
  54. Gustavo Maycá13/09/2016, 06:47

    Olá Léo, gostaria de mais uma ajuda pra tomar uma decisão. Sobre patrulha do destino, comprei os 3 volumes q saíram e já comentei aqui o quão confuso achei o volume 3 especialmente. Estou pensando seriamente em não continuar com essa coleção então queria saber: nestes 3 volumes finais tem algum arco que se destaque mais ou que seja famoso como o evangelho do coiote no caso do Homem-animal por exemplo? Ou segue só aquele padrão de histórias até que termina? Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo... blz?

      Essa eu não saberei te responder pq só li o Vol. 1 da série... E decidi parar por aí (no caso, apenas por questões financeiras - achei o material legal e eu teria continuado se não fosse pra cortar gastos)! Mas não sei se o estilo mudaria mto nas edições seguintes (pelo começo, imagino q siga meio "loucão" até o final, rs)!

      Abs!

      Excluir
  55. E aí Leo. Eu peguei essa edição que tá acabando bem rápido nas livrarias.

    Cara, eu fui dar uma olhada em um site para encontrar HQs independentes e adaptações de jogos e foi muito complicado Leo, tinha muita HQ fora as normais da DC, Marvel e Disney. E te juro que os nomes que mais vi como roteiristas foram Garth Ernis e Mark Millar, os caras simplesmente não tem o que fazer. O estilo DC, Marvel e Disney nas histórias atuais podem estar de medianas para baixo, porém esse excesso de HQs independentes também atrapalha. Eu também não conheci muitas HQs independentes que fossem realmente boas, então é tanto título desconhecido ruim, que os bons passam batidos.

    Ah, e adorei o Elric de Melbourne, pena que quase não foi publicado no Brasil. Próxima semana vou comprar o Thor Ragnarok da Salvat Preta. E sinceramente vou dar uma freada, pois minha prateleira lotou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Eu curto gibis independentes, mas sou BEM seletivo qto à eles... Geralmente, vou mais pelo nome de autores e artistas q eu já conheça (e se for pra arriscar, procuro pesquisar bem as ideias e estilo dos novos autores antes de comprar coisa q eu não conheço: Já entrei em cada roubada q vc nem imagina... Cheguei até a comprar sem saber gibis com ideias doentias de militantes fanáticos e/ou com ideologias opostas às minhas)!

      Qto ao "Elric"... Eu tenho a Graphic Novel da Globo (comprei este ano até em perfeito estado junto com: "Marada - A Mulher-Lobo") e o LIVRO q saiu ano passado (aliás, comprei o gibi depois de ter lido - e adorado - o livro)!

      Abs!

      Excluir
    2. Verdade. Você tem de ver mais pelos roteiristas que você gosta e conhece mesmo, senão pode ser furada.

      O Elric eu conheci na verdade quando eu testei as Graphic Novels da editora Globo por Scans e curti o personagem depois de ler a história completa ( sim, se fosse depender só daquele arco eu não curtiria a história do personagem ), e acho que vou pegar a HQ ( em algum sebo ) e o livro. Essa Marada não conhecia, mas vou testar.

      Excluir
    3. A "Marada" é uma ótima HQ... É escrita pelo Claremont (X-Men) mas é bem no estilo "Sonja - A Guerreira")! Recomendo (no LINK abaixo tem uma resenha dela):

      http://www.dinamo.art.br/resenha/resenha-marada-de-claremont-e-bolton-quando-a-arte-serve-a-narrativa/

      Abs!

      Excluir
    4. Caramba Leo, você tem um gosto muito preciso com HQs com nudismo e afins, né ?

      Li a resenha. Normalmente quando exageram em nudismo e sexo por nada na história, sem adicionar nada, principalmente quando o ponto principal da história é o exagero, eu costumo não curtir, tanto é que eu dificilmente curto uma HQ francesa.

      Amanhã eu leio e te digo o que achei.

      Excluir
    5. Bem, eu não diria q tenho uma predileção específica por HQs de sexo, nudez, e violência... Só não tenho nada contra as q apresentam esses elementos de forma exagerada "DESDE Q" (e isso é um detalhe importante) elas tbm me ofereçam uma BOA história (as q trazem tudo isso de forma gratuita e sem um bom roteiro de base acabam se tornado uma leitura chata e descartável pra mim)!

      E (particularmente) acho q a "Marada" tem uma boa história (a gente até reconhece um pouco a verborragia e estilo narrativo do Claremont nela)!

      Abs!

      Excluir
    6. John Bolton desenhou várias histórias de X-Men Classic (também escritas por Claremont), que inclusive poderiam ser considerados retcons, se esse termo existisse na época.

      A arte sempre foi ótima, mas nessa edição ele elevou consideravelmente o nível!

      Excluir
    7. Não gostei muito de Marada, porém o motivo foi que esse tipo de história não é muito do meu gosto, acho que Elric, Conan, Lankhmar e Príncipe Valente são um dos poucos exemplos de histórias de Idade Antiga e Média que eu achei interessante mesmo.

      Concordo com você quanto a quando tem nudismo, sexo e afins com uma boa história ou que adicione algo a trama não atrapalha nem nada, porém são poucos os que não fazem e um dos poucos que sei como exemplo é o Alan Moore.

      Excluir
    8. Os franceses estão fazendo uma adaptação muito boa do Elric! Aqui um preview da edição britânica, já que se eu mandar o preview em francês ninguém ai entender:
      http://www.flickeringmyth.com/2015/03/preview-of-michael-moorcocks-elric-vol-2-stormbringer/

      Excluir
  56. Leo. Você acha que a Salvat Vermelha do Capitão Bretanha será boa ? Vou colocar abaixo o conteúdo e você dá uma olhada.

    Secret Invasion (Captain Britain & MI-13 #1-4).
    From the Holocaust... A Hero! (Captain Britain #1-2).
    Introducing Captain Britain! (Marvel Team-Up #65).
    Murder World (Marvel Team-Up #66)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Pesquisei essas histórias do "Britânia" acima... e olha, a edição tá interessante sim! Não gosto da "Invasão Secreta", mas esse arco dele é considerado uma das melhores coisas relacionadas à saga! E meu interesse maior ficou por conta de "Captain Britain #1-2" (q é o material clássico de 1976 de Claremont/Trimpe)!

      Porém... O problema todo dessa ed. vermelha será o repetéco de "Marvel Team-Up" 65-66 (q é o crossover de "Aranha & Britânia" contra o "Arcade" - 2 histórias q estarão na ed. de "Marvel Team-Up" da Salvat capa-preta)! Ou seja: MAIS UM repetéco entre as 2 coleções da Salvat!

      Abs!

      Excluir
    2. Acho que eu vou pegar tanto esse, quanto o Marvel Terror e o "Marvel What if" da Salvat.

      Excluir
    3. O "Marvel Terror" da Salvat eu ainda tô na dúvida se pego... Digo, o material eu sei q é excelente: Mas é devido à quantidade de material repetido q eu já tenho nas ed. de terror da CHM da Panini (vão repetir até umas do "Drácula", "Blade", e "Motóca")!

      Abs!

      Excluir
    4. E o que você pensa do "Marvel What if"? A seleção é boa ou não ? Tem algumas histórias bem interessantes na coletânea Marvel What if, porém essa edição tá boa ?

      Excluir
    5. A seleção de "What If" da Salvat é mto boa sim, embora eu tenha lido apenas a metade do conteúdo:

      -O Q Aconteceria Se... O Aranha se Juntasse ao 4F? (essa saiu no "Almanaque Premiere nº1" da RGE)!
      -Tem 2 dos "Vingadores" (uma delas a versão alternativa da "Guerra Kree-Skrull") e uma do "Dr. Estranho" (virando discípulo de Dormammu)... Q ao q me constam estão INÉDITAS no Brasil (tenho q pesquisar melhor isso)!
      -E 2 histórias alternativas do "Aranha" e "Hulk" mostrando q Gwen Stacy e Jarella não morreram (essas eu tenho pela Abril)!

      Gostei da seleção... Só acho q essa série merecia uma coleção mais completa: Em breve eu vou postar aqui no blog uma matéria q fiz em parceria com o VAM só com as melhores HQs de "What If"!

      Abs!

      Excluir
    6. Leo. Sobre essa do Capitão Bretanha, eu acho que vale mais a pena pegar o Marvel Origens Anos 70, mesmo que eu não curta as historias de origem da Mulher-Aranha e Mulher-Hulk.

      E qual é essa outra história dos Vingadores na "What If" ? Dos Vingadores temos a "anos 50" e a "últimos heróis da terra" como algumas das melhores.

      Excluir
  57. Boa noite, Leo, tudo bem?

    É a primeira vez que escrevo aqui, mas acompanho seu blog já há algum tempo e o considero uma referência em quadrinhos, tanto pela qualidade do material publicado quanto pelo alto nível do pessoal que comenta aqui.

    Também participava do finado fórum da Panini e lá nem todos eram tão legais e prezavam por um bate-papo agradável e produtivo, algo que encontrei por aqui. E acho realmente admirável a atenção que você dedica a todos, o que com certeza nos faz querer visitar o blog outras vezes. Parabéns!

    Eu, como muitos, ando meio desanimado com a fase atual dos quadrinhos de super-heróis, o que me tornou um consumidor de encadernados bastante seletivo, e no que, sempre que possível, olho se tem comentários por aqui antes de realizar uma compra. No mais tenho colecionado Graphic MSP e os Disney de luxo.

    Além de HQs, curto filmes, séries, games e jogos de tabuleiro, e tenho também um blog sobre esses assuntos, que posso divulgar aqui numa outra ocasião, se você permitir.

    Ah, tenho uma dúvida: você sabe se haverá algum encadernado com histórias mais antigas do Shang Chi que saíam na revista do Capitão América da Abril? (sim, já passei um pouquinho dos 30, kkk).

    Abraço, e espero que continue esse excelente trabalho que você faz aqui e que o submundo dure por muitos e muitos anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelo... Tdo bem?

      Seja bem-vindo então aos comentários aqui do "Submundo": Esteja convidado a participar mais vezes, blz? Falar de quadrinhos é o meu tema preferido e da minha parte vc sempre encontrará entusiasmo total pra debater sobre o assunto, rs (eu participava bastante do "Fórum Panini" e acabei mantendo umas amizades de lá até os dias de hj, rs)!

      Tbm costumo ser bem seletivo na escolha dos encadernados q compro... E não apenas pela qualidade deles (procuro investir só naquilo q realmente presta ou estiver de acordo com o meu gosto pessoal pra HQs) mas tbm pra evitar os repetécos de histórias (mto comuns nas atuais publicações da Panini, Salvat, e tbm da linha Disney: Nunca se reprisou tanto material qto se reprisa hj, rs)!

      Agora eu fiquei curioso agora pra conhecer o seu blog... Fique à vontade pra mandar o LINK aí (eu gosto de ler e acompanhar outros blogs tbm - Fico no aguardo então)!

      Qto à sua dúvida... SIM, o "Mestre do Kung Fu" deve ganhar um encadernado com a fase clássica q saía tanto em "HTV" qto em "Cap. América" da Abril. Recentemente saiu nos EUA um "omnibus" com essa fase clássica, e a Panini já confirmou q no ano q vem trará esse material pra cá! A informação q circula aí é q seria numa "Coleção Histórica" dedicada a heróis urbanos da Marvel ("Demolidor", "Punho de Ferro", e "Luke Cage" estariam no bolo tbm, rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. Opa, que ótima notícia! Curto muito heróis urbanos e que usam artes marciais, tanto que meu personagem preferido na DC é o Batman.

      Lembro de você e do VAM! e outros que fiz amizade no fórum da Panini, mas que infelizmente acabei perdendo contato. Meu nick lá era Sgto Rock (não me pergunte pq, nem me lembro mais, rsrs). Mas lembro que o VAM! curtia (curte) muito as capas das edições, e que você, já naquela época, dizia que estava abandonando as revistas mensais, o que naquele momento eu achava absurdo, mas com o tempo vi que tinha toda a razão, hehehe.

      O link do meu blog é: http://planetaheroi.blogspot.com.br/

      Tenho uma página no facebook também com o mesmo nome.

      Escrevo o blog desde 2007 e ele já passou por várias fases, hoje tá mais coloridão e chamativo, rsrs. Mas tento focar em matérias de coisas que eu gosto, apesar de não conseguir atualizar com muita frequência, já que meu trabalho como analista de sistemas me toma bastante tempo. Me formei em Computação, mas adoro jornalismo e tenho nesse hábito de escrever muito mais que um hobby, uma grande paixão.

      Ah, acabei nem comentando sobre o assunto do post. O Fera é um dos meus personagens favoritos dos X-men, mas acho que vou passar essa edição. Quem sabe lendo um possível futuro review seu, eu venha a mudar de ideia, rs.

      Pode deixar que agora vou passar a comentar mais por aqui e trocar ideias com os amigos... Abraços!

      Excluir
    3. Ainda na dúvida se isso é uma boa notícia...

      Sim, é material clássico possivelmente de qualidade, mas... Inviabiliza uma CHM exclusiva do Diabo e possivelmente vai ter repetecos com a Salvat.

      Excluir
  58. Não sei porque ainda vejo gente implicando sobre o Alan Moore. Quem percebe com sutileza eu digo todas, mas TODAS as HQs escritas pelo Alan Moore são críticas, variando de umas mais e outras menos, assim como algumas histórias dele são boas e outras não.

    O cara desde a década de 80 critica a forma com a qual as HQs de super-heróis estavam rumando, e na maioria das obras dele, ele alfineta o gênero.

    Não foi estranho ele ter deixado as HQs, pois ele sempre prezou a originalidade, tanto é que criticava as versões de Hollywood de suas obras por serem altamente previsíveis ( coisas que as obras de Moore não costumam ser, e os desfechos das histórias são uns mais inusitados do que outros ). Ele entrou nas HQs para servir como os clássicos da literatura e HQs antigas serviram em sua juventude... como inspiração, ele tentou revolucionar o gênero e contextualizar com as novas gerações e novos tempos. Ele percebeu que as sementes dele foram muito fracas e que o gênero estava afundando e se restringindo a seus nichos.

    Ele com certeza foi alguém inspirador, e como Hal Foster e Carl Barks, um dos poucos caras que me fazem gostar das HQs. Sou tão pessimista quanto ele quanto ao gênero, e como ele em Watchmen, acho desanimador uma cronologia infinita e sem visão de um fim, explicações heroicas tão bobas para nossa época como aquela crítica em Miracleman e também a maneira de por meio da publicidade nos fazer comprar ( consumir, ler... ) um produto que não é nada demais ou ao menos bom, só por meio da propaganda como mostrado em Promethea. Assim como a originalidade é necessária para os tempos de hoje, não consigo mais confiar no gênero de super-heróis atual e nem tenho previsão de quando voltará ao brilhantismo de outrora.

    ResponderExcluir
  59. "A Amazon chegou devagar (e na verdade ainda está devagar) no Brasil justamente para manter seu alto padrão de atendimento ao cliente."


    A Amazon tá começando do jeito certo então, SEMI... Priorizando a qualidade do serviço e o atendimento ao consumidor!

    Uma atitude BEM diferente do q a Eaglemoss tem feito (propaganda enganosa, péssimo atendimento, bagunça e desordem operacional, e toda sorte de picaretagens e deboches pra tratar de problemas (chegaram a responder um consumidor alegando q uma peça quebrada enviada ao mesmo era "de encaixar", rs... só se fosse pra encaixar no rabo desses pilantras - isso foi o máximo da falta de respeito q eu já presenciei de uma empresa pra com o cliente)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  60. "Na época que o Viva reprisou Vamp (e também Top Model) eu não tinha gravador disponível o que me impede de acompanhar."


    A "Vamp" eu sei q saiu em DVD... Já vi a capinha (com a Claudia Ohana)! Mas não duvido tenha no Youtube mesmo!

    Nunca vi essa novela (passava num horário em q eu já fazia faculdade - só conheço a fama e hype em torno dela: mas era tudo aquelas dentadurazinhas de vampiro q se compra na superfestas, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse dvd oficial é uma cilada, Bino. Aliás, todas as novelas lançadas oficialmente em dvd vem editadas (pra não dizer mutiladas).

      Na íntegra mesmo, só com os mercenários livres que estão derrubando consideravelmente os preços, até pela concorrência (é um canibalizando o outro).

      Foram muitas festinhas mela-cueca ao som da trilha sonora de Top Model, portanto o fator nostalgia é alto. Vamp é mais curiosidade para rever com um olhar atual.

      Mas se falta tempo para assistir coisas novas, imagina novelas noventistas!

      Excluir
  61. "E qual é essa outra história dos Vingadores na "What If" ? Dos Vingadores temos a "anos 50" e a "últimos heróis da terra" como algumas das melhores."


    Essa 2º história dos "Vingadores" eu acho (não tenho certeza) q tbm tá inédita no Brasil... e mostraria o q acontecia se a equipe não tivesse se unido? (acho q é a 3º edição da série "What If")!

    Qto à "Marvel Origens"... Eu gosto da origem da "Mulher-Hulk" (por coincidência, tenho ela no nº 1 do "Almanaque Premiere" da RGE - junto com a "What If" do Aranha & 4F)! Mas nunca li a da "Mulher-Aranha" (essa eu tô curioso pra ler)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De interessante na Salvat Vermelha do Capitão Bretanha só tem a história de origem dele, que por coincidência na edição Marvel Origens Anos 70 vem com a Origem do Punho de Ferro e do Nova junto, ou seja, dá pro galho.

      Desse Marvel What If é uma pena não sair as do meu Top 10, porém eu me conformo. Acho a ideia do "What If" muito boa e tô animado também pelos textos da Salvat, e o do Fero forma simplesmente 6 páginas só de informações do personagem, foi primoroso junto com o conteúdo.

      Excluir
  62. "Lembro de você e do VAM! e outros que fiz amizade no fórum da Panini, mas que infelizmente acabei perdendo contato. Meu nick lá era Sgto Rock (não me pergunte pq, nem me lembro mais, rsrs)."


    Oi, Marcelo... Tdo bem?

    Puxa, q legal: eu lembro de vc no fórum tbm (já q sempre fui fã tanto do "Sgt. Rock" qto do "Sgt. Fury", rs)... Eu era bem "trollzão" na época (mas era mais pra entrar no espírito e clima de "zoeira" da galera, rs)! O VAM seguido comenta por aqui tbm e tenho uma parceria com o blog dele tbm ("Batdeira"): Inclusive, o VAM já colaborou escrevendo umas matérias aqui pro blog (justamente com capas alternativas pra coleções imaginárias q gostaríamos de ver por aqui)! O Lierson (q era moderador do Fórum Panini) tbm é meu amigo até hj e comenta seguido aqui no blog!

    E valeu pelo LINK do seu blog... Tava lendo algumas matérias dele agora e gostei mto do estilo das resenhas (bem completas e recheadas de imagens): A da "Guerra Civil" ficou ótima - Parabéns pelo texto! Agora durante a madruga vou ler mais algumas antigas e me atualizar com o seu blog! Só não encontrei um botão pra virar seguidor do blog (seria bom incluir essa função pros leitores receberem atualizações das novas postagens - fica aí a dica)! Mas tá mto legal e se te interessar a gente pode conversar sobre uma parceria entre os blogs, blz?

    Comecei este blog bem mais tarde (em 2011)... Mas acabei me adaptando à rotina de atualizar regularmente (e hj sempre passo por aqui todos os dias - na saída do trampo: virou um hábito viciante, rs)! Apareça por aí mais vezes tbm e me add no face (Leo Radd)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falaí, Leo!

      Lembrei porque escolhi o nick de Sgto Rock: é por causa de uma ilustração muito boa do Andy Kubert que vi na época (sou fã da arte dos Kubert). Do personagem só li a participação dele e da companhia moleza na Crise Nas Infinitas Terras, mas gosto do tema em si, filmes e histórias de guerra.

      Obrigado por conferir o meu blog, pelos elogios e também pelas dicas (já coloquei um gadget que possibilita receber notificações de atualizações via e-mail... já ajuda né? rs). Convido a todos os amigos daqui a conferir também. Sempre é legal ouvir opiniões sobre o nosso trabalho. A respeito da parceria, demorou, ficaria muito honrado! Abs!

      Excluir
  63. "Sim, é material clássico possivelmente de qualidade, mas... Inviabiliza uma CHM exclusiva do Diabo e possivelmente vai ter repetecos com a Salvat"


    E aí, SEMI... blz?

    Essa "CHM" q traria o "MKF" é algo q (até onde sei) ainda está em fase inicial de planejamento (acredito q esperando resultados de vendas de material tipo: "Super-Vilões" e "Defensores" (q podem definir melhor o formato e mix das próximas)!

    Mas o "Demolidor" é algo q a Panini não parece inclinada a se arriscar numa CHM "SÓ" pra ele... E pelo menos não vai rolar repetéco com a Salvat nesse caso, já q seria material pré-Miller (provavelmente: Romita pai e Gene Colan - anos 60)! Vamos ver: daqui a pouco começam a aparecer mais detalhes a respeito!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O medo do repeteco nem é do demo, mas sim dos outros personagens. Mais ou menos como aconteceu com a CHM dos Defensores.

      Excluir
  64. "Não sei porque ainda vejo gente implicando sobre o Alan Moore. Quem percebe com sutileza eu digo todas, mas TODAS as HQs escritas pelo Alan Moore são críticas, variando de umas mais e outras menos, assim como algumas histórias dele são boas e outras não."


    Eu já não vejo tanta gente implicando com o Moore... A maioria dos leitores o idolatra e compra tudo q publicam dele! A maioria das críticas q vi de uns tempos pra cá foram por culpa das editoras (no caso, pela incompetência da Panini em ter adotado um papel pisa-brite vagabundo na coleção do "MP") e pela qualidade bem mediana q as últimas HQs da "Liga Extraordinária" vem tendo!

    Eu sou fã da obra do Moore... Só acho q ele não é infalível e fez algumas histórias bem ruinzinhas: mas nada q comprometa a avaliação geral de sua bibliografia (invejável)! Eu diria q pelo menos 90% (pra mais) de tudo q ele escreveu varia entre o "Mto Bom" e o "Excelente" (com algumas obras-primas inquestionáveis)! Porém, eu acredito q já esteja na hora dele se aposentar mesmo: ao menos pra sair enquanto ainda está "em alta" e pra manter a coerência de suas opiniões pessoais sobre a indústria (ele não tem mais como criticar a indústria fazendo parte da mesma e tomando ações q ele mesmo critica em outros autores)!

    Veja bem: não estou dizendo q quero q ele se afaste das HQs... só tô dizendo (pra evitar mal-entendidos) q este seria um bom momento pra isso (falando de forma estratégica pra própria imagem dele e diante das limitações criativas de um mercado q ele mesmo acusa de estar estagnado)! Falo isso justamente pq entendo o q o Moore pensa e não acho q seja ruim a gente "pular fora" no momento certo (eu mesmo já fiz isso profissionalmente e segui outro rumo - não me arrependo das decisões q tomei qto à isso e apoio a decisão do Moore tbm)!

    Imagino q o Moore seria melhor sendo um crítico da indústria do q um "funcionário" da mesma: é mais ou menos isso q quero dizer! Seria mto fóda se o Moore seguisse um rumo totalmente underground e criasse um blog (pq não)? criticando a indústria e compartilhando com seus leitores sua vasta gama de conhecimento da cultura pop!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou suspeito nesse caso, porque nunca gostei de A Liga Extraordinária, porém ninguém sempre escreve histórias de alto nível e Alan Moore não é exceção.

      Te entendo e concordo com você.

      Excluir
    2. Moore é muito bom, mas deve ser um sujeito impossível de se trabalhar. Combina total incompetência para negócios com enorme suscetibilidade...

      E a opinião dele sobre HQs vale muito pouco, até porque tem uma visão muito estreita da indústria. Reclama da 2000 AD, mas a revista mudou três vezes de mãos desde que ele saiu de lá e hoje é completamente diferente (e emprega a filha dele...), fala que o material europeu é mal escrito sem praticamente nunca ter lido (monoglota profissional), diz que a indústria de quadrinhos é injusta baseado na sua experiência em uma faixa MUITO restrita de editoras inglesas dos anos 80 e americanas. Enfim, não consigo respeitar a opinião de um cara que vive enfurnado na toca dele em Northampton e não sabe como o mundo funciona.

      Mas ele é muito bom escritor, isso não dá para negar!

      Excluir
  65. "Por que algo que aparecia nos jornais diários, lidos na época por todo mundo, não podia sair nas revistas? Coisas do Comics Code..."


    Oi, Hunter... Q incoerência isso mesmo, hein?

    Se o material saiu sem cortes nas tiras de jornal, q sentido faria censurarem a mesma coisa qdo republicada num gibi?

    Deve ser a mesma "lógica" dos canais da TV fechada q censuram cenas de filmes q passam de boa até na TV aberta, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  66. "Na verdade, se o que você diz é verdade, o Ragnarok que eu estou pensando é o de HTV. Não conheço essa HQ de Lee e Kirby que eles estão publicando como Ragnaro. :-("


    Pois é, Hunter... Te confesso q eu tbm achava q o tal "Ragnarok" da Salvat preta fosse o mesmo q saiu em "HTV" nº 9!

    Mas não é isso... O material q vai sair agora na Salvat é tirado de: "The Mighty Thor #153-159" (nos EUA, esse é o conteúdo da "Biblioteca" Vol. 6 do Thor)! E pelo q eu pesquisei, essas histórias saíram aqui apenas pela Bloch mesmo (com exceção daquela origem "estendida" do Thor - q saiu em "HTV" nº 5 e q tbm faz parte desse bolo da Salvat!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. For a a HQ de HTV, Lee e Kirby mostraram o Ragnarok em Contos de Asgard, mas essa é uma HQ de 20 páginas, se tanto. E já saiu aí...

      OK, pesquisei essa HQ e ela é a famosa batalha do Thor com o Manngog, que quer PROVOCAR o Ragnarok desembainhando a espada de Odin (lembra? A espada gigante que Odin roubou de Surtur e que se for desembainhada causará o Ragnarok?).

      É uma das famosas (e, reportadamente, melhores) HQs do Thor de Lee e Kirby, mas eu nunca a li.

      Aliás, caso você esteja curioso em saber por que ela não aparece mais hoje em dia, na história em que o Thor confronta os Celestiais (Jack Kirby deixou a saga dos Eternos pela metade e a Marvel a continuou no Thor), Odin a usa contra os Celestiais (mas e a proibição de usá-la? Ah, esquece...) e ela é destruída no processo.

      Como tanta coisa do Thor, essa HQ é inédita em português...

      Excluir
    2. Valeu mesmo, Hunter... não sabia tantos detalhes dessas histórias do Thor: Quer dizer então q essa ed. da Salvat se chama "Ragnarok" e o lance sequer acontece? hehe... Seja como for, essa ed. valerá a pena pra mim, pois não tenho essas revistas da Bloch onde saiu esse arco!

      E eu lembro dessa espada na bainha q se tirada dali provocaria o Ragnarok... Isso foi usado na fase seguinte de Lee/Buscema tbm (eu era moleque qdo li esse material em HTV). Chega a ser engraçado, mas quase todas as fases do Thor (com cada escritor q chega) parece q tem uma tendência a envolver o Ragnarok de alguma maneira, rs (ou alguma coisa apocalíptica qualquer)!

      Eu li todo os "Eternos" do Kirby... mas não sabia q tinha continuado a trama na revista do
      "Thor" (valeu pela dica: lá vou eu agora sair catando essas histórias, rs)!

      Abs!

      Excluir
    3. Rola na altura do número 300 do Thor gringo. Tenho em dois encadernados, mas nunca tive tempo de LER esse material!

      Excluir
  67. "Bem, talvez se viessem na minha casa entregar todas as revistas americanas que perdi porque encomendei neles nos anos 90"


    Quer dizer então q deixar de entregar revistas já é prática comum da Devir há décadas? rs!

    Meu espanto é pq eles são a distribuidora da loja daqui (depois q a Comix parou de distribuir gibis pras comic-shops) e continuam "esquecendo" de mandar material pra cá (perdi o Vol. 7 dos "Invisíveis" pq esperei eles mandarem pra loja - onde eu tinha um exemplar reservado e não quis comprar em outro lugar por achar q estivesse garantido: recolheram nos outros lugares e nunca mandaram a revista pra cá)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  68. "Os franceses estão fazendo uma adaptação muito boa do Elric! Aqui um preview da edição britânica"


    Essa nova versão do "Elric" em HQ é magnífica mesmo... Já tinham postado uma prévia aqui na época em q eu comentei sobre o livro q havia acabado de ser lançado!

    Fico na torcida pra q um dia alguma editora se anime a publicar esse material no Brasil (é a cara da Nemo - q infelizmente anda meio apagada no mercado atual)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, acho que nenhuma editor brasileira publica material dessa francesa específica (Glénat). As tentativas anteriores (Titeuf e O Terceiro Testamento) fracassaram.

      Excluir
    2. Víxi, então já era mesmo... Se bem q andam surgindo umas editoras novas no mercado trazendo material europeu (e buscando a fatia de público q a Nemo tem deixado pra trás)!

      Abs!

      Excluir
  69. "Esse dvd oficial é uma cilada, Bino. Aliás, todas as novelas lançadas oficialmente em dvd vem editadas (pra não dizer mutiladas)"


    Q pena mesmo, SEMI... Eu até tinha interesse em ter algumas novelas das antigas em DVD (na época em q as novelas ainda prestavam): "Roque Santeiro", "Dona Beija", e "A Viagem" (essa última mais pela mulher, q é espírita)!

    Mas coisa retalhada eu não pego nem de graça... q dirá pagar pra ter uma merda toda retalhada conforme o gosto pessoal de um babaca qq!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Dona Beija" assim como "Pantanal" foram reprisadas pelo SBT. Não sei se em HD, mas certamente com imagens aceitáveis para os padrões atuais.

      E se passou, tem no Mercado Livre. Roque Santeiro certametne, pois passou no Viva. Fuja da edição oficial, mais mutilada que um formatinho da Abril.

      Excluir
  70. "Lembrei porque escolhi o nick de Sgto Rock: é por causa de uma ilustração muito boa do Andy Kubert que vi na época (sou fã da arte dos Kubert)."


    E aí, Marcelo... blz?

    Dos Kuberts, eu só gosto mesmo da arte do pai: Joe... Aliás, em breve deve sair um "Tex Gigante em Cores" com arte do Joe Kubert!

    Eu tenho o 1º encadernado do "Tarzan" (Devir) q saiu com arte dele tbm... Mas perdi um encadernado justo do "Sgt. Rock" q saiu por uma editora alternativa (não lembro agora se foi a Ópera Graphica - mas ele chegou a ter uma ed. em capa-dura só q em formatéco reduzido)!

    Tbm sou fissurado pelo tema: "GUERRA"... Tenho vários filmes e gibis sobre o assunto!

    Abs!

    ResponderExcluir
  71. "O medo do repeteco nem é do demo, mas sim dos outros personagens. Mais ou menos como aconteceu com a CHM dos Defensores."


    Bem,...vc deve imaginar né, SEMI? Q uma eventual "CHM do Luke Cage" certamente deverá trazer aquele arco junto com o "Punho de Ferro" q saiu na Salvat vermelha (só pulei aquele ed. pq metade dela era LIXO atual do Cage)!

    O bom é q pelo menos do "MKF" não há nada pra repetirem, rs...

    Abs!

    ResponderExcluir
  72. "Moore é muito bom, mas deve ser um sujeito impossível de se trabalhar. Combina total incompetência para negócios com enorme suscetibilidade"


    Por mais q eu goste do trabalho do Moore (especialmente a produção anos 80 dele)... Imagino q deva ser BEM difícil (pra não dizer inviável) trabalhar com ele num mesmo ramo/indústria q é constantemente bombardeado por críticas q ele fez ao setor (e à todos q nele atuam)!

    É por isso q eu falei q ele fez bem (pra ele próprio) em ter se aposentado... Pois fica meio incoerente trabalhar em algo q se vive criticando e sabe-se q não conseguirá mudar e nem revolucionar mais! O Moore é contra qq adaptação de HQs pro cinema, mas toda obra pode migrar de uma mídia pra outra e tentar atingir outro tipo de público. Tá certo q nem sempre vai ficar melhor q o original, mas restringir uma HQ somente à mídia impressa é pensar pequeno (e desconsiderar todo um segmento de público q não lê - e nunca vai ler - quadrinhos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frescura para um cara que há mais de dez anos só tem feito HQs inspiradas na literature...

      Excluir
    2. Pior, né?

      Além da "Liga Extraordinária"... Já foram pelo menos 2 abordagens do Moore pelo universo de Lovecraft!

      Abs!

      Excluir
    3. Ou seja, Alan Moore é tipo um João Gilberto das HQs. Um gênio chato pra caralho. rs

      Excluir
    4. Você pode até não concordar o cara, mas as críticas são necessários para a melhora posterior da qualidade. Já leu Rocketeer ? A idéia veio justamente de fugir do padrão vigente, já que o autor não andava satisfeito com o mais popular da época.

      A verdade é que devemos criticar por uma melhora, porque senão teremos uma acomodação por parte das editoras que o que mais querem uma fórmula pronta que dê dinheiro.

      Na verdade nem eu ando gostando das HQs atuais do Moore. Agora qual o problema do cara querer focar em personagens da literatura ? A maioria dos personagens dos quadrinhos foram inspirados em personagens da literatura. Sei que ele tem seus defeitos, mas a intenção é boa.

      Excluir
    5. Não tem problema nenhum no fato do Moore utilizar e focar em personagens da literatura... O problema apenas é ele criticar o cinema e outras mídias por fazerem isso tbm!

      Abs!

      Excluir
  73. Olá, acabei de comprar essa edixao do Fera, e queria saver, há algum material Extra alem das histórias em si

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Sim, tem matérias e capas antigas de edições com o "Fera"... Todas as ed. da Salvat costumam trazer extras do tipo! Recomendo, essa do "fera" ficou bem legal!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...